Curso de C #04 - Variáveis em C

277.25k views4259 WordsCopy TextShare
CFBCursos
Curso de C #04 - Variáveis em C Nesta aula iremos aprender sobre declaração de variáveis em c ...
Video Transcript:
Fala galera beleza professor Bruno voltando com o nosso curso de C mais mais e na aula de hoje aula 4 de c+ mais nós vamos falar sobre variar vamos entender como que funciona esse recurso como que eu declaro uma variável tipos de variáveis que nós podemos utilizar em ser mais mais tudo isso na aula de hoje então o objetivo é a gente entender a trabalhar o que que é uma variável Ok trabalhar com a variável no C mais mais o que que é uma variável entender tudo aí sobre variáveis dentro de C mais mais ok então na aula de hoje logo depois da vinheta [Música] [Aplausos] dando continuidade Então a nossa aula vamos falar sobre variáveis basicamente todas as linguagens de programação utiliza recurso de variá tá isso é extremamente importante pra gente nós temos que entender a fundo o funcionamento das variáveis Porque sem elas os Nossos programas não vão fazer muita coisa interessante não vai fazer nada de especial não eu preciso das variáveis para ter um recurso de troca de informação de armazenamento de informação temporária já que a memória RAM é volátil e armazena somente enquanto o computador tá ligado S isso a variável ela não é um recurso de armazenamento definitivo ela é um recurso de armazenamento temporário se eu quiser gravar o conteúdo da variável eu tenho que executar outra tarefa Tá certo então hoje nós vamos focar nas variáveis mas o que que é uma variável variáveis são posições reservadas na memória RAM para armazenar mento de informações essas posições são reservadas pelo sistema operacional a pedido do programa Ou seja quando criamos uma variável o programa solicita o sistema operacional que faz a reserva de tal espaço na memória pro programa que fez a solicitação esse espaço então é identificado com o nome que é o nome da variável e o programa então pode usar esse espaço para armazenar informações a qualquer momento o programa pode incluir excluir ou alterar informações da variável que de tal forma passa a ser um recurso extremamente importante pro nosso programa que que foi ah é isso aí então a gente sabe já que as variáveis são criadas na memória RAM do computador aqui é um pente de memória RAM e quando eu declaro uma variável automaticamente o sistema operacional reserva uma posição nesse pente de Ram e é para pra gente poder armazenar os nossos dados pra gente poder trabalhar com os nossos dados armazenar alterar excluir tudo aqui na memória RAM basicamente para criar uma variável em ser mais mais a gente precisa seguir um conjunto de regras eu preciso indicar o tipo dessa variável e o nome dessa variável tá indicando o tipo e o nome eu crio a variável o tipo nada mais é do tipo de dados que essa variável vai receber e no C mais mais isso tem que tá bem estabelecido outro detalhe importante é que eu posso criar uma variável com o valor inicial ou não que é um valor padrão o único detalhe é que se eu criar a variável sem o valor inicial sem um valor padrão antes de usar essa variável em algum lugar do programa eu tenho que lembrar de inicializar essa variável antes então criei a variável vazia sem valor padrão antes de usar a gente tem que inicializar com um valor porque as variáveis quando eu declara uma variável o sistema operacional reserva uma posição na memória RAM para ela isso aí já tá definido tá eu não tenho como garantir que essa posição vai estar vazia porque o sistema operacional ele gerencia a memória a todo momento então se eu no momento que eu declaro uma variável ela vai ter um valor um valor que não é não foi controlado não foi inserido pelo programador esse valor carinhosamente nós vamos chamar de lixo é isso mesmo é porque o lixo é um valor que tá na variável que não foi inserido pelo programador é extremamente importante a inicialização da variável que nada mais é do que a atribuição de um valor inicial um valor padrão pra variável os compiladores eles são espertos quanto a isso geralmente quando a gente declara uma variável não inicializa com valor e utiliza essa variável em algum lugar do programa quando compilar o compilador emite um alerta ele fala ó essa variável tá sendo usada mas ela não foi inicializada mas infelizmente existem compiladores que não emitem esse Alerta Então a gente tem que ter um cuidado extremo quanto a isso então basicamente o que eu preciso saber sobre variáveis fazendo um resumo é que são posições que o compilador que que o sistema operacional reserva na memória RAM criei uma variável ele reserva uma posição na memória RAM com um nome essa essa variável é identificada por um nome e um tipo de dados que ela vai receber informei o tipo de dados inform meio o nome o sistema operacional vai reservar na memória RAM esse espaço pra gente sempre que eu precisar incluir excluir ou alterar informações eu posso usar a variável para isso então vamos lá vamos pro compilador vamos ver como trabalhar com variáveis aí em ser mais mais bora então pessoal Estamos aqui no computador Vamos abrir o Dev aqui né pra gente executar nosso programa vamos lá programação Dev quem já abriu o Dev levanta a mão aí né Beleza com o Dev aberto vou iniciar um novo arquivo fonte e vamos pro código básico do programa em c+ que que nós temos que fazer aqui eu tenho que dar um include na biblioteca eo stream I stream certo tenho que indicar o name Space então using using name Space Space STD Ok namespace STD e o int m né o corpo do programa principal Eita F clado aqui tá bom e final aqui o return return zero porque a nossa função principal é do tipo int Então tá aí o nosso esqueleto do programa vamos esqueleto principal né o código básico do nosso programa vamos salvar aqui deixa eu ver se tá na pasta aqui da aula quatro Tá eu vou salvar com o nome aula 4 quro só só aula 4 né aula 4 tá bom extensão já é o CPP Ok bom então vamos começar a falar de variáveis então pela regra que nós falamos de criação das variáveis eu tenho que indicar o qu eu tenho que indicar Vamos colocar um comentário aqui o tipo Ok e o nome dessa variável essa aqui é a regra de utilização básica eu posso eu posso criar também eh além de indicar o tipo o nome eu posso indicar também o valor padrão valor inicial que essa variável vai ter então aqui eu tô usando o igual que nesse caso é um operador de atribuição ou seja estou atribuindo estou inserindo um valor paraa variável n Tá certo no caso aqui né pro nome da variável aqui beleza então vamos lá deixando a regrinha ali de criação Vamos criar nossa primeira variável eu vou deixar no no na descrição desse vídeo Vou deixar um arquivo um link para vocês baixarem um arquivo onde eu vou falar dos tipos das variáveis que nós podemos utilizar em c+ mais porque aqui na aula eu não vou mostrar todos os obviamente tá a o objetivo da aula é fazer a gente entender como funciona a utilizar declarar uma variável tá e a gente não precisa perder o tempo e falando todos os tipos de variáveis porque senão vai ser bobagem tá vai ser um tempo perdido e sem necessidade a gente pode focar diretamente na criação das variáveis como é que funciona então eu recomendo que após a aula vocês baixem esse arquivo que o link vai est na descrição desse vídeo Tá certo para poder entender mais dos tipos as características dos tipos das variáveis aí de c+ mais tá bom Beleza então então a primeira variável que nós iremos criar ela é uma variável do tipo inteira então a gente declara assim ó int Ok eh que é o tipo o nome da variável no caso aqui eu vou chamar essa variável de vidas e ponto e vírgula Encerrando o comando essa aqui é a declaração básica e é uma variável do tipo inteira então ela vai rece vou colocar um comentário aqui ela vai receber números do tipo 10 e que mais aqui 25 100 1000 2000 3000 enfim zero números inteiros Tá certo negativo também tá bom joia Vamos criar uma outra var Então vou chamar aqui vou colocar do tipo char que é o tipo caracter e essa aqui vai ser vou chamar de letra ok uma variável do tipo char ela recebe uma letra um caracter ela tem tamanho de um by então recebe um caracter de o tamanho de um byte ok que é uma letra Ok então posso colocar assim por exemplo letra B letra B ok Lembrando que o char a variável do tipo char o caracter vai ser inserido com apóstrofo Ok Esse é o caracter aqui para indicar que isso aqui é string do tipo char tá bom outro tipo de variável ã Double ou Double né o Double é a variável que vai receber um numeral com casas decimais um numeral do tipo real por exemplo 2,5 É isso aí são caracteres do tipo Double Então deixa eu ver o nome aqui para essa variável decimal Vou colocar aqui ó [Música] decimal então exemplos aqui para variáveis do tipo Double ã 2,5 por exemplo tá isso aqui é um caracter que nós vamos inserir eh pro tipo dou um outro detalhe importante aqui é que nós temos também o tipo float tá vou até chamar aqui de decimal 2 O que que é o tipo float ele é idêntico ao tipo Double porém ele tem uma precisão menor tá só um exemplo aqui suponhamos que eu Realizei um cálculo e o resultado desse cálculo foi aqui pro dou 2 v eh 499999 o Double eh iria aceitar essa precisão por exemplo tá se eu tivesse trabalhando com float o que que ele ia fazer ele ia converter aqui para 2. 5 por exemplo que ele tem uma precisão menor tá isso é só pra gente entender a diferença aqui da precisão do double pro FL então eles são do mesmo tipo real eles vão receber números com casas decimais só que a precisão do double é maior do que a precisão do float tá E e lembrando aqui ó o separador decimal aqui não vai ser Vírgula é ponto ok beleza que mais aqui buano uma variável importante pra gente um tipo importante pra gente o Bull que é por exemplo verdadeiro ou falso É um tipo muito simples que ele ou recebe verdadeiro ou ele recebe falso então por exemplo vou criar uma variável que eu vou chamar de Vivo se um jogo por exemplo jogador tiver vivo vai ser representado pela variável vivo com valor true o que que é true true é verdadeiro ver deiro verdadeiro Opa verdadeiro e false false que é falso representação de True false FL não né Pera aqui ó false verdadeiro ou falso tá bom e internamente como que ele representa verdadeiro e falso zer e 1 tá verdadeiro é um e falso é zero então o tipo de variável que nós vamos Us usar mais em testes condicionais para verificar por exemplo a condição da variável ok e por último aqui que nós vamos falar aqui na aula nós vamos falar do tipo string o que que é o tipo string é uma variável que vai receber um texto Então diferente aqui do char o string recebe um texto maior o char recebe somente o um caracter tá bom o string não o string recebe um texto maior e a string aqui dessa variável dessa variável vai vir entre aspas então por exemplo aqui ó posso colocar dentro de string um texto maior posso colocar ali Bruno ao invés de somente a letra B Ok um detalhe interessante aqui só ressaltando isso aqui e por exemplo eu posso colocar e mais caracteres aqui na variável char basta eu fazer isso daqui ó deixa eu fazer um um um exemplo aqui ó char por exemplo por exemplo letras se eu quiser colocar um texto basta eu fazer isso daqui ó coloco esse tamanho aqui isso aqui passa ser um vetor tá e eu posso colocar um texto Dentro da variável letras com até 20 caracteres eu não vou especificar isso aqui agora não vou deixar isso aqui para quando a gente estiver vendo vetores vetores e matrizes tá porque pode confundir um pouco a cabeça de vocês eu vou deixar para texto eu vou deixar por enquanto somente o tipo string mas só ressaltando que eu posso fazer isso aqui e colocar um texto aí dentro da da variável do tipo char tá cada letra vai ficar em uma posição do vetor mas eu não vou dar muito detalhes eh disso agora não que o nosso objetivo é aprender a trabalhar com as variáveis muito bem então eu criei aqui quantas aqui ó 1 2 3 4 5 6 variáveis tá todas sem valor padrão nenhum o Dev como é um compilador esperto aí eh quando a gente utilizar por exemplo a variável vidas Se eu pedir para imprimir aqui o valor da variável vidas ele vai imprimir o zero porque ele verifica ele sabe que a variável não foi inicializada e para não deixar lixo dentro da variável quando a variável não foi inicializada e a gente utiliza a variável ele coloca o valor zero Tá certo no caso ali de de de inteiro né então ele é mais esperto aí Antigamente os compiladores mais antigos principalmente só de c não fazem essa verificação não tá eles vão imprimir o lixo mesmo mesmo conteúdo da variável Tá bom mas a gente tem que ficar esperto quanto a isso então isso tudo aqui é uma cria é uma forma de criação padrão das variáveis tá eu posso utilizar esse segundo método aqui ó já inserindo o valor da variável então aqui para vidas por exemplo eu quero inserir aqui o Criar e já inicializar com o valor zero Então faço isso aqui ó vidas recebe zero essa aqui é a declaração da variável já com o valor padrão inicializando ela aqui com valor zero a mesma coisa eu posso fazer pro tipo char então vou falar aqui ó que letra vai ser inicializada com Ah o caracter b beleza decimal aqui decimal eu vou inicializar decimal com o valor eh 5 ponto ponto 2 ok a mesma coisa pro decimal 2 aqui né decimal decimal 2 eu posso colocar 5. 2 aqui também que as duas são iguais né a diferença aí vai ser a precisão tá bom vivo aqui eu quero iniciar o meu jogador aqui com o valor vivo né inicia o jogo vivo então eu falo aqui que vivo recebe true tá em um teste condicional Se eu pedir por exemplo para imprimir e o valor de vivo ele vai imprimir um no caso ali do true Tá certo e o nome aqui recebe uma string vai ser o meu nome aqui então inicialize todas as minhas variáveis vamos salvar aqui compilar e para ver se não vai dar erro nenhum deixa eu ver ó zero erros tá vendo compilou executou o nosso programa só que ele não imprime nada né Ele simplesmente declara as variáveis e inicializa essas variáveis com esses valores padrões vamos imprimir o valor dessas variáveis vamos usar aqui o c para isso né C então eu quero imprimir primeiro aqui ó o valor da variável Vidas Mais / n Ok vou até copiar esse comando aqui pras variáveis 1 2 3 4 5 6 então cont control c 2 3 4 5 6 só mudar o nome da variável essa aqui vai ser a variável letra essa aqui eu vou imprimir a variável decimal ã decimal vou imprimir decimal dois não que é a mesma coisa tá vou imprimir aqui Vivo Vivo e aqui nome então não precisa desse último aqui vamos salvar com o c Então dessa maneira e eu indicando aqui o nome da variável gente aqui eu não tô imprimindo texto vidas eu tô imprimindo valor da variável vidas Tá certo vamos ver isso compilar e executar nenhum erro então foi o que ele imprimiu aqui para mim ó imprimir valor da variável vidas que que é zero tá aqui imprimir o valor da variável letra O que que é b aqui variável decimal 5.
2 variável Vivo Vivo true então ele imprime um beleza nome o nome digitado Bruno Ok Então olha que fácil gente fazer a impressão dessas variáveis eu posso colocar um só ok para facilitar minha vida aqui prefiro fazer separado tá porque dá uma visão melhor mais fácil pra gente trabalhar mas eu posso fazer um C só quer ver ó vou tirar aqui e colocar um sal só para imprimir tudo tire esse c aqui E esse último sal aqui então olha só tô imprimindo e imprimi conteúdo da de vidas mais um uma quebra de linha mais o conteúdo de letra mais uma quebra de linha mais o se conteúdo de decimal quebra de linha conteúdo de vivo quebra de linha conteúdo de nome quebra de linha Beleza vai dar mesma coisa olha aqui ó imprimir lá tá vendo exatamente a mesma coisa com um C só ok muito bem ã bom ali nesse caso eu tô inicializando as variáveis com aqueles valores ali que eu tô considerando valores padrões E se eu quiser atribuir valores do teclado às variáveis Então nós vamos usar ao invers do C nós vamos usar o comando C in out é o saída né Eh e in é o entrada então vamos ler um valor do teclado e adicionar esse valor na variável vidas Então vamos lá vamos escrever aqui né ser Alt primeiro aqui pra pessoa saber o que que ela tem que digitar né então vou colocar aqui ó [Música] Digite o número de vidas sem acento ali mesmo tá escrevi aquilo al na tela e agora vamos capturar o que foi digitado no teclado então C C ler do teclado e armazenar onde em vidas olha fácil o c usa aqui os caracteres de e Menor tá vendo o cin usa os caracteres de maior Tá ok menor menor maior maior então eu escrevi isso aqui na tela li o valor digitado no teclado e armazenei na variável vidas vamos lá C C O qu dig uma letra Ok escrev digite uma letra e vou ler do teclado e armazenar na variável letra muito bem que que é a próxima variável digite um valor V colocar aqui dinheiro por quade dinheiro dinheiro OK vai ser por exemplo a quantidade de dinheiro que um personagem tem em um jogo por exemplo então C decimal ok que é o nome da variável muito bem qual que é a próxima ali Opa apaguei aqui a próxima é Vivo enfim o Vivo eu não vou colocar valor né porque não faz sentido nenhum eu adicionar aqui eu no teclado um valor pro Vivo para para pro bolean true ou false Ok então vou direto pro nome aqui ó digite seu nome se vou ler conteúdo do teclado e armazenar na variável nome Então olha que fácil deixa eu começar esse sal aqui agora com barra n né uma quebra de linha e depois ele imprime os valores da variáveis muito bem vamos salvar e executar aqui ó compilar e executar né opa deu um erro aqui ã deu um erro aqui por o que que faltou aqui ele tá falando aqui pra gente ó esperado ponto vírgula antes de seim muito bem na linha 24 linha 24 é porque faltou o ponto e vírgula aqui no final salvando compilando e executando muito bem Digite o número de vidas Então vou colocar aqui vidas 50 digite uma letra vou colocar T dinheiro 25. 000 5000 digit seu nome Bruno vamos pressionar o enter e ele vai pular aqui pro sal Aliás ele tá aqui né ele vai pular para esse sal aqui onde ele vai imprimir os valores das variáveis vamos ver enter Ok exatamente o que que ele fez ó primeiro ele imprimiu aqui ó conteúdo da variável vidas que eu digitei 50 a letra que eu digitei o t o dinheiro que eu digitei o 25. 000 e o nome que eu digitei mesmo foi o nome Bruno então notem que as variáveis foram inicializadas com valores por exemplo vidas foi inicializada com valor zer Tá mas na hora de imprimir ele imprimiu o valor 50 por qu ele inicializou com o valor zero mas depois eu li um conteúdo do teclado e substitui o valor que estava lá em vidas ao invés de zero eu tenho o valor que foi digitado do teclado a mesma coisa com as outras variáveis Tá certo então olha que fácil tá vendo olha como é que é simples a gente fazer a o uso de variáveis aí em nosso programa então a qualquer momento eu posso mudar os valores das variáveis tá então eu posso vir aqui por exemplo ó de novo aqui ó falar vidas recebe 100 tá vou fazer só com vidas aqui ó qualquer momento eu posso alterar o valor da variável no nosso programa Ok então quando a gente eh eh eh eh por exemplo ele inicia vidas com com zero eu vou falar aqui ó número de vidas 50 Ok vou continuar digitando aqui 10.
000 nome Bruno Ok quando eu pressionar o enter Qual o valor que vai ele vai imprimir aqui pra variável vidas ele vai imprimir o 100 a variável inicializou com o valor zero eu atribuí o valor 50 mas depois eu vim aqui e mudei o valor para 100 então quando eu pressionar o n ele vai me falar aqui que em vidas eu tenho o valor 100 tá vendo gente que que fácil que simples que é a utilização de variáveis é muito simples não tem mistério tá então é isso daí na aula de hoje nós falamos aí das variáveis vimos aí como declarar uma variável e como utilizar essas variáveis tanto na escrita como capturando um valor do teclado e adicionando esse valor pras variáveis Ok eu posso misturar textos aqui também ó por exemplo eu quero imprimir só para encerrar aqui ó vidas né Opa passei pro final aqui ó letra ok aqui dinheiro dinheiro joia aqui Vivo Vivo no caso sim né que é o um e e nome ok então posso misturar aquele tanto de texto ali com as variáveis vamos ver aqui deixa eu comentar esse vidas aqui isso aqui gente eu não falei sobre isso aqui ainda não mas deixa eu falar agora isso aqui é um comentário é um bloco de comentário quando eu coloco isso aqui na frente do comando o ador não interpreta aquele comando então aquele comando passa a ser um comentário todo comando que tiver assim isso aqui ó ele transforma em um bloco de comentário e não executa aquele comando Tá certo então o barra barra é o comentário de linha simples e eu posso fazer assim também ó sim barra asterisco e no final barra Então nesse caso aqui é um bloco de comentário grande eu tô comentando várias linhas inicio aqui com barra asterisco e finalizo com asterisco barra tudo isso aqui é comentário tá para eu não precisar comentar linha por linha se eu quiser comentar um bloco de texto maior eu coloco ali o aqui ó o Aster o barra asterisco para iniciar e finalizo com o asterisco barra isso aqui é bloco grande se for uma linha só é o barra barra simplesmente Tá certo então blocos de comentários comentários de múltiplas linhas comentário de uma linha bom então comentei aqui e o comando aqui onde eu atribuo o valor 100 em vidas vamos compilar e executar aqui e agora ele vai usar o valor que eu digitar por exemplo vidas 5 letra B dinheiro 00. 000 e nome colocar Bruno aqui mesmo joia olha aqui ó ele imprimiu tá vendo não só o valor das variáveis imprimi o texto aqui ó vidas 5 letra B dinheiro 550.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com