e vocês não vão com dos Beattles falaram [Música] e eles provem estão errados não Por mais que o amor seja a coisa mais maravilhosa do mundo você é obviamente precisa de mais do que isso para ser feliz né de uma série pelo menos acesso aos três primeiros filmes do Shrek 1 Ah tá vamos supor que você vir em Atenas na Grécia antiga o ano é 430 anos de Cristo e a gente está no grande governo do Péricles é isso quer dizer que você tá vivendo na era de ouro de Atenas literalmente o auge da maior
potência cultural política artística filosófica arquitetônica da antiguidade Uber servir Sócrates Platão Aristóteles esquilo programador que inventou a tragédia e também sófocles o criador daquela famosa história do Édipo que o primeiro comedor de caso a basicamente embora essa casa da força e depois da própria mãe dele né o que é bem ruim enfim vários outros nomes e coisas incríveis ser um cidadão ateniense nessa época significava com a sua vida não é nada mal tipo nada mal mesmo Você acorda confuso e sem roupa na verdade está sem roupa é a razão de você estar confuso o seu
que estão aquele pedaço de cortina que eles enrolavam no corpo e a última moda naquela época não estava por perto e tentar lembrar da noite anterior era um convite é a dor de cabeça bom não faz mal É só colocar outra depois você acende um incenso no tempo que você tenha e derrama um pouquinho de azeite para os Deuses para que os protejam tanto a sua família Quando os escravos que moram com vocês porque eles também são importantes um deles a inclusive te ajudar a trabalhar o dia todo na sua modesta a plantação de azeitona
de tarde você vai até o mercadinho que fica na praça pública da cidade chamada de agora um local movimentado onde acontecer muita coisa e todo mundo valoriza muito o tempo presente o aqui eo agora você compra algumas verduras que tava faltando e percebe que ainda tem um pouco de tempo livre Que tal levar sua família no teatro tem uma peça famosinha exibição que você nunca assistiu aquela Édipo Rei o primeiro como quando aparece acaba você Tô tão emocionada com a história trágica do Édipo que nem percebe que ao final da peça dois amigos se aproximou
e falam que essa noite também vai ter outra festa na casa de um deles você não entende muito bem do que eles estão falando e só recusa o convite tem certeza um deles falar bem perto do seu ouvido seria bem ruim se eu dissesse para sua mulher e Filhos porque eu sei o que então voltou para casa totalmente enlameado a noite passada você não acha se você exclama confuso só que Flash de lembranças dispersos começam a cintilar na sua cabeça e você percebe que ele não tá brincando se afastar agradável o vinho da melhor qualidade
e tem até música ao vivo olha só mas não dele se importa porque independente do que aconteça você dessa vez vai ficar pouco tempo primeiro pelo bem-estar do seu kiton mas principalmente porque amanhã é o dia mais importante da sua semana amanhã é o dia da Eclésia e a Eclésia a assembleia Popular que discutirá basicamente tudo geralmente algum tema em pauta mas todo mundo podia expôs sua opinião e propor alguma coisa específica que depois ela voltada e decidida casa uma volta fosse o que deveria ser feito na cidade você poderia dizer que tá faltando escola
outro poder dizer que deveriam construir um hospital e outro poder dizer para fazer estágio afinal não dá para fazer a copa do mundo com aspecto todos os cidadãos estão convidados a participar das reuniões que elas eram tão intensas que duravam o dia inteiro o que é no mínimo impressionante e mostra como eles levavam essa ideia de cidadania de forma muito mais séria e profunda do que a gente está acostumado a própria noção de cidadania foi ao que eles encantaram assim como a ideia de propriedade privada que algo tão encravado na nossa vida que é difícil
imaginar como poderia ser a vida antes disso antes das ideia do que é meu e do que é seu sério você consegue mais não bom mas existe um terceiro grupo de coisas outras coisas que não são minhas nem suas são nossas e os gregos também neutrões a noção do que é G1 um exemplo se eu entro na sua casa sem te conhecer Isso é um absurdo um crime é uma invasão de propriedade mas ao mesmo tempo todo mundo pode entrar na rua quando vai entender porque ela nem minha nem sua ela é comum porque pertenciam
a uma comunidade e não ao indivíduo louco né Isso quer dizer que foi ali na Grécia antiga que primeiro se definiu mais claramente a divisão entre a esfera pública EA privada mas como você vai imaginar essa divisão mudou muito ao longo do tempo e talvez não exatamente para melhor e quem se interessou muito por isso daí esses conselhos foi uma grande filósofo política do século 20 que não gostava de ser chamado de filósofo política mas que era isso que ela era desculpa Ana quer mandar Hannah arendt se vocês quiserem Depois eu explico porquê que ela
não gostava de ser chamado assim eu acho que tá um pouco engraçado em 1958 ela publicou um livro chamado a condição humana cujo objetivo ela disse que era simplesmente entender o que estamos fazendo ou seja entender o que a gente encontra um agrupamento de indivíduos tá fazendo Quando resistência e para entender o que ela pensa disso a gente tem que conhecer Três Conselhos importantes esse livro que são as três atividades que parem fazem parte da vida humana ativa as três coisas que você faz se você é um ser humano que vive nesse mundo a primeira
turma é o trabalho Claro ó vida miserável brincadeira o trabalho é tudo que a gente faz para garantir a subsistência o nosso corpo é o que a gente faz para suprir nossas necessidades físicas e a sobreviver faz sentido né a segunda é obra que é tudo aquilo que a gente produz e passa a fazer parte da civilização então é a arte a ciência são todos os campos do conhecimento possíveis a música etc esse vídeo aqui por exemplo e também a casa onde você tá agora o computador que você está usando tudo isso faz parte da
civilização e tudo isso é obra de alguém [Música] é a terceira mais interessante e a mais abstrata que é a ação ela é a única dessas três atividades que não é mediada por coisas externas e acontece só entre as pessoas porque de modo geral é através da ação que você revela a sua identidade e o que é a sua identidade É a sua história vivida as suas opiniões e as coisas em que você acredita então revelar essas coisas para os outros é permitir que eles saibam quem você é Ah beleza então se você é um
ser humano que vive nesse mundo você trabalha você cria coisas e você age certo bom mais ou menos porque assim dá para viver sem trabalhar né o sítio gardelli estão aí para isso e você também não precisa produzir nada para civilização pessoalmente eu acho que todo mundo deveria passar pela experiência de criar alguma coisa eu acho que é algo muito importante independentemente do que sejam mas assim Tecnicamente você pode viver apenas como um consumidor sem problemas no entanto viver sem ação seria viver fora do espaço entre as pessoas viver sem ser conhecido nem reconhecido e
parente isso deixaria de ser uma vida humana para ela a ação está relacionada com o próprio ato de nascer porque quando a gente nasce esse Nascimento nada mais é do que a aparição física de um novo organismo no mundo mas é só quando você age e as pessoas começam a conhecer quem você é e de reconhecer como um indivíduo diferente é que esse Nascimento é consolidado os romanos é um pessoal que entende isso muito bem para eles a própria noção de viver era definida como Inter hominis S estar entre os homens e morrer seria Inter
homem desse Nery deixar de estar entre os homens então a vida humana só pode acontecer no espaço entre as pessoas e deixar de estar nesse espaço é como deixar de estar vivo o botão da Grécia Antiga a nossa original de cidadania tava exatamente vinculada a esse nascer de novo participar das eclésias era recebeu uma nova esfera desistência uma resistência política que não era virar Deputado o senador né algo do tipo mas só ter a chance de falar sabe até a chance de participar das coisas ter uma voz relevante que pode de fato intervir no mundo
comum que eles compartilhavam e eles tinham duas palavras para essa divisão entre público e privado o homem tu público das coisas comuns eram que em um enquanto o âmbito privado as coisas do indivíduo era o idioma dentro do coi não tava ação a oportunidade de propor coisas diferentes ser ouvido e reconhecido pelos seus pontos de vista era essa a vida pública dos cidadãos era isso que eles faziam juntos enquanto comunidade aquilo que eles faziam separado usar o que tava no idioma na vida privada e o que tava no idioma era o trabalho cada um tinha
sua ocupação em geral do que precisava Para Viver e sobreviver com a sua família a palavra idiota que a gente usa hoje em dia vende Dion e na época servia para designar as pessoas que não se importavam com a vida pública só com a vida privada essas pessoas abriram mão de participar de decisões que afetavam elas mesmas e também de uma parte muito crucial da sua própria vida que só é possível quando a gente está entre os outros ouvindo isso é no ouvido E aí É mas chega os gregos a pergunta que importa é como
essas coisas estão organizadas na nossa vida certo o quê que mudou desde então e como isso afetou a nossa vidinha movido a café Netflix e essa é uma ótima pergunta [Música] se a gente quer falar de felicidade é quase impossível não falar de liberdade então talvez eu tenho que fazer uma das perguntas mais clichês da história humana você se considera livre se eu fizer isso eu acho que algumas pessoas podem dizer que sim eu posso fazer as coisas que eu quero eu tenho o poder de escolher o sal meu tempo da forma que eu quero
ir na real só tô vendo esse vídeo agora porque eu posso usufruir da minha liberdade certo outra pessoa só responderia com outra pergunta o que você define como Liberdade a bola liberdade para isso algum intuitivo Será que ela é realmente Apenas não ter alguém te dizendo o que fazer com uma arma na sua cabeça A análise dia que não ela diria que essa é uma definição negativa de liberdade porque se baseia na negação ou na ausência de outra coisa no caso da opressão ser livre é não ser Oprimido é estar livre de qualquer tipo de
forças opressivas de forçando a fazer o que você não quer ou te impedindo de fazer o quê Vou secar oi para ela e solta mais para libertação do que liberdade e ainda que está liberto e o forças opressivas sejam requisito muito importante isso não significa que você é livre e a liberdade não pode ser entendida como A negação de outra coisa e sim como algo positivo como a presença de alguma coisa do que bom para ela a possibilidade de começar algo novo a possibilidade de intervir no rumo das coisas se isso te lembra que eu
falei sobre a ação você tá certíssima você tá certíssima porque as duas coisas são indissociáveis para Norte e fato Liberdade pode ser definida como o direito ou oportunidade de agir e agir vem do latim agerio que significa colocar alguma coisa em movimento e colocar alguma coisa em movimento é mudar alguma coisa de lugar agir então é mudar alguma coisa é fazer alguma diferença tá ligado e a oportunidade de mudar alguma coisa era o que cada cidadão grego recebia lá nascer Clarice por exemplo e o contexto público aquilo que eles faziam enquanto comunidade supria não suas
necessidades físicas mas a sua liberdade se a gente pensar por essa perspectiva fica um pouco mais turva a visão de que a gente é livre para mim o a liberdade ação cidadania são todas as coisas relacionadas e que só fazem sentido no contexto público na organização da nossa vida comum junto com os outros é impossível ser livre sozinho seu ouvido sem ter ninguém para te ouvir Ser Reconhecido sem ter ninguém para te reconhecer o homem é um animal social talvez já tenha ouvido essa frase ela é bem famosa e bem antiga foi Aristóteles que diz
ela mas ela não foi bem isso que ele disse o termo que ele usou foi zoon politikon o animal político a gente vê essas duas versões da frase por aí como se ela significar assim a mesma coisa mas isso não é verdade significado original de política envolve coisas como liberdade e Ação a mera socialização o simples convívio não ao suficiente falar não é o mesmo que ser ouvido ser ouvido não é a mesma coisa que ser reconhecido estar presente não é a mesma coisa que ser uma presença relevante E aí Sara pública ela tem um
certo poder tá ligado ela contém as coisas que a gente faz junto que estão à mostra expostas em público e por isso ela carrega uma certa luz a luz pública e uma coisa muito doida acontece quando os seres humanos se reúnem para fazer alguma coisa juntos que é ele ficou muito mais naquilo que eles alcançam coisas incríveis a palavra grega para isso era arte que significa Excelência em outras palavras a luz pública permite alcançar a excelência e na Pólis grega à luz pública estava direcionada para a ação era nela que tava nossa criatividade a nossa
dedicação quando o cidadão ateniense sair da privacidade do celular e e aproveita pública era para exercer a sua liberdade e trilhar um caminho juntos é mas onde está essa luz hoje o que é que a gente faz junto enquanto sociedade a partir do instante que a gente sai da nossa casa e ADN entra a bolha pública Talvez você tenha adivinhado que não é mais oração é o trabalho sim o trabalho atividade humana responsável pela subsistência tá ligado que lá na Polis grega tava no âmbito privado o trabalho hoje é basicamente quem a gente é uma
das primeiras coisas que você pergunta quando conhece alguém é o que que você faz no que você trabalha de qual forma você contribui para nossa enorme unidade produtiva que é o país bom e o que a gente chama ele sociedade e vira a simples organização do processo de sobrevivência é isso que acontece quando o trabalho ver o centro da vida pública aquilo que a gente faz junto Oi e a gente acaba estranha muito bom nisso tá ligado o trabalho passa a usufruir da Claret da Excelência essa coisa que a gente alcança quando a gente se
em um objetivo como isso é muito perceptível né as diversas especializações nos diversos Ramos de carreira as incontáveis inovações todos os dias sempre achando uma nova forma de ser mais produtivo de produzir mais e vender mais de consumir mais de enriquecer mais EA política que era para ser a nossa liberdade de se reunir para agir juntos decidir as coisas vir uma coisa existente tudo que a gente faz em relação ao discutir e decidir o futuro é voltar uns caras que a gente nunca viu na vida que prometem que sempre as mesmas coisas a gente nem
tem o direito de opinar sobre o que é feito não de uma forma que importa no que vai fazer diferença né Independente de Quantos likes tem o seu Twitter criticando algum político atrofia do âmbito político é uma das tendências objectivamente demonstráveis E aí bom então a gente chega no ponto onde o animal político foi impedido de fazer política é impossível fazer isso se a luz pública tá virada para outro lugar se a política virou uma engrenagem rígida na cor gente não consegue fazer mais nada além de acordar todo dia se conformar a pagar os impostos
e trabalhar e essa é a tal da sociedade de massas né que apenas um outro jeito de dizer que a individualidade morreu porque ninguém tem a chance de fazer algo diferente todo mundo a recém ninguém é realmente Livre E é claro que isso empobrece as relações humanas né a gente deixou de construir coisas juntos de ouvir seu ouvidos como objetivo maior do que só ganhar dinheiro a gente se tornou um indivíduo atomizado conformado e sim Solitária é a vitória do animal laborans do Marx sobre o animal político essa visão do homem como um animal que
elabora um animal que trabalha e pronto nada mais que isso mas vida é muito mais do que isso né a vida humana é muito mais o que garante a nossa subsistência e acumular riquezas não nos colocar numa organização que ignora que a gente precisa de muito mais do que isso enquanto seres humanos de Que Nem só de pão e circo vive o homem acaba deixando a gente com buraco Oi e esse buraco é um pedaço que falta na nossa felicidade hoje no ensaio ação e Busca da Felicidade a Anna cito um trecho de uma carta
do Thomas Jefferson para o João Addams 2 os fundadores da Democracia americana na cor estão comentando em tom de brincadeira sobre a morte Ele termina essa carta dizendo que nos encontremos novamente em congresso nossos antigos colegas e possamos receber com eles o selo de aprovação muito bem bons e fiéis servidores públicos área de comenta que por trás da ironia está a cândida admissão de que avisem congresso as alegrias do discurso da legislação dos negócios elevados de persuadir e ser persuadido era uma antecipação da Felicidade eterna por ver foi um estado do Espírito muito semelhante e
com a mesma disposição que Sócrates em uma passagem famosa sobre as chances de uma vida após a morte confessou francamente e que tudo que ele poderia pedir era por assim dizer Mais do Mesmo nenhuma Ilha dos abençoados e nenhuma vida de uma alma Imortal que seriam completamente diferentes da vida do homem mortal mas o encontro no Ares com seus ilustres antigos colegas Orfeu e Museu hesíodo e Homero os quais eles não tinham podido conhecer na terra e com quem ele gostaria de ter participado daqueles interminável de diálogo de pensamento dos quais ele havia se tornado
o mestre Sem dúvida ele também adoraria ter recebido com eles o selo de aprovação E por que isso era tão claro para essas pessoas porque essa liberdade está entre as outras pessoas ser ouvido por que isso era tão importante para elas porque que os gregos achavam que é ser a parte mais importante das suas vidas a ponto de abdicar muitas coisas por isso a resposta fica cada vez mais clara é porque ali naquele espaço ele se importavam a cada um deles individualmente Podia colocar as suas ideias e contribuir para condução daquela sociedade é impossível não
se sentir relevante fazendo algo assim [Música] e talvez você já tenha experimentado alguma forma rudimentar desse sentimento talvez na escola você participou de um trabalho elaborado alguma apresentação em que você e o seu grupo se dedicaram muito por muito tempo discutindo e chegando junto com o melhor caminha e outra vez o Senhor momento tenha feito algum tipo de trabalho voluntário para ajudar a comunidade quem já teve experiências desse tipo sabe o com recompensadora experimentar o sentimento de que você importa de que você tá limpo as outras pessoas participando da construção de algo maior que cada
um de vocês é esse o sentimento e o desejo de um animal político Aristóteles tava falando atrás a necessidade de falar a necessidade de ser ouvido de ser relevante que vai muito além de meramente ser social e essa é uma necessidade bem difícil de ser suprida numa sociedade que coloca o trabalho com o centro da vida pública como centro das coisas que a gente faz junto enquanto comunidade é porque mano não tem como é o mesmo e do Buzz Lightyear na prateleira tá ligado ele se importam comigo é só importante para a empresa caso você
não tivesse lá outra pessoa estaria fazendo exatamente a mesma coisa então a sua identidade a sua história suas ideias não importam Oi e esse sentimento de que a gente não importa de que a gente não tem um espaço no qual a gente pode fazer diferença e construir alguma coisa com as outras pessoas é esse buraco que fica no nosso peito e que a gente tenta salientar e quando Thomas Jefferson tá redigindo a declaração da independência e cita os três direitos inalienáveis de todo indivíduo ele troca a vida Liberdade propriedade por vida liberdade e Busca da
Felicidade e todo ser humano tem direito viver a ser livre e buscar sua felicidade e esse jogo de palavras específicas revelou uma certa percepção de que a propriedade privada os bens à Vida Privada do indivíduo não é a única coisa que ele precisa para ser feliz e a busca da felicidade se divide em dois componentes para a gente na felicidade privada que é você curtindo com seus amigos com sua família é você encontrando outra pessoa especial viajando comprando coisas alcançam seus objetivos pessoais etc EA felicidade pública e não tem nada a ver com a nossa
vida pessoal e ao que só se alcança no contexto público é o que a gente sente quando tem a liberdade para agir e participar das coisas importantes e a gente não consegue ser plenamente feliz só uma dessas forças feitas não importa o convento sucedido você seja não importa o quanto você viagem se divirta com a sua família com seus amigos tudo isso é muito bom e também muito necessário para o coração amando mas você ainda vai sentir um vazio se você não conquistar a felicidade pública e se você não sentir que você e as suas
ideias importam de alguma forma é a minha professora que postou essa matéria é semestre o passado não sou uma frase muito boa para mim que ficou muito na minha cabeça que é a gente perde muito quando a felicidade se torna um projeto de indivíduos e a busca pela felicidade um deveria ser algo totalmente Solitário desse jeito sabe relegado apenas a nossa vida privada ou que a gente faz sozinha [Música] não existe aquele negócio que a gente quer mais ser visto do que ser amados na é como um sentimento dentro da gente que grita Eu também
tô aqui Eu também faço a parte do mundo eu também quero fazer alguma coisa a minha dor de pensar em como essa necessidade não satisfeita de ser visto e ser ouvido atualmente se manifesta de forma estranha na nossa relação com as redes sociais por exemplo a agonia de recebeu o like essa versão distorcida e simplificada daquele tão sonhado o selo de aprovação pública que acaba se transformando numa busca por atenção né é a busca degenerada pelos pública que nos foi negada o direito de ser visto que olhamos ressalta tanto e que nos foi negado também
e quando ele falar da questão da pobreza nos Estados Unidos ele ressalta que mesmo depois de assegurar sua sobrevivência graças ao trabalho continuou e sem descanso os pobres eram exatamente por causa disso excluídos de qualquer tipo de participação no governo as suas vidas não tinham nenhuma influência social eles estavam fora da esfera pública completamente o homem pobre tem a consciência limpa e mesmo assim ele se sentir envergonhado sente-se fora da vista dos outros tateando no escuro a humanidade não se apercebe dele ele vagueia e perambula ignorado no meio de uma multidão na igreja no mercado
está nas sombras como se estivesse num só Tom ou não por um e ele não é desaprovado censurado ou repreendido simplesmente não é visto passar totalmente despercebido e saber disso é intolerável o que a gente faz de tudo para evitar isso E se a gente se acha engraçado a gente faz vídeo de comédia se a gente se acha bonito a gente possa inúmeras fotos super produzidas a gente se expõe ao máximo tentando De toda forma seduzir e prender os olhos alheios a gente acaba por exibicionismo e acaba se tornando o conceito de sociedade do espetáculo
do cuidador que percebeu a espetacularização da vida que a vida estava se tornando um Palco para sermos aplaudidas no qual é o mais importante aparecer do que ser e tudo por causa dessa carência que a gente não consegue suprir talvez seja por isso que todo mundo se sente tão sozinha porque todo mundo se sente ignorado porque a melhor atenção que a gente recebe nesse processo por mais que ele vir momentaneamente isso é muito distante do reconhecimento né ter centenas de likes ou centenas de seguidores por causa da sua aparência ou talvez pelas piadinhas que você
não quer dizer que você tá sendo reconhecido por quem você é que você se tornou relevante porque a sua identidade É muito mais do que a sua aparência os eu moro algo assim é a sua história Lembra as coisas que você acredita é mas fazer isso é a forma que a gente consegue atrair um pouco dessa atenção aquela luz que nos foi roubada tentando de forma parcial e às vezes degradante preencher aquele buraco que ficou não existe uma forma certa uma forma melhor de fazer isso bom o que fica claro de acordo com a Hannah
arent é que a gente precisa de espaços de participação em todos os estados em todas as cidades em todos os lugares que haja vida humana organizada é preciso haver espaços políticos que permitam que as pessoas sejam livres de verdade livres para agir e fazer a diferença que permitam que elas voltem a ser vistas ouvidas Como é o seu direito e aquelas voltem a ser importantes umas para as outras que a gente volte a construir a nossa vida o nosso futuro a nossa felicidade juntos enquanto uma comunidade que é o que nós somos e não apenas
Aliados Cada um na sua casa cada um no seu mundo totalmente e solitários o trabalho simplesmente não pode ser a única coisa que nos unem enquanto comunidade é como alguém que só queria entender o que estamos fazendo ela nunca se propôs a dar uma resposta mais direta do que essa E além disso o tema da Felicidade individual nunca foi o foco do seu trabalho bom então existe uma solução imediata isso é algo muito mais estrutural do que qualquer outra coisa Ah mas com certeza existem caminhos que se abrem para a gente a partir do reconhecimento
de que nós somos seres políticos e precisam encontrar um espaço no qual gente Import entender o quanto isso é fundamental para nossa felicidade e o quanto isso tem sido ignorado é o primeiro passo para cobrar as autoridades que detêm o poder e também orientar as nossas decisões sobre como viver a nossa própria vida [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] E aí é muito obrigado a todo mundo que assistiu até aqui esse vídeo não teve a intenção de dar uma resposta absoluta a pergunta de porque a gente não tá feliz enquanto sociedade que é uma questão muito
mais complexa e envolve muitas outras coisas mas eu só queria compartilhar um ponto de vista interessante sobre essa divisão entre a felicidade pública EA felicidade privada sobre como essa noção se perdeu ao longo do tempo e como a gente não tem acesso muito fácil Essa primeira e acabou depositando todos os nossos esforços na segunda e eu espero que tenha sido muito interessante você tenha gostado da discussão e caso sim deixe seu like compartilha com quem você acha que pode gostar também e considera se inscrever Porque o colégio continuar fazendo esse tipo de vídeo na moral
então até a próxima