em todas as e a palavra é toda a minha mas como não sei muito bem fazer essas coisas que vocês vão ter que me aguentar eu vou ter que me aguentar a mim mesma O que é muito mais difícil você sabe Estão dizendo do bem me ouvindo bem tá tudo tranquilo tá bom então é a primeira vez que faço uma live na minha vida essa panela e a senhora de 68 então agora tô começando mas não acho que novo muito longe não tenho nenhuma nenhuma digamos assim vocação para blogueira mas como a gente não pode
se encontrar Infelizmente vou tentar falar para vocês aí de vez em quando olho um pouco as minhas notas anotações que eu peguei nesses dias para vocês tá bom é quando você se me convidar eu peço falar iraputa muito simpático eu és uma montaram um currículo para colocar no carro a você tem é tipo o currículo dados todos os postos de horários da babá eu falei para Larissa coloco com essa coisa daquele a questão da memória e do esquecimento e da relevância realmente política e filosófica desses conceitos por isso que eu insisto nessa nave sobre o
Hoje ele é as teses de Benjamin sobre o conceito de história e eu queria falar para vocês primeiro antes de entrar no texto mesmo duas coisas a primeira é que o texto de Benjamin ele mesmo deu o título sobre o conceito de história o da primeira vez que foi publicado pessoal dizia as teses de filosofia da história mas o título de Benjamin a gente pensar que a câmera dele é sob o conceito da história isso é não é sobre a história mas também o conceito na história tá gente tem que pensar que história é sempre
falo isso para todos os meus alunos alguns tem que está aí eu tô cansado de mulher falar essas coisas história e uma palavra que tem muitos sentidos muito assim classificações dependendo do contexto você pode estar você pode pois é a história Universal do gênero humano ninguém mais vai falar nisso mensagem Olá você pode também falar para minha mãe para eu dormir e você pode também falar da história como narrativa como narração a mão naturalmente como inglês tem várias palavras diferentes para dizer esses vários sentidos em você está trê tem também esse a gente quiser tô
meio e por isso mesmo agora interessante Vera que todas essas palavras podem ser resumidos numa só que a justamente história e é isso é muito importante Benjamin trabalho muito sobre essa rica ambiguidade obscuridade pode estar muito rica na filosofia não precisamos sempre dividia tudo em pequenas pequeno queremos assim os caminhos direitinho ela tem cuidado moça o segundo o pensa almoço na história por exemplo de um povo e de uma nação depende também muito comum a gente Conta essa história Antes de tudo eu penso que como nós contamos a Espanha para lembrar dela não há uma
história como a de Ciências da Natureza o objeto que deve ir a ser um objeto claro que você pode ser com escrever escrever a história sempre sempre Depende de como a amarramos não só a história aliás do nosso povo de uma nação do continente mas também nossa história pessoal o a história no grupo depende muito de como a gente Conta essa história como adianta de maneira e dependendo do momento você sabe muito vir isso eu dei aparelho no momento presentes no momento no coração me conta essa história que a gente pensava até a culpa também
é transformada e o exemplo que eu sempre dou é que talvez vai se torna obsoleto daqui a pouco eu espero que não se torna para você ver aí você peguei quando eu cheguei no Brasil sa-38 havia um feriado há mais do que hoje que o feriado no 31 de março de 64 como a redemocratização o Fim da Ditadura esse seriado inteiro também a rapper direita alguns pares mas felizmente esse caderno carinho você sabe e cada vez que tem o sentido de Março olhasse uma longa discussão quem vai ou não festejar essa data então a história
Araraquara lembramos que seja ela de uma nação de um país de uma pessoa depende tem como mostra narra e a já narra e momentos da nossa vida e da nossa vida da minha Histórica de maneira diferente isso moço só que eu e não é uma substância eterna tá tô com centro da história não é um tratado sobre a história enquanto tal Benjamin sempre vai dizer isso não é o problema dele já ficando mesma coisa que quer dizer para começar a segunda Jesus também então os históricos Benjamin descreve esse texto e fevereiro de 1940 E isto
é no momento da história a história geral da eu roupa o pretissimo momento do início da Segunda Guerra fala e ele escreve Sueli disse isso vários amigos ele tem esse essa esse essas reflexões na cabeça assim diz é e ele sente a necessidade de colocar isso no papel faz muito tempo mas em particular a partir do famoso pacto de não-agressão entre o governo nazista da Rita é o governo de Stalin isso foi 20 que nesse de agosto da 39 tá e Benjamin que já era exilada já tá bem já era esse lado e a Rice
e tem um choque enorme quando como todos os refugiados e básico lá animais judeus e comunistas os judeus e comunistas da pele mas também outros refugiados e a vários em Barris na o que apesar de todas as críticas que lhe podia até já almoçou Jéssica ele foi um dos primeiros a não quer carregar os processos de musical é bom dizer isso é todos os refugiados esperavam que a União Soviética fosse uma força que ajudaria na luta com armas nazistas quando vou falar Alemanha eu sempre digo Alemanha nazista Porque não são todos os animais que foram
aceitas e o nazismo e um fenômeno que não é e ganhamos assim que os animais mas o fascismo infelizmente nós só dos Anéis vol e ele tem um choque muito grande quando ele percebeu essa essa novo tratado que não é um Tratado de aliança é um Tratado de não digamos assim não agressão uma das duas potências o Alemanha nazista ou a Rússia União Soviética fosse atacada ao a última saco planetinha e não ajudar aqueles que atacavam e ele está mexendo com retinho e não se atacar mutuamente quando o que que ela vai quebrar sua promessa
e ataca em 41 entra na União Soviética e ataca a nossa política os Cullen também vai responder à altura ir aí vem uma outra faz na Segunda Guerra elas aqui hoje na União Soviética se diz que o início da Segunda Guerra é e 41 quando eles foram atacados pelos sucessos na rádio UOL bom então em quem tem novo para a nossa negócio inteiramente a gente diz que a guerra começa a em 1º de Setembro o que com a entrada da Alemanha nazista coisa em vários Apolônio E aí realmente os aliados que tentavam tempo revisar sempre
a partir dos acordos de Munique não também reagir de maneira falta de que a a guerra a Alemanha nazista então dá a partir do 1º de setembro de 39 a todos os refugiados alemães que estavam em Torres ou na França em geral e em particular se tornam o assim dizer inimigos a localização o ar mais é uma situação é muito esquisita tem um Moto G Plus não sei lá o que que é isso bom você faz isso é uma situação muito esquisita porque o Benjamin Quando é que a gente o renovar seu passaporte alemão não
consigo levantar isso foi destituído da nacionalidade na mas para os franceses ele continuava de origem alemã mesmo a palavra portanto um inimigo em potencial e todos os refugiados os animais que moravam entrar isso e não conseguir no seu conseguiram se naturalizar francês às vezes porque havia uma lista enorme mapa na prefeitura área mais de 90 mil pessoas perderam se naturalizar vocês imaginam bom então agora mudou a declarada a Segunda Guerra esses refugiados do origem alemã a partida utilizar só convocados pelas autoridades francesas assim a seguir a senha colocar no estádio nos arredores de Paris para
a serem levados a Campos de trabalho Campos do trabalho entre aspas trabalho eles são as estampas o Benjamin foi para lá nesse estável em cinco de Setembro e ele ficou nesse Campo que era a um acampamento vamos dizer assim numa casa quase um castelo totalmente vazia sem nenhum conforto é perto da Cidade francesa de Neve até 22 de novembro ele ficou portanto bastante tempo nessa aqui nesse acampamento e isso é pouco conhecido não é um campo de conservaç e pelo amor de Deus mas é um campo uma se diz ela que as pessoas aguardam não
sabem o que fazer não tem conforto nenhum não tem nem como ficar mais para dormir em Benjamin que é Sofia do coração é que não era nada Kate que você sabe que ele não tinha nenhum espírito prático Pelo menos foi ajudado por um jovem judeu ele fala que você gosta muito a Emily que que fazem sempre os intelectuais quando não sabem o que fazer como nós aqui na academia ele até começou a fazer a aula falar passar um tempo e ele se ou tá meio em uma mini revista que há outro dia a gente tem
até alguns agudas da família avisa que era uma revista dos de todos os judeus que estavam nessa nesse lugar junto ele dava aula e uma das um dos pagamentos era três golos gulosa é um cigarro francesa que não existe muito falta a pirâmide fumou fumou fumou até morrer bom né que ele tinha alguns amigos em Paris que ajudaram ele a sair ele saiu muito mais cedo assim eu estou aqui uma mulher que é muito importante você que muita gente não conhece que era uma senhora que teu marido e ainda Rio de Janeiro Adriana Simoni e
O moletom o beijar Achei que estava emprego inverno a guerra tava fio tava tudo seguro ele mudou várias vezes de endereço e felizmente decidiu ou com a pouco que ele remédio irá como sempre o chorume que o então para acabar com pedal o disco É bom lembrar que Benjamin é um caso bem claro desse estatuto de refugiado é desligado que nunca tenho que ir a pé suficiente tá nunca tenho visto cheio nunca até o mas assim abrir logo oficial o Java ele é hoje que sempre está entre vários países sempre em perigo nunca sabe onde
fica a em termos de moradia e muito pouco dinheiro tirando tipo de bolsa dor que o Instituto de Pesquisa social em Nova York ele tem tudo já tentou aumentar um pouco essa pergunta foi complicado e não tinha mais nenhum para a pena oficial não tinha mais nem visto digamos assim e permaneça na França nem passar para o time bom e quando o que isso aí você sabe tá muito tarde e saio 10 de junho do país de 40 e os alemães chegaram em Paris um dia catorze Então realmente foi muito em cima da hora ele
foi para o sul da França que ainda era como você diz uma zouna livro que não pertencia ainda Alemanha é que não for também que sempre foi uma zona de resistência ao governo de Vichy e ser uma cidade do outro lado do Lago do Alemão lá vão deixar com o solo e disse para fazer uma o governo da aliança não mas aqui o governo de a civilidade contar as histórias e os assim das roupas do ocupação e absurda a França sempre ficou com uma digamos assim uma tentativa de resistência e tu não foi na Lourdes
primeiro nos pneus depois foi para Márcia onde ele se tem como ele sabia que ele encontraria no Consulado dos Estados Unidos do Marcelo no visto de entrada nos Estados Unidos quentinho adoro é o câmera conseguir fazer chega no consulado e ser visto mas como vocês sabem faltava um visto de saída quando ele chegou na Fontela a cabeça da Espanha a cabeça de um pequeno de uma pequena Acenda muito íngreme lá na faltava ainda um papel para poder sair um visto de saída você esquece raiva eu insisto nisso que o momento muito dramático bom e muito
biográfico essa mestre mistura até riu do meu Caxias ele perigo que continua muito clara em todas as ditaduras de hoje em todas as situação de tantos refugiados você souber aquilo que acontece com qualquer refugiado que ainda chega e não Produza por exemplo na Itália o que chega e na Grécia até chegar no outro lugar é uma coisa insuportável que começa a nessa já das primeira guerra mas que fica muito forte a partir desse momento da segunda guerra bom não precisa se matou você sabe na noite do 25 Eu tenho seis em setembro em pó tudo
isso parizek esse texto porque ele carregava ainda consigo quando ele fugiu e que estava numa pasta aquele depois que depois a Hannah a gente quer saber o horário que eu chegar meu carrinho eu gostaria é uns amigos para os Estados Unidos que esse texto ele faz tempo que ele pensava nisso mas ele que escreveu esse texto isso insisto bonito numa situação é que se chama no PV muito muito crítica sem conforto nenhum sem nenhuma digamos assim e boa boa aquela sensação no inverno e inscreva-se texto essa certeza que é que a gente chama assim porque
elas estão realmente construída como várias vezes eu de Rita para si mesmo e eu vou insistir muito nisso porque nós temos sobretudo na filosofia o hábito um pouco ridículo talvez eu sempre pensar que os textos que Lemos só catadas o textos sistemáticos de um filósofo tem poucas filósofos e outro problema é isso me diga nos a seguir um filósofo que quer apresentar um problema e tentativas de solução ATX pro nosso faço mais muito construir os extremos e nosso portanto pensamos que eu sou o pectus quase quase fica utilizados como se eles tivessem nenhuma relação nem
o contexto da esquenta nem constilo da escritura porque tem vários quilos se vocês querem o diálogo de Platão as Confecções do cônsul o h César do Rio são os Esquilos e depois a muito nisso o então o sistema uma física da agricultura são sou tensa de formas literárias muito diferentes áreas para vocês a diferença você começar a música de uma coerência e que o texto já havia acabado e esse texto de Benjamin não é nada nem coerente nem acabado escreve Abrir de 40 quando eu ligar mais ou menos acabo Duda a redação come zóia desse
às vezes ele escreve para sua Não dá amiga a greta A Dono Eles eram muito amigos ele escreve as conheciam fazia muito tempo eles ficaram para era queria colocou num papel vai as reflexões sobre a história que Ele carrega consigo já faz muito tempo que for um tanto essa escrita foi desencadeada pela situação política e que ele não pensa e de jeito nenhum isso é muito importante ressaltar e publicar esse esse texto assim tá porque diz ele e ele é Profético acende publicas assim e andar muito mal entendido e entrou é quando a gente ler
as teses Às vezes a gente pensa que eu nós temos aqui uma teoria da história o até o material da historiografia é que podemos "detesto essa palavra usá-la aplicar essa teoria dormir na minha a nossa situação não é isso é o terço para assimétrica e para entender onde que ele está para tentar até um pouco de distância em relação a si mesmo e interação em todas as questões que ele se coloca em relação as suas esperanças fica das suas desesperança e eles querem o de Rio para colocar no papel e tem um pouquinho mais de
clareza para assim é isso também é importante porque não gostar muito tempo temos hoje e dia o vício ligado a William Bonato escapes etc todas essas coisas que a gente tem que fazer até uma nota para ter uma bolsa Lá a gente só escreve infelizmente para publicar se vocês querem pipa e você já tem que publicar para contar todos e a gente escreve perdi você mais você sabe mesmo que a gente diga como é que as pessoas de João diga o que não que a gente tem que ficar mais coisas essas Oscar pensando em quem
vai ler não beba e que o INPI revista qualis um dois três você que parece que sua saída caído qualquer maneira tudo vai carrinho parece então a gente não tem mais o hábito de se acabar com a assim mesmo eu devia beijar a minha casa a menos que quer mimi isso tá assim mesmo pensando depois que ele fica vivo a comentar Este texto certamente esse esse escrito para talvez publicar o outro texto baseado nisso vários outros textos é um pouco um caso similar se vocês querem eu sei que tem alguns casca anos aqui me escutando
é como Os Diários do casca Nos quais vocês têm quase uma receita G e ao lado do mar da belíssima novela e depois uma carta o esboço do catar para a coitada da Felícia aquele feliz só tem o nome e se você quer saber é tudo muito para si mesmo é uma maneira de pensar sobre si mesmo sobre essa poder situação quando vocês atravessam uma situação difícil mas vocês querem para sim e faz um pouco a colocar em palavras aquilo que se não é só fica no registro na angústia o e eu acho que nesse
sentido essas coisas também tenho um uma relevância para nós muito grande porque nós também estamos numa situação muito difícil e a gente poderia tentar pensar junto com Benjamin algumas questões não aplicar aquilo que Elisa nossa situação bem pensar juntos as questões que eles colocam e por isso é são os pontos da informação porque não dá para ler essas ter sempre pensar nesses dois pontos não a situação aí o tipo de escritura o descrita como você quer tá que esse tanque estou configura e que eu acho muito interessante a gente é meio acho que é mais
fácil mesmo sem pensar nem na banca nem na qualis nem nada disso só para se a entender um pouco melhor que a gente sente e como que a gente pode pensar e como casa por agita bom eu estou eu queria dizer também que é Benjamin crítica nesse texto é isso que tá meio deu muitos mal-entendidos aqui para nós vamos ver até o meio difícil duas escritas da história Portanto ele faz o texto sobre o conceito da historiografia ele fala das estão materialista quando ele disse materialista e usa um vocabulário que na época era mais corrente
que atravessa uma viagem nos mais próximas que mais marxista dos cada o alguma coisa assim mas ele nunca você sabe nunca do Partido Comunista ali é um materialista no sentido assim mais autodocs o chato do da palavra mas ele queira ou por um certo tipo de escrita da história e há dois tipos historiográficos do Minas quem segurou ele nos paralisaram nos paralisar Nossa ele disse várias vezes nós estamos na nossa luta e nossa resistência contra o Francisco contra o nazismo de Naruto deixa cuidado desse texto é que ele o mesmo tempo que fica ai só
grafia dita qual que é sexta justamente o canal acredita no progresso e a historiografia que ele chama de burguesa Ele fala muitas vezes da estoicismo e se encontra boi a história e solta alguém assista Portanto ele tem dois inimigos o a fizer e também são inimigos em investir ele ficou cura perceber como que nós podemos lutar contra o fascismo melhor sem cair nos pressupostos de ambas as histórias Ai que lindo para essa Live hoje é um pouco o livro está a brincar de ouvir sobre as peças começar insistisse com toda razão é que ele Walter
Benjamin é um dos primeiros historiadores os filósofos eo dia já nunca sabe muito bem que ele é né tanto faz mas estrago de esquerda que começou a colocar em questão essa ideologia do Progresso como se diz bem antes dos anos 60 a 70 e m Isso realmente é muito lindo vador eu confesso que quando li pela primeira vez às vezes já me nos anos 70 o tava estudando filosofia e Alemão em janeiro isso me chamou muito a atenção eu tava eu tinha um professor que tava escrevendo uma história da literatura alemã medieval onde é que
as coisas passam e em baseado nas terras um pouco do Benjamin sempre que supor um grande uma história de esquerda que nunca se punha eu nunca exponha um progresso Então é isso é um primeiro ponto que essencial porque Benjamin vai dizer que a fé a ideologia Como eu disse do Progresso ele fala sempre que o partido social-democrata alemão na República do reino a causa disso tem naturalmente também o Partido Comunista o que ele não cita mas que também tava aparelho não está limão que é alimento ligaram lá comigo como interno por conseguia as alternativas de
musical e que também achava que havia sempre um congresso um determinado no fim da história bem já me critica em novamente isso ele vai dizer a quem tanto a social-democracia Como os partidos comunistas mesmo que ele não se tão claramente mas a democracia ficaram paralisadas e chegaram ao Como eu disse conformista se porque eles achavam que o nazismo no fascismo era só um episódio quase na luta final antes do proletariado tomar o poder eu tenho que dizer vocês talvez não lembre disso que o realmente uma revolução muito clara e vista do socialismo os anos 1809
na Alemanha que foi esse largada pelo novo governo da República de raiva e particular pela polícia social-democrata muito mato ligeira da Poli o interessante dessa estudadas em todos os países não que matou com os alunos sabão ele fica havia portanto uma esperança que depois da revolução Soviética o próximo país até a fazer essa revolução socialista e comunista mesmo se ri Alemanha e não desistiram dessa dessa forma Esperança sobre essa quase segurança mesmo vendo o nazismo tomar o poder eu segundo alínea do comentam eles achavam quando o cliente que fica e três quatro Hitler tomou Porã
e e Ação Episódio infeliz mas o último episódio que abriu os olhos do proletariado para ele ficou detalhado fazer essa revolução e o aparelho cronista achava que isso era bom então sentir porque eles não iam mais acreditar na social-democracia o Brasil realmente se tornar essa digamos assim se tornar mais comunistas e fazer uma revolução comunista e o Portanto o nazismo era que você quiser Como sobresa Tu quase antes da Vitória final tá quanto a social-democracia que é sempre fico o tempo alisado do outro É como diz aquele excesso advocacia na certamente uma revolução diferente a
gente acontecido na 19 na Alemanha a social-democracia achava quando qualquer maneira obrigado incita a isso aí vai as suas escolhas e como diz o partido social-democrata e lá dava com o fluxo com o Nemo e a chegada qualquer maneira a revolução socialista tão que achava que era bom trabalhar pela revolução mas também não vai precisar de mais público até Nanã ela ia chega O filme economizarmos é social-democrata ele acha Gabi qualquer maneira então a questão era saber como digamos assim ajudar assim a boca calada mais porque você fica mais ela não vem em seguida tá
é uma tendência que Benjamin que fica muito em particular nas pedras eu não vou pegar todas as pernas domingo para você mas em particular nas empresas são misturadas as Pezão não tem uma uma desde o solo na primeira e a segunda das peças 12 é as fezes 11 Por exemplo quando ele critica o o trabalho gota EA fé a social-democracia alemá não sono folga é essa mas também na técnica sem nunca perguntar e no trabalho sem nunca perguntar quem são os proprietários dos meios a Tucson para quem vai lucro e aquele que saiba a técnica
entre para antes ainda só parar fim quase um uma mais uma colher de chá para o homem já ninguém essa tese Onze ele também tem uma crítica Clara a ideia de explanação da natureza que Como disse o posto de maneira muito ingênua a exploração do proletariado e ele é é o mais já que vai voltar na toda toda a reflexão da escola por notadamente na dialética do esclarecimento da dono do local que essa exploração da natureza e também uma dominação da natureza e que a técnica que domina a natureza não sou por a técnica que
o põe que exploram o proletariado pelo contrário só dois tipos de dominação e deixar só o que se confunde se completa muito bem a gente vê isso de maneira que a gente cima hoje tá eu também uma questão assim de vocabulário não sei se você sabe eu troquei disso faz pouco tempo o game a palavra é que falar Sonic português em não sei que você ficasse com você sei lá tem dois sentidos que só geralmente ligados a duas palavras em alemão e francês são as duas línguas que você um pouco mais do que um desses
quase não sei esse coração e é muito esquisito isso no em português pé é quase interminável do imperialismo e colonialismo é que informação pode ser também a busca pesquisa não problema você é explora não sei as respostas ouviram x vocês fora todas as possibilidades da resposta muda tudo cura mas é que fala ação também é e é que falar sobre o sentido que você é que explora alguém o que você quis falar um país para retirada de diamante e ouro ou uma pessoa para servir de escravo ou passar ele ficar vocês o nome estranhíssimo que
essa palavra que em alemão são dois duas palavras diferentes e Francis também é que se botasse relação som em português uma só isso acho que nos faz pensar muito sobre nossa relação eu também com a natureza e também até que uma pesquisa só se for para acontecer fisiológica é sempre tem o mar uma quedinha melhor ideologia bom [Música] tudo bem as músicas a tese nº 11 o Benjamin vai realmente muito bom e vamos ver a sala inglês são duas palavras também muito obrigado era interessante que Benjamin já disse nesse texto a água ele cita fogueira
utopias algo sobre a natureza liberta ou acadêmica que também uma tradição que vem Claro dos indígenas brasileiros que ele não conhecia mas também no antigo testamento a gente tem que lembrar disso paraíso é na natureza não precisa explorar só precisa cuidar dela bom eu quero gente vai me dizer que essa e quando o beijar me fala sobre a função a democracia ele tem poucos outros exemplos ele não nunca se feriu e nenhum partido Alice fica a única nesse caso geralmente a Rosa luxemburg os espartaquistas ele cita também a buda é o último anarquistas mas ele
não tem nenhuma peguei um pertencimento partidário é alguém que pensam políticos em que pertence a um partido apesar de vários amigos de Isabelle que ele tem a quem cabe o Partido Comunista e os dizer para ele que ele pega que atrapalhasse tá bom e esse essa estão geografia da social-democracia e do Partido Comunista não ajuda dizer ele a entender que que realmente o nazismo e é isso é muito interessante porque nosso faço eu quero paróquias e nas hoje porque nós também temos muita dificuldade em entender que não fique nós estamos vivendo Hoje em Dia com
a digamos assim esse desgoverno e sobretudo com essas pessoas que ainda não só botaram não resultado do bolsonaro stabbed continuo pensando nele aqui de uma maneira muito interessante para mim a partir do dono rouca e Benjamin chamavam-lhe eu chamava o bolsonaro começa também Comer muita coisa mito e nós a partir do nosso da nossa Herança da outra pergunta que eu já conheço me sinto também totalmente alguém da unidade iluminismo e cimento Temos uma dificuldade enorme em pensar nisso E aí mais lá e o mesmo tipo de regular Eu acho que o Benjamin descascada na república
de raiva o que doido Inglaterra conseguiram entender porque que o livro fez tanto sucesso é conseguiu aquilo que ele quer ir depois físico no pagamento tô toda a discussão isso beijar já se recebia os primeiros habitantes os outros povos a não a tia não tinha digamos assim os 15 quilômetros de pensamento capaz de pensar isso ele resistir a isso então não levou a sério aquilo que não podia pensar se você quer é bom a Benjamin vai diretamente é sabe essa ideologia do Progresso tá com a cara que ele contava com esse Aliados mas eles não
conseguiram resistir e até aí então em surgiu no fundo as lutas raposa não só numa ilusão de partido de massa mas raposa eu cito a tese e essa velha peguei são em alemão lá lá lá o retorno sobre o na o melhor e depois vai subir marcas estão uma concepção de tempo é isso ela tem como único e Francisco que nós temos que tirar essa concepção do tempo histórico é uma argila que é que vai que começa a gente não sabe muito bem quando para ajudar isso no começar com uma criança no mundo o Deus
que parar o cristianismo também mas depois tem uma uma uma ruptura com a grande na vinda do que tomamos isso na nossa concepção moderna de Rondon logia que a concepção de que nos assim o tempo dominante que nós temos e m nós temos aqui você pessoal dominantes conosco cronologia que faz do tempo uma linha de pontos a serem preenchidos todos o Mania infinito Aparece sim muita reta e vazia e vamos colocando a historiografia como uma cronologia com todas as os acontecimentos um depois dos outros caindo muitas na tentação de pensar com evento x que vir
antes do evento Z é a causa de Z o Richard vai como muitos outros filósofos hoje em dia crítica essa concepção do tempo como o logia Ah tá quando nós fizemos geralmente que ela é concepção objetiva do tempo o seguro Benjamin é uma concepção pobre aqui é prática para digamos assim África para até algumas datas na cabeça mas é só isso ele retoma assim o melhor a pura ligado de tempo a temporalidade para que existem é sempre Desde da filosofia grega eu sempre começa o também com com isso nas minhas aulas para que ficar porque
eu vou fazer a cronograma Olá eu sou um pouco mais colocar filosófica não faço como é que vai porque eu acho que tem como vizinhos os gregos que vamos tempos várias intensidades de tempo que moram portanto a temporalidade e o tempo é pensar que a cronologia é a única dominante era também segundo Benjamin o erro e faço nós não conseguimos pensar realmente a história o emprego não sei se você sabe disso como são filósofa' confesso a filosofia sempre gordos isso é um vício do Professor tem que ir palavra para dizer tempo coisas que segundo os
gregos e o Deus que como os seus filhos são isso mostra zap não é uma concepção muito muito posso terrível vocês É claro que não é uma boa tecnologia mas as façam certeza eu postei raio Grosso Cartoon Isso é uma questão que não entendo muito bem confesso gostado assim adolescente anos que possam identificar melhor o meu amigo Vitor aperto bazar tem tudo explicado três vezes nunca entendo mas que ligado a um tempo da eternidade talvez você já também aquilo política toma não entrar no que tom e tem um tempo que para mim e para o
de óleo Argan também acho eu tempo obrigada e até pensar que o carros que o momento da interrupção e da tomada a tomada de posição o tempo quando você com o desenrolar cronológico blablablá história e você toma decisão e muda o tempo é um momento Rural kazon eu não tenho que também não nas artes retóricas é muito importante que você tem que pegar ocasião e você tem que são só realmente é um tempo que você tem que estar muito presente a pegar o momento que fazer e saber o que faz é esse Você não apanha
o pega ao casou ela fosse tá esse tempo em Benjamin é muito importante ó ele vai estar vezes errado Zilu para o seu próprio uso do esse conceito que é difícil de pronunciar East Side o tempo do agora isso é eu tenho coração mesmo tempo cuidado decisão o segundo ele para poder pensar realmente a memória e também a ação das tem música não se deixar aprender pela falsa objetividade da cronologia e isso vai dizer que as a verdadeira imagem do passado a cuidado não é a verdade do passado tá a verdadeira imagem do passado aquilo
que realmente nos interpela e que pode nos ajudar se dá justamente no momento e podemos imobilizar para entender melhor o que que é equipe e que estabelece uma relação entre no passado do qual nos exames nos esquecemos o até casa nem tinha percebido que ele foi recalcado sufocaram o quê que vocês querem e o nosso momento presente aplicação desarrumar com um só isso ver muito oposto Mas ele também não faz exatamente entre um momento do passado tipo de repente surgir não é um momento do qual nos lembramos e numa história linear cronológica uma rotina da
história que a gente sempre conta e para o biografia chata não é o momento que surge de novo eu repreendo vejo água osso leva o ar que não lembrar só algo de que me ia me esquecido mas também que leva que me ajuda talvez no momento presente e isso diz Benjamin e aqui o que acontece quando nós temos que a mente uma ação revolucionário e nesse sentido vocês percebem Ele entrou duas na historiografia o umami categoria que ele não Alemanha diz isso mas ele chama isso no enterro só que vai ser muito retomada Nem só
grafia atual aqui trabalha com a 10 continuidade ele sempre procurar pelos momentos de desse continuidade a e esse momento os esquecidos do passados Isso é só que é muito mais conhecido ele já mim e faz de Margem já esquecidos do passado também tem a ver com aquilo que muitas vezes chama ele não é exatamente assim a história dos vencidos quando na famosa a tese certa onde vocês conhecem ele fala do do cortejo que vencedor que sempre carrega consigo enfim o Botequim que foi pego dos vencidos e ele Diga essa famosa a tese certo que é
exatamente nisso que faz a historiografia burguesa ela tem uma operação eu queria ainda para isso dupla e como ele diz o historiador O Blogueiro estão insista isso tá meio é muito bonito Benjamin alguém que me diga nos assim se dane o resto cita o Messias resultado Não sei talvez ia visitar a minha casa única esse tá Max Tudo junto não é esse tiro tese doutorado só misturar acabada comprou isso estou É sim ele disse que o historiador do estoicismo sempre sem identifica-la início a empatia centrados hoje O Elias ligação afetiva com aquele com o vencedor
porque não só não fosse mesmo simplesmente porque geralmente ele quer escrever a história dos vencedores é somente uma questão bem sem dor tem mais documentos tá não é não tem eu adoro tradicionais que a pessoa diz que ela disse que continuam sem que chegando no sentido de briga mim com aqueles aqueles personagens históricas que são mais conhecidas isso é que dou mais documento você mais aqui você sempre O que diz que já me isso é a pulso também da sua tristeza o link vai dizer uma coisa muito conhecida quando o que explica a história da
historiografia dos historiadores da época da ele na na segunda a intempestiva intempestiva nunca se observam que tentou se vocês querem aqui o texto que eu sempre recomendo que acontece muito bonito que é outra questão que merece muito conosco porque ele critica essa rudes são vazia e dá que não se muitas vezes ratificamos que a gente às vezes é obrigado a praticar o treinamento para ter um mestrado ou doutorado é sem saber em para que tá E aí a gente sabe que o mundo coisa se faz um muda anotações consulta mundo aqui você a gente sempre
no fim tem quase uma depressão nervosa se a gente não tem problema do horário e você pergunta porque que nós fizemos tanta coisa tá aonde é que vai isso para onde é que está em Benjamin já toda isso é tomar aceita essa segura essa foi a administração e vai dizer aqui essa princesa que segundo ele também acometeu alguém como o ganso que tô France souber é uma criança bonita aqui também tem lá vai me ligar né o fato que no fundo nunca se pensa você pergunta O que que a Vila do outras histórias se vocês
querem tá então o que nós fazemos e sempre repetir o mesmo gesto de repetir a história dos vencedores e nunca perguntamos Onde é que estão os outros dos pais não só fala no monumento a Benjamin é que existem por boca e o monumento ainda não sabe muito bem onde é que ele tá errado você sabe mais um artista isso aí ele tá fazendo bem no medo e tem a sua casa do Benjamin que disse que a construção histórica e dedicava aqueles que não tem nome só esses aí que são digamos assim os esquecidos os desaparecidos
e os mortos da história e por tudo a ver parabéns a mim na historiografia tradicional uma negação e todos aqueles que nos precederam que desapareceram que morreram e o que forma esquecidos o que for um desaparecidos também pelos ditadores de plantão ou simplesmente anônimos aa um dos quais a gente gostaria de saber como que eles vieram o que que eles fizeram como que eles resistiram bom e nos nós sabemos e hoje em dia Benjamin Hall Pô esse tipo de historiografia que vem muito também do gasto o apoio e se isso vai jogar filha dos Anônimos
E ai fotografia dos vencedores não são poucos ver se agora são ruins e sobretudo ok ok nós temos só uma versão da história tem muitas outras histórias sim para segurar não só outras histórias mas muitas outras esperanças que segundo meus amigos foram soterradas em todas essas histórias nem contadas nem lembradas lhe relembradas e todas essas pessoas que não foram bem enterrados não sei que o Faro do da academia e que por carinho nos ajudar hoje em dia a saber quando a esperança deles a retomar a luta e as esperanças deles neste sentido ele tem essa
frase tão força que eu acho que hoje envia no Brasil é muito quando leio isso é muito terrível e ele diz o seguinte natureza seis eu vou dar toda terça sei se vocês permitirem ainda tem uns 15 minutinhos Porque para mim é Matheus que diz muitas coisas juntas seria de um servlet é curta articular o pássaro então ele também não significa conheçam tá como ele pouco é que foi ele cita A tarde quando problemas foi uma situação do Historiador junto é oportunidade devem ele disse articular o passado essa palavra muito interessante porque ele não disse
conhecer Exatamente isso também é importante para o historiador ele se apoia nas cascas histórias meus ele diz a minha tarefa vai articular que que é uma articulação por exemplo do aquilo Porto Velho ela arte cura o braço e outro abraço portanto em particular o passado historicamente dizer e articular passado e presente encontrar a árvore a metáfora é muito boa que faz os dois se morrem os dois não ficam mais embora como se fosse ele na hora que ele passar o passo como ele vai responder a Roma mas ele pode se tornar na nossa memória um
passado no sangue retido no quadro trás eu não quero sabia É nesse sentido diferente e que pode nos ajudar a mudar o crente não pensa essa percepção da diferença significa dizer ele articula ao passado a poderá ser uma lembrança tá como ela leu pesa só se tão um instante do perigo o que importa é o materialismo histórico ninguém vai falar assim mas vocês entendem capturar vou pegar carro são uma imagem do passado como era inesperadamente o coloca parágrafos sujeito histórico sobre o sol hoje no stand do império aí ele vai usar o perigo ameaça tanto
o conteúdo dado da Fabi só quando os seus destinatários só para loucos O perigo é o único eu mesmo deixa a se transformar em instrumento da classe dominante bem mas esse aqui bom e cada época e preciso tentar arrancar a transmissão da cárie sol ou conformismo que está na iminência de subjugar os missão da Alison em alemão Ele desligou livro transmissão é uma palavra que ele vai usar cada vez mais e menos Radisson são duas palavras que eu não sei a sentido tem a mesma significação mas bunda lixo camisa sempre quando explicou essa palavra na
Lusa eu digo que lhe fala em entregar uma e do outro lado da rua pois é ali foi atravessa o tempo para levar algo que foi você também tá edição e também tem esse movimento e você levar algo e da margem do rio para outro por exemplo ou no tempo só que a irmã Isso é uma palavra tão concreta que quando você fala dela você pega bem seguida Você pode ter digamos assim acidentes na transmissão agora você disse Rabi Só uma palavra muito mais sou nem pois é pô se você era para o pacote para
superar ou ímpar conta aqui em casa ele livre para nossa meta pode ser que tenha um acidente na transmissão Pode ser que o carteiro Não é com a nossa casa pode ser que a livraria esqueceu de mandar o Pode ser que simplesmente Alguém já pegou esse livro acho muito bom ele ficou com ele E é porque eu digo isso porque vem cá me disse isto muito que nós coreografia temos sempre que pensar na cama sem lençol o que que não foi transmitido isso também é uma questão muitas vezes estratégias de poder pode ser acaso mas
você já tá bem uma decisão histórica uma decisão do boneco vou dizer ali só em uma decisão é a canto missão não é sempre digo é uma irmã dizer porque eu inventei não sei como foi mas eu acho que foi assim quando queimou a Biblioteca de Alexandria as pessoas que pegaram quiseram Salvar Com razão as obras completas de Platão e de Aristóteles acho que algumas foram até queimadas mas não foram buscar as roupas completas dos sofistas E por quê Porque já dá pra fazer sol e filosófica da época os sofistas não tinha tanta importância assim
é Matheus vilões Emily da filosofia já na época Então você vai buscar os livros ditos sagrados mais importantes e os outros você deixa queimar da mesma maneira os pneus também vai dizer isso eu já na sua Bíblia a gente tem que estudar como o cabelo já foi submetida quem fez a por exemplo ar a escolha dos livros bíblicos muito além da teologia sabe disso eu não sei eu sei que isso brigas eu gosto de ir ao médico e relação a Bíblia Benjamin vai ser insistir no fato e na historiografia você possuir algo a água oxidize
um alemão cortou a good bem culturais e detesta essa palavra porque parece que a cultura também é um negócio bancário que você fez o Lisa Mas você trouxe medo de maneira diferente pensamentos acontecimentos obras pois é para o Buda ele era para tomar um exemplo que não é machista Mas tiro Benjamin Duda né até a leitura do Benjamin era rápido o que você me tido como um grupo poeta clássico arco pela depois do Benjamin tudo eu queria descobrir junto vários técnicos e Leu Benjamin do novo valeu muda né e uma outra maneira e relacionamento a
história a história que Ele viveu uma história a história de Paris na cama semi som é um fator político essencial e deve e também tem uma briga política então em cada época é preciso tentar arrancar a transmissão da tradição o conformismo que está na iminência do subúrbio o amor do Messias verdadeiro tá o Messias É verdade não Google não vem somente como Redentor é blusa ele vê como vencem Dog onde é que isto E mudou até a ou passado a centelha da Esperança pertence somente aquele ele ressalta aquele sonhador está perpassado pela convicção de que
também os mortos não estarão Seguros dias do inimigo silifol vitorioso esse inimigo não têm cessado de vencer e você sabe que a hoje em dia não acabar com isso é um processo de reescrita no Brasil da história do Brasil que exatamente aquilo que ele denuncia os mortos também não tão digamos assim insegurança diante dos vencedores é isso obrigado a nova a professora muito obrigado pela palestra É uma honra um privilégio poder te ouvir falar e aprender tanto com você agora eu vou passar então a palavra para o Felipe Amancio que tá organizando as perguntas no
chat ele já começou a organizar mas se der tempo é se inscrevam no chat que ele vai organizar vocês certinho Tá bom é muito obrigado novamente a um prazer uma alegria que eu vou falar Ainda mais nesses tempos tão difíceis agora eu vou passar a palavra pelo Felipe ele direcionar as pessoas a primeira que eu notei foi o Rodrigo eu vou vou falar com ele aqui quer dizer outro acho melhor ir a pergunta né e ver onde é devagar porque às vezes não entendo bem o mulher pergunta que eu vou tentar montar um pouquinho o
Rodrigo ele escreveu que ele integra um projeto de comunicação Popular para trazer voz é perto periferias Impacto sofrido pela pandemia Então me pergunta como desenterrar a história dos vestidos hoje para não repetirmos os erros do passado essas narrativas conservam a história dos povos excluídos que não constam nos Livros mas elas seguem invisíveis essa pergunta dele na como desenterrar a história dos vencidos hoje para não repetirmos os erros do passado e o Rodrigo é a questão do mês a mim ele não tem a resposta Mas é bom você você viu exatamente qual era a problemática a
questão é saber como puder digamos assim eu não gosto da palavra resgatar mas desenterrar o pelo menos às vezes nem só enterrada só com o enterro em outubro já é uma grande é um às vezes não é é mas como escutar a parte da cabeça do caso das pessoas que não têm registros escritos através da história horário e através deste documento que não preciso ao Sesc Cruz como um rei colocar algo que indica que essas pessoas por exemplo já tiveram momentos de resistência está peso de resistência ou simplesmente de luta ou simplesmente tristeza nas crianças
existiram água e sonhador francês aqui chamar Michele dá certo Aonde é que eu fosse escrever no Zap parece que fosse escreve aqui é melhor você acaba o nome dele tá tá aqui Opa conseguir almoçando é aquele negócio pensa nisso sair me serve certo e é mando Pronto ele ele já morreu mas Michele certo aqui era psicanalista Jesuíta e Historiador uma bela mistura e creio muito para o Brasil oi amor o início da ditadura e daí vai ser o Nordeste e ele foi o primeiro a denunciar a tortura que havia que existia na ditadura brasileira no
mundo diplomatic esse jornal muito importante na França depois disso ele foi proibido entrar no Brasil tanto pelo governo brasileiro como também pelos seus superiores e Jesuítas então ele não podia entrar e então é só porque ele sabe que privada é muito bons a Jesuítas por vocês tomam essas liberdades ele é simplesmente fabricou o pediu um faço passaporte E continuo vindo tá ele tem um beijo no livro é muito interessante porque ele diz que geralmente as pessoas da classe mais privilegiada penso o que o povo mais pobre ele não conhecia as favelas nos vamos conhecer essa
tempo que ele foi muito do Recife é só pessoas passivas que não tem história que me resigno ele disse que não é que nós temos que ver que tem muitos hábitos é muitas muitos árvores das pessoas que são maneiras como tornar a ocupação EA exploração e que a gente tem que valorizar essas estratégias que para nós de uma classe mais privilegiada para mim esses fatores que nem conto mas que suas cabeças de resistência que a gente tem que valorizar isso então é ele acha que uma das tarefas é alguém que como você disse tentar desenterrar
essas essas história você tá ver se também tem tá perguntado de maneira quase 1 Se quiser pode ser quase engraçado como o caso você vira para escapar com a maior exploração Quais são os cookies que a gente usa e quais são também as no bairro YouTube as casas têm essas pequenas que fazem que você pode ajudá-la pois é para os outros e Thales não pagar tudo que eles compram isso acho que merece ser estudado é merece ser valorizado e certamente eu acho que também ido na casa das pessoas tentando talvez até os registros das igrejas
que eu vou sempre a gente pode talvez em computador com medo onde não sabemos e pronto procurar também muito músicas riscos naturalmente Rua do cemitério eu peço um pouco naturalmente que essas pessoas foram enterradas tem na na digna Os Pássaros Pássaros que não é sempre o caso então aí no triângulo num resposta geral para isso foco Beijamim tá no meio perguntava sobre isso e Mas você traçar também dessa atenção Ele sabia Só de saber como valorizar as 14 de resistências que existiram que existe ainda essas orações porque ela não somos o passivas é hoje é
dia ainda no título você sabe disso cada vez mais estofamento assim entregues à dominação também há outras fraquezas resistência EA naturalmente em várias outras ela digamos assim manifestações das festas Obrigada histórico de tensões também a resistência e muita esperando você que nós podemos controlar e não sei se eu respondi um pouquinho não há resposta unívoca agora as respostas que procura um ok eu vou então ele é a segunda pergunta né E você faz o desculpa o Felipe você faz uma escolha porque eu vi que tinha 99 pessoas em várias frentes algumas pessoas escrever um chat
e eu conseguia pegar eu acho que não é se todos também porque também um filme muito rápido é então assim é ué pergunta do David Galhardo ele escreve né professora a senhora vai escrever o quê para falta Beijo entre astros não se trata então de adquirir um conhecimento isento de subjetivo do passado mas articular passado e presidente de tal maneira que ambos sejam transmitidos sejam transformadas isso é de um texto de 2011 a ele continua a senhora poderia esclarecer Como se dá essa articulação essa posição de Walter Benjamin é totalmente distinta da proposta de elaboração
do passado de Adorno pergunta a ele obrigado tá bom Não não é totalmente diferente apresentar a tentação de elaboração do passado Benfica II aí Vocês perguntam e na sequência do Benjamin tudo que tem que ser perguntado é porque eu vou respondeu então eu vou tentar só que a gente ficar um pouco quando eles articular Ele simplesmente quer dizer ar Ele simplesmente a coloca articulação é como um conceito não vou posto mas que digamos assim parece substituir o conceito clássico que tá meio conceito importante do que comum conhecer e reconhecer o passado já menino disse que
o nosso devemos desistir de conhecer o passado e o que ele diz é que sempre conhecemos o passado a cabeça da maneira como ele é o Buzz é o passado deixa o rato uma um conceito que muito forte tanto em deve dar como esse campo exemplo também o como escolho a cabeça de rastros e acaba se narrativas não conhecemos o passado de uma outra maneira o documentos arquivos por ratos o narrativas nós não podemos acessar como vocês dizem hoje o passado como a gente acessa lá no Zé uma receita do bolo se percebem não é
uma coisa em si uma substância que a gente poder reencontrar tal quando porque ela foi prevista para nos Porque ela foi submetida ou transmitida de maneira como sempre usar então através das narrações das histórias das leis e o transmitida de maneira totalmente assim aleatória por exemplo o arquivos contra os astros etc Eu costumo dizer que existem muitas muitas exatamente muitos acontecimentos históricos e dos quais nós não podemos saber aqueles aconteceram porque eles não vão foram narrados por ninguém e nem deixaram rastros a gente pode até terça hipótese tempo tratamento é um pouco ruim mas enfim
que eu sempre pego a e a gente pensa que os dias os soros foram extintos tá porque nós temos rastros fosse você certa lá e nós temos também assustando enfim é do metrô Se tiver traz reto fazemos a hipótese aqui você acontecimento histórico muito importante no final deve ter acontecido mas como usar em ninguém tava aí para nós estamos mídia que eu vou acontecer hoje eu não sabe o que que realmente acontece o que realmente que ainda não sabe se aconteceu da maneira que imaginamos eu encontrei Estação nós temos Pois é procurar outro exemplo muito
de base terrível eu não citei os por exemplo com os campos de concentração na Alemanha é você saiba que tinha toda mais e mais cola de historiador que se chama de negacionismo começou com doutor em história na universidade de nós se não me engano fogo e só que disse que a gente não tinha provas que realmente que a terra havido campos de concentração como a gente com outra com um fogos com esse narração no tudo isso e que a gente não pode porque vai isso ele pedia roupas isso o hino quem lhe dizer que aquilo
que saudava ficou muito ruim se não era suficiente não ele foi aprovar o Doutora a partir daí houve uma longa e se tu não só é uma uma coisa muito forte de uma discussão historiográfica muito interessante dizer o seguinte não é por acaso que eu posso nazistas o primo Levi já diz isso nocivos dele mandaram destruir tudo o que poderia ainda até uma digamos assim uma aparência do povo não conseguiu destruir tudo mas depois da Batalha de Stalingrado por exemplo o fio livre conta na sexta se der vou contar que eles e o seven six
conta aqueles ele suas habitantes dos prisioneiros dos campos de concentração foram obrigados a descer enterra os mortos E aí foi muito difícil porque também o solo Tava congelado para que não se encontra mas nem rosadas nem cadastros nem os sábados tô desenterraram e vão todos Queimados só para poder as cinzas e não dizia mais nada e os nazistas missão para eles vocês vão tentar contar aquilo que aconteceu e ninguém vai acreditar aí vocês e ninguém garrafas E isso não exemplo muito forte que aliás se reproduz na ditadura e particular brasileira e como o que se
esconde a cobra se o digamos "científicas daquilo que teria acontecido no passado e a gente tem que encontrar outros rastros e outras e acreditar nos testemunhos e nas testemunhas e das narrativas É uma longa discussão que muito importante justamente porque geralmente todos os governos totalitários lá visitar tuas então quando percebem que você é diga nos assim vencidos que eles tentam destruir os gastos você sabe que também na ditadura brasileira a ver os furos Nos quais você jogavam os cadáveres na nessa cidade de pertinho aqui no rio não estava Petrópolis Não alguma coisa por isso na
serra Fluminense bom então é isso aí uma questão complicadíssima que Benjamin retoma para avisar que ele nunca problema dele não é tanto de nos assim estabelecer critérios sobre a verdade os acontecimentos do passado que matar essa o dela semelhança nos acontecimentos que a tarefa dos historiadores mas a sua tarefa é muito mais de político também e sujeito político ele quer articular o passado o tanto a o seu rosto passaram como tá minhas esperanças do passado usa o romance as esperanças do presente então é uma articulação nesse sentido é uma ligação que entender que tenta não
tem tomar uma digamos assim uma prova a verdadeira daquilo que aconteceu mesmo muito mais uma relação entre passado e presente que transforma nossa lembrança ele aprova criação do Cruzeiro a cor do A Dono se entendi bem a questão fala daí laboratório retoma o conceito do Ford e ele retomou o conceito de funk alfabar cultura é abaixo do passado trabalho de elaboração do passado ele não é nada muito longe aqueles que sabem já ninguém então eu não faço isso já é quando quando voltado para não voltou à Alemanha a república Federal alemã e que nesse cama
esse texto sobre a elaboração do passado ele disse que ele centraliza é tentar pensar também como que é na República Federal alemã você pode elaborar no sentido de no recarga cá não esquecer mas também não o tempo todo acusar os outros o passado da segunda guerra em particular o passado do holocausto da sua Então nesse sentido também é uma tentativa de coloca a relação ou a narrativa sobre o e nunca Cala não tentar contar lá de novo para lá também na democracia barbo ser da República Federal alemã tentar ir contra a repetição de Tais atos
não é sempre a ideia do adoro Tom só duas são pronto eu tô duas ame digamos assim vias tanto do Beijo amigo do adolo bastante próximos sempre vai escritas em momentos diferentes e com palavras diferente mas eu acho que articulação do passado do Benjamin EA reelaboração som de Ford O doador um também não ficar são muito parecidas sempre se você troca não tem geração passado uma relação de significado de significação política de respeito para os mortos pelos mortos e política em relação ao presente Sasuke é muito parecido Olá tudo bem obrigado o nome da pessoa
que perguntou eu vou continuar essas duas perguntas eu vou fazer elas juntas né A primeira é do Diego Sírio e ele pergunta Boa noite professora o que seria para a senhora escovar a história a contrapelo da tese 7 Oi e a segunda pergunta é da karyne R ela ela escreve em seu livro lembrarmos que ser esquecer a senhora após mencionar o sonho de primo Levi fala sobre o conceito de testemunho afirma Resumindo que a testemunha seria aquela que ouvir a narração insuportável do outro não culpabilidade mas por que a retomada reflexiva do passado ajuda não
repetitivo eu gostaria de saber se essa ideia está atrelado ao conceito de história mas isso trazia Vita esse e a uma função pedagógica da história eu pergunto a tesoura bom escovar a história a contrapelo é o confesso a vocês que não tinha entendido muito bem essa metáfora e até que eu tive uma vez um aluno que me diz mais professora eu tenho um cachorro eu não tenho é quando ele te burgas e o outra fada escova o peru escovou a como causa disso a pele já fiz uma escova no caixão acontecer Pedro porque assim eu
vejo onde está a purga e olha entendi não sabe sentir escova a contra peru é também engraçada essa essa metáfora Rio de Janeiro usa muitas metáforas uma muito muitas alegrias muitas mensagens muitas imagens Isso é o que é que surgir ó fico a já não temos acostumada é bonito é isso é tentar procurar uma Argentina em francês a la Petite beta o pequeno bichinho que atrapalha e geralmente o que nós temos quando a gente tem uma história uma história humana narração da história gráfica nós temos um narrativo E aí Olá pessoal vou pedir para vocês
desligarem a câmera por favor como é que foi tudo bem Desculpa vou fazer para as pessoas desligarem a câmera porque o seu áudio deu uma travada e isso pode ajudar Ah tá é mais pode por favor continuar a sua desligou também então você não você por favor Fica para a gente se ver né Bom dia oi oi E aí você vai uma moça que é só e vou tentar pegar primeiro a questão do testemunho tá bom Oi tem alguém com audio aberto eu queria também pedir para vocês desligarem microfone para professora continuar sua resposta por
favor E aí o professor Jamais eu acho que agora agora tem um silêncio agora tá tudo certo né oi tá tudo sabe escovar e não sabe sentido não confiar né só aparece alisa da narrativa quer saber o que você tem algo que atrapalha é que não é dito isso também acontece muito as famílias não entre no futebol temos sempre ter uma bela história é quando você vai fuçar fuçar e quase escovar com a pele Então mas você percebe que tem outra coisa eu ver já me disse isso é o papel também muito da do Historiador
materialista procurar onde e saber a história que ela que flui como um belo Rio que tem um posso utilizar como se fosse assim sem nenhum problema o os problemas já resolvidos ou fique isso daí realmente atrapalha onde é que não dá certo e quem é que tá esquecendo nessa história tá quem é que foi enterrado esquecido morto sim e que não ao que parece que não tá aqui não tá aí é que não atrapalha ele tem também a ideia é de uma alínea do gol do mar sem sol que você vai subindo e você vai
tentando pegar as arestas tá você pega essa retas e você não tá no lugar liso o adoro também disse isso o pensamento não pode ser liso porque a realidade não é Elisa e quando ela alisa tudo a gente como por acaso eu faço de conta que está tudo bem Eu não Ah tá tudo bem então essa ideia do que vai acontecer Pedro e a outra questão era sobre o soro primuliv o testemunho EA testemunha e m e depois forte no filme reler eu posso relevo posso relevo assim por favor aqui ó e a Karine escreveu
em seu livro lembrar esquecer escrever esquecer a senhora menciona após desculpa após mencionar o sonho do primo leve falar sobre o conceito de testemunho afirma Resumindo que a testemunha seria aquela que ouvir a narração insuportável no outro não culpabilidade mas por que a retomada reflexiva do passado ajuda não repetido eu gostaria de saber se na igreja doada ao conceito de história mas está Anitta e esse é um função pedagógica da história e é uma função pedagógica da história e olha aí que duas questões nesse texto sobre o primeiro Live o tentei trabalhar um pouco esse
conceito do testemunha que não é só o testemunha direto mas também aquele que o luto o soro primuliv você está bem se conhece um no centro de é isso um homem é um livro para mim essencial não sempre digo para os meus alunos quando eles entram na aula depois Carol é por favor se você não tiver lido nem carro carinho primo livre e vocês primeiro não vem nas aulas ele é um pouco de casca ele é isso um homem e sempre digo também vocês ideia isso com uma garrafa de Cachaça o lado porque não é
fácil bom pessoal dela e fica arrendamento impacto no centro do livro Ele conta que Sônia em toda a noite quase dois tipos de sonho bom e que por isso quando ele acorda de noite porque tá frio eles também houve muita gente adola 5 e mastigando fazendo o poder público a boca ou aquele come Enfim tudo que ele quer comer porque estou morrendo de fome ou então é isso também Ligar o rádio da da ele está de volta em casa e que toda a família tá na os amigos também que eles estão muito feliz de reencontrar
u e q senta e começa a contar sobre ósseas bom e que a pouco a pouco as pessoas não querem escutar Você levantou e vão embora e ele acorda desesperado com uma um desespero maior do que qualquer tinha Nossa poder ir até ali ele faz barulho zona longo desses meus de criança e quando ele fala sobre isso com o amigo dele o aberto aberto disse para ele que você quase todos os prisioneiros do campo tem esse tipo de sonho o da comida ou da narração é muito interessante porque também vocês percebem ter a ver com
a localidade o comer o contar e tempo a transmissão tá com ela já me falou e quem money me diz desde o início é todos os os Sobreviventes falam isso que ele não consegue contar realmente como foi mas que a gente a necessidade da o testemunho é primo ele vai dizer de maneira ainda mais claro o último livro dele os Afogados céu sobrevivência que é e ele tá bem testemunha por aqueles que morreram e que não podem mais nem andar e também com aqueles que estavam no estado da digamos assim desde o Pilar sólido descrição
tão grande que nem podia mais falar dinheiro nem parece o mais sério isso mano sociais dos muçulmanos com os dias não é que que morreram todos quase todos aqueles que me tinham mais simbolizar são capazes não é uma raça capaz de simbolização porque ele fala também por ele se que ele tem que dar testemunho tô ter simultaneamente a impossibilidade de contar a ferramenta como que foi que o cara passa as palavras EA necessidade do contato tá bom Oi e eu que eu já dizer também quem é sabe que o testemunho não é só aquele que
viveu aqui tentar contar esse orro mas também aquele que pode escutar o testemunho Isto é e nós não precisamos passar a tua ou serviço ou para tortura da ditadura para dando a testemunhar o solo do primo livre pede um testemunha da sua história a que sobreviveu que não estava aí olha isso isso que fico o a se dizer insegurança mas que está disposto a escutar aquilo que é que ultrapassa a nossa amiga nos assim a nossa vontade de saber do gênero humano porque tá horrível casa no fundo não quer saber e asami café quando escutou
esse tipo de história isso é bom mas isso já passou vamos pra frente tá o bom mas isso foi um caso eu só alguns casos poucos e eu acho que levanta e vai embora eu acho que esse o texto Nós podemos ser testemunhas por exemplo em relação ao Brasil dos filhos desaparecidos temos que aguentar a entender escuta aquilo que escuto E como eles também a reivindicar Pois é pro lado saber que que aconteceu os desaparecidos eu pouco hoje que me veio a ideia falando com vocês hoje em dia a gente fala muito louco e racismo
com razão e eu acho que nós temos que aguentar tudo o que os nossos companheiros as nossas companhias negros negras falam e com aguentar não diz não tentar de novo alisar que eles é que tá tudo bem que vai passar e tentar com ele se lutar contra isso mesmo que nós não fomos implicados diretamente ou como brancos eu não fui o como alguém que passou pela tortura ou a ver que passou por um campo de concentração nós temos a tarefa de aguentar esse tipo de narrativa e ajudá-los a fórmula essa narrativa para aqui na nossa
esqueça a cair na sala nesses falso ou ate mesmo que não for é é um pessimismo disfarçado e queria canal que vai mudar que vai tudo bem que vamos avançar não pode ficar pior infelizmente só que ficar pior visualizar sabiam Ele trabalha o último concerto de WhatsApp de um ricaço Então isso é um testemunho é a ideia do testemunha que eu queria dar nesse nesse pequeno artigo sobre o livro que você quer vir nesse livro que a nossa esse livro digo para vocês para mim foi muito importante porque depois que assim que possível muita gente
procurou ele trabalhava nossos também muita gente que trabalhava com os desaparecidos costurado sentou nem sentir que aquilo que eu trabalhava na filosofia eu sabia mais ou menos isso mas para olhar você não ligamos assim de as do auxílio para as pessoas que atravessam essa eu e Deus eu também para responder brasileira mesmo com meu sotaque bom então não é a questão do historia magistra Vitae a história é mestra da amiga se entendi bem a segunda parte da pergunta da Karina e é uma o topo se da historiografia do renascimento em particular a gente poderia aprender
magia está quer dizer o mestre eu história poder assar noção nosso professor não sou Nossa mestra o nossa professora para aprender do passado podemos usar porque a indireta vez mas não no sentido que as coisas se repetem as coisas se repetem e Valeria muito diferente ele não tem a ver com essa questão do testemunha é mal tá parece queimar outra digamos assim é reflexão sobre a historiografia essa é isso e obrigado obrigado vou continuar aqui lendo as perguntas né Essa é a Maia moldes Ela perguntou se seria a literatura de testemunho não só do holocausto
mas traumas históricos como gelados escravizadas O Sobrevivente de Ruanda da Armênia um exemplo de história escrita pelos vencidos e eu não sei se é uma história escrita pelos vencidos mas eu lembrança dos vizinhos que permite que tá história bolsas é conhecida eu diria é minha eu participe isso para mim foi muito importante também na minha reflexão reflexão tudo a grande Coloque os filhos anos 90 eu acho se chamava ímpares Jardim do sítio linguagem Campo E aí já sabia nesse colóquio que durou 15 dias um mês do bairro é para rir e oi e ela terrível
por começar as novas e até as 8 horas da noite os bancos da sua bola eram superados de madeira e a gente só tava afim de ir passear na primavera para Hitler havia gente no mundo inteiro falando isso aí nos vídeos e ele olha só muita gente também da América Latina não solicitam duras estamentos índios também que ela tinha dos primeiros do câmpus nos os indígenas que a gente falar hoje e também não tem outros mas também muitos negros é o que me chamou muita atenção e a diferença que havia entre Os descendentes a e
do zero do genocídio judeu ainda havia algumas pessoas que tinham sobrevivido os campos e Os descendentes os anúncios armênio o filme e o que você sabe que da Armênia Turquia do ato que eles foram totalmente que tu tá meu nome dizimados usar Amém os dois milhões em 1915 e a diferença era enorme porque o genocídio armênio não tinha sido reconhecido ainda por nenhum governo por razões naturalmente políticas de boas relações com a Turquia na época eu acho que sou época O Uruguai que é reconhecido Mas a nossa era muito bom mas não era suficiente ou
a rede é diferente e também havia poucos documentos escritos Por que havia várias pessoas as meninas que tinham sido deportados e que fugiram sem poder levar nada que não conseguiram escrever nada durante a fuga e também não quando chegaram também pessoas muitas vezes muito pobre algumas conseguiram né são poucas bom então as duas pessoas que representavam aí o genocídio armênio que o estatuto é muito muito muito estranho porque ao mesmo tempo que era um descendentes de pessoas no tratamento na maior parte das vezes os abusos das duas mulheres que tinham sido mortos a e os
pais Às vezes a segunda os pais também não podiam a reivindicar o estatuto do off o porquê e elas não podiam nem falar nem quem foram o sempre passado você como que ele se você numa porque ninguém me conhecia isso enquanto os vários descendentes do genocídio judeu tinham toda uma uma uma adição de reflexão sobre achou a e continua até hoje e também e tio engano pa muitas obras escritas sejam romances sejam testemunhos você sabe que o povo Judeu sempre foi o povo no livro e o povo da memória então a transmissão do desastre da
sua catástrofe é por isso que ninguém show de onde você vai me chamou o seu livro doido é só Desculpa seu filho do celular e não eurocálcio como se fosse um sacrifício foi muito forte e muito vivo havia portanto um dos descendentes de um o vídeo quase que é carregado como se não tivesse existido é outros 10 ácido muito já elaborado em que trabalhava que continua sendo namoraram trabalhado alguns acho atende mais estou Isso realmente é algo a o que digamos assim E agora me esqueci da questão porque quando o preço nesse disse que o
próprio raça muito forte Você pode repetir a pedir para ela precisa Posso posso sim é obrigado só mas só uma tá bom sim se a literatura de testemunho elas estejam forma de história escrita pelos vencidos E aí ela cita sobrevivente do holocausto Ruanda aí coloca Matogrosso está uma pergunta que bom então eu diria que tá ruim não necessariamente uma história no sentido de realmente uma historiografia que reconstrói que tentarem quem colocar várias vítimas etc mas essa ferramenta a gente o testemunho é muitas vezes a história do TST da sua Pois é por se apoiar na
literatura de testemunho é uma voz que insiste em falar e nesse sentido o Pedro uma história Eu amo a história a história menino o a literatura testemunha às vezes está meio diz que a ficção as suas ficção o a literatura nos sete sentidos pode ser mais fiel aquilo que aconteceu em termos de respeito pelos um pelos seres humanos do que a história grafia porque são as vezes também da história no sentido da historiografia quase não tem mais nem arquivo ninguém nem provas e nesse sentido não pode dar digamos assim um corpo a esse desafio EA
literatura a pode tanto é que tem algumas obras que fique só que parece mais quase na minha reais e mais são mais potentes em termos de velocidade de impacto do que a historiografia a cruz com estabelecimento dos os acontecimentos restabelecimento de todos os nomes é que serve a poesia também pois é para a poesia aeroporto será é muito fofo eu acho que são vários tipos de discursos que se completo e que sem dúvida até a literatura de testemunho é essencial não acho que ela não substitui a história como estarão substitui a literatura mas ela se
completo maioria e isso G1 A professora é então assim né é Teoricamente já deu o seu tempo aí eu gostaria de perguntá-la se você está disposta a responder às três perguntas para encerrar aí eu perguntei bloco eu posso perguntar uma de cada vez assim pergunta um pouco eu esqueci pergunto porque eu também tenho que comer alguma coisa tá bom que você tá bem sim e nos vazios do Leblon ser vendido Olá tudo bem É a é a primeira da Jéssica de tiara ela pergunta é ir o que você menciona a importância de resgatar o pensamento
sobre a forma da escrita na filosofia ela pede que você faz um pouco mais sobre isso nesse esse Resgate essa atenção a forma da escrita na filosofia e para mente pergunta é o que você acha dessa profusão de textos escritos curso lósofos sobre a poderia é a segunda pergunta é do Fred cabala e pergunta o seguinte é em quais pensadores da história herdam o pensamento de Benjamin e pensam na história é como desde continua hoje em dia lembro que ele escreveu e a última é da Mava e ela pergunta como tirar a história da ditadura
das mãos da esquerda de classe média tem a impressão de que ela sequestrou a história da luta na ditadura no Brasil neste sentido nunca conseguimos ouvir os militantes né outros atores atrizes da esquerda professora a senhora acredita que seja possível fazer hoje uma teoria ou filosofia da história aqui sem que ela esteja orientada pela ideia de progresso 1 e vamos as formas de integração da filosofia Eu tenho um pequeno artigo sobre isso não é o título não é meu vem de uma coreana e Alemão é do gosto filho de Gabriel o gosto filho Gabriel foi
vocês vão rir não é nenhum raio da Ganhando ou nenhuma do Nando e ele foi os especialistas do fig entendo também parece diz o meu marido que você pega um filosófico ele pegou a depois não lembro mas não é iluminado eu quero desabafar não sabe não trabalha com esse esquisito Benjamin isso é Em que dia um objetivo muito simples chama atenção Oi fala alguma coisa evidentes mas a filosofia que você sabe muitas vezes a gente salvar dessa vez conseguiremos que os filósofos às vezes não querem mim confessar as Abec eles usam a linguagem da Cláudia
Leitte e aqueles usam várias formas de linguagem literários linguagem o de língua que ser diferente segundo aquilo que eles querem quiser e aqui portanto você não pode comparar os vários várias reflexões filosóficas a usar as vamos usar os pensamentos filosóficos fazer o rego economia a justiça colocar som em forma dumm dumm exemplo simples simples Platão O que é como você sabem tia mas eu desconfiança relação escrita encontrou o belíssimo Abrir eles acabam diálogos você sabe que o cartão estava muito afim de ficar poeta poeta trágico até encontrar Sócrates é isso que vem no meio que
ele conta que ele coloca e cena vários pessoas que conversa 1 milhão né e ele portanto dá a sua a sua obra uma nós queremos assim é uma ficção de realidade porque ele asta que a verdadeira filosofia só pode se dar um diálogo da Alma consigo mesma ele a arma de um com a arma do outro Claro que tem os diálogos notadamente mais deveres que são menos calóricos e é uma maneira maravilhosa de falar de fazer a filosofia que remetem que tratam em concurso lá os lápis eu diria é que ainda tomado o essa barra
só a forma do Diálogo a tomada de maneira muito às vezes um pouco artificial ele hoje é dia eu acho que ninguém conseguiria acabar o diálogo assim o que as formas literárias também vou ligar é só certos momentos históricos e o Russos ou escreve várias coisas mas em particular As Confissões que são nitidamente uma luz As Confissões de Santo Agostinho e que som uma maneira de colocar o eu que fala e que pensa no primeiro plano eu eu protetora posso dizer assunto em Senador assim mesmo e a sinceridade de começou aquele afirmar a cada três
pagas por isso que eu desconfio um pouco é um tema salvo então ele só pode falar eu e confessar tá vocês percebem e agora porque porque ele conta a história dele e como que ele se tornou aquele que ele é Santo Agostinho também fiz isso infelizmente ela tá com vocês eu tinha um grande uma grande vantagem ele falava para Deus e também o sabiá melhorou do que ele tinha ele era o centro Agostinho mesmo eu precisava avisar que ele era sincero eu que Deus Sabia quando minha tia ele se preocupa um problema enorme começou depois
que teve hoje em dia quando você escreve uma confissão eu só tô na sempre eu vou pela confissão olhar aqui aquilo que a pouco a polícia quer tá mas todos nós queremos mais confusões outra vez a gente escreve com fez o que eu vivi acho que o neuro é isso não se você quiser fazer uma Crítica da Razão Pura você não vai nem sequer um diálogo e nem sequer é também uma confissão nenhuma medicação Como Ricardo que sempre então não tem que pensar sempre que quando escrevemos filosofia e quando fazemos filosofia Nossa usamos formas nitera
i a diferença umas das outras diversas e que a gente pode com isso trabalhar melhor o Matemática é uma outra o Benjamin é um mestre e formas literárias ele e 28 ele tem dois dias ele que saem se a gente se não tivesse o nome do autor nem para sair aqui o mesmo tom programa Barroco alemão e Rua de uma música são duas formas literárias totalmente diferente uma o haruma Barroco é por se diz é uma é quase o mal uma coisa de uma tese então é bonita que ninguém consegue ler de maneira tranquila já
é quase uma paródia de livre-docência é a graça ninguém entendeu na época foram nunca mais um pouco é outra arrumar uma única é como se diz muitas vezes uma maneira Rafael Brom que falo isso eu quero uma maneira de fazer surrealismo na filosofia e também que a pessoa souber a moralidade EA cidade moderna todos aqui é diferente porque porque aquilo a gente sabe muito bem disso aquilo que as passeio conteúdo da reflexão não pode ser separado da forma e da reflexão estou você não pode pensar por exemplo como posso confessar que eu não sou tão
ruim assim como diz o voltar caso não começou sem realmente transformar é pegar o geram confecção é mostrar se justificando que você é bom Tá mesmo que você não aparece a bom filha tá e você não pode fazer uma Crítica da Razão Pura ou fechando o teu sabe eu do canto ou é uma relação ao tá fica Mesmo eu querendo sob a tag Justamente não não tem mais importância ser tratada outra coisa algo temos mais sistemáticos nós temos sempre sobretudo usado música fazem mestrado eles têm conectado sempre a ideia que ele já sei que escrever
o como Canto Como de cá e se matam para fazer isso não preciso de preto aquilo que eles querem quiser é porque nem filósofo nem o poeta nem o romancista pode separar a forma é o tal do conteúdo tá da forma o time com seguro que naturalmente são duas categorias que a gente tem que vir cá passar como dirigiam ao fêmur isso ele tô super sabe ele ninguém mais hoje posso Camargo regra aliás infelizmente Talvez um reino basta Então a gente tem Brian as formas também na na filosofia e como somos às vezes um pouco
higiênicos e nós filósofos e também um pouco bastante arrogantes a gente pensa que a gente só pensa esquece com ele para pensar temos que usar linguagem que se forma Solitário Só isso tá bom segunda questão e a seus o Zé demos na historiografia hoje de Benjamin Olha esse uma questão difícil porque não sei se os historiadores leram muito bem amiga eu só sei que tem um grande sonhador que leu e cita Benjamin porque também historiadores que ele mas que não se tu nunca me isso acontece muito não sintam aquilo que eles não que o calor
indicou ele se está muitas vezes Benjamin é toma aqui é só do faz-nos sentir uma história dos vencidos a história a história do das coisas cotidianas do cotidiano na França e na Itália e a história também na pequena a história do cotidiana dos assim chamados pequenos emitir a mente uma herança que tem a ver com Benjamin carro e disse que ele a minha fita às vezes os outros imaginam que eles às vezes não eram às vezes não é Benjamin foi pouco recebido é recepcionado só a partir dos anos digamos assim e 60 70 ele começou
a ser a raça de sobre beijar meninos na Itália e na França foi tardia ó primeiro porque os mosquitos estavam em muitos lugares haverá muitas brigas para saber quem é que tava como a mosquito certo como como publicar depois porque era em alemão os conselhos só começaram a se interessa é é por Benjamin eu digo isso com toda a tranquilidade que a nossa o processo Suíça quando quer saber o que realmente é inscrito também parece desculpe a franqueza então aí eles começaram a aceitar essa é tardia essa recepção e é o adulto escola francesa os
animais por exemplo não não lembro muito Benjamin você pode hoje em dia Estabeleça relações é claro que o vídeo e do amar se Será que ele filósofo Historiador se está muito bem caminho também não ele cita assim ele entra aluguei esse blog também não conheço bem os historiadores de presente eu quero dizer mas são os dois que me vem à cabeça que realmente conhecem é que o projeto deles tem a ver com o projeto que o digamos assim você acha que são os bens amealhados é isso também a gente pode dizer isso sim também é
menosprezar ninguém já mini sonhadores porque aquilo que vem já me diz pode ser algo que muita gente pensa o mesmo tempo e cada um diz um pouco à sua maneira Mas é algo que tá indo Inverno em várias cabeças críticas tanto da história Progressista época o Murilo Benjamin época do Progresso tanto quanto na história do história do historicismo mas a missão tá bom é bom agora a história da ditadura foi sequestrada pela classe média não sei disso se só fosse a história ditadura que fosse a cansada pelas para a classe média e até que por
ligação e da série é muito mesmo eu acho que a história do Brasil que você pensar pela classe média porque a classe média brasileira o digamos assim acaso pode procurar não tem acesso a escrita da história então um caso da luta da história da ditadura e certamente foi reescrita pela classe média e eu diria também que a do outro o fato nessa uma outra dimensão nessa questão que vai pagar esse tá até mas love e eu não sei nem sentido que realmente é e as denúncias de casos de tortura acontecerão também naturalmente você ficou só
de pessoas que foram torturadas e mortas da classe operária o dos povos ou nos indígenas tomar a gente aquele trabalho muito sobre isso a Comissão da Verdade mas olha que ir O que eu fico mais conhecido como você preferir só as torturas das pessoas que fazem o bar da assim chamada não gosto dessa palavra ele seja o que eles eram organizados em grupos da Resistência armada ou não seja porque disseram esperança que também resistiu então isso ficou mais conhecido e portanto também mais relatado e não se tem que você tem poucas ela é nada é
poucos relatos da luta pois é produz dos Camponeses mas leva vai usar confirma do elevado a cabra marcado para morrer é um dedo o exemplo de uma tentativa de toda Eduardo português chama descansar né o coaching é isso é barco assim acaba Amor marcar morrer acho que muitas vezes mais velhos filmes sobre sobre o Brasil sobre a ditadura é um filho que retornava à memória de pessoas que não são da classe média nem daquela serralta brasileira e que foram mortas eu acho que realmente Pois é uma história da resistência negra no meu tá ditadura lá
tem que ser feita e de preferência é pelos próprios negros também por nessa é ajudado se auxiliados pelos outros é a história dos índios sendo massacrado mais um massacre dos indígenas também tem que ser escrita eu trouxe foi sequestrada o que eu queria dizer é que de maneira dramática os torturadores que você sabe que eu tô que que era um natural do grupo tá ditadura não foram nem Unidos nem muitas vezes nomeados a precisava o trabalho da Comissão da Verdade não foram castigados e o que nós temos hoje ela radição da aprendizado Dá tontura é
muito bem feito que nossa de rios necessariamente mais a Oscar Sticks armados da ditadura brasileira malus poucos e que bato os povos do Brasil tanto os negros como os povos na favela e sobe esses aí que são torturados nas delegacias pela polícia o nas ruas simplesmente eu tenho Cascavel também uma história é isso é e é muito obrigado professora vou passar para Larissa agora obrigado viu a professora jean-marie muito obrigado obrigado Felipe por organizar de perguntas a todos que participaram aqui ouviram a professora queria avisar vocês que essa palestra vai ser gravada e vai ficar
fixado assim como todas as demais palestras da saf um site que a puc-rio está criando e se vocês quiserem saber mais informações é só seguir a gente no Instagram arrobas a puc-rio ou mandar um e-mail para gente Para os Afe puc-rio@gmail.com todas as palestras vão estar lá quem quiser assistir esse muito bem-vindo eu queria também pedir a oportunidade de falar mais uma vez a nossa nosso calendário a nossa programação é dia Treze de Julho vamos ter a palestra do André Duarte dia quinze de julho com Vanderson for dia 24 lugar é Matos dia 22 com
a Cláudia Breaker dia 27 Cola Kate município Ben 10 de agosto com Margareth rago agradecer em nossa mente a professora gemas grande banco pelo aceite do convite pelo Fôlego de responder às perguntas e a todos todas e todos vocês que tiveram aqui com a gente até agora muito obrigada obrigado gente obrigado A gravação vai ser encerrada aguardamos vocês para os próximos tchau tchau o