[Música] [Aplausos] Salve E aí pronto para começar nosso aulão Então vamos lá hoje a gente vai falar uma parada que mudou a cabeça de todo mundo lá nas antigas manos os gregos eles decidiram se rebelar contra o conhecimento vigente da época se liga só a Grécia era pautada por uma mitologia você já deve ter ouvido falar sobre isso é muito presente na ficção é muito presente aí nas séries e filmes mas olha só a mitologia ela era utilizada como uma explicação de Mundo por qu Qual que é a ideia dos gregos nessa época os caras
eles utilizavam uma narrativa alegórica uma narrativa fantasiosa para tentar explicar as algumas coisas que eram difíceis pra compreensão humana naquele momento naquele espaço específico E aí que que vai rolar olha só a mitologia ela deixa de ser a explicação a narrativa dominante a a partir de uma série de coisas que vão acontecer então eu vou destacar algumas para você a primeira dela é a expansão cultural que a Grécia vai est involta porque a Grécia ela vai começar a formar várias colônias ali no Mediterrâneo Então essa expansão cultural vai fazer com que os gregos tenham contato
com povos do oriente povos da África sob sahariana povos enfim de toda aquela região isso vai fazer com que a cosmovisão grega se amplie vai fazer com que as ideias mitológicas percam um pouco da sua força e você achando que só videogame tinha DLC tá vendo grego também tem expansão E aí ó Qual que é a vibe vai rolar nessa época alguns avanços importantes a exemplo vai surgir a escrita e vai surgir o uso da moeda essas duas coisas são muito importantes pro pensamento filosófico porque elas trabalham com uma abstração do pensamento muito grande nesse
sentido a gente começa a dar ideia a conceitos a gente começa a pensar em coisas que não necessariamente se manifestam no mundo físico então pensamento ele se torna mais complexo mais abstrato fazendo com que a gente evolua intelectualmente então se liga só a mitologia vai entrar em crise porque várias explicações dadas aqui não fazem sentido quando eu mudo a minha cultura concomitante a isso eu vou ter um modo de vida que os gregos levavam que privilegiava eu ficar pensando por qual que era a vibe dos caras os guiros prezavam o ócio A negação do Ócio
um negócio fazia com que eles se sentissem inferiores fazia com que eles se sentissem escravos sociedade grega diga-se de passagem era uma sociedade escravista então a vibe não era trabalhar mano a vibe era ficar relax a vibe era ficar de boa curtindo a vida E aí já viu né muito tempo a pensar Deu no que deu vai ter aí início à filosofia com esses caras aqui ó a gente vai ter os filósofos da natureza eu destaquei os principais para você então Acompanha comigo a gente vai ter o primeiro deles o sempre hidratado Tales de Mileto
eu tenho Heráclito Demócrito e Pitágoras todos eles vão buscar uma explicação para uma pergunta essencial o que compõe a matéria da onde veio toda essa matéria Qual é a origem de todo esse mundão o nome dessa substância primordial é arqué então arqué é a palavra grega para essa Essência primordial que deu origem a todo o Cosmos no ENEM de 2022 a gente teve uma questão perguntando Exatamente isso o que de acho era uma arqué E aí era essa tentativa essa cosmovisão essa cosmogonia grega essa vibe de Mano vamos explicar o mundo tal qual ele é
não tal qual a mitologia o diz então o que que dá origem à filosofia uma explicação racional do mundo é isso que o thalis faz Thales de Mileto é o sujeito que vai fazer a seguinte afirmação tudo é água e por mais que seja uma afirmação simples uma afirmação bem direta O que essa afirmação faz é revolucionária porque ela junta tudo em um único pensamento e o faz sem recorrer às aleg I as sem recorrer à fantasia então a partir daquilo que é real não é alegórico não é fantasioso a partir daquilo que meus sentidos
apreendem eu consigo explicar o mundo isso é racional não é alegórico então tal se torna o primeiro filósofo ao fazer isso seguido ele a ideia meio que entra na moda fica ripado você explicar o mundo e aí Segue Heráclito dizia que tudo era fogo ele queria dizer na real que o mundo se dava partir da doutrina dos opostos de um Devir de contrários o Demócrito vai ser o cara que vai falar que a matéria é feito por uma substância chamado átomo Olha a vibe do cara mano a gente tá falando aqui de mais de 2000
anos atrás e o maluco já tá falando em átomo E aí eu vou ter Pitágoras esse Provavelmente você sabe a arqué pitagórica é o número então se você não é o cara da exatas culpa e Pitágoras por enfiar exatas na humanas mano então arqué é a bu pelo elemento que dá substância ao Cosmos é a a partícula essencial da coisa e hoje a gente continua nessa busca para quem aí é entusiasta da física a gente tem o uma mesma discussão rolando nesse momento que é o tal do bosson de rigs né a gente tem colisor
de partículas tudo isso buscando como é que energia vira matéria da onde vem a matéria então é um assunto ainda assim muito atual bom eu vou parando por aqui vamos seguir pro próximo tema segura aí que eu já volto lá nas antigas os manos Platão Aristóteles e Sócrates refletiam Acerca das possibilidades da nossa vivência então se liga só então quando a gente fala de ética eu tô querendo responder basicamente duas perguntas como ser uma pessoa melhor e como fazer a coisa certa Só que a resposta para essa pergunta vai mudar dependendo de quando eu for
perguntado então se liga só lá na antiguidade a gente tem essa galera aqui se perguntando sobre conceitos diferentes do que a ética hoje se pergunta Sócrates por exemplo ligava Mita a noção de ética com a ideia de bem com a ideia daquilo que é bom o Aristóteles por exemplo falava que ética era você achar o equilíbrio na sua vida é você cultivar virtudes então a ética que eu tenho lá na antiguidade é é uma ética diferente da ética que eu tenho hoje da ética que você pressupõe na antiguidade eu tinha uma busca muito mais voltada
a uma ascensão pessoal dentro da filosofia aristotélica eu vou ter a busca por um Estado de Espírito chamado eudaimonia que que é eudaimonia vem do grego o bem Supremo ou o sumo bem a ideia de que você alcançou a sua Plenitude você alcançou o seu lugar no mundo então você tá completo essa galera aqui vai ser o discurso dominante por toda a antiguidade vai se alastrar e vai adentrar Inclusive a galera que segue Olha só lá na Idade Média a gente vai ter uma interpretação da ética um pouco diferente porque a gente vai combinar elementos
da idade antiga com a religião dominante naquele momento então eu vou juntar cristianismo com os preceitos aristotélicos com as ideias socráticas e platônicas e aí eu vou ter dois expoentes principalmente Santo Agostinho de ipona e São Tomás de Aquino esses caras eles vão reler Aristóteles e Platão e aproximar a filosofia antiga da teleologia cristã fazendo aí um casamento da Fé com a razão então o preceito ético que eu vou ter nessa época nesse momento da humanidade vai ser um preceito ético muito mais religioso vai trazer todos os dogmas da religião acerca do que é certo
o que não é certo que eu posso que eu não posso tudo isso vai tá lincado à ideia da religião então eu não tenho mais uma ética pagã eu tenho uma ética cristã isso vai predominar na Idade Média por toda a idade média e só vai começar a ser desmanchada lá no Renascimento e aí a gente vai ter o rompimento disso aqui com a modernidade a modernidade vai inaugurar uma série de rupturas no pensamento incluindo a ética os principais expoentes da modernidade são Emanuel Kant e Frederick nietz o Kant vai pregar uma ética bem diferente
ele vai pregar a ideia da deontologia a ideia do dever Então a gente vai ter um afastamento de toda essa parada religiosa da idade média e uma ética que ela vale em si já oit vai fazer um barulho muito doido porque o niet vai acabar com toda essa construção ética que cede ele parafraseando niet ele dizia que a ética vai construir Ídolos com pés de barro e ele é um filósofo com o martelo e muita vontade de usá-la niet ele vai derrubar toda essa construção ética que a gente teve até então e falar que ela
é demasiadamente humana ela é uma criação Nossa e não existe aí um valor superior a gente tem que criar nossos próprios valores Então você vai aí Criar o seu próprio valor a sua própria interpretação a partir do n a ética ela ganha uma pluralidade muito maior na nossa atualidade Então hoje eu falo sobre Ética do trabalho eu falo sobre ética em uma série de outros aspectos esferas da nossa vida que não essa ética que a filosofia discuti outrora e pra gente fechar essa aula olha só tem hoje o que a gente chama de bioética Qual
que é a vibe a bioética discute basicamente o conceito de vida dentro dessa ética Então eu tenho aí por exemplo uma discussão sobre direito dos animais eu tenho uma discussão sobre eutanásia eu tenho uma discussão sobre aborto sobre clonagem hoje a gente tem um leque de possibilidades para debater para discutir ética de uma maneira muito mais localizada e não de uma maneira hegemônica como era antes então a ética ela permeia todas essas esferas da nossa vida vamos fechar essa aula com isso e bora pra próxima seguindo com nosso aulão vamos falar de Manuel Kant Kant
é o principal expoente do movimento Iluminista ele é praticamente a personificação do Iluminismo dentro da filosofia e Manuel cant vai resolver Vas das tretas que acompanham a filosofia des lá da anuidade Se liga só a filosofia do cant po ser resumida em três perguntas são elas o que eu posso conhecer o que eu devo fazer e o que eu devo esperar ao fazer essas perguntas Kant vai estar se referindo a três áreas da filosofia que ele vai trabalhar quando ele pergunta o que eu posso conhecer ele vai est se referindo à epistemologia epistemologia é o
ramo da filosofia que vai se preocupar com o conhecimento o que eu devo fazer ele vai est se referindo à ética isso é ele vai est se referindo ao comportamento humano a moral e quando ele se pergunta o que eu posso esperar ou em algumas traduções o que me é dado a esper ar ele vai est aí se perguntando sobre a estética então teoria do conhecimento ética e estética são as três áreas grandes áreas da filosofia que o Kant vai est falando nas suas três críticas embora Kant tenha muitas obras as principais deles a gente
destaca aqui são elas A Crítica da Razão Pura A Crítica da Razão prática e a crítica da faculdade de zugar essas três críticas vão estar respondendo as três perguntas que a gente levantou lá no início da essa aula Se liga só dentro disso aqui a gente vai trabalhar o conceito da ética canana também chamada de deontologia por que deontologia porque a ética do cant tem a ver fundamentalmente com a ideia de dever E aí a gente não tá falando com o dever que você deveria ter entregue ontem não entregou tá vendo Então a ideia de
dever tá associado ao segundo destaque aqui no nosso quadro que é o imperativo categórico Kant vai falar o seguinte aja de tal forma que a máxima da sua ação seja elevada à lei universal em outras palavras que que o Kant quer dizer se você agir de uma maneira e todo mundo agir dessa maneira e ficar tudo bem você tá agindo de maneira ética por é a maneira que você deve agir então a gente não tá preso na ideia de recompensa a gente não tá preso numa ideia de utilidade a gente tá preso na moral em
si na coisa em si eu devo agir assim porque assim é o certo para além da ética Kant vai trabalhar e revolucionar a área da teoria do conhecimento e aí ó o principal que você precisa entender para mandar bem na sua prova são esses conceitos aqui C vai trabalhar a oposição de conhecimento a priori e conhecimento a posteriore que que é cada um deles conhecimento a Prior é aquele que não precisa da experiência conhecimento a posteriore é o conhecimento que eu só ganho a partir da experiência nesse sentido a gente vai ter dois tipos de
juízo acerca do conhecimento os juízos analíticos e os juízos sintéticos o juíz analítico é uma informação que ela me é dada sem a necessidade de uma explicação ela me é óbvia uma explicação sintética já é a junção da minha experiência com a coisa no exemplo rápido um juízo analítico é o falar que um triângulo tem três lados porque me parece óbvio que um triângulo tem três lados já um juízo sintético é eu falar por exemplo que ornito rins brilha no escuro você só vai conferir essa informa se você v ornitorinco no escudo dito isso a
gente vai ter a terceira definição aqui os números e os fenômenos o númeno ele é a coisa em si pro cant é impossível conhecer a coisa em si o que eu consigo conhecer é a manifestação dessa parada que é o fenômeno então eu não conheço a realidade da maneira que ela é eu conheço a manifestação dos objetos nessa realidade que são os fenômenos então Kant é um filósofo muito importante para filosofia influenciando o pensamento até hoje então ele vai lá desde da estética da ética da teoria do conhecimento enfim era o cara E aí bora
pra próxima aula seguindo na nossa aula bora falar um pouquinho de política esse assunto tão polêmico nas redes ultimamente olha só a política vai nascer lá na antiguidade com meus parceiros Platão e Aristóteles ambos gastaram um tempo das suas vidas aí se dedicando a pensar a melhor forma da gente conviver quando a gente fala de política na antiguidade a gente tá se perguntando qual é a melhor forma de se conviver e o Platão ele era um cara que argumentava que pra gente ter uma sociedade boa a gente precisa de um líder bom na visão dele
o que a gente precisa é de um rei filósofo Platão acreditava que um governante deveria ter as qualidades de um filósofo estranhamente Platão era filósofo o Aristóteles vai argumentar diferente ele vai falar que pra gente ter um bom governo a gente tem que ser centrado nas virtudes numa sociedade justa numa sociedade equilibrada vai rolar aí um atrito entre mestre e aluno aí porque Aristóteles ele prezava um governo muito mais plural e o Platão discordando aí já se referia como melhor governo a um governo monárquico a um governo mais absolutista saindo um pouquinho lá dos iddos
da Grécia um sujeito que vale destaque é Nicolo de machiavelli que por algum motivo aqui no Brasil a gente chama de Maquiavel Maquiavel ele vai separar ele vai romper com a antiguidade e principalmente com essa ideia do Platão de falar que para um governante ser bom ele tem que ser uma boa pessoa Maquiavel vai distanciar a ética da política Então se na visão aristotélica a ética tinha como finalidade alcançar o potencial do ser humano e todos os ser humanos fazendo isso gerava política falar que não tem nada a ver cara eu posso ser pessoa e
ser um bom governante Então hoje Se você vê um político corrupto você culpa Maquiavel que vai dizer que não necessariamente preciso ser ético para ser político e aí segindo Maquiavel ele vai abrir portas para os contratualistas quem são esses caras vamos destacar principalmente dois deles o Robs e o rousse Thomas hobbs era um filósofo contratualista que defendia a monarquia absoluta então Rousseau em oposição ao hobbs ele vai dizer o quê que a monarquia ela é tirânica ela exerce poder sobre o povo e o povo não se beneficia disso O Rousseau vai propor então um liberalismo
ele vai propor um estado muito mais fraco um estado muito mais aquém do Estado Robiano ao qual na monarquia absolutista o estado ele é firme a gente teme o estado daí o nome do livro do hobs chama ol Leviatã representando o estado o monstro mitológico que a gente morre de medo seguindo um pouco mais na nossa linha do tempo vamos falar um pouquinho do Marxismo Marxismo que serviu de Base pro socialismo científico e até pro comunismo diferenças rápidas aí ó socialismo foi pensado por uma galera Francesa e a gente chamava ISO de socialismo utópico o
Marx e o engels vão trazer isso paraa realidade ou vão tentar vão chamar isso de socialismo científico então a as obras do Marx vão inaugurar um tipo de pensamento que vai ser completamente diferente que vai romper com o que veio antes com contratualismo com maquiavelismo e até com as concepções de governo mais antigas como monarquias diqui aristocracias e até democracias ambos socialismo e comunismo pregam pela divisão do poder em partes menores que partes são essas o povo então o Marx em resumo vai fazer o seguinte Marx vai analisar quem tá usufruindo do poder se é
um grupo de pessoas se é uma única pessoa se é um coletivo aí e ele vai pensar eu vou pegar esse poder e eu vou devolver esse poder para quem o gerou da onde que esse poder emana na visão marxista do povo então ele vai devolver esse poder ao povo tanto socialismo quanto comunismo tem como finalidade devolver o poder ao povo há uma diferenciação básica entre esses dois conceitos por quê no socialismo Eu tenho um estado que vai tentar resolver os problemas para atingir um segundo estado que seria o comunismo aonde não é estado e
aí para além da visão marxista a gente tem aí uma oposição que são os anarquistas o pensamento anarquista ele surge concomitante com o pensamento marxista e não necessariamente de maneira antagônica Mas a partir da primeira internacional a gente vai ter uma separação desses dois pensamentos então eu vou ter aí nomes como Joseph Pierre prudon mikel bac n eh Emma Goldman e uma série de outros e aí pra gente finalizar quando a gente fala de política hoje eu não posso deixar de falar dos movimentos sociais Porque nas provas aí vestibulares e no Exame Nacional do Ensino
Médio a gente sempre tem a temática dos movimentos sociais destacadas na prova de ciências humanas Então dentro dos movimentos sociais vamos falar aí do feminismo o feminismo é um movimento que vai surgir buscando a Equidade entre os gêneros hoje quando eu falo de política eu não posso deixar de lado a ideia do gênero porque dentro da sociedade atual eu tenho uma diferença muito grande entre os gêneros Então se política é a ideia de analisar o coletivo eu tenho que perceber que esse coletivo ele não tá equalitário ele tá de Stop seguindo aí eu tenho o
movimento do vida negas importam por qu dentro da Visão política a gente tem um acirramento racial muito grande principalmente ali no finalzinho do século 1 começo do século XVI a gente vai ter muito problema com isso então hoje quando eu falo de política é essencial eu entender as noções raciais xenofóbicas que tangem um assunto e para finalizar não poderíamos deixar de lado o especismo porque quando a gente fala de política a gente foca muito na ideia do ser humano mas o planeta não é só nosso né a gente divide o planeta com a galera aí
com um monte de outras espécies E aí a gente tem muita gente levantando essa bandeira de que a gente tem que pensar muito mais fora da nossa caixa muito mais fora da nossa espécie e preservar as outras do planeta então eu vou ter aí vários militantes que vão desde os veganos até aquele seu amigo doidão lá que quer salvar os coalas da Extinção Enfim então quando eu falo de política política é um tema que abrange muita coisa eu tenho muitos pensadores muitas pensadoras para referenciar os principais tá explicado aí eu vou ficando por aqui se
liga na próxima aula E aí bora pra última aula desse aulão sei que você tá cansado mas me acompanha aí porque a gente vai falar de dois temas fundamentais na compreensão da teoria do conhecimento o racionalismo e o empirismo esses temas fazem parte de uma área maior da filosofia que é a epistemologia a epistemologia vai estudar a origem do conhecimento vai estudar se as verdades que a gente tem são universais a ideia da epistemologia diz respeito a eu estudar como é que eu posso conhecer Será que os meus centidos são fonte confiável de conhecimento pirro
deé o principal Pensador dessa corrente filosófica vai falar o seguinte não é possível a gente conhecer a verdade a verdade não é uma paragada Absoluta eu não tenho acesso a ela então para ele o mais correto a se fazer é suspender o juízo Já que eu não posso saber a verdade eu não vou julgar paga de isentão tá ligado Então essa é a vibe do ceticismo adentrando aí a discussão o ceticismo vai abrir Palco para uma série de outra outros questionamentos contestações né E aí vamos destacar os principais aí ali na virada do século 1
século XVI a gente vai ter uma galera levando isso muito a sério então se antes no medi o conhecimento era uma fonte segura por ele vinha de uma entidade divina ou seja eh as coisas são assim porque Deus quis cara eu não vou duvidar disso porque se é vontade de Deus é vontade de Deus eu não tenho que me preocupar se o conhecimento é seguro ou não com a ruptura inaugurada pela modernidade com esse tipo de pensamento a gente cai num Limbo do conhecimento porque a gente vai pensar pô se Deus não garante a parada
o que garante Então vai surgir vários filósofos aí teorizando a acerca do Como eu posso conhecer e aí o principal expoente dessa dúvida é um cidadão chamado René descart o descart vai falar o seguinte ele vai meio que resgatar a ideia lá dos céticos e ele vai se propor um questionamento ele vai se propor aí um desafio a conseguir provar a sua própria existência O que é algo relativamente simples né você olha para si ninguém duvida que existe é difícil né fic entre nós você não vai olhar e falar Nossa será que eu existo é
óbvio você vê você sente mas daí que tá será que os sentidos são fonte confiável de conhecimento e aí o descart vai começar a fazer essa desconstrução e ele vai propor o seguinte meus sentidos eles me Enganam se meus sentidos me enganam e aí ele dá uma série de exemplos para provar para você que os sentidos te Enganam por exemplo um bom exemplo que ele dá é você pensar na ilusão di Ótica você vê alguma coisa que não necessar está ali então se meu sentido enganou como é que eu sei que ele não me engana
de novo e aí o pensamento cartesiano ele vai adentrando um Limbo aí de dúvidas até chegar numa verdade absoluta em resumo descart Vai pensar o seguinte cara depois de tudo isso a única coisa que eu tenho certeza é que eu tô pensando sobre isso e se eu penso logo eu existo daí a famosa frase cartesiana do cógito ergo Su eu penso então eu existo descart cançou então com isso uma ideia inata ou ou seja o conhecimento ele vai vir da razão ele vai vir de uma construção lógica as verdades Racionais elas são universais elas valem
para mim e valem para todos os outros então o que descart inaugura aí é o que a gente chama hoje de racionalismo racionalismo é uma corrente filosófica que vai defender que o conhecimento ele é universal inato racional e lógico e para fazer frente a esse conhecimento inato Universal lógico e racional a gente vai ter a galera que vai defender o empirismo Qual que é a ideia por trás do empirismo Então a gente vai em oposição ao racionalismo confiar nos sentidos Porque eu só conheço o mundo através da observação e a gente vai ter como expoentes
dessa galera principalmente os filósofos John Lock David Hil Francis Bacon e até o próprio Thomas hobs que a gente viu quando falou de política toda essa galera vai pensar que eu só consigo conhecer as coisas através da experiência delas no mundo então é impossível conhecer uma coisa inatamente É impossível olhar para uma coisa e saber da existência dela sem ter experiência e aí eu vou ter por exemplo John Lock falando da teoria da tábula rasa Que Nós seres humanos nascemos como uma folha em branco e são nossas experiências que nos dão conhecimento então a vida
é como se você tivesse de rolê acumulando XP até fazer seu level up sacou nesse nesse sentido o empirismo prega uma experiência sensorial através da observação do mundo se opõe então racionalismo e empirismo essa parada ela vai ter fim com o idealismo alemão aonde a gente vai ter personificada na figura de Manuel Kant um resumo disso aí Kant vai dizer o que que o conhecimento ele é tanto racional quanto empírico ou seja ele vai combinar a a grosso modo essas duas linhas de pensamento para produzir conhecimento diferente transcendental uma coisa muito mais sintética eu vou
ficando por aqui espero que você tenha aproveitar esse aulão se inscreve no canal e até a próxima falou