Olá pessoal estamos aqui professor Hallyson e professora Jenniffer para mais um vídeo nosso canal. E hoje nós vamos falar sobre os esportes de Rede ou Parede de rebote. Esses esportes reúnem modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a quadra adversária de uma maneira em que o adversário seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento.
Agora vamos conhecer um pouco sobre esses esportes e começaremos pelos esportes de Rede ou então Rede Divisória. Uma característica marcante dessas modalidades é que seu campo de jogo é um espaço retangular dividido por uma rede. Eles podem ser jogados em diversos territórios como na areia em que temos o vôlei de praia na grama com tênis de campo e também em quadras de concreto que são as tradicionais quadras escolares em que o vôlei é muito praticado.
Já os Esportes de Parede de Rebote tem a composição de seu campo de jogos as paredes e superfícies planas. As principais modalidades são: squash, Pelota basca e raquetebol E para praticar as modalidades esportivas de Rede e Parede de Rebote os praticantes utilizam diversos equipamentos como bolas, raquetes e petecas. E aí pessoal, ficaram curiosos para conhecer algumas modalidades esportivas inseridas nesta categoria de esporte?
Então vamos conhecer algumas agora. Voleibol! O voleibol é uma modalidade com mais de cem anos e que se renova de tempos em tempos o objetivo do jogo é não deixar a bola cair no próprio lado da quadra e mais do que isso fazê-la cair na quadra adversária.
É um jogo muito dinâmico pois ao mesmo tempo que um time realiza a defesa coordena o contra-ataque. Vôlei de praia! O vôlei de praia é uma adaptação do voleibol só que disputadas em quadra de areia.
A modalidade esportiva surgiu na década de 20 nas praias da Califórnia nos Estados Unidos, no entanto era disputado apenas como hobby, com passar dos tempos o esporte passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos em 1996, embora a maioria das regras do jogo seja igual a do voleibol, existem algumas particularidades, o objetivo do jogo é um mesmo fazer com que a bola caia no campo adversário. Tênis! Esse esportes praticados individualmente ou em duplas e o objetivo é rebater a bola para a quadra adversária até que seu oponente não consiga rebate-la de volta.
Os instrumentos necessários para a prática são a bola e a raquete, uma das versões sobre a origem do tênis é de que ele tenha surgido de jogos praticados por egípcios e persas na antiguidade, inicialmente era jogado com as mãos a que a gente passou a ser usada apenas no século 16. No Brasil ganhou grande popularidade após o tenista brasileiro Gustavo kuerten mais conhecido como Guga vencer o torneio de Roland Garros em 2001. Tênis de Mesa!
O tênis de mesa também conhecido como pingue-pongue é o jogo em que duas pessoas ou duplas usam raquetes de madeira para passar uma bolinha de um lado ao outro de uma rede instalada em uma mesa. O nome ping-pong deve ser o barulho que a bola faz ao bater na raquete e na mesa, é um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, atualmente o tênis de mesa é praticado em 141 países sendo chineses os maiores jogadores. Vence a partida aquele jogador que consegue marcar primeiro 21 pontos fazendo com que a bola toque na mesa e fuja do alcance do adversário.
Badminton! O badminton é um esporte com pouca tradição no Brasil de origem indiana foi posteriormente levado para oficiais Ingleses da Inglaterra para uma cidade de nome Badminton local onde a modalidade foi adaptada e toma forma que apresenta atualmente. Caracteriza-se por uma mistura de tênis e vôlei de praia sendo a peteca e raquete os principais equipamentos utilizados.
Pode ser jogado individualmente ou em duplas vence o jogo quem conquistar dois sets primeiro. O badminton é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo e uma das curiosidades sobre ele é que a peteca pode atingir uma velocidade de 300 km por hora em um único golpe, por esse motivo os jogadores precisam de várias habilidades entre elas agilidade, força física e reflexo. Peteca!
A peteca é um esporte de origem brasileira, mas precisamente de origem indígena. É um esporte de grande popularidade no Brasil, mas também tem sido introduzida em regiões da Europa tais como a Alemanha onde tem sido gradativamente mais praticar. Sua estrutura se assemelha a do voleibol, mas é consideravelmente simples e não apresenta regras muito complexas.
O objetivo principal do jogo é marcação de pontos que assim como do vôlei consiste em fazer com que a peteca cair no chão no campo adversário. Pelota Basca! Pelota Basca é um jogo disputado numa quadra limitada por três paredes com uma bola de borracha que apanhado e lançada com auxílio de uma cesta, uma longa pá côncava de vime trançado que disponha uma luva de couro na qual jogador introduz a mão para firmá-lá no braço.
As partidas são disputadas individualmente ou em duplas e a contagem de pontos é feita sempre que um jogador erra na resposta da bola ou a deixa cair fora dos limites determinados. A bola não pode ser tocada por 2 jogadores ao mesmo rebote nem ser rebatida por outra parte do corpo além das mãos. Cada falta representa um ponto para o adversário.
A partida é em geral de 30 ou 35 pontos. Squash! Squash é o nome dado a um esporte baseado nos princípios do tênis, trata-se de rebatidas de bola com o uso de uma raquete, essa denominação refere-se ao som emitido quando a bola do jogo é esmagada squash em inglês pela raquete contra parede.
Praticado em quadra fechada entre duas pessoas ou em duplas onde o objetivo do jogo é bater na bola de maneira que o adversário não consiga rebater de forma válida, os jogadores podem usar para marcar o ponto as quatro paredes da quadra frente, fundo, normalmente de vidro e as duas paredes laterais. Uma partida é geralmente disputada até 15 pontos podendo ser de 3 games ou 5 games a escolha dos jogadores ou dos promotores do evento esportivo. Então é isso pessoal, nosso vídeo fica por aqui espero que vocês tenham gostado qualquer dúvida deixe nos comentários que a gente responde para vocês não mais, curta o nosso vídeo e se inscreva no nosso canal "Casal Educa".