Estoicismo: a Filosofia da felicidade e do desapego | Leandro Karnal

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Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
A ataraxia torna a vida mais tranquila, afinal, consiste na ausência de preocupação e perturbações. ...
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e você sabe o que vem a ser a escola dos estoicos porque que ela é tão importante até hoje porque o caminho da felicidade histórica tão falada em todos os campos Este é um desafio para a gente tentar explicar hoje prazer karnal e o estoicismo uma Filosofia de origem grega foi típica do chamado período helenístico séculos quarto terceiro segundo antes de Cristo zenão de cítio é um filósofo nascido na atual Ilha do chip e se considera quiser não foi o primeiro dos históricos você não vinha da escola cínica aquela que pegava Total desapego aos bens
materiais mas ele fez coisas diferentes ele dava aula em um lugar público era um Pórtico pintado daqui deriva o nome histórico história do Pórtico pintado Z não começou a ensinar tal como os cínicos que a gente deve levar uma vida mais simples nós não devemos nos apegar às coisas materiais e como tal bastante próximo do que é o cinismo com escola mas é não foi Além disso ele começou a falar de leis da E essas leis são inevitáveis por exemplo a morte a morte é o destino de todos os seres vivos se eu me preocupe
combater a morte ter medo da morte me apavorar com a morte eu não vou conseguir deter em um minuto o fato que que eu irei morrer Então por que temer o que é inevitável Eu precisaria atingir o que os históricos são de ataraxia essa tranquilidade Este Mundo Livre de preocupações quando eu falo em escola cínica nós fazemos doce mesmo uma leitura de senso comum que achar que é cínico quem é falso que cínico quem mente quem tem duas caras Este é um valor completamente contemporâneo o que eram os cínicos gregos um dos seus nomes é
Diógenes Diógenes morava em um barril de olhos eram cercadas de cães em grego se Nossa por a escola cínica Diógenes andava com uma lamparina durante o dia procurando um homem honesto Diógenes não queria mais nada de olhos se afastava por completo dos desejos do mundo e dizem até que quando Alexandre o Grande disse a ele que podia dar qualquer coisa ele Diógenes disse eu quero uma coisa que você saia de frente do Sol que eu tenho pedindo sol entrar aqui no meu barril era a única coisa que ele queria do homem mais poderoso da sua
época os cínicos eram os filósofos do Desapego e da análise desapegada do mundo e não Pessoas falsas como nós podemos ler hoje em dia filósofo estóico tenta entender a ordem natural parar de Contrariar as leis da natureza ele vai propor uma filosofia cosmopolita não na escola fechada como foi a de Platão ou conferir Aristóteles um Liceu uma academia mais Pregado em lugar público o grande objetivo da vida es Oi e a felicidade EA felicidade deriva da compreensão das coisas da compreensão das leis da natureza a partir de uma razão de um Logos Universal Claro estoicismo
tem muitas etapas muitas fases eu vou focar no estoicismo que marcam o império romano o estoicismo que acontece do século segundo primeiro antes de Cristo e primeiro depois de Cristo tudo ao nosso redor nós já vimos com z não ocorre a partir de leis universais que devemos aceitar a força da mudança deve ser dirigida exclusivamente para que o que você pode alterar você não pode alterar a morte Mas pode alterar sua qualidade de vida não devemos idealizar um devemos aceitar o mundo como ele é para atingir a já chamada ataxia ausência de Paixões de e
turbações os medos e os desejos eles nos tiram nizam eles nos escravizam inquietam nós devemos de fato evitar medos e desejos tudo o que é externo ou ser é irrelevante eu devo trabalhar com a minha tranquilidade interna apateia o estoicismo tem um princípio de resignação diante das coisas que o cristianismo gostou muito não é à toa que os cristãos antigos preservaram tantos textos históricos porque viram na sua leitura de estoicismo uma espécie de raiz do próprio cristianismo por isso que existe também um estoicismo adaptado e até um pouco mudado pelos cristãos e até hoje o
estoicismo continua sendo adaptado por pessoas diferentes que até sai um pouco da tradição grega e falam de um estoicismo o mundo líquido e um estoicismo empreendedor que vai buscar as leis do mercado e assim por diante mas eu estou aqui preocupado com estoicismo especialmente aquele que se difundiu na época do Império Romano entre pessoas que falavam grego como epícteto ou falavam latim como cênica e o Imperador Marco Aurélio ainda que Marco Aurélio tenha produzido a sua famosa obra meditações na língua grega Vamos pensar um pouco sobre o que estes autores epícteto cênica e Marco Aurélio
disseram o escravo de origem grelha do século primeiro da era Cristã epícteto disse que se você quiser ser livre só há um caminho o desprezo das coisas que não dependem de nós bastante Claro e coerente com estoicismo qualquer pessoa capaz de irritar se torna teu mestre ele consegue te irritar somente por se permitiu ser perturbado por aquela pessoa é um homem sendo saco aquele que não lamenta pelo que não tem mais apresenta uma grande alegria pelo que tem os homens dese pictos são ouvidos e perturbados não pelas coisas mas pelas opiniões que eles têm delas
são eu segundo expecto que imita opinião e determinou-se aquilo vai ou não me perturbar em cênica o famoso educador de Nero toda crueldade e surge da fraqueza toda crueldade apresentado por alguém algum tipo de fraqueza quem se entrega medos vazios de cena e cole que coisa interessante acaba ganhando medos reais e um homem diz o professor de Nero é tão miserável quanto ele imagina que seja essas idéias tenha em comum a raiz do estoicismo mas cada um de um O que diferente importante para esta caracterização de um estoicismo que ele chama de Imperial ou seja
dentro do Império Romano o Imperador Romano Marco Aurélio que morreu em 180 produzir um livro muito famoso do estoicismo que é meditações lá dizem o Imperador filósofo não perca tempo discutindo sobre o que um bom homem deve ser apenas seja interessante a ideia é importante ação e não a defesa da Bondade diz o Imperador prática cada um dos teus atos como se fosse um ótimo da tua vida e finalmente acrescenta O Pensador a alma e tingida com a cor de seus pensamentos então o controle que eu tenha sobre mim o controle sobre o efeito das
coisas do mundo sobre mim o controle que eu tenha sobre a minha raiva a cena que escreve um livro específico dizendo que a Raiva uma perturbação extraordinária e tudo que deve ser evitada a Qualquer Custo eu como histórico devo pensar que eu sou soberano daquilo que eu posso mudar que eu posso cultivar minha cabeça com pensamentos bons que eu não preciso me abalar um mundo e se algo me tirar a vida estava inserido dentro de uma ordem absolutamente natural e nada vai alterar do universo devo me concentrar naquilo que eu possa mudar eu devo me
concentrar no cultivo das virtudes da Felicidade da virtude e não deixar que o mundo Decida se eu vou ser ou não feliz o estoicismo como nós já vimos tem várias semelhanças com valores que depois o cristianismo iria defender mas muito importante o estoicismo a Rigor é uma filosofia é Realista ele não pressupõe um Deus Criador que nos ame e dirija tudo como o cristianismo vai imaginar o estoicismo pressupõe regras de um universo o universo material e entender Tais regras e aceitar que há coisas que eu não posso mudar e outras que eu posso me concentrar
Basicamente aquilo que diz respeito a mim mesmo vai diferenciar muito o estoicismo de qualquer etapa do cristianismo posterior mas históricos e cristãos buscam a tranquilidade da Alma busca uma evitar a agitação e o desespero buscam produzir desejos mais coerentes com as nossas necessidades tanto históricos quanto cristãos concordariam com a ideia profundamente histórica que diz você está com a casa muito apertado cheio de coisas não pense em uma casa maior É sim ter menos coisas você está achando que seu dinheiro não basta apesar de você ter sua alimentação garantida não pensa em se desesperar por ter
muito mais dinheiro pensa em gastar menos aceite que todos estamos envelhecendo aceite que todos iremos morrer cultive a sua ataraxia cultive o seu equilíbrio diante dessas coisas porque eu muito desejar as paixões o ódio e o desespero perturbam inteiramente a cabeça não produzem nada positivo e acabam nos levando a uma vida vazia e sem sentido Leiam os livros históricos aprofundem lendo por exemplo o nosso escravo grego epíteto Leiam os textos de cênica Leiam as meditações de Marco Aurélio leia os fragmentos dos históricos gregos clássicos e helenísticos a descobrir que o estoicismo nos traz muitas luzes
para repensar atitudes contemporâneas atitudes da nossa vida foi um prazer e [Música]
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