Antropologia - Curso de Teologia Básica

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[Música] [Música] olá este é o curso de teologia básica do prime de tecnologia vamos abordar hoje a questão da antropologia ou o estudo a respeito do ser humano certamente vamos fazer um esclarecimento a palavra antropófagos que deu origem ao termo antropologia ela não está falando do homem necessariamente do sexo masculino mas do homem como ser humano ou seja as mulheres não estão excluídas de todo esse processo essa construção teológica quando se fala a respeito do homem mas o termo humano ser humano humanidade pessoas é intercambiável com o homem então é importante entender que quando falamos
em homem estamos falando do ser humano independentemente se é homem ou mulher primeiramente a teologia vai levantar alguns questionamentos porque o homem foi criado deus não precisava ter criado o ser humano para continuar sendo deus porque o criador está além da sua criação ele já existia antes da criação mas é importante que ele decidiu ele escolheu criar o homem com o objetivo que é para sua própria glória a deus deixei isso claro em algumas passagens da bíblia como isaías 43 paulo nos ensina a primeira corinthians a fazer tudo para a glória de deus ou seja
quando o ser humano foi criado havia um propósito divino e este propósito era que o seu nome fosse glorificado através da criação isso nos remete ao questionamento existencial qual é o propósito que é que eu como ser humano estou fazendo na terra jesus quando desenvolveu seu ministério ensinou aos apóstolos ele disse que veio para que nós tenhamos vida ou seja existe uma diferenciação da vida meramente biológica meramente carnal humana palpável e uma vida espiritual que é oferecida que é fornecida apenas pelo nosso relacionamento correto com a pessoa de deus pai filho e espírito santo é
muito comum quando se pensa em criação o levantar de uma questão bastante antiga afinal de contas a bíblia não fala sobre a evolução mais a ciência humana todo o conhecimento nos últimos séculos têm tentado apontar para este conceito que vai de encontro que vai negar aquilo que a bíblia fala existem tentativas ideológicas de conciliar as duas coisas se fala por exemplo no que é a evolução tenista ou seja deus de alguma maneira está envolvido na criação do homem e permitiu através da natureza das leis evolutivas que este um homem fosse evoluindo e se transformando até
chegar no ser humano ou os apis consciência chama também existe a ideia da evolução ateísta deus não tem nada a ver com essa participação deus não tem o envolvimento necessário com a criação do homem mas isso anula aquilo que a bíblia começa dizendo que deus criou todas as coisas que o homem é o ápice da criação quando nós pensamos em antropologia bíblica falar a respeito do homem de acordo com a luz que as escrituras nos remetem não é possível abrir mão da idéia de que o homem foi criado por deus à sua imagem a partir
do pó feito para glorificar a deus e recebeu sobre esse o espírito que ele deu vida ea partir daí ele começa o seu relacionamento com deus há uma tentativa de pessoas tentarem atribuir a ideia da evolução um conjunto de percepções por exemplo de que o universo foi criado a partir do big ben ou seja não se questiona apenas a participação de deus na criação do homem mas de tudo o que existe isso novamente é uma tentativa de tirar deus da história de tentar aniquilar toda a revelação bíblica a respeito do que é o ser humano
e por que ele foi criado nós partimos do princípio de que nada disso é necessário na teologia mas abordamos esta questão porque é algo que é comumente debatido na nossa sociedade esse problema da evolução vai nos remeter uma série de perguntas que não podem ser respondidos pela teologia e fala sobre as votações sobre a seleção natural e sobre uma infinitude de pequenas mudanças que foram acontecendo nós deixamos isso de lado e partimos do princípio bíblico de criação do homem é obra de deus ela foi pensada ela foi planejada ela ocorreu num determinado momento do tempo
e do espaço desde que o homem recebeu a condição se relacionar com deus porque tem esse um elemento imortal que é o espírito ele recebeu essa condição ao 10 soprar sobre adão o seu espírito quando nós pensamos em andam a palavra adam hebraico significa uma ideia mais plural então não era um nome próprio de um homem mas sim se utilizava humanidade ou seja toda a humanidade foi criada ea bíblia diz que foi criada à imagem de deus este é um conceito fundamental na antropologia bíblica porque isso revela que o homem tinha características que se aproximavam
da pessoa de deus e eram distintas demais elementos da criação ou seja os minerais nos vegetais ou animais são diferentes do homem o homem é o ponto máximo é o ponto alto de toda a criação porque o homem tem coisas em si na sua criação que revelam essa diferença em relação ao restante da criança por exemplo aspectos morais o ser humano é responsável pelas suas atitudes ele toma decisões e precisa arcar com as conseqüências delas isso já não é verdade por exemplo os animais que vivem na base de um extinto e não tem a sensação
o entendimento do que é certo ou do que é errado também não tem o entendimento do que é justo o que é injusto do que é moral ou do que é a moral mas o ser humano em si é levado a entender que pode viver de acordo com uma perspectiva humana em harmonia com o que deus quer deus criou o ser humano com aspectos espirituais isso também o distingue dos animais nós temos um corpo físico verdade pode ser visto e percebido mas também temos elementos espirituais assim como deus é espírito o ser humano possui um
espírito e tem uma vida espiritual e esse espírito trazem se á em mortalidade ele não poderá morrer isso revela que existe essa transcendência divina revelada na criação também temos alguns aspectos mentais o ser humano é capaz de raciocínio os animais não filosófo não pensam não são capazes de questionar a sua própria existência do ser humano também esse destino do restante da criação por ter uma linguagem ela pode ser construída ou seja se deus é um deus que fala ao criar o homem revelar a sua imagem no homem e esse homem também tem condição de se
comunicar e se relacionar com os demais nossas semelhanças com deus estão relacionadas com a capacidade do homem criar deus deu uma graça que é plena ou seja o deus criador também fez um homem que é criador por exemplo criar na as letras criar a arte criar a música criar as questões científicas tecnológicas tudo isso revela que deus está mostrando no ser humano aspectos da sua própria natureza os nossos sentimentos embora não possam ser identificados dentro do corpo o ser humano tem em si a capacidade de demonstrar tantas coisas que os animais por exemplo não podem
demonstrar alegria tristeza são sentimentos que normalmente são associados aos animais mas a complexidade desses sentimentos é distinta no ser humano e no animal porque o homem tem aspectos relacionais ainda que é possível um homem ser amigo de um animal ou se considerar amigo a relação já mais será igual ao do que um homem é capaz de ter um outro homem um ser humano é capaz de ter um outro ser humano assim como deus é relacional meus pais se comunica com os seus filhos meus pais se comunica com deus filho e com deus espírito santo ser
humano é capaz de se comunicar entre si e também esse aspecto relacional com o próprio deus porque essa espiritualidade que foi dada ao homem é distintiva vamos pensar sobre a natureza do homem o homem é formado de uma parte física que nós chamamos de corpo para alguns teólogos esta parte imaterial do homem também chamado de alma ou espírito revelam que a criação é de econômica um homem corpo e alma ou espírito o outro grupo de teólogos diz que não que o homem foi criado como um corpo tem uma alma e também um espírito e que
há um espírito que a parte material do corpo são termos intercambiáveis ou seja em alguns textos vai sugerir que é a mesma coisa porém paulo nos dá uma dica lá em primeira pessoa licença de que existe um processo de deus que ocorrem no corpo na alma e no espírito o mesmo paulo e outros textos vai usar o termo alma eo ter um espírito de maneiras equivalentes você é um uma questão complexa que é necessário se doar para o estudo específico de alguns textos mas o mais importante é qual é a participação dessa parte incorpora na
sua relação com deus a alma pode pecar a alma não pode pecar o corpo já traz em si desde andam a semente do pecado mas a questão teológica que traz o levantamento das tis desta questão uma maneira mais aprofundada tem a ver com a escolha do pecado o citricultor mistas não dizer que o espírito pertence a deus veio de deus foi recebido de deus de volta produzir o que vai ser julgado é a somente à sua alma dependendo da denominação que você participa ou da igreja onde você congrega existem uma série de ensino a respeito
disso nosso objetivo aqui não é encerrar a questão mais sugerir que você aprofunde os seus estudos usando a sua bíblia quando nós pensamos na condição original do homem precisamos entender que ele não foi criado pecador ele tinha uma natureza moral santificado o homem originalmente era totalmente separado para viver para deus porém algo os separou e a gente chama isso de queda no momento em que o homem decidiu sair da comunhão plena que desfrutava com deus para muitos toda a narrativa de gênesis é apenas uma lenda é apenas uma metáfora é apenas uma história que visa
contar um fundo moral mas é importante entendermos que mesmo que essa esse pensamento possa existir não muda o fato de que a bíblia fala de que o homem está separado de deus após a tentação quem foi tentado adam ou humanidade e posteriormente eva a mãe de todas as criaturas e os dois igualmente perderam aquele aspecto original da sua criação eles caíram da graça de deus eles tinham sobre si uma responsabilidade que era cuidar até a dominar a terra mas abrir mão daquilo porque foram reprovados numa espécie de teste que é chamando de a tentação o
diabo não os forçou mas ele ofereceu a eles uma oportunidade isso é revelado através de uma imagem de um fruto em uma determinada árvore chamada área do conhecimento do bem e do mal o ditador como vimos não edição passada essa tanas ele é um ser espiritual real que traz a maldade oferece a oportunidade para moldar de entrar no mundo infelizmente o homem cede essa tentação qual era o objetivo de satanás que o homem fosse como deus conhecedor do bem e do mal tanto andam quanto eva cedem à tentação ouvem a satanás e recebem por causa
disso uma penalidade às penalidades da queda adão e eva trouxeram sobre se uma maldição a bíblia fala claramente que sobre toda a raça humana todos os seres humanos ocorreu uma maldição que era a consequência desta atitude pecaminosas o que seja ficar afastado da comunhão de deus satanás aqui presente na figura de uma serpente também recebeu uma punição mas já ali naquele momento existe uma prefiguração naquilo que deus havia de fazer ele fala que eva maria luz um filho e esse filho dominaria o pecado ou seja pizaria na cabeça da serpente isso é chamado de o
próprio evangelho a primeira promessa de resgate da parte de deus do elemento na queda veremos mais adiante chama-se redenção eva também tem consequências da sua atitude ela passará a ter dor na hora de dar à luz um filho e se precisará ser submissa ao seu marido tanto adão enquanto eva tem como consequência a expulsão do éden o pecado de adão e eva foi passado por toda a raça humana humanos do capítulo 5 é fazer um contraste muito claro desta semente aquilo que iniciou do pecado na queda isso vai terminar com a vinda de cristo jesus
e sua morte na cruz de fato o pecado nunca foi desfeito ser humano salvo ainda continua pecando a diferença é que ele não vive em pecado quando pensamos sobre o seu propósito de deus a respeito do ser humano caído no ser humano fora deste propósito original é interessante lembrar nos que está na natureza de deus esta proximidade essa busca do ser humano desde o primeiro momento deus pergunta para o homem onde ele está ele tenta atrair o homem para si e ao longo da revelação bíblica veremos que deus vai propondo uma série de alianças com
este ser humano porque isso porque está no caráter de deus honrar as suas promessas ele tinha um plano um propósito que antecede a tudo isso que aconteceu e ele vai trazer elementos humanos nas no seu relacionamento com o homem para atraí los de volta a uma vida de obediência por exemplo quando ele traz o dilúvio sobre a terra no final ele propõe uma aliança marcando o céu com um sinal que nós chamamos de o arco íris quando lemos lá os livros de moisés a respeito da lei de deus propõe uma aliança com seu povo baseado
obediência às leis ou seja este acordo divino proposto vespas vez com outros nomes sempre vai remeter a esta aliança ea aliança tem a ver com uma tentativa humana de voltar a este relacionamento com deus mas ela só será possível ser completada de forma plena através da redenção a redenção é o que é chamado o ato de cristo jesus ter feito uma nova aliança através do seu sangue através do seu sacrifício assim como o sangue dos animais serviu como aliança para lei o sangue de cristo serve para a aliança neste novo tempo onde deus vai tentar
buscar o ser humano para si através daquilo que ele faz é a aliança da graça esta aliança ainda está em vigor ela está disponível para todos aqueles que entendem que no pecado original o homem se afastou de deus mas através de cristo jesus ele pode voltar a ter um relacionamento de acordo com o propósito eterno de deus concluímos assim a parte de antropologia bíblico revise a sua apostila e continuaremos [Música]
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