eu gostaria de agradecer o convite para estar aqui mais uma vez na semana teológica do JMC Agradeço ao Reverendo Ageu o convite para estar aqui e registramos também com alegria a presença do presidente da jureti JMC o Reverendo Daniel Fogaça está aqui conosco e demais irmãos queridos alunos esposas e convidados amigos nós queremos saudar a todos em nome do Senhor Jesus e começar a nossa palestra dizendo que a escolha do assunto foi extremamente feliz durante essa semana Vocês estarão ouvindo E tratando de assuntos relacionados com a família assunto que eu digo é da mais alta
importância considerando tudo que a família ou todo tipo de ataque que a família vem sofrendo na nossa sociedade ocidental pós-moderna esses ataques vem de uma série de frentes diferentes e Primeiro eles atingem a sociedade em geral e respingam na igreja Houve um tempo que as estatísticas sobre o divórcio mostravam uma diferença significativa entre o número de divórcios entre os evangélicos e os não evangélicos os evangélicos tendiam a se divorciar menos números recentes mostram que essa diferença diminuiu significativamente os evangélicos se divorciam praticamente quase na mesma quantidade ainda um pouco menos mas em porcentagem muito parecida
com de outros grupos religiosos como católicos diagnósticos ou enfim espíritas então isso já é por si só um alerta para nós a respeito da quanto a situação em que a família se encontra o tema que eu vou falar nessa noite é um dos muitos temas que nós precisamos tratar No que diz respeito à família e é um que é bastante atacado que é exatamente o papel da esposa papel da mulher no casamento bom eu eu garanto para vocês que apesar do homem da mulher terem sido criados Iguais por Deus esse é o relato que nós
encontramos no livro de Gênesis Deus em seguida lhe distribuiu deveres e privilégios distintos o fato de que ambos foram criados pelo mesmo criador com a mesma dignidade mesma honra a mesma ou da mesma forma o com o mesmo objetivo que era a criação e propagação da ração humana isso não impediu que deus desse ao homem a mulher desde a criação papéis distintos por isso conhecer e assumir esses papéis e privilégios e deveres tanto do marido quanto da esposa segundo Deus os nomeou é um princípio de fundamental importância para o sucesso do casamento e eu tenho
certeza de que é exatamente porque existe ignorância a respeito disso ou não aceitação desses princípios bíblicos que existe ou que vem esses conflitos e separações nas famílias em geral e na igreja em particular nós temos como eu disse diversos movimentos que têm contribuído para essa confusão dos papéis tradicionais bíblicos eu devia dizer do homem e da mulher o primeiro Sem dúvida é o machismo que deforma o papel do homem e transforma o homem em um dominador cuja cujo governo inquestionado e que não conhece outra coisa a não ser o exercício da sua vontade contra a
vontade da sua esposa por outro lado feminismo também deforma o papel da mulher e dá a mulher uma perspectiva ou um lugar bem distinto daquele que a palavra de Deus lhe atribui os ativistas gay também eles têm procurado convencer a sociedade de que não existe uma diferença fundamental entre o homem e a mulher e a gente vê isso crescendo na nossa sociedade mais recentemente com a famigerada e ideologia de gênero onde ser homem ser mulher é uma questão resultado de uma produção social e não tem nada a ver com a Biologia ou a genética com
a qual nós somos dotados no Nascimento e o que acontece é que a igreja ela não tem ficado imune a essa confusão generalizada ainda hoje quando eu tenho oportunidade de falar a respeito do papel do esposo do marido e o papel da esposa em igrejas Brasil afora sempre eu encontro perguntas que por parte de gente casada que já tá na igreja há bastante tempo São mais Às vezes a gente sabe pelo Tom que não é bem uma pergunta é mas um desafio né a respeito do desse papel da mulher como submissa e do homem como
cabeça e como orientador então esses conceitos que diminuíram o papel do homem e no certo sentido expandiram o papel da mulher provocando determinados conflitos isso está dentro da igreja tem influenciado as mulheres na igreja tem influenciado os homens da igreja e assim por diante Ficou claro para mim é uma ilustração boba mas talvez não tenha nada a ver com assunto eu tava no acampamento de jovens eh duas semanas atrás e de repente literalmente durante a palestra uma barata apareceu não sei de onde ela começou a cruzar aquele espaço entre as cadeiras onde estavam os jovens
e onde eu estava né suspense e eu perguntei não tem nenhum homem aí que venha matar barata Adivinha quem levantou esmagou a barata na hora a presidente da Mocidade na hora ela se levantou e esmagou e alguns homens que horror Então tá nesse ponto né que as mulheres estão matando barata e os homens olhando assim meio que a distância né que que tá acontecendo bom Como eu disse era ilustração boa que não sei se tem a ver com isso mas é apenas para mostrar que a igreja não tem ficado imune a essas diferenças a essa
influência é da cultura relativista ocidental em que nós vivemos sobre a família e sobre o papel que o homem e a mulher desempenho Então eu queria nessa oportunidade é tratar do papel da esposa é o que me foi pedido poderia igualmente ter falado a respeito do papel do marido o fato de que eu vou falar só sobre o papel da esposa não quer dizer que eu acredito que é só o lado que precisa de correção e de ajuda eu creio que se esse lado aqui que é a sua missão da mulher precisa ser compreendido estudado
e modificado na sua forma de compreensão é porque provavelmente o lado do marido amar a esposa muito mais carece de ajuda e de repara né então não não entendeu mal eu vou falar da submissão da mulher mas poderia e igualmente falar a respeito do papel do marido como cabeça e como aquele que deve amar a sua esposa como Cristo amou a igreja o texto que eu gostaria de usar para você nessa noite esse que está aí bastante conhecido Efésios Capítulo 5 Na verdade ele começa no verso 18 orientação do apóstolo Paulo dizendo para a Igreja
de Éfeso Não vos embriagueis com vinho no qual a dissolução mas enxeves do Espírito falando entre vós com Salmos rentuando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais dando sempre Graças por tudo a nosso Deus e pai em nome do Senhor Jesus Cristo sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo as mulheres sejam submissas a seu próprio marido como ao Senhor porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo Salvador do corpo como porém a igreja está sujeito a Cristo assim também as
mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido E aí ele continua maridos Amai vossa mulher como também Cristo amou igreja e assim mesmo se entregou por ela para que a santificasse tendo a purificado por meio da Lavagem de água pela palavra para apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem mácula nem ruga nem coisa semelhante porém santa e sem defeito e assim por diante a primeira observação que eu queria fazer com relação a esse texto aqui é com respeito a esse verbo aqui que aparece no verso 21 e que faz parte dos verbos dos particípios que
num certo sentido qualificam essa orientação de Paulo aqui aqui é um imperativo a língua grega também traduzido corretamente em português em cheio é uma ordem do apóstolo Paulo e esse enchei-vos é qualificado pelos participes que vem em seguida falando louvando dando graças tá seguindo aí dando graças e sujeitando essa orientação aí do final do verso 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo faz parte das qualificações que Paulo traz no texto a ordem que ele nos dá de nos enchemos do Espírito Santo era como se ele é como se depois dele ter dito enchei-vos
do Espírito alguém perguntasse como e ele responde falando louvando entoando dando graças e sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo Então essa sujeição mútua que nós encontramos aí no final do verso 21 faz parte desse ou tá ligado ao imperativo no verso 18 enchentes do espírito e o qualifica juntamente com aqueles demais particípios ou seja se eu desejo ser cheio do Espírito Santo eu tenho que participar desse falar entre nós desse entoar desse cantar desse dar graças e também da sujeição uns aos outros no temor de Cristo não é difícil entender o que é
que Paulo quer dizer aqui com esse verso sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo essa orientação ela aparece em vários outros lugares do novo testamento e faz parte da regra bíblica para nós de que nós devemos reconhecer a autoridade do nosso irmão ou pelo menos o papel que ele exerce a função que ele exerce e no temor de Cristo acatar o temor de Cristo respeitá-lo e viver nessa relação de humildade de uns para com os outros você vai encontrar texto similares a esse no final da carta aos romanos na carta aos Colossenses na primeira
de Pedro Então muitos textos que falam que os cristãos devem se submeter um ao outro acataram um ao outro respeitar um ao outro reconhecer o trabalho de outro considerar os outros como maiores do que si mesmos É nesse contexto que vem o verso 22 que infelizmente na sua Bíblia na minha e não não aparece o subtítulo na sua Bíblia deve estar preenchido com o subtítulo talvez do tipo assim deveres do homem e da mulher o papel da família dependendo da versão que você usa deve ter um subtítulo aí separando o verso 21 do verso 22
vocês sabem que o subtítulos não foram inscritos pelo Apóstolo Paulo foi foram em sociedades de tradução da Bíblia que na tentativa de auxiliar o leitor de vez em quando coloca em cima de uma perícope o que a sociedade bíblica os tradutores entendem é o tema daquela os tradutores da nossa Bíblia Almeida atualizada e das quase todas em português eles entenderam que a partir do verso 22 que começa aí com as mulheres sejam submissas Paulo estava Mudando de assunto depois de ter falado sobre a plenitude do Espírito Santo ele agora começa a falar de outra área
da vida cristã que é a vida familiar E aí então ele separaram o verso 21 do verso 22 por meio de um subtítulo e o leitor perdeu o fluxo do pensamento de Paulo porque no verso 22 Paulo não está começando um novo assunto ele tá explicando é o sujeitai-vos uns aos outros tanto é que no original grego essa expressão sejam submissas não aparece não tem no grego diz literalmente verso 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo vírgula as mulheres vírgula ao seu próprio marido [Música] mas como eles separaram o verso 21 do verso
22 O Verso 22 ficou isolado e sem verbo portanto eles Puxaram o verbo do verso anterior e aí deu as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como se Paulo tivesse dizendo uma coisa nova começando um assunto novo Então na verdade o que tá acontecendo é que no verso 22 Paulo começa uma exposição do que ele quis dizer com sujeitando vos uns aos outros e ele faz isso referindo-se aos papéis que os cristãos ocupam no casamento na família e na sociedade assim nós podemos dizer que a submissão da mulher as mulheres sejam submissas ao seu
próprio marido é uma orientação que está baseada na orientação Geral de que nós devemos nos sujeitar uns aos outros ou seja a mulher se sujeita ao seu marido porque ela reconhece o papel do marido e por que ela sendo crente ela tem sujeitar como todos os demais têm e Se nós formos na mesma linha no mesmo raciocínio esse esse mandamento aqui ó maridos Amai vossa mulher é a maneira pela qual o homem enquanto marido cumpre o mandamento da sujeição mútua como é que o marido se sujeita a sua esposa amando-a como Cristo amou a igreja
então longe de ser um mandamento isolado tipo assim marido tem que amar a sua esposa como se isso fosse uma coisa instante mas esse esse dever do marido amar a sua esposa faz parte do mandamento Geral de que os cristãos devem se submeter mutuamente a mulher faz isso se sujeitando ao seu marido porque reconhece autoridade dele a posição dele e o marido se sujeita a sua esposa cumprindo o seu papel de provedor de cabeça e amando-a incondicionalmente E aí se você continuar nesse raciocínio nós vamos chegar no capítulo 6 onde nós temos que ainda tá
na sequência filhos obedecer a vossos pais no senhor como é que o Cristão enquanto filho cumpre o dever da submissão mútua com relação aos seus pais tá aí obedecendo aos seus pais no Senhor reconhecendo que Deus os colocou na sua vida como autoridade e que ele deve reconhecer isso e deve respeitá-los no Senhor e de que forma os pais se sujeitam aos filhos por assim dizer tá aí pais não provoqueis vossos filhos a ira mas criar na disciplina e nada de uma estação do Senhor isso também faz parte daquela orientação Geral de que os irmãos
devem viver em muito a sua missão os servos nós enquanto redes sociais e que precisam trabalhar quem está na posição de servo ele cumpre esse mandamento obedecendo ao seu senhor e quem está na posição de Senhor ele é faz isso procedendo para com os que estão sobre sua autoridade de modo digno de igual modo não é Diz aí sabendo que o senhor tanto deles como vosso está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoa a importância do que eu estou dizendo ou seja Ligar Esse verso 21 ao verso 22 a importância
reside nisso que a submissão que é requerida na Bíblia da mulher ela não deve ser vista como um mandamento isolado do dever Cristão geral da submissão mútua isso vai dar aquele alívio tão desejado e querido pelas mulheres que às vezes olham para essa passagem como se fosse uma passagem justa né pensando assim mas é injusto que só eu tenho que ser sub Mas quem disse que só você seu marido também só que a parte dele ele mostra essa submissão a você como irmã em Cristo amando você como Cristo amou a igreja e os filhos demonstram
isso respeitando os seus pais os pais demonstram isso criando os filhos na disciplina do Senhor e na sociedade igualmente cada um Compreendo o seu papel quando nós nos lembramos disso então o conceito de submissão talvez ganhe conotações mais justas e mais completas não é o marido tem que lembrar que ele também tem o seu papel dentro do contexto da sua missão feita essa primeira observação vamos examinar o texto um pouco mais é de perto alguns algumas mesmo que o contexto nos mostre que a submissão da esposa ao seu marido longe de ser um mandamento totalitário
ele faz parte do dever geral da submissão que compete a igreja como um todo ainda assim muitos ataques têm sido feitos a ideia de submissão Como aparece aí no texto grego algumas pessoas acham que a tradução não não tá certa não é mas na verdade a tradução está corretíssima o verbo que aparece tanto no verso 21 como nós já vimos uns aos outros é o mesmo verbo que aparece aqui por cópia dos dos tradutores e que está implícito no grego não aparece no grego mas está implícito na sentença que não tem o verbo o verbo
pressupõe-se se a relação dessas sentenças é uma relação que pode ser provada então o verbo é suprido pelo contexto e o verbo do contexto é o verbo submeter e esse verbo ele não ele não tem nenhuma dificuldade na tradução é o verbo grego hipotáço que significa estar debaixo da ordem de alguém é o verbo que significa ordenar nomear é colocar em ordem alguma coisa e riponha preposição que significa está debaixo então ripotáço submetesse a tradução inclusive em português é muito é muito boa não é porque Traz essa ideia do grego é você se colocar debaixo
da voz de alguém então como do tipo subordinasse subter-se sujeitasses estão plenamente corretas O problema não é a tradução que algumas pessoas acham disso não é possível que o grego esteja dizendo isso pastor é mesmo sujeitasse no grego né Tem certeza isso não é um problema de tradução não irmã não é um programa de tradução então é o original mesmo não tem não é um não é uma daquelas vezes em que os nossos tradutores foram meio inexatos na tradução eles na verdade traduziram perfeito né não tem dificuldade nenhuma nisso aqui esse verbo para não deixar
dúvidas sobre o sentido dele ele era usado na época de do apóstolo Paulo no novo na época do novo testamento no contexto militar para expressar a atitude do subordinado ao seu superior hierárquico eu não tô nem por um instante dizendo que deve ser essa relação entre marido e mulher né entre Capitão e cabo ou Capitão e soldado não tô dizendo isso eu tô dizendo como era usado esse verbo para expressar de fato níveis de autoridade né ou exercício de de autoridade uma submissão a um determinado grau de autoridade esse verbo acontece no Novo Testamento muitas
vezes e ele é usado para relação entre servos e senhores tito Capítulo 2 verso 9 primeira de Pedro 2:12 nessas duas passagens está dito que os servos devem submeter-se aos seus senhores é o mesmo verbo que aparece lá com relação ao papel da esposa ao seu marido e entre cidadãos e os seus governos em romanos 13 verso primeiro a passagem muito conhecida o apóstolo Paulo diz que todos nós devemos estar submissos às autoridades superiores porque não há autoridade que não venha de Deus e por isso nós devemos estar submissos ele tava falando dos governantes Então
esse é o verbo padrão que é usado no novo testamento para descrever essa atitude de estar debaixo da autoridade de alguém e aí a ideia então disso suborna submeter-se sujeitasse é claro que o fato de que um verbo é usado num contexto uma determinada conotação não quer dizer que todas as vezes que ele acontece ele tem Todas aquelas conotações isso seria o que Dom Carson naquele excelente livro sobre exegese suas falácia chama de transferência totalitária indevida aqui é um erro muito comum de estudantes de grego né quando eles pensam que porque um verbo que significa
tal coisa aparece num contexto e ele aparece em outro contexto que ele quer dizer nesse segundo contexto a mesma coisa que queria dizer no primeiro ignorando que com frequência o que dá o sentido final de uma palavra é a relação daquela palavra com a frase é assim táxi não é a relação daquela palavra com as demais palavras enfim o contexto imediato e assim por diante o que eu quero eu tô dizendo isso porque quando Paulo usa esse verbo para a relação marido e mulher ele faz isso no contexto daquela orientação Geral de plenitude do espírito
em que os cristãos devem submeter-se mutuamente o que abranda bastante a orientação não é e que dá a essa orientação quase que um caráter espiritual faz parte de do Ser Cristão enquanto mulher casada olhar para esse papel como sendo um reflexo do que eu sou em Cristo Jesus outros ataques tem sido feitos a força ou as implicações dessa passagem talvez a mais radical de todas é negar a autoria de Paulo e vocês conhecem muito bem a essa tentativa muitos autores modernos e de 250 300 anos para cá depois do surgimento do método histórico crítico tem
dito que a carta aos Efésios não foi escrita por Paulo muito menos Colossenses Filipenses tornar uma longa história curta as únicas cartas realmente autênticas de Paulo seriam Romanos primeiro e segundo Coríntios Gálatas e talvez primeira estação de ciências as demais seriam sido Produções ou de uma comunidade Paulina ou de um pauinista no século II em particular as cartas pastorais e Efésios e Colossenses porque essas cartas você tem uma eclesiologia jamais desenvolvida parece o papel do bispo do presbítero enfim diáconos então isso reflete um estágio posterior desenvolvimento da igreja que não poderia ter acontecido no século
primeiro E aí eles empurram Efésios para o século II dizendo que é resultado de um pauinista e que o pauinista era machista Paulo O Paulo original não era não Paulo original não era lá em primeiro Coríntios ele diz que a mulher Ora que a mulher profetiza né diz tudo isso mas o Paulo de Efésios já é um Paulo rigoroso com as mulheres não é o Paulo que de Primeira Timóteo pior ainda dizendo que a mulher pode nem falar na igreja é proibido né mulher ensinar na igreja então isso não pode ter sido Paulo é um
pauinista que era um copiador de Paulo que reflete já um ambiente machista da igreja no século II Então nós não devemos tomar essa passagem de Efésios Capítulo 5 como Norma para a igreja porque foi escrita por um imitador de pau Isso é ótimo porque toda vez que eu encontrar uma passagem da Bíblia que eu não gosto e eu posso sempre usar esse tipo de argumento Olha isso aí não pode ter sido Paulo né Isso aqui é o Paulo do século segundo e quando chega em romanos um ou em outras passagens onde fala de Homossexualismo por
exemplo eu posso apelar para o mesmo argumento e dizer que o Paulo mesmo ele não era é tão homofóbico né como os cristãos dizem mas isso é um pauinista homofóbico do século II E por aí vai então é um argumento que corta demais né E que pode ser usado de qualquer forma né De qualquer forma outro tipo de argumentação que é usada não nega a autoria de Paulo mas diz que Paulo era condicionado pelo vso cultural da sua época que Paulo era influenciado pela sociedade patriarcal em que Ele viveu que era o judaísmo da Palestina
e por algumas influências do mundo grego Romano embora nessa sociedades as mulheres tivessem uma tivessem mais Liberdade uma postura melhor é uma posição melhor mas por que Paulo era predominantemente um judeu judeu da Palestina então ele foi influenciado pelo patriarcalismo que marcava a sociedade Judaica então ele não pode se livrar disso quando ele escreve sobre as relações marido e mulher ele tá escrevendo a luz da cultura da sua época a nossa cultura é outra nós somos na época em que a mulher até Presidente da República para o bem ou para o mal então numa sociedade
como essa né em que você a mulher galga todas as posições de autoridade é presidente empresa ela tem o seu próprio negócio ela exerce as profissões liberais eu quem me trouxe para aqui hoje à noite foi eu vim num táxi com uma mulher eu ainda considero estranho uma mulher sendo taxista né porque eu fui criado com um homem dirigindo onde tem homem mulher não dirige foi criado assim mas é mais e mais você vê as mulheres ocupando posições que antigamente era os homens que iam ocupavam então será que a igreja é a única sociedade retrógrada
que ainda vai continuar insistindo nesse papel de que a mulher tem que ser submissa e Então esse é outro tipo de ataque né que é feito a a igreja e a resposta mais uma vez é a seguinte se a igreja vai mudar a interpretação dela para sempre se acomodar as mudanças que é na sociedade nós estamos absolutamente perdidos porque a sociedade ela permite já hoje todo tipo de casamento de união estável eu tava vendo aí nas mídias sociais que Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de união civil de três mulheres Rio de Janeiro então
Vamos alterar o conceito de Bíblia porque o que é que a palavra de Deus fala sobre família porque a sociedade agora já aceita a poligamia homoafetiva como sendo um tipo de modelo de casamento não é uma forma de casamento é que a sociedade está admitindo quer dizer os cristãos até que ponto nós queremos usar esse tipo de argumento não há que negar que na Bíblia Há alguma influência da cultura mas Deus pode ter revelado Na verdade é assim cremos que ele fez ele revelou princípios universais que transcendem a cultura por meio de expressões locais e
de Momentos Especiais como esse é que você encontra aqui quando Paulo sentiu que precisava disciplinar essa questão de do casamento na Igreja de Éfeso por motivos que nós desconhecemos não sei porque ele trouxe esse assunto na na carta aos Efésios mas ele deve ter sentido que aquela igreja ou igrejas as quais a carta circular aos Efésios estava destinada é precisava ouvir a respeito desse assunto então da mesma forma que Paulo escreveu carta aos Gálatas por causa de uma situação particular da galáxia em que as igrejas que ele tinha fundado estavam sendo minadas por judaizantes pregadores
legalistas então Paulo escreveu por causa daquela questão a carta que a base da doutrina da justificação pela fé Então se em nome da regionalização do tipo isso que Paulo escreveu foi para a carta foi para os Efésios eram era uma coisa que era necessária naquela época sim nome disso então eu não posso aceitar o que está escrito na carta aos Efésios Eu também pelo mesmo argumento eu vou recusar o que está escrito na carta aos Gálatas por exemplo a doutrina da justificação pela fé porque Paulo escreveu para combater uma onda judaizante em igrejas da galáxia
e nós não estamos vivendo isso agora que eu saiba os judeus do Brasil não estão muito interessados em catequizar não estão fazendo proselitismo nas igrejas evangélicas quem tá fazendo são os apóstolos de 10 anos Isso aí é outra coisa mas O Judeu mesmo ele não tá fazendo é campanha para pegar os brasileiros convertidos ao cristianismo e torná-los E então a carta aos Gálatas não teria valor se esse argumento fosse usado mas a outra outra linha de ataque menos radical é tentar reinterpretar o conceito de submissão E especialmente Especialmente na parte que diz que o homem
é o cabeça da mulher nós vamos chegar lá daqui a pouco tá certo mas por enquanto nós continuamos dizendo que nós não vemos nenhuma razão exegética história o teológica para rejeitar as plenas implicações do verbo que tá aqui sujeitasse não é não tem nenhuma razão exegética de tradução teológica histórica pela qual a gente rejeita isso aqui a não ser que aí nós rejeitemos também muitas outras partes da Bíblia ou conceito que nós temos como preciosos que estão na igreja durante tanto tempo bom ainda dentro do que é ser submissa Paulo explica o conceito com a
analogia se você e vocês perceberam lá é no nosso texto né quando ele diz que a mulher seja submissa ao seu próprio marido ele qualifica como ao Senhor Então essa E aí ele introduz essa analogia a expressão como ao senhor não é então submete ou Traz essa essa analogia a esposa deve submeter-se ao seu marido como a igreja está submissa a Cristo a continuidade o texto nos diz que foi dada ao marido a responsabilidade de Guiar a família mesmo com sacrifício de sua vida é o texto do verso 25 em diante maridos Amai vossa mulher
como também Cristo amou a igreja e assim mesmo se entregou por ela a passagem bastante conhecida Paulo fala aqui que Cristo em seu amor pela igreja se entregou é um amor sacrificial de Cristo pela igreja com o objetivo de santificá-la purificá-la e finalmente apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem ruga macula ou coisa semelhante o papel da mulher Então nesse contexto Considerando o papel que foi dado ao marido é apoiar ajudar e sustentar o marido no desempenho da sua missão O Alvo do papel de submissão da esposa portanto é muito mais amplo do que simplesmente
aceitar resignadamente os valores comportamentais imorais do marido além das suas decisões arbitrárias de cima para baixo Não há nada nisso no texto analogia que é feita ela nos fala de uma relação de amor onde Cristo se entrega pela igreja sacrificialmente é assim que ele lidera é assim que ele ama é assim que ele é o cabeça e nessa relação amorosa então é que a mulher compreendendo e entendendo o papel do seu esposo similar ao de Cristo então voluntariamente se submete a Ele o conceito neotestamentário de submissão alguém que está em autoridade aqui é importante dizer
não significa na inferioridade do que se submete e nem na superioridade do que está em autoridade isso aqui é importante esclarecer e a luz da explicação que nós já fizemos de como o verbo aparece lá no verso 22 uma das fontes de rejeição do conceito de submissão é o sentimento que a mulher tem quando ela lê uma passagem como essa de que ela está sendo considerada inferior se ela tem que se submeter ao seu marido é porque o marido é mais e ela é menos que o marido é superior e que ela é inferior e
esse de fato essa de fato é uma emoção e um sentimento que incomodam bastante mas a verdade é que biblicamente falando especialmente no caso da mulher o conceito de submissão dela ao seu marido não implica na sua inferioridade porque como nós já vimos esse essa orientação de submissão é dada no contexto em que o marido também ele tem que se sujeitar só que a sugestão dele é feita através do doasse em amor pela esposa então quando a esposa entende isso que não é ela só na relação que tem que ceder não é mas o marido
também está cumprindo um papel que é definido pelo sujeitai-vos uns aos outros esse sentimento de que ela tá sendo discriminada né ela ela tem que se sujeitar porque ela é inferior então isso vai embora o conceito grego de submissão de fato envolvia essa esse outro conceito né o suco sub o pressupunha a ideia da inferioridade eu sinto aqui Aristóteles numa obra dele eu não peguei aqui essa obra as Aristóteles quando ele está descrevendo os elefantes e fazendo uma comparação com os homens ele diz assim é naturalmente com o macho e a fêmea O primeiro é
superior o outro inferior o macho governa a fêmea é governada a mesma regra vale para toda a humanidade então Aristóteles comparou os elefantes com os homens então na comparação de Aristóteles o macho e de fato o elefante baixo ele é ele é maior Não é ele é maior ele é mais forte e ele domina a fêmea que é menor ele governa Mas isso é baseado no fato de que ele é maior ele é mais forte ele é mais poderoso E aí ele faz a extrapolação de que não humanidade também é assim bem geralmente com algumas
exceções o homem é maior é mais forte mais musculoso aparentemente mais resistente a gente sabe que nem sempre é verdade do que a mulher e daí então alguns inserem que ele domina e ela se submete por conta disso De que ele tem um valor intrínseco nele porque ele é mais forte porque ele é mais poderoso Porque ele é o que trabalha ele então ele deve governar e ela porque é menor é mais fraco é mais vulnerável ela deve ser subme mas não é esse o conceito bíblico conceito bíblico não tá baseado essa diferente essa diferenciação
de atuação não tá baseado no mérito do homem ser homem da mulher ser mulher porque é homem porque é mulher na verdade aqui é que nós é precisamos entrar com um conceito de complementaridade quando a Bíblia estabelece papéis diferentes para o homem e para mulher faz isso a partir da Criação em que o homem e a mulher foram criados iguais Gênesis Capítulo 1 verso 26 Deus fez o homem e a mulher a sua imagem e a sua semelhança e aos dois deu a ordem de dominar sobre toda a criação e é somente no Capítulo 2
de Gênesis quando se faz o detalhe ou se detalhe de que maneira Deus criou o homem e a mulher que se percebe que houve uma sequência na criação o homem sendo criado o primeiro e a mulher sendo criada em seguida E que ao fazer isso então Deus já estava revelando que ambos tinham o que os dois tinham papéis distintos que Paulo vai explorar mais tarde em pelo menos duas passagens três passagens em que ele se refere ao papel do homem da mulher apelando para o relato da criação apelando para o relato da criação Então não
é por nada em nós mas simplesmente Com base no propósito de Deus que foi revelado desde a criação o conceito bíblico Como eu disse é bastante diferente homem e mulher são iguais embora desempenham papéis diferentes a submissão requerida da esposa portanto nunca deve ser vista como subserviente cega e absoluta não é ser virtude e nem é escravidão infelizmente alguns homens e homens cristãos tomam passagens como essa da mulher tem que ser submissa ao seu marido e usa como uma arma para exigir da mulher que ela se submeta aquilo que ele quer essa deveria ser a
última coisa que o homem Cristão deveria fazer devia ser a última coisa que ele deveria fazer em vez de pegar o capítulo 5 verso 22 mulheres você tem que ser submissa né Ele veio pegar o que diz o verso 28 e dizer Poxa eu tenho que amar a minha mulher como Cristo amou a igreja esse é o meu papel e é isso que eu vou fazer é muito fácil ser Submisso a quem nos ama e é mais fácil ainda amar quem nos é Submisso E aí um completo o outro E aí as coisas vão bem
quando cada um cumpre o seu papel conforme Deus revelou e nesse caso ambos estão fazendo o que está escrito no verso 21 sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo só um detalhezinho aqui não é alguém pode perguntar mas é por que que não há um mandamento para mulher amar o marido por que que o senhor tá dizendo por que que Paulo diz que ela tem que ser submissa mas não diz nada para ela amar o marido só diz para o marido né amar a mulher essa pergunta não é justa né até porque quando o
Paulo vai dizer qual é o papel da mulher Ele usou três versículos mas quando ele vai descrever o papel do homem usou nove então a pergunta não não é justa né pergunta não é justo porque na verdade na ordem sede submissas já para implícito que a mulher deve amar o seu marido tá implícito aí se você quer de fato uma ordem você tem que lembrar que Paulo aqui no capítulo 5 ele tá destacando os pontos essenciais do papel de Cada um sem com isso esgotaram o assunto Ou seja a mulher deve focar na submissão Mas
isso não quer dizer que ela não deve amar o seu marido mais tarde Paulo na carta que ele escreve a Tito no Capítulo 2 de 3 A 4 ele diz o seguinte quantas mulheres idosas semelhantemente que sejam sérias em seu proceder não caluniadoras não escravizadas a muito vinho sejam mestras do bem a fim de instruírem as jovens recém-casadas amarem ao marido e aos seus filhos aqui você percebe algumas coisas primeiro é papel da mulher sim amar o seu marido Paulo não menciona porque ele está focando naquele aspecto do mais importante no papel de cada um
Porque ele disse sujeitar e vos uns aos outros então como é que eu mulher casada compromisso mulher você faz isso se submeter no seu marido como é que eu o homem casado faço isso você faz isso manda a sua mulher então ele tá focando no que é essencial no papel de Cada um sem excluir os outros deveres que nós encontramos espalhados pela bíblia como por exemplo aqui em título dois de três a quatro onde Paulo dá Tito a orientação para que ela ensine pra que ele Ensine que as mulheres idosas já foram casadas ou que
são casadas que tiveram filhos criaram filhos O que estão fazendo isso elas ensinam as mais novas as ressae casadas duas coisas primeiro amaram o marido Porque amor é uma coisa que se aprende uma coisa que eu tenho ou não tem porque isso quem diz é o mundo mas amor é uma coisa que você aprende a mulher pode aprender amar o seu marido eu já encontrei mulher que muitas que disseram assim pastor o meu casamento acabou eu não amo mais o meu marido não aguento olhar nem para Chinela havaiana dele quero disse mesmo para mim porque
não aguento ótimo o seu amor humano acabou está agora na hora da senhora aprender a amar o seu marido biblicamente amor é uma coisa que se aprende que se aprende por isso que você vai encontrar nos livros de aconselhamento bíblicos a famosa expressão não é o amor que faz o casamento mas é o casamento que faz o amor você casou com aquela mulher por isso você tem que amá-la Note que todas as passagens bíblicas que falam do amor do marido pela esposa é é no contexto do casamento porque você é casado com essa mulher você
tem que amá-la e amor é uma coisa que se desenvolve com os anos você vai aprendendo você vai crescendo vocês vão se conhecendo mais o homem vai aprendendo a se dar se doar mais pela esposa querida e a mulher vai aprendendo também amá-lo mais e aí o papel da submissão vai ficando cada vez menos complicado vai ficando cada vez menos complicado então não aparece lá eu estou explicando porque aqui não aparece lá o mandamento para mulher Amar Não É porque o foco de Paulo é no que é essencial primordial no papel de Cada um sem
desprezo Do Amor pelo marido como a gente vê que o capítulo 2 verso 3 as razões que Paulo apresenta para mulher submeter-se ao seu marido é no texto só é o seguinte primeiro uma razão devocional né no cinco 22 que nós já vimos ele diz assim que a mulher deve se sujeitar o marido como ao Senhor significa que se a mulher Cristã não é submissa a Cristo como é que ela vai ser submissa ao marido uma coisa está ligada com a outra Então tem que ter uma razão devocional e aqui tá uma boa razão para
você não casar com uma mulher descrente como é que ela vai se sujeitar você como ela se sujeita a Cristo vai ser complicado você trazer esse parâmetro para uma mulher descrente né como é que você vai argumentar com ela se ela não conhece o senhor e não se sujeita ao Senhor Mas aqui esse argumento é colocado com uma razão que Paulo dá para que a mulher se submeta ela faz isso porque ela está submissa a Cristo e ela demonstra essa submissão a Cristo se submetendo aquele que Cristo colocou na sua vida como sendo seu cabeça
portanto é uma razão devocional que tá ligada com a vida espiritual da mulher então é sujeitar-se ao marido como ao senhor como parte do culto que ela presta a Cristo isso significa de forma voluntária e de coração porque é assim que ela se submete ao Senhor todavia é preciso fazer aqui uma observação que apesar da analogia analogia como as demais analogias bíblicas elas não são verdadeiras em todos os pontos quando tem muitas analogias na Bíblia comparando coisas dessa vida com as coisas espirituais as parábolas são de certa forma analogia e mas você nunca pode tomar
todos os pontos da analogia da comparação por exemplo você tem que ser a mulher tem que ser submissa Cristo em tudo tudo isso não significa já que análogo que ela deve se submeter ao seu marido de forma absoluta porque pode haver um momento em que o querer do marido conflita com o querer de Cristo e nesse ponto A lealdade da mulher Cristã é em primeiro lugar a Jesus Cristo e em segundo lugar seu marido então analogia ela quebra que na questão do absoluto a Cristo a sua missão é absoluta mas é o marido é enquanto
o marido não coloca numa situação de escolha ou de conflito entre o querer de Cristo e o querer dele e a conclusão é que mulheres submissas a Cristo terão melhor condição de se submeter ao seu marido não é se para mulher crente já é difícil imagine por onde descrente bom continuando vem uma segunda razão aí que a gente vai chamar de razão teológica que está no verso 23 essa razão teológica é essa porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja sendo ele mesmo Salvador do corpo essa é
uma razão que já Paulo já começa a teologizar aqui mas ele já começa a elaborar o argumento de maneira teológica ele diz que o marido é o cabeça da mulher palavra grega para cabeça e a palavra usual que designa o a parte superior do corpo humano que é a palavra Quer fazer ela é a palavra padrão para cabeça e ela é usada metaforicamente várias vezes na Bíblia no sentido de autoridade tipo assim fulano de tal que era cabeça da tribo de Judá ele quer dizer simplesmente não que ele era uma cabeça física né biológica né
humana Mas é uma metáfora para dizer que ele era um líder então a figura que sempre é associada a cabeça é a de liderança porque porque é da cabeça é da cabeça que nós temos todo o centro de comando do corpo a gente sabe disso e os gregos sabiam disso os antigos sabiam disso embora eles pensavam às vezes que as emoções estavam na tripa né tanto é que Paulo diz assim que os crentes devem se amar com entranhados afetos de Misericórdia entranhados quer dizer das entranhas A ideia era de que as emoções né enquanto que
a mente a cabeça né a mente governava o corpo as emoções eram mais baixas porque as emoções tinham série nas tripas E na verdade a gente sabe qual é a primeira parte do corpo que é afetada quando a gente tem medo né então os orientais pensavam que as emoções estavam aqui nas tripas daí a expressão entranhados afetos naquele tempo o marido dizia para a esposa eu te amo com todas as Minhas tripas né Na verdade seria isso aí não é muito romântico para hoje dizer isso né mas também dizer eu te amo com todo o
meu cérebro porque a gente sabe que as emoções estão no cérebro né também não é lá muito romântico então acabou virando o coração né que na linguagem popular é a sede das nossas emoções é o nosso eu mais verdadeiro é a nossa intimidade né então a gente usa essa expressão isso são questões culturais mas a ideia da Cabeça no Novo Testamento bem como no antigo é a ideia de autoridade mas surgiu tem uma linha dentro dos Evangélicos chamados de igualitaristas que dizem que a palavra cabeça na verdade significa origem e que você pode identificar algumas
situações na literatura grega em que a palavra cabeça é usada metaforicamente no sentido de origem como que se o corpo tivesse se desenvolvido a partir da cabeça então o bizilaquia por exemplo que é um dos mais conhecidos autores na área do novo testamento atuando dentro do igualitarismo ele vai argumentar que isso é o que dá mais sentido aqui o marido é o cabeça da mulher pensa não em autoridade mas em origem e não foi isso que aconteceu lá no Paraíso a mulher não foi tirada do homem então É nesse sentido que o marido é o
cabeça da mulher não que ele é líder sobre ela mas que ela foi tirada dele como também Cristo é o cabeça da igreja de onde é que a igreja procede senão da obra de Cristo Jesus então quando diz que Cristo é o cabeça da igreja tá simplesmente dizendo que ele é a fonte de onde a igreja procede então nessa interpretação tá deixado de Fora pensa-se o conceito de autoridade não é mas apenas está indicando procedência mas aí é só você dar uma leitura no texto né E você ligar conversa anterior e perguntar qual das duas
interpretações cabe do contexto Por que que Paulo estaria fazendo referência aqui a ideia de origem como é que isso se encaixa no mandamento sujeitando vos uns aos outros e mas adiante Será que eu vou poder aplicar essa mesma orientação quando o mesmo verbo ou como a mesma ideia aparece com relação aos governantes ou aparece com relação a relação dos Pais para com os filhos e assim por diante Então vai complicar no contexto e sempre o contexto é uma você gosta para essas interpretações alternativas no contexto fique evidente que Paulo tá usando o termo cabeça metaforicamente
para autoridade e não com conceito de origem Mas vá lá vamos pensar que a ideia seja de origem ainda assim a ideia de autoridade está presente tão Exatamente porque a coisa que procede Ela depende da coisa de onde procedeu então aquele de onde se procede e não certo sentido ele tem uma autoridade uma prioridade ou uma primazia sobre aquilo que dele procedeu ele vem primeiro aquilo de onde procede vem e segundo um argumento que o outro argumento que o bizila aqui vai usar aqui é que ele vai atacar o nosso o nosso argumento a nossa
analogia que é baseada lá em primeiro Coríntios 11:03 o apóstolo Paulo diz assim usa a mesma expressão quero entretanto que saibais ser Cristo cabeça de todo homem e o homem o cabeça da mulher e Deus o cabeça de Cristo a gente usa essa passagem como sendo paralela lá de Efésios Capítulo 5 e nós dizemos que essa analogia que Paulo tá fazendo aqui entre a Trindade embora não apareça o espírito santo entre a trindade e a relação o marido e mulher é perfeita o que você percebe aqui é uma linha hierárquica que começa em Deus tá
aqui Deus ele é o cabeça de Cristo Cristo por sua vez é o cabeça de todo homem e o homem por sua vez é o cabeça da mulher a gente não sabe direito porque é que Paulo Não seguiu o que parece para nós a sequência lógica porque ele poderia ter dito Deus é o cabeça de Cristo que é o cabeça do homem que é o cabeça da mulher então a sequência lógica parece ser essa e sendo assim o que Paulo está dizendo o que Paulo estabelecendo é uma linha que começa lá na Trindade na relação
entre o pai e o filho o pai é o cabeça do filho que por sua vez é o cabeça do homem que por sua vez é o cabeça da mulher Então essa ligação da relação do pai do filho do pai para com filho e do homem para com a sua esposa Ela tá essa relação tá baseada num conceito teológico que é o conceito que nós chamamos de Trindade Econômica você tem a Trindade ontológica todo mundo aqui já estudou teologia sistemática não é e que é diz que no ser de deuses existem três pessoas que são
iguais ontológica de ônus ser no grego as três pessoas são iguais em Glória Honra respeito santidade por isso nós devemos crer no pai no filho e no Espírito Santo nós devemos adorar o pai e o filho e o Espírito Santo mas essa Trindade ontológica ela se organizou na salvação do homem ocupando diferentes papéis o pai enviou o filho e os dois enviam o espírito santo então o fato de que o filho é enviado do Pai a gente chama isso de Trindade econômica por causa não tem nada a ver com dinheiro né na economia da salvação
na dispensação da salvação então na dispensação da salvação as três pessoas da Trindade assumiram papéis distintos mas o fato de que o filho foi enviado do pai não significa que Deus filho é inferior a Deus Pai porque eles são Deus os dois são igualmente Deus mesmo a honra glória majestade e poder os mesmos atributos mas ele se organizaram por assim dizer Na Eternidade no cumprimento da Redenção do homem de forma que o filho foi enviado do pai e nessa condição de Jesus disse o pai é maior do que eu nessa condição de encarnado e vindo
ao mundo para cumprir esse papel ele disse isso aí mas só nesse sentido Então o que nós O que é que nós dizemos visto que Paulo faz essa analogia da mesma forma que o pai é igual ao filho Mas isso não impede o pai de ser o cabeça do filho porque foi o pai que enviou o filho da mesma forma homem e mulher são iguais mas deus deu ao homem o papel de ser cabeça da sua esposa então eles são iguais apenas desempenham papéis diferentes da mesma forma que na Trindade isso aqui é um também
você pode usar essa passagem como uma resposta a argumentação de que Paulo era movido pelo pela cultura da sua época e que os argumentos de Paulo sobre a submissão feminina são argumentos machistas essa argumentação do Pai sem cabeça do filho cabeça do homem da mulher me parece bastante teológico a ponto de Eu acho que eu tô seguro dizendo que Enquanto houver Trindade esse argumento Vale na China vale no Brasil vale no século primeiro Vale do Século 21 porque esse argumento é um argumento que é baseado no ser de Deus e na disposição que as três
pessoas assumiram no caso duas pai e filho a salvação do homem você vê que Paulo estabelece esse paradigma né E aí o Bezerra aqui ele vai dizer que esse paralelo cria uma heresia que ele chama de subordinacionismo E aí já entra em outras heresias que o bezerraquia também [Música] profere retorcitando apenas como curiosidade para vocês saberem vocês sabem como estudantes de teologia que essa afirmação que a gente faz essa leitura que a gente faz no sentido simples normal da escritura ela sempre tem quem contradizer tá aí a razão teológica tá e eu vou caminhar já
para o final Paulo também dá o fundamento da criação eu tinha dito para vocês que o pensamento Paulino sobre o papel da mulher não é baseado no homem em si o fato dele ser homem mais na atribuição distinta na criação primeiro Coríntios 11:9-10 porque também o homem não foi criado por causa da mulher e sim a mulher por causa do homem porque o homem não foi feito da mulher e sim a mulher do homem e primeiro Timóteo 2 de 12 a 13 não permite que a mulher ensine a exercer autoridade de homem esteja porém em
silêncio porque primeiro foi formado Adão e depois Eva Paulo tá proibindo a mulher exercer aquela autoridade que pertence ao homem que é a autoridade eclesiástica não tem a ver com o casamento mas o princípio que eu quero mostrar aqui é que Paulo quando argumenta ele sempre argumenta com base na Bíblia na teologia e e não só na criação mas também na queda né em Gênesis 3 16 a mulher disse a mulher disse multiplicarei sobre modo Sofrimentos da tua gravidez e meio de Dores darais à luz filhos o teu desejo será para o teu marido e
ele te governará Primeira Timóteo 2 10 a 14 não permite que a mulher ensina a dizer se autoridade de homens que primeiro foi formado Adão e depois Eva argumento baseado na criação e Adão não foi iludido mas a mulher sendo enganada caiu em transgressão argumento baseado na quebra o que os que são contra esse conceito da submissão feminina os igualitaristas dizem é que todo é que só depois da queda é que esse papel de submissão foi determinado a mulher que na criação Deus os criou iguais Deus os fez a sua imagem e semelhança e aos
dois deu o papel de governar sobre a terra foi depois que a mulher pecou e com ela o homem que Deus disse a mulher o teu desejo será para o teu marido e ele te dominará e a partir daí Deus impôs como castigo porque ela caiu em desobediência a submissão ao marido portanto a submissão ao marido seria o castigo da mulher por ter falhado lá no Jardim do Éden e levado o marido que era o líder dela a pecar o castigo de Deus foi que a partir de agora a mulher tá debaixo da autoridade humana
e aí vem a implicação em Cristo os efeitos da queda são eliminados Cristo veio pagar o nosso pecado e nos livrar das consequências do erro cometido no Jardim por isso na igreja em Cristo não há mais necessidade da mulher está sujeito ao marido porque isso é um efeito da queda e do pecado e que foi removido em Cristo Jesus gente eu tô só explicando a posição tá porque eu tô vendo gente fazendo assim eu não eu eu não concordo com isso tá eu tô só explicando tô só explicando a posição tá bem e a quarta
mista vida aqui eu quero conversar com você bom brincadeira gente tô zoando aqui com vocês bom esse argumento de que a submissão é uma coisa da queda e que portanto Foi removido em Cristo Jesus Ele é muito comum nos meios evangélicos igualitários mas o argumento não se sustenta é evidente né porque o apóstolo Paulo nós já vimos aqui vou voltar aqui um slide apenas para lembrar né o apóstolo Paulo claramente apela para a criação como sendo a origem dos papéis distintos ele diz O homem não foi criado por causa da mulher e se a mulher
por causa do homem e o homem não foi feito da mulher e sim a mulher do homem e lá em primeiro de morte ele diz primeiro foi formado Adão e depois ou seja Paulo viu na maneira Como Deus criou primeiro criou o homem do homem tirou a mulher ele já percebe ali a intenção de Deus de atribuir ao homem e mulher papéis distintos Então é isso é antes da queda o que a queda fez isso é verdade foi agravar isso aquilo que deveria ser algo deleitoso né que a faria isso né seguir o seu papel
de submissão com todo gozo toda alegria isso se tornou um fardo se tornou algo difícil penoso para mulher essa ideia da sua missão que ela encontra com a graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo força suficiente para cumprir aqui nesse mundo mas não era mas isso é uma coisa que vem depois da queda mas dizer que a submissão é só depois da queda é ignorar o relato bíblico e a falácia do argumento de que em Cristo estas coisas são removidas é fácil de demonstrar porque a queda não só trouxe esse tipo de consequência
a queda na queda Deus qual foi a consequência para o homem no suor do teu rosto comerás o teu pão Então se em nome da obra de Cristo A mulher pode reivindicar que não quer ser mais submissa eu posso reivindicar que eu não quero trabalhar mais é claro não é e também não teve só a questão da submissão dada mulher porque Deus além de dizer o teu desejo será para o teu marido e ele te dominará disse o quê em Dores darás a luz filhos teve outras consequências e a maior de todas foi certamente morrerás
E mesmo depois da obra de Cristo crente continua morrendo quer dizer que ainda não foram revogados todos os castigos da queda mas isso acontecerá na vinda do Senhor Jesus no mundo vindouro que se aproxima no Novo Céu e na Nova Terra na glória aí todos os efeitos da queda serão removidos até lá mulheres serem submissas ao vosso marido e até lá marido com o suor do teu rosto ganharás o teu pai até que tornes a terra porque dela foste estomado porque és pó e ao pó voltarás tudo bem vamos terminar aqui para não ser chamado
de mentiroso tem o argumento eclesiológico que aí é bem elaborado por Paulo ele diz as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja aí vem como também a igreja está sujeita Cristo assim também as mulheres sejam todos submissão ao seu marido o argumento que Paulo agora desenvolve é que há essa um reflete o outro a relação de Cristo a relação marido e mulher reflete a relação Cristo e igreja e aí nós entraremos no argumento eclesiológico para o qual
a gente não vai ter tempo aqui eu já falei do limite da sua missão a sua missão Ela não ela não é não pode ser absoluta não é a esposa não deve permitir que o marido a leve a pecar porque a sua obediência primáriamente a Jesus e nem deve permitir que o marido interfira diretamente na relação dela com o Senhor Jesus embora às vezes é melhor ficar em casa em vez de ir a igreja qualquer cu mulher que não entende isso direito a mulher não deve se submeter ao marido quando o marido e quando o
marido deseja obrigá-la a fazer alguma coisa que é claramente contrário a vontade de Cristo mas na Bíblia não tá dizendo quantas vezes tem que ter culto na igreja não diz não disse é uma vez duas ou três Então se o seu marido tem dois cultos na igreja e seu marido diz olha mulher deixa você ir para um e você comprou uma briga com seu marido por conta disso você não tá indo contra Cristo porque Cristo nunca disse que era dois então é mais fácil é muito mais sábio você ficar em casa um culto fazer comidinha
com seu marido for domingo de manhã tratá-lo como o rei e de noite você vai feliz da vida para igreja porque tem mulher que encrenca disse não é isso não é dois culto domingo culto de oração na quarta-feira doutrina na sexta você cuida dos meninos quando eu tiver lá e pensa que está sendo fiel a Jesus Cristo não vejo assim tá tem que ser sábia a mulher sábia edifica a sua casa às vezes a mulher crente arruma encrenca com marido descrente ou com o marido crente mesmo em nome de uma piedade que nada mais é
do que legalismo ela precisa ver quando o marido está obrigando ela a ir contra Cristo realmente precisa definir isso com clareza porque ela tem também responsabilidades como esposa Então essa submissão ela tem limite precisa ser analisado conclusão tipo daqui eu tô vendo muitas esposas então deixa daqui já que eu falei sobre submissão então sugestões práticas para a esposa que deseja submeter seu marido primeiro esteja sujeita a Cristo porque se você não está sujeita a Cristo dificilmente você vai se sujeitar seu marido não é dificilmente Cristo é um marido maravilhoso a quem você se submete é
seu senhor é uma glória doce está submissa a Cristo mas se você não consegue nem se sujeitar Cristo Então como é que você vai se sujeitar ao seu marido né que não chega nem perto de ser como Jesus Cristo como é que vai fazer isso Então cuide de sua vida espiritual Cuida da sua vida espiritual do seu relacionamento com o senhor tá aí verso 2 não é o ponto 2 cultivo sua vida devocional terceiro Ore pelo seu marido Isso pode parecer assim uma recomendação meio desnecessária mas não é não tem mulher braba como uma irada
ressentida já parou de orar e ela contra o marido se eu me livra desse então orar pelo seu marido mudar o foco da sua oração pedir orar por ele não é aprenda mal conforme a Bíblia amor é uma coisa que se aprende você aprende a amar o marido e nesse ponto aqui as mulheres idosas elas podem lhe dar sabedoria idosas crentes que criaram os filhos tiveram seu casamento abençoado elas podem lhe dar sugestões práticas do dia a dia em que você pode aprender a amar o seu marido permita que ele Exerça autoridade e a liderança
do Lar Pode parecer estranho dizendo isso parece até uma contradição não é mas se você não permitir ele não vai liderar não tem como o Martin lloy Jones Ele conta uma experiência eu não sei que livro dele acho que foi no comentário de Efésios enquanto a experiência quando era pastor no País de Gales antes de vir para Westminster na Inglaterra [Música] em que ele foi visitar um casal da igreja ele e a esposa né Foram visitar um casal da igreja novo na igreja né e aí quando Entraram na casa e logo perceberam a diferença a
mulher inteligente viva Esperta né proativa e o marido morto nas calças né como a gente diz por aí né passivo né Parecia um cara meio assim e aí o Jones ele percebeu a sabedoria da mulher ela agia de uma forma a deixar claro que quem tomava as decisões era o homem Ele percebeu isso né que ela ela era superior em dons inteligência capacidade ânimo iniciativa dar-lhe 10 a 0 no marido mas ela fazia de um jeito que no final não é parecia que era ele que de fato E aí ele ficou impressionado com a senhora
né aí na saída cumprimentando ele mais ou menos achou um momento em que podia ficar meio que particular com ela e disse boa noite boa noite Posso fazer uma pergunta assim quem que manda que realmente na casa e a mulher disse é meu marido perguntou e quem decidiu isso ela disse eu mas não tá certo ela está certíssima absolutamente correto se você não disser assim quem manda aqui é meu marido e eu estou submissa a ele não vai rolar não vai não vai então vai depender de você você aceitar o seu papel e dizer Senhor
eu entendo eu reconheço de fato o papel que o senhor me deu é de ajudadora Fiel de ser sumiço ao meu marido respeitá-lo cuidar dele e a partir de hoje eu vou fazer o que eu não venho fazendo há tanto tempo era impedir que suma porque ele nem pisca eu já tô na frente fazendo não dou oportunidade para que o meu marido Exerça a liderança porque eu já vou na frente já tô fazendo já tô resolvendo Então vai depender muito da sua função né seja o complemento dele com alegria e aceite aprecie a proteção que
ele deseja oferecer e nem sempre consegue Porque não encontra espaço então Estas são algumas sugestões As queridas irmãs nessa noite uma outra oportunidade a gente fala para o marido né mas eu vi aqui que eu gastei uma hora e 12 falando do papel das mulheres são quatro Versículos do marido são nove então Ageu deve me reservar aí umas duas horas para poder falar vamos orar nosso Deus nós pedimos a tua graça e tua misericórdia para as irmãs que aqui se encontram suplicando a tua graça e teu favor para com elas orando também pelos maridos Eu
também marido como eles pedindo a tua graça de nos doar pela nossa esposa amá-la como o seu amor igreja no sacrificar por ela compreendê-la perdoa senhor quando temos sido indiferentes rudes ríspidos e não exercemos o papel de cabeça como devemos fazer mas de tiranos tem misericórdia de nós e nos ajuda senhor a ser um exemplo para o mundo carente caído corrompido que já esqueceu esses valores e que vai colher as consequências na próxima geração tem misericórdia de nós a Levanta a tua igreja no Brasil e no mundo teremos em nome de Jesus amém [Música]