a exposição de hoje ela está dividida em duas partes a primeira parte eu vou me dedicar a fazer um diagnóstico e esse diagnóstico eu vou fazer obviamente com base em olhos que eu tomo emprestado certo segundo momento da nossa reflexão Eu gostaria de falar sobre os desafios para o Ser Cristão a luz desse diagnóstico que apresenta hoje aqui com os olhos emprestados de um importante Pensador filósofo contemporâneo chamado Charles Taylor no filósofo canadense escreveu muitos livros importantes mas um deles o que interessa para que a gente vai falar hoje chama-se fontes do self a construção
da identidade moderna nesse livro de 1989 Taylor ele se propôs a refletir uma espécie de mudança que ele diagnosticou na civilização ocidental uma mudança que ele vai configurar ou explicar a partir do par de palavras importantes da Grécia antiga do contexto da filosofia antiga quando diz respeito à questão do que é o ser humano e das suas obras do seu Labor do seu trabalho me refiro aqui a dois termos importantíssimos um deles é mimesis o outro é poieses dois temas importantes por exemplo para Aristóteles no Tratado chamado poético onde ele se dedica a trabalhar sobre
a criatividade humana o que faz artistas produzirem uma obra de artes esse par de palavras importantes reflete a ideia de que se de um lado mímese significa imitação todo Labor Toda obra de arte tudo que o homem produz e que é mimético que vem da mimesis é resultado da imitação ele olha o que uma outra pessoa fez imita o que outra pessoa fez ele olha o que está no mundo tal como ele está ordenado e reproduz aquilo que ele está aquilo que ele está vendo ordenado do mundo em algum outro contexto o contrário de poliés
que é uma criação a partir de nenhuma referência sem nenhuma base primeira é algo novo algo que se cria novo se inventa se cria é da Ordem da novidade não é da Ordem da imitação não é da Ordem da reprodução é da Ordem do novo daquilo que de novo A partir dessa distinção entre mimes e polieses Charles faz uma avaliação da civilização ocidental em que ele chega à conclusão de que nós estamos no final de um processo que começa com uma civilização mimética uma civilização baseada na mimesis E hoje Tem se tornado uma civilização poiética
uma civilização baseada na poliésis a diferença entre uma e outra civilização é que esta civilização ela apreende um mundo que já lhe é dado o mundo repleto de significado o mundo repleto de sentido e a tarefa do ser humano olhar para o universo olhar para as pessoas olhar para as coisas e saber que elas possuem um recheio saber que elas possuem um significado saber que todas as coisas como diz os gregos são povoadas de logoy de logos de razão de sentido de significado as coisas não estão dispostas do mundo de forma a não possuírem sentido
de forma não possuírem uma razão de ser um significado e portanto obrigação do ser humano buscar desvendar o significado do mundo por exemplo um dos poemas mais importantes da língua portuguesa Os Lusíadas de Camões reflete uma das figuras mais importantes da poética Lusitana que é a figura da máquina do mundo a ideia de que o desbravador diante da máquina do mundo ele se Encanta e quer descobrir o engenho que é descobrir como ela funciona quer descobrir as malhas das causas e efeitos quer saber o que causa o que como as coisas estão ordenadas elas estão
ordenadas a serem de tal forma compreendidas ao ponto de se ter ciência ciência da realidade conhecimento porque as coisas possuem uma razão de ser possui uma ordem então o mundo é esse Incrível essa incrível máquina que está diante de nós como um mistério a ser desvendado então esse viajante dos Lusíadas esse Peregrino dos Lusíadas é um Peregrino atravessado pela curiosidade atravessado pelo Desejo de entender o ser das coisas de entender porque as coisas são como elas são quem eu sou o que é o mundo de onde eu vim para onde eu vou eu preciso entender
a razão de ser das coisas a diferença é brutal quando na tradição principalmente do lirismo da Língua Portuguesa e mais especial em relação ao nosso contexto brasileiro quando a gente vê por exemplo esta expressão da máquina do mundo em poetas como Carlos Drummond de Andrade escreveu um poema chamado a máquina do mundo um dos trechos desse poema que é incrível é a história de um mineiro que está caminhando pela estrada pedregosa de Minas quando de repente e inesperadamente se abre diante dele nada mais nada menos do que a máquina do mundo aquela que outrora era
desejada por todos os marinheiros por todos aqueles que desbravam os mares para tentar descobrir o que é o mundo agora está diante deste Mineiro caminhando sobre a estrada pedregosa de Minas qual não foi a surpresa quando aquele Mineiro diante da máquina do mundo laço e Furioso desdenhou a coisa que se oferecia gratuitamente a ser conhecida e despreza a máquina do mundo seguindo o seu caminho na estrada Pedrosa de Minas tentando medir o que ele havia perdido no meio do caminho Qual é a diferença entre Camões e Carlos Drummond de Andrade Qual a diferença do Peregrino
de Camões e O Peregrino de Carlos Drummond de Andrade é a diferença de uma civilização que baseia toda a sua confiança em que o mundo possui um significado e quer conhecer é atravessado por uma curiosidade é atravessado pela busca de sentido eu preciso encontrar razão de ser das coisas Carlos Drummond de Andrade apresenta para a gente o nosso retrato de hoje a civilização da apoieses a civilização em curiosa a civilização que pouco se preocupa com as questões fundamentais da vida você que está trabalhando apologética o tempo todo na igreja achando que se falar das coisas
mais importantes da vida como o sentido você vai alcançar os universitários vai alcançar as pessoas que hoje tem conversado as mais infinitas conversações sobre os temas contemporâneos você está redondamente enganado se você vai atrair a atenção de todos aqueles que querem de alguma forma entender o sentido da vida a pergunta não é mais o sentido da vida a pergunta não é mais sobre o que faz sentido a pergunta é como você dá sentido as coisas o mundo é vazio de significado o mundo é outro de sentido o mundo não tem recheio as coisas não tem
recheio uma pessoa não tem recheio uma criança não tem recheio um bebê não tem recheio um feto não tem recheio as pessoas não têm recheio as casas as construções as cidades os barcos nada nesse mundo possui significado tudo é vazio de sentido o seu texto o texto que você abre das escrituras para ler é vazio de significado é vazio de sentido você preenche você dá o significado do texto somos a civilização do líder Space a civilização daqueles que são responsáveis para dar o significado do texto não importa mais se o texto tem um significado nele
mesmo não importa mais o esforço de descobrir o que o texto está dizendo mas o que ele significa para mim o que ele significa para mim Qual é o sentido dele para mim qual é o significado que eu dou para Vida Qual é o significado que eu dou para as coisas que tenho qual é o significado que dobra um feto qual é o significado que eu dou para o dinheiro qual é o significado que eu dou para as coisas mais incríveis e mais extraordinárias da vida sou eu que defino significado Este é o homem poiético
Esse é esta é a civilização diagnosticada por Charles Taylor o movimento de uma civilização que se desencantou com o significado das coisas que não acredita mais como a gente ouviu agora pouco o Léo falando sobre a ordem a necessidade que a gente tem de encontrar no mundo uma ordem não há mais uma necessidade de entender a ordem do mundo nós interpretamos Essa ordem e Se quisermos mudarmos a ordem precisam de Mundo diagnosticada por ter unifontes do self esta mensagem foi gravada durante o evento da consciência Cristã e faz parte de uma série de outras mensagens
que estão disponíveis no bless uma plataforma de estudos bíblicos focada em te auxiliar na sua jornada de fé acesse o link que está na descrição e saiba mais isso diz respeito ao mundo mas desesper também o indivíduo eu sou vazio de sentido eu sou vazio eu sou louco Eu preencho com o significado que eu quero por isso você vai ouvir uma pessoa dizer assim sou uma mulher no corpo de um homem o vazio é preenchido pela maneira como nós aferimos sentido significado razão a realidade dentro desse diagnóstico que o Taylor faz ele mostra que a
base da nimes era imitação A ideia é imitar o que os outros fizeram a ideia é a partir do que os outros fizeram Vamos Construir sobre esses alicerces então um constrói algo eu vou e construa em cima do que ele construiu a partir do que ele conquistou e a civilização vai construindo a partir de um processo de imitação a civilização da poliética é a civilização da construção ela quer construir e se preciso destruir ela vai destruir tudo que está diante dela aquilo que foi que levou-se tanto tempo para construir uma catedral que leva 300 anos
para ser erguida ela pode ser destruída em fração de segundos com Requinte não de crueldade mas de satisfação de leite e recreação Como diz Rogers plantam as pessoas podem ter prazer hoje em construir mas antes o prazer está determinado pela destruição rápida e instantânea das coisas que levaram longos e longos e longos anos para serem construídas e o prazer está em construir e destruir construir e destruir construir e destruir refazer o tempo todo outra característica importante que distingue esta geração de hoje da geração antiga é a de que se de um lado o mundo tem
significado a civilização de hoje percebe o mundo vazio de significado e precisa ser portanto preenchido de sentido Qual é o método a representação não temos mais uma teoria baseada na realidade as pessoas não se calcam mais do que é elas não estão mais diante da realidade diante delas e dizem não estão um homem não isso tem uma mulher não não se tem mais nenhum foco de olhar para o real não importa portanto a casca porque quem dá o recheio Quem determina o recheio quem dá o significado é o sujeito que representa ele que faz a
leitura ele vai dizer o que uma coisa é e o que uma coisa não é recentemente o sujeito na Holanda entrou com uma ação na justiça porque ele quando olhou no espelho ele ao seu 66 anos de idade civil 20 anos mais novo exigiu que no RG dele aparecesse exatamente com a idade que ele percebe a si mesmo a idade com a qual ele se vê a si mesmo trocamos a teoria da realidade a explicação das coisas pelo Real pela teoria da representação você quer Universitário você que tá no meio da Universidade Você já ouviu
falar sobre Judith um dos livros mais importantes dela chama-se problemas de gênero feminismo e subversão da identidade quando você abre o livro e começa a ler você vai ver todas aquelas questões identitárias toda aquela narrativa que você encontra nas universidades da maneira muito forte mas também hoje na esfera pública sobretudo nos meios de comunicação que reproduzem também essa agenda o que pouco se percebe é a fundamentação Inicial as longas páginas longas páginas iniciais que a Butter gasta para mostrar porque o homem tem que ser definido não mais pela teoria da realidade Mas pela teoria da
representação porque todos nós representamos um mundo a partir da nossa visão então não existe mais uma visão de mundo Comunitária compartilhada coletiva não existe mais universais não existe mais algum Universal que vale para todos Independentes de seus de todas as suas crenças ou de todas as suas maneiras de enxergar o mundo não que você tem é uma teoria da representação e cada cultura cada comunidade cada povo cada grupo vai interpretar conforme ele atrás por outro lado nós estamos diante de um grande desafio o desafio de reconhecer que Deus nos deu as escrituras Mas ele também
nos deu o mundo e quando a gente estuda a teoria da cosmovisão por exemplo hoje quando a gente fala em apologética fala em defesa da festa as pessoas querem defender a ciência querem defender cultura quer me defender a presença testemunho fiel do Cristão na sociedade na esfera pública existe um exercício que em primeiro lugar precisa ser feito e esse exercício antes de ser um exercício intelectual antes de ser o seu exercício racional dos conceitos as bases os pressupostos que constitui a cosmovisão Cristã em distinção a todos os pressupostos que constituem as outras não visões é
preciso entender que a visão de mundo ela está dada na própria forma como a gente organiza as coisas por exemplo uma das coisas que mais é a Juliana que a minha esposa sabe que me irrita é quando um livro que está na terceira prateleira da estante 6 foi modificada a sua ordem e eu chego em casa eu sinto o cheiro Léo da mudança da ordem Eu sinto que foi o rato que mudou este livro de lugares tá querendo confundir minha mente porque eu preciso eu sempre ligo para Ju o livro da estante sete a terceira
fila quarto livro da esquerda para direita tá lá o livro se muda essa ordem eu me perco todinho ali dentro se um dia alguém bagunça eu me perco toda ali dentro Eu tenho uma esposa que vive me trollando sabe não só já prometeu vender a biblioteca mas às vezes eu chego em casa e ela faz para o teste para saber se se realmente a ordem de toda a coisa tá ligado eu chego meu Deus não pode quem que mudou Isso aqui vai começar a rir Porque existe uma ordem dada a maneira como a gente organiza
as coisas diz muito sobre a nossa visão de mundo a cozinha que você organiza na sua casa o jantar que você disponibiliza na sua mesa para receber um casal de amigos na igreja para o discipulado a maneira como você lidera o pequeno grupo da sua igreja as palavras que você escolhe na ordem que você escolhe para dar um feedback para exortar um irmão que está em Pecado na igreja uma palestra que você vai dar numa universidade um discurso que você vai fazer no senado uma conversa que você vai ter com uma senhora que você nunca
viu na sua vida vai possuir uma ordem vai possuir uma organização que vai expressar sua maneira de ver e a primeira coisa importante que um cristão não pode perder de vista quando se fala em visão de mundo em cosmovisão é de que o mundo já nos foi dado sobre uma visão que não é Nossa o mundo foi organizado o mundo não foi colocado a nós aleatoriamente existe uma ordem a ordem criacional está dada por Deus desde a criação e o Cristão sabe disso que o mundo foi dado numa ordem e Essa ordem tal como Deus
organiza pega o Éden mas diz não não é o Éden o Éden não é algo tão seguro para o ser humano vou colocar ele no jardim vai ordenar Esse jardim porque ele é feito para viver ali naquele Jardim se ele sai do Jardim ele tem problemas maiores para lidar mas dentro do Jardim ele tem toda segurança ele tem Shalom no Jardim ele tem paz no Jardim as coisas estão no seu devido lugar as coisas estão todas ordenadas de um jeito que aquele que organizou colocou de uma tal maneira que se você tira um pouquinho da
ordem vai bagunçar toda a história vai bagunçar todo drama tanto é que quando Adão e Eva caem e quebram pacto com o senhor a primeira coisa que eles perdem além de toda de tudo aquilo que a gente já sabe da Aliança que ele tem com Deus e que Deus tem com ele sobretudo é a segurança é a paz diz o bio que todas as cidades são expressões nostálgicas do Jardim construímos cidades e organizamos as nossas cidades porque elas espelham elas mimetizam elas imitam inconscientemente o jardim o lugar seguro com as suas fortificações com as suas
defesas para que os homens possam viver Seguros mas a cidades dos homens Como dizia Agostinho é diferente da Cidade de Deus porque a Cidade dos Homens ela é fundada no amor que os homens têm por si próprios mas a Cidade de Deus é fundada no Amor a Deus acima de todas as coisas e por isso a cidades dos homens não podem ser seguras porque cidades dos homens são fortificadas sobre as bases de um amor próprio do amor pessoal do alto amor do amor que não consegue encontrar transcendência que não consegue encontrar algo que seja maior
do que si mesmo Por isso as cidades não conseguem prometer aquela segurança que o Jardim tinha por isso aguardamos a cristalização desse Jardim que não foi construído com as mãos humanas mas foi feito por Deus assim também a cidade santa é obra divina não é obra das mãos humanas a segurança vem de Deus o Shalom vem de Deus a visão vem de Deus o significado vem dele Qual é a nossa obrigação ler o mundo encontrar no mundo os significados os rastros de Deus Agostinho falava no detremidade uma tratado sobre a doutrina da trindade que o
mundo reflete ao contrário do homem que a imagem de Deus o mundo reflete os vestígios de Deus se a imagem dá um rosto os Vetinho os vestígios desagostinhos dão apegada você sabe que alguém passou ali você sabe que alguém deixou os rastros é como a perícia policial quando chega no lugar do crime ele tem que participar ele tem que partir do pressuposto de que ninguém alterou a cena do crime porque se você alterou a cena do crime você vai alterar toda a possibilidade de compreensão do crime porque o crime todinho todinho está ali na cena
do crime se ele não foi alterado se ele não foi bugado a criação de Deus é a cena pronta do significado que Deus imprimiu ao universo que ele criou e que ele imprimiu o seu significado mas o pecado nos impediu de enxergar no mundo significado nos impediu de olhar no mundo este significado e é só por causa das escrituras que sabemos disso por isso ninguém poderia ter conhecimento natural do Deus verdadeiro olhando apenas para uma plantinha você nunca vai passear no Jardim encontrar uma flor olhar para ela ela olhar para você e com a voz
do Darth Vader dizer para você eu sei quem você é você não vai ver a florzinha olhar para você e dizer assim acabou tudo seu pecador desgraçado você vai para o inferno porque você não crê em Jesus Cristo não se sabemos que toda a natureza louva ao Deus pai de Nosso Senhor Jesus Cristo não é porque uma florzinha olhou para gente e disse creio em Jesus Cristo sabemos que a flor nos revela ao pai de Nosso Senhor Jesus Cristo porque Deus nos deu as escrituras as escrituras servem como referência para o significado de tudo que
a gente encontra nessa vida é as escritura é a palavra de Deus o espelho que significa o mundo para um cristão por isso um cristão não pode processar o mundo com um outro olhar que não seja olhar bíblico é pela bíblia que a gente leu o mundo é pelas escrituras que a gente Lê as coisas é pela escritura que a gente lê os nossos Vícios e as nossas virtudes é pelas escrituras que nós sabemos o rosto que não conseguimos enxergar com os nossos espelhos Como disse O Emílio estilhaçados nesse mundo onde as pessoas não mais
acreditam que é um significado nele e esse significado é garantido porque a Bíblia nos ensina que o mundo foi criado por Deus este mundo poético é o mundo das construções é o mundo da identidade adamica é o mundo dos imitadores de Adão a imitação adâmica ela é marcada pela construção de uma identidade que não quer relação com Deus o homem por natureza criado a imagem de Deus por isso que a doutrina é tão importante porque ela nos mostra a relação inegociável que temos em Deus por causa de Deus uma das acepções importantes para explicar a
doutrina da imagem de Deus é a ideia de que há um governante um soberano alguém que governa imperiosamente e o que demarca todos os espaços que ele possui são seus bustos colocados em todos os lugares que ele possui e que ele tem domínio para que estes bustos para que estes estas imagens possam representar que aquele espaço todo pertence aquele soberano estamos no mundo quer tenhamos consciência disso não para dizer que este espaço todo este planeta tudo que há neste universo pertence ao criador um ateu com toda a sua Fúria e usando toda a sua inteligência
para provar que Deus não existe está ali com toda sua inteligência mostrando o contrário mostrando que ele só está ali por causa da Graça da Glória e da presença de Deus Criador de todas as coisas E é isso que nos escandaliza porque a gente quer como Pedro sacar espada e arrancar a cabeça do ateu aí a gente não tem muita habilidade com isso acaba arrancando sua orelha aí tem que ouvir Jesus dizer em Bahia a tua espada porque não sabe usar direito se aprender a ler a Bíblia precisa aprender a usar a escritura direito precisa
aprender a conhecer a palavra a entender o que a palavra diz entendeu o seu significado para que as relações à Vida a identidade e tudo mais possa ser interpretado de acordo com a visão que Deus nos entregou bom chegamos a segunda parte temos o diagnóstico a grande pergunta quais são os nossos desafios como imitadores de Cristo como aqueles que são convocados pela pregação Apostólica a serem imitadores dos Apóstolos que por sua vez imitam a Cristo e que portanto levam por anos e anos e anos e anos e anos a pregação do evangelho sobre a base
da imitação e não da criação Deus não quer pastores criativos que é pastores imitativos a criação é com base na animesis é com base no olhar e Jesus não é do nada não criamos do nada não podemos plantar igrejas não podemos edificar igrejas não podemos ter planos de crescimento e de missão da igreja que não reflita em primeiro lugar o nosso compromisso com cristo no horizonte ele é o critério ele é a base Ele é aquele quem devemos seguir e imitar todas as nossas ações Então quais seriam os grandes desafios diante daquilo que a palavra
nos diz quando ela nos diz para ser imitadores no mundo em que as pessoas não querem mais imitar ninguém no mundo em que as pessoas querem ser autênticas no mundo em que as pessoas estão fugindo da Igualdade no mundo em que os filósofos franceses que dominam o mitier da Filosofia Contemporânea Estão dizendo vive lá de Ferraz celebrando a diferença celebrando o fato de que o que mais importa é você se distinguir do outro você nunca ser igual você ter a sua própria autenticidade e você não ter absolutamente nada que possa ser comparado a mais ninguém
não há mais comunidade apenas um indivíduo em si mesmas qual é o grande desafio para uma igreja que foi chamada imitadora de Cristo no mundo em que as pessoas não querem me dar ninguém porque vem a imitação como falta de personalidade e autenticidade existem três desafios o primeiro desafio da própria imitação assumir que não somos originais assumir que somos cópia assumir que o discipulado é imitação sim e que isso depende de padrão e que sabe a palavra dos Apóstolos é sabe a pregação dos Apóstolos quando chamam atenção para o padrão dos fiéis para o fato
de que aqueles que discipulam padrão sejam exemplo para os fiéis segundo o desafio da Sinceridade terceiro o desafio da participação o desafio da imitação ele pode ser facilmente entendido a partir da distinção entre especular sobre algo e imitar ao alguns de vocês Talvez os mais antigos devem ter lido Um clássico de 1897 de um pastor batista envolvido envolvido com a pregação do evangelho social no contexto norte-americano escreveu um livro famoso Em Seus Passos o que Faria Jesus gente não tô indicando esse livro não tá tô dizendo que ele é o exato oposto de tudo que
a gente está defendendo hoje aqui Seus Passos o que Faria Jesus sujeito leva 300 páginas para dizer uma coisa que seria tão simples não sei eu não sei o que Faria Jesus hoje não sei o que Jesus faria no meu contexto então pouco é necessário saber o que Faria Jesus a Bíblia não diz que eu tenho que saber o que Jesus faria em situação X em situação y z o que a Bíblia nos diz é o que Jesus fez ninguém imita o que ele faria ninguém imita as possibilidades da nossa imaginação essa mentalidade em que
Jesus o que Jesus Faria ela representa a nossa criatividade a nossa maneira de construir um Cristo fabricado pela nossa mente e um Cristo fabricado pela nossa mente você é capaz de seguir você pode seguir o Cristo que você cria com a sua mente você pode construir o Cristo poético o Cristo poético ele não é algo que Deus lhe deu é algo que você forjou com a sua mente você construiu não com as suas mãos como ruim como alguém fabrica um ídolo com metal com bronze com barro mas você construiu com o seu coração e precisa
é mais poderoso do que qualquer ídolo que você pode destruir com uma marreta que se constrói com a nossa imaginação que é fruto da construção do Cristo que podemos seguir porque ele é plausível ele é plausível somos tentados a plausibilidades a possibilidade ela é um ansiolítico mental ela é a capacidade que a gente entende acalmar a nossa angústia se é plausível acho que vai dar certo no final a plausibilidade ela tem o poder de nos fazer construir um Cristo que pode ser facilmente aceito na esfera pública que não ofende mais a consciência pública que não
ofende mais a consciência dos imitadores de Adão daqueles que constroem sua própria identidade que não querem saber quem são essa pergunta já não lhes faz mais sentido não tem mais o que saber quem nós somos nós somos vazios nós é que preenchemos o significado das coisas eu não tenho mais o que fazer a pergunta quem eu sou eu tenho que responder a pergunta quem eu quero ser não é mais quem eu sou não é mais a descoberta de quem eu sou não é mais a descoberta de quem você é mas quem você quer ser isso
não existe nada mais do que criatividade a mesma criatividade que você usa para construir um Cristo que você pode seguir mas um Cristo que você pode seguir com suas próprias mãos ele não é o Cristo que a Bíblia nos apresenta o Cristo que a Bíblia nos apresenta é um Cristo que você não pode seguir com as suas próprias mãos você não pode seguir com seus próprios pés Você vai precisar muito mais do que a obediência natural que as flores os pássaros as árvores exercem as flores os pássaros as árvores elas obedecem a Deus por natureza
você nunca vai ver uma folha que cai de uma árvore toca o chão dizer o seguinte aí hoje foi difícil obedecer essa queda foi uma luta viu irmão não foi fácil cair hoje mas eu consegui você não vai ver os pássaros pedindo graça de Deus para obedecer eles não oram não dobram os joelhos pedindo Senhor me ajuda eles obedecem por natureza e Que crente não gostaria de obedecer a Deus por natureza quem não teria essa forte ambição em seu coração de obedecer as palavras de Deus Como girassol que naturalmente se inclina para o sol mas
não Deus não nos deu a capacidade de obedecê-lo por natureza meu irmão por isso um Cristo que você pode obedecer por natureza só pode ser um Cristo poético só pode ser um Cristo construído por sua mente porque este você pode obedecer este você pode seguir o Cristo das escrituras é aquele que você não obedece por natureza Porque você só vai obedecendo por graça pelo poder que vem do alto pela misericórdia de Deus que é derramada sobre sua vida sem essa graça sem essa misericórdia ninguém consegue imitar Jesus de Nazaré ninguém pode ser discípulo de Jesus
ninguém pode seguir os passos de Jesus ninguém pode fazer o que Jesus fez por livre espontânea vontade faz por graça faz pelo poder do Espírito faz pelo testemunho interno do espírito que move o nosso coração e que nos faz Clamar pela graça de Deus e todo aquele que levanta as suas mãos e clama senhor que a tua graça se repouse sobre mim para que eu possa te obedecer esse já está sob a graça de Deus porque ninguém pode clamar por graça se já não estiver sob a graça de Deus Portanto o nosso desafio não é
especulação na especular um Cristo na especular uma igreja não é especular uma família na especular o casamento não é tentar criar Qual é a ideia mais incrível de igreja que eu poderia fazer hoje para poder conquistar os jovens da minha igreja os adolescentes da minha igreja somos tentados abandonar o caminho da Graça e investir toda a nossa força e potência na nossa criatividade porque ela meus irmãos ela nos faz parecer tanto com Deus Mas diferente de Deus nós não conseguimos criar nada do nada não exercemos a criar o xnilo não podemos do nada a criar
algo Nós criamos imitando a ele toda a criação humana parte de um dado de uma dádiva de Deus se você criou algo foi porque Deus te deu algo quando o Léo tava falando das descobertas científicas que coisa maravilhosa isso sujeito está procurando uma teoria X explica algo que x e a preocupação dele acontece y e ele descobre uma teoria Z e essa teoria Z vai explicar tantas outras coisas e isso que é uma dádiva é uma dádiva por isso que tá ouvindo vai dizer nas institutas que se você está diante de um conhecimento maravilhoso que
causa Êxtase que você olha e diz assim esta ciência glorifica a Deus se você rejeitar só porque esta ciência está na boca de um não Cristão você estaria entristecendo o espírito santo que o iluminou a especulação não nos interessa ela tem o seu lugar ela tem a sua o seu contexto próprio mas quando se diz Cristo Quando se diz igreja quando se diz tudo que é real meus irmãos temos que dar lugar a imitação não temos que imaginar o que Jesus Faria temos que fazer o que Jesus fez segundo desafio é a sinceridade é um
autor muito interessante ele diz no livro chamado sinceridade e autenticidade a vida em sociedade e afirmação do eu ele disse que é uma diferença enorme entre ser sincero e autêntico e ele faz uma crítica da autenticidade Contemporânea quando ele disse que as pessoas acham que elas podem ser autênticas faça um exercício agora de consciência de si e você vai descobrir com verdadeiras são as palavras que o Emílio hoje disse quando nós somos essa espécie de malha essa história que mais se parece com mosaico de todas as nossas apreensões de modelos e padrões que passaram em
nossa vida ninguém é altamente original ninguém pode dizer com todas as letras eu sou original sou fruto de mim mesmo nunca copiei ninguém nunca me tem ninguém só você olhar Qualquer pessoa que vai aprender um instrumento musical você vai aprender a tocar guitarra o sujeito vai mostrar para você vai dizer faz assim ó E aí você vai lá e imita se aprende uma língua imitando se aprende a comer imitando a gente ensina um filho que está parecendo um selvagem porque ele só ficam mais domesticados os 15 anos para cima e olha lá as meninas elas
rapidamente são educadas Mas eles demoram Então você tem que ensinar aquele ogro que está sobre a sua responsabilidade a usar um talher faz como papai aí a mamãe não é igual papai não o ouro Come direito Jonas porque se faz com modelos ninguém aprende do nada a gente vai olhando as pessoas você é o crente que é por causa daqueles que te discipularam seu pastor sua mãe seu pai seu irmão os diáconos da igreja aquelas senhoras da oração todas essas pessoas que tem alguma coisa assim não tem nada a ver comigo mas isso aqui nossa
que legal e você traz para você às vezes você se veste com uma pessoa Às vezes você passa a falar igual a pessoa se você tá se pegando Poxa eu tô imitando essa pessoa é normal mas o pecado faz a gente ter vergonha das coisas mais simples e normais da vida como por exemplo a imitação Olha como a imitação causa vergonha se alguém descobre que você imitou Fulano você fala assim ah você tá falando igual beltrano você não imagina não eu encontrei esse sapato naquela loja lá eu nem sei de onde tem esse negócio a
gente parece que foi pego no escuro e alguém tá dizendo olha aqui tá te denunciando seu plágio você é um plágio você é uma farsa então imitou é farsa então a gente fica não o que que a gente prefere Não eu só autêntico o que o trailer diz é que a gente precisa descobrir a cultura da sinceridade sinceridade de retoma aquela ideia do sincera sem ser mais uma vez tá aquele busto representando o governante mas aquele busto não é com teve uma situação que quebrou o nariz o nariz caiu aí chama lá O Escultor para
arrumar e restaurar Aquela aquele aquele busto do governador E aí o que acontece Cola aquele nariz e passa uma cera e parece que não aconteceu nada mas tem uma hora do dia que o sol daquele lado bate ali e você enxerga rachadura E aí você sabe que aquele nariz um dia foi quebrado mas agora existe uma cera que oculta a sua rachadura sincero é alguém que não precisa mais esconder suas rachaduras que não tem vergonha de se assumir como alguém que é povoado por uma comunidade de pessoas que influenciaram sua mente seu jeito de viver
já dizemos hoje aqui somos um povo que não vai para o céu sozinho Somos um povo que não vai para o céu solitariamente por isso que aquela canção bastante otimista né caminhando eu vou para Canaã caminhando eu vou para Canaã se você não vai não me impeça de eu ir caminhando eu vou para cá não meu irmão essa música Pode ser a mais sua mãe podia adorar e você podia cantar quando era pequeno mas ela é expressão do maior egoísmo do maior individualismo que alguém poderia ter na face da terra enquanto o povo da Aliança
o povo da Aliança chega no céu ibando chega no céu lá em grupo em coletividade como igreja ninguém vai para o céu sozinho ninguém vai para casa de Deus sozinho ninguém cultua Deus sozinho por isso que a gente não suporta a ideia do designizado porque o desempregado é alguém que acha que pode chegar no céu sozinho que pode construir uma igreja que pode cultuar um Deus de um Cristo que ele pode seguir esse eu consigo ser fiel esse eu consigo obedecer esse eu consigo praticar o que ele Ensina esse eu consigo realizar o que ele
me requer mas ele é obra da nossa mente de obra da nossa criação terceiro e último um dos maiores problemas que a gente poderia encontrar como algo que deveria assombrar inclusive nós pastores Nesse contexto de pandemia é aquilo que assombra igrejas norte-americanas por exemplo e que assombra muitos dos católicos no Brasil o nome nazismo o sujeito que tradicionalmente é cristão ele é cristão porque bom eu escolhi uma ideologia ou uma visão de mundo uma vertente de Interpretação da realidade em que o cristianismo da conta de tudo que eu preciso ele não precisa viver ele não
precisa imitar Jesus ele não precisa participar de uma igreja local ele não precisa se envolver com uma igreja ele não precisa olha que coisa interessante submeter a disciplina de uma igreja ele não precisa ser membro de uma igreja ele pode ter a experiência de pensar a realidade como um cristão sem sentir a menor necessidade de um envolvimento com a igreja local é como van housen disse pastores como teólogos públicos né ele chama atenção para o fato de que teólogos que não estão dentro de uma igreja que não se envolvem com a igreja local que não
são membros de uma igreja local são como almas sem corpo são fantasmas são fantasmagóricos o corpo de um teólogo a igreja local é ali que ele se torna visível no seu comprometimento com a igreja no seu comprometimento com a coletividade ninguém pode falar teologicamente da igreja sem com responsabilidade sem viver a própria igreja é a igreja como uma instituição ordenada por Deus que tem a sua relação não só por causa do culto mas por causa de toda ordem criacional a igreja está ligada as plantas as árvores as estrelas e aos astros de uma maneira muito
mais real do que você possa imaginar a igreja não é um construto mental a igreja não é uma construção da sua mente a igreja não é uma invenção de homens a igreja não é um construto que os homens inventaram a igreja não é uma invenção de homens a igreja é a maneira como Deus organiza o seu mundo e é uma maneira de organizar em que a diferença mostra um corte profundo entre os filhos de Deus e os filhos do diabo os filhos da luz e os filhos das trevas entre aqueles que são eleitos pela graça
preciosa de Jesus aqueles que são salvos pelo sangue precioso de Jesus e aqueles que rejeitam a Jesus todas as vezes que você inventa uma igreja que apaga esse risco no chão que apaga essa diferença você não tá mexendo com eclesiologia você não tá mexendo com uma teologia você não está mexendo com locos da teologia sistemática Você está mexendo com a natureza da criação de Deus a igreja não é a representação de uma ideia humana não é uma mera Associação um clube ou qualquer outra coisa que você possa inventar muito embora ela apareça Com todas essas
Vertentes e tenha vários desses nuances em seu modo de viver no mundo ela é muito mais do que uma associação e muito menos do que o noivo muito menos do que o senhor criador dos céus e a terra ela é real e a sua presença nesta igreja que refletirá não só a maneira como você enxerga o mundo mas como você enxerga a si mesmo Jonas Por que você disse tudo isso e porque terminou todos esses desafios com a igreja porque a igreja é tão importante eu deixei isso por último por uma razão muito simples as
pessoas hoje escolhem igreja pelos motivos mais banais elas escolhem porque lá vai ter alguma coisa para trazer conforto para família e nada de errado com isso a gente pode ter atividades para crianças jovens adolescentes mas tem inúmeras atividades não é um problema nenhum O problema é a gente achar que a gente deveria escolher uma igreja pelos benefícios que ela tem para nos oferecer primeiro motivo pelo qual você escolhe uma igreja é por causa escolher uma igreja você escolhe uma lente para enxergar o mundo e a sua Bíblia quando uma pessoa não conhece o evangelho quando
ela é por exemplo Como eram os membros da igreja a qual Pedro está se dirigindo quando escreve primeira pedro eram gentios que tinha uma maneira de enxergar e de ver o mundo pagando tinha uma mentalidade grega Romana mas que são convertidos pelo evangelho de uma tal maneira que eles não conseguem mais ver o mundo daquela forma e agora eles integrados no povo da Aliança Como o povo da Aliança São convocados a peregrinação por esse deserto por este mundo que nós vivemos até o desfecho final da história gloriosa da Redenção do nosso Senhor eles são chamados
a fazer parte dessa história mas eles precisam aprender a ler a Bíblia porque eles leem bem Aristóteles eles lembrem Cícero eles podem ler bem os filósofos e os pensadores de seu tempo porque eles conhecem as escolas eles conhecem as escolas romanas eles conhecem as escolas de ética e cidadania de seu tempo mas eles tinham um pouco conhecimento das escrituras eles não conseguiam interpretar as escrituras Se não fossem as escrituras em primeiro lugar reveladas por homens que pudessem a ler ensinar as escrituras uma igreja não tem a missão apenas de fazer tudo aquilo que lhe compete
em termos de obras mas ela tem a missão mais gloriosa que a manutenção da pregação correta do Evangelho e essa pregação correta do Evangelho nos mostra que quando escolhemos uma igreja não estamos escolhendo apenas um lugar confortável nós estamos escolhendo lugar de onde emana mensagem palavra como meio de graça como alimento espiritual para o povo de Deus mas como direção o público é o lugar em que a igreja é governada a igreja liderada no púlpito a igreja é coordenada no púlpito a igreja ela é tudo que é com base naquilo que se ouve no púlpito
a pregação não só nos alimenta mas ela faz um povo enxergar o significado que Deus deu as coisas do mundo pelo critério das escrituras quando a gente vai à igreja o que a gente quer que o nosso Pastor abra as escrituras e diga o que ela diz que as árvores as estrelas flores um feto uma mulher uma criança um velho um ladrão um assassino um pedófilo um criminoso uma mãe um pai um pastor um diácono o que todos eles são há três grandes desafios na vida e a igreja está aí para nos ajudar nesses três
desafios que representam três demandas ser o que os outros querem que a gente seja as pessoas vão dizer para você elas vão te pautar Aliás o Twitter Facebook Instagram é povoado de consciências pautadoras da mente humana e da Consciência Humana não vai faltar pessoas dizendo para você o que você tem que fazer não vai faltar discurso pautando você pautando sua consciência e talvez a maior de todas as nossas tentações seja se submeter a essa demanda nos tornar o que os outros querem que a gente seja e essa é a nossa revolta muitas vezes quando crescemos
ouvindo filhinho de peixe só que tem hora que o peixinho não é peixinho então ele dá um brado e ele diz assim chega é o adolescente revoltado porque não quer ser o que papai e mamãe quer que ele seja e ele diz agora segunda demanda eu vou ser quem eu quero ser e ponto final eu vou preencher o significado da minha existência eu vou dizer quem eu sou Chega de ser aquilo que os outros dizem que eu sou Chega de ser aquilo que ele diz que eu sou eu você quem eu quero ser mas existe
uma terceira demanda e essa é a mais poderosa de todas elas e a mais difícil de todas elas porque não é ser apenas o que o outro quer que você seja mas é ser aquilo que Deus quer que você seja e a teoria da representação a teoria da construção a teoria de que o mundo é vazio que seu corpo é vazio e você preenche de significado não vai te ajudar a ser o que Deus quer que você seja porque o que Deus quer que você seja não é determinado pela sua mente mas é real esta
mensagem foi gravada durante o evento da consciência Cristã e faz parte de uma série de outras mensagens que estão disponíveis no Blast uma plataforma de estudos bíblicos focada em te auxiliar na sua jornada de fé acesse o link que está na descrição e saiba mais