David Hume - Empirismo | Prof. Anderson

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Video Transcript:
quem sabe aquelas notícias que saem de vez em quando o garoto o gênio entra para a universidade aos 12 13 14 anos Pois é na época do David Hill me ele foi o garoto que virou notícia aos 12 anos de idade Ele entrou para a universidade de Edimburgo e trouxe para si a tarefa de estabelecer bases sólidas para verdade e esse seu projeto deu tão certo mas tão certo que o seu pensamento influenciou não apenas a filosofia inglesa mas a filosofia europeia de um modo geral isso porque o David Hill me influenciou não apenas a
pesquisa filosófica inglesa até os dias de hoje como também porque foi o David Hill me quem tirou o grande Emmanuel Kant do seu sono dogmático e assim nós temos com Kant o início da tradição filosófica alemã uma nova forma de pensar a filosofia tudo isso é influenciado pelo pensamento do Rio o David Hill me é uma figura Central na história da filosofia por isso se eu fosse você assistir esse vídeo até o final e se você quiser fazer um estudo mais aprofundado organizado e sistemático da filosofia clica no primeiro link aqui na descrição e faça
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um empirismo Radical para ele a mente não pode conceber nenhuma ideia como queria o John Locke para o David Hill me todas as ideias que estão na nossa mente advêm da experiência boi se ele foi ainda mais radical do que o ok e Humberto aí é claro que ele rechaçou esse negócio de ideias inatas do racionalismo para ele não tinha nenhuma fundamentação as suas principais obras são o Tratado da natureza humana que Ele publicou aos 28 anos de idade e as investigações acerca do entendimento Humano que ele pública quase dez anos depois são nessas obras
que ele desenvolve o seu empirismo radical e nos mostra é a origem e o fundamento do conhecimento humano para o filme todo o conteúdo mental que existe aqui na nossa cachola são percepções percepções que se dividem em dois grandes grupos as percepções diretas que ele chama de impressões e as percepções indiretas que ele chama de ideias as percepções diretas são impressões porque elas são um pressões mesmo são conhecimentos que são impressos na nossa mente pela experiência e é aqui está o fundamento do nosso conhecimento nas Sensações nas paixões e nas emoções quando a gente quiser
descobrir se algo é verdadeiro ou falso são as impressões que nós devemos recorrer já as ideias são cópias pálidas das impressões os nossos pensamentos reflexões e tudo aquilo que sai da nossa imaginação são apenas cópias muito e daquilo que a gente já percebeu de forma direta daquilo que já foi impresso em nós pela experiência é por isso que o David riu e disse que o maior desafio que nós temos na epistemologia na teoria do conhecimento é tentar descobrir como que as ideias são sustentados pelas impressões Quais são as ideias que tem fundamento na experiência e
a gente tem que resolver isso porque existem muitas ideias que estão aqui na nossa cabecinha que a gente discute muito que causam muitos problemas guerras e mortes e que a gente não tem como saber se são ideias verdadeiras ou falsas e aqui o DDD Rio está nos mostrando como é que a gente chega a essas ideias verdadeiras e distingue-se das falsas no raciocínio demonstrativo a verdade ou a falsidade é autoevidente é a priori independe da experiência eu não preciso e a experiência para saber que a menor distância entre dois pontos é uma reta eu não
preciso recorrer a experiência para saber se dois mais dois é quatro aqui as verdades demonstrativos Da Lógica da matemática e do raciocínio dedutivo a dedução são as únicas certezas que nós temos negar a verdade de um raciocínio demonstrativo é cair em contradição lógica já o raciocínio provável ele é provável porque ele pode ser como pode não ser aqui nós não temos certezas indubitáveis nós precisamos ir ao mundo empírico para determinar a verdade ou a falsidade de alguma ideia que advém aqui de um raciocínio provável nós precisamos da evidência empírica dizer que o João está do
lado de fora do prédio por exemplo requer a evidência empírica que comprovasse sua verdade ou falsidade dizer que aquele carro tem uma tonelada eu tenho que ir lá e pesar o carro para dizer para confirmar se ele realmente tem uma tonelada nesse tipo de raciocínio nós vamos sempre precisar da experiência para determinar se alguma coisa é verdadeira ou é falsa e é aqui que o rio me pega pesado ele nos diz que as proposições as ideias que não advém de um raciocínio demonstrativo ou de um raciocínio Provável que seja comprovado pela experiência essas idéias essas
proposições não podem ser estabelecidas como falsas ou verdadeiras não tem como a gente determinar se essas ideias são falsas ou verdadeiras se não vem de um raciocínio demonstrativo ou seja se não são as verdades Da Lógica da matemática ou da dedução e se não vem de um raciocínio provável Olá seja comprovado pela experiência não faz sentido a gente discutir E aí a gente lembra de um filósofo do século 20 e já existe no final do seu livro não é de tudo aquilo que a gente não pode falar devemos nos calar Olha aí a influência do
dedo de rio me em todo o pensamento filosófico britânico inglês da modernidade o vídeo que existem no século 20 fala aquilo que viu me falou no século 18 200 anos antes ideias como bem justiça liberdade bondade Deus espírito alma excelência virtude todas essas ideias são ideias provenientes de algum outro lugar que não sejam de um raciocínio demonstrativo ou de um raciocínio provável nós não temos como estabelecer a veracidade ou falsidade dessas ideias e esse a gente não tem como estabelecer não faz sentido ficar discutindo essas idéias aqui o David Rio está fazendo uma crítica muito
forte aos racionalistas que queriam chegar a valores morais éticos e religiosos através do raciocínio dedutivo através da Matemática através da lógica o Espinosa ele até não escrever um livro chamado ética demonstrada a maneira dos geómetras Ou seja a ética baseada fundamentada na geometria o Rio está dizendo que isso é uma loucura foi uma viagem aí do Espinosa não tem como a gente tratar nesses valores de uma forma lógica de uma forma racional a Anderson mais a gente vê a justiça do dia a dia a gente vê a bondade no dia a dia a gente vê
a bondade quando alguém ajuda o outro a gente vê a justiça quando alguém está dando aquela pessoa eu digo que ela merece aí a gente tem que lembrar do Fox o Sócrates quando vai perguntar os atenienses O que que a bondade O que que a justiça aí o cara vai ensinar a bondade já foi aquilo que o o Manoel fez com o Zé naquele dia a justiça foi quando ouvi aquele julgamento e aquele cara foi julgado da maneira correta eles não eu não tô perguntando se você vir um ato de Justiça ou um ato de
bondade Eu estou perguntando o que é a bondade O que é a justiça em si o que são esses conceitos o Rio está dizendo que a gente não pode chegar esses conceitos porque esses conceitos não são elementos que fazem parte do mundo natural eles não são elementos que estão aqui no nosso mundo físico e por quê que isso tem que ser assim porque o nosso conhecimento é fundamentado na experiência tudo aquilo que a gente não pode comprovar através da experiência ou do raciocínio ao vivo ou do raciocínio demonstrativo a gente não pode estabelecer a verdade
ou a falsidade a gente não pode chegar a uma conclusão racional sobre a essas idéias por isso que não tem sentido a gente ficar discutindo essas ideias mas o bicho pega mesmo quando ele vai analisar o raciocínio indutivo a indução o raciocínio indutivo não é nem um raciocínio demonstrativo e nem um raciocínio provável ele é um outro raciocínio e como um outro raciocínio ele não tem significado não tem como a gente demonstrar a veracidade ou a falsidade de algum raciocínio indutivo não tem como a gente dizer que determinado evento futuro vai acontecer por causa de
todos os os eventos passados é a lei da causalidade para o filme não existe você vê a causalidade aí no dia a dia você vê a causalidade no mundo físico você vê escuta sente sente o cheiro ouvir não então se não está no mundo sensível você não está no mundo da experiência e também não é uma verdade autoevidente aqui na loja da matemática ou da dedução também não existe o David Hill diz que a gente não pode dizer que um evento a causa um efeito B mesmo que esse evento a tem acontecido um milhão de
vezes e um milhão de vezes tem acontecido o efeito B por causa desse evento a a gente não pode dizer que bebê vai acontecer sucessivamente ao ar não existe fundamento racional isso eu não posso dizer que o sol vai nascer amanhã e ele nasceu hoje ontem e há milhares de anos bem acontecendo desse jeito eu não posso fazer isso porque eu não tenho como demonstrar isso de uma maneira lógica matemática ou através do raciocínio dedutivo se eu digo que o sol não vai nascer amanhã eu não estou incorrendo em uma contradição lógica e eu não
tenho também como comprovar empiricamente que o sol vai nascer amanhã porque eu não posso ir para o futuro para dizer que o sol vai nascer amanhã e depois de amanhã e assim sucessivamente raciocínio indutivo e a causalidade científica não existe as leis naturais elas não são fundamentadas de maneira racional Então o que é que faz a gente acreditar que o sol vai nascer amanhã o que é que faz a gente acreditar e se eu soltar esse pincel ele vai opa ele vai cair o que é que faz é o hábito o David Hill me diz
que isso é só um hábito mental de tanto a gente vê isso acontecendo várias e várias vezes a gente tem a impressão de que vai acontecer novamente novamente e então é o hábito mental que fundamenta as leis naturais essas leis de causa e efeito que a gente diz que governam a natureza essas leis Elas têm Um fundamento no hábito e não na razão pessoal eu acho que mais difícil do que em e é aceitar esse pensamento do Rio como é que eu vou aceitar que as leis da natureza não tem um fundamento racional como é
que eu vou aceitar que as leis da natureza não existem porque eu não posso ver a gravidade aqui eu não posso ver alguma lei da natureza aqui alguma relação de causa e efeito aqui na minha frente eu não posso sentir eu não posso tocar eu não posso cheirar por isso essas leis não existem por isso essas leis não tem um fundamento racional isso por mais absurdo que possa parecer deu muita discussão na época do Rio no século 20 o cal Popper um dos maiores filósofos da ciência diz que o filme Tá certo não é porque
eu vejo sem cisnes negros que todos os sims serão negros um dia eu vou achar um cisne branco e aí aquela lei que foi estabelecida de maneira racional dizendo que todos os cisnes são negros e vai cair por terra os maiores filósofos do século 20 na do filósofo da ciência no século 20 dando ainda razão aqui para o filme e o cante quando leu o filme é exatamente essa parte que tira o grande do seu sono dogmático e aí o cante olha para o filme Olha para o Tratado da natureza humana pensa pensa pensa poxa
se as leis da natureza não tem fundamento racional porque elas não se encontram aqui na experiência Pera aí que eu vou já dar um jeito nisso E aí o jeito que o cante deu provocou aí uma grande revolução que ficou conhecida com uma grande revolução copernicana na história da filosofia eu acho que vocês perceberam uma quantidade de nomes que eu trouxe aqui para a gente poder falar só de um tópico da filosofia do David Rio pessoal para a gente entender as grandes questões da atualidade seja da filosofia da ciência seja de ética política o direito
é economia arte nós temos que entender toda essa conversa que existe entre esses filósofos que começa lá na antiguidade se você gostou do vídeo deixe o seu like se inscreve no canal e ative as notificações para você não perder as nossas próximas publicações a e também compartilha ele com quem você acha que gosta desse tipo de assunto que gosta de filosofia bom Qualquer coisa Qualquer dúvida Coloque aqui nos comentários eu vou ficando por aqui Um grande abraço e até a próxima
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