Candomblé - Akongo (Caçadores) - Tauami Kongobila- Kabila - Mutakalombo

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Ogã Jaçanã Gonçalves
Palestra sobre o Candomblé de Angola - Akongo - Caçadores. Tata Otuajô - Tata Sajemi - Mam'etu Ndans...
Video Transcript:
o ambiente pan pela míngua tal a eva meu amigo é tão a minha vó meu amigo tá lá em oi anderson boa noite boa noite a todos os irmãos eu queria parabenizar primeiro ao jaçanã pela importância desse trabalho que eles fazem sobre o comando dele e que esse acervo é muito importante para a história do candomblé em geral esse acervo que ele faz hoje será uma grande realidade de amanhã que eu queria parabenizar você assim mesmo e público queria lhe dar os parabéns por isso e hoje eu me encontro aqui com aldage a minha irmã
de luan com uma pessoa que tô devendo algumas visitas mas não é por mal e o tá tão tua joe então angola angola congo é essa união é a raiz do tombense a raiz do tumba jussara as do bate folha é uma união hoje nós vamos tentar esclarecer alguma coisa sobre os a congos que são os caçadores pontos é uma divindade a qual bantu tem muita ligação é sobre os a conduz que nós vamos falar eu queria deixar esclarecido que nós cá bila um uso do congo uma bila mutakalambo não são qualidades são divindades únicas
a morte do povo banco não existe a qualidade existe de verdade única mutakalambô único cabelo é o único ou o bilú é o único vamos tirar essa dúvida de gogo viro como tirar essa dúvida de uma congo uma bila o inkice do congo em que as pessoas associam ele a logun logun e no google com gobila governo e telecom pensa telecom tenso não tem a ver essa confusão como eu ouço muito a você de covelo sou agobila ologunde angola angola combo não tem essa referência com relação a isso o que nós vamos tentar deixar hoje
é a importância dos caçadores e juntas aldeias ao povo bantu toda a divindade é muito importante para o banco o caçador tem algumas divindades específicas porque o que provém é o que sai para caçar para prover e para quê é a casa do povo esteja farta então ele é importante por esse motivo e outros mais a usar congos eles são quase na sua totalidade o padrinho do povo boto porque os em gomas não tinham e como tocar resistir as caixas mas não tinha como toca então caçador trouxe curo para encorajar os encomendas né então tem
algumas casas e que a combo é padrinho de toda a cota de todo o tata kambono por quê porque eles são o pai dos em gomas e tem uma divindade importante para falar todos eles gente pode até dividir o falo um pouquinho de motoca lambou um pouco de cabelo um pouco de gogo viro para que um pouco de uso para que nós possamos ter uma é uma noção da nossa divindade eu comumente costumo ver assim no face e nós temos que tirar isso nós temos que e diz na boate usar a coisa a babá na
casa de um selador de angola às vezes eles falam comigo mais de 12 de bem essa pasta de mim aí eu tenho por obrigação retribuir todas as bençãos a babá mim odélia abençoe aí eu fico um pouco perdido o que quer acontece muito comigo que que tem a ver o de como como que que tem babamin contato tá tomo como a certo agora dá uma gente tem dentro das suas especificidades de cada nação é importante para construir o candomblé nós temos que respeitar todos e todas agora oi não mas não podemos deixar e essa confusão
acontecer não podemos deixar é essa a interação que não há na gol é magoou quanto é bom tu iorubá iorubá que em bunda que engordou korichao livre shaolin em que se alguém que se ao ano então é preciso que isso esteja bem colocado para que as pessoas têm uma noção do que é uma angola congo no geral e qual a importância e influência dos caçadores nessas aldeias nessas tribos por que que todo em que estuda a divindade é importante mas o caçador ou os caçadores tem um elo a mais é isso que nós vamos tentar
falar e agradecendo a vocês todos por terem vindo pela presença muito obrigado a todos por isso não e aí e aí e aí é bem boa noite a todos eu é atípico a nos agradecimentos a organização não é é indiscutível essa contribuição que ele da nossa cultura religiosa e outro achou aqui presente que está se falando e o pertence à família também se e sempre que eu vou falar para alguém uma plateia seja uma pequena ou grande e que eu falo que sou da família também se eu sempre gosto deixar claro o seguinte eu sou
do tombense mas eu não falo pelo tombense porque eu não tenho essa autoridade mas eu falo como mesmo convence e todo tudo que eu falar eu vou estar falando em função da minha experiência de 44 anos dentro dessa cultura religiosa dentro dos quais 36 reiniciado e a o importante é que a gente tem a nessa vivência do candomblé independente do público que esteja a falar é respeitar as diferenças não é que existe principalmente nessa cultura bom né haja vista que quando nós estamos falando água e no bar a gente está falando de uma nação de
uma linguagem única e só fazer mostrar uma diferença nós como são paulo em banco nós estamos falando em aproximadamente 500 de alerta estão por aí se vê logo a diferença então nessa fase inicial eu já queria propor então uma uma desconstrução do que a gente prática muito do que seja certo ou errado e para isso me eu me remoto lá atrás quando os primeiros terreiros de candomblé foram criados ficar longe e eles foram criados através de uma miscigenação de uma mistura né de várias tribos não só vão mas também não água yorubá né portanto essa
miscigenação e mesmo quando a gente está falando um terreiro mais tradicional mais tradicional de corpo não registrar a nossa liturgia e o que não tá escrito é complicado de dizer que tá certo tá errado o que significa dizer que se ele faz uma prática diferente da minha não quer dizer que eu esteja certo não está errado porque eu tô falando isso porque como eu sou uma pessoa que eu não sei falar muito improviso eu ontem comecei a rascunhar algumas coisas aqui e ficou imensa coisa comecei ficar com certo receio e por que que eu fiquei
com receio porque eu comecei a descobrir que eu comecei botar temas aqui pontos para falar e eu comecei a ver que ia criar polêmico mais à frente eu vou até citar algumas dessas colher mas o que significa dizer também que essas polêmicas não quer dizer que quem discorda ou concorda esteja certo até errado e outro ponto que eu sempre deixo dentro bem claro e eu aproveito até aqui é minha irmã minha prancha se eu chegar errado ela me corrija e o porquê que eu fico à vontade de falar na frente dela porque ela é uma
estudiosa é uma historiador ela é uma pessoa oriunda de academia mas também que é uma zeladora vive de terreiro e candomblé mãe a gente não aprende a academia a gente aprende dentro do terreiro dentro nosso quintal academia vem para nos elucidar explicar muita coisa que a gente não conhece como por exemplo quantas cantigas nós contamos não sabemos que estamos cantando né eu acho que a eu vi nisso daí é uma outra coisa com relação a polêmica é que eu gostaria de estar trazendo aqui e fazer essa desconstrução do que é certo ou errado porque eu
escuto muita gente fizer assim ah mas já que não é inscrito nós temos que seguir os nossos mais velhos e os mais velhos para nossos mais velhos também seguiram o que os mais velhos visível e o que esses mais velhos também seguiram-se os mais velhos ou seja não seguimos uma tradição oral de um quer passar agora quando surge um tema polêmico ah não mas isso não existe não quer dizer que não existem muitos pontos vieram para cá outro joão vieram e muitos vieram e não não não se perpetuar por algumas dificuldades e aí por isso
que eu faço destaque dessa política eu acho que o importante é não perder a sensibilidade é para o absurdo né e se a gente a sensibilidade não deixar que esse absurdo é uns contamine e que a gente acaba fingindo que não veja serviço isso eu tô falando das exceções que nós encontramos de criações que a gente tá vendo semana semana de divindades qualidades outras coisas mais né o mais lindo dos diretamente ao tema da palestra que são as maromba congo né as divindades caçadoras esse no congo tem origem num dialeto segundo ele serve tanto como
caçador ou caçadora não é comum aos dois gémeos assim como tá minha palavra um congo que é do dialeto que congo tem o mesmo sentido e o importante é que essa palavra no congo o seu significado traduzido português também quer dizer recompensar assimilar distinguir que eu acho que tá muito ligado à atividade dessa divindade que ajuda da caça quando ele distingue assimila e nos da orientação para casa é uma coisa que é muito característica nessa divindade e a gente quando fala em a congo a gente tá falando nas matas e florestas e um conceito banco
diz que o domínio das matas e florestas e ele é predominante dominado pelos animais e por ancestrais e são locais onde é de predominância de atuação do homem assim como os campos a estávamos são de predominância das mulheres e o banco acha ter um pouco machista porque ele diz que as mulheres são de propriedade dele né então é machista ele com certeza não foi nenhum banco que eu sou o dia internacional da mulher senão ele não diria isso e interessante que a gente começa a fazer algumas associações é que nessa coisa do seduzir a mulher
porque ele entende que por trás dele uma outra frase machista por causa um grande não existe uma grande mulher ele não se a mão de uma divindade chamada mulleavy que a palavra unifica a dizer ladrão mas não tem nada a ver com a divindade é é uma divindade também da prosperidade da caça da facilidade e da sedução então o caçador de começa também a se associar a alguma divindade como mo iv na sedução a segunda coisa importante é e data já me falou aqui do comunidades antigas né é que o caçador ou agilidade caçadores tiveram
uma responsabilidade muito grande quem quiser que descobre o local ideal para a instalação da aldeia né em seguida ele começa a dar as orientações da atividade manutenção dessa dessas tribos né para sobrevivência da comunidade e há quem diga por exemplo que foram essas divindades onde os caçadores que isso não sei se comprovado mas existe a fala que os caçadores é que terminaram com aquela a luz de hoje que os bancos eram nômades quando ele já chegou abre a esse fi se fixam definitivamente eu não gosto muito de ficar preso ao conceito de divindade a congo
ou divindades a congo como simplesmente as divindades protetoras e que atuam na caça é até porque eu prefiro dar uma amplitude maior como caçador de animais criadores de gado bovino caprino e de aves como a galinha d'angola caçadores dos rins nada mais nada menos que os pescadores e também guerreiros porque eles têm uma atividade importante não só da caça mas da defesa das suas tribos as suas comunidades contra possíveis inimigos e animados ferozes e também como energias que tem uma ligação profundamente grande com os nossos antepassados os músculos os zumbis quando aqui tá ligado a
atualizar fogo é são cultuados no interior da matinal castro aticamente onde o sol não penetra então eu prefiro dar uma amplitude maior ah ah esse a esse esse clã não só de caçadores mas também nessa parte como guerreiros é é uma nota aqui que no clã da agilidade não é que chamamos de a congo ou uso ele chega ao brasil por exemplo e aí vem uma primeira uma primeira polêmica é que eles fazem conhecimentos e e irritou a gen de caçadoras só que esse o conhecimento essa liturgia esses ricos não vingaram e aí eu lanço
a primeiros entrar que sentar no no no na discussão detalhada da do do assunto mas começa a surgir no mercado lutar enfim não é que é uma grande polêmica de uma caçadora eu me considero por exemplo incapaz de fazer qualquer pessoa de mudar gengibre que eu não conheço fundamento por exemplo dessa divindade e não conheço ninguém dessa divindade mas mais à frente eu vou citar outras caçadoras então como eu falo desconstruir essa essa coisa do certo e errado eu dou o exemplo também de uma de uma divindade matando a por exemplo para nós brasileiros o
candomblé brasil é uma divindade ligada a tempestade raios né eu tenho conhecimento e três divindade que também em áfrica bantu são associadas à ao as tempestades ao já diz e são de energia masculina mas que esse culto não o brasil né então até evito de falar isso porque a água você tá errado tá inventando aí você vira não é nem compositor é um compositor u e qualidade de som né esses cultos por exemplo é ele se misturam como já falei e muitas vezes se perder ela não foi porque não se quis é porque eu vi
uma urbanização da nossa cidade né hoje o nossas casas de são estão muito dentro da área urbana ou já selva de pedra toma conta da gente e não existe condição de fazer determinada os cultos né onde você tem que fazer determinada as aves em determinados locais e fica impossível a minha casa por exemplo uma casa que tem muito cimento eu não posso fazer por exemplo a fogueira de luan eu não tenho essa condição que eu tenho cimento não vou acender no cinema e assim essas atividades como como os caçadores e é é é e outra
coisa também interessante que a gente vê é a constituição não sobe terreiro mas da cultura e eu não viu que candomblé por exemplo uma religião para mim é uma cultura religiosa que ela tem uma triste banco e como eu disse são cultuados em locais espaço físico diferente né no brasil uma formação dessas primeiras casas vem ocorrendo isso agora eu não posso negar também que essa amálgama do candomblé que vem sendo perpetuado até os dias hoje venha segunda polêmica que são lendas mitos que se fala a mãe e eu até concordo que a maioria dos nossos
vídeos estão ligados a criação do homem do mundo mas os nossos mais velhos também contava essas lendas esses mitos e se a gente tem que respeitar os mais velhos porque agora vamos contrariar o que eles eu fui criado pelo menos no ambiente assim logicamente é temos que o bom senso e buscar até da onde vem a origem disso e aí eu acho que a academia volta novamente a nos ajudar então fica a pergunta por que que eu vou abandonar esse modelo já que o nosso candomblé é miscigenado foi por muito tempo pindaré na quantizado escutamos
lendas escutamos litros né o termo que está genito a sagge me falou qualidade uma coisa muito simples mas não temos realmente qualidade da onde vem isso bem dessa miscigenação de e vamos misturar um negro giz me respondeu congo-angola e quando aparecia uma divindade semelhante a outra por um caçador né mutalambô o andré aí o outro falava né porque daquela qualidade na verdade esse qualidade era uma referência que era de uma outra nação de uma outra religião logicamente eu tô dependendo aqui a hibridação os cruzamentos sadios né e me desculpe o termo sul eu não estou
defendendo aquilo que a gente vê comumente chulamente fala são os becos isso não defendo mas eu defendo que essa tradição oral que não acho mais velhos meu passando é seja respeitar e por que que o amplio esse esse esse entendimento do clã já com né os deuses na áfrica se eles eram cultuados de forma regional tribal né e eu vou dar um exemplo muito claro no brasil quando se fala o deus supremo o criador deus maior se fala em zambiapongo não é basicamente usando e a pum né mas por exemplo lá na big meus presentes
e gilmar um povo chamado um blog portanto são do tronco banco piggy meu é banco eles têm por exemplo no congo é a divindade no congo caçador como deus supremo aquele que orientou tudo fez de tudo que outubro não é usando a porta então é uma coisa tribal é uma coisa regionalizar um é um exemplo aqui que eu posso dar é com relação à em que se samba né a são da energia feminina e não tem nada a ver com a casca mas os caçadores não somou família de samba o samba por exemplo antes de
passar e lançar mão de mais outras de linguagem que eu vou falar entre alessandro granda pedindo proteção e pediu da fartura na casa por isso então que eu gosto de fazer um uma criação maior do que seja as unidades a congo nesse universo não só de caçadores mas mantendo o foco aqui no fogo foi divulgado para palestra no fogo aparece um prato de amizade igual a mim e kombi lá a vila e nos tá cala a boca ou no calombo é eu vou falar alguma coisa sobre essas mensagem vou citar algumas outras caçadoras também outras
mais conhecidas outras vezes com ah mas eu queria fazer um contém ju mais ou menos do que se troca como é que se trata o como se olhar nossa ótica para essa dignidade a combo um esse maromba a combo dentro das nossas carpas eu acho que a palavra é a curva também a palavra divindade que pode ser traduzida como como de manga né a divindades a com que quer dizer o antigo caçador né esse caçador divino também é considerado um vigilante noturno por aquela é tipo cidade que ele tem da defesa do sua tribo não
só contra inimigos com a caminho animais durante a noite só são divindade que também recorremos não só para a caça mas ele é considerada também principalmente a áfrica vamos lá na áfrica pronto como as proteger um dos locais dos tempos e é isso é sofia não sou algum lugar john combo jilo encosto mas também é um conto é são divulgados a gente pode dizer que tem grande sabedoria e que são antigos e porque antigos porque ela protege uma atividade quem tem esse cá desde que o homem é homem ou seja a sua subsistência você não
vive sem caçar quer seja individualmente ou coletivamente né qual por isso que se considera ela ela uma uma dignidade caçador além de ser uma atividade que atua na parte de embutir para coleta da defesa e muitos até chamo ela é uma um combo de o príncipe caçador é sem dúvida é é é uma divindade que todos recorrem pedindo fartura não sou a fartura alimentar açoite livro também na fartura de equilíbrio emocional eu diria para vocês que essas divindades a conta essas divindades caçadoras elas fazem fazem parte talvez da casca mais importante para a divindade do
campo um bom se vida dos terrenos e guerreiros e porque ela ela tem essa importância essa responsabilidade da vida também da subsistência então é uma divindade classificada como mantenedora a a e apesar de ser uma uma divindade que protege e oriente os caçadores ela também para mim é uma entidade bastante consensuais é porque ela não permite por exemplo a caça predatória ela não permite matar como matar e eu faço uma uma coisa uma preparação interessante é que é uma vez eu tava conversando com uma pessoa iniciada de um buzo e ele me falou o seguinte
poxa meu sonho é participar de um safári na áfrica para fazer passadas lá e quando você é feito de santo mesmo então boa chance tudo ótimo e você vai marcar indiscriminadamente aquilo que a sua divindade chorinho fica aqui não faça então não é cabível isso né se no brasil a gente considera o caçador protetor né que é um tongo o imposto aquele like se dele ele refrigerante eu diria que os músculos eles são reduzidos também não só pela força mas também pelo bom serviço e e eu não gosto muito de sincretismo mas eu não posso
negar que existem e a gente acaba fazendo sincretismo deu uma própria cultura africano de lutar lamborghini a família de um grupo com as conversa com o tolo e na igreja católica multi rezam para são sebastião aqui no rio de janeiro para são jorge na bahia ou aplicação de medidas são miguel como se estivesse rezando também para ser divindade na minha casa por exemplo uma divindade cujo dia se estipulou que a quinta-feira o dia de culto e normalmente as suas cores são verde principalmente eu ia te buscar o que é utilizado dando nos joguinhos de contas
e outras coisas mais da b3 que símbolos deles repreendem muito da casa da família de sam mas não todo nós temos um músculo que o ar né a maromba com suas flechas a lança menos utilizar os cabos que é um tipo de espingarda mas isso já parou influência da colonização europeia o que é bela e aquele espantar moscas muito parecido com ele querer não aqui também me chamo de mucungo que vem do vocal vocal o povo quer poder poderoso o que fiz um dupla aquele capacete cross usa muitas vezes que de fátima da costa tapando
que a mãe bornal né que é uma bolsa às vezes hoje usam tentar só colar pulseiras metálicas como xinga que é um chocolate que é muito semelhante abri-la que oxossi no ketu uso chifre de boi chifre de búfalo e alguns casos um cajado de madeira que normalmente as saudações estão sempre se referindo aquele caçador que vem do céu e que vem nos ajudar e temos de animais utilizados em nossos rituais eu vou ficaram alguns aqui normalmente a partir de terreno no cabrito de motos para os na angola combo coelho ato em algumas casa porco com
a questão de fundamentos especificamente da minha família esse animal nós não sacrificamos nem prazer ative as divindades caçadores mim produtividade nenhuma mas é uma particularidade da minha família o faisão e os dois animais que pelo menos na minha casa utilizar mas não se faz oferendas sacrificiais com ele que eu periquito e papagaio são feitos e tu acha que esses animais mas com condições especiais específicas principalmente na fase de ilustração de um exemplo a a rua quase elementos que a gente encontra só as matas e florestas como todo mundo sabia que sabemos aí só vamos os
campos de agricultura e pastoreio e o metal normalmente utilizado é a prata e o latão branco e é uma divindade que está ligado diretamente ao elemento terra sábado eu relacionei algumas que nós utilizando sempre me irritou as aí dá uma fava de vidência pimenta macaco pimenta jacaré a pimenta da costa o dado apóstolo de boi jatobá jucá pichurim orelha-de-macaco abre caminho e no clã que essa mais difícil aqui no brasil é difícil encontrar e parece fazer chama duas aqui é um deles tem no nordeste então eu formar coincidência eu tenho porque eu tenho um irmão
de santos que tiver um tempo lá em agora então trouxe para mim então tive essa troca a fruta é só uma variedade enorme de frutas que são oferecidos eu destaco apenas a mão de espada a cacau carambola coco cajá manga goiaba e jabuticaba jabuticaba as corridas motivos desse são sagrados geralmente são a base de milho verde milho cozido pouco canjica amarela canjica branca feijão fradinho amendoim plural o admiro no aluá de abacaxi e as cores que eu citei aqui uma relação alfabética você tá a sua mente as principais normalmente essas coisas são usadas nos rituais
de iniciação de banhos de limpeza para a confecção de macuco eu posso agradar vou citar apenas algumas acácia alfavaquinha baralho de velho a peba caiçara da cena com a passarinho respirar santa folha da copa goiabeira guiné hortelã jacatirão que é uma planta pra gente importantíssimo que é onde principalmente nas iniciações são feitas oferendas e fundamentos espirituais no piauí essa árvore jurubeba parietária pega-pinto são gonçalinho taioba e desde a mão a curiosidade que a gente como eu falei que existe uma mistura hora a gente fica alguma coisa de ter as africanas e que ter as brasileiras
é a semelhança do que a gente vai tá descobrindo aqui segundo existe uma uma cerimônia muito revestida de compras né da mofi no caçador todo um velho caçador daquele lado que tem uma doença chamada que mula é que é muito parecido com uma dança que é na balaca tá que é feita em angola é na região óleo de luanda e que são feitas só para esses caçadores e me enterro desse caçador de lá são diferentes dos caçadores daqui eles são enterrados normalmente em pedro estados e caminhos ou encruzilhados ou impede junto de pé de árvores
consideradas sagradas em cima de uma rocha de posição cobertas com penas menores fazendo como se fosse uma a câmara mortuária retangular em alguns casos destes caçadores ficam meses e até anos o corpo dele exposto abre a mente mal chamado através da da gestão forçada de 2020 palmas de óleo de palma quente para que eles sejam referenciados e onde depois eles são são enterrados definitivamente falando dos caçadores pelo seu longo amigo eu vou falar rapidamente sobre os pratos que estão no fogo e eu começo com o pagamento e e é claro surgir divergências aqui também mas
como eu falei são coisas que o plástico dentro daquilo que eu vivo de ontem da minha tribo da minha família é uma uma divindade ligada diretamente à impôs honda longa a cabo via lembro além de ser conhecido como o som da casca tauane também é considerado um grande feiticeiro aquele que detém os conhecimentos das magias dizem as lendas que ele tem cabelos longos e barba samaria largas e por isso significando que a uma divindade com grande sabedoria e experiência aqui uma curiosidade ele tem um animal de estimação qual e comente se transforma nesse animal de
estimação que se chama o né e ele se transforma isso para poder correr mais interessante que esse unb é o mesmo outlook do desenho animado da disney lândia que bang que eles a é de homem né e aquele animal que é aquele tipo de antílope mesmo malhadinhas branco e eles consideram a consideraram eliminasse o personagem na disney falando um pouco de kombi lá para gente é uma divindade caçadora muito ligada tanto à lendário em ganga com casado e vão valongo é chamado de caçador menino considerado também um dos mais lados no como a impressão de
que essa palavra do congo e congo em vila em vila pneu o nome de uma região né diangol e sinônimo de chuva também caçador e pescador na áfrica do sul também toco banco é um instrumento musical e os mais velhos aí dizem que com bila ele é um ser encantado que vive nas nuvens crescendo príncipe protetor dos pescadores e caçadores estender suas ferramentas normalmente são confeccionados na cor kraft a vigorada no caso as ou das suas vitórias na minha casa não tem especificidade levar dentro seu bem vê apenas um são mais sentar no detalhe do
rito e a iniciação na raspagem da iniciação seus filhos obedecem também particularidades um pouco diferente de outros maromba como fazem algumas similitudes ou com ele ou com deve para o ar e aí eu não querendo tirar o mérito vende merecendo e os curto muito essa comparação que tá trazendo o calor eo algum até com kombi lá né e mais agora pelo menos e isso é coisa de tal vejo 10 12 anos atrás sobre teria com penso eu não vou entrar na polêmica de ter recompensa só para sair registrar que para nós né dentro da minha
experiência para mim a liturgia era tão intenso não é uma divindade ele sim e encantamento que não tem iniciação para gente no nosso corpo nossa admiração daqueles que faça anunciação eu pelo menos não faço que eu não tenho esse conhecimento e não considero então como divindade e sim como encantamento de umbanda aluga em nenhum deles tá com fome tem uma lenda que diz que eles vão da luna estavam passeando pela floresta e que atendeu encontrado fez bem a ele mandou aí os dois não inclusão de pau mágico e assim que eles usados transformaram ser só
né região se reconheciam nem como feminino e como nós colhemos e aí foram até a presença de deus e o salário tá esquisito isso aqui então usando falou que tocar vou separar isso daí separou disso mas a separação de vocês dois para nascer uma nova divindade que é um com bombril e aí vem novamente aquela comparação a mas é como tem essa expressão acho que no lugar é um sempre metá metá né seis meses e homem fez mulher para nós não existe isso não existe esse sempre metade energia masculina e metade energia feminina e a
6 meses hoje três ou três meses não existe isso que eu não amo conceito que a gente não utiliza como é a vida também para a gente é considerado o deus vai surpreso e inesperado o que é desesperado uma divindade que ele tem que contar com a surpresa não para fazer acácio e o objetivo dele que é a alimento que ele está buscando por essa prevalência também de cumbe e quem mas é um som que tem uma pegada isso é muito grande uma ligação últimos anos e passado e aquele pó que a gente estava se
referindo lá ele também recebe ficar atender em pó chamado tá kula que os o soro buzz e respotas um que é um pó mágico também ele produz uma uma uma força contra os músculos contra os mundos e por isso que combina tem um acesso muito direto ao interior das matas que onde vossas essas energias deve ter passado mudando com a bila a temos entendimento que é uma divindade que tem uma ligação muito grande público atender com encosto fala agora em samba em lambo ou não pessoalmente e outra divindade chamada law que são considerados verdes caçadores
ou que pelo menos protege os verbos caçadores ele tem alguma qual a diferença do seu vestido e particularidade uma das suas roupas e as os seus fornecem os cartões ações coração são sempre feitas de pele de boi de búfalo também de leopardo e de bode dos borges já são bem vert a predominância continuar sendo verde mas também o grampo usa arco e flecha e seu principal símbolo é um cajado cajado o filme é tipo de todos os pastores tá tá com essa já me lembrou muito bem sobre essa coisa do atabaque do couro nele o
primeiro couro e algumas tribos não quis dizer que inclusive usar tabacos que em todos os atabaques dentro dos rituais é foi cabe lá ele se utilizou de troncos de árvores outras e com as pedras animais e nesse louco como é que se faz um clareamento então é que algumas casos toda vez toda vez que vais fazer e amigos de um acabar com dance homenageia se agrada se oferendas faz sacrifícios de animais para cabelo e em alguns falam um a similitude com a bíblia com coaching que ama divindade yorubá e em cima qualidade caçador que é
uma divindade também que orienta sobre como deve ser vista respeitada a entrada e saída das matas né não só para aqueles que vão caçar mas para aqueles que precisam é como se movimentar nas matas nós compramos de comerciante e feiticeiros né de viajantes estão mudando de local ea predominância ver além de ser o deus dos pastores da pastoria são ele também atua como vigilante é cabe lá se a palavra kabila tem um significado de condutor de gado é uma pessoa que dar guarda guia ou apascenta o gado ou seja o pastor a identificação desses mitos
e lendas cabe lá tem uma importância e a tua muito fortemente como calça gor auxiliar de mutalambo e de longo e é uma coisa interessante é que quando os caçadores sem eles além de de fazer as suas oferendas para pedir a proteção de caça e os itens os quatro divindade acabe lá mutalambo ananbo e halal ele também que fazem também o agradecimento o retorno dessa casa e olha só que coisa interessante a primeira coisa que eles fazem é ficar mais estaca de madeira ou normalmente é um bambu na conta dessa desse bambu é colocado a
cabeça do animal que foi cassado foi abatido e o rabo embaixo as oferendas acho que elas divindade eu acho que isso não digamos um pouco como é que como é que se procede dentro nossa nossas casas né use para o bosque são muito parecido com isso que é sempre uma frase do agradecimento e despedida os a serem feitos 1 é como eu falei que se tem um link silao e o que se lamba lá para os pontos né que é uma divindade que ela tua na caça não como caçador mas como selecionadora aquela que seja
selecione os animais para serem caçados serem abatidos pelos caçadores ele a divindade em língua ela não é só protetor dos caçadores mas também os animais ou seja então se a gente vai fazer polêmica colocar gengibre também temos que fazer polêmica por samba alinhamento similitude desse desse marrom que desse desse curso eu já falei é com até o tim e por último aqui falando um pouco sobre multa lá eu vou lá o tema divindade que para gente escultura juntamente com a ligação direta com pombo gira composto de longe e com lembra é ter uma curiosidade sobre
mutalambo mutakalambo que vai ser camisa de onda da ilha de luanda ele é muito relacionado como uma divindade superior e não somente ficasse mas aquela protetora ligada a fauna dos animais aquáticos que não social 1 em alguns consideram mutalambô como advogado de caçadora mais antigo né junto temperamento cvh austero organizando um pouco dizem que ele é um solteirão e deve ser um machista porque disse que ele não não acha que as mulheres são tão tão boazinha são chatas vaidosos placas e falantes perfeitamente na divindade machista né você é muito antiga comer considero ele como o
chefe dos caçadores o governante das matas e da floresta também é uma divindade que atua diretamente na profundeza das matas né ligado muito a um bo a casca deixa eu tinha falado né e se for continuar falando na mitologia que ele tá lambona seu dona divindade chamada samba e assim que nasceu recebe o nome de lombo né e a sua criação então foi diretamente com ensinamento sobre a arte de caçar dizem que ele tem ele acompanhado por em rua que é um cachorro de estimação mas também onde ele atua isso quando ele atua na parte
da caça florestal mas ele também atua na parte da caça fluvial ele anda praticamente pelo crocodilo onde ele usa esse crocodilo para não somente é para se transportar como ele se encanta na forma de crocodilo para atacar os seus inimigos e fazer o julgamento de faltas graves quando os caçadores assim comente como da lambu também tem responsabilidade de tá combinado absorver através das práticas que não são consideradas como disse o vou pular coisas aqui de lenda vou falar rapidamente só os nomes depois no final se alguém quiser falar alguma coisa no pergunta você tá alguns
outros caçadores que a gente encontra muito na cidade de angola como um burro usou de ranga gangon já é cápsulas ou lambaranguange esse lambaranguange é a única coisa que eu faço uma distinção é que muitos têm feito mais essa divindade talvez por perda de conhecimento é uma atividade uma divindade é muito ligado a cai tombar e normalmente no dia da do nome do muzenza né ele nunca grita seu próprio nome é chamado macacumba para gritarem o nome dele em função de pastoralidade de linda também outros que deixaram dele ao longo jiquiá que é um advogado
que tinha ricos muito risco com quase arrependimento de um ano e hoje em dia é praticamente impossível né se ter essa situação facilidade ligadamente a atender outras por exemplo como um pylon gozo não é num babo tauá mini-congo buscá-la né e aí junto como tá lá na aparece junto com o nutella três divindades que está muito associada a ele e mais uma vez que a gente vê que polemizar eu vou falar e não bongo que é uma caçadora de energia feminina juntamente com são bongo e ramba é são quis que são duas divindades masculinas e
as a última o senhor das marcas que atuam juntamente pelo calor e é finalizando e eu gostaria de de fazer algumas recomendações aqui ó e os filhos principalmente influenciado essas alimentares tenho muito cuidado de carne estátua de porco de paca coelho falsa evitem tangerina pitanga carambola manga jaca fruta-do-conde abacaxi gema de ovo e uma coisa muito interessante que já foi comprovar muito em casa evitem roupas de madrinhas roupas de xadrez normalmente não são muito benéficas e seus filhos já não quiser eu não sei porquê mas meu pai de santo sempre dizia que filho de um
guns não mata louva-a-deus esperança eu sigo isso mas eu não tenho a menor ideia de onde vem essa crise uma crise lá que muita gente fica com medo quanto o mel na minha casa não existe nenhuma quizila nem um cabo nenhuma proibição de mel para nenhuma divindade a com né quando a gente quer adoçar a gente usa o léo mas também usa a e o meu lado de campo minha sugestão coloque muitas mas muitas espigas de milho pendurada na casa pedindo prosperidade porque aí vende essa divindade todas as bençãos não são as possibilidades de alimentos
mas até a prosperidade financeira de felicidade eu queria agradecer a todos principalmente aonde eu estar ao lado de água aqui portanto essa jemima metrô blanche que mais que meus amigos são pessoas que eu admiro a respeito renova o meu agradecimento ao fogo na jaçanã e eu queria lembrar só de uma coisa quando a gente fala em angola deus que tem uma vez um pai-de-santo farol uma coisa a gente vai entender o angola a gente tem que acordar angola dormir igual a respirar angola comer angola de angola conversando agora e eu te cumprimento 200 seguinte principalmente
os angolanos ele tem essa esse espírito essa consciência e a gente tem que parar um pouco de achar que nós somos seres humanos com experiências sobrenaturais do espírito acho nós somos filhos de uma divindade portanto nós somos espíritas sobre os espíritos são sobrenaturais que estamos vivenciando uma experiência humana para isso nós consideramos que as nossas divindades e eu digo os meus filhos eu não sou filho de óculos eu sou o próprio impôs só não sou divinizado mas eu fui sacralizado e para isso nós devemos louvar o ponto a respeitar os o strass que são eles
que estão aqui representado como nossos vídeos muito obrigado desculpa a demora aí
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