JEFTÉ SACRIFICOU A PRÓPRIA FILHA? O QUE FOI O VOTO? | DE OLHO NO TEXTO

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
um dos textos mais pedidos por vocês pra gente tratar aqui no de olho no texto nosso programa de exegese bíblica aqui do dois dedos de teologia É sobre o sacrifício da filha de jefit Esse é o famoso texto de juízes Capítulo 11 do versículo 29 o versículo 40 Onde nós encontramos aí no meio dessa narrativa nos Versículos 30 e 31 fez jeft um VTO ao Senhor e disse se com efeito me entregares os filhos deamon nas minhas mãos quem primeiro da porta da minha casa sair ao encontro voltando eu vitorioso dos filhos jamon esse será
do Senhor e eu o oferecerei em holocausto então Lemos que quem entra é a filha de jefit e depois que a filha Entra lá no verso 39 Nós lemos ao fim dos dois meses tornou ela para seu pai o qual lhe fez segundo voto por ele proferido a gente tem aqui no antigo testamento jefit fazendo um sacrifício humano para Jeová é isso mesmo tem sacrifício humano a Deus no antigo testamento aprovado por Deus e agora fique com a gente porque esse é mais um de olho no texto programa de ex GES bíblico eu já expliquei
isso aqui e é nós bora lá sempre que a gente tá lidando com um texto histórico e a gente tem olhado bastante para textos históricos do Antigo Testamento nessa nova temporada aí de de olho no texto eu acabei com teólogos do Twitter mas eu voltei com de olho no texto acho que é uma troca justa certo eu acho que vocês vocês preferem tem gente que não prefere Não prefere teólogos do Twitter eu comentando bado do Twitter mas minha saúde mental funciona muito melhor lendo o texto bíblico do que lendo sei lá teólogo Coach do Twitter
Então eu fico muito feliz aqui mas nessa nova temporada a gente tem lidado com muitos textos históricos e sempre que a gente faz isso a gente tem que olhar muito pra estrutura literária daquela narrativa Porque toda narrativa em livro histórico tá dentro de um todo maior e este todo é que vai ajudar a dar significado para aquilo que tá aparecendo ali no caso aqui do voto de Jefté não é nada diferente então a gente tem que falar sobre o período dos juízes o período dos juízes é um período marcado pelo pecado que Israel repetidamente cometia
contra Deus que era se entregar a idolatria dos povos vizinhos resume o período dos juízes era o povo idolatrando e seguindo falsos Deuses de novo de novo e de novo após a conquista da terra por Josué Israel deveria se estabelecer em Canaã Como o povo de Deus e proclamar o nome de Jeová ao invés disso após a morte de Josué surge toda uma geração que não conhecia Deus e começou a fazer coisas totalmente contrárias à vontade dele a partir de Juízes 2 você vê muito isso por causa disso Deus entrega o povo nas mãos dos
vizinhos e sem ter como fazer resistência Israel perecia e estava sendo dominado Então Deus por sua misericórdia e fidelidade a aliança abraâmica levanta juízes para libertar o povo então se segue vários ciclos onde o povo era dominado clamava por libertação juízes eram levantados Israel era libertado e desfrutava de um tempinho de paz mas logo se entregava novamente a idolatria e era dominado de novo e os ciclos repetia mais uma vez de arrependimento e tudo mais um desses ciclos começa quando o povo de Deus começou a adorar os balins astarote e os deuses da Síria e
de edon e de Moabe e dos filisteus lá para juízes Capítulo 10 nesse período Deus entregou os israelitas nas mãos dos filisteus e dos amonitas de acordo com Eneias to guini e André rein que os filisteus incorporaram deuses gregos um tipo de sincretismo com os deuses de Canaã eles costumavam adorar dagon astarote e baos ebube entre vários outros já os amonitas os quais eram descendentes da relação incestuosa de ló com sua filha mais nova em Gênesis 19 centravam sua Adoração em Moloque ou a milcon a adoração a moloc e milcon envolvia o sacrifício de vidas
humanas principalmente crianças que eram postas nos braços incandescentes de uma estátua de bronze e oca por dentro enquanto tambores ressoavam para abafar os gritos dos bebês sacrificados é um ário aterrador que infelizmente muitos querem trazer de volta de forma um pouco mais humana em clínicas de aburto mas aí já é outro assunto mas bom de sacrifício humano a gente entende né estão tentando sacrificar a gente aí em prol da Liberdade sexual mas de novo é um outro assunto só não resisto nós sabemos que é o que parece havia dois tipos de sacrifícios envolvendo crianças ali
certo a gente tinha o sacrifício dos primogênitos e o sacrifício do molk o sacrifício dos primogênitos eraa um holocausto que era realizado em Lucar chamado tofel as crianças sacrificadas filhos dos próprios ofertantes entregues voluntariamente a divindade eram depositadas em urnas E então eram enterradas com uma epígrafe e já o molk era o sacrifício de holocausto que ocorria como forma de infanticídio mesmo promovida pelo Estado e com caráter ritualizado em tempos de crise e pressão demográfica ou seja crianças eram sacrificadas quando havia excesso populacional ou em situações de de sítio inimigo a uma cidade por exemplo
você é é simplesmente chocante o cenário do mundo antigo nesse cenário depois de sentir tanta opressão o povo começa a clamar por libertação são a Deus um Deus que já não pode mais reter a sua compaixão Então os amonitas acampam em gilead e os israelitas acampam em mispá os gilead ditas começam a se perguntar qual seria o homem que lutaria contra os amonitas os seus chefes em mútua concordância chegam à decisão que o homem que fosse vitorioso nesse embate seria o chefe de gilead então diante da pergunta quem lutará por nós que fecha o capítulo
10 a Bíblia abre o Capítulo 11 revelando essa figura incrível de Jefté como num espécie de Flashback Jefté revelado sendo um gileadita que foi expulso por ser filho de uma prostituta e é mostrado que jeft morar na região de tob e que homem sem valor o seguia o verso 4ro nos leva de volta ao presente quando o chefe de G Lead cham o Jefté para liderar uma campanha contra os amonitas Logo no início do capítulo nós somos apresentados então a duas ironias de cara Jefté o filho de uma prostituta é rejeitado e depois chamado para
se o chefe dos gaditas isso reitera a constante situação de perda de confiança em Deus que aquele povo tinha ao invés de clamar a Deus por um Libertador os homens decidem por si só um líder para eles em segundo lugar é registrado que jeft t para tob e é seguido por homem sem valor a ironia aqui é que a grafia de tob é a mesma da palavra bom em hebraico é como se a Bíblia dissesse jefit está na terra boa seguido por homens que não são bons literalmente no hebraico ali tem homens vazios seria esse
então o libertador que agiria em favor do povo como é que um homem que lidera outros homens sem nenhum valor poderia ser usado por Deus a negociação de Jefté com os gaditas revela um homem buscando seus próprios interesses ele só queria ser líder ele queria usar o nome de Deus para seu próprio benefício a gente sabe muito pouco ainda sobre Tec na história se por um lado a gente pode ter alguma empatia por ele ter sido expulso da sua terra por outro lado nós ficamos desconfiados por ele liderar criminosos e por conduzir uma negociação para
benefício próprio usando o nome de Deus talvez até em vão para isso então a seguir na história Jefté envia mensageiros ao Rei amonita os termos e o método que jefi empregou foram bem provocativos em primeiro lugar ele envia mensageiros em vez de pessoalmente tratar com o rei em segundo lugar ele é provocativo na questão da posse da terra e em terceiro lugar ele diz que quemos é o Deus amonito e isso teria impression lado do rei porque como argumentam alguns comentaristas como o lawson Younger Júnior o autor aqui da narrativa mostra que há uma incongruência
no discurso de Jefté A Bíblia nos diz que kemos era o Deus de Moabe enquanto molo milcon era o Deus amonita ou seja ou jeft com metu um equívoco na atribuição da divindade ou ele intencionalmente trocou a divindade ou mesmo a gente pode considerar que havia uma pluralidade tão Ampla de deuses que em algum grau haveria adoração a quemos Por parte dos amonitas também não obstante molo ou milcon era a principal divindade dos amonitas qualquer atribuição de suas conquistas especialmente quando se trata de questões territoriais a outra divindade Seria algo extremamente ofensivo Imagina você como
Cristão ouvir de terceiros que a sua promoção no trabalho ou o seu casamento ou nascimento de um filho foi uma dádiva de Yemanjá tá atribuindo um Deus errado a outra pessoa Jef conclui sua argumentação então invocando Jeová como juiz entre eles como era de se esperar isso inevitavelmente levou à guerra jefit simplesmente atiçou o rei para ir guerrear contra ele depois desse relato nós passamos a conhecer melhor a personalidade de Jef Ele é um homem argumentador ele é um negócio negociador ele negociou com os le aditas obtendo a resposta positiva e negociou com rei amonita
obtendo a resposta negativa e então as escrituras relatam que o Espírito do Senhor veio a jefit aqui é importante entender que o ministério do Espírito Santo no antigo testamento é diferente do Ministério do Espírito Santo após o Pentecostes em Atos 2 no Novo Testamento depois do Pentecostes nós entendemos que a descida ou o batismo do Espírito Santo sobre alguém significa essa habitação permanente com implicação de conversão dessa pessoa ela se torna então s santificada no antigo testamento o Ministério do Espírito era diferente a descida do Espírito era uma capacitação para um fim específico que era
pretendido por Deus mas não significa que aquele homem era a provado de fato como um santo uma pessoa que vivia pro senhor a pessoa sobre a qual desceu o espírito poderia permanecer nos caminhos de Deus ou não a confirmação de sua conversão viria com alguma declaração bíblica de que ele andou nos caminhos do Senhor e não porque o espírito santo usou para algum Ministério Portanto o lauso junger mais uma vez diz em seu comentário sobre esse versículo que o espírito vira Jefté não pressupõe qualquer nível particular de espiritualidade por parte de Jefté isso afirma o
envolvimento de Jeová no empoderamento mas não garante a espiritualidade do recipiente ser empoderado pelo Espírito não significa que yahvé sobrepuja a personalidade de Jefté forçando ele a agir de uma forma somente Jefté ainda faz suas escolhas essas escolhas não são infelizmente por conta de sua ignorância baseadas na palavra de Deus como afirma também outro comentarista o Space Jones também comentando aqui o versículo 29 a afirmação de que o Espírito Santo veio sobre ele não significa que ele estava completamente sob a orientação do Espírito Santo de tal forma que tudo que ele fizesse fosse inspirado pelo
espírito da Verdade da sabedoria mas sim que o Espírito do Senhor o inspirou com força extraordinária e poder pra grande tarefa de liderar Israel para a Batalha Contra os amonitas então após esse empoderamento do Espírito jefit vai ao encontro dos amonitas entanto o texto bíblico apresenta uma quebra de expectativa muito grande em vez de executá-los empoderado por Deus Jefté tenta negociar com Deus Jefté quer negociar com todo mundo até com o Senhor Jeová já empoderado pelo Espírito Santo ele ainda vai tentar alguma coisa de negociação com o senhor o polêmico trecho que relata o voto
de Jefté já é chocante por si só porque evidencia alguém que mostra algum tipo de desconfiança em Deus e tenta obter sua vitória usando o mesmo tipo de negociação que ele fez com os gaditas e com os amonitas jeft té ou despreza o empoderamento do Espírito ou não percebe que tinha o Espírito Santo com ele e tenta dar um jeito para obter o que queria e faz isso da única forma que ele conhecia era argumentando o voto de Jefté propõe uma troca com Deus Jeová lhe daria vitória contra os amonitas e Jefté ofereceria um holocausto
daquilo que viesse ao seu encontro passando pela porta de sua casa no verso 31 as bíblias traduzem de forma diferente a Nova Almeda atualizada e a Almeda Revista Atualizada diz quem passasse pela porta a NV diz aquele que passasse pela porta a alme rist corrigida diz aquilo que passasse pela porta aqui já é possível notar a interferência do tradutor na interpretação do ser que passaria pela porta da casa de jeft ele estaria pensando num animal ou ele estaria pensando numa pessoa ou não tinha nenhuma especificidade o Timo Keller é maravilhoso nisso ele apresenta dois pontos
primeiro era improvável que animais entrassem pela porta em segundo lugar se o animal estava em mente jeft poderia ter usado um pronome mais neutro aqui para se referir a o que entrasse pela porta mas não foi o caso ele usou linguagem que parece indicar a possibilidade de uma pessoa o Barry web diz que a linguagem é ambígua mas é mais aplicável a seres humanos do que animais a gravidade da situação sugere que um sacrifício humano ao invés de um sacrifício de animal está sendo contemplado aqui por jeft o laon jonger Júnior ainda afirma de que
essa ideia do Keller que a animais talvez não entrassem pela porta não se aplica tanto havia um local onde os animais ficavam e seria possível que algum passasse pela porta em algum momento como é uma casa de interior uma casa de fazendo um sítio onde animais domésticos passam por ali no entanto a consideração importante a ser feita é que Jeff Ted decidiu levar a cabo o voto Quando um ser humano passou por ali Veja a sua filha passou por ali sua filha passou pela porta se ele tivesse pensando no Animal era só dizer ah não
não sabe não era não passou nenhum animal ainda passou minha filha e era só não sacrificar a filha o Arthur Kel e o Leo Morris comentam que apesar das tentativas de afirmação de que jeft tinha em mente um animal isso não pode ser suportado já que a designação Dev que no hebraico se referia a um sacrifício humanoo pretendido Alguns podem falar que no antigo testamento ser oferecido em holocausto sempre se refere a sacrifícios não humanos e que a lei mosaica eraa totalmente contra sacrifícios humanos no entanto ele conclui que o voto deveria ser interpretado de
forma ampla para significar qualquer coisa da posse de Jefté que viesse encontrá-lo o Daniel Block assumindo um rumo oposto aqui da argumentação sendo bastante incisivo argumenta que atribuir isso a Jefté não explica porque ele ficou profundamente triste ao ser recebido por sua filha Além de superestimar A piedade de Jefté sobre isso o Keller também como comenta que se jeft tivesse um animal em mente não haveria motivo para que ele considerasse que a entrada de sua filha Valeria para cumprir a promessa é até bastante razoável a consideração do Keller se eu tô em casa o amigo
me diz o cara sabe O Mateuzinho Me Liga Iago eu vou passar aí aí eu digo Mateuzinho traz um negócio aí para comer que eu tô com fome Traga comida aí ou então aí eu digo pra Isa meu irmão eu vou comer qualquer coisa que o Mateus trouxer se TR se ele trouxer sabe qualquer coisa o que ele trouxer eu vou comer que hoje não tô com frescura não eu como qualquer coisa aí o Mateus chega em casa ele trouxe o cachorro dele Ô rapaz aqui ó trouxe aqui minha cadelinha eu vou comprar ainda ali
o o o a comida mas trouxe aqui a Ixe Rapaz agora eu vou ter que mastigar o pincher do do Mateuzinho sei nem se O Mateuzinho tem cachorro tô só chutando aqui sabe é é absurdo se Jefté tivesse em mente apenas sacrifício de animais entrar uma pessoa não significaria nada para ele a partir do momento em que a entrada de uma pessoa o leva ao sacrifício dessa pessoa Isso significa que no seu voto ele tava incluindo literalmente qualquer coisa que passasse por ali pessoal qualquer pessoa sensata não consideraria um ser humano como válido para para
fazer um sacrifício ali muito menos sendo a sua própria filha Além disso era costume que mulheres recebessem os guerreiros vitoriosos com danças quando estes voltassem das campanhas militares é por causa disso que o Block diz que o Jefté agiu de uma forma que era completamente pagã Jefté estava profundamente envolvido num sincretismo religioso com aqueles tipos de sacrifícios aos falsos Deuses toda a querela com os amonitas começou porque antes os israelitas passaram a idolatrar os deuses filisteus e amonitas não é de causar tanta estranheza que isso tenha afetado o Jefté e veja a gente pode até
viar viajar um pouco e fazer um exercício de imaginação Jefté volta Triunfante da Campanha Militar sua filha invade a sala celebrando a Vitória ela dança salta canta ele dança salta e canta com sua filha e diz para ela traga um bezerro um novilho um capote qualquer coisa que você possa oferecer ao Senhor porque ele me fez triunfar sobre os amonitas Mas não é isso que o texto mostra o vesto de4 usa o termo Rin para chamar atenção pra entrada da sua filha termo pode atuar como um marcador discursivo que mostra a pertinência de uma ação
ou de um evento que tá prestes a acontecer como apontam vários comentaristas assim o narrador dirige a atenção de forma enfática do leitor pro fato da filha de Jefté vir recebê-lo se fosse um filme A gente teria aqui um plot Twist um evento que no surpreende e muda todo o curso esperado da narrativa da perspectiva de Jefté a surpresa foi sua filha vir recebê-lo enquanto ele esperava qualquer outra pessoa menos ela como se não bastasse isso outros elementos ainda depõem contra o próprio Jefté quando Jefté se depara com a sua filha ele rasga as vestes
e diz Ah minha filha você me prostra por completo você passou a ser causa da minha ruína porque fiz um Volto ao Senhor e não posso voltar atrás o que parece é que Jef está tentando se isentar da responsabilidade do voto ele diz minha filha eu não posso desfazer o voto que eu fiz a Deus e serei forçado a cumpri-lo e a culpa é sua porque você entrou aqui você é a causa da minha ruína o texto serve como promotor apontando que jeft era culpado mas jeft culpa a filha a resposta da filha que se
quer nomeada aqui apresenta uma acusação contra Jefté ela diz no verso 36 meu pai você fez um voto ao Senhor fa comigo segundo voto que você fez agora que o senhor vingou dos seus inimigos os filhos de amão note bem o texto repetindo você você ser seu para se referir a Jefté existe até uma aliteração aqui uma assonância no texto hebraico de forma a dar mais proeminência à palavras de Jefté ou seja o culpado aqui da história é tão somente Jefté e Jefté tenta se eximir disso Jefté tá pensando que poderia abrir a boca com
Deus Da mesma forma que abriu com os chefes de Lead ditas e os amonitas dos gaditas ele teve consenso dos amonitas teve reprovação mas de Deus Somente o silêncio Deus não respondeu quando Jefté fala a sua filha que teria de cumprir seu voto o silêncio de Deus mostra sua repulsa e completa rejeição a Jefté apesar de tê-lo usado er é que o nome Jefté significa ele abre e assim o homem que costumava abrir a boca para negociações com outros homens se estou fazê-lo com Deus e obteve do Senhor o serrar dos lábios em desaprovação agora
Talvez o mais absurdo aqui é que a lei mosaica possuía uma cláusula justamente para casos como esse Levítico diz o seguinte se alguém jurar de forma precipitada dizendo que vai fazer alguma coisa malou boa seja o que for que alguém pronuncie de forma precipitada com juramento e ele não se der conta disso mas ficar sabendo depois culpado será numa dessas coisas quem for culpado numa dessas coisas confessará Aquilo em que pecou como sua oferta pela culpa pelo pecado que cometeu essa pessoa trará o senhor do Gado miúdo uma cordeira ou uma cabrita com oferta pelo
pecado assim O sacerdote por esta pessoa fará expiação do seu pecado se Levítico 5 4 a 6 Jefté errou a fazer o voto errou ao justificar o voto E errou a cumprir o voto Jefté poderia just também sacrificar o animal para não ter que sacrificar sua filha e cumprir o voto ela também poderia ser resgatada segundo o que diz a lei judaica em Levítico 27 e assim todo o texto da narrativa e a Lei mosaica são contrários a Jefté Jefté é um vilão aqui na história Jefté tá agindo errado e o homem que deveria ser
um herói que cumpre algo heróico que foi tentar defender o povo de Israel agora se torna um vilão alguém que age em pecado e pecado profundo e assim sabemos que Jefté é inteiramente responsável por seu voto que ele não se arrepende do voto que mesmo podendo não cumpri-lo ele cumpre o voto e Deus sendo totalmente contra aquele voto e dando meios para que ele não cumprisse ele segue o voto existe um debate ainda na teologia sobre o que esse voto esse voto seria um sacrifício mesmo virgindade Perpétua isso vem do fato da moça dizer que
nunca casaria e que por isso iria chorar com suus amigas e então só depois o voto seria cumprido ou se ela nunca casaria Talvez o voto que seja apenas virgindade Perpétua e isso ajuda a limpar a barra de Jefté porque um homem que foi heróico agora virar um homem que sacrifica a filha é um problema bom O Daniel Block comenta que a construção em hebraico aqui pode ter sido propositalmente suavizada por se tratar de uma coisa totalmente horrenda ao Senhor assumindo assim que se tratava de um sacrifício vivo o tin Keller aponta que os dois
meses de Lamento da moça nas montanhas não fariam sentido aceto que de fato ela fosse ter sua vida sacrificada ela não tivesse mais nenhum tempo depois ela poderia lamentar depois do voto ser cumprido tá aqui o voto você não vai mais casar Ok então vou lamentar mas não ela diz ó vou lá lamentar quando eu voltar você cumpre o voto Ora se era a virgindade Perpétua o voto poderia ser cumprido você não vai casar beleza Beleza vou lá lamentar com minhas amigas mas ela tem que lamentar antes do voto ser cumprido é que o cumprimento
do voto impediria que ela pudesse lamentar ela está virgem não impediria isso isso ela estar morta impediria os dois meses de Lamento da moça nas montanhas só fazem sentido porque ela teria a sua vida sacrificada lauson Younger também é partidário de que o sacrifício do texto seria o da vida dela ele ressalta que a menção do verso 39 de que ela nunca teve relações com homem algum serve para colocar a filha como vítima do Pai ela é sacrificada como uma virgem ela é inocente diante do pai e ele também cita Deuteronômio 12:31 contra Jefté um
texto muito forte diz assim não é assim que vocês devem adorar a Senhor seu Deus porque eles adoraram os seus Deuses fazendo tudo que é abominável ao Senhor e que ele odeia até seus filhos e suas filhas eles queimaram aos seus Deuses aqui Jefté é condenado pelo antigo testamento a gente tem que entender que esses homens faziam coisas erradas que a Lei condenava e o fato de um homem que fez coisas grandes fazer também coisas horríveis não significa que essas coisas horríveis são validadas por Deus o Barry web também mostra que o mais natural é
entender que se tratava de um sacrifício de vida comparando o caso de Abraão e Isaque ele comenta que no caso de Abraão a obrigação é divinamente imposta enquanto Jefté assume a obrigação através do seu próprio ato voluntário que seria o vó em Gênesis há uma voz vinda dos céus em juízes os céus estão silentes e aqui em juízes o desfecho é precisamente o oposto do que o de Gênesis em Gênesis nós temos Os descendentes como as estrelas do céu mas aqui a gente não tem nenhum descendente sequer para Jefté Deus impede o sacrifício de Isaque
porque partiu dele a prova de fé a Abraão Mas é silente com Jefté porque esse demonstra um sincretismo religioso horrendo entre a religião Israelita e a religião amonita Seguindo os rituais de sacrifício de crianças que eram tão comuns naquele tempo o EB ainda diz que Jefté foi deixado para colher as consequências de sua tolice e a sua filha com como um Cordeiro preso no arbusto pagou com a sua vida um homem com atitude nefasta deveria ser lembrado na Bíblia inteira como um mau exemplo Como foi o caso de acabe ou de balão mas aqui que
mora o grande conflito porque é muito fácil olhar para antigo testamento ver um homem que matou a sua filha sendo idiota burro e descrente seguindo ideais que não são do povo de Israel mas aí que aqui que tá a paradinha que que dá o problema mas em Hebreus 11:32 que o problema não é o texto de Jefté no antigo testamento um cara que realiza sacrifícios humanos contra Deus e isso é uma coisa que a gente encontra no antigo testamento é o homem que aiu errado é isso aí mas Hebreus 11:32 cita Jefté como um exemplo
de fé olha olha que aí que fica o problema Jefté er um vilão homem mau Beleza a gente entende mas aí Jefté sendo citado como exemplo de fé como é que fica Hebreus 11 32 diz certamente me faltará o tempo necessário para falar de Gideão de Barque de Sansão de Jefté de Davi de Samuel e dos Profetas como Jefté é um exemplo de fé pelo amor de Deus bom Peter O'Brian comenta que Jefté o gilead é uma inclusão surpreendente nessa lista já que ele é mais lembrado por seu voto precipitado ao senhor que resultou no
sacrifício de sua filha sua única filha mas ainda assim jeft foi um poderoso Guerreiro cuja fé é mostrada na sua firme convicção que Deus guiou o seu povo Israel durante o período do Êxodo e na entrada em Canaã e o qual Deus usou para vencer os amonitas no momento crítico na história de Israel FF Bruce também diz que ainda que o voto de Jefté tenha sido precipitado e terrivelmente errado foi feito em sua sincera ainda que mal instruída devoção ao Deus de Israel semelhantemente de macart diz que a respeito do Seu tolo voto a confiança
de Jefté estava no Senhor e seu poder vinha do Senhor e aqui tá o grande ponto do macart mesmo pessoas de fé cometem erros e Deus honrou Jefté por sua fé Philips comenta que ele é um exemplo de fé porque liderou as tribos em batalha contra os amonitas Jefté é citado como herói da Fé aqui nessa sessão para nos lembrar de seus feitos em nome de Deus por causa da sua fé ainda que uma fé extremamente falha e é aqui que tá uma lição poderosa homens de fé que realizam coisas incríveis para Deus não são
isentos de erros e erros terríveis mesmo cometendo atos terríveis que Deus desaprovava a fé prevalece sobre o pecado de Jefté Jefté é um exemplo que nos mostra como a despeito dos nossos tolos votos e ações a fé em Deus é o que nos justifica não somos salvos por Nossas obras e por mais nefastas que elas possam ser Deus Olha paraa nossa fé qualquer um olharia para Jefté com reprovação mas Deus olhou para Jefté e aprovou a sua fé Deus olha para o homem que matou a sua filha e Deus o Recebe como homem de fé
que viveu para ele e isso não é incomum a narrativa do Antigo Testamento o principal patriarco Arca do Antigo Testamento Moisés foi um assassino Jacó um Patriarca era um trambiqueiro Davi que representa e simboliza a própria pessoa de Jesus é alguém que comete assassinato comete Adultério o antigo testamento é cheio de heróis com pés de Barro porque no fim das contas eles não são heróis são homens pecadores fracos frágeis que simplesmente creram e que porque creram foram aceitos quantos de nós não cometemos erros terríveis na nossa vida talvez Nenhum de Nós tenha sacrificado a própria
filha adulta mas talvez você tenha praticado um aborto talvez você mesmo crente tenha matado o bebê no seu ventre um pecado terrível uma coisa horrorosa Talvez você tenha feito coisas das mais absurdas ainda como alguém que se diz da Família da Fé e a gente tem um Deus que olha para nós com misericórdia e que nos aceita não pelas Nossas obras jefit não aparece aqui como um homem de obras e aparece como um homem de fé que simplesmente Creu e crer e acreditar o Manteve Mesmo ele sendo um homem que realizou coisas que desonrar profundamente
o nome de Deus a filha de Jefté encontrou consolo no senhor certamente viveu com Deus e foi recebida pelo pai mas Jefté teve que viver com o seu pecado com sua falha com o seu erro mas o próprio Jefté pode ser recebido pela fé Nós não sabemos tanto sobre a história de Jefté mas podemos acreditar que ele se arrependeu do seu pecado e Creu no Cristo que viria para lhe purificar de maldades tão Profundas Esse é um texto que serve para nós olharmos pros irmãos da igreja com mais compaixão e misericórdia erros muito menores que
o de Jefté são tratados com um Rigor que muitas vezes desmerece qualquer fé que a pessoa possa ter isso também nos faz olhar com mais Zelo para nós mesmos temos a tendência de a aar que Nossas ações sempre serão dignas boazinhas e positivamente dirigidas a Deus mesmo quando fazemos coisas grandes pro senhor mas Jefté fez coisas grandes para Deus então fez algo grande contra Deus nós podemos cometer muitos erros que marcam negativamente a nossa história mas a gente tem que estar ciente que o que salva é a fé o sangue de Cristo que nos deixa
brancos como a neve limpando as mais escuras e mais terríveis manchas que o pecado possa causar em nós e a história de Jefté nos ajuda a ver a grandeza da Graça e você acredita que um texto terrível como esse pode nos apontar pro pro tamanho da misericórdia de Deus esse foi mais um dois dedos de teologia hoje um de olho no texto comentando sobre uma passagem muito difícil você tem dicas de outros textos bíblicos pra gente descortinar aqui no programa deixa no comentário aí embaixo que com certeza a gente escolhe alguns deles de vez em
quando para poder tirar as suas dúvidas a gente tem vídeo toda terça e quinta-feira 10 horas da manhã mas às vezes tem vídeo aí nos outros dias então clica nas notificações para ficar sabendo sempre que houver vídeo novo um cheiro no seu cangote e até a próxima h [Música]
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