o Concílio de niceia é um dos eventos mais comentados da história do cristianismo e ao mesmo tempo um dos mais mal compreendidos não só por causa da complexidade real desse evento mas também por causa de uma série de Mitos que foram sendo empilhados em cima dele alguns dizem por exemplo que foi nesse Concílio ocorrido em 325 depo de.coo que os livros da Bíblia foram escolhidos outros dizem que foi nele que a doutrina da trindade foi inventada ou então que foi nesse Concílio que o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano Alguns ainda dizem
que antes desse evento Jesus era visto só como um simples mortal e só depois dele é que ele passou a ser cultuado como um Deus mas o que que é fato e o que que é ficção no meio disso tudo né nesse vídeo a gente vai dar uma olhada mais atenta nessa história e verificar o que que as fontes históricas realmente nos permitem dizer sobre esse evento e a gente pode começar a falando sobre três grandes equívocos sobre o Concílio e depois a gente fala sobre três grandes fatos sobre ele mas antes da gente começar
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descrição do vídeo e você pode colocar lá o cupom estranha 12 para ter 12% de desconto mas dito isso né voltei temos aqui a questão dos mitos e dos fatos sobre o Concílio de niceia bom e o primeiro grande equívoco sobre o Concílio de niceia que a gente poderia citar aqui é o de que ele teria definido o cristianismo como a religião oficial do Império Romano esse equívoco deriva de outro que é ainda mais difundido que é que o imperador Constantino teria imposto o cristianismo como religião oficial Romana na verdade esse mal entendido parece misturar
duas coisas uma que aconteceu antes do Concílio e outra que aconteceu depois no ano 313 o Imperador Constantino I que governava as províncias ocidentais do império romano e o Imperador Licínio que governava as províncias orientais se encontraram no que é hoje a cidade de Milão no norte da Itália e lá eles publicaram um comunicado oficial um édito que descriminaliza o cristianismo e outras religiões também e proibia as perseguições religiosas aos cristãos esse comunicado é conhecido como o édito de Milão Mas diferente do que algumas pessoas pensam esse édito não definiu o cristianismo como religião oficial
do império ele só legalizou a sua prática segundo algumas Fontes antigas no ano anterior né 312 Constantino tinha se convertido ao cristianismo depois de vencer uma batalha e atribuir essa vitória a uma intervenção de Cristo Mas isso não significa que os seus súditos tivessem que seguir a sua decisão a conversão de Constantino se é que ela de fato aconteceu mesmo nessa ocasião né que é um tema disputado foi só a conversão dele mesmo né e não a conversão do império só no ano 380 mais de 40 anos depois da morte de Constantino e 50 55
anos depois do Concílio de niceia é que o cristianismo foi oficializado como a religião do Império Romano isso pelo Imperador Teodósio primeiro então assim o Concílio de niceia em 325 nem legalizou o cristianismo coisa que Constantino já tinha feito em 3133 nem definiu o cristianismo como religião oficial isso Quem fez foi teodozio e não Constantino no ano 380 bom beleza e um segundo erro que a gente poderia falar sobre o Concílio de niceia é o de que nele teria sido inventada a doutrina da trindade Esse é um mal entendido que não tá tão longe assim
dos fatos mas ainda assim é um mal entendido como a gente vai ver daqui a pouco a questão da Trindade Ou pelo menos parte dela foi realmente o tema central do Concílio de niceia Mas o que aconteceu ali não foi exatamente a invenção dessa doutrina é que desde os primeiros séculos muitas ideias diferentes sobre a relação entre Deus Pai Filho e Espírito Santo já circulavam entre os cristãos desde os texos do novo testamento a gente já encontra referências a esses três nomes juntos como na instrução de batizar em nome do Pai do Filho e do
Espírito Santo por exemplo Clemente de Roma que é um autor do primeiro século também diz o seguinte não temos um só Deus um só Cristo e um só espírito gracioso e o bispo Inácio de Antioquia no início do segundo século chama a sua comunidade a obediência a Cristo e ao pai e ao Espírito Santo mas até então de fato não havia uma elaboração tão sofisticada assim sobre a especificidade da relação entre esses três né Pai Filho e Espírito Santo é só a partir de meados do século io que essa discussão começa a tomar uma forma
mais filosófica baseada inclusive em vários conceitos da filosofia grega Justino mártir por exemplo já começa a dizer que o pai e o filho são a mesma substância ou zia em grego mas são diferentes Faces prosop Tertuliano de Cartago também fala de uma só substância divina ou zia mas de três instâncias ou três pessoas divinas hipóstases que são o pai o filho e o Espírito Santo e vários outros autores mesmo bem antes do Concílio de niceia vão acabar entrando nessa discussão né propond ideias que nem sempre são muito compatíveis uma com a outra e é justamente
um conflito específico dentro dessa discussão que vai acabar motivando a convocação do Concílio de niceia mas daqui a pouco a gente volta nesse ponto antes a gente precisa falar sobre o terceiro e maior mito de todo sobre o Concílio de niceia que é o mais difundido e o mais distante da realidade que é o mito de que os livros da Bíblia foram escolhidos nessa ocasião quer dizer né que foi durante esse evento que definiram Quais livros deveriam entrar e quais deveriam ficar de fora da lista de livros sagrados e eu diria que o principal texto
que difundiu esse mito não foi exatamente um texto antigo mas sim um texto do século XXX que também virou filme né que é o código da 20 nesse filme que talvez seja mais impactante ainda do que o livro né alcançou mais pessoas um dos personagens diz que no Concílio de niceia abre aspas muitos aspectos do cristianismo foram debatidos e votados da aceitação e rejeição de certos Evangelhos a data da páscoa a administração dos sacramentos E é claro a divindade de Jesus fecha aspas e e na sequência ele diz ainda abre aspas de novo até aquele
momento na história Jesus era visto por seus seguidores como um profeta e um homem poderoso mas não passava de um mortal fecha aspas bom e de fato muitos aspectos do cristianismo foram debatidos e votados em niceia e a gente sabe disso porque o Concílio gerou vários documentos como cartas e súmulas de definições que foram citadas por autores da época e por causa disso conseguiram sobreviver ao efeito destrutivo do tempo né a gente geralmente perde os documentos originais Inclusive a gente não tem os originais do concelho de inissia né O que é comum falando de história
antiga Mas de qualquer forma a gente tem essas citações parciais ou integrais E tem também o testemunho de alguns homens que participaram diretamente do Concílio e escreveram sobre ele né que é o caso de Eusébio de cesareia Atanásio de Alexandria e Eustácio de Antioquia esses registros antigos que são as nossas fontes para entender o que que aconteceu ali no Concílio de niceia falam de uma infinidade de coisas que foram definidas nesse evento mas nenhuma delas zero tem a ver com a lista dos livros da Bíblia ou com a aceitação e rejeição de certos Evangelhos né
Como diz lá o código da 20 a gente vai ver já já que os assuntos debatidos nessa reunião variaram desde a data de festas religiosas até a natureza Divina de Jesus passando pelo tema da castração voluntária de padres que moram com a tia e situações em que é melhor rezar em pé do que de joelho mas de novo sobre a definição dos livros da Bíblia não há uma linha sequer Aliás a gente tem até uma linha em um texto de Jerônimo que não participou do Concílio mas a gente chega lá depois também antes só para
reforçar esse ponto de que o Concílio de niceia não foi responsável por definir Quais os livros deveriam entrar na Bíblia e quais deveriam ficar de fora é importante a gente dizer que essa tarefa de definição do cânon bíblico né dos livros autoritativos da Bíblia já vinha sendo feita muito antes do Concílio e só terminou de ser feita muito depois dele o que acontece é que nos primeiros séculos da história do cristianismo dezenas ou até centenas de textos foram escritos em torno da pessoa e do significado de Jesus e alguns desses textos foram gradativamente acumulando ali
uma certa autoridade e foram sendo adotados por comunidades cristãs ali como sendo úteis edificantes ou até como sagrados mesmo no final do sego século inclusive já se falava em duas coleções distintas de textos sagrados que eram o chamado antigo testamento Originalmente judaico e o Novo Testamento especificamente Cristão a lista exata de Quais livros compunham essas coleções variava ainda de autor para autor mas alguns textos estavam sempre presentes né os quatro Evangelhos as cartas de Paulo por exemplo eram considerados como sagradas escrituras por praticamente qualquer Comunidade Cristã isso séculos antes do Concílio de niceia já outros
livros né como o Apocalipse o pastor de hermas as cartas de Pedro e as cartas de Barnabé ainda dividiam muito a opinião dos cristãos antigos o Eusébio de cesareia que participou do Concílio né como eu disse conta que no ano 331 6 anos depois de niceia o Constantino pediu para ele produzir 50 bíblias em grego para serem usadas nas novas igrejas de Constantinopla e essa não era uma tarefa simples porque isso exigia uma tomada de posição quanto a Quais livros exatamente deveriam ser incluídos nesses volumes e a gente sabe pelo próprio Eusébio de cesareia que
ainda nessa data né Mesmo depois do Concílio de niceia esse era um tema espinhoso no livro História eclesiástica escrito pelo Eusébio ele diz que por exemplo a segunda e a terceira carta de João o apocalipse de João o apocalipse de Pedro o evangelho segundo os hebreus e a didaqué eram livros que ainda geravam muito debate se deveriam ou não ser considerados autênticos e inspirados E no fim das contas a gente não sabe exatamente como que o Z zébio montou essas 50 bíblias né com Quais livros exatamente mas o fato é que em nenhum momento ele
faz qualquer referência às definições do Concílio de niceia como algo que poderia orientar essa sua missão o que indica mais uma vez que o Concílio de niceia não definiu a lista da Bíblia agora outros concílios né não o de niceia mas outros concílios mais tarde tentaram sim definir essa lista os principais foram os concílios de Cartago que aconteceram em 397 e em 419 e a lista definida por esses concílios né se você tiver curioso é a mesma lista seguida pelas bíblias católicas atuais são 73 livros no total né 69 dos quais a gente encontra também
na maioria das bíblias protestantes além dos livros de Tobias Judite primeiro e segundo macabeu sabedoria de Salomão Eclesiástico e Baru e veja bem né mesmo Depois desses concílios a gente ainda encontra muita variação no Canon né O que indica que essas definições conciliares não foram universalmente aceitas e aplicadas na época e nem depois um manuscrito do 5º século por exemplo que é o cod alexandrinos contém os 73 livros lá da lista de Cartago mas ainda adiciona o terceiro e o quarto livro de macabeus e o Salmo 51 no antigo testamento E inclui também a primeira
e a segunda carta de Clemente no Novo Testamento Mas enfim né o processo de formação da bíblia é um tema extremamente complexo por si só então a gente vai deixar ele para outros vídeos o que interessa aqui por enquanto né para esse vídeo é que esse processo certamente não começou e certamente não terminou durante o Concílio de niceia e talvez ele não tenha nada a ver com o Concílio de niceia nenhuma uma relação com o conselho de inissio e eu digo talvez e não certamente Porque de fato existe uma linha em um texto antigo que
sugere que o escopo da Bíblia possa sim ter sido discutido em niceia Esse é um texto de Jerônimo do início do 5º século no qual ele justifica a sua tarefa de traduzir o livro de judit dizendo que esse livro foi abre aspas contado no Concílio de niceia entre o número das sagradas escrituras fecha aspas Essa é a única passagem antiga favorável à ideia de que a lista dos livros da Bíblia foi discutida em niceia e na verdade ela não é tão antiga assim né ela não é antiga o suficiente isso porque Jerônimo ainda não era
nem nascido nos tempos do Concílio E essas palavras foram escritas depois que outros concílios já tinham começado a tentar delimitar melhor o conjunto do sexos sagrados por isso o mais provável é que o Jerônimo tenha feito alguma confusão ao escrever essa passagem né talvez confundindo aqui o Concílio de niceia com o Concílio de Cartago que realmente lista Judite entre os livros sagrados porque assim né se o Jerônimo tiver certo fica difícil entender entender porque que ninguém que participou de fato do Concílio falou sobre essa definição e outra coisa o Atanásio de Alexandria que é um
dos protagonistas do Concílio de niceia chegou a registrar ele mesmo uma lista de livros do antigo e do Novo Testamento e ele não incluiu o livro de judit Pelo contrário né o Atanásio menciona o livro de judit e diz que ele é lido por alguns mas que não deve ser contado entre as sagradas escrituras Então se esse personagem que foi um dos protagonistas do Concílio tivesse contra a decisão final do Concílio né fosse um adversário ali do Consenso seria de se esperar que a gente tivesse alguma menção a isso né alguma referência a essa situação
do Atanásio divergindo ali do do Consenso do Concílio Mas beleza né se o Concílio de niceia então não foi convocado para definir os livros da Bíblia nem para inventar a doutrina da trindade nem para oficializar o cristianismo como religião oficial do império para que que ele foi convocado então e aqui a gente já começa a falar sobre o que que de fato aconteceu no Concílio né a gente pode dividir isso em três questões né duas questões secundárias definidas pelo Concílio e uma questão principal uma primeira questão secundária que foi discutida ali no concelho de niceia
foi a data da páscoa né algo que o código da Vin Inclusive fala que aconteceu e nesse ponto né ele tem razão uma das atividades do Concílio realmente foi discutir o processo de datação dessa festa religiosa né porque naquele contexto alguns grupos de cristãos estavam usando o calendário judaico para calcular o dia da Páscoa e outros principalmente em Roma e em Alexandria estavam fazendo cálculos próprios o que fazia com que essa data nem sempre fosse comemorada de forma uniforme no império e para buscar então essa uniformidade da prática Cristã o Concílio de niceia definiu que
os cálculos da data da páscoa deveriam ser Independentes do calendário judaico e acertados consensualmente entre as igrejas isso de novo né para que todos os cristãos comemorassem a Páscoa no mesmo dia mas o Concílio não chegou a definir exatamente qual seria essa data e nem quais os critérios precisos dos cálculos mas ele estabeleceu sim que essa uniformidade deveria ser buscada a partir dali outra atividade secundária ali do Concílio de niceia que também tem a ver com a questão da uniformidade de fé e prática Cristã foi definir algumas normas internas da igreja chamadas de cân essas
normas regulavam principalmente a vida do clero impedindo por exemplo que eles atuassem fora de uma determinada localidade ou que eles vivessem com mulheres A não ser que fossem as suas esposas ou parentes né mãe tia irmã e vale até a pena ler alguns desses cânones direto da fonte só para dar uma noção melhor da especificidade de alguns deles o primeiro Canon por exemplo diz o seguinte se alguém estando enfermo foi submetido a uma operação cirúrgica por médicos ou se foi castrado por bárbaros Que permaneça entre o clero no entanto se alguém em perfeita saúde castrou
a si mesmo é apropriado Que tal pessoa se estiver inscrita entre o clero cesse o seu ministério e daqui em diante nenhuma pessoa desse tipo seja promovida o 17º cânon também é bem curioso ele diz o seguinte o grande e Santo Concílio considera justo que após esse decreto qualquer um que for encontrado recebendo usura seja por meio de transação secreta ou de outra forma como exigindo a totalidade do dinheiro e mais a metade né juros ou usando qualquer artimanha por apego ao lucro sujo seja deposto do clero e seu nome seja Riscado da lista e
finalmente o último cano né o vigésimo diz o seguinte visto que a pessoas que se ajoelham no dia do Senhor e nos Dias de Pentecostes com o objetivo de que todas essas coisas sejam observadas uniformemente em todos os lugares em cada paróquia parece bem ao sagrado Concílio que a oração seja feita a Deus estando em pé Então esse é um cânon que regula a postura da pessoa a postura corporal da pessoa nessas datas específicas né em situação ali de oração bom e finalmente além dessas definições secundárias né que são definições muito importantes também eu tô
chamando aqui de secundária só porque ela não foi o a discussão central do Concílio Mas além delas também então houve uma definição principal que tem a ver com uma controvérsia que foi o motivo original da convocação do Concílio e em uma palavra né esse motivo foi o arianismo e aqui realmente a gente chega no núcleo do concelho de niceia nada foi mais importante nesse evento do que essa discussão e para para entender essa discussão A gente tem que ir lá pra cidade de Alexandria no Egito porque foi lá que começou uma controvérsia muito aquecida sobre
a natureza de Cristo e a sua relação com Deus pai de acordo com um Presbítero chamado ário de Alexandria o filho né a segunda pessoa da Trindade não era eterno e nem da mesma substância do pai ele havia sido criado pelo pai e estava subordinado ao pai já o bispo da cidade de Alexandria que era Alexandre defendia que o filho havia sido gerado pelo pai mas não criado segundo Alexandre gerar o filho era algo da natureza eterna do pai que consequentemente sempre foi pai e o filho sempre foi filho eternamente mas pro ário isso não
fazia sentido né se o filho foi gerado Houve um tempo em que ele não existia o ário até considerava que o filho era o primogênito de toda criação né Como diz a carta aos Colossenses e que todas as outras criaturas tinham sido feitas por meio dele mas ainda assim o filho também era em certo sentido uma criatura um um ser criado e a substância do filho não era a mesma do pai e sim uma substância criada a partir do nada pelo pai então assim o filho era Divino era Deus mas como diz o evangelho de
João o pai é maior do que o filho já o Bispo Alexandre né que de novo considerava que o filho era coeterno e cons substancial com pai respondia às citações bíblicas do Ário dizendo que o pai e o filho são um como diz o evangelho de João e que a palavra o filho era Deus como diz lá também o evangelho de João bom e como a gente antecipou né Essas divergências na compreensão da Trindade Especialmente na compreensão da relação entre o pai e o filho não eram de forma alguma incomuns no período mas essa disputa
específica em Alexandria estava causando uma perturbação acima do normal e dividindo não só os cristãos da região em partidos rivais mas também os cristãos de outras regiões do império e por causa disso o Imperador Romano Constantino decidiu intervir indicando um mediador para resolver esse atrito que foi inicialmente o Bispo óio de cor no ano 323 o óio começou a fazer umas primeiras tentativas para resolver esse problema mas não teve muito sucesso então do anos depois foi tomada uma medida mais radical que foi justamente a convocação de uma reunião geral dos bispos de todo mundo conhecido
que era basicamente o território do Império Romano né Na época e essa região deveria definir de uma vez por todas qual era a opinião correta a ortodoxia a respeito dessa controvérsia doutrinal sobre a natureza e a relação do Pai com o filho e essa reunião de bispos né ou com Concílio foi a primeira reunião Universal ou ecumênica da igreja e aconteceu na cidade de niceia na atual Turquia daí o nome Concílio ecumênico de niceia ou como depois aconteceram outros concílios ali em niceia ele também é chamado de primeiro Concílio ecumênico de niceia e segundo as
fontes antigas 1800 bispos foram convocados para ir até a cidade de niceia com tudo pago pelo Imperador mas só cerca de 250 ou 300 acabaram de fato participando no final do processo todos eles com a exceção de dois bispos concordaram com a posição de Alexandre de Alexandria que defendia né a eternidade do filho e a consubstancialidade entre Deus pai e Deus filho e a posição diário né o arianismo foi considerado como uma heresia os dois bispos que se mantiveram alinhados com o ário né foram Escom onados pela igreja e exilados pelo Imperador assim como o
próprio áo inclusive E além disso uma declaração de fé foi formulada ali para resumir e afirmar a nova posição Ortodoxa por assim dizer a posição que a partir dali estava definida como ortodoxa e esse Credo é o chamado Credo nisseno E o conteúdo dele deixa muito claro né contra quem ele foi escrito ele diz o seguinte cremos em um só Deus Pai todo poderoso criador de todas as coisas visíveis e invisíveis e em um só senhor Jesus Cristo o filho de Deus gerado unigênito do pai Isto é da substância do pai Deus de Deus luz
de luz Deus verdadeiro de Deus verdadeiro gerado não feito com substancial ao pai por quem foram feitas todas as coisas que estão no céu ou na terra o qual por por nós homens para nossa salvação desceu se encarnou e se fez homem padeceu e ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus ele virá para julgar os vivos e os mortos e criemos no Espírito Santo e quem quer que diga que houve um tempo em que o filho de Deus não existia ou que antes que ele fosse gerado ele não existia ou que ele foi criado
daquilo que não existia ou que ele é de uma substância ou Essência diferente do pai ou que ele é uma criatura ou sujeito a mudança ou transformação todos os que falem assim são anatematizado ou seja amaldiçoados pela igreja Cat óc e foi principalmente sobre isso então o Concílio de niceia né sobre a consubstancialidade e a co eternidade do pai e do filho aproveitando a ocasião foi definido também que a Páscoa deveria ser calculada de forma independente do calendário judaico e que os bispos presbíteros e outros membros da igreja deveriam agir de tal e tal forma
mas nada absolutamente nada sobre a aceitação ou rejeição de certos Evangelhos aí aproveitando que a gente tá falando aqui do Código da 20 né vale a pena fazer um último comentário aqui que é sobre outra parte daquela citação que eu trouxe lá atrás que é quando um personagem do filme diz que a divindade de Jesus foi votada no Concílio e que até aquele momento da história Jesus era visto por seus seguidores como um profeta e um homem poderoso mas que não passava de um mortal ele chega a dizer até que Constantino fez dele Jesus um
Deus e isso aí na verdade é um mal entendido bônus né ou uma ficção bônus que a gente poderia ter comentado lá na primeira parte do vídeo Mas a partir de tudo que a gente já falou acho que isso já caiu por terra né o que acontece é que a divindade de Jesus foi realmente discutida no Concílio mas nunca foi questionada o que estava em jogo era se a natureza Divina de Jesus era eterna e da mesma substância do pai ou não mas ninguém absolutamente ninguém presente no Concílio de niceia achava que Jesus não passava
de um mortal o próprio áo que ficou marcado como grande vilão do Concílio de niceia na versão oficial da história defendia que o filho era Deus e que todas as coisas haviam sido criadas por meio dele ele era anterior a todas as criaturas então assim isso não é ser um mero mortal ou um simples profeta ou um homem poderoso Mas uma vez né O que estava em jogo não era se o filho era Deus mas sim se o Deus filho e o Deus Pai eram co eternos e c substanciais bom e é isso né Espero
que essas considerações tenham ajudado a entender um pouco melhor esse evento tão importante da história e tão mal compreendido ainda teria muita coisa para falar sobre o assunto né como sobre o próprio Constantino sobre o triunfo definitivo do cristianismo no império sobre a história da definição da Bíblia mas por enquanto fica assim né em outros vídeos a gente vai ir continuando essa discussão as referências sobre tudo que eu falei aqui como sempre estão na descrição do vídeo muito obrigado por assistir e até o próximo falou