A inteligência artificial mudou completamente o modo como a gente aprende hoje em dia e como a gente aplica o nosso conhecimento em projetos reais da nossa vida. E hoje eu vou te apresentar uma ferramenta do Google gratuita, que é o Notebook LM. Provavelmente você já deve ter ouvido falar dele, já está sendo bem disseminado pelas pessoas essa fantástica ferramenta.
Recentemente eles receberam várias atualizações que tornaram o aprendizado fácil e muito potente. E hoje eu vou te apresentar alguns casos que você pode aplicar na sua vida ainda hoje. Então fica aqui comigo que vai valer muito a pena.
Se você ainda não me conhece, eu sou o Leonardo Oliveira. Aqui eu falo de organização e produtividade sem esforço com inteligência artificial. Eu sou um dos pioneiros da questão da inteligência A e da organização pessoal e profissional aplicando a inteligência artificial na sua vida.
Você se interessa por esse assunto e quer se conectar comigo toda semana eu trago vídeo aqui. Se inscreve aqui no canal e eu também tenho uma newsletter, OK? Organizadamente se inscreve na newsletter também porque toda segunda eu mando e-mail lá.
Bora pro vídeo. A primeira coisa que a gente nota aqui quando a gente abre esse aplicativo, obviamente conecta o teu Google ali, o teu Gmail, né? E você vai ter o teu primeiro botão aqui para você criar o notebook.
Eu já tenho várias porque eu já uso essa ferramenta há algum tempo, mas aqui a gente vai apertar criar um novo para você ver o que acontece. Hã, primeiro sai dessa tela só para você entender esse layout inicialmente. Olha o quanto esse layout é poderoso.
Na esquerda a gente tem as fontes, ou seja, onde a gente vai tirar todo o contexto para essa ferramenta trabalhar por nós. A gente sabe que a inteligência artificial, ela funciona com inputs, ou seja, com entradas, com contexto. A gente precisa de informações valiosas para poder gerar uma saída, né?
Então, o layout dessa página aqui está sensacional, porque respeita exatamente a sequência entrada, o chat é onde a gente extrai as coisas e depois a gente tem a saída aqui no estúdio e nas notas, né? No estúdio você pode gerar um podcast com a sua saída, o que é muito legal. Já testei várias coisas aqui.
Ele fala que é somente em inglês. Então, a gente tem entrada, chat, saída. E aqui, ã, você pode adicionar algumas notas, se você quiser, né?
Você pode pegar de algum outro lugar e trazer para cá, ou as próprias respostas, elas viram as notas. Por quê? Porque o notebook LM ele não é igual o chat GPT e nem outras ferramentas de LLM, tá?
Uma vez que a gente atualiza esse chat, a informação ela vai ser perdida. Então, as principais respostas que você recebe, você quer salvar, já vai aparecer aqui para você gerar essa nota. Então, é basicamente um notebook mesmo.
Notebook em inglês significa caderno, né? Então, você realmente vai ter dentro dele várias informações importantes para você realizar aquilo que você precisa. Para ficar mais prático, eu vou criar um exemplo aqui do zero pra gente trabalhar na coleta de informações e ver o potencial dessa dessa ferramenta em relação às outras.
Mas, inicialmente, eu quero que você entenda qual é a grande diferença do notebook LM para outras LLMs que a gente tem. A primeira coisa é que ele não alucina, ou seja, ele só vai responder com base nas suas próprias fontes. Então, tudo que ele responder já está presente nas suas pesquisas, já está presente nos seus materiais.
Então, se você quer algo muito fidedigno, assim, muito fiel à informações, Notebook LM, ele vai te entregar isso com 100% de acurácia, né? Ou seja, ele não vai alucinar. A segunda coisa que ele tem, que é muito potente em relação às outras, é que ele aceita mais fontes de entrada, ou seja, ele consegue trazer, por exemplo, conteúdo de vídeos do YouTube, que é algo que demoraria muito pra gente extrair as transcrições e mandar para outro IA, por exemplo.
Aqui não. Aqui você só vai precisar de um link e ele aceita, ele aceita áudio, ele aceita documentos do teu próprio Google Drve, direto do teu Google Drve. Então ele é um ecossistema bem conectado paraas suas informações e principalmente para esse fator de aceitar YouTube já é uma grande vantagem, porque grande parte do nosso conhecimento a gente adquire onde?
No YouTube, certo? Se você tá aqui me assistindo no YouTube, você tá adquirindo conhecimento nesse momento. Então é legal que a gente aproveite esse recurso de várias fontes para trazer uma resposta ainda mais rica.
Bora ver na prática. Então vou criar um exemplo aqui do zero e a gente vai testar essa ferramenta. Então vamos lá pro exemplo, tá?
Meu desafio aqui, eu tô escrevendo um livro chamado organizadamente. Por que que eu escolhi esse projeto? Porque a escrita de um livro, ela envolve muitas fontes, né?
E é algo que já vai englobar muita coisa do que você precisa fazer, já vai extrair o máximo potencial dessa ferramenta aqui. E aí com base nesse exemplo, você vai conseguir aplicar na sua vida também. Então, o que que eu vou fazer?
Meu desafio aqui é provar, né? Na verdade, não é não, não é nem provar, é basicamente trazer uma visão de que GTD na era da IA não funciona mais e principalmente pra filosofia do organizadamente também não é uma metodologia que eu indicaria. Então aqui eu quero trazer um comparativo.
Então vou chamar esse notebook de comparativo entre métodos, OK? E para apimentar a nossa discussão aqui, para não tirar só as ideias da minha cachola, a gente vai começar a tornar essas fontes ricas, como adicionando fontes, né? Primeira coisa que eu já vou pegar, o diferencial do notebook LM, é os vídeos do YouTube.
Eu separei aqui dois vídeos que tem uma visão parecida com a que eu quero passar. O primeiro é o vídeo do Carpulin, que é um dos maiores experts em gestão do tempo lá de fora, né? E aqui ele tá explicando que ele evoluiu de um sistema que era GTD para uma abordagem mais minimalista.
ele vai falar por que ele fez isso. Então, é um ótimo recurso pra gente começar a comparar aqui as coisas para usar o potencial do notebook LM no seu máximo. Então, vou colar aqui.
Você pode usar isso para qualquer visão que você quer ter, plano de negócio, você pode usar para marketing, você pode usar para, sei lá, tutorial de alguma coisa, para entender algum método, para entender algum tópico mais abrangente, para fazer pesquisa profunda sobre leis, sobre qualquer coisa que você queira, ok? Então aqui a gente a trouxe, olha que interessante, a partir do momento que eu já trouxe essa fonte para cá, o notebook LM, deixa eu só fechar essa parte de da direita, ele já faz um mini resumo para mim, ó. Então ele já me dá uma pista do que que esse vídeo se trata.
Então, um vídeo no YouTube do canal Carpulin explica a evolução do apresentador, blá blá blá, né? Para uma abordagem mais minimalista. Ele descreve como o GTD baseado em contextos de pessoa, lugar, ferramenta, tornou-se menos relevante devido aos avanços tecnológicos, que é basicamente o que eu quero passar, mas não nesse ângulo, né?
Ele não utiliza mais listas basead em contexto ou projeto de maneira tradicional GTD. Ou seja, eu não preciso nem ver o vídeo para já saber do que se trata. E eu poderia pedir várias coisas aqui.
O próprio notebook LM aqui embaixo, ele já te dá algumas sugestões de coisas que você pode pedir para ele para continuar esse raciocínio com base nessa fonte que já existe. Só que uma fonte só é muito uma opinião muito limitada. Então vou pegar uma segunda fonte que também de é de um canal bem conhecido que é o Paperless Movement, né?
um canal que eu gosto de acompanhar lá de fora. Também fala de ferramentas, de produtividade, de um modo muito legal, bem parecido com o que eu faço aqui, falando de sistemas acima de ferramentas. Então, vou pegar essa fonte aqui, também é uma ótima fonte pra gente usar.
Agora, presta atenção quando eu adicionar aqui, que que vai acontecer com aquele resumo inicial? O Notebook LM agora ele vai refazer o resumo, tá? Ó, agora tem duas fontes e se eu atualizar aqui esse resumo agora, ele vai usar as duas fontes em consideração e vai fazer um mini resumo para mim, ó.
Ambas as fontes são transcrições de vídeo, blá blá blá, onde os criadores discutem as suas razões para não utilizarem mais o sistema de produtividade ETD, ou seja, duas visões que se combinam. Obviamente eu não sou um cara que trabalho muito em viés cognitivo, ou seja, um viés de confirmação com algo que eu já acredito. Eu também vou trazer opiniões de quem usa e ama aqui, certo?
Não aqui nesse vídeo porque não vai dar tempo, mas o meu estudo original obviamente eu vou considerar os dois lados da moeda. Aqui é só para te dar um exemplo prático de como que você pode fazer essa ferramenta trabalhar para você, certo? Então aqui eu tenho dois exemplos que basicamente falam a mesma coisa.
No caso do Tom, ó, Tom detalha cinco razões pelas quais o GTEDR funciona para ele, especificamente para profissionais ocupados, que é o meu caso também, é o meu avatar, é o teu caso, provavelmente, né? Ã, incluindo a excessiva manutenção contextos desatualizados, que é bem parecido ali com a opinião do Carpulen, a falta de priorização na era digital e tal, tal, tal. E olha que legal, o que que eu já posso pedir aqui de cara?
como a visão do Tom e do Carl convergem, ou seja, dizem a mesma coisa, né? Basicamente tem similaridades. Aqui eu já tenho opiniões de duas pessoas respeitadas no mercado da produtividade, que eu posso combinar essas duas visões, ó, em questão de segundos.
E agora eu sei onde que as duas opiniões ã elas convergem. Ou seja, eu não tô mais assistindo o vídeo, depois eu assisto o outro e aí eu vou da minha cachola achar as conexões. Eu não preciso mais fazer isso.
Você viu que eu matei aqui, ó, primeiro vídeo tem 7 minutos, o segundo vídeo tem 10 minutos, ou seja, 17 minutos economizados em consumir um por um e mais a questão de conectar, fazer o resumo dos dois e conectar as coisas. Isso foi feito em segundos. Eu não vou ler isso agora, obviamente.
Eu só vou salvar nas observações para ter essa primeira nota salva. Ou seja, quando eu quiser ler essa fonte aqui, é só abrir. E eu já sei agora do que se trata.
GTD era digital, perspectivas de tom e plin, né? Basicamente as duas visões aqui, como elas convergem essas notas. Depois eu passo pro meu Capastes, que é o meu aplicativo de notas, onde eu faço destaques, onde eu realmente consumo, esclareço as coisas e aí eu vou aplicar na escrita real do meu livro.
Aqui eu só quero que você entenda o funcionamento das coisas e o que você pode fazer. Por que que eu salvei? Presta atenção aqui.
Se eu atualizar agora, esse chat ele se perde. Ou seja, a cada carregamento novo do notebook LM, ele vai atualizar esse chat aqui. Não é um chat que nem do chat EPT, que é contínuo, né?
Aqui você precisa salvar as coisas usando esse pin aqui, essa taxinha para você manter as suas notas e o seus estudos aqui salvos, senão você vai perder todo o progresso. Outra coisa legal já de cara, antes de eu adicionar mais fontes, é a questão de eu já poderia gerar um podcast, mas seria um podcast bem básico, ainda tem poucas fontes para gerar um podcast legal, mas eu já posso explorar essa função de mapa mental, ó. automaticamente ele vai gerar um mapa mental para mim e aí eu vou conseguir ter um mapeamento de palavraschaves que combinam com essa visão do GTD não funcionar, né?
Então tenho aqui críticas ao GTD, visão de ele errou o nome do cara, né? Caiopoline, mas é Carpolin. Então aqui, mas mesmo assim, ó, ele traz alguns tópicos.
Aí eu posso clicar aqui nesse tópico para expandir, ó, razões que ele parou de usar o GTD em mapa mental. Então, ó, sem eu assistir o vídeo, eu já tenho uma visão bem fácil aqui, que eu posso inclusive baixar esse esse mapa mental se eu quiser fazer o download dele em PNG. E eu tenho uma visão mais visual de palavra-chave que eu posso explorar, tópicos que eu posso explorar na minha escrita.
Do tom é a mesma coisa, ó. Se eu venho aqui e aí eu expando mais aqui as cinco razões, ó, muita manutenção, eu posso expandir ainda mais. E olha que interessante, não só expando aqui, mas também se eu clicar exatamente o que ele falou, por exemplo, o que que ele quis dizer com contextos desatualizados na era digital.
Se eu clico aqui, ele vai direto lá na CARCE, ele vai pesquisar para mim e vai trazer a resposta. Ó, se eu saio aqui, eu sei exatamente o que o Tom falou e também traz a visão do Polim de novo sobre essa questão dos contextos. Isso aqui me interessa especificamente de contextos, então também vou salvar nas observações.
Então, em questão de segundos, eu já tenho um mapa mental muito legal. Eu já tenho combinação de duas visões diferentes sobre a mesma coisa. Já fiz a pergunta sobre como essas visões se combinam e agora eu vou explorar mais fontes para tornar esse contexto todo, esse aprendizado muito mais profundo.
Bora lá. Então, agora eu vou tornar esse contexto muito mais rico, porque agora eu só tenho duas visões de dois experts que não gostam de GTD, OK? Basicamente ainda tá fraco, vamos dizer, essas opiniões.
Agora eu vou começar a pimentar as coisas um pouco. Primeira coisa que eu vou fazer, eu vou usar minhas próprias fontes. Como assim?
Eu vou fazer upload aqui do meu computador. Então, vou vir aqui em downloads, materiais do notebook LM, tá? Então, a primeira coisa que eu vou usar aqui é a questão do livro, tá?
vou usar o próprio PDF do livro, o livro inteiro. Ou seja, agora eu vou ter a parte do livro que fala especificamente sobre o contexto, né, sobre aquela questão que os experts não gostam e eu posso saber se eles entenderam realmente o que o autor David Allen queria dizer. Então, eu consigo agora ter todo o contexto do livro para mim, para eu entender as opiniões dessas pessoas em comparação com o que o livro realmente ensinou para elas, certo?
Então vai ser, cara, uma exploração muito bacana. Enquanto vai subindo aqui o livro, eu também aí acabou de subir, então ele levou algum tempo só para carregar o contexto do livro. E ó, se eu der uma atualizada aqui, aquele resumo agora ele vai ficar bem mais rico.
E não só o resumo, né? Ó, vamos ver que que ele adicionou aqui sobre o GTD. O livro Arte de fazer acontecer explora os princípios e práticas do GTD.
um sistema para você gerenciar compromissos e aumentar a eficiência, adaptando-se a mudanças tecnológicas, enfatizando a importância de capturas, blá blá blá. Ou seja, a opinião dos expertos era que o GTD ele não se adapta a mudanças tecnológicas. Porém, nesse resumo tá falando que a proposta do livro é essa.
OK? Aqui eu já tenho um contraste bem legal que poderia perguntar, mas eu não vou fazer isso ainda porque eu vou mostrar para você o mapa mental novo agora. Então, se eu gerar um novo mapa mental agora, ele vai levar em conta o livro GTD.
Então, vai ficar um mapa mental muito legal. Então, se eu clico agora no mapa mental novo, vamos tirar um pouquinho do zoom aqui pra gente ver um pouquinho, né? Então, ó, só do livro em questão de segundos.
Ele fez o mapa mental do livro inteiro. Então aqui a gente tem aqueles conceitos que eu amo, que é a mente como água, pensamento e ação, gerenciamento mental, listas e externalização. Provavelmente vai ter a questão dos contextos por aqui, tá?
Provavelmente vai tá em ã organização das próximas ações, talvez, né? E aí, ó, por contexto, tá vendo? E aí eu consigo ler exatamente a questão do contexto.
Se eu clicar ali em contexto pelo mapa mental mesmo, já vai ah trazer aqui, ó, as fontes enfatizam fortemente a importância de organizar as próximas ações por contexto, né? E aí ele vai trazer a explicação do David Allen, o que é contexto. Contexto refere-se à ferramenta, ao local ou a situação necessárias para completar uma ação.
Se eu quiser checar em qual parte do livro que tá, eu venho aqui no um e eu posso clicar nesse um e ele vai direto lá no livro onde o David Hell fala isso, né? Ó, aqui, ó. Organizando as ações para fazer assim que possível por contexto, né?
E aqui tem as exatas palavras do David Allen para usar. OK? Já tá muito legal.
Mas para terminar aqui nosso exemplo e a gente fazer algumas perguntas ainda mais legais, eu vou trazer mais algumas coisas para apimentar aqui essa discussão, tá? Eu sei que existe um fórum do GTD no próprio site do GTD, onde as pessoas elas discutem várias coisas sobre o tópico de GTD. E eu achei um aqui de abril de 2025 de uma pessoa que falou o seguinte: "Eu tô experimentando, eu tô passando por atritos com GTD depois de um mês, ou seja, é um iniciante usando GTD.
Aqui eu posso fazer duas coisas, pegar um iniciante, pegar pessoas que já usam GTD por 5, 10 anos e comparar as diferenças entre um e outro. Então aqui ele deu um baita feedback que obviamente eu não vou ler, né? Porque o notebook LM vai fazer isso para mim e as pessoas ajudam eles, né?
São pessoas que realmente usam o método. Então aqui eu saio de uma visão de apenas duas pessoas. Eu tenho a visão do próprio criador do método que tá no livro e agora vou ter a visão de quem leu e quem quer usar, quem tá tentando usar.
Então eu tenho basicamente o contexto completo para daí sim eu extrair elementos para escrever meu livro. É diferente de eu dar uma opinião de que GTD não funciona, que eu não uso GTB, GTD por cinco motivos, por 10 motivos, blá blá, fi fi. Não é da minha opinião.
Agora eu vou ter uma opinião muito bem basada, com base em pesquisas, certo? Então vamos ver como isso vai funcionar. Eu vou pegar esse link, vou copiar ele aqui, tá?
e vou colar no notebook LM aqui em adicionar nova fonte. Vou vir aqui em link, tá? Eh, site.
E aí eu vou colar aqui, vou inserir essa fonte. Vamos ver se ele vai conseguir trazer tudo que tá ali naquele fórum para mim. Para eu testar isso, olha o que que eu posso fazer.
Vamos esperar ele carregar. Já carregou. Ao invés de eu selecionar todas as fontes, ele vai dar respostas mescladas.
Eu vou selecionar somente esse fórum. OK. Vou dar um vou fazer uma pergunta sobre isso, né?
Porque ã a pessoa do fórum estava com atrito ao usar GTD por um mês e quais foram as soluções que os usuários responderam que podem ajudá-lo, né? Então agora eu vou ter um resumo traduzido já para mim porque você viu que tava em inglês aquela fonte. Vamos ver se vai funcionar essa pergunta aqui, se vai me trazer um resumo da resposta e eu não preciso ler todo aquele texto porque eu levaria o quê?
bastante tempo para ler isso aqui, tá? Isso aqui provavelmente dá umas duas, 3. 000 respostas.
E ó, tem várias páginas, tem três páginas. É bem longo isso aqui. Vamos ver que que o notebook LM trouxe pra gente aqui.
As pessoas, a pessoa do foro identificada como Ative estava enfrentando atrito. Blá blá blá. Beleza?
Ah, devido ao aumento de sua carga de trabalho, inicialmente o sistema funcionou bem, que é o que normalmente o usuário GTD relata, inicialmente funcionou bem, mas depois de um tempo parou de funcionar. As pessoas que eu conheço, que eu atendo real da minha mentoria já usaram GTD. Por isso que eu quero trazer isso pro meu livro, porque eu falei: "Cara, essa galera conhece, conhece GTD, mas não usa o GTD e quer usar meu método.
Eu quero entender porquê, onde que tá o real atrito do GTD que a galera não consegue ficar com ele durante o resto da vida, por exemplo, que precisa ter um outro método ou precisa adaptar o GTD inteiro, né? Então, vamos ver o que que ele falou. a eh ajudando a reduzir a desordem mental, conseguiu capturar tudo.
Normalmente todo mundo consegue capturar, tirar as coisas da cabeça. É a parte mais fácil que existe, né? Proporcionando uma sensação de controle ao processar caixa de entrada.
OK? No entanto, com o aumento da carga de trabalho, começou a ter as seguintes dificuldades. E aqui eu posso clicar para pegar exatamente as palavras dele, ó.
Se eu clicar aqui, a Iá não tá inventando, né? tá na fonte que eu trouxe. Se eu clico aqui no dois, por exemplo, eu vou pegar exatamente o que ele escreveu ali, tá vendo?
Então, é uma i totalmente confiável. Você pode colocar as coisas aqui para pesquisas importantes que você quer ter veracidade naquilo que você tá falando. Por isso que eu escolhi essa ferramenta para fazer as pesquisas do livro, porque eu quero ter veracidade naquilo que eu vou trazer, certo?
Então, ele falou aqui que ele tá tendo sobrecarga da caixa de entrada. Muita gente que usa GTD vai ter isso, tá? A taxa de coleta de novos itens excedeu a capacidade de processamento levando a acúmulo estresse.
Ou seja, o GTD ele te ajuda a tirar as coisas da cabeça, mas depois quando você olha aquele fluxo, ele não fica muito claro como você elimina esse excesso depois. O meu método não. Ele te ensina a salvar as coisas, a esclarecer do jeito certo, pro lugar certo, pro aplicativo correto e a iniciar isso o mais rápido possível.
OK? Então vai ser um contraste bem interessante. Depois que eu escrever meu método em detalhes no meu livro, eu trago esse arquivo para cá, a escrita final.
E aí eu consigo comparar com tudo isso aqui que eu vou pesquisando ao longo dos dias, certo? Então tem aqui tudo que ele passou dificuldade e os us o o que os usuários indicaram ele a fazer, né? Esse cara aqui sugeriu reduzir a quantidade de e-mails, aconselhou a recusar solicitações.
Olha que legal. Então, eu tenho a dificuldade real de uma pessoa iniciante e eu tenho como os usuários mais experientes os ajudariam a resolver, como se fosse uma mentoria, se eu sentasse com vários usuários de ETDs e eu tivesse uma mentoria com eles, né? Então aqui eu vou ter o ângulo de várias e várias pessoas diferentes, ó.
Então aqui no mínimo, só nessa resposta, eu tenho umas seis ou sete pessoas e eu posso consultar da onde elas vieram, né? Porque é só clicar aqui, ó. Eu consigo exatamente onde essa pessoa falou e eu tenho todas as respostas de outras pessoas também, certo?
Então é muito legal isso aqui. E aí eu vou colocar salvar nas observações porque eu não vou ler essa nota agora. Mas quando eu quiser, por exemplo, esclarecer tudo isso aqui, eu não vou ler fonte por fonte.
Agora eu tenho toda essa questão aqui comigo, certo? Então, tá tudo salvo, é só clicar na nota que eu gerei, copiar isso e aí a partir dessa fonte aqui eu consigo fazer a minha escrita. Certo?
Agora vamos pro último passo muito bacana aqui, que é gerar o podcast, né? Agora eu posso gerar um podcast apimentado com a opinião de várias pessoas sobre o GTD. E aí eu baixo esse podcast, eu posso ouvir onde eu quiser.
Quando eu sair para correr, por exemplo, ou quando eu tiver lavando louça, eu posso ir já fazendo, né, já moldando a minha opinião a respeito dessa questão e como eu posso escrever sobre ela depois. Então, aguarda aqui comigo que a gente vai gerar esse podcast agora. Para fazer isso, eu vou usar um tradutor aqui.
Então, vou colocar aqui tradutor rapidamente, porque eu vou escrever o prompt em português, já vou pegar ele em inglês para poder trazer ali pro chat e pro chatt, não, pro notebook ali, tá? Então, OK, normalmente só de fazer isso já vai funcionar. Então vou copiar esse prompt aqui traduzido.
E agora eu vou vir aqui em visão geral em áudio. Só que para gerar mesmo em português você tem que personalizar. Se eu colocar gerar ele vai gerar algo genérico em inglês.
OK? Então vou colar aqui. Acho que eu ultrapassei os caracteres, né?
Até 500 caracteres. Então eu vou ter que tirar alguma coisa aqui. Deixa eu ver que que dá para tirar.
H, discuta também os principais tópicos da metodologia. Eu não preciso dar exemplos, ele já vai saber quais são. Então, vou tirar um pouquinho aqui para ver se só isso aqui já vai dar certo, OK?
Se der erro de novo, eu vou dar uma avançada nesse vídeo só pra gente ir direto ao ponto e eu não ficar perdendo tempo aqui com você. Ó, já deu erro de novo. Só vou ajustar aqui, já vou trazer esse prompt de novo aqui e a gente vai gerar o podcast.
Então aguarda aí rapidinho que a gente já volta. Bom, então agora já excluí aqui, já tá com todas as fontes, tá vendo? E aí eu vou vir aqui em personalizar de novo, vou colar o prompt de novo e eu vou gerar.
Vai levar aí mais uns 2, 3 minutos. Então a gente já volta aqui e aí bora pro resultado final. O último que eu tinha gerado, mesmo eu pedindo em inglês para gerar em português, ele gerou em inglês.
Pode ser que gere em inglês de novo e não em português. Isso é uma pena, né? Às vezes funciona, às vezes não.
Não é 100% das vezes que vai gerar em português, mas eu consegui gerar em português na maioria das vezes, né? Então vai depender muito talvez da das ccesas que você use das fontes, né? Mas aí vai depender da sorte mesmo.
Eu não posso te garantir que isso vai sempre funcionar, porque nos meus testes nem sempre funciona. Então vamos aguardar aqui e vamos ver o resultado final. Mas o inglês para mim, no caso, não afeta porque eu entendo 100% na escuta o inglês, né?
Falo inglês também, então é normal. Mas se você tem dificuldade aí é mais difícil. Porém, ã, se você não tem dificuldade, então vai ser bem tranquilo.
Bom, infelizmente foi gerado em inglês de novo, mesmo eu pedindo em português, tá? Mas eu só vou deixar tocando aqui só para você entender como é que é a dinâmica do podcast, como é que ele é gerado, né? Eu vou dar play aqui rapidinho e aí eu já baixo para eu assistir, ouvir depois, né?
Conforme eu vou fazendo outras coisas, às vezes tô no carro ou então tô correndo ou então tô lavando louça. São bons momentos para escutar um podcast assim ou então tô pegando no sono, não quero ficar muito no celular, deixo ali no fone, por exemplo, fecho os olhos e deixo rolando. Pelo menos eu consigo alimentar minha mente de algo muito legal, ã, sem afetar meu sono, né?
Então vou dar play aqui e aí eu já baixo e dou o veredito final aqui para [Música] você. Tá vendo que legal essa dinâmica, né? uma mulher conversa com outra pessoa.
Então, além de ter toda essa questão de terceirizar as opiniões, não ficar só na minha opinião e também ter isso narrado por duas pessoas externas, também torna o aprendizado muito mais gostoso, torna o que eu vou falar muito mais valioso, porque não veio só de mim. Obviamente que eu vou trazer muitas opiniões que vieram aqui de dentro de algo que eu testei, que eu já experienciei, não só em termos práticos, mas também em termos emocionais, mas também traz todo esse aspecto de outras pessoas também. Então, basicamente, quando eu gero esse podcast, eu simplesmente baixo ele, depois eu passo pro meu celular e aí eu posso ouvir de onde eu quiser.
Então, use e abuse dessa ferramenta que eu tenho certeza que você vai curtir demais. Então você viu que não é só a questão de usabilidade da ferramenta, ela é uma ferramenta fácil. Qualquer iniciante abre o notebook agora e consegue executar tudo que precisa ali.
É tudo a um clique de botão, tá tudo fácil. Layout é fácil de usar, então você não vai ter dificuldade. Mas onde que tá a real maestria dessa ferramenta?
foi no que eu te mostrei, em selecionar as fontes corretas, em saber combinar fontes, em saber usar tua gestão do conhecimento mesmo. Aqui eu ainda não trouxe minhas notas pessoais, mas eu poderia trazer só baixar ali do capacit PDF ou markdown que seja e trazer para cá. Então eu consigo usar toda a minha gestão do conhecimento de uma forma potente aqui dentro desse aplicativo, né?
E é isso que eu ensino lá dentro da comunidade organizadamente, nas minhas mentorias também, a gente usar i, mas não só usaria, mas não só usar i como todo mundo usa, não. Saber usar a nossa inteligência humana para potencializar a tua inteligência artificial e vice-versa. é o que eu chamo de inteligência IA, que é um método de inteligência e de aprendizado que eu criei paraa era da IA, totalmente moderno, totalmente ferramentas e gatilhos cerebrais pra gente aprender e potencializar a inteligência artificial a nosso favor.
Já tem um treinamento completo lá dentro da comunidade, o treinamento inteligência. Se você quiser uma mentoria, por exemplo, sobre isso, é só ver aqui o link da descrição, preencher o formulário, falar o que você precisa, que eu entro em contato com você. Grande abraço e a gente se vê já na próxima semana.
Ã, vai ter muitas lives sobre isso. Toda quarta, a cada 15 dias, eu tô trazendo lives aprofundadas sobre as temáticas de organização e aprendizado com IA. Eu tenho certeza que você vai ter muita coisa rica por aqui.
Se você ainda não é inscrito, não pode perder isso, né? Então se inscreva aqui novamente. E eu já falei, se quiser ir pro próximo passo, tem comunidade e mentoria.
Grande abraço.