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Video Transcript:
E aí E aí [Música] E aí [Música] o Olá bom dia hoje inauguramos um ciclo de aulas abertas no efish nós estamos em 2021 ano em que celebramos o o Cinquentenário do programa de pós-graduação em antropologia social e este programa está a promover aulas abertas sobre teorias e histórias da antropologia nos organizamos este primeiro ciclo com convidando grandes entre o polo da gente o povos do nosso tempo né para comentar obras e textos de grandes pensadores clássicos netos de obras de classe de classes e este arquivo esse ciclo vai ser ativado como uma um conjunto
de lições que os alunos podem usufruir quando vierem ao YouTube ver ver e a rever estas aulas esta ideia nasceu na disciplina dentro o G3 que se chama de teorias experimentos aqui no graves né E nós vamos inaugurar com a presença do professor João de Pina Cabral e obrigada pela presença João e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e ele veio teve mobilidade de aceitar vermos falar de Marcelo Mimoso e as categorias a partir desses textos clássicos de Marcelo Mossi e eu queria antes de passar a palavra um João eu queria simplesmente
apresentá-lo porque é sempre importante nós sabemos com quem estamos falando né João Pina Cabral ele é pesquisador há muitos anos do ICS Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Ele é professor emérito de e social da Universidade de Kent em Cantuária foi presidente e co-fundador da associação europeia dentro povos sociais e também da Associação Portuguesa de antropologia e ele tem vindo a realizar trabalho de campo em vários lugares no alto Minho em Portugal em Macau no sul da China e também na Bahia no Brasil tem uma obra vasta João de pina-cabral publicou várias monografias
eu destacaria aqui as que dizem respeito neste momento mais a realidade brasileira publicou Canoas da Bahia uma oferta ergot lógica publicou também gente livre consideração e presente no baixo sul da Bahia e uma obra muito importante para a antropologia que se chama World não trocou de fermento biológico indetermination por tag na House narrou robux é também a chamar a atenção que o João tem recentemente publicações da Journal of the Royal anthropological institute no jornal La Furia 2018 e na real que é uma canal publicação da trilogia muito importante para nós né é queria também agradecer
a presença do link do Daniel vinhas né que é o nosso pede que dada disciplina e queria agradecer a secretaria de eventos ao Ricardo é o Valério pelo apoio que tem dado e que estão dando neste momento para que este evento possa se realizar então eu passo a palavra o João e muito obrigado Mais uma vez por ter aceito o convite de nos dar a honra de inaugurar este ciclo de de aulas e o João vezes é sua Muito obrigado estás-me a ouvir bem bom então é em primeiro lugar eu quero agradecer a Susana Durão
a este convite é o Rei Leão enorme para ser mais uma vez colabora com ela nós colaboramos há sempre várias coisas e e tem sido sempre um grande prazer e mais uma vez colaborar com a única vocês sabem que eu desde os fins dos anos 90 que a que nunca deixei a Unicamp muito longe e é e nos fins da década de 2000 passei mesmo ilustres e com enorme prazer e sempre com um enorme com Luiz actual a ver com os vossos colegas e sempre claro com o apoio e suporte a amizade do Omar Ribeiro
Thomaz também é dito isto Então se me permitem eu vou fazer a partir da do ecrã para agora podermos começar a aula bom então Oi Suzana pedido que me diz aqui está tudo em ordem Oi tá bem tá ótimo se puder só maximizar a lei para poder eu marco 18 e são as ele maximizado sim pode só porque naquela naquela coisa de ecrã aqui embaixo ou não bom não está ótimo dá para perceber perfeitamente agora agora fiz qualquer coisa errada para aí é e vamos ver se eu consigo voltar atrás assim está bem assim É
sim qualquer continuar Então vamos falar hoje de um texto a fascinante e até fascinado por que é tão difícil de entender porque é um texto distribuído em partes é um texto muito experimental e nesse sentido ele a ele ele torna-se um desafio e eu como estava a dizer a Suzana eu todos os anos do Este texto ler os meus alunos e é sempre com interesse que eu vejo que eles se engajam nesse aspecto em complexo do texto e eu queria fazer uma introdução à ele é tanto pelo lado pior que ao lado das categorias como
pro lado histórico a sua relevância e importância histórica que que o teste tempo é a questão central que é que aqui tá estender Essa é como é que nos classificamos o mundo hora moço já tinha escrito em 1903 com odor Campo que era o seu tio tinham escrito em algum texto sobre as classificações que já era uma espécie de prenúncio a a a posição teórica que ele ia desenvolver a questão central nós podemos chamar o sexismo cópia Isto é quando eu digo vocês querem um gato Hum será que vocês acham que um gato é uma
coisa que se compra eu nunca vou saber eu eu vou saber se a experiência aumente eu tenho do ceticismo faz parte do meu da minha experiência cotidiana eu nunca sei se é outra pessoa me entenda eu estou sempre a dizer entendo antes porque precisamente eu não seja pessoa me entendo a vulgaridade do desentendimento é um aspecto nosso de Águia a e o arquivo com isto é usar a mesma palavra com significados diferentes é a parte do nosso cotidiano E na verdade a dúvida é uma condição para a certeza para entender o que é verdade eu
tenho que imaginar como seria se não fosse o próprio conceito de verdade não existia todas as coisas fossem verdade é só uma verdade na medida em que há coisas que não são verdade que o próprio caos at de verdade existe assim a pergunta Central que não se interessa e que lhe interessa neste texto Então teste fim de vida mas que linda essa através de toda a sua vida é como é que nós arrumamos as coisas do mundo e ele endereço a partir da da pergunta antropológica porque essa que está uma confusão ficamos devasta mas é
e a lembrança a partir do ângulo a topológico e quem sabe onde a lógica é o principal quer como é que humanos distintos classificam o mundo de forma distinta e essa é a pergunta antropológica e se calhar o começo da frente Ecologia e na hora eu adquiri em tal falarmos um pouco de moço em 1938 a mocinha 66 anos quando ele deu esta aula e ele era famoso por ser um dos maiores conversadores e palestrantes da história da antropologia as aulas do moço eram famosos e as pessoas a e ele proposta para estudar ouvir ou
o frente boa o malinowski e entre proposta Paris para ouvir o o quando ele deve esta aula eu já tinha 66 anos hora 66 anos que eu tenho hoje mas na altura 66 anos e era mais velho do que os velhos são hoje Oi e o texto é um texto a em que ele vem fazer apresentar no momentos bastante traz que eu vamos falar sobre isso um pouco a o uma mostrar ao sobrinho aluno assistentes sucessor e continuador da obra no Amil dar o que é que morreu em 1917 EA partir dessa data realmente é
moço que vai constituir o Polo Central de todo mundo a da de desenvolvimento antropológico que ocorre em países particularmente a partir de 1929 quando a 929 30 quando a grande crise da das Finanças financeira não é e até 1938 moça é assim oh oh a antropologia francesa sejam filhos de ouro é um período de grande desenvolvimento em que a grandes trabalhos fecha que os museus envolvem é um período e eu não certo sentido nós temos mesmo que ler esta aula de 38 como um render da Guarda Isto é um testamento intelectual o moço sabe quando
ele vai atriz que o mundo em que ele vivia está a chegar ao fim Oi e ele sentisse a obrigado a deixar um ele vai ele vai a Londres deixar uma espécie de testamento e esse Esse aspecto deste texto não é imediatamente visível para quem o Lê Mas eu creio que é muito importante para ter isso em conta o texto entretanto acabou por ser relativamente esquecível foi publicado em francês na no jornal agravantes plástico onde foi apresentado por na altura os os outros povos Franceses em inglês todos os viam francês mas depois da guerra já
não é verdade e portanto o texto acaba por ser um pouco esquecido Até que em 1971 a principal discípulo a sobrevivente do monstro que os discípulos masculinos nenhum só o que era um sub sexo sobreviver os outros todos morreram durante a guerra só ficou ficaram ficaram a algumas senhoras e a a mediterrani particulares convida-o Fuchs a ir dar uma aula sobre o texto do moço em 1971 fortes de alma é realmente o papai Um clássico da disciplina e a partir daí começa a questão o texto começa a voltar as pessoas começam a relevo ele pessoalmente
só só fui apresentado a autoestima 133 Então ver que houve uma espécie de período de declínio é a hora 1938 também era um ponto muito importante para Roland produz com nesse tipo a antropologia inglesa e isso é uma coisa que nós temos que levar em conta muito curioso porque antes como vocês sabem a partir do nosso de 20 malinowski torna-se a grande figura e queria fazer uma geração jovens a falta dele nem Londres no LC em que ele vai trazer a gente de todo mundo para estudar a explodir com ele desde a China até os
Estados Unidos África índia os alunos Deus velho todo mundo eu tenho um grande Impacto mas por 38 eles parte para os Estados Unidos e para nunca mais volta e quando ele parte para os Estados Unidos não certo sentido a umas um respirar de alívio por parte da maior parte dos discípulos dele que estavam assim o pior que a neta estava a responder às perguntas e quem Teoricamente estava aí Azul a vir com força aromática suspirou era um discípulo do primeiro morro de quem ele era um discípulo do decano da primeira vaga é eu já te
falo sobre isso eu tinha sido tornado em 1937 professor da antropologia em Oxford estava a reformar fugir completamente deles ele contratou logo imediatamente estes dois senhores que eu tenho aqui fotografias deles como velhos porque não consegui encontrar como jovens mas a altura tinham 30 anos não tinha o zíper tinha 36 e o e o meio fotos tinha 32 anos e eles foram logo contratado sem óculos pelo gráficos prontos e vieram a constituir os dois grandes pesos pesados do que seria o Período Clássico da antropologia inglesa um ano super em alta o outro bem fortes em
que ano e constituíram o grande peso o que eles estavam ali a fazer era uma revolução eu estava revolução a acondicionar a disciplina de antropologia e orgãos plástico eles queriam o que eles chamavam uma revolução sociológica da disciplina que eles estavam a formar uma artesão é muito distante Éden culpa descreve sobre isso esquisitamente é partir deste momento que é uma antropologia a Americana começa a chamar-se antropologia cultural EA causa para isso é o toque passe que achava que se cirurgia é que tinha a ver com sociedade o que entrou por gente tem a ver com
cultura e como na parte dos grandes responsáveis canos do período pós-guerra eram os tipos de passar antes que os americana que foi virando mais para os cursos enquanto que entrou polícia inglesa pelo contrário era uma rede social quer dizer uma cirurgia que enfatizava a a estrutura e as instituições e Traumatologia da raça isso é muito importante que tanto meio forte como é vão despertou estavam na época a tentar desenvolver isso e em 1938 o convite tão o almoço é é uma marca a dizer a partir de agora antropologia inglesa mudou eles eles por exemplo deitam
fora do volante plástico Instituto os futuristas porque eles acham não tem a teoria Porque não são parte de nós importante que é uma espécie de segunda reforma da antropologia inglês em 1931 Oi gente olha o que é curioso aqui é que a o resto Federal estava inspirado sobretudo no primeiro da onde que é um dor ficar mais estruturalista mais institucionalista mais positivista um detalhe anterior ao Impacto que o sobrinho teve sobre ele próprio Porque a partir de três ou quando ele escreve o texto primitivo klassifikation a uma espécie de viragem mais introspectiva mais fenômeno Mista
do da obra do de Campo que reflete o impacto do mundo porque o moço não só ele era composta por exemplo as formas elementares da vida religiosa a segunda parte quase quase escrita pelo menos ó a um a área um período de mudança este segundo de cai e o moço depois a morrer eram mais introspectivos mais humanistas mais engajado socialmente o moço eram social o socialista Amazon socialista declarados e eram e era mais introspectivo mais de feminista mais ligado aos a questão da experiência humana e a assim é muito interessante que quando fosse da aula
de eleitores em 1931 eles fala mesmo sobre o que se passou quando fotografa e ele tem a seguinte passagem e eu quis por isso aqui porque isto explica um bocadinho Isto é um bocadinho for o o moço explicar o que é que ele estava a fazer com aquela aula ele dizia eu tinha acabado de voltar da minha segunda expedição aos talencia alphonsus a falar na tarde antes da aula fui com web experiência de visitar o moço no seu hotel lembro-me em particular nos sentarmos com ele no terraço e discutir um tópico da aula isto leva-me
a pensar teria sido verão e o mês em que isto aconteceu é importante porque 1938 era foi um ano de enormes mudanças que eu eu por acaso não consegui até hoje saber precisamente a data em que a do mês em que abraça A aula foi feita e Trace jo jo jo eu vou continuar ele perguntou gentilmente sobre o meu trabalho de terreno e foi então que começou a Comentou algo de que nunca mais me esqueci é energia disso ele é como o oceano tudo que é preciso é uma rede depois entramos no mar e andarmos
correr às voltas acabamos inevitavelmente por apanhar peixe e quanto ao trabalho de terreno continua ele você diz que esteve lá dois anos e meio Coitada vai demorar mais de 20 anos a escrever isto interessante esta esta a parte final e porque forças depois começa na verdade ele só veio conseguir publicar o primeiro trabalho se os talentos em 1945 o forte o moço razão mas o que é interessante goste a situação é esta metáfora da rede e o que é uma rede para onde poque se atira ao mar filmar é o terreno Qual é a rede
entre o problema EA rede são as categorias e é sobre isso que o moço está a falar nacional e eu vou para Mark é como grafia eu vou por o mundo que eu posso fazer por fora e levo comigo o que é uma rede levo a minha rede e a minhas redes os meus conceitos as minhas categorias e isso era sobre isso que o moço nos iria falar a nacional a hora e o que queria deixar bem claro isto porque isto muda a maneira como cereal em 1938 1938 Para os franceses foi o ano de
todos os desastres tem o governo socialista culturalmente Progressista do Leandro ou qual o moço estava muito a é envolvido muito envolvido e tinha permitido a fundação do museu de LoL já tô velho museu de trocar de arroz que o Picasso dizia que a gente entra lá aquilo É extraordinário mas é um bocadinho nojento e Esse museu acabou e ainda não 131 é fundado pelo povo e ver que era um grande amigo do Monstros afundaram o salão com dinheiro desse governo socialista que estava a fazer reformas políticas importantes na França mas ao mesmo e ele cai
a nossa 38 no As Reformas estão interrompidas porque é uma espécie de período de E aí o descalabro parlamentar mas ao mesmo tempo está a acontecer alguma coisa que para o almoço é é inesquecível porque eu mostrei Então são judeu o meu sempre tinha sido ajudar eu tinha começado a vida aluno nas lutas a contra o antissemitismo nos fins do século anterior a com o movimento do contra o socorro trechos o caso de eixos A mulher do do time era para dentro do trechos e o monstro que era também sobrinho começou precisamente a vida Deus
a a nessa luta e ele sempre foi muito engajada e para eles é a luta contra o antissemitismo contra o racismo e contra a pobreza estavam associadas a elementos explícitos sobre isso olha tinha acabado de ver o antes não Isto é eu tinha acabado de África integrado no Range na Alemanha e achava em causa estava em movimento descalabros antes míticos mais horríveis que se passou no mundo e o moço estava assistirem se eu assistir a isso porque passaram por pares os fugidos e aliás nós sabemos por exemplo russa escrevi a carta a pedir para para
dar a emprego o filho dele no estrangeiro do que filho acabar num campo de concentração não acabou arranjou emprego na América e felizmente a o seu também não foi morto e Morreu de morte natural mas no mesmo ano Tu acha que eu já vaca tinha sido invadida pelos nazis e os ingleses em vez de tomar uma posição de força e dizer para aqui tudo não pelo contrário estavam convencidos que se olhar sempre o lado era bom e quando o moço vai na 139 a 38 dar aquela aula no relatos plástico e aquelas palavras no fim
que lhe dedica um comentário explicitamente político sobre os Direitos do Homem são dirigidos a audiência que estava o filme é uma a aderência dos Ingleses e que diziam isso é uma coisa que tem a ver com os alemães e que os franceses nada conosco que era a posição do chamberlen Vocês levam o primeiro que usava o guarda-chuva um Bengala e é só fazer aqui uma uma os seus eleitos não estão a passar a mesmo assim ou João Pedro ah ah tá bom tá estás no celular em que diz 1938 não é não estamos no início
mesmo ainda não não avançou ó como é que eu vou fazer agora e eu não sei tem que é por aí tá conseguir agora está agora andou um é importante Espera aí e agora agora está andar Sim eu gosto editando slide inteiro ou só tens um meio slide temos o slide inteiro pronto então vamos fazer eu fico assim tá bom então eu vou continuar como você está bem para ia ser ocupado em 1941 e a maior parte dos amigos sócios e colegas do moço e ao ser o Marcos ou exilados ato leve pelo morre mas
morre de morte natural e 39 o povo e foi o fundador do Museu do nome é exilado o o o Buzz é assassinado publicamente em 1945 e o morro e que nunca sai Paris sendo um judeu não foi mandado para um campo de concentração não se sabe porque a a Miriam Grossi que entrevistou as alunas dele diz-nos que trace talvez porque ele tinha tido uma um aluno aqui era membro da gastar mas não sabe o que deixaram ficar no apartamento em Paris só tem 46 quando as alunas que sobreviveram à guerra voltaram o moço estava
como se fosse um fantasma não falava com ninguém não comunicava não não ia tinha e ele tinha tido uma depressão muito profunda que eu tinha transformado e e eles só morrem durante 150 Então o texto sobre sou entre em 38 acaba por ser realmente o último grande teste que o meu super isso é uma coisa muito importante bom a E aí bom então eu queria falar os sobre o tema principal que o moço interessa quer as categorias da mente humana ele escolhe o conceito de pessoa porque ele diz é a principal categoria Olha o que
é uma categoria onde eles falam categoria estão a falar das categorias de mais alto nível Isto é as ideias que são inatas aquelas formas de classificar o mundo que não podemos deixar de ter OK essa ideia este categoria este ano mas mas que estás a falar daquelas que as categorias das categorias As mais altas categorias na hora do almoço em todas as sociedades têm uma noção uma categoria de pessoa Doeu mas todas as sociedades têm uma noção diferente da pessoa e o texto essencialmente desenvolve um modelo evolucionista no início de Israel a sociedade tinha que
expulsar as pessoas responder individualidade quem leu a introdução as formas elementares da vida religiosa dos Campos explica lá muito bem no início só pode haver sociedade se todos formos formatados pela sociedade local E é só quando a sociedade já está mais desenvolvida mais instituída que então as pessoas podem descobrir a sua verdadeira individualidade Esta é a teoria é o modelo evolucionista que o moço desenvolve na sua aula bom e então o que é uma kathuria a o conceito de categorias origina e Regina com Actos que devam livros marcadores e e no qual ele estava a
falar dos Pobres eles iam os objetos ordinários da nossa experiência entrou em classes de maior e maior abrangência e eles quais serão as classes mais Gerais O que as entidades do mundo se divirta Esta é a pergunta dor Isto é muito interessante porque entre o seu treino em Atenas e depois voltar a antenas com filósofo já maduro já depois da morte do Platão o o olho estoques a e teve um período longo em que horas socialmente biólogo Marinho Marinho ele estudava a os animais do mar e classificável e o problema da classificação era Central para
essa visão do porto o que está a fazer ao Realista ele e ele queria trabalhar com com as coisas que estavam no mundo ele dizia nós podemos pensar que os e a antiga aguente seria ou a categoria maior mas ele diz não ser não é uma categoria Por que não ser não existe e o que ele quer dizer com está muito simplesmente quis a não ser significa não existir e portanto não há uma coisa tal como não ser e portanto não faz sentir considerar o ser uma categoria E porque essas categorias que ele e eram
essencialmente os grandes hábitos da mente Eu estava a procura dos grandes hábitos na mente e eles não são sempre conscientes Eu por exemplo quando vos falo de uma maçã não estou a melhor ferramenta pensar em Fruta vegetal produto das Artes não estou mas no trás quando eu digo maçã está essas implicações elas são inconscientes que estão lá eu a grupo a palavra maçã e vocês contra sem a palavra maçã também a grupo e portanto o que está em causa é uma é procurar os hábitos maiores da mente hora e contrariamente aos filósofos isto aplicação de
obras tópicos como os filósofos de Cruz vou falar de segui na a e o moço acreditava que era preciso investigar mesmo ele era um empirista E aquela história lembra de entrar no mar com uma rede e ele é mesmo um e ele nunca fez trabalho de terreno ele próprio mas ele é um crente na fotografia e isso é uma coisa muito importante e por isso ele vai desenvolver aqueles diferentes apanhar no texto sobre as diferenças é que o grafias porque ele e ele queria que é para fazemos melhor aquilo que eu estou aqui tentando fazer
temos que ir a empiria e temos que estudar todas as sociedades para ele é muito importante é é o moço que traz pronto o g o uso de palavras como rhau uso palavras como totem e Tabu e ele ele traz essas palavras humana ele traz essas palavras porque ele quer nos mostrar que não basta o nosso trabalho temos que ir à realidade empírica quero um é mas este esta conceito de categoria foi mudado radicalmente durante o período do Iluminismo e essa mudança depois está implícita na maneira como o moço fala sobre categorias o de cartinha
mantido que nós não temos acesso à realidade como tal só só temos através de nossos sentidos a nossa mente está separada do mundo ela distorce a realidade não podemos conhecer os nomenos são os fenômenos mas os fenômenos da experiência tem que ser organizados Então a partir do Iluminismo a uma espécie de quebra que não está bem parecida no Aristóteles entre a realidade e as categorias que querias falar nossa mente a realidade está lá fora e ela tem uma categorização que não é tia dela Nós não sabemos e esta diferença o que vai surgir e vai
ser muito importante para nós entendermos O que é que o moço quer dizer por categorias data do Iluminismo ela não estava lá antes o Ora bem a pessoa que mais escreve sobre atores que tem o efeito mais importante sobre toda esta discussão Alcatel e manual que sustentava que as categorias estão os aspectos do pensamento tem os quais o pensamento não seria possível quem é o meu como o moço diz as categorias inatas aqueles as espécies com qual nós já nascemos Pronto ele o moço ou Kant diz as categorias são normas imperativas necessárias logicamente demonstráveis tem
as quais podemos estar certos a priori nenhuma experiência teria sido possível e ele diz tinha entre dois tipos de categorias as categorias da sensibilidade é o tempo eo espaço e as categorias do entendimento que a qualidade quantidade de ração animal é mas a inspiração Direta do moço não vende Car ela é o monstro é o neokantiano Isto é o moço já está a trabalhar sobre críticos do câmpus E isto é bastante importante tanto o moço como o Durkheim vieram de bordéus para que o primeiro emprego necessitar do do câmpus tinha sido em burgau e em
bordéus havia uma escola de filosofia a em torno esta figura Sr curiosíssimo esse chá lovin yea que é realmente continua hoje a ter efeitos degradantes hoje apesar dos porcos vão ser aquela antigo é usado em a este Senhor e dava aulas em bordéus e um discípulo dele chamada que tá vamos lá vamos lá dava aulas em porões e são eles que vão passar almoço essa teoria das categorias eles dia o que é que está bem ele era antigamente mete assim ele falava da mente como se ela pedir se pudesse existir fora do corpo original o
tempo tempo tempo nós depois vamos ver o moço a trabalhar sobre as técnicas do corpo sobre a pessoa total de todas esses lugares comuns que nós sabemos hoje na antropologia sobre o moço como inspirando esta noção da Cúpula do yin pode mandar do corpo qualidade do ser humano adh bem das lições dos Neo campeões que ele o caminhão as aulas dos Sofia a na viragem do século 19 para o século Oi e aí por mim o mesmo ano década de 90 princípio da década de 1920 eles assistiam diretamente estas aulas e certinho está porque é
é o grau filosófico do mundo judaico e o moço escreveu um em segundos neokantianos afrontado é o que Uno o mundo é que nos une ao mundo que dão à vontade queria relações e portanto a primeira grande categoria a raça é a eu e o mundo é relação que eu tenho como navegar ouvimos a Marlene Estação acabar de publicar um livro sobre o eleitor e eu não sei se ela sabe a influência que o guia terça dela mas para que haja vontade Tem que haver uma fonte de vontade Isto é se a relação à quebrou
meu isso é a pessoa e essa é a segunda cantoria o tempo para os neokantianos esta questão da relação à vida social da vida coletiva e a pessoa individual Oi meriano pousá-la vontade aquilo que nós chamamos intencionalidade era o cerne do que o de câmbio ou se vão constituir como seu objeto de estudo OK e ele então vai paulatinamente explica dar aos seus discípulos a a procura de aspectos inatos distante das categorias estão implícitas na grande diversidade sociocultural que a fotografia nos nos perdidos e portanto temos alunos que estudam a morte do tempo de um
espaços o Tocantins do Tabu a magia o dom a mão direita etc todos estes estudos vão ser publicados por aluno em inglês traduzidos e publicados em inglês por alunos do evento expressions entre 1960 e 1970 muito impressão que leva o Splitter pega neste grande projeto e se traduzir em inglês nessa época é curioso cima mas em 1938 quando o moço sempre que a vida dele está a chegar ao fim faltava a fazer a tarefa principal E é isso que ele vem fazer a logo ele vai a Londres dizer mas Senhores estou a chegar ao fim
nas senhor fizemos este esforço todo e só agora que eu consegui chegar a categoria principal a categoria de pessoa estudar a universalidade da pessoa na pluralidade das suas manifestações Este é o grande projeto teórico do almoço a ele saber que já não tínhamos tempo para trabalhar ele vai apresentar isso e apresenta uma maneira atabalhoada e um bocado a esticar mente a ambiciosa porque a ideia dele era olha agora já não é e tinha toda a razão 38 foi ofendeu Tá bom mas então eu queria passar os aqui um bocadinho o que é que ele quer
dizer para pessoa porque nós hoje não vemos a coisa da mesma maneira nós estamos muito influenciados pelo que o Moço mas não vemos a mesma maneira eu e eu vou trazer os aqui uma passagem do filósofo que o inspirou aquele diz que há duas pessoas eles logo à partida podemos ver claramente que há dois aspectos da personalidade inicialmente a pessoa com a qual toda a história começa essa não possui mais do que um conteúdo mínimo difícil essa dúvida digerir sobre o qual Apesar de Tudo podemos afirmar que ela contém justamento o que é necessário para
que a pessoa esteja em condições de formar um primeiro desejo com quem é essa pessoa esse núcleo original e serna de pessoalidade podemos associar a fórmula do motorista eu sou o que eu quero que eu quero dizer tu és é essa e eu sou na medida em que me relaciono como dia que vem as duas grandes categorias pessoa Rosa Ok o outro aspecto da personalidade diesel é o que ela vai assumir como resultado das suas escolhas é todo o conteúdo toda a natureza que ela vai dar a si mesma por ter adotado esta ou aquela
escolha com todo o que se disser Obrigado essa pessoa concreta é ao seu mais alto nível a unidade de combinação e composição a unificação de uma complexidade por matérias é um edifício montado para vontade com assistência da dialética É Este segunda pessoa que o moço vai estudar e o que é que nós fazemos conosco em sociedade coletivamente é isso que ele quer ser a primeira ele deixa os psicólogos e estudiosos segunda é aquilo que quer estudar em antropologia ok a hora ele começa por todos os lados tem pessoas todas as línguas tem pronomes pessoais Portanto
o eu pego o Celso a pessoa existem toda a praia é mas visivelmente as concepções sociais de pessoas de viagem bom então moço por pode fazer uma história natural da pessoa enquanto fenômeno social uma coisa que se pode estudar uma coisa que empírica uma coisa que está sujeita a coreografia eu tenho que ir lá ver como é que as pessoas se formaram em sociedade i i e ao mesmo tempo ele está nos a dar uma coisa que com ela morria que era uma visão evolucionista da história da humanidade que nós abandonamos entretanto no início diesel
para que a pessoa aceitasse o jogo da sociedade a sua individualidade tinha que ser escondida mascarada por isso a palavra personal Brand Persona um quer dizer o som que passa através E ele fala das máscaras dos antepassados das famílias patrícias romanas que iam à frente dos dos enterros onde vem o Inter Redondo Patrícia Romano as máscaras dos antepassados e iam à frente o enterro e as pessoas por trás cantado e é esse só que era o som do ano passar e é isso que estamos a dizer as máscaras transmitir essa insistência assistência do coletivo e
essa vontade do grupo que não é só a vontade de cada um de nós é vontade do grupo hora que ele nos diz é no início só isso mas no fim o indivíduo moderno conhece a sua necessidade natural por só porque a sociedade está tão instituída que é possível fazer isso sem quebrar a integralidade social daqueles faz uma espécie de movimento evolucionista que vai desde o início que as pessoas nem sabem que existem que elas fazem parte de grupos a um fim em que o indivíduo está consciente de si próprio é este movimento abolicionista nós
usamos Mas é uma das três principais do texto vocês ouvirem ele começa com máscara passa a discussão do Papel social a adição do nome que é o nome coletivo ao ser metafísico sagrado coletivo com consciência ao indivíduo físico e a forma fundamental pensamento e ação que é o ungido o tranquilo o mecanismo ao individualismo é uma História Moderna da pessoa não vos digo Nós dois somos pós-moderno essa história nós não há contamos assim mas ela está em polícia naquele texto e é uma das riquezas do não é é porque entretanto o quatro descobertas revolucionárias E
essas quatro descobertas revolucionárias ocorreram naquele momento engraçadíssimo entre 1934 em 1938 ocorreram quatro Profundas descobertas são mesmo descobertas que vem alterar todas as ciências do homem e todas as maneiras como nós vemos o que é pensar será Mas isso acontece Já sem o acesso que o do mouse isso acontece a seguir almoço antes uma é o cabelo com os teoremas tem que ter competido em que ele diz a formalização matemática tem sempre limites É a lógica absoluta não faz parte da realidade o lógico é um instrumento que nós aplicamos a renda o segundo é o
Vygotsky lev Vygotsky ou noção de autopoiese as crianças inventam a sua língua aprendem a língua como se fossem uma espécie de de quadra em que se pinta a língua delas ali estampada não as crianças inventam a sua própria língua a partir dos instrumentos sociais e das relações que ajudem a terceira é o ver tentar receber condução de paciência de família e que eles pensar é uma forma de comunicar e é aproximativo e as categorias não são unidades geológicas instrumentos fortes elas são instrumentos adaptáveis não há uma solução última para a vaguidão para o vago do
mundo até e a quarto lugar o grande amigo do Levi Blue o companheiro do moço o Luciano e do companheiros do moço que mesmo antes de morrer muda de opinião nós só vamos conhecer a opinião dele quando dez anos depois dele morrer o mais ela é editada publicada ia ficar em forma de manuscritos e a partir de uma noite em que ela publicada o um dos discípulos do erro dos produtos vai vai traduzir lá para inglês e ela vai começar a ser muito importante mas ocorreu precisamente a nossa de 30 é quando leve brodis não
a participação é só para os primitivos Eletro e não só emergimos com pessoas a partir dos outros nós só somos nós porque a outros são os outros que nos fazem nos parece uma uma uma contribuição temos mas foi uma grande descoberta Oi Oi mãe como eu vejo dizia entre 38 e os finais dos anos 70 os melhores dos anos 70 anos passear em que entrou por dia está a desenvolver toda uma série de outros projetos e em que começa a surgir um mal-estar teórico mas este mal estar pior que só só explode com o pós-estruturalismo
inspirado largamente o socorro mas sobretudo pelo Dr da área das já nos anos 80 mas esse pós-estruturalismo começa a emergir antropologia por mais alguns visionários como o garoto unida e como Fontes Vai que vai voltar ao texto do 171 e ele vem mudar muito a nossa diferentes pessoas A partir dessa época nós começamos a perceber que a mente não é uma coisa separada do corpo já lá o moço tinha dito isso mas ele não tinha tirar e completas disso pensar é uma atividade no mundo não fora do mundo eu tinha dito isso mas não tira
as conclusões de coisas o instrumento básico da lógica ou oposição binária baseia-se na realidade física da nossa própria composição da nossa bilateralidade cultural é uma coisa que que é totalmente nova e a uniram que descobre e que vem Triunfante normismo mas só nos anos 90 já nos anos 90 a mente não é uma tela de cinema como um pedaço de a meta mais que um pedaço de madeira com a qual nós medimos o mundo é um instrumento para medir não é uma tela de cinema Oi e a própria percepção a própria proteção não é uma
coisa física automática ela é por contrário o fenômeno comunicacional é porque Eu comunico que eu tenho percepção da vida ao fenômeno comunicacional social isso são descobertas muito Profundas que vem só realmente chegar a sua pujança nos anos 90 o próprio conceito de crença já estão Central lá que eu podia uso não sei que acreditam nisto ou naquilo induz em erro que ela é representacionalista ele supõe que a proteção é como uma imagem no espelho quando ela é mais comum em tempo real Como dizia albicans tem a entender alguém é com aproximar dele dar um empurra
Tá bom eu quero então concluir e na viragem do século 20 mil finais dos anos 90 princípios dos anos 2000 voltamos todos alemão repente antropologia pode pedir ajudar aqui a lista mas é uma lista extraordinária dos Além disso são sempre out in Google Play Store voltamos todos alemão voltamos todos a pessoa mas é uma pessoa diferente da de monstro porque os implicações neokantianos que estavam implícitas no evolucionismo do nosso desapareceram mudaram radicalmente como resultado dessas quatro grandes descobertas que tinham ocorrido logo antes da guerra só que Demoramos este tempo todo para perceber nós hoje voltamos
almoço e já não acreditamos no tal núcleo duro da pessoa que falava o ramadã nós achamos que isso não existe ninguém é completamente indivíduo as pessoas são partidas a pessoa é um fenômeno relacional não átomo nós queria e os próprios na relação com os outros sistemas autopoiéticos a ideia de vontade nós chamamos de intencionalidade isso é esse relacionamento com o mundo está mesmo lá é Central para uma nova compreensão da antropologia e vocês pergunta mental porque não abre na o texto do Morro não abandonamos o texto do moço porque por um lado o teste o
teste de monstros apresenta um momento central da história errados por gente mas por outro lado porque implícito naquilo que está a falar Oi tá muito do que nós hoje estamos a descobrir e ele dizia mas estamos primitivos como Alegre pelos os primitivos é que são assim Afinal nós descobrimos que não não somos todos assim a complexidade a parte bilidade da pessoa dentes que ele descreve para os outros Afinal a uma condição Universal e isso é uma coisa que a gente está descobrir dentro do teste do Moço hoje pronto era com isso que eu queria saber
o João muito obrigado pela pela aula magnífica entusiasmante é super figura política começar muito obrigada mesmo Nós pensamos em organizar agora espécie de apanhar perguntas porque na verdade é uma aula que inaugura tantas questões a gente fica com vontade de saber tanto assim eu teria algo amor aqui e o já que estas perguntas que eu estou a fazer são muito baseadas em sugestões dos próprios alunos e alunas que ligam os textos né Nós temos cinco 40 alunos e alunas eu acho que fizeram perguntas e nós resolvemos fazer um fazer uma separação em blocos eu começaria
por uma também poderia ser minha irmã não quis e assim porque colocando o câmbio para neste momento a questionários postura do presidente Hoje realmente a noção de indivíduo né e nata indivíduo na implica o tal de vidro e pessoa era uma categoria jurídica é uma categoria muito usada da na lógicas bonita e nesse sentido de alguns testes esta pergunta essa tem que ter vontade de ver né e é como é que esta nos podemos que a senhora aparecida te elogia danos esta noção do eu do indivíduo características e contexto capitalista da do mundo meu cabelo
desafio liberalismo baseados na concepção se calhar no mesmo dia que é uma visão segundo a qual todos os acontecimentos e todos os os cães do Robin de ter um valor de mercado como é que podemos creditar a partir da antropologia quebrado sabe-se Claro do meu devoluciones tu diz também esticando um pouco essa essa concepção antropológica que não se concentra apenas na teoria exposta também trazer mais explicação sobre esta atualização e bada que o momento atual também traduz na realidade que nós vivemos no concreto e a dia né então é isso é uma convocação à reflexão
toda que os contratos é que vai gostar de responder só por este depois eu peço o Daniel o outro e depois nós vamos até umas quatro sim depois nós se falamos tá bom tá bom bom então primeira a primeira é aquela pergunta que tem que ser feita até mesmo que sei porque é uma pergunta central e isto é e o que é que ela chama ele a isto indivíduo O que é que eu estou a chamar pessoa quando realmente Pessoa hoje é uma coisa mais assim para os advogados para ir e disse Por exemplo disso
da Google que o Google é uma pessoa em direito por exemplo e isso pode parecer confuso na verdade é assim e há dois aspectos muito importantes nisto O primeiro é que o conceito de indivíduo não foi usar desde o princípio não consegue tu vem do Iluminismo antes disso não se desviam das pessoas que eram indivíduos porque os católicos dos cristãos não são só os católicos dos cristãos todos achavam que a pessoa humano era feita a luz de Deus eles diziam o Adão tem um corpo que Deus a medida de Deus ele é como Deus Deus
pelo igual a ele ok Cristo veio à terra e tornou-se um homem os homens têm uma das pessoas as almas das pessoas eram vistas a medida de Deus hora de Deus não é o único a Deus é divisível Deus são três Deuses aspectos o dia do cristianismo e portanto Desde sempre sempre ouvi esta ideia de que a unicidade da pessoa O cristianismo não era muito clara porque se a pessoa é feita a imagem de Deus então a pessoa é plural tal como Deus é Deus é singular e plural é bem ou iluminismo isso foi cortar
e e veio uma teoria lipa e tu tens razão que tem a ver com uma teoria política de que o ser humano era como lá túmulo o ser humano é o núcleo duro Como dizia o vamo lá é um núcleo duro e passaram a chamar indivíduo o indivíduo por quê Porque não se dividir porque é aquilo que se eu dividir deixa desistir Vocês pegaram uma faca e importar e-mail eu deixo de existir fisicamente eu sou indivíduo não só completamente podemos cortar o braço eu não vou mas eu sou indivíduo agora o Velho este hábito de
falar das pessoas como indivíduos e isso significa que está presumir que as pessoas são indivisíveis que são Aquela aquele núcleo voltado mínimo que falar vamo lá na hora nós estamos a descobrir todo tudo o que foi descoberto nas últimas 30 anos dentro mitologia vai no sentido contrário disso e por isso a utilização da palavra indivíduo ela continua a ser utilizada mas ela é muito perigosa porque nós usamos palavras e depois trazemos com essas palavras aquilo que o antropólogo chamado mal Camboriú chamava falácias sombra elas estão na sombra mas tão falasse são mentiras que estão lá
trás é como a minha o liberalismo neoliberalismo a afirma coisas como está deve ser pequeno e coisas assim que parece que são verdade então na e depois Afinal trazem com elas muitas mentiras por trás e nós temos que desfazer Essas mentiras e o que é hoje em dia muito importante para a antropologia contemporânea e eu acho que posso falar assim porque hoje em dia é quase Estamos quase todos nessa nessa onda é que são dois aspectos primeiro é que cem pessoas não há pensamento e essa ideia era a inteligência artificial ainda vamos ver ainda não
a compreendemos completamente porque eu queria saber como é que era quando morrer A última pessoa as máquinas vão continuar a funcionar não é certo que seja um facto esse funcionam aquelas funciona o Senhor ninguém para ver a questão da pessoalidade é muito importante porque vocês dizem podem sobreviver não uma pessoa mais 15 entre essas 15 fazem a coisa toda e eu digo são 15 mas são 15 vezes um a são uma vez 15 pronto OK é ao descobrir a minha presença como pessoa o que eu penso eu não penso eu só posso pensar quando eu
aprendi a linguagem pensar como um ser humano porque também posso pode pensar como animais Mas isso é outra discussão que eu não quero entrar aqui em suma o que eu quero dizer em resposta à tua questão é que parece que aqui uma contradição uma A Teoria é que eu digo não podes a sociedade 100 pessoas e depois digo do outro lado não se deve usar indivíduos por quê Porque a pessoa é partido ao que parece que estou a dizer uma contradição dizer é possível mas é essencial mas não é uma contradição de uma não pode
haver sociedade humana com pensamento simbólico 100 pessoas individuais pessoas singulares mas autorização da palavra indivíduo dá a entender que eu podia existir sem os outros que estão à minha volta e eu não podia dizer a tu e vocês responde a isso é isso não perfeito é um ótimo é uma ótima conversa podemos e o convidou para então a pergunta Oi bom dia muito obrigado por essa aula o Peugeot que acabava é um maluco aqui existe ouvidas exposição e todo mundo nos comentários também tá fazendo elogios bem bem caloroso então nessa nesse sentido de pegar perguntas
são foram inspiradas por questões estudantes da disciplina é o mosane ele fala que deu um etnógrafo de Museu né e oposição essa dentro das normas de gabinete que surge lá no evolucionismo né é qual é a diferença entre ser um etnógrafo de gabinetes são as na grupo de Museu nesse sentido do trabalho que o moço tá fazendo sobre essas categorias né fazendo esse apanhado de algumas sociedades orientais e nesse Trabalho meio e comparativo em relação ao acidente e também complementação a essa pergunta eu acho que você já entrou um pouco e quais são as dívidas
do mosto com as ideias e os pressupostos do evolucionismo Mas também de que forma que ele Hope como ele trocar roupa bem com essa com essa tradição evolucionista de uma forma de outras Então acho que são esses três pontos essa é uma coisa recorrente que surgiu Nas questões dos Estudantes se você disse três Mas eu percebi de hoje o meu primeiro Lar licitações entre o etnógrafo fudeu e gabinete essa direito e depois vulcanismo ainda fica evidente no texto mas também uma ruptura Aí ele vai ficar causarão com essas ideias Ok então a primeira pergunta a
é muito boa porque realmente ela aponta para quem era o mundo é muito interessante porque nós estamos aqui perante pessoas que a que eram o moço era um empirista um empirista o monstro era alguém que acreditava na etnografia o moço escreveu um ao ele deu aulas de dava aulas no teu c* no museu do tropeiro é o Focus dá um manual de ortografia que ele escreveu nunca na vida fez o mundo que trabalha aqui no gráfico a gente pergunta se mas por quê e e e realmente a resposta é porque eu não podia tinha mais
fazer que ele que ele e ele estava a gerir o mundo gente a volta dele que estava a fazer o trabalho demográfico os grandes amigos dele foram fazer trabalho de fotográfico nos anos a gente o porquê entre os ingleses apesar de tudo e americana são os viraram mais famosos hoje em dia a gente esquece muito da antropologia que estava a ser feita na França e as 1930/1934 e o moço era o patrão dele todos e eles chamavam pelo mundo inteiro não era o mundo inteiro era os colonos franceses e internas a fazer a tomografia ele
próprio moço era um homem da teoria e mas eu não era tanto um homem da teoria porque ele não parte atire a partir daí viria ele era como aleph Bru e os dois são iguais dessa matéria e era um colecionadores do trabalho dos outros para ver e e por isso quando ele quando ele está a falar com o chute deve estar em planejar o Fontes a fazer a tomografia eu tenho mas ele diz assim você pega numa rede vai para o mar pega na barriga atirar rir e depois ver o que é que vai sair
na rede e tudo que é peixe entrou por dia é o que ele quer dizer contigo Qual é a rede a rede são as categorias que o moço estava inventar porque o mundo sabia perfeitamente que não se pode fazer a coreografia sem comparação àqueles sonho mais ou menos o mal pensado de muitos antropólogos anglófonos que acham que é pode fazer a tomografia a vontade sentiria Catarina a tirar uma coisa secundária só pensa mal estou a pensar mal porque não ah não é a maneira de escrever nada sem categorias e essas categorias tem que ser preferencial
e elas aceitam sempre sobre uma história da da teoria nenhum ser humano inventa é cenografia a partir do nada nenhum nós inventou a fotografia é uma coisa que a humanidade alguma língua pode desenvolvendo aos poucos as não é uma língua foi desenvolvido aos poucos eu entrei dentro dela mudo a faz todos os gêneros mudanças não estou dentro dela e isso é uma questão agora e ela era muito Paulo sofá e eu não era o atropelo sofá da mesma maneira que o que os antropólogos de sofá que a gente critica era quando a gente fala de
dentro polos de sofá a gente está ao de gabinete a gente está a falar do Freeza do Thaila do Marriott e eu não era porque ele era um empirista ele e ele olé vidro o leve e pula é muito engraçado que inicialmente não filósofos campeã no que diz assim também então a pessoas que mudam que pensam diferente não não pode ser vamos ver e postar lerê lerê lerê lerê lerê lerê e ao fim chegou ao Cruzeiro e olha pensa mesmo na frente não está vendo ó tá ali existe alguma coisa empírica só que não era
ele que fazia por acaso é importante que o LED tolera viajar o Liverpool foi o perfil foi ainda foi a China o Leandro Se achava não fazia trabalho de campo mas viajava para ver o moço não o moço nunca saiu de Paris das poucas vezes que saiu foi pegar os não não não não não seria a segunda pergunta é sobre o evolucionismo e essa é uma ótima pergunta por que nós associamos mais uma vez o evolucionismo ao tipo de evolucionismo social se pensar e ano que se tornou uma espécie de lugar comum na antropologia inglesa
da viragem do século 19 para o século 20 o é mas eles não eram evolucionistas nesse sentido eles não acreditavam que a humanidade tinha sido um caminho um caminho único que ia dos Macacos aos homens modernos e tacos o moço não acreditava nessas para teclados e isso para ele era mentiras ele não ligava nada disso o contrário o dor quando escrevi a contrair ele dizia não vamos agora a inventar histórias que a gente não sabe a gente só pode fazer a história daquilo que a gente estava já que não posso fazer gastar aquele da gente
não sabe e a grande revolução na antropologia inglesa que estava a acontecer com o gato esperar em 38 um ok já tinha começado acontecerá antes do período da primeira guerra com vivacidade e Célio maninhos destino está como Malinoski porque quem inventou o médico etnográfico no formato que foi o grave e e eles já tinha começado eles são contra o evolucionismo conjetural contra aquela coisa de Então vamos lá ver no princípio deve ter sido assim e portanto ele era o empirista e mas mas eu tinha é uma teoria o que eu chamo evolucionista é uma teoria
primitivo vista porque ela achava que no princípio havia primitivos e agora a gente vive em sociedades mais complexas que permitiam o individualismo E isto é uma forma de evolucionismo ele aquilo do material que tinha agora eu quero me chamar a atenção e quem 1960 e poucas horas que é cima data quando a Marilyn de quando a Mary dose pública o primeiro teste dela sobre pureza uma o primeiro teste Mas enfim o livro famoso surpresa ela tem um capítulo a favor do primitivismo não Capítulo certo é todo a favor de presente visto em 1960 e tal
em 1970 e tal em Indaial evans-pritchard escreve um livro sobre mulheres nas sociedades primitivas o primitivismo não nos abandonou e muito pelo contrário nós tivemos no ressurgimento do primitivismo no na década de 2000 com o teologismo e tudo isso é de que são formas de primitivismo só que eles trazem o positivismo como uma espécie de falar sem sombra o franzino sem pensar e na verdade esses primitivismo esse evolucionismo primitivista que o moço desenvolve está muito longe de muitas das coisas que a gente ainda o ovo hoje não está agora nossa propostos Na minha opinião devemos
ser mais cuidadosos porque Nós aprendemos a lição e Devíamos ter aprendido viver os saberes acredito que as nossas metáforas a as nossas falácias sombra acho que ainda me ama e é que João ótima ótima resposta eu então vou partir para a última pergunta aqui como eu disse desenhar uma compilação de perguntas que os alunos PT Eu gostei muito da maneira como não começou lado dos batismo uma condição própria identidade poder condição para a certeza e eu achei brilhante essa essa maneira de comigo a antropologia e eu lembro que nós lembrou-me Claro esse texto clássico também
do sobre estão do argumento né não corrigir nunca se chamava esse trabalho das dimensão que se deve se consegue muito errado ter sido uma tentativa de fazer isso pode ver o momento da cidade na afinação eu pensei e perguntar se a final da Fazenda na topologia sua pluralidade interna com essas várias ofertas nós podemos encontrar significações né não devia dessa ciência do ceticismo hoje começa a ciência e ceticismo tudo o que sustentar nem que não é visível né e eu ser isso pode ser na quinta né Essa nos organismos do mundo que a gente pudesse
dizer deram organizar organizar saber Lógico que estais cansados os críticos não sei que juntaram documentos como antes podia né com mãe um dia pude ir na moral é e Então finalmente encontrada na unidade que às vezes parecem complicar ideia dos seus alunos têm sobre a Ecologia porque os clientes que muitas vezes não entende exatamente e tipo ver aí as comparação por exemplo ao saber que o logia ao saber da Ciência Política é uma dúvida que frequentemente susto Ciências Sociais então eu perguntaria se é um dos ter uma grande do norte e é obrigado a essa
tua pergunta é tudo é a aba Abra o mundo tens razão e eu acho que esta metáfora do ceticismo para mim é muito importante eu volto aquilo que eu estava a dizer sua pessoa que é a pessoa singular Esse é um dos uma das descobertas fundamentais da antropologia e o papel que essa pessoa tem na Constituição do pensamento que ela tem que se alto constituir a central e no entanto se nós pensarmos que essa pessoa fechada sobre si próprio que é uma mônada um átomo uma coisa cujas Fronteiras da fashion perfeitamente erramos e não aprendemos
nada e portanto eu creio que essa guria entre reconhecer a importância da singularidade e reconhecer que ela nunca é absoluta nunca é completamente fechada sobre si mesmo é grande dificuldade antropologia e é isso que um antropólogo como o plano como um filósofo moderno esse por exemplo vai dizer e vamos dizer eu só entendo por que entendi mal eu só entendo porque tenho uma espécie de ceticismo a partida porque se eu não tivesse eu não chegava sic e eu entendo o outro porque eu faço uma teoria sobre o outro eu digo assim ele disse gato nascia
que que ele quer dizer pagar será que gato é uma coisa que se come Será que jato é uma espécie de automóvel que que gato eu estou sempre a fazer pergunta as suas dizem isto e aquilo a minha mulher diz uma olha fui ali encontrei não sei que e mesmo ela que a gente a 30 anos que anda a falar a mesma linguagem mesmo ela e eu fico a perguntar o que é que ela quer dizer com isso a e portanto essa pergunta fundamental esse ceticismo fundamental é essencial E isto é um problema porque nós
queremos a partir da ter respostas Claras e temos direito a procurá-las o que não temos direito é encontrá-la porque o mundo é fundamentalmente de vago e que não somos nós só seres humanos com o fenol nós estamos aqui a pensar com as nossas categorias que Somos vasos não é um mundo do qual nós fazemos parte que é fundamentalmente vaga escrevi um texto sobre isso no House ano passado porque realmente é uma coisa que tem vindo a energia no pensamento antropológico da através do século 20 e a gente luta contra ela que nós gostamos não fosse
assim a gente que a gente queria que houvesse alguém que um dia ter a si mesmo uma fotografia sobre aquele aquele gato e que tirastes com os teus todos do rack perfeitamente só que como dizia o qualquer Luis Borges a borra a Quando eu fizer um mapa da realidade que tem tudo o que está na realidade Então isso é realidade Então é isso não é mau a ambiguidade é fundamental essa próxima são as ela não está em alta vai estar no mundo ela está em nós e no mundo é e portanto eu creio que é
é é o como tu dizes o ceticismo e cissexista natural a fundacional e eu acho que é uma das grandes descobertas do nosso tempo e quando eu vou de volta três aqueles quatro pensadores que no em entre 34 e 38 revolucionaram a maneira que nós vemos do mundo e deixei e deixei de Fora neles bordas cheio de Fora o física quântica achava que era complicado mas faz parte do mesmo processo ela faz parte do mesmo processo a é o que eu quero dizer é precisamente Isto é que como dizia o Google não ama temática última
não a fechar o último da matemática e sempre ao na origem há uma ambiguidade por quê Porque eu emerge dessa complexidade do mundo e nunca me libertes completamente dele o mundo fica sempre mim e eu eu os seres vivos emergem a partir do mundo mas o mundo fica sempre meus e portanto essa complexidade última está sempre lá eu grande segredo antropologia não matar a complexidade eu acho é Exatamente exatamente Muito obrigado João era não matar a complexidade às vezes um pouco para viver tempos são sombrios e pelo menos conhecer mais uma complexidade a se resolver
e não resolvida nunca Aparecida então agradecer vossa o primeiro dia dizer que nós aqui em Portugal sentimos muito que está a passar no Brasil sentimos muito todos temos pessoas que nos amamos no Brasil e que estava a sofrer horrores não há português nenhum não tenha Eu tenho pessoas que acabaram agora de sofrer horrores E e esse e esse esse sentimento que nós aqui temos de que realmente estás a passar alguma coisa que nós também estamos a experiência mas nós estamos especial com a força com a violência com o terror com que ele está a acontecer
no Brasil é uma coisa que não é e nos afete não há português nenhum que não aceita isso Oi e eu acho que vale a pena de 01 é uma palavra de solidariedade pregar na para todos os jacus pelo menos os que estão diz que viram e sim obrigado Porque precisamos realmente de apoio efetivo nesse momento mas não está mais difícil não eu queria final de semana agradecer cunhada a próxima a próxima aula 29 do quatro vai ser o professor Peter ai das palavras colando Manchester uma visão pessoal da Imaginação e eu por dentro mais
experiências nessa tecnologia agradecer podemos não nossa ciclo acidente e foi super estimulante muito obrigada viu muito obrigada mesmo brigar gente obrigado o jeans também obrigada a um lugar nós esperamos que eles terminem
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