A ORIGEM DO EVANGELHO DE MATEUS – História do Cristianismo 11 ✝

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Prof. Jonathan Matthies
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[Música] sejam muito bem vindos a mais um vídeo da série história do cristianismo aqui do canal em que hoje nós iremos compreender quais são as origens do evangelho de mateus e para nos compreendermos quais são as origens neste que é o primeiro evangelho que nos encontramos no novo testamento temos de recorrer necessariamente as informações que são encontradas nos autores chamados normalmente de patrístico se que são aqueles autores que escreveram os primeiros séculos do desenvolvimento do cristianismo especialmente quatro são os autores mais importantes que nós vamos observar um vídeo de hoje que são eles papéis de
ir à polícia irineu diriam clemente de alexandria e também origens todos estes autores sendo mencionados junto com as suas obras em um importante historiador do cristianismo primitivo que é eusébio de cesaréia vamos compreender em sua obra especialmente a obra história eclesiástica que foi aquele desenvolveu e se encontram as citações de muitas dessas obras como por exemplo papel de heracles infelizmente as suas obras não chegaram até nós nos dias de hoje a não ser por referências encontradas ali com 10 e cesaréia em história eclesiástica algo também interessante a respeito de mateus que é o primeiro livro
de fato o primeiro evangelho que nos encontramos no novo testamento é que nós observamos a nike à disposição dos evangelhos do novo testamento e mateus marcos lucas e joão no entanto conforme observamos no vídeo anterior da nossa série história do cristianismo o evangelho de marcos é o que provavelmente foi escrito por primeiro antes de mateus e lucas e aqui é que surge uma pergunta bem interessante que vai ser respondido em nosso vídeo de hoje porque afinal estão dispostos os evangelhos desta forma no novo testamento e para nós compreendemos isto também é necessário entendermos estes autores
patrióticos os mais antigos que menciona o respeito das tradições do cristianismo nascente algo também em relação ao novo testamento é bastante curioso é que na verdade os livros que estão dispostos no novo testamento eles não estão ordenados em sua forma o sua ordem especificamente cronológica se eles estivessem assim ordenados conforme a ordem que cada um deles foram inscritos na verdade a partir do momento em que nós abríssemos do novo testamento nos encontraríamos ali a primeira carta de paulo aos tessalonicenses porque foi ela quem foi escrito por primeiro e os evangelhos estariam dispostos apenas após as
cartas de paulo e isso é algo também curioso importante e nós compreendemos quando vamos realizar estudos referentes ao novo testamento porque de fato os evangelhos eles não vieram para o primeiro de muitos destes evangelhos também eles têm ali presente em sua narração aquino que também é proveniente do pensamento de paulo que nós vamos observar um pouco mais à frente quando estivermos estudando a respeito da história do apóstolo paulo bem como de sua teologia mas voltando às origens do evangelho de mateus então vamos compreender o primeiro autor que menciona a respeito das tradições referentes às origens
deste evangelho que é papas de ir a paris que escreveu algumas obras muito importantes mas que infelizmente não chegou até nós mas que são mencionadas por eusébio de cesaréia vamos conferir o que nós temos lá então em seu livro 3 capítulo 39 o presbítero dizia o seguinte marcos intérprete de pedro escreveu cuidadosa não porém ordenadamente as recordações das palavras ou ações do senhor mateus então colocou em ordem os oráculos divinos na língua hebraica cada qual os interpretou como pode aqui nós observamos que para papéis de hierápolis o primeiro evangelho que foi escrito de fato foi
o evangelho de marcos e depois nós temos mateus que organizou os oráculos divinos em ordem e escreveu a sua obra na língua hebraica e aqui vai uma pergunta também é importante que nós vamos responder em nosso estudo de hoje será que o evangelho de mateus como nós temos um novo testamento hoje ele realmente é fruto de uma tradução do hebraico é isso que nós vamos entender também antes de nós respondermos estas perguntas aqui tendo em nossas mãos aquilo que foi transmitido de tradição por partes virar por isso que marcos foi o primeiro evangelho depois é
que jorge mateus vamos conferir o que outros autores na triste que nos informam agora com irineu diriam que se encontra mencionado por eusébio e cesaréia em seu livro 4 de sua obra história eclesiástica vamos conferir o que nós temos aqui também mateus no entanto público entre os hebreus em sua própria língua o evangelho escrito enquanto pedro e paulo anunciavam a boa nova em roma e lançavam os fundamentos da igreja mas após a morte deles marcos discípulo intérprete de pedro transmitiu-nos por escrito igualmente o que pedro brigada lucas porém companheiro de paulo deixou um livro o
evangelho pregado por este último enfim joão o discípulo que recriminou sobre o peito do senhor publicou também ele um evangelho enquanto residiria em éfeso na ásia aqui nós temos uma informação muito interessante em relação às origens do evangelho de mateus que para ineu mateus foi escrito ainda em vida do apóstolo pedro e paulo onde eles estavam em roma e somente o evangelho de marcos foi escrito depois do evangelho de mateus agora que nós vemos então uma pequena contradição referência aquilo que nós temos de transição compactas de árvores enquanto papa menciona marcos como sendo o primeiro
nós temos de neumann mencionando que matheus foi o primeiro evangelho e aqui está uma pergunta importante afinal qual deles que foi o primeiro evangelho que foi escrito para nós compreendemos isto ainda encontrar maiores respostas obviamente que nós temos de recorrer a outros autores eclesiásticos e compreender também o que mais de tradições orais que foram transmitidas por eles que chegaram até nós nos dias de hoje mas com base aqui já em irineu de leão nós observamos que esta tradição que chegou até nós então através de eusébio de cesaréia nos informa que de fato esta é a
tradição que nos encontramos à disposição dos evangelhos de mateus como sendo o primeiro marcos como segundo depois lucas e por último o evangelho de joão é com base nesta tradição que se encontram em tão dispostos os evangelhos no novo testamento e novamente chega outra pergunta será que isso realmente é uma realidade do que aconteceu historicamente vamos conferir então outros autores agora especialmente o que escreve clemente alexandre mas também sendo este citado projeto de cesaréia no livro 6 de sua obra história eclesiástica vamos conferir o que nós temos ali também nos mesmos livros ainda clemente cita
um dado tradicional dos antigos presbíteros relativamente à ordem dos evangelhos é o seguinte os evangelhos que contém as genealogias foram inscritos em primeiro lugar agora aqui nesta fonte de informações com clemente de alexandria a coisa se torna um pouco mais complicada porque na verdade para clemente o evangelho de mateus e lucas foram escritos ainda antes do que o evangelho de marcos que são os evangelhos que contém as genealogias mateus uma genealogia de jesus e do lucas outra genealogia lembrando também que estas genealogias anne estão dispostas de forma diferente nós ainda vamos entender porque em outros
vídeos aqui do canal e quais são as respostas que normalmente os autores eclesiásticas nos devem e também conhecerão as respostas históricas do porquê desta diferença de genealogia mas nós vemos aqui de fato as informações a respeito das origens do evangelho de mateus bem como dos demais evangelhos relação de certa forma conflitantes em relação às tradições sobre quais evangelhos que se originaram por primeiro basicamente a concordância está mais especificamente no evangelho de joão que se sabe que foi o último evangelho mas em relação aos 3 sinóticos cada um tinha uma perspectiva um pouco diferente a respeito
da origem deles mas nós ainda temos um outro autor eclesiástico muito importante que foi origem também mencionado por 1 0 e cesaréia vamos conferir também o que nos diz origens ainda no livro 6 de história eclesiástica de 10 de cesárea sobre o evangelho segundo mateus origens conserva o cânon eclesiástico e mostra conhecer apenas quatro evangelhos escreve o seguinte conforme aprendi da tradição sobre os quatro evangelhos os únicos também indiscutíveis na igreja de deus que é sobre os céus foi escrito em primeiro lugar o evangelho segundo mateus ele editou para os fiéis vindos do judaísmo redigindo
em hebraico o segundo é o evangelho segundo marcos que escreveu conforme as narrações de pedro aqui nós observamos que origens concorda com irineu de liam em relação à origem e à ordem dos evangelhos sendo o evangelho de mateus o primeiro e um de marcos o segundo o evangelho agora como nós sabemos qual destas tradições são realmente as corretas para aqueles que acompanharam o vídeo anterior aqui no canal em que nós estudamos a respeito das tradições e o possível paradeiro da arca da aliança para aqueles que não viram também recomendo assistir esse vídeo que também interessante
aqui no canal nós vimos ali não nos momentos iniciais em que eu realizei uma introdução sobre como nós poderíamos fazer esta pesquisa o importante é que segundo os historiadores modernas dos dias de hoje nós compreendemos em pesquisa histórica e uma tradição oral na medida em que ela tem a sua origem e vai sendo transmitida oralmente de geração em geração a partir de um período de tempo ela começa a se perder em relação à informação original grande parte dos historiadores concordam que esta informação ainda consegue se manter por cerca de um pouco mais de um século
mas a partir de dois séculos ela já começa a se perder em demasia com base nisto o que nós podemos inferir a partir desta ideia histórica é que enquanto então mais antiga nós temos uma tradição em relação às origens do evangelho melhor ela é a mais antiga tradição que nós temos na verdade ela é proveniente de parques nirá polis escreveu por volta do ano de 180 as suas obras e ele menciona a respeito das origens do evangelho de marcos e sendo mateus o evangelho que foi desenvolvido posteriormente a marcos cerca do ano de 130 era
comum isso significa que nós estamos a de um pouco mais próximo dos eventos será que talvez de cinco décadas talvez cerca de seis décadas após a conclusão destes evangelhos ou talvez até menos ainda talvez quatro décadas se nós entendermos de que o evangelho de mateus foi desenvolvido ali por volta dos anos 90 que é uma hipótese que existe no campo de pesquisas referentes às origens do evangelho sinóticos especialmente mateus e lucas enquanto que as demais tradições que nos encontramos com ele na reunião clemente de alexandria bem como origens elas estão ali mais próximas ao terceiro
século e algumas delas também avançando no terceiro século isso implica que com base neste princípio histórico pac estaria mais correto mas o que mais nós podemos compreender a respeito das origens do evangelho de mateus será que ele realmente foi escrito em língua hebraica algo importante também em relação a esta ideia de que foi escrito em hebraico é que conforme menciona elineudo região que nós realizamos a leitora na verdade ele descreve que o evangelho foi escrito na língua dos judeus o que pode não implicar necessariamente a língua hebraica assim que talvez poderia ser uma referência a
um aramaico que era língua inclusive falada por jesus de nazaré e uma parte significativa dos judeus que habitavam a região da judéia que a partida especialmente no de 135 com revolta de bar kokhba começou-se a ser chamada de apenas palestina o que nós podemos realmente compreender sobre a língua em que foi escrita com isso como nós observamos de que de fato as informações provenientes dos autores eclesiásticos mais antigos elas têm certos conflitos de informação nós precisamos necessariamente recorrerá aquilo que vem proveniente dos estudos da crítica literária no evangelho de mateus que nós temos hoje em
nossas mãos o evangelho de mateus que nós temos especialmente em todos os manuscritos mais antigos ele se encontra na língua grega e aqui nós temos uma certa dificuldade também observando atentamente os textos escritos em grego que é difícil de nós compreendemos de que realmente o evangelho que nós temos em mãos hoje ele foi inscrito original em que em braga porque nada nele indica que se refere a uma tradução do hebraico isso nós podemos observar como por exemplo o evangelho de mateus em referências diversas traduções que nos informa relacionadas aos livros dos profetas e os livros
do pentateuco de forma geral aqui do que comumente chamado de o antigo testamento porque todas estas referências características do evangelho de mateus que se encontram ali neste espírito tão importante deste evangelho todas elas remontam a versão septuaginta da bíblia e não a versão hebraica se o evangelho que vai ser escrito originalmente em hebraico não seria correto que ele tivesse utilizado então também a mesma fonte bíblica do hebraico o hebraico que era utilizado pelos judeus por que então o nosso evangelho de mateus que nós temos hoje utilizou como referência à versão da 75ª isto pode denunciar
em muito do que na verdade a versão que nós temos no novo testamento hoje ela foi desenvolvida diretamente um grego e também uma outra peculiaridade em relação ao nosso evangelho de mateus do novo testamento é que existem certos joguetes de palavras que eles na verdade não podem ser feitos em hebraico como por exemplo o que nós encontramos em mateus no capítulo 24 inverso 30 em que nós temos certos jogos de palavras escritos em grego que não podem ser frutos de uma tradução direta do hebraico ou se realmente é uma tradução do hebraico ele foi totalmente
interpretado foi praticamente uma obra feita de novo com base nisso que nós sabemos nos dias de hoje é a conclusão da grande parte dos ex-atletas que estudam a respeito da língua de mateus bem como de suas origens é que o matheus que nós temos no novo testamento ele não é fruto de uma tradução mas sim que o evangelho que foi produzido diretamente do grego porque seria impossível ter este jogo de palavras e todas estas referências provenientes da septuagenária ou caso ele seja realmente uma tradução de algum evangelho em hebraico ele seria na verdade uma reelaboração
completa este evangelho para se adaptar em tudo em relação à língua grega outro detalhe também muito importante a respeito das origens do nosso evangelho de mateus que nós encontramos disposto um novo testamento nos dias de hoje é que ao que tudo indica observando em detalhes e fazendo comparações entre os três evangelhos sinóticos mateus marcos e lucas provavelmente o evangelista mateus e utilizou como fonte para a composição do seu evangelho o evangelho de marcos isto porque nos encontramos no evangelho de marcos certas elaborações que estão mais reduzidas e que foram desenvolvidas muito mais amplamente pelo evangelista
mateus assim como também outras questões pelo evangelista lucas como por exemplo a respeito daquela famosa passagem em que encontramos jesus caminhando sobre as águas em que se encontram ali os discípulos de jesus num barco bastante desesperados porque parecia estar vendo um fantasma muitos aqui já observar ou até mesmo em outros filmes em que pedro tentou acompanhar jesus mas começou a afundar sob as águas e não conseguiu acompanhar e caminhar sobre as águas de forma semelhante a jesus de nazaré mas é algo muito interessante é que esta tentativa de pedro ela na verdade só se encontra
no evangelho de mateus enquanto que no evangelho de marcos a menção de pedro tentando caminhar também conforme jesus sobre as águas não é mencionada no capítulo 6 isto dá um indício de que provavelmente quando matheus estava desenvolvendo o seu evangelho ele ampliou este relato referente a jesus caminhando sobre as águas e acrescentando também uma tentativa do apóstolo pedro esta ideia de que provavelmente o evangelista mateus utilizou marcos como fonte de referência é uma das hipóteses mais amplamente difundidos no meio acadêmico sobre as origens do evangelho de mateus mas é claro que esta hipótese ainda tem
também uma certa dificuldade porque inevitavelmente ela entra em contradição com aquilo que nós vemos os autores patrióticos que é mencionado por exemplo por irineu da união o evangelista mateus desenvolveu seu evangelho ainda em vida de pedro e paulo mas os acadêmicos aqui em boa parte considerando que isto devia ser uma tradição já muito longe dos eventos deve ser compreendido mas como uma lenda do que propriamente uma realidade histórica e caso tenha existido realmente uma redação do evangelista mateus ainda em vida dos apóstolos nós simplesmente ou não temos acesso a ela ou então em alguma forma
de redação ainda muito mais primitiva do evangelho de mateus que nos encontramos hoje um novo testamento também sobre as origens do evangelho de mateus é válido mencionar também de que academicamente hoje se considera de que mateus não utilizou apenas aquilo que se encontra e referência no evangelho de marcos como uma das hipóteses mas também nós temos ali é de que provavelmente o evangelista mateus utilizou ainda de uma outra fonte que normalmente é chamada de a fonte que ou simplesmente alemão aquilo que nós chamaríamos de com l que significa simplesmente o que é porque nós não
sabemos em nome dessa fonte também porque ela é apenas hipotética esta ideia de que matheus teria utilizado para a origem de seu evangelho tanto o evangelho de marcos como uma fonte política que porque esta fonte hipotética ela se encontra com muitas semelhanças no evangelho de lucas existem muitas narrativas muitas idéias que pertencem o evangelho de mateus que se encontram no evangelho de lucas e não se encontram no evangelho de marcos e é muito difícil que muitas destas narrativas sejam simplesmente coincidências devido à transmissão oral dos ensinamentos dos apóstolos a respeito de jesus de nazaré porque
de fato existem muitas semelhanças que não são explicadas como a distância no tempo que 30 ou 40 anos então provavelmente uma das hipóteses é que deve ter existido sem de fato algum documento incomum utilizado por matheus e lucas além do evangelho de marcos mas claro que isto é apenas uma hipótese e esta pode ser a constantemente revistas e tem os seus problemas ainda nos dias de hoje no meio acadêmico mas é a hipótese mais aceita para se explicar as origens do evangelho de mateus agora para nós compreendermos a respeito de quando o evangelho de mateus
foi de fato escrito ou menos o texto que chegou até nós nos dias de hoje escrito em grego é necessário que nós recorremos algumas peculiaridades que se encontram nesse próprio evangelho como pistas que nos ajudam a compreender quando este evangelho foi de fato desenvolvido nos encontramos em algumas menções como por exemplo na parábola do banquete nupcial do capítulo 22 em que mencionou o reino de deus que teria destruído incendiado a cidade algo que provavelmente faz referência à destruição da cidade de jerusalém devido os judeus não terem aceitado a mensagem de jesus de nazaré dos apóstolos
e tem inclusive perseguidos apóstolos e também nos encontramos no capítulo 23 também do evangelho de mateus a respeito de que sua casa seria abandonada talvez uma referência ao templo de jerusalém que tenha sido então destruído com base nestas peculiaridades estas pequenas pistas de desenvolvidas pelo evangelista mateus hoje academicamente se compreende de que este evangelho com uma grande probabilidade de certeza ele foi desenvolvido sim apenas após a destruição da cidade de jerusalém e de que o redator um escritor deste evangelho já conhecia os eventos que se passaram com os judeus e toda guerra de deus contra
os romanos que causou o incêndio da cidade ea destruição do templo sagrado com isso em resumo hoje compreender que além do evangelista mateus ter utilizado como fonte o evangelho de marcos ele também foi escrito alguns anos posteriores ao evangelista marcos então a hipótese que se coloca aqui provavelmente ele foi desenvolvido por volta dos anos 80 e 90 era comum então cerca de 50 a 60 anos após os eventos relacionados à vida e os ensinamentos de jesus de nazaré aqui também uma pergunta final que caberia é sobre em que parte em que região especialmente a deus
redor do mediterrâneo no império romano em que foi desenvolvido este importante evangelho ea resposta também é de certa forma hipotética nós sabemos conforme a tradição mencionado ali pelos autores eclesiásticos que o evangelho que está mais próximo daquilo que seria uma comunidade de judeus então eram judeus cristãos e judeus convertidos a uma mensagem do cristianismo que estavam utilizando de início este evangelho isso também é algo bem interessante porque nós encontramos além de que existem várias idéias bastante judaicas neste um gênio como por exemplo o capítulo 5 para 17 e 19 em que nos informa de que
jesus teria dito que nenhum j um tio passará da lei até que tudo seja cumprido e qualquer um que violar até mesmo o menor destes mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado de um menor no reino dos céus isso é uma referência muito interessante e que provavelmente a comunidade à qual pertenceu evangelista mateus era de fato uma comunidade judaico cristã que ainda mantinha várias observância das leis regras e nós podemos pensar que inclusive poderiam ser talvez uma destas comunidades a qual muitas vezes paulo entrou muitas vezes em conflito nós encontramos por exemplo em gálatas
contra os jornais antes que afirmavam que os agentes deveriam ser circuncidados e obedecer integralmente todas as mesmas regras é possível que este evangelho de mateus que nós temos em nossas mãos seja fruto de uma obra destas comunidades de judeus cristãos que observavam integralmente a lei de moisés mas ainda um detalhe muito importante especialmente sobre a origem deste projeto em que lugar ele deve ter se originado é com base em algumas situações que nos encontramos ainda em outras obras de autores eclesiásticos como por exemplo inácio de antioquia eu já mencionei muitas vezes aqui no canal que
escreveu diversas cartas há muitas igrejas por volta do início do século segundo ali em torno dos anos 110 da era comum e condena inclusive hoje o 10 antes eram apenas cristãos que ainda mantinham a lei e especialmente condena aqueles cristãos que ainda observavam o sábado de forma semelhante os judeus e muitas destas situações de inácio de antioquia são provenientes dos evangelhos as citações dos evangelhos que ele faz são provenientes do evangelho de mateus então o que nós podemos inferir de que provavelmente o evangelho de mateus que nós temos em mãos ele é proveniente dos arredores
de antioquia ou até mesmo na própria cidade de antioquia por uma dessas comunidades de judeus cristãos que ainda permaneciam ali esta é a hipótese mais amplamente aceita no meio acadêmico até os dias de hoje que foi por volta da região da síria se encontra inclusive a cidade de antioquia em que o evangelho foi desenvolvido em torno dos anos 80 e 90 era comum esta é que é a origem do evangelho de mateus com isto eu agradeço muito a todos os que acompanharam a mais este estudo aqui de nossa série história do cristianismo e do canal
para aqueles que gostaram do estudo não se esqueçam de deixar o nic no canal para ajudar o desenvolvimento e também a que muitas outras pessoas venham conhecer os diversos estudos aqui publicados e sempre convidando a todos a conhecerem também o apoia se bem como a lojinha do professor se contratamos os links logo aqui em baixo do vídeo agradeço muito a todos e nos vemos até o próximo estudo hum ah [Música]
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