Política segundo a Bíblia - Jonas Madureira

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Genebra
Política segundo a Bíblia - Com Jonas Madureira Livro tema da palestra: http://www.genebra.net/produ...
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muito bom dia a todos muito eh muito contente de poder essa manhã estar aqui nesse evento patrocinado e pela distribuidora Genebra e pela galeria cultura bíblica e em parceria também com edições de vida nova o que me deixa também muito contente e para falar de um tema tão eh interessante tão polêmico espinhoso não é fácil falar de política no contexto evangélico é mais fácil falar no contexto secular Sem dúvida mas no contexto evangélico pela diversidade de opiniões e de sensibilidade para o assunto não é tão fácil não é tão simples mas eu espero que Deus
nos dê graça nos dê sensibilidade pra gente eh trabalhar a nossa reflexão eh com tolerância com amabilidade com gentileza que são atributos que eu acredito enobrecem a alma humana e fazem a gente entender que o caminho da reflexão sempre é um caminho que conduz a gente a um contexto de produtividade e não de inércia de ficar parado numa questão simplesmente porque a questão ela é espinhosa Então a gente vai nessa manhã pegar um pouquinho pelo menos esse touro pelo chifre mas antes eu queria só indicar um livro que está aí disponível ah do team Keller
como integrar fé e trabalho é um livro muito bacana principalmente pela abordagem que o TIM Keller ah propõe em relação ao trabalho vê o trabalho não como eh uma condenação do pecado do homem mas o trabalho de uma perspectiva e de uma cosmovisão Cristã como sendo algo que é é bom foi criado por Deus como toda a criação boa mas que Face a queda guarda em si o que era para ser e não é e que portanto precisa ser redimido e que Portanto o trabalho ele pode ser um dos meios pelos quais a gente pode
servir a Deus ou seja a gente não para servir a Deus a grande tese dele a gente pensa que a gente deveria ficar na igreja ou cantar ou pregar e essa seriam as duas únicas atividades que a gente poderia ter na igreja então se você não canta bem se você não fala bem Puxa não vai dar para você servir o reino de Deus bom ele ele prova nesse livro o contrário que é possível servir a Deus com a profissão que você tem com aquilo que você tem então há salvação para quem estudou zootecnia há salvação
para quem estudou química salvação para quem estudou matemática Tá certo então ele mostra exatamente nesse livro como esse dom essa ciência que Deus ah te deu a possibilidade de estudar aprender nesse mundo que você vive como ela pode servir também para o reino de Deus então fica aí a dica do Tim Keller a como integrar fé e trabalho o outro livro A gente vai falar bastante que é esse livrinho aqui política segundo a Bíblia princípios que todo cristão deve conhecer ruden ah a gente vai falar um pouquinho sobre ele a a nossa fala de hoje
é uma reverberação da leitura desse livro ah obviamente como qualquer leitor a gente nunca compra o pacote inteiro a gente faz análises do livro e a gente faz a Análise do livro A partir dos pontos que a gente considera sendo fortes e eu considero esse livro um forte candidato paraa Nossa reflexão para amadurecer a nossa reflexão no contexto evangélico principalmente porque o autor é um autor evangélico e tem muita competência para falar sobre o assunto para levantar os problemas para levantar as questões e obviamente isso Pode despertar em nós uma reflexão que é o que
eu gostaria de fazer nessa manhã com vocês eu queria começar em primeiro lugar levantando alguns pontos que o en gruden Levanta a nesse livro e que é são os pontos que a gente vai percorrer hoje aqui eu vou fazer um uma primeira leitura rápida da tese do livro dele de como ele faz a leitura da relação entre cristianismo e política que obviamente a relação entre o Cristão e a política e depois lá pro final a gente faz algumas outras considerações sobre o que ele eh aborda nesse livro nãoé O gruden ele começa apresentando cinco pontos
de vista sobre a relação entre cristianismo e política e esses cinco pontos que ele vai apresentar que são pontos defensar e que a gente pode encontrar em em em diversos ambientes esses pontos não são os pontos que ele vai defender são os pontos que ele não concorda são os pontos que ele acredita não não corresponderem à perspectiva bíblica que fundamenta essa relação entre cristianismo e política veja Quais são os pontos o primeiro deles de que o governo deve impor a religião Esse é o primeiro ponto que ele vai discordar e ele vai apresentar os motivos
pelo qual ele discorda desse posicionamento ele também vai discordar segundo ponto de que o governo deve excluir a religião não é um terceiro ponto de que todos os governos são perversos e demoníacos não é ah um quarto ponto o de que o cristão deve se dedicar a evangelizar e a e não a fazer política e um quinto ponto que ele vai rechaçar é o ponto em que defende o que o cristão deve se dedicar a fazer política e não a então esses vão ser os cinco pontos que o gruden Ele vai tentar colocar como sendo
cinco pontos que tentam lidar com essa relação entre o Cristão e a política ou o cristianismo e a política e que ele considera não corresponder com uma cosmovisão Cristã uma cosmovisão bíblica vamos ver o primeiro ponto o governo deve impor a religião ele se baseia na leitura de Mateus 22 do Versículo 15 ao 22 diz assim Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredar em suas próprias palavras enviaram lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram mestre sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a
verdade Tu não te deixas influenciar por ninguém por que não te prendes à aparência dos homens dize-nos pois qual é a tua opinião é certo pagar imposto a César ou não mas Jesus percebendo a má intenção deles perguntou hipócritas Por que vocês estão me pondo à prova mostre-me a moeda usada para pagar o imposto eles lhe mostraram um Denário e e ele lhes perguntou de quem esta imagem e esta inscrição de César responderam eles e ele lhes disse então a deem A César o que é de César e a Deus o que é de Deus
ao ouvirem isso eles ficaram admirados e deixando retiraram-se Então esse texto vai servir como base para o gruden eh refutar essa ideia de que um Governo deveria portanto eh impor a religião a a a a todos aqueles que eh de alguma forma fazem parte desse governo não é Ou seja a ideia de que o Governo deveria não não só arbitrar as relações sociais mas determinar essas relações sociais à luz de uma posição religiosa nesse sentido o que o gruden vai dizer é que quando Jesus disse dá César O que é o que é de César
e a Deus o que é de Deus isso significa que ali Jesus estabeleceu uma linha onde igreja está de um lado a gente poderia interpretar a partir disso religião está de um lado cristianismo por exemplo estaria de um lado e o estado o governo estaria do outro então a defesa primeira que o gruden vai fazer é a defesa da Separação é inegociável entre igreja e estado em especial obviamente pensando a relação entre cristianismo e igreja ou seja que nenhum Cristão teria respaldo bíblico para promover um governo evangélico que não há respaldo bíblico para um cristão
dizer que o governo do Brasil teria que ser por exemplo um governo ditado por cristãos de que portanto a igreja e o estado seriam duas coisas duas esferas distintas e que não há possibilidade de termos um respaldo bíblico em que essas duas esferas elas pudessem ser justapostas ou confundidas ao ponto de eh a religião no caso a Cristã ser a religião que forçaria todos aqueles que fazem parte deste governo dito um governo Cristão portanto se tornarem cristãs ele tem uma citação que acho muito interessante com relação a esse tipo de posicionamento e que convém lembrar
aqui olha o que ele diz obrigar as pessoas a seguir uma fé não Cristã por exemplo o hinduísmo na Índia o Islamismo em muitos outros países resulta com frequência na opressão dos cristãos e Na tentativa de expulsar o cristianismo do país ou seja ele lembra situações de outros estados que tem uma posição um governo religioso muito forte e que todas as vezes que um cristão tenta viver nesse contexto ele vai ser eh perseguido ele vai ser inclusive martirizado porque o governo é um governo que tomou uma posição religiosa muito forte então ele tenta mostrar como
posicionamento do governo em pró de uma religião ele ele Implica também dificuldades inclusive para os cristãos E aí ele vira a moeda olha o que ele diz Em contrapartida procurar obrigar as pessoas a se tornarem cristãs também tem a tendência de expulsar o verdadeiro cristianismo pois remove da vida das pessoas a oportunidade de escolher voluntariamente seguir a fé cristã então nenhum Cristão tem respaldo bíblico segundo a leitura do gruden para obrigar qualquer pessoa a se tornar ou a seguir a fé cristã porque obrigar uma pessoa a seguir a fé cristã já contra já seria algo
que eh de alguma forma negaria o princípio de que a fé cristã não pode ser uma fé imposta Mas ela tem que ser ela tem que partir de uma vontade de um movimento do coração portanto a pessoa precisa desejar a fé cristã e não ser obrigada a se submeter portanto a fé cristã Então Deus não nos chamou para pegarem armas colocar essas armas na cabeça das pessoas e dizerem ou você se torna Cristão ou então você está eliminado do nosso contexto essa tipo de perspectiva o gruden vai rechaçar logo de cara e por isso ele
vai dizer toda a tentativa de um governo se juntar a uma perspectiva cristã ou se tornar uma junto com a religião cristã com o cristianismo uma amálgama numa só uma só coisa ele vai dizer não tem respaldo bíblico porque a própria palavra de Jesus já nos ensinou dizendo da a Cesa O que é de Cesa e a Deus o que é de Deus o segundo ponto de vista que o gruden vai criticar é aquele ponto de vista que a que é o exato oposto que diz que a o Governo deveria excluir portanto a religião ele
vai lembrar que o fato de Ah não ser bíblico você defender uma religião estatal isso não significa que você portanto Deva defender uma espécie de eh eh eh eliminação ou exclusão da religião no foro Popular ou no foro público ou reduzir a religião a uma mera questão de foro íntimo onde o fato de você ter em que o fato de você ter uma perspectiva religiosa impede você portanto de participar da discussão ou do debate na esfera pública não é ele lembra um outro ponto interessante a nessa segunda parte em que ele vai lembrar o seguinte
a gente precisa todo cristão ele precisaria do ponto de vista bíblico já porque ele já partiu do pressuposto de que da a Cesa O que é de Cesa a Deus o que é de Deus partir da do pressuposto da da defesa da liberdade religiosa no entanto o que ele vai dizer é que defender a a liberdade religiosa não é a mesma coisa que ser contra não é a influência religiosa ou ser contra a participação de religiosos na esfera pública ou a participação de religiosos no debate público então o fato de você não impor a religião
isso não significa que portanto a religião deve estar fora do debate ou ou simplesmente rechaçada porque ela é e e ela é uma mera religião e portanto ela não teria nada a dizer nada a oferecer no debate de relevante no debate político não é daí esse movimento todo que é um movimento que ele vai chamar e que e é realmente o que a gente enxerga aí o movimento de O que significa um movimento de secularização não é outro senão movimento de você e que parte do pressuposto de que a religião ela não pode contribuir na
esfera pública daí esse movimento todo de tirar das das repartições públicas todo e qualquer símbolo religioso né você tira a cruz você tira a Bíblia você você eh não pode fazer oração você não pode eh como o goleiro lá do não me lembro agora se é do Botafogo que fez o peixinho lá na cabeça e o e o o o o tribunal é exato e ele foi perseguido porque ele tinha o símbolo do peixinho e ele tava lá no numa esfera pública e Portanto ele não poderia manifestar essa ou expressar a sua posição religiosa Ah
no ambiente público bom é é um é uma questão muito muito interessante obviamente eh ela é polêmica mesmo porque quando a gente Principalmente quando a gente não é eh lembra dos nossos ícones né Eu não sei o que que vai o que a gente faria com Cristo Redentor numa situação como essa né teria que implodir tirar ele do cenário porque tá numa esfera pública então é é é um pouco complicado essa coisa de que o gruden vai tentar mostrar de você eh ser a favor da liberdade religiosa e entender que se a favor da liberdade
religiosa não significa se calar não significa não ter um posicionamento religioso não significa portanto entender que o estado é neutro e que os governantes não possuem eh eh nenhum pressuposto religioso e e é uma ingenuidade ele vai dizer defender qualquer ponto de vista político que não venha acompanhado de pressupostos que de alguma forma sejam religiosos E aí eu lembrei de um texto um daqueles livros que a gente não pode passar dessa vida para outra sem ler dessa filósofa Hana arent ela escreveu um livro chamado a a dignidade a da política e tem vários ensaios aí
interessantes filosofia e política e tem um que é filosofia e religião ela diz algo muito interessante ela diz assim se as religiões seculares são possíveis e ela entende religião secular toda e qualquer movimento que seja antirreligioso qualquer movimento antirreligioso ele é também religioso Essa é a tese dela então ela vai dizer se as religiões seculares são possíveis no sentido de que por exemplo o comunismo é uma religião sem Deus é o que ela vai defender então não vivemos mais meramente em um mundo secular que baniu a religião de seus assuntos públicos mas sim em um
mundo que chegou mesmo a eliminar Deus da religião Então nesse aspecto é que a gente precisaria e o gruden levanta esse de maneira muito interessante pensar o que estaria por trás de qualquer movimento eh que em nome da liberdade religiosa na verdade não permitisse a liberdade religiosa e ao mesmo tempo em que não permitisse a a liberdade religiosa o que de fato eh visaria era banir a própria religião de seus assuntos pessoais de suas tomadas de posição ou seja é um movimento que não só excluiria o governo que não só excluiria qualquer perspectiva eh religiosa
do debate público mas entraria no foro da igreja no foro da religião para ditar as normas da religião e para se possível banir da própria religião o Deus da religião não é então é é é a ideia de que eh o o se a religião não pode também eh eh dominar controlar de uma forma eh estatal as relações a o mesmo Valeria para o governo o estado nesse sentido não poderia governar sobre os princípios religiosos dogmáticos doutrinários de uma religião então ele não pode determinar as crenças da das religiões ou das Comunidades religiosas que fazem
parte desse governo então é é contra isso que ele tá dizendo ou seja o problema é que não é só tirar a cruz da repartição pública o problema é tirar Jesus Cristo da própria igreja é tirar a própria Bíblia da própria igreja é tirar das mãos daqueles que defendem princípios bíblicos aquilo que fundamenta os seus princípios bíblicos que seria a própria escritura esse tipo de movimento que ele tenta chamar a atenção que a gente deveria se preocupar ou nos preocuparmos uma terceira posição essa talvez seja a posição eu considero mais pop no meio evangélico não
é demonizar a política falou em política você tá endemoniado né ou seja quem quem tiver quem defender esse tipo de posição tá me vendo aqui como uma legião não é Ou seja eu tô aqui endemoniado com uma legião primeiro porque sou pastor então pastor jamais poderia falar em política é por isso que é por isso é por essa mentalidade que hoje as pessoas pensam assim ou você é pastor ou você é inteligente os dois ao mesmo tempo não dá exatamente por isso porque pastor por mais que ele seja contra por exemplo E aí eu compartio
dessa posição do gruden eu acho que igreja e estado são duas coisas que tem que viver separadas tem que viver separadas e ponto final não dá não dá certo essa essa essa essa esse contexto só que isso não significa que eu não possa falar sobre política Deus tirou meu pecado não tirou minha inteligência então eu posso falar no mundo da Inteligência eu posso falar no mundo da política Por que não poderíamos falar no mundo na da política Por que não poderíamos falar sobre política Por que não poderíamos falar e aí não é só sobre política
é sobre arte sobre cultura sobre cinema porque é é por isso que nunca se procura um evangélico quando as questões são mais legais na televisão né como por exemplo cultura política aí se procura um psicólogo se procura um sociólogo mas teólogo que bicho é esse né Que bicho fez enfim ele fala um pouco sobre esse espírito e talvez essa maneira de ver os evangelos como os evangélicos como seres não politizados como gente que não pensa política que tá pouco se lixando com a política e que vota porque o cara é bonitinho não é essa maneira
de pensar ela também pode ser resultado de uma de uma de um movimento dentro do próprio contexto evangélico de negação ou de demonização do da relação do Cristão com a política como se qualquer Cristão que abrisse a boca para falar sobre política ele já estivesse e sob os auspícios de bebu E aí ele levanta um livro que é do Greg Boyd não é o mito da Nação Cristã ele tem uma tese que é ele vai o gruden vai reconstruir nesse terceiro ponto que é a seguinte se basear ele se baseia em Lucas Capítulo 4 Versículo
5 e a 7 o diabo que é a tentação de Jesus o diabo levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo e lhe disse eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser então se você me adorar tudo será seu pronto todos os reinos todos os governos são do diabo Essa é a conclusão que ele que ele chega é a defesa dele é de que em termos funcionais Satanás é o diretor executivo de todos os
governos da terra não é o que o gruden vai levantar com relação a essa perspectiva é de que é a única vez que se defende que Satanás tem autoridade sobre os reinos não é E por incrível que pareça é o pai da mentira que está dizendo isso então ele começa a desmontar esse artigo esse essa essa maneira de pensar a partir desse pressuposto de que em primeiro lugar e a gente vai ver daqui a pouco não é os textos que ele dois textos que ele vai se basear que são fundamentais de que toda a autoridade
foi instituída por Deus então não existe governo não existe não existem Tronos não existem potestades que não sejam governadas e não sejam não tenham o seu poder derivado do consentimento e da Vontade Divina não é um dos textos que a gente não poderia jamais esquecer e você não poderia passar dessa vida para outra sem ler Daniel Capítulo 1 a Bíblia diz e Calvino quando escreve o comentário a essa passagem ele diz ele faz a gente notar Exatamente esse ponto o que que o autor do livro de Daniel quis mostrar paraos seus leitores o Senhor Deus
entregou nas mãos de nabuco donzo ou seja quem foi que entregou o povo nas mãos de Nabuco donzo Foi Deus não foi não foi Nabuco donosor que tomou o povo e derrubou o templo o que ele tenta mostrar é que até mesmo aquele governo e aquele reino que que tomou o povo de Deus tomou pelas mãos de Deus e o consentimento da autoridade de Deus então é é é entender isso na sua radicalidade de que todos os governos e todos os os Então se estão sob os auspícios de Deus então é a gente não poderia
jamais pressupor que o governo é coisa do diabo não é o que o satanás está e Sentado lá em Brasília tem um monte de demônio tá certo que poderia ser lançado nos lugares mais áridos mas deixa para lá o quarto ponto que ele vai discordar que é aquela ideia de que deveríamos evangelizar e jamais nos preocuparmos em fazer política de que o Cristão não deve se envolver com política e que o chamado dele é pregar o Evangelho ele vai recuperar aquela noção que muitos de nós aqui estamos acostumados a ouvir lá do congresso de lausane
que é a ideia do Evangelho todo ele vai recuperar a noção do Evangelho todo exatamente para fundamentar a ideia de de que a evangelização não elimina a nossa responsabilidade pública a nossa responsabilidade como cidadãos ele vai se pautar num texto do John maur e aqui eu queria fazer uma uma observação eu eu eu ainda estou inseguro com relação às opiniões que ele faz deste livro do di maart eu acredito que oart ele tem ele tem uma outra perspectiva que eu acho diferente da que o gruden e eh constrói sobre ele mas Admito que a partir
das teses que o John mccarter defende nesse livro né porque o governo não pode salvar você de que e pode levar a este entendimento qual entendimento de que a gente não precisa se envolver com política e que a nossa questão é só a pregação do evangelho talvez se a gente ler com um pouquinho de atenção esse livro do macar a gente entenda Qual é de fato o ponto dele de que ele não está dizendo que o cristão ele não deva fazer política mas não é ele vai dar ênfase à aquilo que a gente não poderia
perder de vista mas enfim deixando essa isso de lado que eu acho que é uma outra discussão que aí é ser a interpretação do gruden de fato corresponde ou não com o que eh o John macaro defende nesse livro O fato é que ele chama atenção dessa ideia de fazer a pregação ou evangeliza eh seria antagônico portanto a fazer política olha o que ele vai dizer Deus não chama a igreja para influenciar a cultura ao promover legislações e decisões judiciais que favoreçam o ponto de vista bíblico Essa é a ideia do J macart ele tira
esse texto exatamente do livro do joh macart o uso de métodos temporais para promover mudanças legislativas e jurídicas não é nosso chamado e não tem valor eterno quando a igreja assume uma postura que enfatiza o ativismo político e a moralização social ela desvia energia e recursos da evangelização Então o que ele tenta mostrar o gruden todo o esforço dele nesse capítulo que ele nesse tópico que ele vai criticar essa essa relação governo igreja e que essa perspectiva de que olha eu não essa relação não não cai bem porque a missão da igreja é evangelizar esse
negócio de fazer política não não não nos diz respeito ele diz que isso não faz sentido porque uma das implicações do evangelho e do Cristianismo É no mínimo fazer o bem e se o Cristão tem a obrigação de fazer o bem independente de quem seja então isso significa que o Cristão tem que se envolver com questões políticas para fazer o bem então isso uma coisa não elimina a outra ele vai criticar portanto aquela ala mais conservadora e que vai dizer o seguinte Olha nada não pode cristão não pode falar em política não é veja o
fato Dee defender de que o Cristão eh não pode se calar diante das questões políticas não significa que a gente deve fazer a da igreja um Curral eleitoreiro ou fazer da igreja um palanque para para que candidatos eles possam eh eh fazer a a sua defesa do voto Não é disso que ele tá dizendo o que ele tá dizendo é o Cristão de alguma forma se envolver com as questões públicas se envolver com a responsabilidade social Então nesse aspecto é que o grudem vai chamar atenção de que embora ele Concorde que a evangelização é primordial
ela não elimina a nossa responsabilidade pública Essa é a tese dele o mesmo vai valer paraa posição que seria contrária a quinta e última posição que ele vai criticar que é fazer política sem pregação E aí ele vai fazer uma crítica aquela linha dentro da igreja principalmente igreja evangélica em que reage contra essa posição mais Dita e Concebida conservadora não é se é conservadora ou não isso é uma outra discussão Mas ela é Concebida como conservadora então a melhor maneira de de de de de lidar com essa questão e fazer com que as pessoas o
evangélico perceba que ele tem um papel para exercer na sociedade de que ele não pode ficar entre as quatro entre as quatro paridas da igreja é se envolver com a política só que aí ele se preocupa com o fato de que Esse envolvimento pode ser tão grande que o evangelho pode perder o a a a a a sua função eh primordial no contexto da igreja da sua da relação da missão de Deus Ah aqui eu queria lembrar um um livre que foi publicado eh uma série lausan acho que alguns aqui os os mais os mais
velhos devem lembrar dessa dessa série não é que foi publicada há um tempo muito tempo atrás chamada o ev e o marxista a proposta desse desse folheto era justamente eh eh mostrar a a importância de comunicar o evangelho para o marxista ou seja se via o marxista como e o exemplo que o livro dá que a própria comissão de lausan dá para isso para esse para esse movimento é de que assim como você evangeliza um muçulmano você evangeliza também um marxista porque ele parte do pressuposto de que o marxista por natureza por abraçar o materialismo
dialético ele seria um ateu Então nesse sentido precisaria de evangelização ou da pregação do evangelho a pregação do evangelho alcançar tanto um muçulmano como um marxista e é interessante porque o texto diz o seguinte cristãos politicamente conscientes sensíveis para o cons sofrimento dos Pobres viram-se totalmente frustrados pela inércia e algumas vezes pela oposição da igreja o que levou à conclusão de que a análise de Marx afinal de contas estava certa por fim de tal maneira se identificam com os marxistas aparentemente as únicas pessoas a fazerem algo a favor da Justiça que acabam perdendo sua identidade
cristã ou seja ele o texto é muito interessante porque tenta mostrar que existe uma intenção dos cristãos que estão envolvidos com com essa questão do evangelho e a responsabilidade social a gente precisa encontrar algum meio de estabelecer a relação entre essas duas coisas sem que seja uma relação que uma elimine a outra certo só que o interessante nesse texto é que ele tenta mostrar que muitos cristãos que tentavam fazer isso percebiam que as análises que os marxistas faziam dessa outra corrente eh digamos assim evangélica que eh era agressiva com relação a qualquer participação envolvimento do
Cristão com a política e começou a perceber que essa essa essa essa avaliação essa crítica tinha um certo eh eh umaa era em certa medida verdadeira ilegítima só que isso fez com que esses cristãos fossem para um outro lado o lado de simplesmente abandonar a identidade com o evangélio abandonar a identidade com com a a a cosmovisão Cristã entendendo que a cosmovisão Cristã ela está para além de toda e qualquer ideologia e ela é que deve formar a nossa maneira de ver o mundo mundo e de de criticar julgar e buscar a redenção das várias
dos vários das várias estruturas de pecaminosidade espalhadas pela nossa Cultura e Sociedade entretanto eh nesse afã muitos simplesmente abandonaram o evangelho e se dedicaram simplesmente a causa social porque simplesmente não acreditam que a pregação do evangelho de fato seja relevante então Note que são aspectos extremamente radicais e polarizados esse documento que foi eh redigido eh em 1980 foi uma mini consulta sobre evangelização dos marxistas presidida por Felipe lefevre eh na Tailândia termina com o depoimento de um líder estudantil da América Latina e que era marxista olha só a declaração dele após se meses de crise
intelectual dobrei meus joelhos diante de Deus isso foi 1971 desde então meu avô e outros jovens líderes comunistas também se tornaram cristãos a reação imediata de meu irmão diante da minha conversão foi isso é ridículo não é contudo 3S anos mais tarde ele também se converteu e agora é pastor todos nós podemos testemunhar que foi a natureza Sobrenatural da mensagem o que nos atraiu a Cristo e não as respostas cristãs de cunho sócio político então em que medida a gente pode poderia nessa história toda perceber que a a gente tá diante de de de pelo
menos dois elementos que a gente precisa entender como eles funcionam para que a gente não possa cair naquela Esfera do ou um ou o outro ou submeter um ao outro né enfim ele apresenta a solução que é a opinião dele como que a gente deveria ver a relação entre cristianismo e política qual seria a melhor maneira do ponto de vista bíblico de conceber a relação entre o Cristão e a política a tese dele é de que fazer o bem é influenciar para o bem as leis e políticas portanto a palavra chave não é obrigar as
pessoas não é ir para nenhuma dess desses polos e dessas saídas mas e ninguém influencia se não for através de um debate de ideias de ideias olha o que ele vai dizer conceito de influência expressiva não é imposição religiosa ou seja nenhum Cristão deveria aceitar essa possibilidade não é omissão ou seja manter silêncio sobre as questões públicas as questões políticas ou seja simplesmente a gente não se posicionar diante delas terceiro não é retirar-se do governo dizer olha isso aí é é terra de satanás meu negócio é ficar dentro da igreja aí acho que a igreja
não tem Satanás não é dedicar-se exclusivamente ao evangelismo ou o quinto ponto não é dedicar-se exclusivamente à política a salvação não está no governo então ele vai dizer que a influência expressiva não pode ser não pode abraçar nenhum desses cinco movimentos então o que é essa tal da influência expressiva de acordo com o conceito de influência expressiva diz o gruden os cristãos devem procurar influenciar o governo civil conforme os padrões morais de Deus e conforme os propósitos de Deus para o governo revelados na Bíblia e devidamente compreendidos ou seja um cristão ele tem padrões morais
e éticos ele tem portanto eh elementos critérios que determina a sua maneira de pensar o que é certo que é errado ou seja o papel dele é de influenciar as pessoas numa sociedade pluralista em que existe a diversidade não é de opiniões em que a diversidade de opiniões não significa que isso ince o debate e não inese portanto a persuasão a prática da persuasão no ambiente pluralista em que a prática da persuasão não é uma prática baseada na violência ou a partir das armas Mas a partir do debate de ideias o Cristão que tem uma
cosmovisão Cristã que tem uma forma de pensar Cristã que tem critérios para falar sobre arte cultura cinema e política ele também pode entrar no debate da esfera pública colocar as suas ideias colocar as suas opiniões e buscar nada mais nada menos do que a persuasão persuadir as pessoas mostrar paraas pessoas que pelo menos o ponto de vista Cristão em relação a cultura sociedade política tem o seu espaço tem a sua relevância a pergunta é quantos de nós conhecemos e políticos evangélicos com essa competência meu a nossa situação é tão brutal que se o cara você
falar para um desses políticos quem é montes ele vai pensar que é um pintor francês e se você falar sobre a teoria dos Três Poderes ele vai achar que alguma doutrina da trindade inventada pelo gruden tamanha é ignorância em termos de assuntos políticos mas o que se procura angariar algum espaço para privilegiar a igreja já fez tudo errado já não já não separou as coisas já não entendeu o evangelho já não aprendeu a dar acesso que é de César e a Deus o que é de Deus já não teve educação teológica básica elementar para poder
influenciar a com a cosmovisão Cristã o debate público Então o que a gente sofre hoje na na verdade é uma péssima representatividade dos políticos evangélicos e a culpa de quem é nossa da igreja que só sabe produzir cantor músico e orador e alguns oradores péssimos só sabe fazer isso Que igreja você conhece que preparou um Missionário para ir pra Indonésia e levou 7 anos para preparar o cara e o cara foi uma benção lá eu conheço muitas pergunta que eu te faço é quantas igrejas Você conhece que preparou um cientista político que pegou um jovenzinho
lá da igreja da comunidade base mas o moleque inteligente e disse assim olha você quer saber de uma coisa a gente vai investir em você porque a gente quer que você seja um cientista político que você entenda sobre política filosofia história geografia química física para que a gente possa povoar as Universidades para influenciar as Universidades com a cosmovisão cristã para as pessoas entenderem que a gente não tá ali para entre pegar um folhetinho dizendo pare de sofrer que a gente tá ali porque a gente tem inteligência e tem saídas muito inteligentes para o problema da
pobreza para o problema da corrupção para o problema da da da da da própria e e legislação tributária uma série de assuntos que a gente poderia entrar a trabalhar mas cara a gente precisa assim como a gente respeita anos trabalhando investindo no Missionário prel na Indonésia e acertar o al para que um cara não faça não é a nenhuma coisa que atrase 10 anos de Missão a mesma coisa a gente precisaria fazer na nossa na nossa Cultura a mesma coisa a gente precisaria fazer na nossa cultura somos péssimos missionários intra culturais a gente é exper
informar os nossos getos nos protegendo da política e do mundo e uma maneira diabólica de nos proteger da política é simplesmente nos afastando nos enfiando dentro do nosso Gueto e construindo Hospital Evangélico Colégio Evangélico e sei lá e roupa Evangélica guitarra evangélica porque tem que ser uma guitarra evangélica uma bateria evangélica tá entendendo enquanto a gente não sair dessa mentalidade pequena e que não faz a gente enxergar a amplitude do Reino de Deus que Como dizia ker que era um pastor foi primeiro ministro fundador da Universidade livre e de Amsterdam não é um homem que
escreveu sobre teologia e política que é considerado um dos juristas mais importantes do direito Holandês esse pastor ele dizia o seguinte não existe 1 cm Quad da existência humana que Cristo o soberano não diga é meu então não existe esfera da cultura que você com a cosmovisão Cristã não possa operar e não possa mostrar a beleza da cosmovisão cristã para concluir as leituras de dois textos que ele se fundamenta todos devem sujeitar-se à autoridades governamentais pois não há autoridade que não venha de Deus as autoridades que existem foram por ele estabelecidas portanto aquele que se
rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu e aqueles que assim cedem trazem condenação sobre si mesmos pois os governantes não devem ser temidos a não ser pelos que praticam o mal você quer viver livre do medo da autoridade Pratique o bem e ela o enaltecer Pois é serva de Deus para o seu bem mas se você praticar o mal tenha medo pois ela não porta a espada sem motivo é serva de Deus a gente da Justiça Para punir quem pratica o mal portanto é necessário que sejamos submissos às autoridades não
apenas por causa da possibilidade de uma punição mas também por questão de consciência É por isso também que vocês pagam imposto pois as autoridades estão a serviço de Deus sempre dedicadas a esse trabalho de a cada um que lhe é devido se imposto imposto se tributo tributo se temor temor se honra honra Romanos 13 e o último texto que faz parte da fundamentação dele de que a gente deve influenciar expressivamente a política porque o uma das teses bíblicas é de que o cristão deve fazer o bem portanto influenciar a cultura é fazer o bem ele
conclui dizendo por causa do Senhor com base em primeira eh eh citando o texto de primeira Pedro 2 por causa do Senhor sujeitem-se à autoridade constituída entre os homens seja o rei como autorid Suprema seja aos governantes como por ele enviados para punir os que praticam mal e honrar os que praticam bem pois é da vontade de Deus que praticando bem vocês silenciem a ignorância dos insensatos vivam como pessoas Livres mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal vivam como servos de Deus tratem a todos com devido respeito Amem os irmãos temam
a Deus e honrem o rei é issso muito obrigado e agora a gente abre para as É isso mesmo eh vamos ter um momento agora rápido de perguntas eu digo rápido porque o Pastor Jonas vai ter que correr para pegar um avião daqui a pouquinho e é por isso que ele não vai poder ficar mais tempo até mesmo para autografar os livros mas antes que eu esqueça e aqui na galeria tá vendendo esse livro aqui o valor é R 15 então se você não tem aproveita para adquirir e aprofundar mais no que foi tratado hoje
mas eu vou abrir PR perguntas e eu vou começar eu mesmo perguntando já aproveito aqui a oportunidade e não vou deixar as coisas fáceis você falou das cinco erros das cinco visões erradas de pensar política Mas tem uma visão que tá ganhando uma certa notoriedade aqui pelo menos no meio reformado é claro que isso é bem menor quando a gente pensa evangelicalismo e que é a teonomia isso e eu queria que você comentasse um pouco e sobre o pensamento teon nómico e por ele não seria uma visão correta das escrituras desculpa você que é doutor
imagin essa pergunta que o a a o o Ronaldo fez ela ela ela permite Inclusive a o ponto aqui de discordância do gruden né para o gruden ele chega a dizer isso com todas as letras ele acha extremamente ingênuo a proposta do Greg bansen e do rus dy rus duny sobre a questão da da teonomia ou seja de que as nossas leis civis as nossas leis em geral elas deveriam se basear eh ou tomar como base as leis da Aliança mosaica portanto aquelas leis que fazem parte do Antigo Testamento da Bíblia elas deveriam normatizar ou
ser a base o pano de fundo da da nossa lei Só que essa é uma leitura muito simplista eu considero simplista do que seria e a defesa do bansen e a defesa do Rush duny mas ao mesmo tempo tem elementos da crítica que o próprio vern poit e o o não só o poit mas o próprio John Frame tem muita muita coisa dele publicada aí acho que nesse volume que ele fala sobre vida cristã ele tem uma análise bem interessante e que ele faz uma crítica dos pontos que seriam eh eh ao ver dele difíceis
de sustentar e que são sustentados pelo pessoal da Visão eh mais teonomia não é de que portanto a as leis civis elas deviam se pautar ou a gente deveria normatizar de alguma forma essas leis ou buscar a influência não só influência Mas o modelo dessas leis nas leis da aliança mosaica não é Ah eu acho que eu fico mais com poetess com John frame nessa questão Eu acho que eu fico também mais do lado do gruden nesse ponto da Leitura eh que vê eh nessa nessa nesse movimento de de de de de vocês eh fazer
a leitura da Aliança a mosaica a base constituição das leis de um país bom tá aberto para perguntas Eu acho que o microfone não sei se chega até aí Marcos mas eu vou tentar e pastor qual o conselho prático Que o senhor daria de como Cristão pode expressar opiniões políticas sem tornar as posições de esquerda ou de direita em Ídolos conceituais opa vou poder continuar a palestra Muito obrigado sua pergunta me dá ensejo para falar a outra metade apce que eu não consegui dar esse livro vai sair pela proedi nova né chama-se visões e ilusões
políticas né escrita por co um livro muito interessante e ele ele diz o seguinte a primeira coisa que um cristão tem que saber que ele tá comprometido com a cosmovisão Cristã de que ele não pode tentar encontrar Salvação em nenhuma posição política seja ela o conservadorismo seja ela o liberalismo seja ela o nacionalismo seja ela eh o socialismo tá entendendo todas essas visões políticas elas podem eh eh e e devem visar o bem não é porque é o que elas buscam Mas elas buscam a partir de princípios que eh são diferentes do da cosmovisão cristã
então ele faz uma apresentação de todos esses posicionamentos políticos depois disso quais seriam os outros dois um é de corte católico que segue lá a linha do Marchal e a outra que vai seguir a linha dos neocalvinismo na economia enfim essa turma não é e que aí a gente teria duas posições baseadas na cosmovisão Cristã e que não se não se identificariam 100% nem com o conservadorismo por exemplo e nem com o socialismo para pensar nas duas nos dois pontos que você colocou eu acho que esse debate sobre direita e esquerda ele é muito complexo
né a gente precisaria perguntar o que é direita O que é esquerda né Às vezes você pode perguntar para para uma pessoa o que que é a direita você fal bom de onde eu tô sentado aí a pessoa vai não é ela pode pensar fisicamente outros vão pensar do ponto de vista político do ponto de vista político Nossa o que é para um é de direito o outro não é de direito enfim é é complexa a situação e eu acho eh muito eh eh pobre esse essa reflexão Quando você põe apenas a discussão entre direita
e esquerda eu acho que a gente tá vivendo um contexto de uma complexidade Eh que que pede para que a gente Pense uma de uma maneira melhor sobre o que seria isso mesmo porque no nosso país a política Não dá para ser pensada dessa forma nem do ponto de vista formal partidário não é não teria essa esse esse posicionamento por exemplo de direita não é bem representado tem falsamente representado não é erroneamente Ou equivocadamente representado mas ele representado acho que seria difícil principalmente partindo do que eu tô entendendo por direita tem um artigo eu não
sei se o Sérgio vai lembrar foi publicado agora pelo André e foi fo publicado pelo tá no site teologia brasileira é o André Venâncio é um artigo dele onde ele levanta a complexidade dessa dessa discussão que eu aconselharia muito a ler mas enfim só para concluir olha o que ele vai dizer toda a visão está sujeita a distorção todas as visões políticas portanto estão sujeitas a distorção e como um cristão ele tem que perceber que cada visão política ela pode se tornar um ídolo e quando ela se torna um ídolo você tá acreditando que vai
ser salvo por aquele ídolo não é toda a visão está sujeita a distorção e damos o nome de Ilusões as visões distorcidas uma ilusão nos dá uma falsa interpretação do mundo mas sua falácia sem nem sempre é imediatamente Evidente para todos ao menos à primeira vista pelo contrário uma ilusão pode ser persuasiva a ponto de convencer um sem número de pessoas que suas pretensões representam a verdade Total ou seja o Cristão porque ele já sabe pela cosmovisão Cristã que não se enxerga ao todo que só enxerga a parte que não se vê Face a Face
mas se vê por espelhos jamais poderia aceitar qualquer posicionamento totalitarista ou qualquer posicionamento que que desse para você a verdade total e que não fosse passível de avaliação de crítica né um outro texto interessante a do tin keder Deus esp ele diz a palavra ideologia pode ser usada para designar qualquer conjunto de ideias sobre um assunto mas também pode ter uma conotação negativa próxima a de uma palavra parecida idolatria não é então aí a gente poderia fazer uma espécie de ideolatria né uma ideologia sendo idolatrada é contra isso que ele tá se posicionando uma ideologia
assim como um ídolo é uma descrição parcial ilimitada da realidade portanto todas as ideologias não vem o todo vem apenas uma parte mas qual é o problema da ideologia a cosmovisão Cristã assume que tá vendo por parte mas uma ideologia ela acredita ela eleva o nível não é da palavra final sobre as coisas ideólogos acreditam que sua escola ou partido tem a resposta real e completa para os problemas da sociedade É como porer diz né o filósofo Cristão francês né Ele disse que toda a ideologia é esquemática ela tenta dar conta do todo e o
Cristão tem que resistir a essa tentação e aí você poderia ler contra a ideolatria um livro da qual você não poderia passar dessa vida para outra sem ler Tem que ler esse livro todo Cristão teria que ler esse livro principalmente porque quando eu li esse livro A primeira vez que eu li eu falei gente tá acontecendo isso no Brasil o Brasil é isso é isso que tá acontecendo no Brasil e ele teve uma experiência muito interessante e descreveu isso da Alegria no leste europeu e na EUR na Europa ocidental e outros ensaios ele diz o
seguinte uma primeira forma de proteção contra invasão ideológica é o pensamento autônomo e aqui não tem nada a ver com aquele princípio de autonomia que sujeito ele ele não se fundamenta em nenhuma crença aqui a autonomia de que ninguém vai pensar por você de que pastor nenhum tem que pensar por você a gente tem que parar com essa essa noção né que vem vem pelo discurso da Fé por mais que apece um cara de chapéu com uma voz meio rouca olhando para você dizendo assim olha se você não tiver fé eu vou ter fé por
você não aceite mas a mesma coisa pode acontecer com o pensamento um pastor intelectual intelectual pode culte pode chegar para você fal ass Eu sei que você não pensa mas deixa eu pensar por você meu filho não não deixe que seu pensamento seja dominado por ninguém pense você os seus próprios pensamentos chegue você às próprias conclusões ouvi um sermão ouviu a palestra de hoje não engula essa palestra isso aqui não pode ser esquemático você tem que pensar sobre isso aqui e dizer eu concordo não concordo você tem que pensar se a nossa cabeça não pode
ser uma cabeça de simplesmente assimilar as coisas e reproduzir as coisas a gente precisa ser liberto disso Olha o que ele vai dizer qualquer ideia vinda de Fora qualquer produto pronto para pensar qualquer moda lançada ciclicamente na cena pública tem de ser pesada com uma suspeição saudável as ideologias são de regra pensamento massificado o sujeito Deixa de ser o proprietário de seus próprios pensamentos seja você Dono dos seus pensamentos não deixa ninguém pensar por você não deixa ninguém te dar um esqueminha para dizer olha essa é a solução paraa tua vida não vence você leia
você a escritura não deixa as pessoas lerem a escritura para você leia você o texto a reforma protestante te deu um presente botou a Bíblia na tua mão isso não significa que você vai interpretar do jeito que você quiser livre interpretação não é a mesma coisa que livre exame é claro que você só vai poder interpretar o que tá no texto não vai poder falar que Jesus é uma chinesa do primeiro século não vai me convencer no entanto a Bíblia foi te dada para você examinar examine não deixe nenhum profeta seja ele um ignorante seja
ele um intelectual não importa quem ele seja que você prove os pensamentos que você mesmo cheg à suas próprias conclusões não deixe ninguém pensar por você não deixe a pergunta dele vai ser a última infelizmente por causa do horário bem apertado pastor ah em cima do texto que o irmão falou do de Romanos a submissão às autoridades fico pensando na ditadura militar no Brasil e o silêncio da igreja dentro desse contexto que o irmão falou e também Bon roffer na no nazismo o posicionamento dele de participar da conspiração contra Hitler como é que a gente
pode encaixar essa essa submissão e de repente esse texto não é o que Embasa a falta de ativismo da igreja né tem que aceitar tá tudo como autoridade instituída por Deus muito boa sua pergunta não é a pergunta é se a gente pode eh se existe em algum momento uma desobediência justificável ao estado né ah sobre o bon rofer tem uma história interessante um dia eu tava num sabe essas discussões de Facebook né todo mundo é doutor no Facebook né aí tava lá uma discussão daquelas cabeludas e eu dificilmente entro em discussão no Facebook dificilmente
furgo como de foge da Cruz tem gente que faz isso muito bem eu não faço muito bem então eu simplesmente só às vezes assisto a discussão e aí teve uma discussão que era muito interessante era uma discussão sobre como pode Bon rofer ter sido um pastor sido Crente e planejar morte de alguém que grande pecado esse homem cometeu aí veio um carinha do nada assim um cara ele não tava na discussão ele apareceu do nada acaba de paraquedas simplesmente colocou embaixo pecado foi el não ter conseguido como eu queria que tivesse mil curtidas aquela frase
Por às vezes a gente tem a ideia de que não bom o texto de Romanos está dizendo que toda autoridade instituída por Deus então vamos nos submeter essa autoridade pera aí pensa nos primeiros cristãos Por que que os cristãos eram lançados às Arenas a Arena para serem comidos por leões martirizados simplesmente não Dizi que César era senhor ponto Exatamente isso Ou seja é uma posição muito semelhante a de Sócrates se você pensar por que ele toma se cuta porque ao mesmo tempo que ele eles vão chegam ali para dizer o seguinte Olha você pode e
ser livre agora a gente quer te livrar os alunos dele os discípulos deles querem querem livrar ele da conção falou assim olha se eu fizer isso eu vou estar sendo insubmisso às leis pelas quais eu me submeti então ao mesmo tempo existe no Cristão que recusa aceitar que o imperador é kirios porque kirios é a tradução do senhor é a tradução é a tradução daquele que é o único que mereceria ser adorado por eles que é a gente sabe Cristo então eles não poderiam se curvar Mas isso não significa que o FAD eles não se
curvaram eles não se submetiam ao suplício não submetiam ao martírio então é claro que quando a gente vai para uma situação como a uma situação limite como por exemplo a do Bon hofer a gente lida com a injustiça e a grande pergunta é que toda a autoridade foi instituída por Deus e o texto também diz que a gente não deve Temer a autoridade mas o texto também nos coloca debaixo de um de uma missão fazer o bem a nossa grande reflexão não tem que ser uma reflexão do Medo em relação à autoridade mas a reflexão
em fazer o bem ainda que para fazer o bem seja se submeter às leis de seu próprio eh eh seu próprio povo sua própria nação então em outras palavras o que eu tô dizendo é que a gente não pode simplesmente partir do pressuposto que diz toda a autoridade FOA por Deus então o cristão ele não pode eh pensar contra o estado ele pode pensar contra o estado sim e ele pode simplesmente apresentar uma opinião que é contrária do Estado isso não significa portanto que ele vai se ser insubmisso ao estado e aí o exemplo do
Bon rofer é maravilhoso porque muitos teólogos simplesmente saíam da Alemanha e é fácil construir lutar contra os alemães fora da Alemanha nazista é fácil você ir para uma universidade né em Nova York ter tudo do bom e do melhor escrever contra o nazismo outra coisa é o cara que também vai paraos Estados Unidos vê toda a situação di assim não não vou ficar aqui não e reconhece que a única maneira dele exercer influência é ele Lutar Pelo bem e aí eu acho que ele dá um exemplo eh Cívico do Cristão e aí obviamente gente minha
posição minha opinião sobre a sua questão não é admite-se o contraditório sem dúvida e o benefício da dúvida Sem dúvida acho que toda autoridade que exercer a sua influência contrá aquilo que a palavra de Deus diz como Cristão tem que sear contigo tô contigo eh queremos agradecer a presença dos irmãos agradecer principalmente pode bater pau agradecer o Pastor Jonas por ter se disposto a trazer luz a um tema tão complicado que com certeza demandou talvez mais dúvidas resolveu algumas mas trouxe outras que não se tinha pensado e que com o tempo com Reflex com estudo
Espero que os irmãos possam dirias mas eu queria orar também orar pelo nosso país pela nossa política e eu queria pedir Pastor Jonas fazer isso pensando no que vem à frente pai querido Nós nos reunimos em teu nome Senhor não como cristãos fora do mundo porque o Senhor nos fez peregrinos em terra estranha sabemos que nosso mundo é outro mundo e que o nosso Reino é outro reino mas o senhor também nos disse não me peçam para que eu os tire do mundo mas sim para que eu os livre do mal e a nossa oração
nessa manhã é livra-nos do mal Senhor do Mal cristianismo das más reflexões das dos equívocos da maneira equivocada de ler o evangelho da maneira equivocada de ler a política da maneira equivocada de l a cultura sobretudo dá aos nossos corações a mansidão de Jesus mas também nos dá autoridade para falar as verdades do teu Evangelho com a convicção que ele merece por ser aquilo pelo qual o Senhor nos salva teu Evangelho é Salvador e a única salvação que a gente acredita para o homem não importa qual seja o seu contexto está centrado em Jesus de
Nazaré por isso senhor ajuda-nos a pensar a complexidade da vida no nosso mundo sem sermos ligeiros a gente quer respostas prontas rápidas imediatas simplistas esquemáticas mas o senhor nos deu a capacidade de pensarmos em primeiro lugar tornando a nossa Mente Cativa não a ideologias humanas mas cativa somente a tua palavra não permita que a nossa mente seja vendida e seja escrava de nenhum senhor de nenhum feitor deste mundo que a nossa mente possa encontrar no lugar mais baixo de Jesus a sua morada que é aos seus pés e para isso para colocar a mente aos
seus pés a gente precisa se curvar dobrar nossos joelhos e para isso a gente precisa ter um senhor e o nosso senhor é o teu Evangelho é o senhor o senhor é o nosso Evangelho o senhor é aquilo que nos salva e que coloca um paradigma um critério para avaliar o mundo e a nossa vida nos ajude senhor a pensar com a Mente Cativa a tua palavra amém n
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