Mário e Oswald de Andrade

11.46k views3759 WordsCopy TextShare
Prof. Moacir Junior
Mário e Oswald de Andrade - Retrovisor TV Escola
Video Transcript:
em 1928 já faz seis anos que o teatro municipal de são paulo recebeu a semana de arte moderna mas ela continua influenciando as artes plásticas ea literatura brasileiras foram três noitadas ou festivais com recitais conferências declamação de poemas e exposição de escultura e pintura não foi um sucesso de público nem houve filas na porta mas o barulho projetou um grupo de jovens artistas os dois mais notórios são mário e oswald de andrade muitos imaginam que eles são irmãos embora na verdade não haja qualquer parentesco lindo essa dupla que parece inseparável embora de temperamentos tão diferentes
mário é discreto e reservado oswald sempre foi irreverente inquieto e exclusivo oswald casou com a pintora tarsila do amaral marido continua solteiro quando tiveram papel importante desde a gênese da semana que pode ser apontada em 1917 todos os quadros de anitta má e escandalizaram a cidade provinciana e conservadora mário e oswald também se entusiasmaram com as obras de victor brecheret depois da semana em jornais e revistas seguiram propagando ideias e sacudindo mundo da cultura agora oswald tem um novo manifesto antropofágico enquanto o mar e criou minha apenas seis dias macunaíma a história de um herói
ou anti-herói sem nenhum caráter oi boa noite a todos boa noite mário boa noite o jovem boa noite a todos boa noite a semana foi um sucesso foi um fracasso dizer a imprensa eu vou para casa cara eu dizer o menotti porque nós estamos nossos fomos são achincalhados nós somos tão colocados abaixo de zero que de repente no futuro a gente vai não vai nós seremos milionários se essa imprensa se tudo que eles falam de mal da gente não der certo nós seremos milionários do futuro porque eu não são chamados de tudo quanto é nome
tivemos que nos defender a crer que a semana vai ter que se defender não vai terminar agora esse ano vai terminando espero que termine logo na cultura brasileira ela disse revanchismo que a imprensa sempre teve junto com a gente porque a imprensa desde o início ela foi contra o nosso movimento oswald alguns jornalistas é muito bem disso a imprensa desde o seu primeiro momento não queria não nos apoio é se houve acirramento na semana e se antigamente foi comentado você sabe disso muito há dias e dias pela imprensa mais l deixou-o plantado coisas que que
foi não começaram ali né omário mesmo consumo de falar que a semana foi tava no meio de um processo evolutivo das artes e da literatura desde o tempo das cavernas né que vai seguir a imagem de 30 40 50 em fim de semana acaba sendo um fracasso na medida que ela não responde porque depois da semana nossa enunciabilidade conhecido fizeram sucesso e essas coisas a você particularmente perdeu foi aluno de piano né eu já comecei a ter dentro de si o osvaldo começou a me chamar de poeta futurista coisa não pegou bem para o meu
lado aí participar de uma semana dessa de escandaloza as famílias as mocinhas vendados né sim você aprendendo mais educadas pela família que realmente não podiam conviver com a perna disse que tem a mamãe vai fazer esse tipo de coisa né aí você vivia disso eu sempre vivi disso porque eu fui para o conservatório conservatório a batalha pela minha história familiar e tudo mais mas eu vivia de vender terrenos no meu pai você volte mil que ela tava um terreno vendido eu não queria entendeu porque a sua origem em qual era eu falei ele não eu
venho de uma família que eles a parte da minha mãe dona inês só é uma família de fundadores da do estado do pará né no meu pai e a gente fazendeiros e que de minas gerais baependi e que pouco a pouco foi comprando terras em são paulo toda essa região de pinheiros né pertencia á meu pai mais um grande parte da consolação e com a morte dele fomos vendendo estamos fazendo disso e você cresceu ir aonde né então possível que se esqueçam de são paulo aqui na praça viveu rua barão de itapetininga que deve até
os deve ser algo muito calma muito tranquila não não é não é enfim é uma é uma rua que me lembro de jogar bola descalço pela rua é uma rosa bastante calma e gostosa bueno sobre eu eu não se você falou alguma coisa sobre parentesco eu vir nós não temos nenhum parentesco embora andrade seja o nome do meu pai carlos augusto ela é só para entender porque porque mário de andrade seu nome inteiro não é esse mário raul soares de andrade e aí meu irmão é isso não foi a isso ele queria ser meu irmão
sempre desejou isso não é mário raul moraes de andrade porque é o meu avô do outro joaquim almeida leite de moraes ilustre homem da burocracia e do governo paulistano é tinha o meu pai como o seu assistente né como o seu secretário o meu pai é um homem de origem humilde e um homem é só faz minha vó foi escrava em por parte do meu pai e esse conhecimento mas o meu pai já pode aprender a ler e escrever hei de aprender a tipografia fundou o jornal folha da noite escreveu até algumas coisas que ele
até umas peças de teatro e sim o meu pai como secretário do meu avô doutor joaquim ele acabou conhecendo a minha mãe e dona maria luiza e recebeu a permissão do meu avô para aquele se casar então na verdade é morais do meu do meu avô e andrade por parte do meu pai e você reduziu porque aí é para feio não inscrito no cabelo menor mesmo você achou que o andrade já trazia em si uma genialidade neve em mim é verdade você não não é até porque quando eu não nascer na rua aurora eu nasci
lá em 1893 você já tinha três anos acho que eu jogava bola na barra de tapete agora então a sua vida mas não foi tão tranquila quanto a dos olhos não não foi tranquilo até porque o meu o que é o que a gente a nossa família é morou até 1917 3918 na arena no largo do paissandu e depois foi para aí depois do lado passou do meu pai comprou um terreno um grande terreno ali na barra funda e não e agora está crescendo cada vez mais mas eram era um bairro muito foram contratados é
a parada acabou afastado hoje em dia ação já chega até lá já ela eu acho que é são joão vai chegar até mais do que isso daí mas e aí a meu pai conseguiu meu pai comprou até mesmo nós fizemos três casa naquele tempo morávamos todos números um casarão enorme aqui no largo do paissandu e vocês em junho julho de 1922 chega a tarsila do amaral as altas paixão fulminante ela chegou logo depois da semana em junho né e chega no bar por causa disso época boa tarde navio atrasou enfim mas ela se integrou imediatamente
ela é da tua do ônibus de abril o seu salões também o seu atelier para que nos reuníssemos né que a gente se lá e lá foi lá onde que foi onde se formou o grupo dos cinco quero eu e ele a anitta a tarsila menotti e e era um grupo e acabou você se casando com você casamos em 26 né mas vamos 26 e tivemos por padrinho o presidente washington luís será presidente dessa época não e dá a dona azeitona quer dizer dona olívia olívia guedes penteado exatamente entendi e ela e a arte da
tarsila de alguma forma marcou essa essa cultura após semana de arte moderna e influenciou inclusive num certo sentido a obra de uma literatura sem bem entendeu acredita inclusive osvaldo mp20 celular que a influência da tarsila sou eu ou a clarividente arte mas é do oswaldo sobre a tarsila osvaldo tanto que você usou a expressão tá se tratar com valdir antes mas eu menti eu fui do que você ganhou com a presença da tarsila na sua vida é o que você ganhou foi ela que eu bastante contigo mas você ganhar uma crise mas ela conseguiu aplacar
o a fera aqui por favor é muita coisa do pensamento do oswaldo na sua obra como é que vocês dois se conheceram assim é uma coisa bastante interessante né mano porque o eu fui convidado a cobrir uma palestra que o secretário de segurança de são paulo chororô as chaves estava fazendo e foi convidado e você não jovem ainda né eu não tenho recorta e o mário foi convidado para saudá-lo né mas fiz um discurso tão bonito com palavras tão rebuscados as imagens tão pitorescas e isso então o singulares um diz assim que encantou a todos
os presentes da sala e eu tive que trocar sopapos com os demais jornalista para conseguir publicar o seu discurso né para depois publicar o discurso como meu poeta mesmo com essas coisas disso porque ela realmente ela tem um trecho também tem um trecho aqui do discurso ela realmente diz o seguinte pátria é a e aqui símbolo azul de são paulo é a onda esbatendo se contra os rochedos da guanabara é a carnaúba flamulando ao vento na 3 tiras adultas do ceará pátria é a gurará para o norte curupaiti no sul são essas grandes matas movimentos
verdes onde os pais leme deixaram suas ousadas junto as pedras de luz viva eu sou eu sou um pano é o modernista não você vai por favorzinho então nos faço mas não o que eu quero dizer é o seguinte a minha poesia ela ela é uma poesia foram tudo da comoção da emoção o que o que eu sinto na na minha cidade por exemplo na rua barão de itapetininga no largo do cambuci na avenida são joão no pátio do colégio e da mesma maneira a mesma emoção que eu sinto no rio tietê agora só que
você você começou há 19 anos um com uma coluna de teatro salões no diário popular né também era redatora e crítico teatral na época que ingressou na faculdade de direito mas logo depois umas uma uma revista o pirralho 1911 que foi marcante gente antes disso usar minha primeira missão foi foi acompanhar o presidente afonso pena para uma viagem do sul e escrever uma série de artigos entitulado penando já que se tratava de afonso pena né e aí lancei logo em seguida me sentei na na crítica na crônica nas reportagem no tanto no rio como são
paulo e criei o pirralho onde militar avon também o menotti o de monteiro lobato monteiro lobato e lá e lá foi a primeira a primeira ou primeiro veículo moderno atingir opinião do brasil foi o pirralho né onde se discutia abertamente as tendências mundiais da arte a vanguarda europeia foi lá no dia escrevi ou o motivo sobre em prol da da cultura e da arte brasileira né que é considerado o primeiro manifesto em prol das artes brasileiras você deve ser pródigo em manifesto dada um dúvida muito depois das entrevistas aí um manifesto entrevista dos varden olha
o que que foi o modernismo o que que é o modernismo para você para o de uma ruptura eu acho que antes de tudo é ruptura é é um enfrentamento contra a inteligência renan naquele momento e era uma uma carga estava sendo transportada através do brasil assim para mostrar ao brasil o quanto o seu os eu não atraso mas o seu desconhecimento da de uma cultura mais universal e da sua própria cultura brasileira também eu acho que o desenho tem esse esse caráter quase messiânico assim de abrir caminhos para que outros outras vertentes outras e
os outros artistas x embarque nesse na nessa caravana eu acho que para ir embora já nesse momento eu não sei acreditando que o moderno tem aqui pelos melhores caminhos para onde ele deveria ter ido mas é primordialmente o modernismo para todos nós furia a sintonia com o movimento de libertário de renovação que acontece no planeta desde que o mundo é mundo desde que a gente a gente que vai continuar acontecendo nossa de certa maneira como modernistas as cavernas nos encontramos com o mesmo movimento libertário de outros momentos da história da humanidade e esse encontro o
que é que foi fascinante e aí foi a ideia desse encontro que nós fizemos passar para o futuro até porque em termos de arte sociedades muito desenvolvidas é importante na história da arte e da como grécia como egito tiver no whats assim exuberantes marcelão sociedades escravocratas o grande movimento da humanidade que é o movimento libertário ao movimento modernista se alinhou ele esse é esse foi a grande conquista dessa geração e o grande exemplo que ela pode passar aperto boa noite um prazer vê-los aqui conosco na biblioteca que levou o seu nome né futuramente se vocês
pudessem voltar no tempo mudaria alguma coisa na semana de arte moderna de 22 obrigado a é é é olá boa pergunta heim eu mudaria muita coisa é porque eu tenho esperado outra vencida voltar em paris ã eu mudaria porque eu acredito que não dá para fazer a mesma coisa do mesmo jeito sempre eu sou pela renovação e por isso eu mudaria até porque os caminhos que a que a semana tomou como eu já disse aqui no seu futuro não foram trilhados da maneira como eu achava que deveriam ser feliz beleza por isso algumas coisas que
eu fiz eu faria diferente olá boa noite meu nome é nicole cristina e minha pergunta é como você descobriu que eram artistas como eu eu eu descobri eu descobri que eu era artista sabe como é que o seu primeiro poema essa tinha dez anos na fé eu fizer eu fiz um poema eu descobri que eu era isso que eu tô conta da minha mãe minha mãe gostava muito dos meus sonhos mas mãe sempre gosta de poema difícil ainda é e talvez fosse foi foi tenha sido uma coisa errada da minha mãe na verdade artista na
minha casa mesmo era meu irmão mais velho carlos um menino talentoso deduzir-se um dia nem grande pianista com uma carreira de piano realmente incomensurável não se poderia dizer mas que infelizmente não jogo de futebol ele teve um acidente bateu a cabeça e acabou falecendo esse meu irmão realmente que para mim foi um acontecimento essa foi parar em araraquara chegou a parar foi só ilusão que eu nós estudava o piano meu irmão estudava também legal mesmo meu irmão realmente ele de uma maneira superior é um dos melhores tenistas que eu já conheci e eu depois disso
eu por alguma problema nervoso não eu não consigo mais ter a firmeza na mão com piano e acabar virando professor por conta desse desse acidente passei por conta de uma depressão em uma semana lá na chácara do tio piu vai em araraquara mas tocar piano realmente eu não nunca mais artista mesmo era o meu irmão eu entrei pela porta o jornalismo né foi ali que eu comecei a me interessar por todas as outras manifestações artísticas né e por incrível que pareça comecei escrevendo em francês né primeiras peças de teatro que escrevi foi em francês em
parceria com guilherme de almeida e que hoje eu acho um absurdo né você sempre com esse francês o cubismo semana você precisa para europa ver o cubismo o mário que você precisa pegar o xará sendo que a gente sair do brasil mas a coisa de olho vai matar é uma coisa alguma coisa que você realmente tem trás com você o tempo todo ele deste mês porque até porque você tem posse condições para viajar todo tempo na europa mas a europa realmente eu como turista eu como brasileiro adoram conhecer o brasil já está aprendiz dentro do
meu país nesse nesse ano agora você tiver um duas importantes publicações é mais você lançou macunaíma o seu romance e você osvaldo o manifesto antropófago o antropofagico nem começar pelo pelo macunaíma o que é uma é como eu disse para vocês quando eu amei a maneira de compor artisticamente falando quando eu sou um artista é quando vem de uma maneira desinteressada e uma maneira que me comove eu fiquei muito comovido com um breve numberg que nas suas pesquisas descobri um índio que a gente que vive no na amazônia um índio sem caráter sem psicologia um
índio e eu me identifiquei com esse sou quase indianista hoje em você fala trata de macunaíma né macunaíma foi uma coisa que eu escrevi inclusive na chácara do tio crime ana clara em uma semana nesse compante porque me comoveu o tipo que não que não é isso que não é aquilo que não é não tá determinado exatamente quem ele é e que ele alguma coisa em construção e ele é um brasileiro é um brasileiro um guerreiro e misturei aí claro escrever um livro tem três ou quatro um a carta algumas coisas que são minhas mas
a maioria delas eu consegui juntar acontecimentos do norte do brasil misturar geografia do brasil coisas tanto regionalismos tá tudo modismos do rio grande do sul jogaram no norte palavras que eram do norte jogando sul misturar geografia tanto que eu me lembro que os transportes eu tenho três heróis né no livro macunaíma maanape que é bem velhinho e cheguei que tá na força do homem esses três heróis é que são os heróis do meu livro e aqui me que faz esse percurso até o uma corrente vai ser transformada em estrela em outra maior mas é um
livro o que eu fiz acabei de publicar tem alguns ajustes ainda mas e que é uma obra que eu considero uma obra artística mesmo e antropofágica antropofágica absolutamente até porque eu não mesmo eu já falei aqui e vou repetir para vocês eu me sinto o brasileiro não preciso andar com um cartaz no peito dizendo eu sou brasileira que estais no brasileiro com estandartes e ficar fazendo a manifesta a cada instante nós trabalhamos nesse acharam que estão ali eu escrevi isso é tão futurista já vai conseguir ver eu esqueci foi só de 26 por conta dessa
dessa dessa de se manifesta que vai vai acabar o mesmo cural ou trocou fala que não tem nada mais fácil quando eu fiquei muito fiquei muito anterior é isso que você tá escrevendo anterior mas você já tá vivendo já tava muito interior eu já disse eu quero deixar de mostrar precisa falar do teu manifesta você sempre eu vou falar sujo eu não precisa ouvir porque esse vocês eu acredito que você não compartilhar minha opinião que vocês vão entender muito pouca coisa do que vocês entenderem você não gosto o que é ai meu deus do céu
você vai falar isso da hora eu sempre tive a outra igreja eu falo para ficar aqui olha saber o que que eu falo na frente ningém sai rolando eu falo na hora que eu já falei isso mas eu vou falar de se você fica me cortando quando eu tô dizendo eu tô tentando espantar mais simples eu vou fazer isso meu manifesto para que ele não faça dormir novamente a plateia com as suas histórias e infindáveis e como o manifesto de lei de pé vôlei de pé mesmo é só a antropofagia nos une socialmente economicamente filosoficamente
sobre or not tupi that's the question of contra todas as catequeses só me interessa o que não é meu lego homem levanta o pó fica nunca fomos catequizados vivemos através de um direito sonâmbulo fizemos cristo nascer na bahia ou em belém do pará o espírito recusa-se a conceber um espírito sem corpo antes de portugal descrever o brasil a gente tinha descoberto a felicidade alegria e a prova dos nove contra a realidade social vestida e o professora cadastradas por freud a realidade sem complexos sem loucuras sem prostituição se as penitenciárias do matriarcado de pindorama o índio
é nosso g1 e aí e parece que eu vou citar o mário deu para entender exatamente porque eu acho isso daí que alguma coisa que eu não posso gostar de um tipo de alguma coisa dessa é que não sei se você se solidificou numa época de sua vida e se recusa a transpor barreiras que vão produzir caiu um pau brasil da agora eu vou fazer você tem que ajudar o modernismo não é uma coisa que ficou atrás mandei uma coisa que segue adiante com você mesmo disse itália é um caminho vontade de dizer que aqui
que eu sou mata virgem mistas da mata virgem eu nasci no fundo do mato-virgem como na comacon não é o mais do que isso daí e o nosso caminho na na literatura brasileira da semana de arte moderna na cultura fazer não tem que ser se o caminho de manifesto manifesto manifesto toda hora roberto tá quebrado vida atrás eu quero que a vidraça eu construo e traz um refri da licença viu até agora naturei você entendeu acho que você é uma pessoa que sempre gostou de uma consideração muito grande da minha pessoa sabe mas você tá
se atendendo você me desculpe oi prima como é que é ah é verdade desculpa falar mas olha eu sempre tratei você com muito respeito mas para mim ver você de costa eu próprio eu acho que woody lembra muito os carvalho a e me são paulo versão masculina é só faleceu é isso aí olha o time retirável paulão eu vou me retirar porque eu não tô sentindo mais ambiente para jogar pra lá essa nela mas por favor você vai retirar eu vou me retirar porque eu acho que as pessoas estão até constrangida com que estão vendo
aqui né nesses avença assim entre duas pessoas que foram irmãos eu falei vou fazer o seguinte eu vou pedir uma salva de palmas a gente termina por aqui tava muito obrigado e aí e não brigar mais desligar o e aí e aí e aí [Música] e aí e aí e aí e aí e aí e aí
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com