seja daqui de onde a gente está começando a despontado o mundo do espírito do espantado do mundo da matéria e começando a entrar com muita timidez no mundo do Espírito das realidades que não dependem da matéria para ser você imediatamente salta para a perfeição infinita do ato [Música] Olá pessoal queria agradecer a academia faz pelo convite para essa essa palestra para essa aula de certa maneira e também agradecer a presença dos nossos alunos que estão participando dessa gravação o termo geral dessa apresentação ele orbita ao redor das seguintes questões haveria um estudo filosófico dos anjos
podem ser considerado um tema de filosofia sobre condições eles podem constituir o objeto de estudo filosófico é possível demonstrar que nós estamos lidando com uma realidade com uma realidade afetiva e não uma Mary hipótese não como a América física e de que maneira nós poderíamos fazer isso é claro que todas essas perguntas dependem parte do que que nós entendemos por anjo e isso vai aparecer ao longo da explicação ou não tem uma filosófico primeira coisa a gente deve considerar é o que é o estudo filosófico que é o estudo teológico então o Ofício do filósofo
é tentar com os instrumento essa razão penetrar não sei das coisas a realidade ao seu redor segundo se ele tivesse aspectos aliás é por isso que depois foi se desenvolvendo uma Divisão das ciências porque antes era o estudo filosófico isso com o aprofundamento dos estudos particulares dos aspectos vasculares da realidade mas continua designando como filosofia aquela parte central desses estudos que vão que não só buscam verdades últimas acerca da realidade mas como também deliniam certas princípios fundamentais percebidos nela que são pressupostos as demais ciência então nós temos aí a posição de metafísica como filosofia primeira
e aquela que também consegue harmonizar coordenar e hierarquizar as demais ciências então o filósofo estuda a coisa segundo aquilo que ela é o teólogo tem o Ofício de nutrientes também de instrumentos filosófico Mas também de verdade foram reveladas tanto por tradição pela escritura a finalidade do estudo teológico é elucidar com as forças da Razão iluminadas pela fé elucidar essa própria Revelação e também buscar na própria natureza ao seu redor que simbolizam por exemplo a grandeza os desígnios de Deus próprio Santo Tomás dá um exemplo de que o filósofo estudo do fogo a medida em que
ele é fogo ou seja enquanto ele queima enquanto ele vai para cima e o teólogo vai observar essas realidades naturais e ver como elas apontam para a transcendência a ascendência em direção a Deus como ela simbolizam é o cercamento a Deus E como o fogo né que por exemplo transforma as demais coisas sem ser transformado também simboliza poder transformador de Deus então a teologia não só trabalha com como o mundo natural traz símbolos das características divinas e de certa maneira remete a Deus como a revelação que foi dada pode se valer da razão para que
seja melhor elucidado então são ofícios distintos mas como a gente pode ver todo o testemunho da escolar são ofícios harmônicos eu não diria complementar seria colocar a teologia filosofia em Patamares Paralelos Então na verdade a teologia tá por cima e era a última das das ciências estudadas a filosofia era uma etapa para que depois pudesse usar a razão natural iluminada pela então quando eu quero dizer se eles são tema de estudo de um filósofo Bom depende do que se estuda neles se você está estudando os anjos na medida em que eles são mensageiros da providência
divina a medida que eles são ministros de Deus você está mais propriamente da teologia mas se você está estudando O que é um anjo posso estrutura ontológica de que maneira ele deve ser ou razoavelmente se pode dizer que ele seja né E quais as consequências que se tiram disso relativas a sua incorruptibilidade a sua a maneira é só a maneira de atuar a maneira de desejar de agir então se você procede dentro desse aspecto dos Anjos você pode realizar um ofício filosófico e o que acontece poderia ser esse estudo dos Anjos do estudo de uma
hipótese embora às vezes a gente entenda a ver de maneira diminuída não vou estudar apenas uma hipótese para ver se ela é viável para ver se é possível para ver se ela tem alguma coerência intrínseca e isso possa parecer menor do que estudar aquelas coisas das quais nós já temos certeza né não nos esqueçamos que boa parte das verdades científicas acerca do Cosmos que estão hoje sendo cada vez mais confirmadas antes eram apenas hipóteses Você estuda fundo já conhece você testa e você deixa ele na gaveta até você saber se é realmente é aquilo ou
não então o estudo de algo como hipótese não diminui mesmo que ele possa permanecer como hipótese se é assim então se nós suspendermos o peso da autoridade da escritura por um instante desde que nós não queremos criar uma esquizofrenia e nossa alma mas vamos suspender apenas o peso da autoridade da escritura e mostrar que existem vamos supor apenas como uma hipótese claro que dependendo da maneira que nós definamos as naturezas deles seja de que maneira o que é um anjo mas teremos respostas distintas a gente vai chegar aí durante esse itinerário mas se eu defino
desta maneira o que que eu posso razoavelmente deduzir ok a gente está tratando de uma hipótese pelo menos nesse momento Então a gente tem vários exemplos vamos pegar dois exemplos manais eu nunca fui a Irlanda você não tenho certeza que é Irlanda existe não sei mas se alguém diz que a Irlanda fica em determinada latitude determinado Longitude Tem certas condições holográficas etc etc a umidade é tal já tantos estudos meteorológicos que eu posso dizer o seguinte se existe Orlando eu não sei onde é que eu paro essa pena se ela tem determinados acidentes cerográficos etc
a ciência da meteorologia já está tão desenvolvida que ela me permite dizer o seguinte se existe Irlanda Ela deve ter um clima mais ou menos assim você me deu essas condições assim você definiu Irlanda eu não sei se é ou não se tem realmente ela não mas se você me definiu assim se isso funciona dessa maneira então é possível que ela tem esse clima não vou dizer exatamente mas é possível que acerte aí de maneira aproximada aproximada se um Pegasus tem quatro patas Então posso dizer com certeza absoluta que quatro Pegasus tem 16 Passos Ok
E desde que nenhuma delas nenhum deles acho que tenha perdido em alguma mas enfim então eu tô lidando com algo que depende mais ou menos o que que eu entendo como anjo e a partir daí eu posso tentar inferir certas características ontológicas dessas criaturas só que e ainda suspendendo né o peso da autoridade da escritura da tradição nós temos o testemunho da civilização humana é difícil você conceber uma civilização que não tem entendido que entre o homem e Deus algum tipo ao enorme espaço que estaria vazio é difícil você você conceber uma civilização da história
que não tenha visto algo entre homem e Deus né é como se fosse mais do que o Consenso dos sábios o Consenso da humanidade e isso se reflete em alguns dos grandes filósofos falando sobre essas realidades intermediárias claro que de maneira às vezes muito diferente como você pega Platão e Aristóteles Aristóteles ia ver as almas das esferas mas ao mesmo tempo certa maneira os objetos que serviam de causa final para o movimento do Cosmos essa substâncias materiais não precisamos nem de Platão para falar dos Diamonds eles estão falando de entendimentos que não precisam ser exatamente
iguais e não tem como ser exatamente iguais especialmente se a gente não está gostando Revelação há uma variedade muito grande mas o que é constante você perceber que é extremamente atípico você perceber que você sai de homem diretamente para a realidade infinitamente perfeita e infinitamente incriada que é Deus claro que a gente pode dizer há uma é claro que a gente pode dizer alma infinita distância entre homem e Deus de qualquer maneira Mas você pode perceber que um Cosmos e nós chegaremos aí com mais cuidado em que há todo esse espaço é muito a ti
para compreensão da humanidade novamente vamos Esse aspecto com mais cuidado depois mas é uma espécie de consenso é interessante que quanto mais uma sociedade se afasta dessa tradição pelas fim pelas digamos pelas contratempos que ela em frente como é o caso da nossa mas as coisas se tornam estranhas lembra que tinha dito totalmente atribuída a Chester que é e quando você deixa de acreditar em Deus vai que você não acredite em nada você passa a acreditar em literalmente qualquer coisa porque o desejo natural humano por ver o princípio fundamental de onde se origina o Cosmos
é um desejo natural não é uma ficção é uma inclinação natural não é ficção e quando uma civilização se nega a olhar este Princípio ela coloca sucedâneos cada vez mais esquisitos desse princípio é uma árvore que tem que crescer se você não dá a maneira reta para ela crescer se você não Coloca aquele aquela hastezinha do lado ela vai crescer e vai crescer Bora torra vai crescer ela vai chegar a caminho de completamente desviado Mas porque porque chegar desenvolver Essa verticalidade é para ela um impulso natural então eu gosto de tração paralelo ou que que
a gente pode certa maneira denominar o esquecimento dos Anjos né quando uma sociedade se esquece de uma natureza intermediária né entre o ser humano e o ser infinito que é Deus ela passa a tentar encaixar na natureza humana atributos angélicos ou em natureza estão corpóreas e tão sólidas quanto a humana atributos angélicos E aí nós vai substituir os anjos com qualquer coisa super-heróis Mutantes alienígenas etc e quando a gente olha para a história da filosofia grandes filósofos falaram dessas realidades intermediárias tanto que nós pegamos também Nova grandes grandes historiadores da filosofia como Cornélio Fábio eles
vão vão falar olha os anjos são criaturas conhecidas nos filósofos seja são temas filosóficos sempre foram estudados sempre se concebia uma realidade cuja natureza intermediária como ela seria Então esse tema não é em nada estranho na filosofia não é em nada física isso é a primeira coisa que eu queria estabelecer e tem uma frase de Gilson que eu acho que nos leva a próxima etapa dessa explicação que é a seguinte ele dizia a sua existência pode ser demonstrada e em alguns casos excepcionais constatada da filosofia Talvez para muito ou história da filosofia né sem querer
diminuir Padre Freire então fica mais fácil entender essa frase de anjo se acha nós procuramos a entender como tomar delineava as premissas gerais sobre a natureza angéria quanto que a gente tem esse de maneira mais precisa né será mais fácil dar argumentos pela sua existência e sair do plano meramente hipotético havia na história tendências a tentar interpretar os anjos de maneira material que embora a realidade superiores às do homem certa maneira possuiria uma materialidade palpável como se tivesse um elemento aéreo ou algo assim isso não foi não foi raro no entendimento dos atip mas eu
diria que se não com a mesma antiguidade é também muito antigo é também muito antiga a tradição que os vê como espíritos puros como antes em que não há matéria e é muito interessante que no século 13 havia Tomás ao seu redor praticamente todos os haviam adotado na linha do elemento Universal que os anjos possuíam alguma matéria era o caso de não não poucos não poucos coletâneos seus e não nada pequenos poetando os seus São Boaventura por exemplo e só que o que acontece é que essa materialidade que se atribui aos anjos era como eu
já mencionei alguns encontros nossos de filosofia era uma materialidade de outro tipo a matéria se dividiria entre corpórea e corpórea ou matéria que possui quantidade a matéria que não possui quantidade e os anjos seriam criaturas que possuíam forma e essa matéria que não possui quantidade é uma matéria incorpora ou seja seriam materiais mas incorporos a gente vai ver porque mas são tão grande problema com essa noção e para São Tomás havia mais problemas além dos problemas intensamente metafísicos dessa Concepção E aí entra a alma do teólogo também é havia aí aquela história nesse momento vai
pesar o testemunho entre você dizer tá falando de matéria corporal e incorpore vou ali Primeiro vamos lá então para se automático parecia pouco razoável admitir uma matéria corpórea e uma matéria incorpórea e de maneira muito elegante no Tratado da substâncias separadas que é um tratado curiosamente ele é ele ainda acabado a gente pode dizer que pelos elementos que ele continha tivemos que estivesse mais ou menos na metade não toma mais faleceu pouco depois de começar a segunda metade e você vê que a finalidade desse tratado é teológico que é manifestar o papel dos Anjos com
auxiliares da providência divina dentro dos desígnios Gerais que Deus tinha para a criação e também na sua condição de graça ou ausência de graça dos resultados da graça no anjo etc mas você vê que ainda tinha muito tratado mas ele acabou aqui e portanto não tanto pela sua finalidade pela quantidade de elementos o bebê logo parênteses aqui sobre tratado separados você vê que essa parte aqui Inicial é quase toda metafísica é praticamente inteiro a metafísica e o Tratado até hoje classificado como um dos seus tratados os seus opúsculos filosóficos separadas da matéria ou seja substâncias
em materiais Enfim no Tratado da substâncias separadas São Tomás vai Santo mais vai tratar dessa posição de matéria incorpora matéria corpórea que era denominada emotismo Universal é doutrina de que tudo que não é Deus possui forma matéria e de maneira elegante vai combater vai lançar objeções lançar contra argumentos a aves filósofo já que já não era de sua época mas um dos que primeiramente digamos representou nos estudos ocidentais a ideia de Lemon fez no Universal isso de maneira muito elegante porque logo ali na esquina tinha salvo aventura que tinha a posição muito parecido com mas
era muito elegante naquela época você eu só não vou não vou falar de quem tá aqui comigo né eu vou falar de quem começou isso lá atrás e quando está lançando essas objeções o que você vê e que inclusive é reconhecido boa parte daqueles que abraçava esse negócio Universal e que na verdade o que está entendendo ali por matéria é quase sinônimo do conceito metafísico de potência poder ser contraposto ato que é o efetivo cdu Então o que acontece como você vê que onde há matéria há potência a hipótese era que onde a potência a
matéria São Tomás não admitir ao contrário potência potência matéria onde matéria tudo bem a potência Mas nem toda potência material e ele dizia até porque nós temos potência no intelecto para entender nosso intelecta em material e ele denominava como altamente em própria a terminologia de Alexandre já afrodisíaco na antiguidade que dizia que o intelecto impotência nos que nome né o intelecto em Potência em Aristóteles e chamava de nos intelecto material quer dizer não gosto dessa denominação eu sei que ele tá impotência Mas Não falemos de matéria então ali uma das objeções é não há porque
afirmar que onde há potência acha também matéria duas coisas distintas são dois realidades embora uma sempre carrega a outra Bora matéria sempre carrega que potência e além do testemunho dessas realidades que por exemplo você que são imateriais mas o que são potenciais para coisas mas não possuem matéria quanto mais encontrava isso um problema muito grande nisso né havia a questão da própria definição de matérias espera como é que você tá concedendo realmente matéria se não é apenas um sinônimo de potência se é o sinônimo apenas de potência porque não chamava de potência porque não dizer
que a potência quer dizer que a matéria se você considera por matéria algo mais sinônimo de potência que você consegue com a matéria porque matéria é potência com dimensões dizer até mais essa potência que é potência né que é dotada de dimensões da capacidade de receber uma forma ele não conseguir ele poderia até dizer a matéria Pode até ser penetravel milagrosamente né sem nenhuma grave séculos depois é Newton Nilton tava falando de Milagres na física fazendo a matéria impenetrável Olha ela pode até ser penetrado mas daí não tem dimensões é demais pelo menos dimensões ainda
que elas possam ser penetradas que eu quero dizer com isso né a impenetrabilidade da matéria na física é aquela aquele atributo pelo qual dois corpos não podem ocupar mesmo que faz com que dois corpos não ocupem mesmo lugar no espaço que é o que faz com que por exemplo um tiro de canhão causa dano ao muro fato de que aquela matéria não pode penetrar a outra ela Empurra a outra para fora é isso aí penetrabilidade inclusive Com referência no comentário sentenças a Cristo atravessando a porta depois a matéria Pode até ser penetrável milagrosamente mas daí
não tem dimensões se você não tem de mim pelo menos dimensões ainda que elas possam ser o casamento Então é só sinônimo de potência e até mais até um argumento curioso que ele lançava você precisa de um Quantum você precisa de dimensões na matéria até para você conceder corretamente que parte dela o que é da matéria seria importante da matéria seria corpólio seja se você pensa tem a matéria corporal é matéria incorpora Tá qual parte dela qual parte dela incorpora mas se você já pressupõe parte você já tá participando dimensões e corporalidade o que que
isso realmente quer dizer então ele tinha um problema muito grande com essa noção de matéria incorpora por vários motivos todos eles até agora citados referente a razão natural estão se eu devo fundar a natureza desses anjos dentro de uma metafísica que eu considero mais coerente eu vou eliminar o tema da matéria aqui e vamos aí agora tragamos o peso da autoridade da escritura e São Tomás falava pelo que tá na Espírito vence São espíritos Mensageiros fala se de espíritos várias vezes de vários dos países da igreja você entendem como espirituais e alguém que muito peso
tinha na Escolástica e que curiosamente que que tava acontecendo Parece que um pouco a memória dele tava se escapando porque eram tantos aderentes que parece que se havia esquecido um pouco né das palavras de pseudo Dionísio Pedro Dionísio não era qualquer um no estudo dos Anjos né então levando isso em conta tanto a tradição da Fé da escritura dos Padres da igreja principalmente os seus Dionísio quanto o testemunho da Razão natural levavam São Tomás a estabeleceu uma uma geologia filosófica ou mitologia dos anjos e se prefere a expressão radicalmente diferente de tudo aquilo que havia
entre os seus coletâneos iria dizer os anjos são imateriais eles são compostos potências não são ato puro não são Deus né são confortos como qualquer criatura mas não possuem matéria Parabéns para a gente entender melhor isso vamos voltar um pouco vamos tentar entender o que que é o homem né O homem é um ser que é feito de matéria forma você corpólio embora sua forma tenha capacidade as meramente corpóreas as faculdades meramente corpóreas Ou seja a nossa alma até para poder operar no corpório desenvolve órgãos Corpus e os mantém saudáveis na medida do possível para
que nós possamos operar que é dessas faculdades mas existem faculdades que até se valem por exemplo do cérebro para operar mas ensina a sua própria operação operam em materialmente que são O querer e o entender ou amar e o entender e a nossa alma então tem esse tanto né na sua natureza o desejar estar unida a matéria para Que ela possa operar parte das suas funções e não precisar da matéria não diretamente para poder operar essas outras funções espirituais Ok mas nós somos seres dotados algumas faculdades e materiais bom as árvores não os gatos não
eles são seres corpóreos mas que não tem essas faculdades que transcendem essas capacidades abaixo dos gatos abaixo das Árvores nós temos seres animados e esse por exemplo a pedra a água os gases que enfim não tem movimentos internos não tem funções vitais e presente não diz que eles possuem almas possuem apenas forma né alma são seres animados porque é o nome que a gente dá a forma dos entes viventes Calma isso vai tomar árvore tem alma tem nesse sentido filosófico que eu quero dizer com isso que ela tem um princípio constitutivo e ordenador de sua
matéria que às vezes a gente entende popularmente por alma apenas aquela alma que perdura após a morte que a alma racional humana mas claro é essa só os humanos têm muito bem mas todos eles inclusive homens são compostos de matéria em forma só que isso já dizia Santo mais isso é essência de algo existe uma carência profunda na Essência que é o que é essência é aquilo que é que o que existe então a essência ou se a gente preferir o tempo de maneira aproximada a natureza do homem completa não é só a forma humana
tudo bem a forma responde a pergunta o que é o homem OK assim como uma forma do gato é o que dá o Logos por trás ele entendeu responder a pergunta o que é o gato só que a forma só que só que a forma ela não é o gato forma de gato não é gato forma de homem não é homem o homem é forma e matéria Isso é o que é o homem Essa é a natureza humana completa gato é forma de gato é a matéria do gato ou seja a matéria que está sendo
ordenada organizada mantida preservada por aquela alma na medida que aquela alma tem força né na medida em que aquela matéria se encontra dócil a essa ordenação existem limites na natureza ok então a essência do gato é aquilo que efetivamente tem que ser só que o universo tem uma carência fundamental de ser a forma do gato pode vir da mãe do gato a matéria já tá aqui só que o ser efetivo é a única fonte de ato de ser que existe é Deus por isso que são Tomás e não só São Tomás muitos outros metafísicos isso
a gente pode ir por exemplo até a gente pode dar o exemplo de sensação de Cantuária Deus não é algo que liga o universo pode ir embora não Deus é fonte infinita de ser ele mantém o universo sendo porque o universo é estruturalmente sempre carente do ato de si não pode gerar isso por si próprio matéria só é porque ela é mantida sendo Deus nunca abandona ontologicamente o universo no universo reduziu nada é porque às vezes a gente olha na eternidade de Deus confunde com uma sequência temporal e peço que Deus quis só né da
sua eternidade parou de querer e o universo continua sendo não eu quero o universo é só que a gente experimenta isso no tempo né passadas dos séculos dos milhões de anos né Mas Deus é testemunha disso é um instante ele quer o universo mas é bastante até e ele sempre e nós sabemos aí só pela Revelação que ele quer e é esse ser tem limite começo tem um fim isso só pode saber Revelação mas que há limites no transcurso desse desse universo em um momento deixará de ser ou nenhum momento será transfigurado certa maneira ou
pelo universo deixar de ser essa são questões teológicas que passam do nosso ponto passam do nosso tema central Mas o que eu quero dizer o seguinte o ato de ser é algo que é dado constante fundamentalmente por Deus as coisas então a essência do gato só pode ser um gato se ela dizer o qual vem pela forma mas não é exatamente a mesma coisa que a forma a perfeição que vem ao composto pela forma mas não é a mesma coisa que a fala e de certa maneira de certa maneira não de maneira exata foi vislumbrado
a distância até por boécio quando eles separava o aquilo que é e aquilo pelo qual algo é toda a realidade era composta disso essa ou seja ser aquilo pelo qual é só que emboécia no máximo você pode chegar até a forma como razão para isso são muito mais quer dizer não tudo que é toda a essência é toda realidade é composta esse hábito de ser aliás uma das tetas mas difundidas né hora então gato é uma essência duplamente composta composição significa potencialidade Olha a potencialidade do gato ele é composto por forma e matéria e isso
que a sua essência também precisa ser composto por um ato de sempre até um gato e nós não escapamos disso nós somos o que que é Essência humana é homem correto E isso tem que ser quando eu digo que é um homem eu não tô justificando a existência de Um Homem Só porque eu digo o homem animal racional na razão disso está o seu existir não está eu defini homem com isso eu posso mostrar que ele existe não eu defini o gato sei lá animal peludo que mia não sei dizer a gente olha as essências
da natureza de fora para dentro então às vezes identifica pelas acidentes mais típicos Ok essa é a razão de gato esse é de gato só isso já me dá a razão da razão suficiente para que o gato exista não não tá na razão Dele existir existir o gato é algo agregado a eles então a essência é o ato de ser são coisas distintas né no homem também animal racional não justifica a existência do animal é um animal racional que é porque ele é certo dizer então novamente em dupla composição dupla potencialidade ele tem um princípio
na sua essência que é ato que é a forma e um princípio na sua essência que é potência é matéria Ok só Aí nós já temos composição de alta potência só que sem ser mesmo mas está impotência para ser então nós temos dupla composição de potência Ok então São Tomás devia isso espero aqui em todos os entes você tem composição dupla nas coisas tem potência e ato dentro da essência e a relação que a essência tem quatro de ser que ela mesmo é potencial olha quanta potência você tem aqui só que Deus não é potência
nenhuma Qual é o meio do caminho entre dupla potência ou seja ter potência composto por potência duas vezes e não ser composto por potência nenhuma vez é o hiato do qual nós estamos falando né é aquele Sem o qual o universo fica pobre quase pela metade que é o que uma essência que na sua descrição não tem uma parte que seja potencial porque a sua essência é só forma Mas esta forma que está em potência para seu ato de si Então os anjos são criaturas definir definir mais dessa maneira os anjos são criaturas mais simples
que nós mas mais compostas que Deus E por que mais compostas que Deus como tudo que não é Deus ele recebe ato de si ele é criado ele é uma essência que precisa de Deus para existir em Deus não porque Deus é eu sou Deus é você está na sua essência ser isso é Deus é por isso que são Tomás embora não concordasse na hora do seu de explicar como poderia chegar a um poder comprovatório dizer que se deve ir dos efeitos as causas São Tomás até na hora de discordar discordava Com muito respeito ou
do argumento de Santo Anselmo que eles ia não é que a primícia esteja errada é que as pessoas às vezes não percebem como que a definição de Deus está contida no nome divino então é melhor mostrar dos efeitos nas causas porque isso é evidente em si mas não é evidente para nós ou não Evidente para muitos Então eu preciso mostrar que Deus existe dos efeitos A Crítica de Santo Amaro era muito era efetiva mas era muito respeitosa inclusive são mais mencionava Santo Anselmo em outros temas é respeitando né a noção de que Deus é aquilo
maior do que o pau nada pode ser pensado que é uma noção anselmona Mas então sim Deus em Deus sem ser só uma coisa só porque o que é o perdão O que é o que é de Deus isso não é isso não é o que é de nenhuma outra coisa O que é o que é do gato O que é do gato é ser um bicho do nosso sermos animais Racionais e nós vamos ver o que é de cada anjo mas ele diz assim bom em Deus não há composição nenhuma não há potencialidade nenhuma
nós a dupla potencialidade então os anjos podem ser chamados de substâncias simples em que sentido no sentido que neles não é matéria é só uma forma é um modo de ser mas este modo de ser precisa ser então a essência Angélica é só forma e assim que ele concebia na sua na sua ontologia dos Anjos O que é um anjo e é por isso quer dizer que ele via a partir também da luz do escritor dizer isso são espíritos isso é um espírito que se entende por espírito né O que que nós podemos dizer que
os anjos são espíritos acho que Deus também é espírito que nós temos espírito espírito significa um ser ou ser dotado de intelecto e vontade Isso é ser espiritual Nós não somos espíritos mas nós temos que nós temos essas faculdades né Nós podemos dizer que com certa Liberdade os anjos são Espírito porque essas são as únicas faculdades deles né mas a gente entende que de certa maneira eles têm espírito porque eles não são porque eles são algo que possuem essa faculdade são uma forma adotada dessas faculdades mas é mais comum dizer quem são espíritos por quê
Porque essas são as únicas faculdades que a gente passou mediante elas atuam de todas as maneiras que atuam se eu querer eu sou efetivo agir mediante as suas capacidades mediante limites da sua natureza e Deus é Espírito porque ama quer e também porque ele entende que é Logos também é amor então ele quer e ele entende então Deus é Espírito também só que em Deus o querer e o amar são a sua própria Essência na sua faculdade só algo que emana de algo criado são ele mesmo em Deus o amar é a sua própria Essência
O saber é a sua própria essência o logos de Deus é da Essência de Deus os de Deus é da Essência de Deus Nós não precisamos entrar de agora em inquisições trinitárias não é o nosso ponto a gente pode ver onde vai então voltando aos anjos os anjos são criaturas que a gente pode dizer que são substâncias simples comparadas a nós embora ainda possam potencialidades comparadas então tendo delineado o que que são Tomás entende por anjo em sua natureza sem necessariamente entrar no seu ofício ou na sua condição Sobrenatural da Posse ou ausência da Graça
seja apenas tratando em O que é um anjo que se delineia como anjo é mais fácil de entender como para São Tomás é um fato da Razão natural que haja e você encontra esse argumento em várias partes da obra São Tomás você vai encontrar no Tratado você vai encontrar lógico indico lugar onde ele mais se preocupa com os tendência argumenta na sua conta gentios e curiosamente no livro 2 no livro dois e que não é um livro você propriamente teológico ele tá colocando os argumentos da Razão uma série de Inclusive a natureza Angélica que a
sua existência então Então existe uma estrutura um arcabouço de argumento que por literalmente como está na sua conta gentios mas a minha intenção assim eu fiz na Minha tese foi depurar esse argumentos não foi nem esse argumento até esse introdução da Minha tese era o motivo pelo qual eu não deveria ser não deveria ser deportado para teologia quero uma tese de filosofia Então a primeira coisa que eu fiz na minha defesa era mostrar para que dar as razões pelas quais dessa filosófica Minha tese sobre intelecta dos Anjos mas eu queria mostrar que era uma tese
apta um estudo filosófico e por isso em parte a introdução a Minha tese é certa maneira o tema dessa dessa conversa que a gente está tendo e ali então mais você vai encontrar razões pelas quais eles julgavam os anjos eram mais do que uma hipóteses e sem precisar necessariamente aduzir o testemunho da escritura de que há anjo apenas né eu vou defini-los dessa maneira contra boa parte dos companheiros do meu tempo lembrando-me de muitos padres da igreja lembrando isso também lembrando da escritora a meu ver eu definiria dessa maneira agora vou tentar mostrar que os
anjos definidos assim né devem existir então sem tentar entrar na literalidade do argumento que a gente se estenderia muito Então acho que a gente pode organizar o aumento da seguinte maneira tendo partido da demonstração da existência de Deus nessa parte do estudo prévio do aluno a demonstração da existência de Deus Ok Há um Deus esse Deus é criador do universo ele é fonte do ocea do universo aliás em grande parte é por isso que as provas conseguem levarmos a ele né então é Deus que é fonte do ser do universo é também perfeito e por
isso infinitamente sabe então Deus é Deus existe né é fonte do universo Deus é ele também sabe terceiro passo é próprio do sábio ordenar é próprio do sábio ser um artista que faz coisas ordenadas então o universo que é obra desse artifício se esse ativo se é perfeitamente ordenador universo pelo menos na sua estrutura geral deve ser perfeitamente ordenado que eu quero dizer como perfeitamente ordenada nada ruim acontecer dele não é isso é ele ser adotado de ao menos certos componentes estruturais que dão uma Harmonia interna que indicam a sabedoria do artifício Então essa não
é uma demonstração que vai querer mostrar que todos os graus do ser que poderiam ser concebidos estão no universo nós não vamos aí nós não vamos olhar o universo com um microscópio para tentar provar que todo tipo de coisa que eu posso imaginar Deve existir não é isso Deus não é obrigado a criar todas as espécies possíveis de felídeos para poder ter um universo que reflete que reflita a sua grandeza nenhum universo por mais rico que seja por quantos tipos de gato você colocar nele vai conseguir refletir uma riqueza que é infinita Então Deus não
está Obrigado né obrigado Claro não no sentido de no sentido de ver moral mas no sentido de por coerência com a sua sabedoria e É nesse tempo nesse sentido que usa a palavra obrigado Deus não está obrigado vai criar por exemplo até criado um bicho que fosse melhor do que o gato é isso mas o que a gente vê como coerente com a sabedoria divina é que o gato que ele escolheu criar escolheu esse não o outro seja perfeitamente gato ou seja ele é perfeitamente criado instituído como lugar até um gato que não tem rabo
você diz Puxa aquele gato não tem rabo onde você você o reconheceu como gato a sua objeção da sua afirmação de que aquele gato não tem rabo é tão verdadeira quando seja verdadeiramente gato aquilo que não tem rabo ou seja Deus fez do melhor modo possível que pode ser feito aquilo que Ele Escolheu fazer livremente é por isso que esse argumento não está atado a nenhuma objeção pelo assim libidiano de que Deus tem que fazer o melhor dos mundos possíveis São Tomás não achava que esse era o melhor dos mundos possíveis Até porque não é
que você pudesse imaginar o mundo Deus poderia fazer o melhor para aquele Então você imagina aquele outro não Deus poderia ter feito outro melhor não existe um limite de mundo melhor porque todos os mundos por ser criatura já seria infinitamente inferiores a Deus então há um espaço aí você poderia dizer não poderia ter feito todo mundo melhor não é só que ele escolheu esse então ele amou esse para que esse existisse e amor outra vez para salvar esse outro tempo então ele amou esse mundo para que ele existisse escolheu esse então escolheu digamos dentro dele
essas espécies diferentes então para manifestar sua riqueza criadora só sabedoria criadora né o universo deve possuir uma hierarquia uma Harmonia Porque tudo que é feito assim tudo que é feito para um artigo você sabe é harmônico tem ordens tem escalas como tudo que é harmônico tudo que é hormônio tem ordens tem escalas então com isso nós não vamos dizer que devam a ver todas as espécies possíveis de animais Mas aquelas que representam minimamente suficientemente uma escala que ao dar Harmonia o universo seja testemunho da sabedoria criadora de vinho então se você tira o microscópio você
vai cada vez mais se afastando você vê cada vez mais os graus do ser no universo isso aí dá testemunho disso a própria filosofia natural dava filosofia da filosofia natural dava testemunha Aristóteles nas partes dos animais Aristóteles e observando como aquilo que era digamos o mais elevado em certo domínio da natureza era quase aquele outro de cima só que um pouco inferior então ele ia falando dos fungos dos depois que um pouquinho olha os vegetais mais simples lembram um pouco os fungos exceto aspectos mas já são Vegetais Os Vegetais mais complexos até faculdades que eles
até conseguem gerar ao redor dos acompanhar o sol então tem certas funções que parecem estar quase fora do domínio dos Vegetais mas ainda são E aí você pega os animais mais simples eles andam Imóveis ou então você pega certas colônias como corais parecem Vegetais mas são muito simples você vai numa escala de complexidade dos animais até chegar ao homem então você vê uma escala nos graus do ser que é testemunho dessa harmonia e dessa amplitude quem que dá um testemunho de que o universo Ou seja você ao entender o que é sabedoria divina você deduz
então o universo deve ser dessa maneira e o universo começa a confirmar isso para você no adágio da filosofia natural que a natureza não dá saltos não dá falso sentido aliás algo que é repetido também vai ver em que ele fala que a criação vai dando testemunho desses graus de riqueza ele tava falando dos Anjos Mas nós vamos chegar aí as hierarquias como o inferior de o superior de uma toca inferior da outra e vice-versa então ele vai colocar isso e nós chegamos até o homem nós viemos numa graduação da natureza ao nosso redor de
que saindo aqui das formas de vida mais fundamentais digamos nós vamos numa graduação de complexidade chegamos ao homem que faz o quê ele é corpólio como as outras têm funções extremamente complexas biológica e está tocando algo que é do espírito está transcendendo animalidade por ter funções espirituais e o que que vem depois disso seria razoável dizer que vem depois disso é o espírito infinitamente imperfeito em perfeito e incriado ou seja daqui de onde a gente está começando a despontado o mundo do espírito do espantado do mundo da matéria e começando a entrar com muita timidez
no mundo do Espírito das realidades que não dependem da matéria para ser você imediatamente salta para a perfeição infinita do ato Jamais isso não é amor se a natureza corpórea visível ao nosso redor não dá saltos Por que que a criação pode dar um salto desse tamanho o que que é criação pode poderia do reino da potência absoluta Mas pensemos e aí que vai a força do argumento O que é mais razoável O que é mais a fim a razão natural ao observar os graus do ser no Cosmos e a deduzir a sabedoria divina que
é mais razoável inferir a partir disso que haja uma escala também de seres imateriais de níveis diferentes de riqueza Não no sentido de que eles vão chegar até Deus nada do universo chegar até Deus nesse sentido mas cuja perfeição cada vez mais é testemunho da manifestação da riqueza criativa de Deus ou seja uma hierarquia também naquelas coisas essencialmente visíveis então existem autores que entendem essa esse argumento como apodístico ou seja como demonstrativo não poucos eu diria o seguinte no mínimo é possível dizer que esse argumento é um argumento de razoabilidade bastante concreto porque a pergunta
apenas o seguinte o que é mais Rafinha que haja até aqui uma escadinha nas possibilidades do ser que eu posso conceber o ser porque a noção de substância aquilo que é em si não em outro não tem materialidade na sua razão para a definição de substância aquilo que tem que ser em cima ou em outro ok podem existir substâncias e materiais então nós temos um enorme campo de possibilidade aqui que é simplesmente deixado No Vazio nós temos uma escala de seres que dependem da matéria para ser e quase que a outra metade do Cosmos inteira
é deixado no vácuo a partir daqui o nada a partir daqui toda uma possibilidade de criaturas que tem serem sido um em outros são substâncias né mas só não tem matéria não tem partida que não tem Ou seja você está olhando artificialmente as possibilidades do ser para encaixar o tamanho do universo dentro da experiência visível já havendo inferido a existência de um Deus já sabedoria de artifício é infinita e já havendo inferido que nos graus será essa possibilidade a possibilidade de que eles sejam preenchidos tendo visto o testemunho da realidade sensível é que ele tenha
sido preenchidos seja a possibilidade dela é mais possível é mais provável ele tenha sido preenchidos ou que eles não tenha sido preenchido Então essa é a estrutura do argumento próprio isso seja do efeito as causas São mais é mais razoável a razão natural que o universo manifesta também imaterialmente agora do Criador Então esse é o argumento que vai das causas aos efeitos tudo bem que antes de eu chegar antes de eu ir da causa Prefeito eu tive que fazer as cinco vias os efeitos das causas para dizer adeus Mas a partir daqui eu posso fazer
outra coisa né eu posso ir por esse outro caminho e juntar a premissa Geral de que há um Deus Criador um criador perfeitamente ordenador e ative-se com o testemunho da gradualidade do ser na natureza imediatamente sensível ao meu redor junte é isso junte a isso as possibilidades gerais do ser como aquilo que dimensiona o que você deve estar olhando e você diz porque que eu teria só a metade disso Esse é o primeiro argumento e na verdade é um argumento mais usado em filosofia argumento que não trata a harmonia do pós-mos E aí hierarquia do
Cosmos de maneira leve e o argumento profundamente arragada dessas noções e não poderia ser de outra maneira agora é interessante que nós mutilaremos tanto Tomás se não mencionassemos isso também que ele menciona certa maneira que é um argumento dos efeitos as causas embora seus corpos seja bastante limitado no sentido de você ou experimentar isso que não é algo para muitos ou você ter tido um testemunho bastante confiável disso O que isso sim é para muito mais gente e não esqueçamos que boa parte do que a gente aceita como cientificamente verdadeiro vem do testemunho confiável de
outras pessoas não preso não então e o argumento vem de você perceber certos efeitos apresentados em conjunto que não podem ser remetidos razoavelmente a outras causas que a partir certa você fez eu devo inferir uma causa né É claro que ele fala ele fala claramente dos casos por exemplo de possessão mas ainda estamos em filosofia calma nós estamos observando um fenômeno pelo menos estamos tomando uma opinião acerca de um fenômeno ou um relato Mas vamos novamente ao reino das hipóteses vamos considerarmos entreter por um instante porque não é intrínsecamente impossível vamos por um instante né
o seguinte quadro de a seguinte quadro digamos fenomenico uma pessoa uma pessoa começa a falar a Maicon começa a flutuar apresenta febre a força de 10 pessoas sabe o que você tá pensando e a casa onde ela está começa a tremer violentamente vamos pegar só esse quadro fenômeno por um instante assim e esses efeitos todos se intensificam quando a ela se dirige intencionalmente né Por uma intenção meramente da vontade uma pessoa digamos aí um sacerdote que esteja até em outra cidade mas intencionalmente se dirige a elas todos esses fenômenos intensificam pegamos esse quadro fenômeno o
que que é mais razoável presumir porque aí nós estamos num sei que vocês vão militante se a gente o que que é mais razoável eu postular uma coincidência infindavel de fatores fragmentados para escapar de uma conclusão pode aceitar ao menos como razoável unitária que dê suficiência causar desses efeitos Então vamos tentar né então a pessoa estudou longe de testemunha de testemunho da sua família Ele estudou secretamente era mais pela TIM e ele também é ilusionista e é artista Marcial e ele tá resfriado para ter também a febre também ou ele sei lá não sei se
esquentou de alguma maneira ele tem um conluio com paro com falsário em outra cidade também né e tudo isso tá acontecendo enquanto um terremoto Acabou de acontecer Essa é a quantidade de fatores desconexos que você tem que postular dentro desse quadro fenômeno para querer uma explicação seja totalmente coincidente totalmente fragmentado Qual é a outra possibilidade você inferir que ali está uma causa que transcende a matéria e que domina a matéria de maneira produzir esses efeitos e que até no caso do conhecimento racional de línguas que a pessoa nunca estudou tem que ser uma causa que
transcenda a matéria possa suficientemente dar conta até dos conteúdos conceituais que são produzidos nesse quadro fenômeno ou seja existe ali alguma criatura né hoje ser transcende da mera matéria e que tá ali atuando como fonte de pelo menos boa parte desses efeitos o que que parece ser mais razoável eu não tô dizendo que necessariamente Esse padre Seja verdadeiro mas ele praticamente para e pensa e se esse quadro fosse e se você estivesse diante desse quadro você não estaria tendo uma demonstração ou você deve fincar os pés no seu ceticismo e tentar aceitar toda essa enorme
coincidência de fenômenos como algo meramente faltou e fragmentar E se você tivesse experimentado isso Ok mas isso é para pouco tudo bem mas se você tivesse experimentado um testemunho sabidamente confiável disso aí é para mais gente é claro que Santo mais ia citar isso né como uma das demonstrações e é interessante que é claro essa demonstração parece um pouco mais fora da realidade do nosso dia a dia especialmente no estudo filosófico mas eu queria que você estivessem entretido justamente essa hipótese e Imaginem que essa hipótese pode ter sido em primeira mão experimentada por alguns ou
para muitos possa ter sido recebido como testemunho confiável e É nesse sentido que vale a pena pelas considerar também né em outro plano de experiência e digamos assim com outro valor existencial que seja para cada um mas vale a pena apenas contemplar a estrutura desse tipo de situação e como uma vez estando presenciado ao menos uma vez tendo razões para confiar na existência conjunta desse quadro fenômeno se seria realmente razoável você apelar ao ceticismo que fragmentaria a experiência que você teve né então é nesse sentido que a gente pode falar aí de uma de uma
demonstração cuia sentido muito restrito mas mesmo assim uma demonstração Então é isso eu espero que tenha sido útil essa esse passeio pela angiologia de São Tomás nós fizemos crer o que a gente prestava perfeito é o que né sair da pergunta se existe um estudo através filosófico sobre os anjos quais seriam as condições de se é possível que ele seja aceito como hipótese se é razoável que nós tratamos isso como mais do que uma hipótese usamos o argumento proteger kwid Digamos cosmológico que é o mais utilizado para mostrar que é razoável seja tratado como estudo
mais do que hipotético e também para colorir um pouco a argumentação nós temos que também ah pelo menos de maneira estrutural no argumento o argumento o alcance dele aí cada um que deve ponderar o alcance que esse argumento poderia ter até porque ele também Depende de testemunho de experiência de é isso mas nós tivemos na filosofia Obrigado a todos