O café faz muito mais do que só te deixar alerta. E no vídeo de hoje eu vou te contar 3 propriedades surpreendentes do café que podem trazer muitos benefícios para a sua saúde. Eu tenho certeza que o último benefício vai te deixar de queixo caído porque tem muita gente pagando caro para ter o que uma simples xícara de café entrega.
Já coloca aqui nos comentários se você é do time que ama um cafezinho ou se não faz questão. Para mim o dia tem que começar com café. Não é atoa que a primeira refeição chama CAFÉ da manhã.
Mas afinal, o que tem no café que torna ele tão querido no dia a dia e poderoso do ponto de vista científico? É impossível falar de café sem falar da cafeína. Para a planta café, a cafeína é basicamente um agrotóxico natural que afasta algumas larvas e insetos.
Mas para nós, humanos, a cafeína é justamente o que atrai tantas pessoas a consumirem essa bebida. A cafeína é um potente psicoativo, ou seja, é uma substância com ação direta no sistema nervoso. Ela é absorvida e chega rapidamente ao cérebro, gerando bem-estar, menor sensação de cansaço… e vontade de tomar mais café.
Mas o café é muito mais do que só cafeína. O grão de café que acabou de ser colhido tem mais de mil compostos, incluindo carboidratos, aminoácidos, fibras, polifenóis, alcalóides e até vitamina B3. E vários desses compostos participam de função importantes no organismo.
A cada etapa do processamento do café, esses compostos podem ser degradados, transformados em outros ou simplesmente evaporam. E isso depende do tipo de grão e até do método que você usa para fazer seu café, se é coado, fervido na cafeteira italiana, se fica mais tempo em contato com a água ou não. Alguns compostos, pessoal, são visíveis, como óleos essenciais ricos em ácidos graxos e antioxidantes que ficam boiando na xícara e que você sempre confundiu com sujeira.
Parabéns, se o seu café tá desse jeito, é porque você tá extraindo direitinho. Toda essa variedade de compostos torna cada xícara de café que você toma única, com uma combinação diferente. Por isso, não dá pra saber exatamente quais compostos estão em cada xícara de café que você toma e nem quais compostos são responsáveis por produzir todos benefícios que eu vou falar a partir de agora, mas a verdade é que o café, com toda essa riqueza é uma verdadeira mina de ouro para cientistas que estão buscando novas substâncias medicinais.
Dito isso, bora falar do primeiro benefício que o café pode trazer: ele ajuda na digestão. Assim que você dá o primeiro gole de café e ele entra em contato com as células do estômago, a cafeína e os polifenóis do café estimulam a liberação de ácido do estômago. Depois, em contato com o intestino, a presença do café estimula a liberação de substâncias que digerem gorduras e proteínas.
Esse coquetel digestivo já é liberado no estômago e no intestino normalmente quando você come. Mas com o café, a liberação é maior, o que torna a digestão mais rápida e eficiente. Olha aí, que beleza.
Agora você tem um motivo científico para tomar um cafezinho depois do almoço. QUERO CAFÉ! !
! Mas o café ainda tem mais um efeito ligado à digestão: ele pode estimular a contração do intestino grosso, que é a parte final do intestino. Isso acontece em um terço das pessoas, gerando uma vontade quase imediata de ir no banheiro.
Tem muita gente que sente esse efeito 4 minutos depois de tomar café. Ou seja, o café pode, inclusive, ajudar quem sofre com constipação e outros problemas que geram o famoso intestino preso. A cafeína é responsável por grande parte desses efeitos do café na digestão.
Mas outros compostos também são essenciais, já que esses efeitos aparecem até mesmo com o café descafeinado. O efeito é menor, mas já é uma boa notícia para quem é mais sensível à cafeína ou sente palpitações por causa dela. Mas por falar em palpitações, o seu cafezinho de cada dia também pode trazer benefícios para o seu coração.
Esse é o benefício número 2 do café. Quem não tem costume de beber café pode até pensar que ele faz mal à saúde, já que o primeiro efeito dele é acelerar o pensamento, os batimentos cardíacos e até a pressão arterial… você já passou por isso? É efeito da cafeína, principalmente em quem não toma muito café.
Mas mesmo com esse efeito acelerador da cafeína, até 4 xícaras de café por dia não colocam o coração e os vasos sanguíneos em risco. Pelo contrário. Um estudo avaliou a relação entre o consumo de café e a pressão arterial de quase 3 mil pessoas durante 5 anos.
Aqueles que bebem 3 ou 4 xícaras por dia teve 25% menos risco de ter pressão alta do que quem bebe menos de 1 xícara de café por dia. Olha só que curioso! Beber café aumenta a sua pressão nomomento, principalmente por causa da cafeína que faz os vasos sanguíneos se contraírem e o coração bater com mais força.
Mas parece que no longo prazo, ele parece ajudar a manter a pressão em níveis normais. Esse fenômeno contraditório está sendo estudado pela ciência e está sendo chamado de “paradoxo do café”. E tem a ver com o fato de que com o tempo, o organismo se acostuma com a presença constante da cafeína.
Você fica tolerante a ela, o que diminui os efeitos imediatos de agitação e coração acelerado à medida que beber café vira um hábito. Eu expliquei isso em detalhes aqui, junto com a explicação científica de porque café nao vicia, apesar de causar essa tolerância e abstinência. Então depois você vai lá pra você entender.
Além disso, o café é cheio de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem proteger seus vasos sanguíneos. Olha que incrível, um compilado de 127 estudos viu que beber até 4 xícaras de café por dia está ligado a um menor risco de derrame, falência cardíaca e morte por doença cardiovascular. Eu falo de novo, pessoal.
Não dá para saber exatamente se é o café que está fazendo isso e qual composto que gera esse resultado. Mas é uma redução do risco. Alguma coisa ainda não identificada no café parece cuidar da sua saúde cardiovascular.
E só esse conhecimento já merece o seu like aqui, né não? Mas o café vai muito além disso e pode inclusive economizar o seu dinheiro. Tem muita gente por aí achando que precisa tomar suplemento para melhorar as funções do cérebro Mas acredite, esse suplemento já está aí na sua casa.
Bora para o terceiro e último benefício do café: o café pode proteger seu cérebro. Que a cafeína do café gera mais disposição, foco e produtividade, pelo menos momentaneamente, você já sabe. Mas a verdade é que o café pode ser um verdadeiro guardião dos neurônios.
Analisando centenas de estudos sobre o assunto, cientistas encontraram dois possíveis fatores protetores contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. O primeiro fator, sem nenhuma surpresa, foi a prática de atividades físicas mas o segundo, adivinha… foi o consumo de café. Inclusive, ótima ideia… vou tomar um cafezinho antes de fazer a minha caminhada.
Beber pelo menos 2 xícaras de café por dia está ligado a um risco 16% menor de demência e Alzheimer. Isso não significa que o café está prevenindo alzheimer, mas sim que pessoas que consomem café têm um risco menor. Mas atenção: Não adianta você pensando nesses estudos, exagerar no café achando que quanto mais melhor… Na verdade, beber mais de 4 xícaras de café por dia já gera o efeito oposto, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e neurológicas.
Além, é claro, né pessoal, de gerar insônia, ansiedade e mal estar pelo excesso de cafeína. Nós não sabemos ainda o exato mecanismo pelo qual o café gera esses benefícios à saúde do cérebro, mas a cada dia surgem estudos mostrando propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e também reparadoras de danos no DNA de alguns compostos do café. Ou seja, apesar de tudo isso que eu falei aqui não significar que o café vai te tornar imune a problemas de saúde, ele pode sim fazer parte de uma alimentação saudável, para ser mais uma ajudinha na proteção do sistema digestivo, cardiovascular, e do sistema nervoso.
E pensando em você que quer melhorar a sua alimentação, mas não sabe como, eu sempre gosto de lembrar que a gente tem o curso Alimentação sem Segredo. É um curso online feito em parceria com a Marina Seady, nutricionista e doutora em Bioquímica que vai te ensinar, do mais absoluto a zero, a constituir uma alimentação saudável para a sua realidade. Você vai entender a função de cada nutriente, quais são as principais fontes, quais têm que ser colocados ali no prato todos os dias, como organizar a sua rotina para se alimentar bem e atingir os seus objetivos.
Faça como mais de 1000 alunos que hoje conseguem comer bem, sem gastar fortunas no supermercado. Entre no link da descrição ou no QR Code aqui e use o cupom CAFE, para garantir 10% de desconto na matrícula, E oh! É só essa semana, beleza?
E lembra, pra tudo na vida tem que ter equilíbrio! Hábitos simples do dia a dia que a gente faz sem dar muito valor, como tomar um cafezinho enquanto toma o sol da manhã, são muito mais vantajosos para a saúde do que você imagina. Melhor até do que comprar um suplemento caro de creatina sem saber que em quais casos, ela pode ajudar a sua memória e concentração.
Será mesmo? Eu explico essa história nesse vídeo aqui. Um grande abraço, não existe nada melhor que café coado com pão de queijo e diga Olá Ciência.
Tchau.