[Música] em nenhum outro período da nossa história nós tivemos um número tão grande de jovens e crianças na escola é cada vez maior nosso interesse e nossas apostas na educação como uma alternativa para resolver os mais diferentes problemas da nossa sociedade estaremos prontos para lidar com a quebra de alguns paradigmas da nossa sociedade atual será que sabemos quanto custa uma educação de qualidade que me tros devemos superar para qualificar o debate em torno da área educacional eu acho que não tem alternativa para se propor um projeto de sociedade que não passa por prestigiar valorizar e
defender a escola pública brasil não gasta pouco em educação gasta mal eu acredito numa escola é que saiba construir relações de confiança saiba respeitar de emergência agora essa escola precisa estar fortalecida nós temos uma revolução da memória atualmente em que qualquer suporte move qualquer celular tornou-se um gênio educação tensões e tendências o tema desta série do café filosófico é como uma idéia de que a educação seria a solução para os problemas do mundo ou então de que os males da nossa sociedade são frutos da falta de um sinal adequado acontece que a instituição máxima do
ensino a escola é parte desse mesmo mundo a escola não tem o gabarito de respostas para todas as nossas crises ela é também o palco onde se manifesta grande parte das nossas angústias sociais falando de diagnóstico de educação e de sociedade é inegável que vivemos um momento difícil e intenso bastante tensa a gente vive um momento tenso na história da humanidade não é um momento civilizatório bem tenso e difícil pesado a gente olhar para a educação e pensar sempre na educação como solução ela não é solução então a nossa a nossa é ter frase ao
olhar qualquer desafio social a gente diz quem soluciona educação isso é incorreto é completamente incorrecto pelo menos a educação escolar ela não pode dar conta dos desafios do mundo porque ela é o mundo o que nós temos ali mas sem os professores que têm em média 35 anos 32 não passa disso ou seja nós temos uma geração ali que está em conflito pessoal humano nós temos crianças e adolescentes nessa escola que são filhos de pais que tem 30 anos 25 anos 40 anos né essas crianças também trazem todas as dificuldades do mundo nós temos os
gestores nós temos as questões institucionais nessa escola a relação da escola com os professores e um gestor com os técnicos esses esse grupo de professores e técnicos com a sua secretaria municipal ou estadual de educação ea relação com o ministério da educação as políticas nacionais federais municipais como elas atravessam esse espaço escolar né mas temos a necessidade de levar essas crianças um espaço então preciso transporte ou da escola ou ajeitar o transporte da cidade essas crianças se alimentar esses adolescentes né tentei merenda não tem merenda então a escola é o lugar onde a gente pode
discutir o contemporâneo porque atravessam o espaço escolar todos os desafios contemporâneos então é assim que a gente tem que olhar a escola olhar com isso dessa maneira ao invés de imaginar a escola como um espaço idealizado perfeito onde não sou chamado bico de fora como se houvesse um fora o que eu trago hoje para abrir nosso debate e não à toa para provocar né e se essa é a minha função mais do que dar respostas né é que o nosso desafio maior hoje é o índice de suicídio e automutilação entre crianças e adolescentes as crianças
se automutilam na sala de aula as tentativas de suicídio são feitas dentro do espaço escolar nós temos o a o uso de medicação psiquiátrica entre crianças que cada o brasil cresce cada vez mais como a psiquiatria ea neuro farmacologia cresceu muito nos últimos anos e teve muito sucesso os psicofármacos melhoraram muito e isso é muito ruim porque eles melhoraram tanto que eles passaram a ser de fato uma uma solução uma busca então diante dos desafios que as crianças sempre trouxeram para pais e professores nós temos hoje a tecnologia que distam essa medicação que essa criança
vai estar tranquila então nós temos um grande índice de medicação de crianças na escola mas os professores também são indicados então você imagina que tem um espaço escolar de um professor de cerca de 30 anos 30 e poucos lendo passando por tudo o que a gente passa nas redes sociais no mundo todos esses desafios é grande parte desses adultos que estão em sala de aula estão medicados com as crianças que estão medicados passando é isso que nós temos uma sala de aula a gente uma família num modelo que é exatamente esse modelo que transforma o
modelo piramidal né é o modo de ordenação que está mudando e isso muda o psiquismo nep todos nós somos produzidos por modelos esse modelo muda a relação com o conhecimento com a verdade era da pós verdade vejo de modo afirmativo essa mudança mas a transição é muito difícil então que nós temos nessa transição nós temos um modelo que sempre foi piramidal desde o egito você tem uma base de pessoas por exemplo fazendo gestão de pessoas essa base vai diminuindo diminuindo até que termina num na grécia mas temos uma outra condenação piramidal que a ordenação do
pensamento na grécia não é uma ordenação piramidal de gestão não é uma perfeição muito pelo contrário exemplo de exatamente trazer isso de volta com uma beleza mas você tem uma praça onde pessoas estão debatendo os escravos não opinava as mulheres sim muito a vida de exclusão mas não é mais um é um grupo eo grupo que debate que precisa de oratória né a inácia filosofia debatia a coordenação do rácio assim como é que se ordena o raciocínio que é o que a grécia vai fazer a mesma coisa o corpo e os afectos às sensações né
são múltiplas sócrates ensina a fazer isso muito bem você vai chocar andando as opiniões debatendo até que você encontra algo fixo verdadeiro e que sobrevivia esse debate então do múltiplo você vai buscar a verdade a o ser o bem o belo o justo né você busca a partir desse debate que vai provocando isso aqui na idade média nós temos a mesma relação que é onde a gente mantém o rei em vínculo com a igreja então se tem novamente uma perspectiva religiosa e um modelo de gestão novamente unido o modelo religioso é bastante racional na idade
média né a a bíblia ea e paulo e as explicações religiosas são cada vez mais racionais pelo menos na perspectiva do dnit da mesma maneira que o tio místico vai tornando racional o racional também é místico na visão do dnit porque se você vai criando uma mas uma uma lógica para a religião que é o catolicismo termina construindo na teologia e você também tem um místico na razão do limite que é o que é exatamente esse bem esse belo esse justo o que é exatamente essa verdade né então nit discutir isso mostrando que toda a
produção de verdade é produto de acordo não é que na verdade não há nada natural no humano nós somos um ser que se constrói e tudo é feito a partir de acordo então o que é verdade que a gente comece a discutir agora comunidade também né se não é um campo de forças em que dêem que quem dá nome e de quem determina controlar essa é a verdade na verdade como campo de forças é o que o dnit vai discutir quando a gente sai da idade média e passa a idade moderna aí a gente entra
no momento ainda mais marcante dessa pirâmide que aí é onde o ponto onde o dnit vai de fato trazer que a modernidade então o pensamento cartesiano o modelo de ppa cartesiano o método cartesiano de pensamento na verdade nos dá uma direção específica para pensar então não é intenso logo existo eu existo porque eu penso racionalmente com as categorias carteiras ana de pensamento né esse modelo racionalista que nasce no início da modernidade e é anunciado pelo pensamento pelo cartesianismo mas de fato o pensamento kantiano que vai estabelecer isso a revolução francesa então a gente com fui
construindo durante especialmente da modernidade pra cá o modelo de um ano o modelo de mano para dar conta de um modelo de sociedade esse modelo de humano e racionalista ele se caracteriza por o por valores bem mal ele se caracteriza por uma linha de raciocínio não é você parte de um ponto e vai linearmente buscando outro ponto esse modelo de pensamento ele ele não aceita contradições ele não quer o corpo e nem que os afetos porque segundo o dnit esse homem que surja esse modelo que é criar construído pelo cartesianismo ele existe para sustentar a
idéia de verdade que é um acordo estabelecido entre nós não existe uma verdade um lugar pra gente acha a verdade porque não existe nenhum humano pra gente encontrar se de um vento muito forte não sobra um de nós se bater um vento forte aqui não sobra célula sobre célula não tem cola nas nossas células não tem cola está tudo preso por uma tensão tinha uma vida que é o fluxo de intensidade vida de vibração fofa né então corpo vivo é um corpo que move se pelo seu processo de intensidade é isso que faz as nossas
células caem juntos então o que nós somos senão um vento um acordo uma metáfora uma combinação minha mãe combina que eu sou viviane eu acredito que eu sou viviane eu acredito que eu tenho é tantos anos acredito no que eu não quero colocado pra mim eu vou levando isso adiante é necessário estou criticando isso é necessário somos metáfora agora quando você sofre um revés grande na sua vida você perde tudo isso basta uma dor profunda profunda pode ser de amor pode ser morte não é pode ser um sofrimento qualquer diante de um sofrimento profundo tudo
isso vira nada esse modelo de um ano ele se tornou tão arrogante que nós passamos a modernidade no final do século 17 18 e século 19 até o auge do século 19 que a gente aprendeu ali que ele chama de morte de deus né a gente entendeu na modernidade que não é mais para usar a religião nem gente coisa mística vou fazer uma coisa que é verdade um trabalho paciência então a ciência não quer mais a metafísica religiosa e ela cria por unit a metafísica científica a metafísica científica nos fez por exemplo os a botas
quem se lembra das botas as botas ortopédicas quem não tinha o pé com uma curtinha e curva no pé quem não tinha curvas a uma bota dormir a com a bota isso era uma tortura hoje todo mundo tem pendente repto em que o aparelho não é isso quem tem um dente de lado um pouquinho porque é pobre não pode tem que cuidar então isso não são os processo então na verdade a verdade inclusive científica ela diz respeito a um campo de forças porque a verdade é colocado em questão porque bruno desde o limite não é
que esse porque a ciência é bom ou mau mau intencionado não é isso é mais simples é que a vida muda o tempo inteiro a culpa não é da ciência se é bom ou mau ideológicas tudo tudo isso cima nem essa questão é que a vida não se apreende não se configura a gente não consegue amarrar em função disso nós os processos científicos nos transformando estamos saindo de um modelo de pensamento lógico nós estamos saindo de um modelo de raciocínio de humanidade que acredita que pode afastar os afectos que pode afastar as contradições e que
essa camada que ele chama de consciência ou consciente que está aqui é o suficiente mas desde a ficar mais né desde o front lá no final do século 19 a gente já sabe que se a ponta de um iceberg que atrás disse que milhões de coisas e cada vez mais portanto o que que a escola lida a escola lida com a tradição seja universidade ensino médio ou ensino natal meus professores vão pegar a história da humanidade vão trazer isso para o cotidiano e trazer o desafio de hoje é isso que a gente tem então o
que nós temos com esses meninos e meninas e não vento e metáfora na mão de pessoas vento e metáfora isso é o que somos se a gente tiver a consciência consciência dessa fragilidade talvez a gente comece a conseguir caminhar no próximo bloco a gente fala muito mal da internet esse é um absurdo a internet de culpa de nada muito pelo contrário à internet em é algo que pode nos permitir um mundo novo [Música] a ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá mas não pode medir seus encantos quem acumula muita informação perde o
condão de adivinhar de vinagre sabiás divino nessa nossa era de tanta potência tecnológica que tornou possível acessar a qualquer momento toda a informação que o conhecimento humano já produziu que espaço sobra para o adivinho ar e que lugar ocupa o afeto no ato de ensinar se agora aprendemos com as máquinas nós somos seres que passaram com algumas revoluções da memória essa esse momento final da sociedade em rede é marcado com a revolução da memória nós temos algumas revoluções da memória isso marca diretamente à educação então o primeiro ponto nós tivemos a dois milhões e meio
de anos um cara que era meio parecido com o que somos hoje tomás o que nos identifica 500 mil anos uma falta em que caracterizam o sapiens é uma revolução da memória ele é simples porque o volume cerebral aumentou muito ea potência de armazenamento aumentou muito por isso nós filmamos aps mas nós ainda não somos aps nós somos sapiens sapiens que é 100 mil anos atrás essa capacidade de memória produzir conteúdo então primeiro tem capacidade de armazenamento a 500 depois digamos de compartilhamento de capacidade de lidar com isso há 100 mil anos e de 100
mil anos para cá ea gente teve esse grande aceleração então que nos caracteriza eu sou um físico e uma memória não é isso minha consciência eu tô aqui falando com vocês minha mãe me mandam referência então somos seres virtuais por natureza quando as humano com a virtualidade se não nascer essa virtualidade nós não temos sobrevivido como espécie só sobrevivemos que desenvolvemos a virtualidade que é essa capacidade de olhar de fora de armazenar dados de ter princípios porque eu tenho princípio eu tenho lei porque eu tenho preciso ter um limite né então eu não é tem
um sexo com meu filho porque isso é incerto é isso então esses limites onde está a consciência que não tem ainda a legislação o direito romano então a gente vem de muito antes de direito né então são esses são os limites que são dados pela consciência essa virtualidade a primeira revolução da memória ela produziu no tudo muito rápido então há 100 mil anos a enterro dos mortos ea 30 mil revolução criativa do paleolítico a 15 mil 5 mil escrita e vai embora segundo a revolução da memória são os grandes saltos que a gente dá eu
associo a segunda revolução da memória a aaa compartilhamento do livro impresso ontem berg que termina idade média você pode publicar o que você quiser contribuir pra quem você quiser então isso é uma revolução de compartilhamento de conteúdo inacreditável tão forte que acabou com a idade média e permitiu à idade moderna né não só por isso muitas razões mas uma delas é exatamente a invasão de conteúdo que vai acontecer ali desta revolta desta época e méxico revolução a gente pode pular para a nuvem a nossa nova revolução da memória ela simplesmente conectou todas as pessoas que
quiserem ao mesmo tempo agora sem uma coordenação me down sem um pai que decide o que caracteriza a rede como estrutura como modelo ela é marcada por nós e conexões né novos pontos então você tem um ponto e uma conexão entre pontos é só isso todos e conexões você quando tem um ponto você tem o endereço e as pessoas conectam a você e você como essas pessoas você não pode dizer que isso é um sistema porque o sistema implica interioridade e exterioridade né quais as prioridades da rede para dizer que é um sistema no mais
teor idade então o que caracteriza a rede a navegação a conexão então isso é com completamente como ordem completamente diferente da pirâmide quando a gente tem internet como estrutura não como uso é outra coisa estou falando como configuração de forças base não é você tem um modelo de ordenação em que você pode ter um bilhão de pessoas ao mesmo tempo navegando configurando sem ter um pai então você tem micro ordens que se tangenciam nós aprendemos uma coisa nova a gente não tá sabendo usar nós aprendemos como ordena muitas ordens isso é muito legal muitas ordens
nós temos condição de conviver há de fazer a diferença conviver hoje e não tínhamos antes das redes e da internet então a internet surge no final do século 20 como consequência de um século em que o investimento em técnica foi predominante o século 20 medo do investimento humano vocês sabem disso os capitalistas e os comunistas igualmente tinham medo de um discurso aberto honesto é todo mundo tinha medo que quem era capitalista tinha medo de virar comunista mas os comunistas também não podia abrir as portas ea gente viu contexto mundo inteiro porque o discurso leva as
pessoas para lugares muito distintos no final do século entramos no século 21 e e se a nossa escola entramos no século 21 com uma capacidade técnica muito superior à nossa capacidade de lidar com ela então a gente fala muito mal da internet isso é um absurdo a internet tem culpa de nada muito pelo contrário a internet é algo que pode nos permitir um mundo novo se a gente tem alguma expectativa de futuro é uma nova ordenação sic k novos modos de gestão públicas e privadas a partir da rede gestão em rede uma gestão em que
você faz com vários pontos e os pontos vão se tangenciam se não precisa ter uma hierarquia verticalizada exemplo só um exemplo entenderem esse ponto por exemplo uma um rapaz que trabalha na portaria de uma escola se a gente é honesto ele tem tanta importância contra a pedagoga conta a gestora com os melhores ou piores professores da escola porque o problema hoje é violência contra si mesmo enquanto os outros quem melhor conhece a escola o rapaz a portaria se eu tô trabalhando com o conteúdo eu chamo me a coordenadora pedagógica mas eu estou trabalhando com humanidade
ou seja relações humanas o rapaz a portaria tão importante ponto as crianças na escola vive uma falta afetiva imensa em relação às famílias o professor não pode abraçar uma criança e uma de ti não pode concordar vai atingir com a tia não mas a moça que serve a um lanche pode a moça que cuida da limpeza pode porque um abraço pode salvar a vida dessa criança porque ela não tem ninguém esperando por ela essas relações têm que se transformar a escola precisa transformar os desafios também nos obrigam a quebrar esse modelo hierárquico né eu estou
trazendo esse quadro e civilizatório antes porque a escola não pode falar disso porque ninguém está falando que o suicídio de 10 a 14 anos aumentou 40% nos últimos dez anos no brasil porque a gente não diz que as nossas crianças estão se mutilam e se matando quanto menor a idade maior o índice de suicídio não é que ela se matou mais aqui é proporcionalmente tem crescido mais quanto menor a idade então o suicídio de jovens é a segunda razão de morte de jovens no mundo todo do brasil ea terceira a segunda e homicídio de jovens
negros nas periferias de homicídio jovens é a segunda razão só que de 100 90 são negros o que foi levado para escola estou tentando puxar vários pontos uma coisa não tem um ponto só não tem uma escola né tem um campo de forças essa escola se você olha a a ao crescimento da psicofarmacologia é inacreditável o sucesso parabéns no entanto ela crescer medicou a sociedade então somos todos medicados agora não posso ver então se o namorado termina se o marido te abandona a mulher que abandona se você perde o emprego você não está na pior
sofrendo é do carpete otaku não tão deprimida ea estão deprimidas médico e um sofrimento não existe mais o sofrimento afirmativo a grandeza do sofrimento não é o sofrimento ea capacidade de lidar com o sofrimento que nos dá dignidade alguém lembra a palavra alguém jovem usa a palavra não digno ser digno é carregar você mesmo com grandeza e honra seja lá a roupa que você esteja vestindo ele rs mesmo diz assim o som se eu tenho a honra de estar vivo eu tenho a dignidade de existe isso importa essas coisas a gente perdeu um pouco a
noção porque se eu estou sofrendo eu tenho uma medicação para resolver se eu estou sofrendo é porque eu perdi dinheiro não tem dinheiro né vai fazer compra alguma coisa pra passar o seu problema então essa relação é muito complicado então o crescimento da medicina gera isso sabe a civilização bacana que a gente construiu cheia de tecnologia é parece que as crianças tão feliz naquela naquela tela não é isso é uma beleza é só dar um computador e tal não as crianças os prédios as crianças os pré adolescentes adolescentes e os jovens nessa proporção de baixo
para cima cada vez mais estão dizendo para a civilização eu não quero muito obrigado no próximo bloco nós temos novos alunos nós temos novos professores nós temos um zoom nós temos uma nova relação com os saberes [Música] é comum dizer-se que a função das escolas é preparar as crianças e os adolescentes para a vida como se a vida fosse algo que irá acontecer em algum ponto do futuro depois da formatura depois de entrar no mercado do trabalho mas a vida não acontece no futuro ela só acontece no aqui e no agora viver é aprender é
nisso que está a excitação do viver caso contrário a vida é um tédio insuportável aprendizagem só pode acontecer no espaço tempo em que a vida está sendo vivida nos dias de hoje o que uma escola deve querer ser nós temos uma revolução da memória atualmente em que qualquer suporte móvel qualquer celular torna você é um gênio um gênio é só saber ler bem e não é qualquer um sabe bem mas se você souber ler bem significa interpretar em camadas unite diz que atrás de um ouvido tenho sempre outros envolvidos ainda então você ouve você ouvir
ouvir ouvir ouvir até cansar aí você entendeu mas não pode uma vez só então se você sabe ler ou ouvir sem coragem afetiva que pensar em como um lado de enfrentar as diversas perspectivas sobre o seu tema quanto mais você aprende isso mas livre você é do professor e da escola você tem como acessar diretamente então a memória é um problema para o professor primeiro não dá mais pra escola se sustentar na memória e mandar alguém decorar nada absolutamente nada você precisa decorar isso é uma revolução além de não ter que decorar o uso da
memória fez com que a gente tivesse essa capacidade de memória produzir o compartilhamento se produzir o compartilhamento na rede quer dizer a grande capacidade de memória nos libertou da nossa própria então mas ponto afirmativo temos que desenvolver nós mesmos como raciocínio complexo por outro lado isso produziu um compartilhamento a internet não só armazenamento e o compartilhamento fez o que michel foucault chama de genealogia que aproximar saberes distintos num campo de força certo então você tem por exemplo a guerra na síria você tem um estranho pensamento complexo você tem um uma o especialista numa dessas tvs
que né falando sobre síria não é interessado em todas as ilhas da sicília vida inter sabe tudo da síria em que ele faz uma análise da guerra cira e tem valor apesar de em valor quem vem outra informação você tem uma menina que vocês ouviram falar que na guerra da síria estava debaixo do mar de um escombro e contando a guerra na síria não é inacreditável que esse senhor está comentando na televisão ele não tem saber mas essa menina tem outro ela tá com mas ela só tenho dela falava guerra ela não tem sabia total
ela tem a cana tem serem entre ela não tá vendo todo então agora nós temos dois diferentes um de gabinete ea moça que está sentindo o corpo lá mas não é só isso nós temos por exemplo jovens que já moraram na síria e que estão e não moram mais e que tem outra opinião fazer um blog não é isso e nós temos é quem mais que pode a jornalistas que todos os dias dão as notícias não é isso então hoje a gente tem condição professor do estádio quando a síria é datado uma outra michel ficou
com ele discutirá elogia está discutindo exatamente isso aí tá dizendo a gente tem aqui um saber acadêmico colado com o ótimo então juntando esses saberes a gente cria um campo de força sobre aquela é aquela realidade muito mais próximo do que ela é quem tem a verdade ninguém ninguém nem carro que ser estudioso nem a menina nem o jornalista é apenas o conflito de tudo isso que gera um caldo vivo que é o conteúdo sobre aquele tema isso após verdade portanto a nossa capacidade de compartilhamento gerou a crise da verdade não há verdade nunca teve
mas agora ela se esfacela na nossa frente asfic nilson muito superiores aos que você está imaginando se eu acho que fique mills é aquele negócio escandaloso corozo que os mais espertos logo não é fake mills está de a a z na sua vida num grau que você não tem idéia do que aquilo significa especialmente para a venda de produtos não só de política única opção de venda de produto criamos novas fronteiras para o conhecimento que quer conhecer a menina da síria é o cara da universidade tão novos novas fronteiras para o conhecimento e se arrebentou
isso é difícil pra escola cria o aluno ativo não tem solução para o professor mais este aluno e ativo mesmo que ele não queira professor pode tentar fazer o que quiser porque o aluno negativo porque enquanto eu estou falando vocês vão consultar você sabe aquele índice que você falou né isso não se pode fazer agora eu acabar levanta ela fala só isso aí que você falou isso é realidade é fato né então os alunos são ativos então a metodologia educacional e aí vou apontar como eu vejo a coisa agora né as melhores experiências são as
experiências de alunos que estudam por projetos de pesquisa o centro de educação é o aluno e não o professor então é uma educação feita não por conteúdos mas por questões problematizadoras se é uma violência se é qualquer questão que você lê no jornal qualquer questão qualquer é que o aluno traga a partir de projetos desenvolvidos e sistemas vão atravessar todos os professores que vão produzir essa essa relação é uma nova relação né nós temos novos alunos nós temos novos professores nós temos nós temos uma nova relação com os saberes e estudar projetos é a melhor
maneira isso implica em desenvolver no aluno sua autonomia e sua responsabilidade e isso pode começar desde os seis anos de idade dos quatro anos de idade né autonomia dos quatro anos não se esqueçam que nós temos em casa a mãe e os filhos os filhos à mãe o pai os avós também por ali mas era mais ou menos isso quando a mulher saiu para trabalhar o buraco que ficou é do mundo um mundo noni só que ficou avó ea tia solteirona mas a vocação de novo ea tia solteirona foi pra vida foi se divertir quem
tá com essa criança isso é bem sério só que essa criança ninguém ninguém esse é o que acontece os pais a estudam e trabalham de dia o pai ea mãe estão estudando uma noite mestrado então essa criança não tem ninguém e quando a família chegou o pai ea mãe em show de presente de coitada precisa de um apoio é mimada completamente sem formação ética porque a informação é de que a escola não tem condição de dar formação ética e moral sua família faz isso porque você abre mão da sua alegria nome do outro por amor
ou ódio mas não que o professor ensinou é o afeto que nos ordena maior auê eticamente e não há ciência então não é possível escola fazer isso então essas crianças estão sem essa é a ordenação corretamente onde elas estão na internet um lugar fofo né a internet nunca fui nem todo mundo ficava beleza né dipp web não é uma coisa linda em paz uma tranquilidade então essas crianças estão com essa formação o que é o que a escola precisa fazer é criar ajudar essas crianças a ganhar maturidade antes do que a gente estava acostumado a
dar às crianças têm que desde muito cedo elas vão se defender é só pensar nós nunca quisemos que os filhos nossos pensassem que pensar dá trabalho a gente quis criar os filhos sem pensar pai e mãe que queria filho pensando sabe o problema que dá depois então criamos hoje nós somos obrigados a criar os filhos pensando se defendendo a a professora de escola diz ah mas eu não posso discutir morte não com meus alunos de venda não sou psicólogo foi mais um psicólogo fala de moto para casa ele citou o livro entendeu tudo o que
se faz então e abraçar que uma criança se jogou da janela ea escola continua dando aula no outro dia não pode parar porque não parou eu perguntei não pode o que não sabe lidar com esse sofrimento então não faz nem um dia de luto nada é essa incapacidade é bem complicado então essas crianças irão desenvolver autonomia responsabilidade na escola em casa porque elas estão sozinhas e continuaram sozinhas então nós temos três desafios que eu chamo uma memória certo que é como fazer com essa memória e esse compartilhamento que colocou todos os conteúdos disponíveis do que
preste do que não presta é como a gente prepara seres humanos para lidar com esse acesso a essa liberdade com um mínimo de ordenação e ética nós temos também a emergência do pensamento complexo que eu acabei de fazer aqui que é não é mais uma linha a sobreposição então o que era o sucessivo agora e simultâneo porque antes eu pensava daqui até lá e hoje não tem o nosso psiquismo que era ordenado linha eu era criancinha era assim era criancinha cresci vendo e mocinha vem aí vai até ficar velha tudo errado desculpe não é assim
que as coisas funcionam você pode ficar criança quando tá velho você pode ser adolescente quando é criança que pode ser velho desculpa mas é verdade de fato essa linha metafórica não é real o que une de crítica progresso e evolução do retrocesso pode ser o impulso atrás para dar um passo de 20 à frente quem disse que o nosso país vai demorar 20 quem disse que o brasil seja de 20 anos para sair do buraco é modelo antigo de raciocínio acorda meu bem dessa atenção tudo muda em uma semana não tem lógica gente assim que
a coisa funciona esse é um pensamento complexo então imagino que é crianças com pensamento complexo com professores com o pensamento causava linear certo o currículo tem que ser por competências e não por conteúdo o que é um currículo por competências é o currículo que não diz o que você tem que aprender diz o que você pode você chegar então ao invés de dizer para ela que tem 10 anos de idade ela precisa estudar esse ano que está na minha turma de crianças de 10 ela tem que estudar o corpo humano é o cerebelo o sistema
respiratório céu com aquelas coisas lá ao invés disso tem que dizer eu digo para ela o professor dela eu sou professora ao final deste ano ela tem que ser capaz de conhecer o seu corpo identificar o seu sistema e sempre falo para ela ela tem que chegar a este ponto então o que eu quero dela eu quero que ela disco que ela entenda o seu corpo eu não quero que ela tenha decor o sistema digestivo porque ela pode ter decoro seu objetivo e não ser capaz de entender o seu corpo então uma educação por competências
é uma educação que diz onde quer chegar então não me importa o que você sabe importa o que você faz com que você sabe então se você não foi à escola mas foi capaz de chegar onde eu cheguei eu te dou um título isso a educação do futuro por isso a escola pode ser desnecessária onde a escolha necessária conta é inteligência criatividade que é conseguir fundamental no nosso mundo só existe por troca a escola é fundamental para ter debate intelectual é fundamental o debate intelectual é fundamental já o outro time mostrar o quanto você está
errado é maravilhoso na escola a gente pode aprender sozinho sim pode pode e nem a escola mas a gente vai ficar burro porque é necessário que o conhecimento seja atravessado pelo mundo pelos outros pelos afectos então escolha um lugar lindo esse é o futuro da escola o lugar de troca de incentivo então as crianças desde pequenininha elas vão desenvolver essa capacidade intelectual e elas vão aprender a ler se eu fui da educação do futuro vão desenvolver métodos de pesquisa filtragem de conteúdo filtragem de dados seleção que isso que a gente vai aprender a interpretar ao
mesmo tempo a escola vai receber essas crianças e vai trazer aquele mundo que cada uma delas traz e vai ter que fazer um caldeirão com esse mundo por meio da arte por meio da criatividade por meio da convivência da alegria pensamento complexo sem decoreba a partir de questões transversais o mundo invadindo a escola essas crianças indo estudar rua entre a rua não só para aprender a rua mas para a rua tem criança porque a gente tem no brasil uma maneira de achar que a rua é violenta criança empresas na então escola presídio não é exatamente
um sparring a criança data protegida não está e não essa função da escola e por último que o terceiro que o primeiro a memória segunda pensamento complexo terceiro país que é o pior que a maior função é são da escola é fazer com que essas crianças não quero morrer é é retornar porque se a gente está querendo morrer não é porque o mundo é uma porcaria porque o mundo sempre foi uma porcaria quando ele teve paz não dá para a gente dizer que a saúde da população é proporcional ao que a sociedade theodor produz não
o mundo sempre foi conflitante a uma novidade nossa é a exaustão do humano nós é que fazemos nós falimos como humano o agente quando tem uma dificuldade a gente quer resolver pela tecnologia quando a gente está sofrendo a gente sempre acha que a falta de dinheiro porque não tô tão bela tabela direito ao salão de ter feito uma plástica então ao invés de viver eu quero fotografar a minha vida pública mas isso não é culpa da internet que a gente fazia isso antes da internet a gente sempre contou uma vida que não tinha né porque
a gente sempre viveu de aparência se a gente passar por esse período que ele está passando dignamente nós vamos necessariamente construir uma sociedade mais alegre mais capaz de lidar com pregos desafios cotidianos mais vinculada aos gestos mínimos de um cafezinho na rua retomando aquela coisa na internet continuará sempre ótima se atrás da inter até lá tiver uma pessoa nada problema com a tela a óleo com 300 e atrás de uma tela tem alguém não há nenhum problema e você está atrás da tela o problema é que atrás da tela não está tendo ninguém é o
número então não se abandona a internet obriga as crianças não usar é só recuperar o corpo a presença então há um caminho da escola é a arte mas não é arte dos artistas ea cultura a escola todo dia tem que ter um conflito se ela não tem a gente tem que inventar as crianças que se mover não dá para botar uma pessoa sentada passivamente mas não tem como esse é o nosso grande desafio no próximo bloco eu peço a vocês para falar e dizer que a educação no brasil é horrorosa é péssima porque isso desmotiva
quem está lutando para fazer essa coisa adiante nós já andamos 1 muito além da crença de que uma boa educação resolveria todos os nossos problemas o senso comum também perpetuou a ideia de que somos um país péssimo ensino a nossa tradição educacional confirma essa má fama e no presente somos de fato tão incompetentes e ensinar quando acreditamos ser a educação nunca foi problema para o brasileiro nunca é nunca foi vista como uma questão a gente só se eu contar a história da educação brasileira você pega alguns pontos já começa com jesuítas que não vieram aqui
pra educar gera aqui para catequizar sobrou pra eles uma escola que lhe foram levando adiante então a educação no brasil nasceu como catequização não por culpa do jesuíta por falta de escola depois disso o empregado foi entregue pelo marquês de pombal que envolver o estado que nunca cuidou por ser arrastado não foi valorizado nunca teve um investimento final do século 19 e tem 80% de analfabetos na década de 50 1950 você tem 50 por cento de analfabetos pessoas que nunca tinham sentado numa escola o nosso passivo nossa dívida do passado é enorme ontem sabe com
tempo que a gente passou a valorizar a educação no brasil 25 30 anos então por favor peço a vocês que estão presente inclusive que estamos assistindo inclusive quem trabalha nos meios de comunicação para falar e dizer que a educação no brasil é horrorosa é péssima porque isso desmotiva quem está lutando pra fazer essa coisa adiante mas eu apresentei 40 escolas inovadoras no canal futura que são inacreditáveis nós temos experiências em escolas brasileiras lindíssimo mas o brasil dá banho de novas metodologias em educação quem está fazendo mudanças metodológicas ensino fundamental do 1º ao 8º ano a
universidade continua tratando o aluno com um passivo então existe uma metodologia nova maravilhosa mas ela não ganhou a tal da escala agora o que quer ganhar escala é pegar uma experiência dessa obrigar todos a serem iguais não um país desse tamanho com a diferença que a gente tem a gente tinha que pegar as nossas boas práticas iluminar né e dizer agora faço no seu município e tem uma referência nacional mal né uma base nacional curricular a partir da base nacional você pode consumir todos os dias livremente o ministério da educação permite isso há centenas de
anos que lhe permitissem permitiu que o desafio do brasil nós não tínhamos vagas nem pra universidade nem pretendo básico é isso hoje nós temos vagas do primeiro até o ensino médio no entanto o desafio hoje é qualidade da educação certo então nós temos crianças na escola que não sabe ler quando falarem isso pra vocês axelrod antes ela estava na rua sem ler hoje estou na escola sem lei e ela já estava na rua e lê não trouxemos então principal foi feito traga essa criança para dentro da escola porque a escola não ensina solei escola ensina
chegar na hora sai na hora portanto nosso discurso tem que ser afirmativo nós temos que ajudar os professores a levar isso adiante nós temos que chamar os universitários movimento estudantil professores universitários a puxar essa transformação da autonomia maior da própria universidade e seguir por que fazer o que a gente tá fazendo uma covardia eu tô no município visitou o município no interior da paraíba e tem lá uma matéria ou na televisão eu amo a educação uma vergonha a educação errou só fala isso não conhece quem não sabe da luta dos nossos professores pra pagar 200
300 anos de abandono foi que a gente que foi como a gente chegou até aqui para apagar essa história de abandono não é milagre ninguém vai ter uma varinha de condão não é uma reforma do ensino médio é o decreto não és são mais anos e anos de investimento amoroso que de fato se transforma uma pergunta chegou aqui do público da fernanda ela diz assim viajando em uma de suas frases você comentou que o debate intelectual na escola é uma das situações mais enriquecedoras que existe dentro dessa discussão o que você acha da escola sem
partido 'esse é um retrocesso é gente olha só isso é importante falar sobre isso muito importante já falei algumas vezes mas isso infelizmente ainda predomina né não existe escola com partido não gente tati para ter 100 entendeu a escola tem política felizmente não é gente mas costa em política não existe a gente tem que ter política na escola se tivesse política na escola e não teria esse horror da de classe dirigente que a gente tem né então política é o tema mais importante no debate da escola agora não dá pra ser partidário na escola certo
então quando quando a política está descambando para uma turma partidário isso infelizmente acontece especialmente gestores diretores indicadas né elas têm que fazer campanha para o o homem é colocou ali nem o que elas querem não existisse uma manipulação de votos de tal agora isso é uma coisa que pontualmente você resolve um puxando um partido isso agora por favor não vamos tirar política é isso que esse grupo que fala educação sem partido ele está falando de partido e da frança em política quem defende uma escola sem política está defendendo cordeirinho está defendendo que ele chama de
rebanho sabe todo mundo dizendo sim senhor e senhora não a escola tem que ter debate a escola tem que ter conflitou quando o conflito é explícito à escola não é violenta uma escola violenta é uma escola onde os conflitos não são explicitados então o que é muito presente hoje no mundo a questão de dizer estar de gênero gente isso é um fato o que o que você lá trás penso que você pensa esse é um assunto vocês cada um de nós a gente pensa o que quiser a gente é livre depois que quiser favor conta
mais ou menos interessa se você pode criar os seus filhos o que você achou melhor se tem esse direito agora você não pode julgar as diferenças que a gente tá vivendo no mundo hoje como sendo doença esse é um absurdo a maior incidência de suicídio de crianças hoje no brasil são crianças transgênero aí você diz o que uma criança tem um gênio eu não vou discutir clinicamente não interessa eu digo para vocês o seguinte sabe quando você tinha mãe pai em casa você tinha um menino e menina bem valorizado porque a mãe e sim o
pai então a um treino vamos combinar eu fui treinada para a feminina entendi foi treinada e aprendi o que bom gostei de aprender adorei tá ótimo meus conflitos porque eu entrei numa caixa e também com minha caixa né uma batonzinho agora se você criar sozinho sem pai nem mãe na internet você vai vagar para qualquer referência que você quiser então as crianças hoje tem todo tipo de diferença entre homem e mulher de gênero isso que vai voltar atrás gente isso não vai voltar nunca mais voltar a caixa nunca mais a gente vai ter meninos e
meninas opostos separados no meio uma coisa me misturada não é isso que a gente tinha não isso é um fato uma mudança constitui tiva na nossa sociedade né e é exatamente isso que levo uma criança que não sabe exatamente onde ela se coloca na sua não na sua sexualidade na sua identidade de gênero isso pra esta criança é um sofrimento enorme mesmo que amanhã fitha porque a família não aceito não eu conheço casos e acompanham em que os pais acompanham com amor aquilo ali não estão colocando essa criança na parede mas essa crença tenta o
suicídio então não é porque o pai está contra ou está a favor nós vivemos uma mudança no humano gente muito grande ninguém em níveis muito variados então precisamos aceitar essas crianças e afirmar as suas crianças apoiá-las não é isso que vai fazer a culpa delas como a culpa interna da juventude neto que dá errado a culpa da juventude como é nossa não os cinqüentões que deixar o legado né os jovens é que são despreparados nem os jovens não lei não professor é você quem está dando uma aula bacana alves seja isso desculpa eu respondi qual
foi a pergunta também a responder a gente é ridícula momento horroroso de direita medon em desculpas euroso horroroso sem vergonha desse movimento tem vergonha mas também não acho que o professor tem que manipular politicamente aluno agora os alunos que se defendam por favor você tem uma lei para proteger os alunos que se defenda em sala de aula são capazes de contra um professor que está dirigindo muito de um lado para o outro um desserviço direito né e não uma lei que impeça política em sala de aula retrô és o último pedido na verdade que é
que o poema seu você poderia ler sobre o tema de hoje a um lugar a um lugar onde chegar a um estado uma costura onde tudo se completa assim um lugar uma alegria onde não é mais letra tudo são bons que sidão e não birra a um ponto de fusão onde tudo se abraça e já não há mais frio na alma apenas o calor do sagrado e do amor a aderir o que separa mais reflexões no site facebook do instituto cpfl e no canal do café filosófico no youtube nós somos manipulados cotidianamente o pior nós
somos lançados cotidianamente ao inferno quanto mais estamos no inferno e tristes mais manipulados solos por isso estou fazendo uma campanha pelo valor da vida fazer política hoje é voltar a viver é produzir alegrias e que venceu domingo a dominação seja alegre felicidade uma eternidade mas ser alegre potente e bem disposto sim isso é fazer política [Música]