[Música] boa tarde que jesus que nos abençoe a todos nos inspira cada um de nós e que todos nós sejamos guardado junto dele em paz eu agradeço o convite que me fez para estar aqui hoje não conheci essa casa não passava sempre aqui na porta mas não conhecia o giga a felicidade alegria de poder estar aqui pra gente conversar um pouquinho e pediram que conversássemos com sobre esse tema amor ao estranho que está no capítulo 23 do evangelho segundo o espiritismo é preciso que nós entendamos primeiro essa essa estrutura que kardec propõe aqui no evangelho
segundo o espiritismo como chamando moral estranha porque na verdade ele está estudando ou está nos explicando as mensagens de jesus ou a mensagem de jesus através das suas diversas falas ele orbita no evangelho em colocar somente os ensinos ele não coloca nem nada mais do que senão aqueles ensinos de jesus então o evangelho segundo o espiritismo nós não vamos encontrar nenhum fato cronológico nenhum fato histórico nós vamos encontrar ali em ensinamentos cadé que ele propõe isso e ele diz logo na introdução do livro ele diz que dos das cinco partes que nós poderíamos dividir as
matérias contidas nos evangelhos uma delas a quinta ele chamou de moral ele disse que essa era inatacável a moral era algo que precisaria ser melhor estudada em outras palavras assim ele diz ele propõe no evangelho apresentar os ensinos de jesus ir lá nesse capítulo 23 ele traz alguns em silos de jesus que kardec optou por chamar de imoral estranha porque ele chama de moral estranha porque quando nós lemos as passagens que ele escolhe para serem analisadas numa primeira corrida de olhos parece estranho o que está escrito parece até mesmo contraditório o que está escrito por
exemplo ele vai falar de odiar pai e mãe deixar pai mãe deixa a família então isso no primeiro momento quando lemos nos parece muito estranho por isso que kardec didaticamente ele propõe para o conjunto do capítulo que são diversas passagens para o conjunto do capítulo ele dá esse termo ou esses esse título de moral estranha e é preciso que tudo que nós lemos nos evangelhos tudo que nós lemos acerca das passagens de jesus nós temos que contextualizar o que é contextualizar mais ou menos quando ele falava onde ele falava com quem o para quem ele
falava o que é importante nós percebermos isso pra entender o sentido das suas falas e mais pra a gente entender um pouco mais do pensamento dos evangelhos é preciso que nós também entendamos um pouco como era a cultura daquele povo para quem jesus falava porque a linguagem ela tem a ver com a forma de entendimento das pessoas a linguagem tem a ver com o jeito de viver das pessoas e é isso que jesus cultuava e cultivava ele cultivava uma fala que fosse possível ser entendida mas é também importante que nós observemos nas passagens dos evangelhos
as chamadas figuras de linguagem o que são figuras de linguagem são é uma forma literária de se falar algo de uma maneira figurada de uma maneira simbólica nós temos na nossa língua portuguesa as figuras de linguagem figura de estilo figura de pensamento que nós usamos muito e não percebemos uma delas que nós usamos muito é o exagero que nós chamamos de hipérbole na linguagem na chamada figura de linguagem que eu exagero o dnit diz assim por exemplo hoje eu estou com a fome que sou capaz de comer o mundo ninguém vai comer o mundo mas
nós usamos uma forma exagerada para poder dizer algo que é muito forte então estou com tanta fome que eu vou comer o mundo não estou tão cansado que vou dormir um mês ninguém vai dormir mês ao dogma seis horas mas vejamos isso é figura de linguagem ou seja hipérbole exagero aumento estou com a fome do tamanho do mundo vejam esse exagero e é preciso nós entendermos essas figuras de linguagem porque elas é que são usadas com muita freqüência nas frases de jesus algumas delas é essa que nós veremos aqui na moral estranha nós chamamos de
verbo lhe oriental que a hipérbole oriental é a forma da figura de linguagem que aqui nós chamamos de linguagem de figura de pensamento é uma maneira de pensar e expor para poder falar de algo na forma de gradação o qq gradação colocarem graus em grau menor grau maior uma das formas de dizer isso é a chamada então hipérbole oriental que nós vamos exagerar usando o contrário a gente usa o contrário para poderem ao vencer o outro lado por exemplo uma pessoa muito bonita muito bonita e aí você diz para ela se nossa senhora essa essa
pessoa é feia demais mas na verdade está dizendo que ela é bonita você usa uma forma um pouco irônica uma forma contraditória para exagerar e em vez de exagerar o bonito você coloca um contrário e aí você olha pessoal fala não sei ela não é ela é linda mas a pessoa entendeu que o feia ali significa lindo porque a gente usa a forma oposta você diz assim você não gostou de uma coisa a pessoa vá você gostou disso fala assim gostei está dizendo justamente o contrário não gostei você usa forma para chamar a atenção então
isso é uma figura de linguagem é uma é a figura que nós chamamos de hipérbole oriental para a linguagem dos evangelhos para nossa linguagem na nossa língua portuguesa nós temos duas outras que já chamamos de antítese e paradoxo são duas outras linguagens mas não estamos aqui pra aula de português na d-link de nós estamos aqui pra entender porque que a frase vem de forma diferente então kardec nos propõe quando analisa ou quando apresenta esses ensino saque no capítulo 23 ele vai dizer o seguinte ele começa com o capítulo 14 do evangelho de lucas ele diz
uma grande multidão de povo caminhando com jesus ele se volta pra e para eles e diz se alguém vem a mim e não odeia seu pai sua mãe e sua mulher e seus filhos seus irmãos suas irmãs e mesmo a sua própria vida não pode ser meu discípulo e todo aquele que não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo assim todo aquele que dentre vós não renuncia tudo que tem não pode ser meu discípulo quando nós olhamos isso a primeira vista fica estranho aquele que não o día pai e
mãe não poderá me seguir então dá a entender que jesus estaria pedindo para que nós cultivasse mos o ódio não é a figura hiperbólica é aí pego oriental usando a condição contrária aqui o sentido da palavra inclusive o grego mísseis significa gostar - quem não gostar - do pai da mãe do que a dele de jesus é uma gradação é uma forma de dizer gradativamente que deve se dar mais atenção às coisas do espírito do que as coisas da matéria é uma forma de dizer que nós temos que observar o que é de fato a
vida plena e não as questões estabelecidas pela vida material que quando falamos pai mãe família não quer dizer que temos que desprezar isso não não não não é isso que jesus está dizendo que quer dizer que existem muito mais coisas na vida que a família não é só uma com sangue unidade não é só aquele que têm o mesmo sangue que é muito mais amplo do que isso nós podemos observar quando chega pra jesus ele em casa de pedro chega pra ele uma uma pessoas dizendo tua mãe e teus irmãos estão lá fora e jesus
pergunta aqueles que haviam trazido essa informação e quem é minha mãe e quem são meus irmãos à primeira vista pode dizer e se esqueceu da família não é porque ele mesmo responde à pergunta ele faz a pergunta quem é minha mãe quem são meus irmãos mas ele responde ele diz olhando para as pessoas todos aqueles que fazem a vontade do meu pai que está nos céus é minha mãe e são meus irmãos numa primeira corrida de óleos nós diríamos jesus rebaixou a família ao nível dos estranhos mas não ele e louvou os estranhos ao nível
da família pra dizer que todos somos família se enxergar nos mais kardec nos traz um exemplo interessante ou uma forma interessante de apresentar essa idéia uma frase muito simples dizendo assim nesse capítulo 23 quando nós nos casamos nós não deixamos uma família para criar outra não deixamos pai e mãe para criarmos outra estrutura familiar e ao fazermos isso saímos de casa estamos abandonando nossos pais não estamos abandonando a nossa família que nós chamamos família nuclear não é pra constituir ou outra eu preciso abandonar a de onde vim não mas nós não deixamos aquela família não
construímos uma outra casa não vamos construir lá dizendo da família não vamos habitar na outra casa não é assim que funciona e assim fazendo nós estamos desprezando nossos pais nós deixamos de ter atenção para com eles não mas nós voltamos nossa atenção para a nova família nós olhamos mais para aqueles que estão constituindo a nova família nossos filhos damos uma atenção plena eles mas ao dar atenção plena eles nós deixamos aos nossos pais não então quando jesus faz a observação [Música] aquele que não gostar - ou gostar mais dele ele está me dizendo o seguinte
que nós temos outros outros olhares agora vem o contexto quando eu disse que nós precisamos olhar as passagens com quem ele falava quando ele falava o que ele falava esse capítulo 14 do evangelho de lucas traz as parábolas do reino ali jesus estava falando para um grupo de pessoas algumas traduções de milhares de pessoas mas ele estava falando para as pessoas as parábolas do reino e uma delas em especial do capítulo 14 ele estava falando da providência divina ali na sequência dessa passagem ele fala do não ter onde reclinar reclinar a cabeça ele fala dos
seguir ele fala do deixar aos mortos o cuidado de de sepultar seus mortos ele está falando ali para as pessoas e trazendo a idéia da providência divina é por isso que nós não podemos apartar versículos e analisá los separados de um contexto o contexto no qual se dá essa fala que kardec nos traz do capítulo 14 sub 14 de de lucas e 23 do evangelho segundo o espiritismo é o contexto de falar da providência que a providência cuida que há um cuidado a uma lei universal que rege que cuida das coisas então veja o contexto
no qual se dá essa passagem não é um contexto aleatório de que ele está falando para pessoas de forma aleatória não ele está trazendo uma idéia dentro de um contexto que ele falava da asp em parábolas da vontade de deus e falava da providência então quando ele chama a atenção para isso ele vai dizer às pessoas que nós estamos aqui na terra assim estamos aqui para cuidar das nossas brigas obrigações materiais sim mas nós somos seres espirituais nós somos seres que já existiam os antes dessa matéria continuaremos resistindo depois dessa matéria e é justamente nesse
contexto que ele coloque então os dois elementos um elemento material um elemento material eo espiritual nós somos apegados aos as coisas materiais [Música] vocês não é meu que se fora de uberlândia que as coisas que as pessoas se apegam às questões materiais nós somos apegados a questões materiais somos somos um somos e há pessoas nós somos apegados mineiramente falando com não não é isso porque eu vi a hora que eu perguntei alguém já viu aquela carinha dono não é assim nós somos apegados somos somos as mães não dizem assim que deus criou os filhos para
o mundo disse ju mas pergunta peças mais o que é mundo elas vão dizer minha casa veja nós somos apegados nós somos apegados a pessoas como se as pessoas fossem nossas então veja quando jesus vai falar pai mãe família ele está trazendo a idéia do apego que nós somos muito apegados a essas questões que nós somos apegados a pessoas que não largamos na linguagem nossa mineira ficamos ruim do roxo não largamos nada e ele queria dizer que há uma coisa muito maior a ser vista a vida e que a vida não é um espaço interregno
entre bicho e túmulo que a vida antes do beijo e depois do túmulo também que nós temos valores outros moral outra que não seja esse exclusivista que nós criamos pra querer bem só os que nós os que estão perto de nós ele quis dizer que é preciso ampliar o nosso conceito de gostar de amar ampliar o nosso conceito de família entendendo que não é o laço consangüíneo que vai determinar a afeição que devemos ter então aí nós entendemos porque ele traz vai mãe quando nos apegamos a questões de pessoas nós deixamos de caminhar muitas vezes
ficamos presos a conceitos ficamos presos a sentimentos há ressentimentos uma pessoa ressentida caminha para frente ela fica ali lamentando a vida né e caminha não ela não vai pra frente e aí nós vemos a segunda parte esse versículo trazido por kardec quando jesus diz e aquele que não renunciar a si mesmo e pegar a sua cruz o que ele faz alusão a uma outra frase ele faz referência a uma outra frase que diz assim aquele que quiser vir após mim renuncie se a si mesmo pegue a sua cruz a cada dia e me siga vejam
ele não obriga ninguém a seguir o que ele diz aquele que quiser ou seja a seguir a jesus é uma escolha é uma decisão cada um decide por si mesmo ninguém decide por outro porque depende da vontade correto então ele diz aquele que quiser quiser o que dizer e vir após mim vejo o verbo vir após mim ele não disse aquele que quiser ir depois de mim ele disse aquele que quiser vir quando eu falo ir quer dizer que eu estou ficando e mandando outro e correto quando eu falo vir quer dizer que eu estou
que estou chamando ir eu estou mandando vir eu estou chamando ele deixa claro está chamando para estar com ele mas vejam aquele que quiser vir após após mim quer dizer que jesus estaria na frente quanto as pessoas gostam de ficar na frente dele outras pessoas querem ser mais do que ele quando querem entender mais do que ele mesmo explicou então vejam é um sentido de humildade é um sentido de mineiramente falando abaixo facho ou seja diminui essa vaidade porque ele vai à frente quantas vezes nós criamos jesus vezes mas jesus por aí quando queremos inventar
os seus próprios instintos quando de tupã mos suas palavras entre eles deixem a manutenção é de livre escolha mas após ele e ele dá uma condição para isso é livre mas ele deixa uma condição aquele que quiser vir após mim renuncie se a si mesmo o que renunciar a si mesmo deixa de lado o personalismo deixa de lado o egoísmo entendamos que não somos os únicos no mundo embora sejamos os únicos enquanto individualidade que não estamos sozinhos nós dividimos o espaço nós convivemos com as pessoas então é preciso que a gente muitas vezes de espaço
para as outras pessoas e dar espaço para as outras pessoas nós precisamos muitas vezes renunciar a nós mesmos eu fico olhando mãe mãe renuncia quase sempre não é em favor dos filhos não é assim quase sempre se tiver uma coisinha que ela estiver comendo já que estamos aqui entre nós um trenzinho e trenzinho que seja que ela estivesse comendo estiver comendo o filho pede ela dá inteiro e não experimentou o primeiro pedaço de winter imagina se nós fizéssemos assim com todo mundo se fossemos mãe de todo mundo aliás o poeta libanês khaled branco ele falava
isso que o amor só seria pleno no mundo quando as mães amassem os filhos do das outras como amam seus então essa idéia da renúncia perceber que as outras pessoas têm necessidades como também tem e muitas vezes as mesmas e ceder seria talvez mais interessante é isso que jesus vem dizer renuncie a si mesmo e não isenta a pessoa das suas responsabilidades porque ele continua a frase renuncie a si mesmo pegue a sua cruz e me siga ou seja assumir as suas responsabilidades e me siga porque seguindo não nos tira as responsabilidades que nós temos
em função das próprias coisas que nós fizemos porque aquilo que se semeia dizia ele se colhe não é isso não se semeia é não se qualifica os de abrolhos ou seja as e mail do óleo abrolhos serão colhidos e não figos entre diz não vai ficar isento das responsabilidades renuncie a si mesmo pegue a sua cruz a cada dia e é interessante essa expressão a cada dia por quem tem mania de pegar a cruz da vida inteira acha que é somar os problemas todos não vai resolvendo separadamente pegue a sua cruz a cada dia e
miss ilha então é essa frase que jesus traz novamente e grafada por lucas quando ele usa forma negativa aquele que não renunciar a si mesmo aquele que não pegar a sua cruz e não é digno de me seguir ele fala a mesma coisa só que usando a forma negativa aquele que não pegar a sua cruz não é digno de seguir então nesse contexto ele diz renunciar vai mãe no sentido ou de ar ea palavra odiar no não é o da tradução adequada café que faz essa observação não é a tradução adequada à tradução adequada seria
uma expressão e não a palavra odiar seria traduzido como gostar - que é a forma e playboy fica a forma hipérbole oriental então pra dizer gostar mais de jesus ele usa o termo odiar cravo para poderem ao terceiro gostar mais dele eu gostar mais dele não é por egoísmo é porque ele vive quer dizer assim vai gostar de mim não quer dizer que é preciso dar mais atenção ao que ele nos trouxe porque o que ele nos trouxe é um ensino para uma vida inteira' uma vida imortal e não uma questão circunstancial e nessa sequência
kardec então traz outros ver se diz porque cada que ele não traz um no evangelho cronologia se o versículo cronologicamente colocados ele traz os versículos que tratam de assuntos semelhantes então ele traz um outro que é o vez que é o que está no capítulo 10 de mateus que vai dizer aquele que ama o seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim aquele que ama seu filho sua filha mais do que a mim não é digno de mim é o mesmo aspecto a mesma hipérbole a mesma forma é
figurativa de dizer que o capítulo 10 de matheus matheus traz jesus conversando com os discípulos diretos esse capítulo 10 e onde jesus está pedindo para os discípulos saírem pelo mundo e depois 2 a 2 leva o evangelho pregado todas as ações como em paz os dois corais enfermeira e assim vai e vai ser procurados enfermos é de graça e de gaza recebe ele dá uma orientação então pra quem ele está falando isso é pra todo mundo não está falando para os discípulos ali naquele momento aqueles que ele estava pedindo para sair pelo mundo sair pelo
mundo na região pra ir pra que ele estava dizendo para aqueles então olha se vocês vão sair em outras palavras vocês estão se desprendendo de quaisquer outras coisas e só estão se ligando no que vocês vão ensinar o que os leva ele me ensinar a mensagem do cristo e para essa mensagem serve um cerco c é transmitida é preciso que a pessoa que transmita tenha o sentimento daquela mensagem e não só saber lá não é só recitar as palavras de jesus não é só recitar las senti los ele diz aquele que não amar mais a
mim do que ao seu pai e sua mãe quer dizer olha aquele que não se desapegar dessas questões não vai ter condição de fazer esse trabalho mas pra quem ele falava ele fala para aqueles discípulos este é o capítulo 10 matheus que ele então chamou os municípios para que eles fossem pelo mundo entrar nas casas deixa a desejar ea paz se a casa foi digna da página para mim permanecer assim não voltará para vós se não for desenvolvido naquela cidade sair da cidade bateu o pó da sandália mesmo ele está dando orientações aos discípulos e
neste contexto de orientações aos discípulos vale essa assertiva para dizer olha se vocês não se dedicarem mais a esse serviço não vai ter efeito e para dedicar aos servidores não tiveram que sair de casa não tiveram que deixar a família não tiver que fazer esforços é isso que jesus está trazendo e kardec trouxe para o mesmo contexto porque também aparentemente seria uma moral estranha concordam em tudo bem até aqui tá ficando assim o razoavelmente claro estou voando muito só um pouco vai tentar ficando assim inteligível tá tá dando pra entender vamos seguir estão terminando no
máximo às 4 horas de terminar a primeira parte que nós não fazer passar como se fosse 15 10 minutinhos mas pensemos então e cada que segue com outra idéia de moral estranho ele traz o outro versículo ele vai agora lá no versículo capítulo 19 do evangelho de de mateus e dizer assim todo aquele que tiver deixado por meu nome sua casa os seus irmãos as suas irmãs ou seu pai ou sua mãe ea sua mulher os seus filhos com as suas terras por isso receberá o cêntuplo e terá por herança a vida eterna que que
esse capítulo 19 é aquela conversa de jesus com o jovem aquele jovem que chegou para ele falou o senhor o que devo fazer para ganhar a vida eterna ele disse não vai vender tudo o que tem me segue o jovem ficou assim meio sem graça e acabam porque ele tinha que se dispõe de uma série de apelos então nesse contexto que jesus está falando veja essa frase esse versículo sai desse contexto um contexto que um jovem procurou jovem ou seja uma pessoa cheia de aspas vida uma pessoa que tem longos anos pela frente uma pessoa
que tem que ter disposição não é se que vem a idéia da juventude da jovialidade não é isso que nos chega então chega esse jovem essa jovialidade esse futuro aberto pela frente dizendo que devo fazer para ganhar a vida eterna para entrar no reino dos céus e jesus fala vai ver isto tudo que tem me segue esse jovem dá uma desanimada ou seja é como se nós tivéssemos uma vontade de um futuro melhor mas nada que quiséssemos fazer para termos esse futuro melhor e nesse contexto então é que jesus essa frase aquele que não deixar
sua casa seu pai e sua mãe seus irmãos e seus filhos hoje ele quer dizer o que olha a pessoa que de fato não entender o que é uma vida espiritual não vai conseguir vê-la nunca não vai conseguir viver lá cintila não vai se sentir um ser espiritual nunca vai sempre se sentiram ser material mas sempre está ligado linkado grudado nessas questões materiais uma pessoa que vive nas questões materiais é uma pessoa limitada limitado em sentimentos porque não enxerga mais do que a matéria é limitado em conhecimento porque não consegue verificar que existe vida além
da matéria além dessas questões é uma pessoa limitada em raciocínios é uma pessoa limitada em a morosidade e porque ela é a pegada é uma pessoa limitada em tudo é uma pessoa amargurada porque tem medo de perder ea pessoa tem medo de perder não dá valor o que tem não usufrui o que tem é quando a gente ganha aquele presente tão bonito tão gostoso e no usa nunca porque não que eu ganhei de presente não posso usar pois eu ganhei para usar mas não pode usar e quando era criança que chegava em casa lá das
brincando na rua chegava em casa vi alguma coisa diferente pra comer nossa quente nós entendemos bem um bem diferente eu perguntava se que visita que está vindo porque as coisas boas a rohs doce só quando tinha visita aquele arroz doce com canela eu só tinha 20 quando vinha visita e eu ficava de 8% para de visita em casa mas veja nós devemos fazer isso para as visitas ou pra nós mesmos todos os dias não é para nós mesmo todos os dias porque nós não usufruímos do melhor pra nós mesmos que nós fizemos o trabalhador que
trabalha o primeiro aprovado do resultado do seu trabalho dizia jesus em outras palavras porque a gente reserva então a gente começa a perceber que nós vamos nos apegando e deixando as coisas realmente importantes de lado e só valorizamos quando percebemos que perdemos a oportunidade jesus está chamando atenção para coisas valorosa as que se nós olharmos para elas passar a oportunidade coisas valorosa se a vida do espírito essa vida imortal e se esse ensino que ele nos dá aqui nos trouxe ea gente vai deixando de lado por pôr de lado por questões materiais [Música] ele diz
aquele que conseguir fazer isso diz o tal abalar falas ganhará em cento plo ou 100 vezes mais por que não ganhar materialmente é o bem estar que vai se sentir que vai se ter então percebemos que quando se coloca moral estranha uma forma até provocar ativa para nos levar a entender as entrelinhas e ele segue depois traz uma outra passagem que ele traz assim não penseis que vim trazer a paz sobre a terra eu vim trazer a paz mas não vim trazer a paz mas a espada porque eu vim separar o homem de seu pai
à filha de sua mãe a nora de sua sogra e o homem terá por inimigos ou da sua casa aqui também está no capítulo 10 de mateus em que contexto ele estava conversando com quem com os discípulos que estavam saindo para levar a mensagem e dizendo que essa mensagem ela geraria incômodos em que sentido incômodos de consciência porque nós iríamos repensar nossas condutas nossas posturas nós nos colocaríamos contra nós mesmos como apóstolo paulo foi dar um indicativo quando ele dizia o bem que eu quero eu não faço mal que eu não quero eu faço porque
é uma mensagem que nos chega pra que nós mudemos condutas mudemos sentimentos ea coisa que nós - queremos fazer é mudar deixarei de ter que usar o eu para usar o nós já não é mais meu é nosso a fraternidade então isso traz uma divisão isso é como uma espada que seleciona que corta não é o aspecto da violência colocar filhos contra pais gerações conceitos nós não temos conceitos arraigados presos em coisas passadas e não abrimos mão disso conceitos da lei da época em que ele vivia um conceito que de certa forma era uma espada
que jesus trazia aquele conceito de olho por olho e dente por dente eo osso poroso coluna por coluna era o conceito mosaico e dia e vinha ele dizendo pra perdoar vinha ele dizendo pra amar amar o inimigo isso é colocar a geração contra a geração mais filhos e não no sentido o sangüíneo genealógico familiar mas no sentido de geração em geração momento e momento pois a passada coisa nova coisa velha coisa nova conceitos novos e essa mensagem do cristo não nos incomoda no sentido de não nos faz pensar não gera algo que nós temos que
lutar contra algumas questões nossas algumas vaidades nossas alguns e go ismos nossos isso ele vai trazer a discórdia não é no sentido que cidade fazer pessoa discordarem de outros mas discorda no sentido de do que eu fazia com que eu preciso fazer da forma que eu entendia para forma que eu preciso a entender então esse é o aspecto que ele trazia e falava com quem quando ele esse versículo foi trazido por kardec falava com os discípulos todos os discípulos não aqueles que ele pediu para que saísse pelo mundo saísse pela redondeza porque isso é que
está no capítulo 10 matheus e depois pregai o evangelho levar a todas as nações curai os enfermos e assim mais pulsar os demônios vejo está falando com esse com esse desempenho o que dedique se a isso vivam isso é que não carregue alforjes uma só roupa veja não se ligue essas outras questões faça o que tem que fazer divulguem a mensagem mas não seja maior do que a mensagem deixa mensagens é maior então isso aqui que que ele coloca de ontem ainda mais em uma contenda que paulo chamava de bom combate quando ele por assim
dizer terminou a tarefa material e no pra para morte pra ser decapitado ele dizia que combate o bom combate guardei a fé combati o bom combate porque bom combate é o combate dele para com ele o que ele chamava de homem velho e homem novo que ele foi resumido na frase aquele que é tem jesus nova criatura é quando ele foi desejar não sou eu mas quem vivo mas o cristo que vive em mim isso foi fruto desse bom combate da luta dele para com ele o que nós todos temos porque todos nós temos defeitos
temos todos nós temos virtudes temos o que nós precisamos fazer é aumentar essas virtudes e nem sempre a gente faz porque não combate a esse bom combate não deixa um algo agradável do ponto de vista material para se dedicar às questões espirituais que ganhará outra vida mas não abre mão dessa é isso que jesus está trazendo então são esses elementos que kardec quis colocar nesse capítulo como moral estranho mas tem algo de estranho não é estranha a forma utilizada mas essa forma utilizada não chama a atenção quando nós usamos uma hipérbole nos chamamos a atenção
quando nós exageramos nós chamamos a atenção quando um filho de estranha se quando a pergunta filho você me ama de que tanto se fala se do tamanho do mundo não do tamanho do universo não é um exagero mas não é algo que conforte o coração chama atenção na hora ea mãe lá dentro fica assim num é isso a forma estranha de trazer a moral amorável dós tipo sereno que nos anima que nos cativa que nos eleva é isso então não tem nada de estranho no ensino tem de diferente estranho na forma mas que nos chama
a atenção e quando nos debruçamos para estudar quantas coisas nós tiramos e com mais ficamos agradecidos a jesus poderia ter usado essa forma estranha de trazer uma moral tão fraterna tão amorosa quanto aquele nos trouxe pelos seus instintos agradeço a paciência de vocês agradeço essa cordialidade agradeço o convite que foi feito sempre que tenho oportunidade eu atendo com prazer os convites mas muitas vezes não consigo atender porque não tenho a disponibilidade mais na agenda então por isso muitas vezes eu fico sem graça eu falei da minha história eu fico muito sem graça quando tem que
dizer não mas é ou não querendo dizer sim mas não tendo espaço e condições para dizer se não quando tem condições vêm os 5 e uberlândia uma cidade que gosto muito estou a poucos quilômetros daqui cento e poucos quilômetros e há muitos anos vinha aqui né venho aqui desde os meus vinte e poucos anos de idade quando falava lá no leão e amor e outras casas e de lá pra cá quantas vezes mas de vez em quando não consigo atender então me desculpem se porventura alguma vez eu não não pude dizer o sim que eu
gostaria de ter dito pra aceitar o convite mas quando dá certo venho e com alegria e desejo a vocês muita paz nessa casa a dizer de menezes muita paz o trabalho agora da sopa hoje o dia da sopa estão sendo confeccionadas opa vai ser distribuída a sopa foi lida aqui sobre a caridade e essa qualidade é importante não pela sopa em si mas pelo sentimento que as pessoas que estão lá agora na cozinha fazendo a sopa estão colocando que muito mais interessante é muito mais gostoso do que qualquer tempero que nós conseguimos colocar nessa sopa
então parabéns ao trabalho pra vocês pelo trabalho que essa casa continue que as casas de uberlândia continue que o nosso movimento espírita cada vez mais crença calçado no ensino cristo nos ensinos de kardec e na fraternidade que deve nos unir a todos na família universal deus lhes pague toda essa paciência diz paghi pela recepção obrigado [Música] ah [Música]