[Música] olá hoje vamos falar sobre a teoria histórico-cultural de botín com essa teoria pode influenciar no processo ensino aprendizagem que fomos conceitos de bigode que podem auxiliar os professores na sala de aula para responder a essas e outras perguntas o nova educação convida a professora júlia prestes graduado e mestre em pedagogia e psicologia pré escolar pela universidade estatal de pedagogia de moscou doutora em educação pela universidade de brasília e atualmente é professora da faculdade de educação da universidade federal fluminense olá professora sônia tudo bem tudo bem pesada muito enganada seja muito bem vindo à nova
educação agradeço o convite para darmos início à nossa conversa professora sonha o que é a teoria história cultural e com a sua contribuição para a área da educação essa denominação histórico cultural ela não é à toa história e cultura são dois conceitos importantíssimos é e articuladores dessa teoria porque essa teoria vai falar de um homem histórico ou seja de um homem que está em permanente transformação e é na relação com a cultura com os instrumentos culturais que nos transforma e que nos fazem nos desenvolver é pra você e professora quais são os conceitos fundamentais da
teoria história com ela é difícil a marcar a a grande a grande constelação que eu tenho chamado assim dos conceitos que essa teoria é elaborou criou e desenvolveu né eu poderia que nomear alguns importantes como é o conceito de instrução o conceito de desenvolvimento humano o conceito de zona desenvolvimento eminente muito traduzido de outra forma essa é uma forma é que eu adoto nas minhas tradições o conceito de fala que durante muito tempo foi traduzido como linguagem também tem uma certa diferença o conceito de o próprio conceito de desenvolvimento histórico e e cultural e mais
recentemente é a gente tenta tendo acesso a obras do bigode que ficaram durante muito tempo ou censuradas ou foram editadas tem um conceito que a gente hoje estuda ea profunda e na rússia ele também é um conceito tido como um conceito é fundamental que é o conceito de vivência né e além disso o conceito de zona azul é de situação social de desenvolvimento o conceito de neoformação então são vários concelhos que não podem ser vistos e analisados tratando-se de desenvolvimento humano de forma isolada então ele ele tem toda uma é constelação de conceitos e é
no meu trabalho de doutorado eu trabalho há alguns que eu considero importantes e que foram trazidos de forma equivocada agora o que eleva a teoria vigotti a ser denominada de sons histórica ou sócio cultural professora veja bem eu acredito que é essa interpretação ela se configura no equívoco e como eu falei aqui no início a história e cultura são dois conceitos articuladores da teoria o voto que não senta na mesa e falar vou criar perigo e denomina a teoria ninguém faz isso né mas os conceitos histórico cultura são articuladores pra ele o social é nós
nascemos como seres sociais então social já está dado então seria um grande equívoco denominar a teoria de sócio histórico sócio cultural porque nós somos seres relacionais nós somos os únicos mamíferos que sobrevivemos na relação com o outro precisamos do outro para nos tornar humano e é essa transformação histórica permanentes que a gente vivencia no processo nosso desenvolvimento na relação com os instrumentos culturais criados pela humanidade que nos transforma em uma então é um equívoco chamar tanto de sócio histórico como sócio cultural porque não dá conta agora existem textos do goss que tem um texto dele
é não não conheço ele em português ou em inglês e em espanhol que é o desenvolvimento cultural da criança e nesse texto fica muito é evidente que ele está falando do desenvolvimento cultural na relação com os instrumentos culturais ea partir daí a gente é pode considerar a teoria dele e denominá lá como é histórico cultural minha defesa por isso professor quebrada gotti o homem não pode ser estudados e paraná sua história ainda só conta do seu contexto e inclusive a própria teoria é qualquer teoria a gente não pode estudar hoje por exemplo eu defendo que
o bigode que criou a teoria que criou no contexto que ele vivenciou num contexto de grande ruptura social de uma transformação é é muito grande no país que ele que ele vivia é com as possibilidades de criar essa teoria diante das tarefas que estavam colocados para a educação é para pensar o desenvolvimento humano na rua sociedade diferente e que estava informação que estava sendo é pensada naquele momento na rússia revolucionário mas agora você também é tradutora traduzido russo para o português diversas obras literárias e técnicos científicos publicados aqui no brasil além disso a professora também
fez uma análise das obras ele gosta inclusive no brasil e na sua obra quando não é quase a mesma coisa em que a professora é aponta alguns equívocos na tradução né alguns arquivos a tradução de alguns conceitos novos negócios e agora professora sou eu poderia citar alguns equívocos pra gente sim primeiro eu queria dizer que é o trabalho que realizei é difícil dizer que eu analisei todas as obras do rio informa que o negócio que é o pensador que que teve uma trajetória a da sua obra muito complexa e quando eu é pensar em fazer
o a tese de doutorado eu acho eu também achava que seria muito fácil simplesmente comparar o que estava no russo com o português e quando me deparei que a obra dele inclusive no original tinha sido censurada tá da ii e muitos muitas partes recortadas em função de uma censura imposta esta obra desde 36 até 56 com a morte do do estado com vários contextos português que a gente até conhece mas principalmente pelo pensamento libertário que ele tinha um pensamento libertário de de homem né então eu a na verdade eu analiso algumas obras e faz a
análise de algumas obras é algumas obras inclusive publicadas na própria união soviética e na na rússia e eu cheguei uma uma constatação que hoje pra eu sentar e fazer qualquer tradução eu tenho que primeiro saber se aquela aquele texto pertencia exatamente o bigode que essa é uma primeira constatação que eu faço e é os conceitos que eu trabalho no meu livro que eu te destaco que o primeiro a questão da própria é fala que foi que ele trata do fenômeno da fala humana do desenvolvimento da fala na criança que foi traduzido como linguagem então é
só pra mim se configura num equívoco porque se a gente for falar de linguagem os animais também têm linguagem né e ainda falando de um fenômeno estritamente um ano que é a fala fala significativa na relação é como o nosso que é um instrumento cultural também que a gente se vale pra poder se comunicar poder conviver né entre os nossos pares é uma outra é outro conceito que ele é muito conhecido entre os professores ele é inclusive é esse foi apropriado de uma forma também que eu considero equivocada zona desenvolvimento iminente é que foi durante
muito tempo traduzida como proximal eu hoje defendo quem seria é que é é na verdade iminente até pela configuração do sentido e do significado que ele coloca nesse conceito e uma outra é é um outro conceito que eu considero importante também que foi traduzido de forma equivocada que em russo é a bush cheney que foi traduzido como aprendizagem e o dificilmente o bigode que falaria de aprendizagem como o processo que a gente sabe das teorias de aprendizagem que existem é que é lido muito mágico resultado final de uma aprendizagem do que foi aprendido um negócio
que não tem é é dizer não que ele não tem essa preocupação mas pra ele o mais importante é o processo do próprio desenvolvimento então é a relação do ser humano com aquilo que está à disposição e o que que ele como ser pode criar a partir daquilo compreendendo então um adulto o professor seja o professor o educador ele é um colaborador deste processo de desenvolvimento e o conceito de zona desenvolvimento iminente ele ajuda a compreender então é é saber o que a criança já ou qualquer outro ser já sabe já tem já domina pra
poder se desenvolver e o que está na zona da quilo que é possível é estar no campo do possível mas que não é obrigatório é possível então nós podemos colaborar com este possível e nunca considerar que seja obrigatório porque isso está no campo da liberdade no campo da escolha no campo é inclusive se a gente for ampliar mais inclusive de ponto de vista da própria pessoa no seu deus da sociologia da infância ea história teoria história cultural é a consideração algumas considerações a professora fala sobre a questão com a possibilidade de desenvolvimento por isso é
melhor o conceito na verdade a produção foi que equivocada e agora a pergunta seguinte professora é esse equívoco na tradução como ele pode comprometer a compreensão desse conceito de negócio a tradução isso pra mim também eu no meu nome é no meu trabalho de doutorado eu falo eu falo isso é a tradução a científica é eu acho que até literária também você tem o compromisso de ser o o ou assim respeitar o pensamento do autor né é tem teorizou tem pessoas que pensam que a tradução é uma interpretação né você tem inclusive a própria o
próprio deputado italiano que destroçou o tradutor traidor né é obviamente que se você não olha pra mim você pra você fazer uma tradução e que não traga um equívoco é têm que se debruçar sobre a a trajetória desse autor o contexto que ele criou não é apenas sentar diante de um texto e fazer a tradução é dessa forma dá pra eliminar alguns equívocos então quando me fazem esse tipo de pergunta foi a pergunta inclusive que quando estava defendendo minha tese fizeram bom agora a gente vai ter que então é reler tudo ou e aprender tudo
de novo eu acho que quando a gente conhece a base é filosófica e epistemológica dodô autor ainda mais de um autor do porte de vygotsky a gente consegue desconfiar daquilo que é traduzido e como é traduzido e um exemplo é a zona do euro por exemplo zona desenvolvimento é proximal pra mim traz é não só equívoco na palavra proximal que coloca um sentido de próximo como etapa do negócio que jamais falaria isso além disso na tradução na primeira transição do trabalho negócios que que abordou esse conceito é que é o livro hoje ainda muito usado
e que teve um papel importante mas que hoje merece séria que sérias críticas que a formação social da mente é se inventa um nível potencial de desenvolvimento isso não existe na obra do bigode que não existe esse nível potencial ele fala de um nível atual que aquilo que a gente já domina já está no campo da nossa consciência que a gente com a partir daqui a gente já pode né se posicionar dominar e de uma zona de possibilidade inclusive numa obra dele clássica que é o pensamento e fala ele ele tem momentos num capítulo sei
que ele vai dizer que é uma zona de possibilidades ele vai se referir a isso aceito como uma zona de possibilidades então você ser colaborador essa é a grande confusão que muito professora já não mas eu já fiz junto e ele não consegue está no campo da possibilidade não da obrigatoriedade essa é uma grande questão é um grande equívoco e eu acho que é importante qualquer educador e professor compreender então confessou esta sonda desenvolvimento iminente é quando o aluno a criança precisa de ajuda para resolver as atividades sim mas não significa que você ajudou pontualmente
ele obrigatoriamente vai fazer aquilo que você planejou e pensou é e isso é humano a gente aquilo ali não ele não é uma não pode ser uma resposta imediata senão outras teorias podem responder a isso é como as teorias comportamentais listas ou a própria reflexologista responde como estímulo resposta a professora já falou sobre a questão da aprendizagem conceito eu gostaria que a professora faz qualquer diferença na aprendizagem e do conceito eu costumo dizer que é tem uma certa semelhança a ideia que ele coloca nesse conceito de que muitas vezes fica parecendo que ensino aprendizagem mas
não não é eu acho que também não dá conta que é a relação dialógica entre o educador o professor o adulto ea criança na relação dialógica adianta nada você ter a intenção de ensinar se o outro estiver a fim de aprender essa relação então a relação dialética mesmo de a lógica é é a colaboração ela só vai acontecer se o diálogo acontecer se essa é esse diálogo gizmo essa relação é tão é íntima tão né e e que também estão implicados várias outras questões inclusive questões emocionais e afetivas é mais acontecer porque no então o
paulo freire tem uma tem uma visão de educação muito parecido a gente poderia fazer o paralelo com as idéias do bigode que nesse sentido de é o que que é a palavra né eu tenho traduzido como instrução é porque é importante dizer por quê a instrução apesar de instrução hoje está no campo de defesa de algumas questões que eu discordo é mais porque a instrução é a única palavra no português que dá conta do reflexivo eo bigode que vai dizer de um auto desenvolvimento de uma de um laudo de uma auto-instrução então essa essa questão
está no campo da possibilidade ou seja você pode colaborar se a resposta não é imediata ea pessoa pode no algum momento se valer de algo que ela nem a começou a dominar para se auto desenvolver para se auto instruir nesse sentido agora a questão dos conceitos é é ele vai defender que os conceitos cotidianos eles surgem do cotidiano da relação direta com o dado espontaneamente dessa da criança no processo de desenvolvimento ea escola seria responsável pelo pela formação dos conceitos científicos né e hoje já tem trabalhos que questionam um pouco essa visão é do bigode
que a eu acredito que o próprio contexto que ele vivia e em algum momento ele teve que fazer essa defesa inclusive da própria escola como um lugar do desenvolvimento do conceito é científico é porque é o conceito científico ele não está apenas na escola então essa é uma questão que a gente poderia ficar conversando durante muito tempo mas a relação para ele é que o conceito cotidiano eo para formação do conselho científico eles se apoia no é conceito cotidiano então é obviamente um conceito de água cotidiano ele não é um conceito científico de água e
para você desenvolver o conceito científico de água você tem que dominar o conceito cotidiano e espontâneo é de água então é nessa relação também dialética que inclusive é a base é filosófica do bigode que é materialismo histórico dialético quem se apoia nele ele vai dizer que é com o método né do materialismo histórico dialético o que é e vai ajudar a desenvolver uma teoria sobre é o ser humano trazendo para o centro do estudo é a a consciência coisas que a psicologia não fazia no caso do professor ele tem que ter aquelas assim a atuação
central dele tem que ser aquilo que o estudante não domina partindo aquele que ele já sabe seria isso começou a ouvir gotti que tem uma frase que ele fala assim e que ele vai fazer inclusive a crítica até hoje não que ele discorda totalmente ele inclusive elogiada em vários momentos mas ele vai e quando ele desenvolve o conceito de zona desenvolvimento iminente ele vai dizer que é para se pautar pela por aquilo que o aluno já sabe é se pautar pelo ontem do aluno então a gente não tem que ficar é aplicando prova para saber
o que o aluno é apenas é o sábio não sabe né a gente tem que se pautar por aquilo que é impulsiona o desenvolvimento e o que vai impulsionar o desenvolvimento e as possibilidades é a atividade que você é está envolvido na atividade que você está envolvido então acho que isso é fundamental você não pode ficar apenas querendo descobrir o que sabe que não sabe você tem que projetar e funcionar né é para ao campo da possibilidade pensando sempre que a possibilidade não é obrigatoriedade rock professora sônia no próximo bloco vamos falar sobre a teoria
histórico cultural eo desenvolvimento da criança voltamos já fica com a gente [Música]