Unknown

0 views2205 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
[Música] olá bem-vindos ao nosso canal eu sou a professora Mariana na aula de hoje nós vamos falar sobre os elementos da narrativa essa tipologia textual muito importante como a gente já sabe a narrativa é um tipo de texto que conta uma história e dentro desse tipo de texto existem alguns Element fundamentais pra estrutura textual que nós vamos ver agora o primeiro deles é o enredo o enredo é a sequência de acontecimentos que se ambienta num espaço e em determinado tempo onde o narrador constrói a história que ele está querendo transmitir um exemplo de enredo pode
ser visto em história em quadrinhos é claro na história em quadrinhos como que a sequência de fatos de acontecimentos se organiza veja de forma linear neste caso veja aqui por exemplo no caso desta tirinha né des dess desse pedacinho da história em quadrinhos olha os gráficos chegaram senhor estamos falidos então a pessoa se joga né lá da janela Ah se suicida e a secretária vê que comete um erro tinha lido o gráfico de cabeça para baixo e diz me enganei senhor crescemos 25% então perceba que a história tem um início um meio né um ponto
tenso da história e depois um final um arranjo final uma sequência linear um enredo num tempo e num espaço neste caso a tirin está abienta a respeito da grande depressão e dos suicídios que aconteceram nessa época Então esse tipo de de narrativa né da história in quadrinhos Deixa claro a sequência de fatos dentro do enredo do tipo desse desse tipo textual dentro deste enredo Existem os elementos conflito que que é o conflito é algo que se estabelece em oposi a outro cria uma tensão no caso da história em quadrinhos é o fato da Falência né
o suicídio e depois a leitura errada da secretária quando ela percebe aqui o seu erro Então essa é a tensão né da história em quadrinhos então pode ser esse conflito pode ser uma oposição entre o protagonista e o antagonista ou Pode ser algum fator social algum fato da natureza ou de valores morais Então depende da intenção do autor na hora da escrita do texto tá então existem conflitos Morais religiosos sociais e psicológicos possíveis de serem construídos dentro da narrativa a o outro elemento que está contido dentro do enredo é a apresentação que que significa é
isso numa numa construção da narrativa eu vou iniciá-la ou em determinado ponto né aqui da introdução eu vou apresentar os meus personagens eu vou apresentar o ambiente onde esses personagens estão vou mostrar né trazer informações para iniciar a minha história e para informar o meu leitor daquilo que será tratado então a a apresentação exposição ou introdução vai dizer com quem aconteceu onde e quando aconteceu um outro elemento que está dentro do enredo é o estado Inicial que é um estado de ausência de conflito né nessa apresentação inicial no contar Inicial dessa história não há conflito
nenhum A situação está estável só mais paraa frente com des enrolar dos acontecimentos é que este conflito será apresentado depois haverá uma complicação ou desenvolvimento que é exatamente isso que nós estamos falando onde o conflito ou conflitos serão apresentados Então pode haver mais de um conflito na narrativa sim mais de um conflito entre mais entre outros personagens sem seru protagonista antagonistas sim tá então podem haver diferentes conflitos dentro da mesma narrativa dependendo da extensão dessa narrativa suspense o suspense é um momento de forte tensão então é um elemento que pode existir na narrativa por exemplo
se eu estiver narrando um assassinato no momento do assassinato eu deixar em suspense quem o cometeu para só depois a avaliar um exemplo muito claro desse tipo de suspense são as narrativas de Sherlock Holmes né que ele vai investigar o assassinato um crime então fica em suspense Quem é o autor daqueles atos que eles estão investigando normalmente essas narrativas que tratam de de detetives né de desvendar mistérios trazem esse elemento muito Claro no texto O clímax o clímax é o estágio em que as ações atingem maior tensão ou suspense é aquele momento de Revelação já
se avaliou já se mostrou todas as informações já se relatou todos os fatos agora é o momento de maior tensão quem é né o momento de descobrir por exemplo Quem é o autor do crime então o clímax se caracteriza nesse momento da narrativa e o desfecho volta à estabilidade resolução do conflito é a conclusão da narrativa então numa narrativa policial por exemplo descobriu-se quem é o o criminoso Então já tá resolvido retorna retorna para desfecho então a gente vê que finaliza aqui o momento da narrativa a ação a sequência dos acontecimentos ao longo do meu
texto eu vou ter que falar das ações do meu do meu personagem ou dos meus personagens que compõe a minha narrativa e por isso as ações devem ser descritas ou narradas pode haver uma mistura de tipos textuais sim dentro da narração pode haver uma descrição dos fatos ou uma descrição dos personagens e também pode haver a narração dos fatos personagens né se eu tô falando de narrativa é necessário que haja personagens então pessoas animais coisas ou seres criados pelo narrador e que agem pensam falam e relacionam-se com outras personagens a as personagens centrais ou protagonistas
enfrentam obstáculos criados pelos antagonistas e seus opositores então perceba que personagem não quer dizer que seja uma pessoa né um ser humano representação do ser humano pode ser coisas pode ser sentimentos podem ser seres criados objetos né dar voz aos objetos Então os personagens da narrativa são necessários para que esse texto de fato tenha essa estrutura espaço o espaço é o cenário é onde você vai ambientar a sua história paraa construção da narrativa né então ele pode ser geográfico ou físico ou sociocultural ou social que que quer dizer isso pode ser um momento social crítico
e eu resolvo fazer uma narrativa a respeito daquilo né ou um espaço geográfico uma cidade um país um continente aonde eu vou me identificar e vou ambientar essa narrativa o tempo o tempo é um elemento bastante importante da narrativa porque ele ajuda a construir essa sequência de ações no entanto esse tempo ele não não necessariamente vai ser sempre linear eu posso optar por fazer Idas e Vindas né em passado e futuro ou presente para que eu possa construir a minha narrativa A escolha é do autor no entanto é necessário que eu fale desse tempo e
que eu informe o leitor a respeito do tempo no qual estou tratando aquele momento na minha narrativa Então ele pode ser um momento histórico ou um momento cronológico ou um momento psicológico ou metafísico que quer dizer isso esse movimento né esses esses tipos de tempo cada um deles vão trazer um tipo de narrativa diferente se eu tenho uma narrativa histórica então eu vou retomar algo do passado uma uma narrativa cronológica Então vai ter uma sequência linear no tempo e um tempo psicológico é um tempo de lembrança né é um tempo em que eu rememoro algo
a respeito daquele personagem trago um tempo psicológico do próprio personagem tempo narrativo é a ordem que os fatos são narrados como como foi dito o tempo é muito importante né É ele que vai construir essa sequência de fatos Então olha a narrativa pode ser linear Como eu disse né início meio e fim ou não linear então para romper essa linearidade do tempo o que que pode ser feito antecipar a narrativa dos acontecimentos que ainda virão por exemplo na narrativa policial eu posso iniciar a minha narrativa narrando o crime sem desvendar quem o cometeu e só
depois retomar os passos do personagem que foi assassinado por exemplo para então chegar ao clímax da Revelação que é a a a a conclusão da minha narrativa então eu começo pelo fato que seria a conclusão né o o assassinato em si e aí quebra a linearidade do tempo do início meio e fim então apresentar acontecimentos do passado alternando os com outros narrados em sequência cronológica foi aquilo que a gente falou a gente pode construir essa narrativa rememorando algo buscando algo do passado e supondo ou construindo o futuro e também trazendo uma ordem cronológica dentro dessa
narrativa diálogo algo muito importante dentro da narrativa né que pode ser construída com discurso direto e portanto com a presença de diálogos é esse elemento dentro do enredo então ele é presente em contos crônicas romances textos teatrais filmes tá Quais são as funções do Diálogo tornar as situações e personagens mais mais reais para o leitor e espectador então quando eu coloco a fala do personagem como se ele mesmo né Se for um personagem fictício como se ele mesmo tivesse falando aquilo eu torno a presença do personagem mais real no texto é como se ele tivesse
vida própria falasse por si mesmo não houvesse nenhuma interferência na sua fala no seu modo de pensar das personagens expressão própria como se estivessem falando é isso que eu acabei de falar não é mesmo então quando eu dou a fala o discurso direto para esse personagem eu tô dando a oportunidade dele se expressar por si próprio permite ao leitor inferir características dos personagens que que quer dizer isso que quando eu leio uma fala no discurso direto eu tenho a possibilidade de inferir de deduzir como é aquela pessoa personagem Como seria uma pessoa assim na vida
real quem fala dessa forma é que tipo de pessoa então eu amplio a minha a oportunidade de interpretação do Meu leitor para que a gente possa aprender um pouquinho mais a respeito desse tipo textual Então nós vamos olhar agora essa crônica essa fábula perdão essa fábula sobre a Raposa e a segon então de cara a gente já vê aqui uso de personagens animais né Eu estou personificando animais e vou dar características humanas de fala de de relação né interpessoal para o animal veja só a Raposa e a segonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas
sinceras veja que aqui no início o autor já ambienta o leitor Quem são os personagens A Raposa e a cegonha que eram amigas e aliás que pareciam ser amigas sinceras Então veja que ele já traz aqui um julgamento dele próprio né pareciam ser serem amigas sinceras certo dia olha o tempo um dia qualquer na rotina dos animais a raposa convidou a cegonha para jantar então ele já ambientou o próximo acontecimento em um jantar veja e por brincadeira botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa Então veja aqui que ele vai construindo
os objetos e a medida que nós vamos lendo no nosso Imaginário Nós também construímos a sala de jantar da raposa com um prato então construído contendo um pouco de sopa dentro do prato raso PR ela pra raposa foi tudo muito fácil mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome Olha o conflito não é a raposa foi esperta quis brincar com a com a cegonha e colocou um prato raso para que ela não conseguisse comer aí ela diz sinto muito Olha o diálogo disse a raposa parece que você
não gostou da sopa e a cegonha responde não pense nisso respondeu a cegonha espero que em Retribuição a essa visita você venha em breve jantar comigo olha aqui o suspense não é então a cegonha já deixou aqui um convite para um jantar na casa dela o que será que ela vai fazer depois dessa brincadeira no dia seguinte a raposa ah voltando aqui perceba a sequência dos fatos certo dia e depois no dia seguinte a raposa foi pagar a visita quando sentaram à mesa o que havia para o jantar estava contido num jarro alto de pescoço
comprido e boca Estreita no qual a raposa não podia introduzir o focinho tudo que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro então perceba que depois do conflito depois do suspense a situação retorna na harmonia porque a cegonha devolve a mesma brincadeira pr pra raposa só que agora favorecendo a si mesmo e diz não pedirei desculpa pelo jantar disse a cegonha assim você sente no próprio estômago o que senti ontem e aí a moral da fábula quem com ferro fere com ferro será ferido então perceba que aqui neste caso o autor opta por uma
narrativa linear né de início de meio com conflito com suspense e de final na harmonização dos fatos né retorna à Harmonia doss fatos quer dizer ela devolveu a brincadeira e agora elas estão iguais Então essa é a estrutura de um texto narrativo com os seus elementos dentro do seu enredo Essa foi a nossa aula de hoje Obrigada por assistir não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso vídeo se inscreva no nosso canal e se ficou alguma dúvida sobre os assuntos tratados Nesta aula é só acessar os links na descrição do vídeo A gente se
vê na próxima [Música] aula
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com