e se você grava qualquer tipo de vídeo usando uma dslr como essa que eu tenho aqui que aqui não tem três e esse vídeo é para você vou te dar dicas para conseguir extrair o máximo dessa câmera para hora de fazer os seus vídeos e Olá seja bem-vindo Albert Este é o canal da nossa escola online de audiovisual a Brainstorm Academy se você quer aprender audiovisual no nível profissional edição de vídeo After Effects como fazer movimentos de câmera e muito mais acesso a nossa plataforma tem o link aí na descrição pra você conferir os nossos cursos online Beleza meu nome é Matheus Ferreira Eu sou professor e diretor da Brainstorm Academy e esse vídeo que você tá assistindo faz parte de uma série de vídeos que nós somos produzindo para te ajudar a fazer vídeos em casa como eu sei que a maioria das pessoas que está fazendo vídeos em casa tem câmeras desse tipo essas dslr Então nada mais justo do que a gente ajudar vocês com esse tipo de câmera tá E assim a gente vai fazer esse vídeo aqui com até três e mais o que eu falar que vale para qualquer câmera de si mesmo estilo seja a t4i T5i t6i e t7i até mesmo 60 70 80 de ou as mais novas como a sl2 e asl3 para esse vídeo eu vou contar com a ajuda de uma pessoa muito especial eu acho que vocês ainda não conhecem que é aí locatica Universal devem estar meu nome é Heloisa Eu trabalho na ver wmv eu vim aqui testar algumas dicas que o Mateus vai dar sobre como gravar vídeos bons é que você comece do zero basicamente e vou eu que vai lá e eu pedi para ela me ajudar justamente porque ela tá trabalhando de casa e ela tem uma três E também e também para mostrar aqui mesmo que você não tenha muita experiência prática com um vídeo que é o caso da Helô você consegue tirar bons resultados com essa câmera também mas vamos começar pelo assunto principal que todo mundo me pergunta quando a gente fala de câmeras quais lentes eu devo usar com esse tipo de câmera bom normalmente essas câmeras acompanha o que nós chamamos de lentes do kit ou seja lentes que vem junto com a câmera na caixa como por exemplo a 18 55mm que essa lente que tá aqui na minha mão ou em câmeras mais recentes a 18 135mm essas lentes são boas sim são boas e elas são bem versáteis por causa dos 11 né você poder é um campo de visão mais aberto em 18 o campo de visão mais fechado em 55 só que é óbvio existem lentes muito superiores em termos de qualidade Ótica Tá mas antes de falar de outras lentes entendo uma coisa importante esse valor Zinho que existe em milímetros aqui na lente chama-se distância focal e definir o campo de visão dessa lente quanto menor o número tipo 18 mais aberto é o campo de visão quanto maior o número como os 55 mais fechadinho é o campo de visão ou seja menos coisas são mostradas na cena Isso é óbvio maioria das pessoas já sabe mas cada distância focal cada númerozinho desse daqui te entrega o resultado muito diferente em termos de perspectiva é diferente do campo de Visão Campo de visão apenas definir o que é mostrado e o que fica de fora enquanto que a perspectiva altera completamente o visual da sua cena para você ver na prática o que eu quero dizer Olha esse vídeo que a gente publicou no Instagram do enxame tutoriais há um tempo atrás perceba co Olá tudo personagem que está sendo filmado é alterado completamente por causa da mudança de distância focal e também veja que o fundo do cenário vai se aproximando do ator conforme a milimetragem vai aumentando por isso é muito importante tomar cuidado com a escolha da lente na hora de gravar os seus vídeos pensa no resultado da imagem que você está buscando de repente uma referência imagina a perspectiva que você gostaria de ter e depois você vai pensar na lente na milimetragem que você vai usar a galera costuma ficar muito focada as eu tô usando a 1855 se eu tô usando a 50 se eu tô usando a 80 pensa mais o resultado da Sena do que na lente tá bom e para gente que tá gravando vídeos com essas câmeras eu sempre recomendo que você tenha lentes fixas sem Zoom Eu particularmente penso assim porque é uma forma de você exercitar sua criatividade afinal quando você tem um é muito fácil você tá parado no mesmo lugar que você quer que ter uma cena diferente você vai lá e aumenta ou diminui o zoom agora quando você tem uma lente fixa é outra estória você tem que se movimentar e para trás Pesqueira para direita para encontrar outros visuais e eu recomendo muito que você tenha a lente 50mm da Canon essa é uma lente Como eu disse sem sun também só tem aqui o anel de foco mas ela tem uma abertura muito grande F 1. 8 e tem uma outra versão dessa lente e também é 50 milímetros Mas tem uma abertura ainda maior em F 1. 4 legal que essas lentes aqui estão bem baratas hoje em dia antigamente era mais carinho mas tá mais acessível essa abertura é grande que essas lentes tem permitem que entre mais luz aqui na hora de filmar e também geram aquele desfoque bonitão no fundo da sua cena Eu recomendo algumas outras lentes ótimas e baratas como por exemplo a 24mm lá quem não ela tem uma abertura bem alta de 2.
8 tem também a que não 10 18mm que é uma grande angular ou seja ela vai ter um campo de visão bem grande é ótimo para você gravar em ambientes pequenos e tem algumas lentes que são bem mais caras mas que entregam é muito superior como lente Sigma e da marca tokina só que tem lentes que chegam a ser quase o preço da câmera e às vezes acaba não compensando mas o box você pode comprar uma lente hoje e vai servir para uma câmera futura que você venha trocar então se você tem bala na agulha na hora de comprar suas lentes não economize pensa que você pode usar em outras câmeras no futuro tá e tem um detalhe importantíssimo a maioria das dslr como até três erro caso tem o chamado fator de crop ou em português a fator de corte olha lente que você tem aí com a sua câmera eu tenho aqui tanto a 1855 quanto a 50 milímetros Você lembra que na hora de encaixar as leis você tem que colocar aqui a marquinha branca da lente na marquinha branca da câmara ou então a marquinha vermelha da lente na marquinha vermelha da câmera certo então as lentes que tem essa bolinha vermelha aqui que você encaixa pelo vermelho elas são influenciadas por esse chamado fator de crop foto de capa Qual é a diferença de tamanho entre um sensor de uma câmera full frame e o sensor de uma câmera e nós chamamos na gíria de cro-pa da como uma Canon T3i da vida a câmera full frame tem um sensor que é maior do que a propaganda mas o que significa na prática quando você usa uma lente que é friend como é o caso das 50 milímetros eu sei que ela é full frame porque ela tem a bolinha vermelha quando você conectar a ela na sua até 13 que é cromada vai haver um corte na sua imagem vai perceber que quando você colocar ela na T3 e a imagem vai ficar mais aproximada como se fosse um um mas não é um zoom tá ela fica mais aproximada do que se você pegar a 1855 por exemplo e colocar aqui em 55mm como é que pode a lente 50mm ficar mais aproximada do que a lente 55mm Então é porque não é um zoom que acontece é um recorte pensa que você tem uma imagem grandona aí até três e por causa desse fator de crop vai lá e recorta um pedaço que tá no centro a Ltda E é isso que acontece por isso quando você for usar uma lente um frame na sua câmera que é cro-pa da a imagem vai ser ampliada em um ponto seis vezes isso vale para qualquer lente que seja com a bolinha vermelha full-frame mais importante Isso não é um zoom tá isso também não quer dizer que por exemplo muita gente fala que quando você usa a 50 milímetros na T13 ela vira uma lente 85mm não ela não vira lente nenhuma ela continua sendo uma 50 mm só que a imagem fica recortada Mas por que que isso é importante que você precisa tomar cuidado na hora de fazer movimentos quando você movimentar a câmera usando uma lente como a 50 milímetros que sofre recorte os movimentos ficam muito mais aparentes E aí eu tô falando de trepidações tropeços movimentos que você não quer que apareça então se você vai fazer movimento de câmera vai gravar Abby Rose tudo mais eu recomendo que você use uma lente mais aberta de 10mm 18mm e o a própria 24 milímetros também funciona você pode até usar a própria 1855 porque ela tem um sistema aqui ó de estabilização tá vendo estabilizar você pode deixar ele ligado que isso Vai facilitar o teu trabalho de movimento você pode ver que ela meio que compensa o movimento e o melhor de tudo é que ela não tem o fator de crop ou seja o 18 é realmente bem aberto bom sobre lenço que eu tenho que te passar é isso nesse momento tá bom Outra coisa muito importante que você tem que saber sobre essa câmera é com relação ao triângulo da exposição ISO Chester e abertura da lente eu vou explicar rapidinho O que é para quem não sabe o que você tem que entender é que a abertura de lente controla Quanta Luz entra na câmera e também controla quando desfocado vão estar as coisas no fundo da sua imagem o tio Speed ou velocidade do obturador controla quanto tempo o sensor da câmera vai ficar recebendo luz quanto mais rápido essa velocidade menos luz entra e também quanto mais rápido essa velocidade o desfoque de movimento vai acontecer desfoque de movimento também chamado de motion Blur é isso daqui ó tá vendo que quando eu mexo minha mão ela fica completamente desfocada não fica muito perfeito aqui né então isso daqui é desfoque de movimento e se eu tenho o cheiro é mais rápido esse desfoque fica menor se eu tenho encher mais lento esse desfoque fica maior e o ISO é a sensibilidade eletrônica do sensor a luz quanto maior o ISO mais clara a sua imagem vai ser mas isso tem um preço como uma coisa eletrônica quanto maior o valor do iso mais ruído vai ter a sua imagem tá bom nessa primeira configuração eu tô usando em 50 mm abertura 1. 8 e existem né porque o isso pode ser mais baixo já que a abertura tava e agora eu estou usando a lente 50mm também mas convertoline 8 e o ISO eu tive que aumentar para 1. 600 para conseguir se livrar abertura com a iluminação e agora coloquei abertura 16 e o ISO 6400 que é o máximo que a minha câmera chega dá pra ver de o número ladinho ruído é o que deixa sua imagem completamente destruída uma qualidade péssima então sempre 20 beleza Mateus Entendi Mas quais valores eu preciso colocar aqui na abertura no chantilly no ISO você sempre vai priorizar as coisas na seguinte ordem primeiro você vai escolher o valor da abertura depois você vai escolher o valor da velocidade do obturador Usher Speed e depois por último você escolhe o valor do iso para você decidir o valor da abertura você tem que saber se você quer o fundo desfocado ou não a gente chama isso de profundidade de Campo Eu imagino que principalmente se tiver Começando na maioria das vezes você vai querer um fundo bem desfocado né então tem uma dica especial para você não coloque a abertura da lente no máximo a tentação é grande de pegar uma 50 milímetros cobertura 1.
8 e colocar em 1. 8 porque você vai ter mais desfoque no fundo certo só que é muito mais difícil de focar Quando você vai filmar alguém pode ser que a ponta do nariz da pessoa esteja focada e o olho não esteja focado acontece se você tiver o movimento de câmera é muito fácil de você perder o foco então eu sugiro que você use sempre em 2. 4 2.
8 3. 2 da minha opinião só aberturas melhor está Mateus eu tô filmando no sol do meio-dia e eu quero deixar o fundo bem desfocado só que quanto mais aberta lente mais luz entra e aí na hora que eu coloco a abertura aí 1. 8 a imagem fica toda branca como é que eu consigo deixar abertura em 1.
8 sem a imagem fica toda branca você tem duas saídas primeiro você pode mudar a velocidade do obturador aumentar ela no caso que aí vai entrar menos luz só que aí você vai ter menos desfoque de movimento ou o mais correto você pode usar o que nós chamamos de filtro ND filtro de densidade neutra fica como se fosse um óculos escuro para lente da sua câmera se põe aqui na frente e ela fica mais escura isso sem perder a profundidade de Campo que você tanto quer ah não Mateus eu quero que tudo esteja em foco não quero nada desfocado beleza é só você diminuir bem e coloca um valor mais alto tipo f-22 f-16 E por aí vai mas tome muito cuidado com sensor sujo tá as vezes que é uma poeirinha ali no sensor da câmera e na hora que você usa essas aberturas vai ficar lá o para um grão de poeira na frente do seu vídeo você não vai conseguir remover isso na edição por isso é sempre importante você ter acessórios de limpeza aí na sua câmera tem um funk funk né aquele negocinho de apertar e sair ventinho para você conseguir tirar toda essa poeira pelos e qualquer outras coisas que possam estar atrapalhando o seu vídeo Tá bom mas enfim se você quer entender melhor como que funciona essa questão aí da profundidade de Campo aí na tela tá parecendo um post da pensar o mercado me pausa e tira um print para você guardar esse post porque ele explica certinho a questão da distância focal e da profundidade de Campo beleza escolheu a abertura agora vamos pensar mexer o cheiro é mais fácil você vai olhar qual que é a taxa de quadros por segundo que você tá usando na sua câmera e aí você vai colocar a velocidade do obturador o dobro do valor dessa taxa você não sabe qual que é a taxa de quadros por segundo que você tá gravando corre no menu quando você tiver no modo de vídeo e vai em moving head size Ali você vai ver a proporção EA taxa de quadros por segundo tem 30 24 e algumas câmeras mais novas têm 60 a 120 por aí vai então se você tá gravando em 30 FPS coloca o obturador em 1/60 se você tá gravando em 24fps você vai ver aí que na câmera não tem 1/48 mas você pode colocar 1/50 que é o mais próximo se a sua câmera tiver 60fps Grava aí em 1/120 essa é uma regra básica chamada de regra do 180 para você ter uma quantidade de só que de movimento bastante natural se você quer menos desfoque de movimento é só você aumentar o share só que isso tem o preço lembra vai entrar menos luz porque o sensor fica menos tempo exposto em uma dica especial se você vai gravar vídeos em slow-motion vê-la 60fps 120 FS Eu sugiro colocar o seu ter no mínimo em duas a 40 1/240 porque aí o seu slow motion vai ficar com muito mais qualidade Visual na hora que você for colocar na edição e diminuir a velocidade dele agora o ISO é complicado sempre Coloquei ele no mínimo possível sinta é só isso só isso mesmo tá eu diria que se você passar de 1.