[Música] [Aplausos] Olá pessoal tudo bem sou o João Gabriel professor de sociologia e hoje falaremos de um autor contemporâneo de um dos autores mais importantes que nós temos na sociologia atualmente e também na filosofia então um tema transdisciplinar e o nome dele é Younger habermans falaremos da teoria do agir comunicativo antes de começar a aula quero me certificar já está inscrito no canal do Brasil Escola senão vai lá contribui conosco se inscreva e deixe o Sininho ativado também para receber nossas [Música] notificações Bom moçada então habermans né e primeiro antes de entrar no tema né
na teoria do agir comunicativo Vamos ser sucinto aqui numa espécie de rápida revisão Ou pelo menos resumo do quem é habermans habermas é um filósofo alemão Ah que tem muita contribuição dentro da Ciências Sociais e na comunicação ele se inscreve dentro de uma chamada sociologia da escola de franfurt ou teoria crítica né das da terceira geração Na verdade habermans ele tem a sua vida dele ligada Inclusive a ser uma pessoa que transcrevia obras que trabalhava diretamente pro Adorno e Teodora Adorno Lembrando que é um teórico clássico da escola de Frankfurt que foi simplesmente um dos
autores mais importantes ali dos anos 50 anos 40 50 habermas ele tem uma produção intelectual bastante vasta e atualmente ainda tem um campo de produção intelectual bastante profundo Mas ele tem uma questão geral que é se inscrever dentro dessa escola de Frankfurt o que que pretendiam os frankfurtianos né Vamos colocar a primeira indagação da aula ah os frankfurtianos tem um apontamento de que o lugar paraa razão que os próprios iluministas né descreveram não se concretizou o grande papel da modernidade que foi a defesa da racionalidade como um centro na verdade uma espécie de paradigma de
centralidade tão neutra levaria a humanidade pro Progresso isso não é realizado então ele se inscreve dentro desses autores de uma chamada teoria crítica Por que teoria crítica porque revisitar e com certeza colocaram em cheque as teorias Racionais ou daquilo que foi até conhecido como a teoria do esclarecimento né que foi a grande racionalidade instrumental a razão instrumental tão defendida pelos autores do Iluminismo o habermas de modo bem direto ele é um teórico que vai fazer ponderações a respeito do papel e do limite que a ciência possui o limite inclusive que a racionalidade humana pode atingir
Lembrando que até o século XIX ou pelo menos até o início do século XX uma crença cientificista sobre grandes intelectuais sobre grandes temas e teorias fica muito Evidente a influência do pensamento cantiano né com a noção de esclarecimento a humanidade rumo ao esclarecimento e que dentro da das áreas de Ciências Sociais isso sofreu algumas consequências exemplo o positivismo de Augusto e conte conte autor que eu já trabalhei algumas vezes aqui então tem até uma uma indicação de aula para vocês aqui porque conte foi um defensor acido da ideia de que na humanidade caminha ruma um
Progresso progresso estee Irreversível portanto a gente tem atualmente um campo de reflexão interessante que é quais os limites da ciência isso a teoria crítica vai nos explicar o habermas tem a sua obra teoria da ação comunicativa publicada em 1981 que no qual aqui eu vou tentar né resumir seos principais pontos ou ideias que eu mesmo escolhi da obra que é a obra mais relevante de toda a sua teoria que vai entender o que que é razão comunicativa vamos lá eu coloquei cinco questões aqui cinco teses Gerais né do que que a obra né ou teoria
do agir comunicativo se sustenta então Fique atento Vamos tentar elaborar aqui nessa ordem cinco grandes ideias uma primeira questão bastante relevante né do pensamento de habermans é o que que é a tal da Razão comunicativa ou discurso comunicativo vamos deixar claro o seguinte para habermans essa teoria ela na verdade é o elo é a ligação entre uma teoria dita teórica uma uma estrutura de uma linguagem teórica um discurso teórico um discurso prático uma ciência uma razão teórica uma razão prática que que ISO significa que a humanidade ela se sustenta pelo menos a modernidade em torno
de grandes projetos e da execução desses Grandes projetos e evidentemente que essa ação comunicativa dos seres humanos se sustenta na Segunda grande tese dele que é a noção da linguagem o habermas entende que há uma coisa comum entre todos os seres humanos uma coisa Universal que nós chamamos de racionalidade e a racionalidade ela dá a base fundamental para estruturar e organizar a comunicação entre os seres humanos essa racionalidade é uma espécie de vamos imaginar assim estamos tanto eu quanto você aí no mesmo jogo se estamos no mesmo jogo temos uma mesma configuração uma mesma lei
Norma né que vigora entre nós que supostamente dá as cartas dá as bases pra gente chegar numa mesma pelo menos a mesma equanimidade e a modernidade tem isso né partimos por exemplo da Democracia vamos imaginar a democracia que sempre foi muito bem defendida pelo habermas né Tem esse valor na modernidade se a gente pegar desde a a vamos imaginar que a Grécia é antiga né o a noção de esfera pública aquele espaço de discussão entre cidadãos era muito acalorada durante a idade média nós temos praticamente um declínio e praticamente inexistência da esfera pública e o
mundo moderno com a democracia transformou a esfera pública de novo em uma grande força pensando que os espaços públicos são espaços de debate claro nós não estamos mais naquela Ágora grega nós estamos mais na Assembleia dos Romanos mas nós estamos numa época onde a democracia por exemplo o poder representativo do voto das discussões dos ambientes coletivos também são fortes eh o próprio habermas quando vai tratar a linguagem ele entende a linguagem como fenômeno a muito associado a essa possibilidade de comunicação dos indivíduos e dentro das suas relações sociais é fundamental que uma linguagem se estabelecida
de um comunicador daquele que é o emissor de uma mensagem do receptor que tenha pelo menos um grau de entendimento de racionalidade inteligibilidade das relações por portanto uma sociedade justa diz o próprio habermans tem regras né as mesmas regras e aí variadas e especificidades e pros mesmos indivíduos que jogam esse mesmo jogo a grande crítica dele então entramos aqui agora na terceira grande tese é a aversão que Ele propôs do próprio positivismo as crenças do positivismo associadas a uma sociedade perfeita de um progresso Irreversível não se concretizaram eu sou bem assim direto e enfático ao
dizer para vocês que Augusto comt o pai né do pensamento positivista clássico ele morreu justamente numa época muito certa muito boa para ele ter morrido porque se ele tivesse morrido no século XXX no início século XX ele se frustraria bastante com tudo aquilo que ele defendeu Porque pensa o positivismo teve seu auge sua expressão auge até os anos 1850 o próprio conte morreu em 57 185 imagina se ele tivesse vivido a primeira guerra mundial tendo defendido em suas obras que a humanidade caminhava rumo a um progresso Irreversível de uma paz social plena entende quer dizer
dentro da sociologia isso não vai ficar muito Evidente esse projeto foi um projeto frustrado de uma sociedade do futuro do Progresso que realmente não se concretizou quarto elemento fundamental que habermas vai trabalhar na obra dele além dessa crítica A positivismo é uma proposta mesmo de ação e correção paraa ciência eh ele chamou isso de inclusive paradigma da modernidade ou paradigma até da das resoluções dos problemas humos é pensar o seguinte qual que é o papel que a ciência teria hoje vamos imaginar hoje né na nossa sociedade nosso tempo que Ciência Hoje poderia né ser efetivada
e e e evidentemente nós teríamos assim algo positivo ele parte para analisar dessa questão a respeito das chamadas crenças que foram muito típicas do mundo moderno e ele trouxe dois autores opostos que mesmo que opostos Teoricamente dizendo tinham crenças ah sobre o mundo moderno o primeiro deles é o próprio Marx né Carl Marx que foi um dos maiores intelectuais do século XIX um autor bastante importante tanto eu diria assim que despertava paixões tanto Opostas né como aar muito tem pessoas que amam Marx e pessoas que odeiam o Marx independente disso há uma questão nas obras
de Marx que é uma crença a respeito inclusive da possibilidade de uma sociedade eh futura que o próprio harm vai entender como uma das crenças típicas do mundo moderno chegaremos uma sociedade onde as nossas forças produtivas as relações de produção serão equânimes uma sociedade justa né O que Marx até chamou de Comunismo Evidente o capitalismo não é mesmo eterno concordo plenamente com Marx ah e também podemos chegar numa sociedade realmente justa mas quando Marx tinha essa CR ença de um lado oposto você tem Max Weber né que estabeleceu uma Sociologia Compreensiva antipositivista mas que ainda
ainda carregava a noção de que a sociedade eh moderna poderia chegar através do seu índice de racionalidade né Há um último elemento um último estágio que seria uma sociedade racional relacionada a finalidades é o que ele chamava de ações dotadas de sentido somos frios calculistas no sentido de que nós somos pessoas que acreditamos em algo premeditado Agimos por finalidades motivados por interesses Essa era uma crença do Weber que poderíamos chegar numa sociedade de racionalidade tão fria e Marx numa sociedade comum o que que o habermas propõe como uma espécie de saída é possível perante tantos
problemas Será que a humanidade é simplesmente honesta nessas regras do jogo e tal e ele vai dizer o seguinte aí a nossa quinta e última tese é possível uma saída é possível uma proposta uma resolução PR nova ciência primeiro uma democracia plena essa é uma crença que hber tem restabelecer a esfera pública o espaço do debate racional e para ter racionalidade lembramos jogamos as mesmas regras já viu o quanto que é difícil discutir racionalmente com uma pessoa que é apaixonada em alguma coisa já tentou discutir política com alguém que é Fido a uma pessoa que
chega a ser então o que que habermas propõe justamente porque os seres humanos não agem não agem dentro de uma certa honestidade intelectual que é preciso estabelecer essas regras da comunicação Por isso as teoria do agir comunicativo crê numa nova ética numa nova relação entre seres humanos pautadas por uma ética universal por valores morais e com certeza uma ética que possa chegar numa sociedade melhor mais desenvolvida e que os J as regras do jogo sejam presentes para todos os indivíduos que pertencem a essa mesma sociedade pronto pessoal falamos hoje de habermans né um autor que
é muito importante no tempo contemporâneo se você gostou da aula né Por favor um likezinho aqui para mim um comentário Generoso aqui embaixo e não se esqueça de acompanhar os links né que nós deixamos sempre aqui na descrição dos vídeos é para você aprofundar melhorar um pouco aí né os seus estudos acompanha o Brasil Escola nas nossas redes sociais nós temos muita coisa ali no nosso Instagram no nosso Twitter no nosso Facebook todas as novidades também estão lá aguardo você na nossa próximo vídeoaula e agradeço muito pela sua audiência um [Música] abraço