O positivismo em Comte e o Círculo de Viena | Epistemologia das Ciências Sociais #01

4.5k views4157 WordsCopy TextShare
sociologiartesanal
O vídeo tem como objetivo abordar a temática do positivismo, no âmbito da epistemologia das Ciências...
Video Transcript:
salve salve salve rapaziada aqui é o professor bernardo caprara era professor da universidade federal da fronteira sul doutor em sociologia pelo programa de pós-graduação em sociologia da universidade federal do rio grande do sul saúde e esse é o curso de epistemologia das ciências sociais é isso mesmo rapaziada o curso de epistemologia das ciências sociais essa é a primeira aula aula intitulada o positivismo comte e o círculo de viena é com essa aula que vai discutir positivismo comte e no círculo de viena que nós damos início ao curso de epistemologia das ciências sociais mas eu gostaria
que vocês dessem uma olhadinha antes rapaziada lá no no vídeo chamado apresentação do curso lá tem uma série de informações é como se fosse uma ementa do curso em que vocês precisam acessar antes de desenvolvermos a primeira aula eu tô começando agora beleza não dei uma olhadinha lá na apresentação do curso e já viu aqui que nós vamos começar agora então com essa é a primeira aula aula do positivismo comte e o círculo de vier [Música] nessa primeira aula sobre a doutrina positivista conte e o círculo de viena objetivo que nós estamos trazendo aqui gente
basicamente gira em torno da seguinte questão qual a resposta que o positivismo a partir da doutrina do conte e a partir da concepção do círculo de viena oferece para a seguinte pergunta é possível conhecer científicamente a realidade social esse é possível como nós podemos fazer para estudar a investigar e conhecer científicamente a realidade social qual é a resposta é qual corpo doutrinário o corpo de respostas que o positivismo oferece para esses questionamentos para isso gente é para cumprir seu objetivo dessa aula a gente vai dividir aula e três partes a primeira delas vai ser uma
apresentação do que eu considero os antecedentes principais do positivismo para que a gente possa então discutir o positivismo no contexto da epistemologia das ciências sociais basicamente o racionalismo eo empirismo num segundo momento na segunda parte nós vamos discutir o próprio augusto comte né o autor da teoria da doutrina positivista e vamos então entender e discutir e detalhar a doutrina positivista para que por final numa terceira fase numa terceira parte da nossa aula a gente então é de batata os desdobramentos do positivismo e do círculo de viena se autores que se reúnem formalmente a partir de
da década de 20 do século passado na universidade de viena dando um novo formato o positivismo é inclusive que é a gente pode chamar de neopositivismo o empirismo lógico como última consideração consideração final da aula vamos falar um pouquinho sobre o qual poder que o autor da própria nos outros continuar próxima aula da aproximação que o cooper tem com o grupo do círculo de viena ao e ao mesmo tempo das discussões que ele trava né das rejeições que ele trava com relação ao positivismo vou mandar um certo spoiler uma ponte né para a próxima aula
que aí sim ou discutir comprou com profundidade a epistemologia do capô ter é o falsificacionismo né popperiano e as aproximações e distanciamentos do poker o círculo de viena e o neopositivismo um e aí e quais são os principais antecedentes do positivismo de comte como é que a gente pode começar essa discussão sobre se é possível entender compreender e explicar científicamente as sociedades modernas e de que maneira é possível fazer isso se se considera que é possível é bem no século 17 a gente pode pensar que aconteceu um momento muito importante para as teorias do conhecimento
colocou o sujeito humano no centro da questão do conhecimento vou ver com a ascensão da burguesia como classe social dominante com a revolução industrial a revolução científica o pano de fundo desse debate o fato é que o sujeito humano foi para o centro da questão do conhecimento ou seja feito humano começou a ser entendido como alguém que pode conhecer o mundo pode conhecer a realidade que o cerca pode conhecer os fenômenos que o cercam na modernidade que a gente pode chamar de era da ciência a pergunta então que passa ali e em discussões filosóficas sobre
o conhecimento é nesse período né o sobre as questões discussões filosóficas sobre o próprio conhecimento nesse período em que o homem e começa a acreditar o homem no sentido de sujeito humano começa a acreditar que é possível entender e explicar de maneira rigorosa sistemática os fenômenos que o cercam a pergunta que toma conta basicamente é a seguinte quais os critérios quais as maneiras os métodos que enfim sujeito humano né os seres humanos podem usar para saber se um determinado conhecimento é verdadeiro ou não isso é bem interessante né gente porque eu vivemos atualmente no momento
que temos assim uma enxurrada de informações uma enxurrada de conhecimentos disponíveis ao nosso redor mas ao mesmo tempo tá vamo sair ao redor do mundo uma série de disputas narrativas né e muitas vezes confundimos através de fakes fake news através de um a compreensão muito restrita do do que tá disponível no universo da internet o que que é verdadeiro com que não é por isso a importância desse curso de trico curso de epistemologia das ciências sociais afinal de contas quais os critérios as maneiras os métodos que os nossos sujeitos humanos seres humanos podemos usar para
determinar se o conhecimento é verdadeiro ou não no caso das ciências sociais a seu conhecimento sobre a realidade social é válido ou não basicamente como antecedentes do positivismo como antecedente dessa discussão que eu tô trazendo aqui tem duas respostas iniciais e diferentes que a gente pode ir a rolar que a gente pode trazer aqui para o jogo que é o seguinte o racionalismo de um lado e o empirismo de outro que que é o racionalismo rapaziada passionalismo ele pode ser representado na figura do cretáceo aquele mesmo do eu penso logo existo vão pensar junto com
de kate com o racionalismo cartesiano é o ponto de vista é do de kart do racionalismo cartesiano é o seguinte o ponto de partida do conhecimento vai ser sempre a procura por uma verdade e primeira que não pode ser posta em dúvida por isso a dúvida no de kate elas transformam método porque é preciso duvidar de tudo dos sentidos dos argumentos da autoridade a consciência das próprias deduções do nosso raciocínio da realidade do próprio corpo e da realidade externa ao nosso próprio corpo a dúvida então é um método indicate adulta é um método no racionalismo
cartesiano e ela só pode ser interrompida diante daquilo que nós podemos pensar como o ser que dúvida ou certo se eu duvido é porque eu penso se eu penso é porque eu existo aí pode ocorrer uma interrupção da dúvida em como enquanto método cartesiano só a lógica da lógica diante do ser que está duvidando e dúvida perdão é importante lembrar a gente que esse eu cartesiano e se eu que dúvida ele puro pensamento ele é uma pés cogitans tivemos assim né no termo é usado pela filosofia cartesiana o que que significa que é um ser
pensante que coloca em dúvida a realidade do próprio corpo ou seja ele é puro pensamento no de kart em síntese gente ocasionalismo o cartesiano defende a primazia da razão ou ser a soberania da razão como suporte do conhecimento e da própria ciência e considera a experiência sensível na experiência empírica no mundo algo ocasional ao conhecimento ao que às vezes está no conhecimento mas que é uma armadilha que é propensa a enganos e faça o que a gente se engane quando nós damos muita infase a experiência sensível ou empírica é só o empirismo gente é uma
filosofia contrária né antagônica ao racionalismo que pode ser expressado digamos assim é em três autores basicamente no francis bacon john locke e do davi rio são representantes de peso digamos assim do empirismo a palavra empirismo vem do grego em periodici gni fica experiência ao contrário do racionalismo gente o empirismo enfatiza o papel importante fundamental da experiência sensível no processo do conhecimento ou seja nessa forma de ver o conhecimento gente o trabalho da razão ele é posterior está subordinado a experiência sensível dos seres humanos primeiro o que importa para o imperialismo é a experiência concreta a
experiência sensível dos sujeitos humanos e não a racionalidade e não o pensamento filme é considerado o autor que levou mais adiante se pressupostos pressupostos empíricos para o rio a gente pode apenas observar uma sucessão de fatos uma sequência de eventos e só pode ultrapassar os dados empíricos indo além da experiência sensível se a gente for observando casos semelhantes e assim a gente imagine né consigo imaginar o que o fato atual pode se comportar de maneira análoga com os fatos que nós fomos acumulando nessa nesse estudo dessas experiências concretas e já chegamos então ao positivismo rapaziada
quem foi augusto comte fundador do positivismo é aquele que criou e disseminou desenvolveu a doutrina positivista conte nasceu em montpellier na frança em 1798 pouquinho depois ele no no coração né da revolução francesa ea relação que o conde tinha com a própria família era bastante conflituosos o conte e acusava os seus familiares de avareza em por isso por as causas dessa avareza é que a família dele né a família do conte era considerada para ele né se mantinha numa situação econômica muito ruim por causa dessa avareza é hoje a nossa teo10 tudo de anote na
seção vida e obra do exemplar dedicado ao conte a coleção os pensadores da editora nova cultural bom dia o seguinte o pai ea irmã de conte ambos de saúde muito frágil viviam reclamando o maior participação de auguste em seus problemas a mainha pegou se a ele de forma extremada solicitando sua atenção da mesma maneira que o mendigo implora um pedaço de pão para sobreviver nos podem ver mais ou menos como é que era a relação do conte com a própria família né a relação conflituosa tortuosos a formação intelectual do conte encontra no condor cê e
o e a obra chamada o esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano uma influência decisiva a ponto do conte dizer que o contorcer era o imediato predecessor da própria obra cotidiana outra relação intelectual importante do conte se deu com sam simon de quem o conde foi secretário de 1817 até 1824 conte com peu com o seu sim' ou por que cor da e daí um fazer que são simão dava amanhã você pratica que os seus irmão dava de reforma da ordem social por conta da necessária na verdade uma reforma do conhecimento enquanto
porção cerimônia necessária uma reforma da ordem social ea formação de uma nova elite industrial e científica ela disse que o conde discordava a partir de 1830 eu conte começa a escrever aquela que seria sua principal obra o curso de filosofia positiva que vai redundar em seis volumes é o centro da filosofia do conte gira em torno da ideia de que a sociedade só pode ser bem organizada que a gente realizar então uma reforma intelectual do ser humano por sua discordância dele constam simon que pensava muito mais numa reforma da ordem social a partir dessa nova
ele tina industrial e intelectual e é a doutrina contida né o positivismo acaba então se desenvolvendo em três temas elementares primeiro deles uma filosofia da história que tem a intenção de mostrar porque uma determinada forma de pensar a filosofia positiva é mais apropriada para o sujeito humano segundo o tema da doutrina positivista do conde é os fundamentos ea classificação das ciências com base na própria filosofia positiva e o terceiro tema é o desenvolvimento ea fundação do que ele vai chamar de sociologia ou física social que é que seria capaz de determinar a estrutura e os
processos de modificação da sociedade o que faria possível uma reforma das instituições a partir dessa reforma intelectual que o autor pregava é a filosofia da história do coaching pode ter o seu resumo no que ele chama de lei dos três estados que vai estipular que todas as ciências e o espírito humano se desenvolve por meio de três países tá faz a fase teológica a fase metafísica ea fase positiva é a fase teológica na fase teológica a gente qo então ó três fases tem lógica metafísica e positivo na fase teológica eu conte vai ser o seguinte
a um conjunto limitado número limitado de observação de fenômenos são poucos os casos a ser observados então que ganha destaque a imaginação dos seres humanos é diante da natureza da complexidade da natureza o sujeito humano só consegue explicar as coisas os fenômenos do mundo a partir de explicações pessoais ou sobrenaturais ou seja deus espíritos ou coisa do gênero a mentha lidade então né o que é que é é pano de fundo da fase teológica tem uma virtude que a virtude da coesão social que a base da vida moral a partir dessa imaginação uma observação limitada
de fenômenos confiando nesses poderes e mutáveis né nessa autoridade maior na fase teológica o conde diz que uma forma política correspondente a faz teológica é a monarquia ao estado metafísico ou a fase metafísica assim como etapa teológica tem a tentativa carrega a tentativa de explicar a natureza íntima das coisas às origens e destinos últimos das coisas e também a forma pela qual os fenômenos ocorrem são produzidos mas é troca-se a imaginação pela argumentação então se a ponta as ineficiências da mentalidade teológica se substitui as vontades de e por ideias ou furto na forma política da
mentalidade metafísica a há também uma troca troca dos reis né da monarquia pelos juristas o que desloca de uma vez por todas a fase teológica no na doutrina comtiana chegamos então ao estado positivo a fase positiva da filosofia da história do conte cuja principal característica é a subordinação da imaginação e da argumentação a observação importa na fase positiva no positivismo comtiano é a observação não é marginação e não argumentação o tempo positivo gente é usado na filosofia com tiana com sentido de precisão contra o vago no sentido de certeza contra impreciso e é nessa mentalidade
positiva que o conte desenvolve a ideia de procura das leis dos fenômenos e as causas mas as leis as regularidades as relações constantes entre os fenômenos observados eis a filosofia positiva considera impossível que a gente reduza os fenômenos apenas um princípio é explicativo como era deus na fase teológica ou como era a natureza no estado metafísico esse importante não dá nada na perspectiva cotidiana para reduzir a um princípio explicativo apenas a cada ciência por sua vez vai dar conta de um determinado grupo de fenômenos mas não como princípio explicativo apenas e esse conhecimento positivo o
conhecimento da fase positiva né doida do estado positivo da mentalidade positiva em conte é caracterizado também pela capacidade de previsão como indica o lema de ver para prever a previsibilidade científica com ela né gente consegue desenvolver a técnica e portanto o estado positivo e onde indústria a perspectiva com tira o positivismo resgata em alguma medida o empirismo elas falamos anteriormente do século 17 por que razão é no positivismo ela imobilizada só para lidar com fenômenos concretos para descrever leis que regem o fenômeno dos impios fenômenos concretos em resumo então gente por conte o espírito positivo
né a mentalidade positiva coloca as ciências como investigação do real do certo no precisamente determinado e de que maneira o conte fundamenta e classifica as diferentes ciências como é que a gente pode pensar essas fundamentos e essa classificação das diferentes ciências encontro bom o fundamento da classificação das ciências no conte é têm vínculos né com a filosofia e da história do autor é com aquela distribuição dos três estados né que e nos narrando na sua filosofia da história não conte a ciência tem que ser classificadas considerando o maior ou menor simplicidade do seu objeto de
estudo cut vai dizer a complexidade crescente possui uma sequência nas ciências as matemáticas e astronomia a física química biologia e por fim a sociologia as matemáticas teria uma hora ground generalidade que estudariam a realidade mais simples e determinado já astronomia adicionaria à força ao quantitativo da matemática e estudaria as massas perdão dotadas de força de atração a física adicionar qualidade ao quantitativo ea força o calor com a luz e etc forças que são considerados pelo conte qualitativamente diferentes já química trata de matérias diferentes sobre a ótica qualitativa ah e por fim tem que estar sociologia
a biologia que trata dos fenômenos vitais a última a mais complexa ciência na visão do conte é a sociologia que investiga a sociedade na forma com que os seres humanos se conectam e seria então o ponto de chegada das ciências cuja totalização né sociologia chegaria numa totalização do saber que geraria um sistema verdadeiramente universal como é que o conte pensa essa sociologia que eles funda né como física social como é que pensa essa sociologia que ele tá afundando como disciplina científica bom é o cont o que importa é uma medida da biologia a ideia de
que a sociedade é um organismo coletivo da telma e um já temos a indício né e como que o ponte pensa a sociologia bom ele pensa também que o indivíduo ele é submetido a uma consciência coletiva por isso a sociologia ela engloba também parte da psicologia a economia política como um todo a ética ea filosofia da história tudo estaria dentro da sociologia com a grande ciência né a que construiria um saber totalizante uma divisão importante na sociologia do comte é ocorre entre a estática social ea dinâmica social a estática social no conte estuda as condições
constantes da sociedade e a ideia primordial de estática social é a ordem já dinâmica social estuda as leis do progressivo desenvolvimento da sociedade ou seja estuda a forma com que a sociedade vai se desenvolvendo o mundial é o progresso ordem e progresso exatamente o lema que estampa a bandeira brasileira é para o contingente a dinâmica social né o progresso tá condicionado a estática social porque o progresso é fruto da ordem no pensamento positivista do conde e é a dinâmica social responsável por melhoras nos elementos permanentes da sociedade com a família a religião ou a propriedade
no tratamento continuar vale lembrar também gente que na sociologia do comte a realidade social entendida como uma entidade externa ao sociólogo externa ao pesquisador ela é cognoscível na cognoscível na sua totalidade ou seja dá para conhecer a totalidade da rede social mas cabe ao pesquisador de escrever e analisá-la e o cientista e o objeto de pesquisa a realidade social são entidades diferentes e por isso a ciência pode ser feita na perspectiva do positivismo com neutralidade cento e cientista sete o objeto de pesquisa os resultados dela essa é uma tese extremamente polêmica do positivismo e nós
vamos ver que vai ser discutido depois por diversos autores aqui no curso de epistemologia das ciências sociais a gente então na terceira parte da aula que vai tratado empirismo lógico do neopositivismo do círculo de viena da interpretação do positivismo dada por esses autores reunidos no que a gente pode chamar de círculo de viena é o círculo de viena esse grupo de filósofos que se juntou de maneira informal e 1922 a 1936 na universidade de viena na áustria e eu notoriedade com o manifesto chamado a concepção científica do mundo que foi escrito em 29.929 pelo ramos
hum pelo otto neurath e pelo rudolf carnap é esse manifesto eles estabelecem abre aspas a eliminação rigorosa da metafísica do domínio do pensamento racional e o estabelecimento da ciência unificada por meio da redução lógica da ciência aos termos da experiência imediata de novo abre aspas por manifesto do círculo de viena estabelece né a eliminação rigorosa da metafísica do domínio do pensamento racional e o estabelecimento da ciência unificada por meio da redução lógica da ciência aos termos da experiência imediata então basicamente eles procuram eliminar qualquer vestígio da metafísica tendo como base o empirismo clássico ficou e
deu origem ao positivismo de tradição francesa nas formulações do conde os membros do círculo de viena entende que o conhecimento factual resulta da observação e não de proposições a priori proposições são independentes da observação eles inspiram além do empirismo clássico na obra do filósofo ludwig wittgenstein e constroem o que eles vão chamar de princípio da verificabilidade princípio da verificabilidade que diz o seguinte o significado de uma proposição está relacionado diretamente aos dados empíricos que resultam da observação e que se existem uma vez existentes esse dados empíricos resultantes da observação dão veracidade a proposição e é
os princípios que eu tô tentando aqui do círculo de viena eles dizem respeito a uma fase e considerada mais radical do ajuntamento né do conjunto desses autores aqui depois com carnap vai assumir uma posição de caráter mais liberal que o carnaval está dizendo então nessa posição de caráter mais liberal ele propõe que a verificação de certo grau de confirmar habilidade de uma proposição é que tem que ser feito então verificar certo grau de confirmar habilidade da proposição segundo obviamente dados empíricos observados ao invés de verificar se a proposição determinada tem uma comprovação empírica ou não
tão certo grau de confiabilidade que pode ser descrito mais ou menos assim uma proposição pode ser testável completamente estável apenas parcialmente confirmada parcialmente e confirmada por completo correspondendo a verificabilidade da e essa é a a postura do carnap né então abrindo mais nuances né no argumento do círculo de viena a partir dos debates diálogos intelectuais travados por esses autores para que a gente possa concluir essa primeira aula sobre comte positivismo e círculo de viena vou fazer uma rápida retomada aqui vamos lembrar de algumas coisas tipo o positivismo tem raízes no empirismo de bacon locke e
gil ok lembrando lá na filosofia empirista na ideia de que o que vale é a experiência sensível com relação ao mundo então a razão conte por sua vez produz um a epistemologia que interligam a filosofia da história uma classificação das ciências ea fundação de uma nova ciência a sociologia que ele considera a ciência mais a mais desenvolvida entre todas as ciências as ciências no estado mais desenvolvido né delas o estado positivo busca buscam né a ciências leis e regularidades sempre tentando potencializar a previsibilidade dos fenômenos e inclusive dessa forma fundamental reformas institucionais é bem importante
pensar isso gente porque é a reforma intelectual na visão do conde que vai fundamentar possibilidades de reformas institucionais e tu isso a gente vai ver adiante aqui no curso de epistemologia das ciências sociais uma série de autores que analisa e critica a perspectiva do positivismo inclusive na próxima aula a gente vai estar falando sobre o qual o que é considerado um autor aqui se aproxima e se distanciam espécie de morde e assopra como positivo já configurou de viena sobre tudo então a gente vai ver se a proximidade do popper com o círculo de viena aceitação
vigorosa que ele faz da lógica formal o mesmo a construção da própria epistemologia falsificacionismo a e coloca em dúvida ou não as declaradas tentativas do povo ele se afastado positivismo vamos dar discutida respeito disso na próxima aula e é claro da própria perspectiva do poker sobre a epistemologia das ciências sociais então esse é o assunto da aula que nós vamos abordar na próxima no próximo encontro no próximo vídeo eu queria dizer para vocês que se vocês curtiram aula siga o canal aperta em lá na sinetinha para receber as próximas atualizações e estejam conosco aqui é
discutindo essa relevante colocação é possível entender compreender explicar cientificamente a realidade social se é de qual maneira esse é o foco desse curso de epistemologia das ciências sociais e o seu rapaziada para o próximo encontro e eu quero só um pós fácil aqui tivemos assim né não posso vídeo dessa primeira aula do curso de epistemologia das ciências sociais para mostrar que a obra de augusto comte coleção os pensadores né que tem um curso de filosofia positiva que serviu como referência principal para construção dessa dessa aula tá a gente não se esqueçam acompanha o curso aí
conosco aqui no youtube que ficam né se inscrevam no canal e aperta ali na sinetinha para receber a atualização das próximas aulas a próxima aula é sobre a epistemologia de karl popper e nós vamos então discutir a ideia de falsificabilidade né de falsificacionismo e vou ter que é abraço rapaziada tamo junto ó e aí
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com