o livro do profeta jonas nós vamos ter uma série de mensagens nesse livro que é conhecido pela história da baleia e nós vamos descobrir que a baleia é quem menos na aparência e no livro né e eu queria nessa noite com vocês ler o livro todo é a chance você vai ter depois dizer que você já leu um livro da bíblia todo tem gente que nunca leu um livro da bíblia toda então hoje à noite isso vai mudar você vai sair daqui já podendo o jardim um livro todo da bíblia jonas capítulo primeiro verso 1º
até o final o santos veio a palavra do senhor a jonas filho de militar dizendo expoint vai a grande cidade de nínive clama contra ela porque a sua malícia subir o time jonas se dispôs mas para fugir da presença do senhor para táxis e tendo descido jop achou um navio que ia para taxas pagou pois a sua passagem embarcou nele para ir com eles para táxis para longe da presença do senhor mas o senhor lançou sobre o mar um forte vento e face no mar uma grande tempestade eo navio estava a ponto de se despedaçar
então os marinheiros cheios de medo clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio para aliviarem do peso dela jonas porém havia descido ao porão e se deitado e dormia profundamente chegou se a ele o mestre do navio ele disse que se passa com tigo agarrado no sono levanta invoca o teu deus talvez assim esse deus se lembra de nós para que não pereçam anos e diziam uns aos outros 20 lancemos sortes para que saibamos por causa de quem nos sobreviver sobreveio e simão e lançaram sorte ea sorte
caiu sobre jonas então lhe disseram declaramos agora por causa de quem não sobreveio esse mal que a ocupação é a tua de onde vens qual a terra e que povo estou feliz respondeu sou hebreu e tema o senhor deus do céu que fez o mar ea terra então os homens ficaram possuídos de grande temor ele disser que é isso que fizeste pois sabiam os homens que ele fugia da presença do senhor porque eu havia declarado disseram-lhe que te faremos para que o maximus acalme porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso respondeu lhes
tomar m lançarem ao mar eo mar se acatará porque eu sei que por minha causa mas sobreviveram a essa grande tempestade entretanto os homens remavam esforçando-se por alcançar a terra mas não podiam porquanto mas se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles então clamaram ao senhor disseram à senhor rogamos que não pensamos por causa da vida desse homem e não faças cair sobre nós este sangue quanto a nossa inocente porque tu senhor fizesse como tinha prova e levantaram a jonas e lançaram ao mar e sol mar da sua fúria primeiro pois esses homens em
extremo ao senhor e oferecer os sacrifícios aos senhores fizeram votos deparou-se um grande peixe para que entregasse a jonas esteve jonas três dias e três noites no ventre do peixe então jonas do ventre do peixe chorou sem o seu deus e disse na minha angústia clamo ao senhor e ele me respondeu do ventre do abismo gritei e tu me ouvisse a voz pois me lançar se no profundo no coração dos mares ea corrente de água me cercou todas as suas ondas e as duas vagas passarão por cima de mim então eu disse lançado estou diante
dos seus olhos tornarei porventura ver o teu santo tempo as águas me cercaram até a alma o abismo em rhode ou é a salvo e se enrolaram na minha cabeça desci até os fundamentos dos montes de si até a terra cujos ferrolho se correram sobre mim para sempre contudo fizesse de subida sepultura minha vida ao senhor meu deus quando dentro de mim desfalecia minha alma e os senhores subiu a tia minha oração no teu santo tempo os que se entregam dólar teria vão abandonando aquele que fizer misericordioso mas com a voz do agradecimento eu te
oferecerei sacrifício o que votei pagarei ao senhor pertence à salvação falou pois o senhor ao peixe e este vomitou a jonas da praia na terra e veio a palavra do senhor segunda vez a jonas dizendo dispõe que vai a grande cidade de nínive proclama contra ela a mensagem que eu te digo levantou-se por jonas e foi a nínive segunda palavra do senhor ora nem me ver a cidade muito importante diante de deus e de três dias para percorrê-la começou jonas a percorrer a cidade caminho de um dia e pregava e dizia ainda 40 dias e
nínive será submetido os ninivitas creio em deus e proclamar um jejum e vestiram se de planos de saco desde o maior até o menor e chegou essa notícia rede nínive ele se levantou do seu trono que eu disse as vestes reais cobrir se de pano de saque ea sentou se sobre a cinza e fez proclamar e divulgar e nínive por mandar do rei seus grandes nem homens nem animais nem dois nem ovelhas provem coisa alguma nem os levem ao pasto nem bebam água mas sejam cobertos de panos de saco tantos homens como os animais e
clamaram fortemente a deus e se converteram cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos quem sabe se voltará a deus se arrependerá e se apartar a do furor da sua ira de sorte que não pereçam anos e viu deus o que fizeram como se converteram do seu mau caminho e deu se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não fez com isso desgostou se jonas extremamente ficou irado e ouro ao senhor e disse à senhor não foi isso que eu disse estando ainda na minha terra por isso
me adiantei fugir no pará táxis pois eu sabia que as deus clemente o misericordioso e tarde irá se grande benignidade que tinha arrependido do mal penso que depois o senhor tira minha vida porque melhor me é morrer do que viver e disse o senhor é razoável essa tua ira então jonas saiu da cidade assentou se ao ambiente da mesma e ali fez um e ramada e repousou debaixo dela sombra até ver o que aconteceria a cidade então fez o senhor deus nasce em uma planta que subiu por cima de jonas para que fizesse sombra sobre
a sua cabeça a fim de livrar do seu desconforto jonas pois se alegrou em extremo por causa da planta mas deus no dia seguinte ao subida alva enviou um verme o qual feriu a planta e esta se secou em nascendo o sol deus mandou o vento calmo uso oriental o sol bateu na cabeça de jonas de maneira que desfalecia pelo que pediu pra se a morte dizendo melhor morrer do que viver então perguntou deus a jonas é razoável essa tua ira por causa da planta ele respondeu é razoável a minha ir até à morte tornou
o senhor tem compaixão da planta que não gostou do trabalho a qual não fizesse crescer que não a noite nasceu em uma noite pereceu e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de mini em que há mais de 120 mil pessoas que não sabem discernir entre a mão direita ea mão esquerda e também muitos animais o seu muito obrigado pela tua palavra muito obrigado pela tua paciência com jonas obrigado pela tua paciência conosco pedindo senhor que a exposição desse livro nos revele mais a respeito da tua soberania do teu poder da tua majestade
da sua compaixão para com pessoas para com pecadores como nós perdemos nosso pai que a exposição desse livro seja usada por ti para reconciliar pecadores a ti para levar pessoas ao arrependimento e para que todos nós reconheçamos que não há outro deus a não ser o senhor fala os nossos corações pedimos em nome de jesus amém duas razões para falarmos sobre o livro de jonas eu queria trazer pra vocês nessa noite a primeira é que ele revela muita coisa a respeito de deus na verdade a estrela do livro não é o profeta jonas mas é
deus deus é quem transparece em casa em praticamente em casa versículo desse livro agindo interagindo ser o paciente perguntando respondendo observando eu sei que nós estamos acostumados desde o departamento infantil a estudar no livro de jonas e o foco é o profeta fujam profeta desobediente que foi embora para longe do que deus tinha mandado de deus mandou e deus foi atrás dele eo colocou na barriga de um peixe e jonas é a grande estrela do livro pelo menos é assim que a gente geralmente é ouvir é assim que a gente aprendeu talvez mas a verdade
é que esse livro é sobre deus e sobre o seu domínio sobre todas as coisas e sua misericórdia para com as pessoas e eu creio que essa é uma mensagem que nós precisamos escutar no dia de hoje a respeito deste amor e dessa compaixão que deus tem inclusive com aquelas pessoas que nós não gostamos e que a gente fica com raiva quando se converte deus gosta inclusive deles então eu creio que essa mensagem é importante para que nós em dias difíceis que nós estamos vivendo nós nos lembramos quem é deus o deus a quem nós
servimos a segunda razão é que esse livro ele é citado duas vezes por jesus isso não seria uma coisa que o coloca em vantagem porque jesus cita muitos outros livros do antigo testamento mas é que em particular jesus se refere a essa história de jonas ea o evento de que de ele ter passado três dias e três noites no ventre do peixe como sendo um tipo ou uma figura da sua morte do seu sepultamento lá e mateus 12 de 38 a 42 jesus faz três citações no livro de jonas primeiro ele diz da mesma maneira
de jonas permaneceu três dias e três noites no ventre do peixe assim também eu ficarei três dias e três noites no ventre da terra então a história pessoal de jonas particularmente aquele evento é um tipo dos sofrimentos de cristo segundo jesus disse da mesma os ninivitas se arrependeram com a pregação de jonas e no dia do juízo eles condenaram aqueles que viram os meus sinais e os meus produtos jesus está falando para as cidades da sua época onde ele fez muitos milagres e o pessoal não se arrependeu e não crew que a judiciária no dia
do juízo os ninivitas vão se levantar contra vocês porque vocês viram todos esses milagres e vocês não se converteram mas eles se arrependeram com a pregação de jonas ea terceira coisa que jesus disse é que está quem é maior do que jonas então três coisas do livro de jonas a figura de jonas o tempo que ele passou no peixe e o resultado da sua pregação foi arrependimentos indivíduos essas três coisas são citadas por jesus e jesus inclusive usa esses eventos para dizer quem ele é que ele é maior do que jonas que ele é aquele
que vai morrer para os nossos pecados que vai ser sepultado e que no dia do juízo então eles que essa mensagem tenha sido ouvido em que as pessoas se arrependem é por esse motivo que eu entendo que estudar esse livro é tão importante para nós mas o que é esse livro nós acabamos de ler é da etá no meio dos profetas mas só que isaías não é bem assim mas se sair é o tempo todo assim diz o senhor assim diz o senhor ezequiel assim diz o senhor joel e tudo mais o juro nos parece
um livro parece uma história na verdade e não e de longa data os se questiona o que é esse livro muitos acham que isso aqui é uma parábola isso é que esses fatos não aconteceram de verdade mas é foi uma invenção de algum poeta hebreu judeu que queria trazer uma lição a respeito de deus e da nação de israel tipo assim que deus ele é deus das outras nações também e não somente da nação de israel então inventou essa história de um profeta fujão que era muito nacionalista que odiava os outros povos e que deus
acabou levando de qualquer forma e mesmo a contragosto do profeta de deus alcançou as outras nações então se que seria segundo essas pessoas uma história né que teria sido criada com esse propósito nada disso aqui teria acontecido a verdade é que desde cedo muita gente que ridicularizou os cristãos por acreditarem nisso aqui eu sinto que o dois escritores pagam um chamado por filho e outro chamado juliano que já no século 1º e 2º somba vão dos cristãos porque os cristãos acreditavam nessa história de que o peixe engolir um homem que subiu a árvore que o
verme mordeu ali e que chegou e zombavam porque os cristãos acreditavam nisso e outros dizem até que essa história ela foi inventada a partir de histórias de de outros povos outras lendas a por exemplo é nos escritos de um mero que é aquele famoso e poeta grego que viveu muitos anos antes de cristo o autor de ilíada e da odisséia enquanto uma história que um famoso hércules ele passou três dias no ventre de um monstro marinho para salvar sua amada alcione e também tem uma história de outro herói chamado percebeu que liberta andrômeda de um
monstro marinho então foi isso que aconteceu um escritor um poeta hebreu pegou essas histórias e fez uma versão hebraica e jonas aparece aí como sendo esse cidadão e alguns estudiosos que se dizem cristãos que defende que realmente um é não é verdade isso aqui se uma parábola como aquelas histórias que jesus contava tipo filho pródigo jesus inventou uma história para ter uma lição então isso é que se uma parábola no antigo testamento não é porque os milagres aqui não são razoáveis né peixes não engole um homem cidades inteiras se converter com a pregação de um
cidadão um dia só que ele pregou o estado inteiro e se converteu em absurdo isso aí não é além do mais o capítulo 2 você percebe na forma diferente é quase que uma poesia é capitu um capítulo 3 e 4 parece uma narrativa mas o dois jamais tipo poesia então tudo isso tem cara de é de que isso aqui não aconteceu mesmo gente eu não acredito nisso faca todo jeito fazendo assim eu tô só escrevendo o que essas pessoas dizem tá eu não acredito em nada disso que eu tô dizendo só dizendo que essas pessoas
só que tem gente fazendo assim né nós pensamos diferente para nós o livro histórico porque o problema desse pessoal que acha que isso é que nada aconteceu porque esse negócio de de peixe engoli homem cidade inteira se converter plantas ubik e ea lagarta amor de ela morrer o problema desse pessoal não é com isso para esse pessoal com deus porque se deus existe tudo isso aqui é possível na verdade se o deus que a bíblia diz lá no começo no princípio criou deus dos céus ea terra e disse deus haja luz e ovinos e disse
deus haja separação eo e disse deus a vida suja ea vida surgiu ora se existe um deus como esse qual é o problema dele fazer uma piada engolir um homem então problema desse pessoal não é com um milagre mas com um conceito que eles têm de deus porque se você crê na existência de deus da bíblia nada disso é impossível nada disso é impossível ele é o deus todo poderoso que do nada fez surgir tudo que existe o que é impossível pra ele ele faz o que lhe apraz o que ele quer ele onipotente significa
que ele tem todo o poder para fazer o que ele quiser então o problema desse pessoal é com deus não é com livro porque uma vez admitido a existência do deus da bíblia tudo mais é possível segunda coisa que o problema se jonas quando narra que a oração dele no capítulo 2 sobre a ele faz se sob a forma de poesia jonas era um judeu jonas era um profeta ele freqüentava o templo em jerusalém lá ele ouvia os salmos de davi os salmos e davi são orações que o rei davi fazia e que eram colocadas
na forma poética para serem cantados pelo povo no tempo jonas cresceu ouvindo isso qual se lia linguagem mais natural para jonas escreveu oração os salmos estilo dos salmos que é exatamente aqui capítulo 2 é um sal é a linguagem do coração dele que ele aprendeu desde menino no templo tem problema nenhum com isso e sobre a questão dos mitos pagãos aí é um problema de anacronismo nós temos que verificar algumas coisas primeiro ninguém ter certeza nem de que o mero existiu nem não tem é a gente só sabe desse poeta porque ao ps um segundo
terceiro escritor preservou o fragmento de uma história tal ao contrário do livro de jonas cujas cópias manuscritas e pergaminhos existem as dezenas datando de na época de cristo jesus ou antes com a descoberta dos manuscritos do mar morto descobrir um manuscrito do livro de jonas que antecedem o nosso conhecimento do antigo testamento em mil anos então qual o problema o que é mais fácil jonas ter copiado esse pessoal da peça se esses mitos pagam os gregos ou os gregos terem copiado a história de jonas consideram a possibilidade de que a história brinca antecede esses mitos
pagãos uma questão de estudar cronologia história não é nossa gente dizer que a dependência literária mas para nós o elemento aqui mais importante é que jesus jesus cristo ele considerou este livro como histórico ele disse assim da mesma forma eu já citei na mesma forma que jonas passou três dias e três noites no ventre do peixe eu também vou ficar sepultado ora se a história de jonas é um mito a comparação quebra-quebra na emenda não faz sentido jesus fazer essa comparação pior ainda quando ele diz está aqui quem é maior do que jonas mas com
vantagem disso jonas não existiu então só faz sentido a comparação de jesus se o livro de jonas ou histórico inclusive quando ele diz que no dia do juízo os ninivitas se levantaram e haverão de condenar aqueles que ouviram a pregação de jesus e não se arrependeram horas em um livro de jonas é um mito o argumento de jesus é bobo não faz sentido então para nós faz diferença sim se o livro de jonas a histórico faz diferença sim se ele está narrando eventos e fatos que aconteceram para nós não existe nenhuma dificuldade em receber esse
livro como sendo o registro de acontecimentos agora a próxima pergunta então é quem é esse jonas sobre quem o livro fala a gente usar muita coisa do profeta não ele é de acordo com o livro dos reis capítulo 14 é uma referência à a jonas a ele era filho de amitai da tribo de zebu long onde ficava a cidade de gatti refere que a cidade natal dele isso é que ficava no reino do norte nós sabemos também por uma referência no segundo livro dos reis capítulo 14 versos 25 que jonas era um profeta conhecido em
israel isso às vezes nós não mencionamos ele viveu durante o reinado do rei jeroboam segundo e é um dos profetas mais antigos ele vem logo depois ele vem logo depois do profeta eliseu e viver o próximo de amores e ozéias numa época em que a nação de israel estava vivendo uma prosperidade econômica internacional recentemente israel havia se libertado da síria estava usando esse período de prosperidade e jonas havia profetizado que deus haveria de libertar a nação de israel da síria então jonas era um profeta conhecido essa não é a primeira aventura dele há registro então
de que antes dessa história ele profetizavam em israel e era conhecido inclusive do rei por essa profecia que ele havia feito da libertação da nação de israel jonas é o único profeta do antigo testamento que é mandado por deus para pregar no outro povo todos os demais profeta isaías jeremias ezequiel josé daniel malaquias e aí vai todos eles deus mandou para pregar a nação de israel jonas é o único a quem disse deus disse vai pregar em uma outra nação ele é o único que fez isso e é curioso que não aparece o nome de
israel nem uma vez aqui no livro né a única referência mais próxima quando ele diz assim eu sou hebreu significa eu sou judeu eu sou de israel mas não há menção nenhuma nação de israel aqui jonas é um homem temente a deus vocês perceberam pela leitura não é ele era um homem temente a deus ele reconheceu o pecado dele aos marinheiros quando os marinheiros descobriram que a culpa da tempestade era dele ele admitiu a culpa dele ele declarou diante dos mares ele acreditava no deus que criou uma área terra ele orou a deus o ventre
do peixe e quando deus lhe dar uma segunda chance e obedecem vai pregar jonas era crente ele era temente a deus ele tinha fé mas jonas que uma luta interna primeiro com a sua raiva que ele tinha do sne visitas não tinha raiva dos indivíduos ea gente pode entender porque nem ver a capital da síria assim o reino internacional que estava se levantando no horizonte ea síria era conhecida pela violência militar eu quando era pequeno e meu pai de jovem menino meu pai tinha comprado uma coleção chamado tesouro da juventude e vai perguntar quem é
que já conhecia aqui pronto vez não tem né eu vou passar vergonha que conhece ninguém levanta a mão então não vou perguntar então tesouro da juventude é uma coleção que tinha história arte geografia matemática poesia era uma enciclopédia pra juvenis eu gostava demais que têm uma imagem lá no livro de história que ficou na minha cabeça gravado é de um guerreiro assírio no campo de batalha com o pé no pescoço do inimigo derrotado e ele avançando para arrancar a língua do soldado vencido com a mão mas era a violência do exército assírio eles eram maus
eles eram cruéis eles não tinham piedade eles não tomavam reféns eles terminavam a todos com requintes de crueldade ea síria já tinha feito incursões em israel no reino do norte de onde era jonas então provavelmente jonas como quase todos os judeus odiavam os assírios especialmente os ninivitas que os moradores da capital e de repente deus diz para jonas vai lá pegar na síria la n vi ainda sai joão de deus diz jonas deus pede qualquer coisa - isso você pode pedir que se eu quiser mas eu empregar na síria aos nivito seu então jonas lutava
você vê que é uma luta que no livro entre um homem que teme a deus que sabe que deus é real e o ódio que ele sentir pelos seus inimigos ele lutava com aquele senso de justiça do tipo assim deus não é justo que o senhor perdoe os ninivitas não é justo supor perdoa qualquer outra pessoa qualquer outro mas não os assírios o senhor não pode perdoar esse povo é mal esse povo é ruim se envolve matou muita gente e se eu for pega lá eu já sei o que vai acontecer o senhor tão bom
tão bom que só vai perder esse pessoal e logo eu pra fazer isso para pregar lá jonas lutava com aquele senso de justiça do tipo assim tem que pagar pelos pecados que não é só de jonas na verdade que às vezes está no seu coração não é verdade você fica até com raiva por determinadas pessoas se converte na verdade assim o cara fez aprontou fez de tudo traiu a mulher abandonou o filho traficante de droga e agora parece crente aparece convertido já passou recentemente o seu coração e não é justo não é justo a pessoa
fazer tanta coisa errada e depois de converter e depois de perder a deus perdoar esse pessoal não é justo que lutava com isso ele lutava contra o seu desejo de vingança que queria na verdade que deus tá cá se fognini vi como fez e só domingo o humor diz o texto aqui lembra que ele saiu da cidade fez lá um camarote ficou esperando fogo cair do céu em cima de nínive que desejo de vingança contra os inimigos que não é só de jonas na verdade que às vezes se instala no seu coração quanto àquelas pessoas
que você acha que fizer alguma coisa errada que não merece um perdão que não merece um recomeço alguém que ele ofendeu alguém que me magoou e você diz não não é justo que deus perdoe não é justo que essa pessoa se saia bem não é justo que essa pessoa seja abençoada enquanto eu tô aqui aquela pessoa que fez todo esse mal pra mim de repente deus abençoou deus perdoa se reconciliou com deus jonas voltava com a sua falta de perdão ele não teria perdoar os ninivitas ele achava que não era justo achava que não era
justo era crente mas ele achava ele briga o livro toda uma briga de jonas com esse sentimento então por que ele escreveu este livro é que eu desconfio que depois da última lição ele se arrependeu embora ele não relate aqui o livro termina em aberto se noturna e eu os estudiosos pergunta por que o livro termina em aberto porque jonas terminando desta forma o livro apresenta jonas como um vilão ele é o vilão da história mas a ouvi li comentários que dizem que provavelmente jonas depois que tudo isso aconteceu ele volta para sua terra lembrando
que nem ele fica a 800 quilômetros da terra de jonas naquele tempo se andava de jegue ou de camelô apenas 800 km depois ele volta para a sua terra e ele escreve a história do que aconteceu com ele e ele deixa de propósito aberto porque quando leitor chega no final aquela pergunta que é feita para jonas na verdade a pergunta é feita por o leitor será que não posso ter compaixão dos teus inimigos será que não posso ter compaixão das pessoas que você não gosta você acha que não merece então livro na verdade é um
apelo é um desafio ao leitor para que seja como jesus disse compassivo como é o nosso pai que está nos céus para que nós estendemos as outras pessoas a mesma misericórdia que deus nos estendeu jonas foi salvo de morrer afogado que deus mandou um beijo para salvá lo mas ele não queria conceder salvação aos indivíduos o livro termina em aberto porque nos pergunta você vai ser como deus você vai ser como jonas os temas do livro essa é a razão que nós entendemos pela qual deus jonas escreveu a sua história e ao fazer isso ele
registra que alguns temas centrais o tema que transparece aqui dois temas transparecem aqui no livro primeiro é a soberania de deus sobre toda a criação tudo nesse livro obedece a deus o jonas diz assim no verso 9 do capítulo eu sirvo ao deus que fez o mar ea terra o vento obedece a deus capítulo verso 41 mar obedece a deus capítulo um verso 15 o peixe e obedece a deus capítulo v 17 2 10 a planta obedece a deus capítulo 4 6 a 8 o verme obedece a deus capítulo 4 é indiana antes o crente
não obedece a deus neste livro só um cretino o b10 mas tudo mais obedece a deus neste livro em si só é uma lição para nós um tapou vinho teimoso somos nós o livro e ele é quase que irônico tudo aqui obedece a deus os marinheiros obedeceram a deus os ninivitas se curvar diante de deus mas jonas não obedeceu a deus o livro termina jonas com raiva jonas com raiva então esse livro ele mostra primeiro a soberania o controle de deus sobre todas as coisas segundo a grande compaixão de deus o grande amor de deus
não somente pelo seu povo israel mas ele teve compaixão daqueles marinheiros que reclamaram quando finalmente perceberam que quem era o deus que estava por detrás eles clamaram a deus e deus nos atendeu e desligue os marinheiros serviram a deus quem sabe os marinheiros também se levantaram no dia do juízo com os ninivitas e nos acusarão da nossa incredulidade da nossa teimosia porque eles eles eles atenderam a compaixão de deus deus teve compaixão daqueles assírios e teve também com paixão do profeta porque que paciência de deus esse livro é chamado às vezes do evangelho da segunda
chance no antigo testamento moisés não teve uma segunda chance com a segunda chance deus disse a moisés fala rocha moisés bateu na rocha deu disse não vai entrar na terra mas jonas desobedeceu deus foi atrás e diz agora jonas e vamos de novo repita comigo vamos fazer a lição de casa você vai pra nínive nem todo mundo recebe uma segunda chance como jonas recebeu um livro mostra compaixão de deus o tempo todo e termina dizendo será que não tem o direito de ter compaixão desta grande cidade só estas audições que o livro nos dá e
ele termina então nos desafiando mas o objetivo tema maior do livro sem dúvida é o seu caráter messiânico que eu já mencionei a libertação do ventre do peixe é uma analogia da ressurreição de cristo eo arrependimento dos níveis é uma prévia da conversão dos gentios' e do dia do juízo e também serve como repreensão ao povo de deus os ninivitas pagam se arrependeram mas os judeus permaneceram endurecidos até a vinda do messias eu quero terminar meus irmãos fazendo uma aplicação para nós esse livro nos desafios nos pergunta nós somos como deus temos compaixão das pessoas
ao nosso redor mostramos misericórdia as pessoas ao nosso redor mesmo que elas sejam o que são somos como jonas diz obedientes recalcitrantes não estou dizendo não estou perguntando se nós somos crentes porque jonas era mas não poucas vezes aqueles que dizem temer a deus e conhecer a deus eles são um rancor osos eles lutam com um senso de justiça que na verdade é um orgulho uma arrogância eles esquecem a misericórdia de deus na vida deles têm dificuldade em perdoar aos outros têm dificuldade em orar pela misericórdia de deus para com os outros a gente quer
que deus abençoe somente aquelas pessoas de quem a gente gosta e se não é deus o nosso deus a sua compaixão vai além dos limites das suas predileções ele é deus não somente dos judeus mas de toda a terra é deus dos assírios também mas é claro os assírios precisam ouvir em se converter e crer nele a serem salvos e nós que compaixão nós temos pelas pessoas ao nosso redor cremos em deus e no seu poder cremos na ressurreição do nosso senhor jesus podemos dizer adeus senhor eu não quero ser como este profeta porque eu
quero te oferecer da primeira vez eu quero ser um instrumento da tua misericórdia na vida de outras pessoas mesmo aquelas pessoas que eu acho que não mereçam mas esse julgamento meu o deus é um julgamento humano e errado porque tu és deus e da mesma forma que eu tivesse compaixão de mim se eu pode ter de quem o senhor quiser usá amigo para levar o teu amor e o teu o evangelho a todas as pessoas mesmo aquelas que eu não gosto amém o deus nós queremos pedir que a mensagem desse livro toque no nosso coração
que nós saiamos daqui nessa noite maravilhados com o teu amor e nos sentindo abrigados na tua compaixão ter misericórdia de nós nos trate segunda nossa a nossa desobediência eu quero morar por aqueles que estão aqui nesta noite e que tem ressentimento no coração senso de justiça própria que gostariam de ver o mal dos seus inimigos das pessoas que ofenderam nós queremos pedir a deus que o senhor nos de amor por aqueles que nos ofendem pelos nossos inimigos ou para que nós possamos orar pelos nossos inimigos abençoar aqueles que nos amaldiçôo como teu filho haveria de
ensinar séculos depois de jonas nos ajuda a ser discípulos do crucificado que ao ser pendurado na cruz disse pai perdoa lhes porque eles não sabem o que fazem enchi o nosso coração de compaixão num mundo cheio de violência de ódio de separação e de preconceito anos um coração igual ao tempo é o que nós pedimos em nome de jesus