êxodo Capítulo 3 quando achar diga amém apascentava Moisés o rebanho de Jetro seu sogro sacerdote de Midian e levando o rebanho para o lado oriental do deserto chegou ao monte de Deus a web apareceu-lhe o anjo do Senhor numa Chama de Fogo no meio de uma sarça diga forte no meio de uma sarça Moisés olhou Eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia Então disse consigo mesmo irei para lá E verei essa grande Maravilha porque a sarça não se queima vendo o Senhor que ele estava se voltando para ver Deus
do meio da sarça o chamou e disse Moisés Moisés Ele respondeu eis-me aqui continuou não te chegues para cá tira a sandálias dos pés porque o lugar em que está é terra santa Versículo 10 vem agora e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo os filhos de Israel do Egito Então disse Moisés a Deus quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel Deus lhe respondeu eu serei contigo este será o sinal de que eu te enviei depois de haver diss tirado o meu povo do
Egito servireis a Deus neste Monte de Moisés a Deus Eis que quando eu vier aos filhos de Israel eles disseram o Deus dos vossos pais me enviou a voz outros e eles me perguntarem Qual é o seu nome que eles disse Deus a Moisés eu sou o que sou disse mais assim dirás aos filhos de Israel o eu sou e enviou a voz dos outros disse Deus ainda mais a Moisés assim dirás aos filhos de Israel o senhor o Deus de vossos pais o Deus de Abraão o Deus de Isaque e o Deus de Jacó
me enviou a voz Este é o meu nome eternamente e assim serei lembrado de geração em geração amém Coloque a sua Bíblia no colo levante as suas mãos lá em cima e diga bem forte fala Senhor e eu te glorificarei amém o texto que nós lemos está contextualizado com os fatos narrados no livro do Êxodo Êxodo é o nome grego do livro e quer dizer saída uma referência a saída do povo de Israel do Egito depois de 430 Anos de Escravidão mas o seu nome original não é grego é hebraico e o nome hebraico do
livro é chamote que quer dizer os nomes uma referência a primeira frase do livro Êxodo Capítulo primeiro verso primeiro estes são os nomes os judeu valoriza e muito os nomes para os judeu o nome não é simplesmente uma palavra que identifica uma pessoa para o judeu o nome é uma benção uma determinação profética na cultura Judaica quem dava o nome o filho era a mãe e geralmente o nome era dado no exato momento em que nascia a criança e geralmente este nome era colocado de acordo com as circunstâncias que a criança havia nascido lembra-te de
Sara em Gênesis 18 Deus desceu na casa de Abraão e prometeu que Abraão teria de Sara um filho estava ouvindo por trás das Cortinas e ouvindo rio se o Anjo a repreendeu ela disse eu não ri o Anjo disse é certo que existe sim passou-se um ano Sara concebeu deu a luz a um filho e disse chamar-se a Isaque que quer dizer risos lembra-se de Rebeca esposa de Isaque quando Rebeca engravidou dos gêmeos ela deu à luz ao primeiro e o primeiro era peludo ela disse chamar-se a Esaú que quer dizer pelo mas em seguida
vem o segundo agarrado ao calcanhar do primeiro ela disse chamar-se a Jacó que quer dizer suplantador aquele que agarra o calcanhar então o nome era uma benção figurativo de influência de fama de reconhecimento e a criança recebia este nome no ato do seu nascimento porém Moisés foi a única criança que quando nasceu não recebeu um nome quando Isaque nasceu recebeu o nome riso quando essa urna nasceu recebeu o nome peludo quando Jacó nasceu recebeu o nome suplantador mas quando o Moisés nasceu sua mãe não lhe deu o nome havia uma perseguição de Faraó contra os
hebreus e o decreto era Se for menina deixe que viva porém se na casa dos hebreus nasceram menino afoga no Rio Nilo o decreto estava assinado porém Êxodo capítulo 2 verso primeiro diz que o homem da casa de Levi casou-se com uma descendente de Levi e a mulher Joquebede concebeu e deu a luz a um filho até então todas as frases concebeu e deu a luz a um filho na Bíblia era sucedida pelo complemento ele pois o nome aqui o ciclo é quebrado ao invés de receber o nome figurativo de fama figurativo de influência figurativo
de poder figurativo de autoridade figurativo de reconhecimento o texto diz a mulher concebeu deu a luz a um filho e o escondeu em vez de receber nome ele é escondido em vez de receber fama ele é escondido em vez de receber poder ele é escondido em vez de receber influência ele é escondido porque tem gente que Deus dá nome mas tem gente que Deus esconde nem todos terão nome tem gente que Deus ama ao ponto de lhe dar nome fama influência notoriedade reconhecimento mas tem gente que Deus ama tanto que Deus esconde vendo que era
Formoso escondeu por três meses não tem nome mas é Formoso não tem nome mas é belo E durante esses três meses o menino sem nome cresceu não tem nome mas cresceu não tem fama mas cresceu não tem influência mas cresceu não tem Costa quente mas cresceu cresceu tanto que não deu mais para esconder mas o decreto era se for menino joga nas águas do rio Nilo para que morra afogado porém a mãe da criança que não tem nome mas é Formoso que não tem nome mas está crescendo pegou o menino sem nome anônimo sem fama
sem influência colocou num cesto de betume e colocou o cesto na beira do rio Miriam sua irmã ficou de longe para ver o que iria suceder lá vem a filha de Faraó com suas donzelas banhar-se nas águas do rio enquanto a filha de faraó se banha suas donzelas caminham pela beira do rio e acham a visão a filha de Faraó que manda tomar o cesto quando abre o cesto Eis que a criança chorava ela toma um menino o senhor sem fama o sem influência Miriam se aproxima e disse quer que eu vá buscar uma hebreia
para que te sirva de babá para criança a filha de Faraó disse vai Miriam correu e trouxe a mãe do menino [Música] Joquebede toma Este menino cria ele para mim e pagar-te-ei o teu salário Joquebede foi a única mãe que recebeu um salário para cuidar do próprio filho morra de inveja não é para quem quer para quem pode joquebete pega a criança leva para casa e não lhe dá o nome o texto diz que o menino ficou grande Sem Nome nasceu sem nome três meses sem nome um ano sem nome dois anos não tem nome
três anos quatro anos não tem nome lá vai o menino vem cá criança sai daqui menino e o nome não tem quatro anos sem nome no quinto ano ele desmama conforme a ordem da filha de Faraó não diz Moisés diz criança porque não tem nome pega o menino não diz Moisés disse menino porque ainda não tem nome e traz de volta para a filha de Faraó que aos cinco anos de idade pega o menino e aí sim ela diz chamar-se a Moisés porque das águas o tirei a primeira conclusão superficial que a gente tira é
Moisés significa Tirado das Águas só que não ao estudar a etimologia do nome Moisés você descobre que Moisés vem de Moxé que por sua vez vem de Mistérios misés não quer dizer Tirado das Águas misés quer dizer filho aí a gente pergunta se Moisés vem de me segue e quer dizer filho Porque ela disse chamar-se-á misés porque das águas o tirei é simples ou Moisés não era o seu nome o nome que ele recebe da filha de Faraó foi rápido e sai que quer dizer filho de quem era Rabi o Deus das Águas o Deus
dos rios o Deus das inundações aos cinco anos de idade ela pega a criança lembra das circunstâncias em que o conheceu e disse vai se chamar rapéis ou seja filho de Rabi o Deus das águas porque porque das águas o tirem [Música] ele entra na casa de Faraó filho de Rabi para cá rapidinho para lá rapidez para cá ele cresce vira homem mata o egípcio tenta constituir esse juiz entre dois Hebreus que brigavam o assassinato descoberto ele foge porque Faraó quer matá-lo no deserto de Midian ele tem um encontro com Deus de seus pais e
ao conhecer o Deus verdadeiro Hebreus diz que ele rejeitou ser chamado filho da filha de Faraó quem dava o nome a mãe rejeitar ser chamado filho da filha de Faraó é rejeitar o nome que ela havia lhe nasceu sem nome cresceu Sem Nome aos cinco anos recebe o nome em homenagem a um Deus Pagão e quando vira homem e conhece o Deus verdadeiro rejeita o nome que havia recebido daqui para frente me chame de Moisés e não mais de rap Moisés porque eu não sou filho de Rabi eu sou servo do Deus criador dos céus
e da terra Moisés nasceu sem nome cresceu Sem Nome a filha de Faraó lhe coloca o nome quando ele tem um encontro com Deus rejeita o nome daqui para frente me chame só de Moisés Moisés quer dizer filho Moisés não era o seu nome filho de quem não é só filho filho do que não é só filho então Moisés não é o seu nome é a metade de um nome que ele havia rejeitado que fazia referência ao momento crucial da sua história quando foi tirado das Águas aqui eu aprendo que Moisés não tinha nome mas
tinha história para Deus te usar você não precisa ter nome para Deus te usar você não precisa ter fama influência popularidade Deus não usa quem tem nome Deus usa quem tem história diga para alguém do seu lado você pode não ter nome mas você tem história só quem tem história aqui Qual o nome da mulher do fluxo de sangue não sei mais conheço a sua história Qual o nome do paralítico de Cafarnaum não sei mas conheço a sua história Qual o nome do paralítico do tanque de Betesda não sei mas conheço a sua história com
o nome daquele jovem que tinha cinco pães e dois peixes não sei mas conheço a sua história bate no peito e liga assim posso não ter nome posso não ter fama posso não tem influência mas eu tenho história eu fui Tirado das Águas Faraó quis afogar Moisés Mas quem tem chamada não morre afogado quem tem Ministério não morre afogado quem tem promessa não morre afogado que é uma prova tem uma prova Deus se zangou com a humanidade mandou o dilúvio matou todo mundo mas Moisés não é e a sua família não morreram Afogados Deus coloca
um arco-íris no céu e diz daqui para frente quem for da tua família da tua linhagem da tua descendência não morre afogado nunca mais aí tentaram matar José afogado Bora lançar no poço mas o poço tava vazio Porque quem tem promessa não morre afogado tentaram matar Moisés afogado Mas ele foi tirado das águas Porque quem tem promessa não morre afogado Jonas tentou se matar afogado mas o peixe engoliu no fundo do mar ele respirou porque quem tem chamada não morre afogado Jesus está dormindo no barco os demônios de tá vindo para cá então bora na
frente levantar uma tempestade e vamos matar Jesus afogado Jesus acorda Calma a tempestade repreende o vento e o mar Porque quem tem promessa não morre afogado eu estou pregando para alguém aqui que as águas estão tentando te afogar teus sonhos tua chamada eu Ministério mas Deus me trouxe aqui para te dizer se você tem aliança você não vai morrer afogado Deus vai te tirar das Águas [Música] passa-se o tempo um belo dia Moisés está cuidando do rebanho do seu sogro ao pé do Monte Horebe no deserto de repente ele viu uma sarça pegando fogo tem
aqui tem aqui tem aqui e viu que o foco não destruir a Sassa pega fogo no deserto é normal o que não é normal é o fogo não apagar e nem destruir as para ver de perto porque o fogo tá queimando e a sarça não é destruída quando ele chega perto do meio da sarça Deus diz Moisés Moisés filho tira a sandália dos pés porque o lugar que tu pisa é terra aí Moisés descobre porque a sarça ardia em fogo mas não era destruída porque Deus estava no meio dela e se Deus está no meio
pode vir fogo pode vir enfrentar pode vir terremoto pode vir o que for se Deus está no meio da igreja não tem cabeça que destrói aquilo que Deus está no meio a sarça representa o povo de Israel Deus estava no meio da aí Deus vai chamar Moisés ou seja vai chamar o seu nome porque Deus chama Sem Nome enviar-te-ei a terra do Egito para que tires o meu povo de Israel da escravidão do Egito eu tô dizendo eu vou te enviar para tirar o meu povo do Egito sarça é um arbusto espinhoso O que é
que tem na sarça espinho o problema de um arbusto espinhoso não é você colocar a mão o problema é você tirar ela colocar a mão numa saia difícil é tirar machuca arranha sangra fere então é fácil difícil é sair para o povo entrar no Egito foi fácil difícil foi para sair mas Deus disse eu vou tirar porque entrar nas drogas é fácil difícil é sair alguém tá entendendo entrar no vício é fácil difícil é sair entrar nas noitadas é fácil difícil é sair entrar no crime organizado PCC Comando Vermelho é fácil difícil é sair entrar
no vício da bebida é fácil difícil é sair mas Deus tá dizendo eu vou tirar eu vou tirar eu vou tirar hein mãe Deus vai tirar Ei pai Deus vai tirar Ei família que tá olhando para esse conjunto e não tá vendo o teu filho porque tá nas drogas tá no mundo tá no Egito Deus vai tirar Deus me trouxe aqui para dizer eu se precisar ferir eu vou ferir machucar eu vou machucar matar eu vou matar mas eu vou tirar eu vou tirar eu vou tirar eu vou tirar [Música] eu Firo mas eu tiro
machuco mas eu tiro eu mato quem precisa matar mas teu filho eu tiro de lá diz o senhor Eu estou sentindo a graça de Deus aqui estou sentindo a nuvem da Glória de Deus aqui enviar-te-ei a terra do Egito para que tires o meu povo do Egito aí Moisés disse quem sou eu nem nome eu tenho não tenho amigos não tenho fama não tenho poder não tenho influência quem sou eu para tirar o seu povo do Egito aí Deus disse eu serei contigo não tem nome mas é Formoso não tem nome mas está crescendo não
tem nome mas tem chamada não tem nome mas Deus é com ele só da Glória quem tem só tem quem recebeu só recebe quem crê eu serei contigo Moisés disse já que tu és comigo então eu vou mas Que mal lhe pergunte Qual é o seu nome porque quando eu chegar lá o povo de Israel vai saber qual é o nome do Deus que me mandou Deus Qual é o teu nome porque quando eu chegar lá vai ter um monte de deuses do Egito e cada Deus tem o nome e Faraó vai querer saber qual
é o teu nome Deus é para aí é tu vai comigo vou Vai dar certo vai então tá bom me diga qual é o teu nome parece que vejo na centerinhas Deus qual é o teu quer saber meu nome quero me diga primeiro Qual é o teu já era gago ficou mais gago ainda é que que que que eu eu eu não não não tenho nome Deus já que tu não tem nome Então eu também não tenho nome vai lá e diga que eu sou te enviou porque quando eu tenho uma obra quando eu tenho
um projeto eu não dependo de quem tem nome o da Raiz Se tu não tem nome eu também não tenho nome Qual é o teu nome é filho não filho não é nome filho de que filho do que quando não é só filho mesmo e o teu o meu é só eu sou eu sou o quê eu sou o que você quiser para quem tem fome eu sou o pão para quem tem sede eu sou a água para quem tá perdido Eu sou o caminho para quem está com frio Socorro para quem tá morta eu
sou a vida quem crê que o grande eu sou [Aplausos] [Música] e se Faraó perguntar meu nome diga que meu nome é eu sou aí ele vai perguntar Eu sou o quê aí tu dá o sobrenome eu sou o que sou [Música] é um Deus sem nome usando um homem sem nome para falar com alguém que tem nome porque Deus não depende do nome Deus não depende do nome Deus não depende do nome diga que eu sou [Música] e digo mais diga que eu sou o Deus de Abraão o Deus de Isaque e o Deus
de Jacó Abraão é nome sim alguém entendeu Isaac é nome Jacó é nome sim Deus está dizendo eu sou Deus de Abraão sou Deus de Isaque sou Deus de Jacó e sou teu Deus porque o uso quem tem nome e uso quem não tem nome eu uso grande e uso pequeno deixa eu ver quem tá entendendo essa palavra que levante a mão abre a boca e tem um brabo de glória a Deus eu sou Deus de quem tem [Música] nome mas também sou Deus de quem não tem nome [Música] porque o problema não é teu
nome problema é deixar o nome subir para cabeça problema na ter fama é ficar besta com a fama problema na defama é se embriagar com a fama Paulo disse não vos embriagueis com vinho mas com Espírito pode se embriagar à vontade sede Cheios do Espírito Santo vai sem nome Diga que o eu sou o que sou Moisés foi chegou no Egito Sem Nome em nome de um Deus sem nome entende isso aí que eu quero ver ele chega sem nome representando Deus sem nome de acordo com a tradição egípcia cada Deus tinha um título e
um nome o título ele revelava para o povão mas o seu nome só revelava para os reis cultura egípcia e de acordo com a cultura egípcia quando um Deus revelava o seu nome para um rei este Rei tinha controle sobre esse Deus se Deus revela para Faraó seu nome Faraó iria pensar só pensar mesmo imaginar só imaginar mesmo na cabeça dele de acordo com a cultura dele que quem estava no controle era ele Ai Deus disse vai lá e quando o faraó perguntar meu nome para achar que ele tá no controle dá não diga que
quem te mandou foi o eu sou E se ele perguntar eu sou o que diga eu sou o que sou porque porque eu vou mostrar para Faraó vou mostrar para ramisférios primeiro segundo terceiro quarto quinto sexto décimo quinto décimo sétimo décimo oitavo vou mostrar para os deuses do Egito que quem tá no controle não é faraó quem tá no controle é o Deus de Israel que fez os céus e também a terra diga para alguém do seu lado Deus está no controle Diga para o que está do outro lado Deus está no controle Agora diga
bem forte Deus está no controle pastor me prova que Deus estava no controle eu provo antes mesmo de Faraó de Moisés e Deus já falou que ia acontecer vai vou Qual é o teu nome Eu sou vão perguntar meu nome diga eu sou o que sou não revelo E o que mais Êxodo 3:19 eu sei Deus falando Que faraó não vai deixar vocês irem Porque ele acha que é ele que tá no controle se não por mão portanto eu estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios e farei no meio dele
depois Faraó vos deixará ir eu darei favor ao meu povo Aos olhos do egípcios e quando sairdes não sairá de mãos vazias cada mulher pedirá a sua vizinha jóias de prata de ouro vestimentas as quais porém sobre os vossos filhos vossas filhas e despojareis os egípcios eu estou no controle aí Moisés chega com faraó Deixa o Meu Povo Ir diz o senhor deixo não Ai Deus vai começar a fazer os prodígios mandou quantas pragas quantas pragas primeira Praga vou nem falar das outras só da primeira e eu gosto de Deus porque Deus às vezes é
meio irônico primeira praga tinha que ser a primeira qual Águas transformadas em sangue faraó queria matar os meninos aonde mandar jogar Moisés aonde a filha de Faraó tirou ele da onde e colocou o nome dele de filho de Rabi que era o Deus do que aí vem Deus e só para começar já vai logo transformando Águas em sangue o primeiro que perdeu o controle foi rapido o Deus das Águas porque quem está no controle não é rapi quem tá no controle é o eu sou quem manda no Brasil não é Netuno Iemanjá orixá Exu essa
cambada de demônio quem manda no Brasil é Jesus Cristo de Nazaré ele é Ele foi logo tirando o controle de depois Trevas o Deus já perdeu o controle também perdeu o controle tumores nos animais a Deus a vaca boi também perdeu o controle [Música] e Deus foi tirando o controle dos deuses do Egito um por um puro um por um era um Deus sem nome humilhando os deuses que tinham o nome através de um homem sem nome uma praga duas três quatro cinco seis sete oito nove todos os deuses do Egito haviam perdido o controle
Faraó disse não quem tá no controle sou eu não deixo Aí eu disse agora chegou tua vez à meia-noite meu anjo passará e em toda casa em que não tiver sangue na porta morrerá o primogênito à meia-noite lá vem o Anjo passando na terra do Egito quando eu vi uma casa com sangue na porta passava por cima quando vi uma casa sem sangue na porta entrava e matava o primogênito entrou na casa de Faraó e matou o primogênito de Faraó quando o faraó acordou de madrugada e viu seu filho morto ficou descontrolado perdeu o controle
diga Deus está no controle é pouco barulho para muita gente se você crê no que eu tô pregando diga Deus está no controle se fala ou não tava no controle do Egito você acha que Deus não está no controle do Brasil Faraó perdeu o controle e disse chegou um homem aí sem nome enviado por um Deus sem nome os meus Deuses perderam o controle eu perdi o controle também deixa o povo ir ao povo foi aí Deus leva o povo pelo beco sem saída de frente do Mar Vermelho mas o povo se acampar aí só
para mostrar que quem tá no controle é Deus Faraó tá sentado no trono eu que deixei foi eu que libertei é depois de 430 anos tinha que liberar mesmo né ah eu tomei a decisão Pensei melhor mas para mostrar que é Deus que tá no controle Deus diz endurecerei o coração de Faraó para que vos persiga e vos alcance defronte ao Mar Vermelho do nada fará uma muda de ideia eu pensei melhor que desaforo deixar esse povo ir tava tão bom trabalhando aqui para gente pega aí 600 carros 600 cavaleiros Generais e vamos atrás do
povo de Israel e vamos trazer de volta pegar os 600 carros cavalos Cavaleiros Exército e perseguiram o povo de Israel e os alcançaram de frente o mar vermelho na frente uma a direita montanhas a esquerda não tenha atrás Faraó Alguém disse agora Deus perdeu o controle Ai Deus diz eu não perdi o controle não prepara aí os cantores Quando viram na frente má à direita e a esquerda montanhas atrás Faraó com 600 carros e Cavaleiros disseram Moisés parece que perdemos o controle é melhor a gente voltar para o Egito porque é melhor morrer lá do
que morrer aqui aí Moisés começa a chorar aí Deus disse Porque Clamas a mim eu tô no controle o que tu tem na mão eu só tenho uma vara estende a tua vara e diga o povo que porque eu não perdi o controle parece que eu perdi mas eu não perdi eu abro e eu fecho Eu fecho e eu levanto e abato abate levanta Moisés estende a vara o mar se abre e o povo passa Peixoto quando o faraó deus o mar aberto com seus 600 carros Cavaleiros e Generais ele adentra o mar vermelho perseguindo
o povo de Deus quando o último trem vou repetir quando o último crente não ficou um para trás quando o último Crente e eu acho que tinha uma senhorinha tinha um Senhorzinho assim meio com pouco precisando de cálcio nos ossos aí Deus viu que não tava conseguindo chegar aí Deus disse enquanto ele chega eu vou enterrar as rodas dos carros de Faraó porque sou eu que tô no controle sou eu que tô no controle quando passou o último irmão a última irmã e tava todo mundo bem no meio de Moisés agora fecha estende o cajado
Moisés existente quando Ele estende o mar se fecha porque quem está no controle é jeová ele abre ninguém fecha ele fecha ninguém abre levanta ninguém abate abate ninguém levanta seca e ninguém molhar molha ninguém seca ele é Deus Ele é Jeová ele é o grande eu sou é ele que está no controle [Música] o mar se fecha e engole faraó com seus carros cavalos e cavaleiros e no dia seguinte Moisés viu os egípcios com seus carros e cavalos e Cavaleiros boiando na praia pastor me prova que Deus está no controle da história eu provo como
que a história começa [Música] prepara aí não perdi o controle não Pergunta para o teu vizinho como a história começa pastor me diga como a história começa lá vai a história começa com faraó tentando afogar Moisés mas como é que a história termina como Moisés afogando faraó se coloque de pé Deus está no controle Deus está no controle Deus está no controle Deus está no controle o faraó que quer te afogar vai morrer afogado Porque Deus está no controle a macumba mata o macumbeiro a feitiçaria derruba o feiticeiro a inveja mata invejoso a calúnia derruba
o calor mas quem tá debaixo da mão do todo poderoso vai ficar de pé porque Deus está no controle você pode pegar na mão de alguém só da Glória quem tem diga para alguém Deus não perdeu o controle não E sabe como é que eu encerro Jesus está atravessando o mar da Galileia alguém entendeu ele tá indo para gadara mas ele tá tão cansado que dorme os demônios dizem vamos aproveitar que Jesus está dormindo Bora virar o barco e matar ele afogado só que Deus tem mais poder dormindo do que o diabo acordado vou repetir
Jesus tem mais poder dormindo do que o diabo acordado Jesus tem mais poder dormir do que Faraó acordar Jesus acorda vento Cala a boca má aqui tudo se fez Bonança o barco chegou do outro lado Jesus desce do barco aí vem o Gadareno seis mil demônios não nos lance no inferno deixa a gente entrar nos porcos pera aí não foi vocês que tentou me matar afogado foi não foi vocês 6 mil demônios que tentou me jogar na água foi e agora você esquentar nos porcos quero então entra nos porcos saíram do Gadareno entraram nos porcos
quando tentaram os porcos os porcos se jogaram na água os demônios tentaram afogar Jesus Mas quem afogou eles foi Jesus de Nazaré porque ele está no controle [Música] está tudo bem