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Video Transcript:
Olá meus caros amigos bem-vindos a bordo de Mais um Programa Raul Ferreira Neto Sem Limites primeiramente e como sempre faço mas nunca digo Quero Dizer para vocês que todos nós profissionais do audiovisual principalmente que trabalha com a imagem e com comunicação temos o dever de sempre seguir adiante fazer as coisas com maestria independentemente de qualquer acontecimento e situação que possa tentar impedir que a gente siga adiante fazemos com muito carinho e e amor sigo dizendo a você Muitíssimo obrigado por estar presente tanto no ao vivo quanto no gravado quem estiver assistindo aqui no YouTube pode
deixar o seu comentário inscreva-se no canal temos mais de 277 aliás quase 277.000 inscritos estamos ali Acho que para virar para 277.000 inscritos e sou imensamente grato a cada um de vocês Compartilha essa entrevista com o maior número de pessoas possíveis essa em particular eu peço para que vocês com compartilhem muito porque eu tenho aqui à minha frente uma pessoa incrível Claro todas as outras pessoas que vieram no meu programa são incríveis mas eu citei em um programa que está indo ao ar hoje em outro canal que logo logo logo logo vou contar para vocês
que a entrevista que eu fiz com o Alexandre comigo comido no primeiro episódio que primeiro conheci ele eh foi realmente um trecho foi o que mais me marcou e eu vou citar sobre isso em breve peço a você que curta muito essa entrevista e comente livremente Lembrando que respeito acima de tudo lembre-se que do outro lado alguém sempre lê o que você escreve então a gente precisa lembrar de ser gentil acima de qualquer coisa gentil e respeitoso Agradeço ao Thiago e a Rebeca da porcelan seca por nos proporcionarem as canecas personalizadas canecas que presenteamos os
nossos convidados e quando o convidado retorna ele ganha uma frase dele escrita na cana você viu sua frase já a e é a uma das frases que os nossos convidado citou no episódio anterior e essa frase é impressa na caneca eternizada como um presente e uma lembrança do momento anterior falo aqui do estúdio rfn audiovisual na Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo acesse o nosso Instagram aliás Instagram da porcelan seca volto logo porcelan @pc lanec no Instagram Acesse @pc lanec no Instagram eles tem um trabalho incrível vocês podem pedir a sua Caneca personalizada e
como citei agora sobre a frase dos nossos convidados estão disponíveis as canecas do programa com as frases dos convidados para que você consiga adquirir a sua volto a dizer que falo aqui do estúdio rfn audiovisual na Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo acesse o nosso Instagram rfn under audiovisual e traga o seu conteúdo para ser produzido aqui conosco e agora vamos ao nosso papo que eu comecei dizendo Ai Deus e ele disse Pode me chamar de Alexandre Alê muito bem-vindo de volta gratidão muita gratidão é ótimo est aqui com você você te amo um
carinho muito grande por você eu também cara foi muito especial Me tocou muito também essa entrevista que a gente fez aqui e eu também me emocionei muito né também me emocionei e é muito emblemático estarmos aqui nesse momento e é muito bacana e a gente vai falar sobre assuntos eh que tem a ver muito com isso também eh que muitas vezes as pessoas vivem e às vezes elas não entendem não sabem como lidar Então a gente vai abordar alguma alguns outros assuntos mas eu gostaria de já começar por esse F à vontade você você ensina
Você fala muito e para as pessoas passa adiante o que você sabe e para que as pessoas adquiram esse autoconhecimento né e eu queria entender como é que você aborda isso se é uma questão totalmente espiritual ou aonde Beira a espiritualidade e a questão psicológica como é que você difere e se são coisas que se compõem a terapia convencional com a espiritualidade ou se uma ela pode sim substituir a outra Acho que tudo caminha junto né então você falou que eu eu ensino assim as coisas que eu que eu sei né sobre conhecimento né Eh
a gente tem duas questões interessantes sobre o aprendizado o ensinamento e o o mestrado e até o lugar do professor e o lugar do Mestre Eu acredito que o professor ele passa cono e um mestre passa sabedoria o Sultão que é o meu mestre ele diz para mim que a gente não ensina o que a gente sabe a gente ensina o que a gente é então o maior aprendizado que a gente tem o maor ensinamento não é o que a gente fala o que a gente faz mas é quem a gente é então primeiro eu
me curo para depois eu curar o meu mundo né as pessoas que estão no meu mundo na minha volta no meu campo então primeiro eu me primeiro Eu me cuido para depois poder cuidar das outras pessoas Então esse é um aprendizado maior assim dentro da estrutura da Umbanda por exemplo a gente tem um estudo que fala sobre as sete linhas da Umbanda que é a fé amor conhecimento Justiça lei evolução e geração e o conhecimento Ele tá em terceiro em terceiro grau né e a evolução que é a sabedoria tá em sexto grau então conhecimento
não é sabedoria uma pó pode fazer muitos cursos pode ter faculdade mestrado doutorado e ter muito conhecimento mas não ter Sabedoria para lidar com isso e outra pessoa pode ter poucos conhecimentos e ter muita sabedoria né que é a figura de um benzedor de um preto velho de um Matuto de alguma pessoa que tem uma experiência de vida porque eh algumas coisas só a vida ensina mas ensina para quem quer aprender então muitas pessoas envelhecem mas nem todas amadurecem Então esse amadurecimento ele traz uma sabedoria e a sabedoria ela é algo que esvazia o conhecimento
é algo que enche uma pessoa que se enche de conhecimento ela pode ficar arrogante ela pode ficar cheia de soberba ela pode ficar cheia do Ego dela mas uma pessoa que recebe sabedoria ela esvazia a sua soberba ela esvazia o seu ego ela esvazia a sua arrogância né e esvazia também a mente né a mente fica mais silenciosa pra gente poder ouvir o nosso coração pra gente ouvir a nossa alma né Às vezes uma uma cabeça que tá com muito conhecimento ela pode est uma cabeça barulhenta e uma cabeça barulhenta não permite que você consiga
ouvir a voz do seu coração da sua alma né e a espiritualidade caminha por esses caminhos assim ao mesmo tempo eh essa sabedoria Ela traz um olhar né um print assim muito especial né a respeito de nossos sentimentos pensamentos das nossas palavras e das nossas ações então a espiritualidade ela atravessa tudo isso né Eh a prática espiritual sem um conhecimento e sem uma sabedoria ela pode ser uma coisa até perigosa né pode ser uma coisa manca uma prática espiritual sem maturidade né E ao mesmo tempo um conhecimento sem uma prática pode ser um conhecimento vazio
Também logo as coisas se complementam né não basta você estudar espiritualidade né estudar livros né estudar obra de Kardec você estudar a magia você estudar várias linhagens assim da espiritualidade das religiões se você não conhecer o ser humano eu gosto muito eh de uma frase do Jung que diz assim conheça todos os métodos domine todas as técnicas mas ao tocar uma alma humana seja apenas uma outra alma humana então a gente precisa de muita sensibilidade os nossos estudos eu tenho formação em Ciência da religião eu tenho uma formação livre de teologia eh eu Ministro né
aula de teologia desenvolvimento mediúnico de incorporação de sacerdócio e tem uma formação livre eh livre é porque não é acadêmica também em psicologia transpessoal né que eu fico fiz com a Leide Cristina eh num num Instituto humanitats maravilhoso muito dedicado então eu entendo que a gente precisa estudar muito assim né o ser humano pra gente entender o ser humano mas principalmente para eu me entender entender Quais são as minhas dores Quais são os meus traumas Quais são as minhas questões e aí também vem um aprofundamento né Por exemplo nas medicinas da Floresta tenho uma experiência
já de muitos anos né com a ayawaska com o rapé com o bufo e e com muitas outras medicinas assim que me ajudam a mergulhar para dentro né E que tem mais uma frase do Jung ele diz que quem eh quem olha para fora sonha Mas quem olha para dentro desperta então é muito legal a gente falar de sonho de sonhar junto né o sonho que você sonha sozinho é só um sonho o sonho que sonha junto é realidade mas despertar é de um outro lugar né inclusive quando vocês você tá falando sobre essa questão
da diferença do conhecimento da sabedoria quando quando a gente começa ir falando sobre a espiritualidade né é uma busca incessante muitas vezes que temos por essa independentemente da religião ou é a católica ou é a evangélic ou é espírita budista Umbanda candomblé são tantas né quando a gente se aprofunda como uma pessoa que simplesmente segue é uma questão quando a gente se aprofunda mais como alguém que pratica e exerce e que pode contribuir muito bem para ajudar outros eu queria entender Até que ponto isso se tor uma coisa perigosa para si e como saber dosar
porque você tá ali ansioso e aberto para aprender bem intencionado para ajudar tanto ao outro quanto a si mas essa questão espiritual até onde eu entendo ela abre muitos portais ela expande muita coisa ela mexe com muita coisa no nosso emocional na nossa cabeça Ela mexe muito até que ponto essa imersão ela te tira de uma coisa que você já não sabe mais era aquilo que eu era para me tornar ou então eu tô me desviando do que de fato era para me tornar porque eu tô como que a gente sabe quem diz isso pra
gente A única coisa que eu posso me tornar é quem sou então nós quando nós nascemos a gente traz no nosso DNA assim né as dores e as marcas dos nossos pais dos nossos avós da nossa ancestralidade a gente erda essas dores as alegrias também né na nossa experiência da infância Todos nós temos dores de Infância né e a quantidade de de pessoas que passaram agressões que foram abusadas na infância o quanto a gente repete o comportamento e os padrões dos nossos pais e o quanto a gente repete os comportamentos da sociedade né nós vivemos
numa sociedade que é machista numa sociedade que é patriarcal numa sociedade de base Colonial muito preconceituosa e o o comportamento humano ele tem um automatismo muito grande então já é muito difícil a gente ser a gente mesmo né o oxo dizia assim seja você mesmo porque os outros já existem né quem dizia o oxo o oxo o dizia seja você mesmo porque os outros já existem ele dizia Jesus já existe se Dart gamo Buda já existe hama Krishna já existe Então seja você se você conseguir ser quem você é e viver a sua verdade isso
é a coisa mais maravilhosa do mundo né o céu e o inferno ele não depois da vida ele tá aqui agora então o que é o céu é quando eu me aceito quando eu me aceito com a minha sombra com as minhas dores quando eu curo os meus traumas né então isso é o meu céu não é uma coisa que vai acontecer depois o meu céu é eu viver a minha self né é eu viver a minha alma né quem eu sou então todos nós meu irmão Todos nós somos fruto de um amor muito grande
né o seno da vida é amor o que nos impede de viver esse amor essa amorosidade essa generosidade essa delicadeza O que é que nos impede o nosso medo as nossas dores o nosso o nosso ego a nossa vaidade nossa rua tudo é medo é medo de se expor medo de colocar nossa vulnerabilidade medo de admitir e reconhecer medo de ser enganado medo de ser traído medo de ser feito de besta de ser feito de trouxa essas coisas que a gente ouve né mas quando você tá no amor quando você encontra isso assim ninguém pode
fazer nada com você porque para alguém fazer alguma coisa contra mim eu tenho que dar poder para essa pessoa fazer isso né Se alguém me agride e eu tenho que me sentir agredido né agora mesmo que uma pessoa me agrida mas se eu souber que a minha que a vida é boa para mim então eu vou tomar aquilo como lição vou ver qual é o aprendizado por que que isso chegou para mim né Qual é a minha lição aqui e não me ofender com as pessoas entender que a vida é que traz essas coisas pra
gente aprender pra gente se lapidar Porque a vida é que ensina né Então esse é o maior aprendizado assim sabe quanto você estava falando aqui agora eu lembrei de uma conversa que nós tivemos eu vou eu vou citar isso aqui e você me diz se você quer continuar esse assunto caso não fica à vontade com qualquer assunto comigo aconteceu há não muito tempo e não significa a gente ficar falando exaustivamente sobre o cara em si mas eu acho importante ter a sua a visão aqui agora Sobre o ocorrido há não muito tempo Acho que há
pouco mais de mês houve toda uma história sobre intolerância religiosa né em que um cidadão eh que já veio aqui no programa inclusive que é enfim teve uma conversão esquisita enfim tem toda a trajetória Dele quem assiste o meu canal sabe quem é eh e em meio a tudo aquilo é algo ele fez algo pessoal a mim e a minha esposa certo e nessas eu tive que me pronunciar e a gente conversou sobre isso e você falou coisas muito muito pertinentes e muito bonitas para mim sobre como eh seria o ideal conduzir aquilo então eu
queria entender sobre intolerância religiosa Qual é a sua visão como que deve ser combatido até que ponto aquilo deve ser tomado para si como algo que a gente vai atrás pessoalmente at que ponto você deixa para a justiça e até que ponto a justiça também é eficaz em fazer com que aquilo cesse aquela intolerância eu sou é muito amigo do Dr édio Silva Júnior que é o maior advogado dos casos de intolerância religiosa no Brasil né então eu acredito que eh gente grande não bate boca acredito que gente grande resolve as coisas na justiça então
eu creio que todos os casos de intolerância religiosa devem ser levados à justiça com pessoas que tenham condição né de abordar esse tema e que ten a profundidade necessária né então o que chega para mim de intolerância religiosa todos os casos Eu passo pro Dr édio e é ele quem resolve os casos de intolerância religiosa não só para mim mas para as comunidades afro-brasil né Dr Ed ele é o maior jurista assim e já levou muitos casos ao Supremo Tribunal aqui no Brasil casos muito conhecidos inclusive né porque a gente tem um um movimento de
uma intolerância religiosa eh Cristã medieval no Brasil né porque a Igreja Católica ela tinha uma receita na Idade Média a receita dela dizia assim eh que só havia salvação dentro da igreja isso era um dogma da igreja católica é por isso que em 1845 hipolit Leon Denizar vai que é o Allan Kardec nessa época o Kardec falou que eh não há salvação fora da caridade ele tava brigando com a igreja porque a igreja dizia que não há salvação fora da igreja então o Kardec falou não há salvação fora da caridade é muito interessante a afirmação
do Kardec mas ela continua no mesmo lugar que é o lugar de querer salvação né então é um lugar salvacionista mas no Concílio Vaticano io na década de 60 eh Se não me engano o padre se não me engano eh João x não me o papa o papa eh fez o Concílio Vaticano io e no Concílio Vaticano sego precisa de um Concílio para mudar um dogma da igreja foi no Concílio Vaticano segundo que a Igreja Católica admitiu que Deus é maior que a igreja então ele também está no judaísmo ele também está no Islã e
foi a partir daí que a Igreja Católica criou o ecumenismo que é abri as portas da igreja católica para receber irmãos de outras fés de outras religiões até aquele momento isso não acontecia Então até aquele momento a postura da igreja era uma postura de inquisição E era uma postura de dizer que se não há Deus fora da igreja o Deus dos outros são o diabo Então essa receita de demonizar a religião alheia é uma religião muito antiga que vem desde o velho testamento né quando diz que Moloque é um demônio que Baal é um demônio
mas Baal é o Deus da Baal bilô Moloque é um Deus de outra cultura Então os demônios são os Deuses dos outros por no passado quando as nações entravam em guerra as pessoas acreditavam que os deuses também estavam em guerra então uma nação que rezava para um Deus quando entrava em guerra com a nação do outro que rezava para outro Deus eles acreditavam que os deuses também estavam em guerra logo o meu Deus é Deus mas o Deus do outro é o meu demônio porque é o Deus que tá em guerra comigo então isso foi
uma receita que a igreja seguiu na idade média na época das cruzadas na época da Inquisição e a gente V hoje algumas igrejas no Brasil de algumas confissões especialmente algumas Pentecostais e neopentecostais cristãs repetir a receita de dizer que os Deuses dos outros são demônios né então é assim que algumas pessoas se tomam a a liberdade de demonizar a religião alheia que é um ato de intolerância religiosa e quando isso acontece em relação às tradições e e religiões de matriz A AF brasileira você tem um caso de racismo religioso tipificado pela lei qualificado aonde Dr
hédio defendeu e Ganhou muitos casos então quando uma pessoa tem uma atitude de intolerância religiosa como eh quebrar públicamente os nossos Símbolos religiosos né da Umbanda do canom blé do terecô do babaçuê da encantaria da Jurema do tambor de mina de muitas confissões religiosas de tradição de Matriz afro-brasileira parece que é uma terra de ninguém mas não é assim né Nós temos muitos órgãos que trabalham em nossa defesa em favor dos nossos símbolos religiosos que são tão importantes quanto a cruz para o cristianismo quanto uma imagem de Maria né para alguém que é de uma
de alguém que é um Mariano né claro então é importante ter muito respeito né É preciso ter respeito quando tem uma atitude dessa então algums desses órgãos se movimentam e o Dr Ed é uma das pesso uma das pessoas que mais se movimenta e ele é responsável pelo hida afro né que é um órgão de defesa das religiões ele sendo só uma pessoa como que todos podem acessá-lo porque é difícil então você tem que atrás de outros advogados e tudo bem o Dr Ed ele não é só uma pessoa ele é o responsável pelo ida
afro que é uma grande organização Então as pessoas Dev pode procurar sempre a idaf deve procurar o idaf mas as pessoas não devem procurar Acontece uma intolerância elas já devem procurar se filiar ao ida afro ter uma ligação com o idaf para contar com essa proteção né então o Dr Ed ele não é só uma pessoa né ele tem um um grupo um corpo jurista de muitos outros advogados e eles estão à frente dos maiores casos de intolerância religiosa no Brasil contra algumas pessoas muito conhecidas inclusive que eu acho que não não não é o
caso de eu mencionar o nome de ninguém aqui né Uhum tá você eh enquanto você relatava essas eh sobre essa questão da intolerância religiosa e você citou algumas algumas questões na umbanda eu queria que você me explicasse por favor porque como eu falo né Sempre que você vem aqui Aliás você me ensina muita coisa você me esclarece muita coisa que às vezes eu eu tento entender de uma maneira ou de outra mas é tanto eu não sei se eu citei da outra vez que os meus filhos Eles brincam com as com as figuras da da
minha esposa do hum são os bonecos de superh herói né porque como se fossem os as imagens como se fossem os santos da igreja católica mas como Tem e eles são as figuras as imagens são muito bonitas e muito atraentes então dos orixás né das entidades dos orix mas eu queria que você me explicasse sobre a Jurema aham como o que é a jurema como funciona qual a importância e qual e e o que que é o que que acontece ali que que é a Jurema Jurema é o nome de uma uma árvore tá né
essa árvore ela é típica do nordeste brasileiro Então ela é muito presente ali na região do Pernambuco é muito presente na região do Alagoas e a Jurema ela é tão importante para as culturas indígenas do Nordeste Quanto awas que é importante paraas culturas amazônicas então assim como a aasc é muito importante eh para para muitas etnias que estão ali na região do Acre dos Amazonas eh a Jurema é muito importante aqui no Nordeste né pros Funi pros Cariri pros chocó para várias tribos que estão ali no Pernambuco e no Alagoas né minha esposa é Alagoana
daquela região ali também né Inclusive tem uma raiz também a meria an naire né minha esposa dentro dessas tradições por exemplo funou eles fazem um ritual de 3S meses com a Jurema então quando houve esse fenômeno que foi chamado de colonização que na verdade foi a invasão né dessas terras aqui quando chegaram os portugueses eles tiveram contato né com essas tradições e com essas tribos então na tradição dos Cariri dos chocó e na tradição dos Funi eles fazem um ritual eh de uma bebida Sagrada que é feita a partir da casca e da raiz da
Jurema você tem a Jurema Branca a Jurema vermelha e a Jurema preta A partir dessa casca é feita uma beberagem né uma bebida Sagrada que é um enteógeno que propicia uma experiência religiosa e dentro dessa experiência em ritual por exemplo os kir chocos funou faz um ritual chamado Toré Oé Toré quando eles bebem quando eles consagram a Jurema e eles cantam e dançam tocando a Maraca que é o chocalho né então quando houve O Encontro do homem branco que veio aqui pro Brasil com essas tradições aí nasceu o ritual da Jurema que é o enconto
da tradição indígena com a tradição europeia com a feitiçaria europeia com a bruxaria europeia aí nasce aquilo que também é chamado de Catimbó Catimbó é um outro nome para chamar essa Jurema que é uma tradição eh euro ameríndia e que depois começou a absorver muito da cultura e africana também de matriz africana mas ela nasce a partir do contato dos indígenas com o europeu Então você nasce então nasce a linha da Jurema a linha dos Mestres da jurema e aí você tem Mestres da Jurema muito conhecidos no Brasil como seu Zé Pilintra seu Zé Pilintra
ele é um mestre da Jurema lá do Pernambuco que vai aparecer no Rio de Janeiro como Malandro na umbanda mas a origem dele é mestre da Jurema assim como algumas entidades que são míticas como a Maria Padilha né Maria Padilha ela foi uma rainha né na Espanha né Maria Padilha foi ela ela foi dizem que ela foi amante de um de um rei espanhol na verdade ela era namorada dele desse Rei espanhol e esse Rei espanhol não podia casar com ela porque ela não era de uma família Nobre e ele casa com uma branca e
aí depois quando a Branca desencarna a Maria Padilha desencarna ele ele pede para enterrar a Maria Padilha como uma rainha Então ela é tida como uma rainha a figura Maria Padilha mítica ela ela teve presença num convento na Espanha tem uma história maravilhosa na Espanha e aí esse Imaginário popular de uma mulher que se tornou amante de um rei que na verdade ela não era né de de fato uma amante da maneira como fica na nossa mente assim né que já era namorada dele antes então ele amava essa mulher né E aí Isso chega no
Imaginário Popular lá na linha dos Mestres da Jurema então a Maria Padilha também incorpora como uma mestra da Jurema uma rainha da jurema e depois que ela vai aparecer como Pomba Gira na umbanda então tem figuras muito míticas assim né Aí tem muitos outros mestres né mestre Carlos mestre Tertuliano mestre caolho mestre bvi Mestres conhecidos e na jurema que é essa linha de mestre também incorporam também cabulos pretos velhos né e é um trabalho muito parecido com a umbanda o trabalho da Jurema porque você incorpora os espíritos mas incorpora num ritual diferente porque na jurema
o instrumento principal é a Maraca atab não é o ataba que a Maraca que é o chocalho e o cachimbo que é chamado de marca O Cachimbo da Jurema ele é feito da árvore da Jurema ou ele é feito do anico e o cachimbo é utilizado para defumar o mestre juremeiro vira o cachimbo com contrário para defumar as pessoas antes de abrir uma mesa de Jurema ou um ritual de Jurema todos bebem a Jurema acendem os seus canchim e começam a cantar pros Mestres começa a cantar os linhos que são os pontos cantados né canta
senhores mestres do outro mundo e desse mundo também me dá licença senhores Mestres na hora de Deus amém o jurec que nasceu em frio chão dai-me forças e ciência como deste a Salomão Salomão bem que dizia a seus filhos juremeiro para pisar nessa Jurema mestre peça licença primeiro E aí tocando Se eu soubesse trazer a minha Maraca tocando a Maraca e cantando esses linhos que são os pontos então na jurema o mestre juremeiro ele vai cantando e vai puxando o ponto e aí algum momento as pessoas incorporam e é chamado de acostar fica acostada que
é incorporada incorpora os mestres da jurema e esses Mestres eles dão também um passe uma consulta PR as pessoas algo parecido com a umbanda mas num ambiente que é muito mais à vontade assim muito mais um ambiente mais festivo né e as e os mestres vão vão fumando cachimbo bebendo a Jurema e conversando com as pessoas né e limpando descarregando cortando demanda e é um um ambiente muito alegre assim muito fraterno né um ambiente da Jurema muito maravilhoso né Que legal e e e quando você fala falando com as pessoas nesse caso falando abertamente com
todos juntos Diferente de quando você vai passar com eh com o pai santo a Jurema ela é muito tem muitas variantes assim tem juremeiro que trabalha sozinho tem juremeiro que é rezador que é benzedeiro que não incorpora tem juremeira que tem um terreiro de Jurema igual um terreiro de umband um monte de médio incorporado então tem Cap geralmente não é não é com monte de médium tem as duas maneiras assim né então tem terreiro de Jurema com muitos médiuns mas tem juremeiro que gosta de trabalhar sozinho tem juremeiro que não incorpora mas é um rezador
é um bedor né mas então Jurema não é da Umbanda A Jurema É por isso é uma é outra a Jurema vem de lá é do índio né então a Jurema vem das tradições indígenas como a árvore da Jurema a bebida da Jurema a bebida do Toré da Jurema para os indígenas Jurema é uma deusa ela é uma rainha ela é uma entidade a Jurema E aí ela no encontro com o branco nasce a linha dos Mestres da Jurema que é o Catimbó do Catimbó você tem então por exemplo seu Zé P linta que vai
aparecer na umbanda E aí na umbanda vai aparecer a Cabocla Jurema como uma ligação a ligação de uma caboca que tem uma raiz assim com a Jurema e na umbanda na umbanda se canta muito pra Jurema né vou abrir minha Jurema vou abrir meu juremar então isso vem de né falar Jurema são seus filhos que lhe chama Jurema salve o povo da Umbanda então a umbanda tem uma ligação com a Jurema que é uma ligação do Nordeste é uma ligação nordestina a Jurema E essas tradições são do indígena nordestino né então el é tão importante
pro nordestino quanto a iasca é importante pro povo da da Amazônia ali daquela região né e e existem maneiras de preparar Jurema preta por exemplo existe maneiras de preparar em que ela também traz uma miração estado alterado de consciência né mas na linha dos Mestres da Jurema geralmente é uma bebida um pouquinho mais suave ou a pessoa toma o cauim que é uma bebida de dal o tombo né da tombo é que a pessoa vai entrar no estado alterado de consciência o espírito dela sai do corpo ela vai ser iniciada no astral geralmente é assim
que se inicia um mestre na jurema dando o tombo da Jurema ele vai ser iniciado no mest do astral e aí no astral Você tem os reinos da Jurema o reino do juremá o reino do vajuca então tem muitos renos igual pra umbana tem Aruanda pro espiritismo tem o nosso lar né como que é a questão de iniciar alguém como mestre na jurema a iniciação da Jurema eh hoje tem muitas iniciações que acontecem muito parecida com banda como desenvolvimento mediúnico Mas tem uma tradição mais antiga de iniciar na jurema que é um mestre incorporado da
dá uma bberror muito forte pra pessoa ou dá um cauim a pessoa entra num estado alterado de consciência muito forte Ela sai do corpo e ela encontra o mestre dela no astral e o mestre pessoal dela que vai preparar ela ensinar as coisas para ela se tornar um juremeiro Ah e isso e não tem nenhuma contraindicação nenhuma restrição nenhum preparo específico que leva determinado tempo para que você se torne mestre da Jurema tem vários preparos específicos mas de cada tradição né Cada um cada um é que entende como é que deve preparar E quem deve
ser preparado né para todos paraa Jurema mesmo no caso da Jurema né um mestre juremeiro ele é a o mestre dele incorporado que diz quem pode ou não ser preparado e como deve ser preparado né é diferente de uma pessoa para outra né entendi ah cada um é quem define é Falando já nisso então a gente pode já foi citado algumas vezes a easc que a gente conversou também inclusive sobre isso e eu tô muito muito curioso para conseguir de fato Ou não é nem curioso a palavra mas acho que é necessitado chamado aí o
ascar ela chega na gente como um chamado eu consagrei duas vezes mas eu não senti porque não foram não eu desde desde logo de cara eu já senti que não não tinha uma conexão e aasa que que você entende ser a a maneira correta de ministrar de faz de consagrar como o próprio Ritual em si como que você enxerga ser claro que tem diversas mas a sua visão Da mais eficaz ninguém sabe é quando que o homem começou a consagrar easc sabia que isso sabia disso n não tem registro da primeira vez não é uma
coisa milenar indígena ninguém sabe e inclusive essa fala de que ningém quem sabe quando começou Ela tá no livro o oráculo da noite do sidarta o sidarta fala da easc no livro dele e o sidarta fala inclusive eh o quanto a medicina da easc é eficaz para depressão e para ansiedade quem fala é ele fala como cientista ali né E ele fala também do atraso há um consenso né dentro da dentro da psiquiatria um consenso de um grande atraso da nossa psiquiatria por não ter estudado melhor essas medicinas da floresta como aia oasc como a
psilocibina que são os cogumelos né como por exemplo e e muitas outras né então a iasca ela é considerada uma medicina para Esses povos originários indígenas né ela é considerada assim um remédio é uma coisa que é feita para você curar assim tua alma da sua as dores a minha primeira experiência com a easc foi em 2004 Então já fazem 20 anos né E foi com Um chaman Boliviano chamado Roman um homem muito especial a minha primeira experiência já foi maravilhosa com a oasc e junto do romano a minha primeira experiência eu fiz uma regressão
sozinho com a bebida me levou numa regressão até o útero da minha mãe nossa e eu me vi antes de encarnar eu vi minha mãe do buscar para eu nascer depois eu me vi no meu berço no berço me vi beber num berço e eu tive Pouco contato com a minha avó que desencarnou tinha 3 anos e na experiência da aasc eu me lembrei de estar num berço vendo a minha mãe e a minha avó então é uma experiência muito incrível nessa primeira experiência que eu tive com a easc Foi um momento da minha vida
que eu tava com muitas dúvidas sobre o meu caminho né eu já tinha eu tava me preparando para criar a estrutura do colégio de umbanda Sagrada Pena Branca em 2004 e já tava ministrando teologia de umbanda e sacerdócio de umbanda e eu tinha algumas dúvidas e no momento que depois que eu passei por tudo isso na experiência de aasc eu vi todos os meus guias eu vi o seu Pena Branca eu vi o Sultão eu vi as entidades que me acompanham o Seu Pena Branca chegou para mim e falou eh Quais são as suas dúvidas
né do que é que você quer saber e eu falei com ele falei é isso isso isso ele falou para mim ó Isso é assim isso é assim isso é assim isso é assim você tem mais alguma dúvida tá tudo resolvido você não tem mais nada para resolver agora vamos vamos fazer vamos vamos viver vamos viver uma experiência outra E aí ele me levou numa experiência na awasa é muito maravilhosa assim de cura de entendimento de Quem Sou Eu de qual é a minha missão qual é a minha vida Qual a espiritualidade essa foi minha
primeira experiência e de lá para cá eu tive muitas outras experiências né com a especialmente com o caá Eu tenho um amor muito grande por um grande Pajé Um chaman chamado caá que ele é filho da dona Francisquinha que é uma das 12 abuelas parteiras aqui das Américas e ele vive nessa região do Acre amazônica ali né então tive muitas experiências com o caá e tive experiência com alguns outros pajés eu tenho uma amizade muito grande com o nibu nibu é um irmão que faz uma ponte das tradições indígenas do Amazonas com São Paulo com
o Brasil exterior ele recebe as pessoas então tive muitas experiências assim ao longo desses anos com com muitos pajés né e do Nordeste da Jurema eu sou muito amigo do tec inã que é um kiri chocó filho do tdio que é um um uma liderança muito respeitada no nordeste então eu tenho a felicidade e alegria de ter amigos em tradições indígenas várias muitas né e e por meio disso eu tive a oportunidade de me aprofundar na experiência da Medicina com a aasc Então hoje eu hoje eu entendo que eu tenho uma profundidade com essa medicina
e tenho contato com com os povos originários alguns deles que T muito amor e muito carinho por mim e que me permitem que eu tenha acesso a essa medicina de uma maneira muito particular eu não sirvo ela para outras pessoas né porque para servir precisa ter uma estrutura precisa ter uma tudo isso né mas eu eu consagro ela num ambiente muito íntimo muito intimista com outros amigos né Eu sou eu tenho um amigo muito querido também que é o tchai Rafael o tchai Rafael também comunga da Medicina junto comigo e tem uma amizade muito grande
também com o Felipe Rocha o o Felipe que é de um o Felipe que é responsável por um perfil chamado chamanismo sete raios O Felipe é uma das pessoas que serve faz um dos trabalhos mais maravilhosos que eu já vi com a a easc entre pessoas que não são indígenas né mas ele é um grande Xamã o Felipe eh que é um grande ele e a Yasmin você recebeu um grande amigo meu aqui que é o Mena marido da Camila que também tem uma grande profundidade na aasc então tô cercado né Estou é num campo
de pessoas TM experiências muito maravilhosas com a iasca né eu tive a oportunidade de ter muitas experiências com a aasc junto do meu amigo queridíssimo também o muril gan com a Dani de Maria minha esposa meu amor da minha vida Nair comunga gasca h mais de 10 anos também então eu tenho essa alegria na minha vida e aasc me dá uma profundidade muito grande é com a minha verdade e com a minha espiritualidade né Para Além da Umbanda assim é muito especial precisa de um campo muito amoroso para viver uma experiência com a easc você
precisa estar junto de pessoas que que tenh muita maturidade e tem um campo muito maravilhoso eu recebi aqui em São Paulo também o panchin que é um grande mestre da easc da Amazônia peruana né E quando você fala como medicina nós podemos devemos eh consagrar easc com uma peridiocidade específica periodicidade específica eh tem alguma restrição de quantidade de vezes que você pode ou deve eh consagrar num determinado período de tempo Depende da pessoa Às vezes a pessoa consagra a easc uma vez só na vida e para ela é suficiente Ah isso mas Quem determina a
própria pessoa ou medicina conversa com você você sente né então quando você tá na experiência da easc a medicina conversa com você você ouve nitidamente você vê então você sente né É é um chamado você sente um chamado para isso né mas não tem problema se eu continu se a pessoa continuar com uma a é impossível você consagrar é o asca e você não tem essa resposta essa resposta ela vem de dentro de você assim do seu coração sabe mas tem restrições sim pessoas que TM transtorno de bipolaridade não devem consagrar eu asca pessoas que
TM esquizofrenia não devem consagrar easc pessoas que T algum tipo de problema de saúde deve consultar um médico e para e alguém que nunca consagrou a easc tem que passar por um tem que tem que preencher um um um questionário Como é que chama um no além de um termo né você tem que trazer um eh a vigilância sanitária exige que as pessoas respondam um questionário e esse questionário e respond esse questionário você tem então você consegue saber se aquela pessoa tem condições de participar ou não nesse questionrio é perguntado se essa pessoa se tem
esquizofrenia se tem transtorno se a pessoa é usário de drogas ilas tudo isso né E existe essa mesma restrição existe um critério né um cuidado e existe essa mesmo cuidado critério restrição formulário para Jurema no caso da Jurema fora fora das Tribos lá dentro A Jurema que chega aqui em São Paulo ela não coloca você nesse estado alterado como AAS Ah não ela só tá o tombo que aquela coisa de você o tombo o tombo de Jurema ele é muito interno então ele não chegou aqui do jeito que a easc chegou e ele não coloca
a pessoa num nessa profundidade que a easc coloca dessa maneira assim né porque a easc você às vezes na easc parece que você vai morrer é mesmo às vezes parece você vai morrer assim mas não morre né Mas alguma coisa você morre né morre né morre as suas dores né morre os seus traumas aí eu acho que ela mostra muito assim ela ajuda você a enxergar a vida com outros olhos né a sua mente ela funciona diferente tem muitos estudos sobre essas medicinas da floresta que demonstram que eh Há regiões do nosso cérebro assim onde
a sinapses não funcionam muito bem e com algumas medicinas Elas começam a funcionar diferente né Por exemplo você tá acostumada todo dia fazer o mesmo caminho todo dia o mesmo caminho e as informações na mente acaba fazendo sempre o mesmo caminho o mesmo caminho né E você fica autômato então algumas algumas medicinas como a easc a psilocibina ajuda isso a fazer outros caminhos e quando as informações fazem outros caminhos pela sua mente isso ajuda você a sair de alguns condicionamentos que a gente se coloca desses estados depressivos de ansiedade de estress tudo isso de Dores
né muitas dores também ela ajuda a gente a enxergar e ela ajuda muito a ressignificar as nossas dores as dores sociais as dores da família as dores da Infância os nossos traumas então é muito especial mas eu não posso dizer eu não posso prometer que se você consagrar Isso vai acontecer com você porque cada pessoa tem uma experiência diferente tem pessoas que consagram e não sentem nada tem pessoas que consagram e ficam dormindo mas quando a pessoa se dedica a um estudo com a medicina invariavelmente ela vai ter a oportunidade de se auto-observar de olhar
para dentro né é o teu aí o asca tem tem est também consagro com um grupo chamado Tribo das cores que é um grupo maravilhoso a minha esposa nar começou a consagrar com esse tribo com a tribo das cores há muitos anos atrás aqui em São Paulo é então é um grupo maravilhoso grupo da Tribu das cores também já consagrei com muita gente né e e Qual é agora também é o tem o Santo Daime né que aí é outra coisa é a mesma bebida a bebida é a mesma né mas o mestre o mestre
Irineu que ele era um Soldado da Borracha sabe o que é isso então na época da Borracha Então vai estudar né É não na época da borracha no Amazonas na época da extração da Borracha então eles fizeram uma estrutura de homens para extrair a borracha e tomar conta de quem tava extraindo a borracha eh montando algo como uma estrutura militar então eles eram chamados de soldados da Borracha assim o o mestre Irineu era um homem negro de quase 2 m de altura um gigante diz que ele não sabia nem ler nem escrever mas ele conseguiu
entrar na estrutura da Borracha ele começou a crescer crescer de cargo lá dentro e começou e começou a subir Amazonas adentro extraindo a borracha e quando ele chegou bem dentro assim do Amazonas ele ele começou a liderar indígenas porque na área mais mais periférica estavam os homens brancos extraindo a borracha E conforme ele foi subindo no Amazonas Ele entrou em contato com os indígenas e entrou em contato com povos originários eh que consagram a a oasc e um dia ele essa história eu ouvi da boca de um indígena diz que quando o mestre Neu chegou
lá em lá em cima numa região mais fechada Ele entrou em contato com povos originários que consagravam a a oasc e aí ele chegou num numa casa e ele veio perguntar da da borracha e uma mulher indígena falou para ele o meu marido e o amigo eles estão lá dentro fazendo uma medicina para saber quanto de borracha a gente pegou e falou por que você tá falando isso porque na hora que a gente vai pesar a borracha eles roubam dizem que a gente pegou menos borracha mas quando ele toma medicina ele sabe exatamente quanto tem
de borracha ele falou como é que é isso aí Ah você pode entrar aí quando o mestre Irineu entrou lá dentro né então esses dois homens estavam consagrando a easc para saber quanto tinha de borracha Eles faziam isso e para não ser roubado na hora do peso da balança eram indígenas aí o mestre Neu perguntou o que que é isso eles falam ah nossa medicina ele falou como é que eu posso experimentar E aí o a aasc ela ela é uma Mir ração forte e ela pode causar uma limpeza que é muito vômito e tudo
que você quando tem vômito você sente tá colocando suas dores para fora assim no vômito tudo e aí diz que um falou pro outro né e o mestre rineu era muito grande um gigante né diz que um falou pro outro dá um copão para ele aí enche o copo cheio para ele e aí diz que deram um copão de aasc pro Mestre Neu ele passou a noite inteira quieto em silêncio não vomitou não fez nada passou a noite inteira em silêncio Ele entrou numa numa meditação profunda numa reza profunda E aí no outro dia ele
voltou para consagrar mais aasc no outro dia ele voltou para consagrar mais aasc ele conquistou o respeito desses indígenas e eles ensinaram para ele como preparar aasc e ele teve um e ele teve um contato mestre Irineu né se não me engano teve um contato com Maria e Maria foi orientando para ele criar uma religião a partir da easc chamada Daime e daim quer dizer dai luz dai-me força dai-me energia dai-me coragem e aí o mestre Neu Ele criou uma religião que é o daim a religião do Santo daim né né então santo santo santo
me Daime né mestre Irineu cria isso a partir do contato com a yasca com os indígenas o Daime ele é a mesma aasc mas dentro de uma doutrina de uma filosofia religiosa que é a religião do Daime do mestre Irineu Depois vieram outros mestres né como o padrinho Sebastião depois vê o mestre Gabriel da União do Vegetal também todos os homens tiveram uma profundidade muito grande com a espiritualidade o mestre rineu é o primeiro a criar uma religião a partir da easc que é O daim que é interessante é muito legal você contando essa história
que ilustra perfeito eu vi o caminho dele entrando subindo Amazonas chegando até os indígenas entrando pro negócio de p incrível isso é ouvid da boca de um indígena incrível não ouvid da boca de um poderia ter ouvido da boca de um da e da boca desse mes da boca desse mesmo indígena eu ouvi a história do mestre Gabriel também se não me engano é quem cria a União do Vegetal disse que o Mestre Gabriel ele era um enfermeiro e que ele já curava as pessoas com imposição de mãos assim era um enfermeiro ele queria muito
tomar eas que ninguém dava para ele porque os indígenas não dava ayuaska pra gente Branca né então ele queria queria queria não e aí diz que um dia um mestre de ayuaska eh eh foi ferido e chegou no hospital que ele era enfermeiro e ele curou esse indígena Então esse indígena ensinou para ele como preparar a easc e se não me engano é ele que cria a União do Vegetal se eu não me engano G vegetal não conheço é como o daim Mas é uma outra estrutura né do mestre Gabriel então mestre Gabriel é muito
respeitado assim né Aí você tem o padrinho Sebastião também que é muito muito respeitado padrinho Sebastião que preparou também a madrinha ou a mãe baixinha que cria o umbandaime o umband umbandaime foi criado a partir também de de algo que veio ali do mestre Neu padrinho Sebastião a a mãe baixinha e ela cria um umband um bandim também tem uma tradição é antigo bandim não é não é uma novidade como as pessoas pensam né ele tem uma tradição também interessante é não é umband Dime é uma umband daim é um cruzo da Umbanda com daim
que as pessoas consagram o Dime Para incorporar as suas entidades de umbanda você falando sobre da umband arm que as pessoas acham que é algo mais recente mas não é né e me ocorreu aqui também uma outra coisa que muita gente tem falado é sobre a o muito branco na umbanda e como isso Tem se tornado uma questão até mesmo de preconceito Como que o branco não pode não poderia não deveria ter terreiro com pai de santo branco com um monte de gente Branca até que ponto isso se tá se tornando também eh realmente um
preconceito ou também o modismo de muita gente que tá brincando com entrar paraa religião porque se encanta com aquilo Raul eh a umbanda ela só se organizou como religião na década de 30 né então a gente tem a história do Zélio de Morais que ele conta que no dia 15 de novembro de 1908 ele incorporou o Caboco das Sete Encruzilhadas dentro da recém fundada a Federação Espírita de Niterói na verdade a Federação Espírita de Niterói não existia ainda ele incorporou dentro de um Centro Espírita chamado Centro Espírita Santo Agostinho as pessoas daquele Centro Espírita que
foram os fundadores depois da Federação Espírita de Niterói o Zé de Moraes O Zé de Moraes ele era um jovem de 17 anos e era um homem branco josélio de Moraes e ele começou a passar mal tinha dores e tudo a família achou que ele tava louco e levou eh primeiro achou que ele tava endemoniado levou O Zélio para um padre exorcisar e o padre falou que ele não tinha nenhum demônio para ser exorcizado depois O Zélio foi levado para um tio que era médico D Epaminondas era um Sanatório Aí o tio falou que ele
não tava louco também não tava endemoniado não tava louco e aí a mãe do Zélio de Moraes levou O Zélio para uma benzedeira que incorporava um espírito uhum essa benzedeira ela incorporava um espírito chamado tio Antônio é Dona Cândida a Dona Cândida é uma mulher negra então na época se chamava de macumbeira ou Calundu zeira fazer um Calundu né é uma pessoa que incorporava espíritos O Zélio foi levado para essa senhora essa senhora incorporou o tio Antônio benzeu O Zélio de Moraes e acredita-se que ali O Zélio incorporou a primeira vez ali antes da Federação
Espírita o pai Antônio que é irmão do tio Antônio porque era comum dar o mesmo nome quando a pessoa era escravizada e dava um nome para ela em português né E ali o zéo incorpora o pai Antônio e diz que e ele diz que estaria curado no dia seguinte é que ele foi levado à Federação Espírita que ainda não era Federação era o centro espírita Santo Agostinho ali em Niterói e ali no centro espírita diz que aqueles espíritas começam aqueles homens brancos espíritas começam a incorporar cabocos e pretos velhos e a pessoa que tá coordenando
a sessão espírita ortodoxa seguindo a ordem de Kardec começa a expulsar esses essas entidades que ali eram conhecidas como entidades da Macumba porque eles já incorporavam na macumba A macumba é a tradição afro-brasileira que acontece no Rio de Janeiro com uma base bantu ou bantu diferente da tradição afro-brasileira Baiana que é o Candomblé queto de orixá mas que tem semelhanças com o Candomblé con Gu Angola que acontece em Salvador no Bairro de Cabula mas no Rio de Janeiro a macumba era Para incorporar espíritos então incorporava caboclos na macumba e ali Zélio tinha tido na casa
de uma macumbeira ou de uma caland rozeira que é a Dona Cândida que incorporou um preto velho depois O Zélio vai para um Centro Espírita que é esse meio da classe média de pessoas brancas e essas pessoas começaram a incorporar Caboco e preto velho e eles estão sendo expulsos naquele momento o zelio incorpora o Caboco da s cruzilhada e o Caboco incorporado no Zélio com 17 anos de idade pergunta por é que estão expulsando esses Humildes Ah por que é que vocês estão expulsando esses espíritos desses Humildes do Preto Velho e do cabuco aí o
chefe da sessão que a Dr Souza fala para ele e quem é você para perguntar e ele responde se eu preciso ter um nome me chame de Caboco das Sete Encruzilhadas Porque não haverá caminhos fechados para mim e o que é que você tá fazendo aqui ele diz amanhã amanhã na casa desse da família desse jovem vai ter uma mesa posta para todos se manifestarem quem quiser quem sabe mais vai ensinar quem sabe menos vai aprender Ele não disse nessa data que tava fundando a umbanda Ele não disse que tava fundando uma nova religião Ele
só falou que na casa da família ele ia incorporar e todo mundo ia poder incorporar na cabeça dele aquilo era espiritismo ent não era um banda ainda era espiritismo na cabeça dele e aí O Zélio na casa da família em 1908 começa a incorporar Caboco e preto velho na cabeça dele ele tinha passado na casa do uma macumbeira e conhecido o preto velho lá mas ele começa a incorporar na casa dele como um espiritismo de Caboco ele tá fazendo um espiritismo a recebendo o Caboco que era da Macumba agora na casa de um branco de
classe média fazendo um espiritismo de caboclo eh o caboclo ele é é o dono dessa terra aqui o Caboco não veio da África Sim ele é o índio Caboco é dessa terra não é então O Zélio começa a incorporar incorporar o cabuco dessa terra e começa a incorporar o pai Antônio que é de origem de os escravos isso que é de origem africana né nesse mesmo período Então os velhos de classe média e muitas pessoas de classe média começaram a fazer um espiritismo de caboclo pessoas brancas de classe média não se chamava Umbanda nesse mesmo
período a macumba que também não se chamava Umbanda na macumba então na macumba você tinham eh os nossos ancestrais né negros africanos porque eu também eu eu sou branquinho Mas eu também tenho ancestralidade Negra né então os nossos ancestrais negros no Rio de Janeiro e vivendo na marginalidade né vivendo a dor a dor de de daquele período né que tinha eh tido a lei Áurea mas continuava se Vivendo Num regime escravagista né então tudo era proibido não podia não podia praticar macumba era proibido praticar macumba né era reprimido a pessoa ia presa se estivesse praticando
macumba então a macumba era praticada escondida é no Rio de Janeiro por homens e mulheres negros só que a macumba do Rio de Janeiro que é um ritual banto faz o culto ao dono da terra que é o caboclo então na macuma que é um ritual de raiz africana milenar também se incorporava Caboco então no Rio de Janeiro você tinha dois grupos um grupo de pessoas brancas vindo do Espiritismo incorporando Caboclo e preto velho e um grupo de pessoas negras vindo da Macumba incorporando Caboco e preto velho isso não tinha nome de umbanda para nenhum
dos dois grupos mas a palavra Umbanda existe na língua quimbundo a palavra Umbanda na língua quimbundo ela era sinônimo de um sacerdote de um candeiro um sacerdote da cultura banto cultura banto é a cultura que veio do Congo ou de Angola um sacerdote do Congo de Angola ele era chamado de kimbanda e a sua arte é a umbanda a sua ciência Umbanda Mas ele também era chamado deanda aqui no Brasil havia um um ritual banto secreto chamado Cabula a Cabula foi praticada na Bahia nesse bairro que se chama Cabula foi praticada no Espírito Santo temos
poucos registros da Cabula mas no livro Os negros no Brasil de Nina Rodrigues do ano de 1900 ele descreve a cabula e ele diz que na Cabula que é um ritual banto O sacerdote era chamado de emb banda o nome do ritual Cabula mas o sacerdote era chamado de emanda o seu auxiliar era chamado de cambone e a sessão era ch chamada de engira que são os nomes que ficam na umbanda esses mesmos nomes eram usados na macumba mas a macumba não era uma coisa e hegemônica a macumba era algo plural porque você tem uma
macumba mais angolana uma macumba do Congo você tem várias macumbas diferentes no Rio de Janeiro né e nas macumbas o preto velho também era chamado de umbanda ou era chamado de kimbanda e o sacerdote era chamado de tata até hoje hoje lá na Bahia no candomblé Congo Angola na Bahia que é o que tem de mais próximo do que foi a macumba no Rio de Janeiro um sacerdote ele é um tata é um Tata Quimbanda lá na Bahia então ali na macumba os sacerdotes eram chamados de tatas eram chamados de Quimbanda eram chamados de emb
bandas eram chamados de umbandas Mas isso não er o nome de uma religião era o nome de um ofício de um sacerdócio de um chamanismo de algo que acontecia ali a estrutura Tod era chamar de macumba é cumba é o nome de um feiticeiro cumba é o nome de um poeta cumba é o nome de um cantador cumba é o nome de um Encantador de gente é uma pessoa que canta que faz poesia que toca e faz feitiço é um cumba na cultura banto a palavra ma é plural então Macumba é uma reunião de feitice
e sacerdotes é uma coisa encantadora a música que eles fazem é uma macumba o tambor é uma macumba eles são tocadores de macumba e aí começaram a chamar as oferendas de macumba por causa do preconceito a palavra macumba começou a se tornar pejorativa por causa do preconceito começaram a dizer que macumba eraa uma magia negra a magia do negro e magia negra passou a ser sinônimo de magia ruim magia negativa por isso que a gente não deve dizer magia negra é uma magia ruim deve dizer magia negativa a magia negra é a magia do negro
então começou a ser associado a palavra macumba ficou muito pejorativa e as macumbas eram perseguidas e o espiritismo de umbanda também passou a ser perseguido o espiritismo de umbanda cresceu muito na classe média Branca Então muitos homens e mulheres brancos começaram a praticar um espiritismo de Caboco muitos muita gente não era pouco na década e estamos em 8 quando foi em 1924 tem uma cronologia tá vendo perfeito em 1924 ainda não se chamava Umbanda religião um homem jornalista um poeta parnasiano chamado eh Leal de Souza ele tava fazendo uma pesquisa sobre o espiritismo no Rio
de Janeiro ele visitou centenas de centros espíritas no Rio de Janeiro em 1924 fazendo reportagem com um jornal chamado a noite esse homem visitou muitos centros espíritas eh e isso foi publicado num livro uhum eh esse esse livro se chama Entre Dois Mundos de Leal de Souza esqueci o nome do livro Eu tenho esse livro publicado eu li esse livro inteirinho e ele e ele relata o que ele viu em cada Centro Espírita muitos acontecendo dentro de casa no lar e tudo ele visitou uma macumba e 300 centros espíritas certo cerca de 300 eu cataloguei
em 20% dos centros espíritas que Leal de Souza Entre Dois Mundos em 20% dos centros espíritas que Leal de Souza visitou em 1924 se incorporava Caboclo 20% de pessoas brancas de homens brancos isso não não se chamava Umbanda ainda isso se chamava espiritismo de linha ele se denominava como espiritismo de linha espiritismo de Caboco e a Federação Espírita eh não aceitava eles não federa hum e nesse livro O Leo de Souza descreve que ele visitou a tenda Espírita do Zélio de Moraes então não se chamava centro de Umbanda se chamava tenda Espírita Nossa Senhora da
Piedade o Zélio de Morais se considerava Espírita o e o Léo de Souza visitou ele mas incorporava incorporava desde 1908 sim desde 1908 quando deu 1918 o cabuco das Sete Encruzilhadas deu pro Zélio de Moraes a missão de fundar mais sete tendas espíritas e o Léo de Souza quando chega em 1924 ele se torna filho de santo do do Zélio de Morais e em 1933 o Léo de Souza já é dirigente espiritual de Umbanda de uma atenda Espírita Nossa Senhora da Conceição mas até ali eles se entendiam espíritas o Léo de Souza é o maior
intelectual então nessa nessa época tinha muita gente da classe média Branca fazendo um espiritismo de linha aham E aí a Federação Espírita não aceita eles em 1933 o Léo de Souza publicou outro livro é o primeiro livro de umbanda Ah se chama o espiritismo a magia e as sete linhas de umbanda neste livro eh que foi recentemente publicado pela Editora Aruanda você tem as cartas de Léo de Souza com a Federação Espírita Léo de Souza tá dizendo que que faz espiritismo e a Federação tá dizendo que não é espiritismo por a obra de Kardec não
aceita o uso de vela não aceita o uso de ervas não aceita que você Reze para orixás a obra de Kardec é contra qualquer tipo de ritual a obra de Kardec é contra a magia porque no Livro dos Espíritos tá escrito eh que símbolos de talismãs não servem para nada ah e que não deve ter ritual por quê Porque Kardec ele era um cientista ele dava aula de metodologia científica no Instituto pestal e era um positivista Kardec seguia as Kardec seguia as ideias de Augusto conte do positivismo que dizia que a ciência responderia a tudo
e que a religião e mitologia não servia para nada então a umbanda traz religião e mitologia logo isso é contra a obra de Kardec a Federação Espírita a Federação Espírita Falou vocês não são espiritismo aí o Leo de soua eusélio de Morais entenderam que eles precisavam fundar a Federação para um novo tipo de espiritismo E aí eles começam a se identificar como espiritismo de umbanda você você entendeu então esse espiritismo de umbanda não é algo que veio do negro que ficou branco isso é ao contrário algo que veio do branco e começou a absorver a
cultura Negra Isso é o espiritismo de umbanda ao mesmo tempo quando então em 1939 o cabuco das sete cruzilhada deu a ordem para fundar a primeira Federação Espírita de Umbanda em 1939 em 1941 eles fazem o primeiro congresso do Espiritismo de umbanda são todos brancos é uma comunidade branca da classe média eles estão sofrendo um racismo da Federação Espírita mas eles também exercem um racismo contra a macumba eles também não aceitam a macumba Então é quase um colorismo no Brasil que a pessoa que é negra retinta sofre mais mais racismo que um negro que não
é retinto então o espiritismo de umbanda sofreu preconceito do Espiritismo ortodoxo mas eles também exerciam um preconceito com a macumba quando eles criam a primeira Federação de espiritismo de umbanda e faz o primeiro congresso do Espiritismo de umbanda então a turma da Macumba fala mas Umbanda é Nossa hum nós é que fazemos isso desde a África mas faz também não é uma exclusividade faz também nós incorporamos o Caboco nós incorp mas o caboclo é o dono dessa terra o caboclo não é africano né nós e a macumba A macumba ela absorve todos os deuses de
outras culturas a macumba de Cultura banto Reza para inquice que são os deuses do Congo e Angola mas a macumba absorve os orixás e começa a rezar pros orixás a maneira banto que é a forma da Umbanda cultuar orixá que não é igual no canom blé é diferente então começa a cultuar na macumba E aí em 1950 um grande líder um homem negro que é um sambista muito conhecido e muito importante na história do Sam do Brasil chamado tat Tancredo Tancredo da Silva Pinto frequentava uma macumba A macumba que ele frequentava se chamava ritual de
omolocô é um tipo de macumba você tinha a macumba de Angola a macumba de almas e Angola a macumba que era angolinha a macumba do ritual banto ameríndio e o tatatan credo frequentava o ritual de holoc que segundo ele vem da África da região de lunda koco então ali o tatatan crdo tava macumba da sua tia a tia incorporada fala para ele Meu Filho faça por nós o que você fez pelo samba porque ele era um grande sambista era um compositor E aí ele fez a música ao General da banda essa música é dele foi
tocada por Zé Kat ele ganhou um dinheiro com essa música e criou a primeira Federação de umbanda dedicada a umbanda africana a umbanda que vem do negro então uma parte da Macumba uma parte da Macumba se embranquece pass aceita entendi se embranquece eles negociaram com a sociedade para ser aceito por quê Porque os espíritas de umbanda já tinham criado Federação registrado em cartório e estava tirando licença de funcionamento o tatatan Credo fez isso pra comunidade negra pra macumba então uma parte da Macumba passou a se denominar Umbanda omolocô Umbanda trançada Umbanda mista Umbanda de almas
e Angola umbandomblé inha para todas essas macumbas serem aceitas numa negociação Elas tiveram que se embranquecer um pouquinho entendi para registrar em cartório para ter isso e tatatan credo publicou livros nos livros de tatatan Credo ele exalta a obra de Kardec exalta Jesus os orixás diz que reza para todo mundo e que dentro da Umbanda acabe todos os rituais tatatan crdo dizia que a Jurema cabe na umbanda que o canom blé cabe na umbanda que tudo cabe na umbanda que era uma era dele ter um grande guarda-chuva para ajudar a proteger todas as pessoas que
viam de uma tradição africana Então o que se embranquece eu foi a macumba não foi um não foi a umbanda não embranquece você teve não a umbanda não era Branca o que era Branco espiritismo entendi o espiritismo que é branco e uma grande quantidade de pessoas do Espiritismo criaram um espiritismo de umbanda que eles então trouxeram um espiritismo para se tornar algo um pouquinho mais negro mas não tanto quanto a macumba porque nesses centros espíritas de espiritismos de umbanda não costumava ter a tabac por exemplo Ah então a tabac era coisa da Macumba entendeu também
não era comum incorporar exi pombagira incorporava o cabuco preto velho mas não incorporava porque o exi pombagira era da Macumba E aí uma parte da Macumba se torna Umbanda africana aonde estava a tabac o exu e a pomba e ali ficava um espiritismo que não tinha tabac nem exua e nem Pomba Gira ou se tinha vinha escondido num ritual fechado uma parte dessa Macumba se tornou a umbanda moloc Umbanda africana a outra parte dessa macumba teve uma outra parte da Macumba que não quis negociar com a sociedade teve uma outra parte da Macumba que não
quis embranquecer essa outra parte é a Quimbanda entendeu então Tecnicamente na Quimbanda exu e a pombagira são os reis da Quimbanda eles são os reis da Quimbanda porque exu e pombagira não se embranquece eles ficaram Como Rei rainha da Quimbanda mas uma parte da Macumba se embranquece como Umbanda omolocô Umbanda de almas e Angola embora se embranquece um pouquinho para negociar se embranquece tendo orgulho da sua raiz milenar africana Então esta Umbanda africana tem uma raiz milenar esta Umbanda que vem do Espiritismo não tem uma raiz milenar mas é tão legítima Quanto depois depois surgiu
a Umbanda esotérica na década de 50 com Wilson odro da mat Silva publica em 1956 o livro Umbanda de Todos Nós E aí surge uma Umbanda esotérica uma grande linhagem de umbanda esotérica mas a maioria de nós que pratica Umbanda pratica uma mistura de tudo isso porque quando eu pratico um banda eu incorporo Exu eu tenho atabak e Eu honro a história tanto de tatatan Credo quanto de e Leal de Souza a história de Zé de Moraes a história eh de da mat Silva e a história do meu mestre que é Rubens saraceni né que
Rubens honrava muito Zélio de Morais e o Rubens não tinha muita proximidade com uma banda mais africana mas eu tenho respeito e admiração por toda a espiritualidade porque você tem muitas religiões e só uma espiritualidade o Caboco Pena Branca que incorpora no terreiro desse incorpora no terreiro daquele no terreiro do outro então você tem tranca rua e acabou com pena branca não omolocô na umbanda branca na umbanda esotérica na Umbanda de almas e Angola na angolinha E aí é espiritualidade né então Os Religiosos continuam brigando para dizer de quem tem a religião melhor mas a
espiritualidade não briga Então quando você vê alguém dizendo que a umbanda tá muito branca que a umbanda é isso que a umbanda coisa é uma coisa do negro não Umbanda é uma coisa do Branco a umbanda faz sacrifício a umbanda não faz tudo isso é discussão Religiosa e discussão religiosa é política ent as pessoas querem se sentir Poderosas porque a minha Umbanda é melhor que a sua só que a espiritualidade Não fala isso a espiritualidade não discute ver algum Caboclo incorporar e falar que a umbanda dele é melhor que a umbanda do outro Caboclo isso
não existe então a gente tem a religião umbanda que tem muitas umbandas no plural e a gente tem a espiritualidade Umbanda que é maravilhosa encantadora que não quer saber se você é branco se você é negro mas por a gente viver num país rasista machista Colonial então e a gente Honrar essa raiz africana da Umbanda é muito importante mas isso não diminui o fato de alguém ser uma pessoa branca ou negra pra espiritualidade né É pra espiritualidade o que importa é fazer da sua vida algo melhor inclusive porque é muito importante que tenha muita gente
branca na umbanda porque a umbanda ensina você a amar a raiz Africana e a raiz ind se Umbanda fosse só para pessoas negras como é que a gente ia ensinar o branco a ter amor por essa raiz africana maravilhosa então eh não adianta a gente falar de Negritude só entre negros é importante que os brancos falem né como Aliados nessa conversa então eu falo desse desse lugar de fala de um homem branco né que tem um amor pela cultura Africana pela cultura indígena eu não sou um homem negro embora eu tenha tenho as minhas origens
as minhas raízes mas a espiritualidade nos Abraça a todos a importância da cultura negra é da gente exaltar uma raiz que dá formação a toda a nossa Cultura a nossa religião a nossa espiritualidade e que sofre eh muito preconceito então houve uma Umbanda branca que tinha preconceito com a umbanda Negra e até hoje até hoje tem praticantes de uma Umbanda que é uma Umbanda branca uma umbanda espírita que tem preconceito com uma Umbanda Negra masão também tem uma Umbanda negra que diz que essa Umbanda não vale nada e uma Umbanda esotérica que diz que ninguém
vale nada mas a a umbanda mesmo é maior é a espiritualidade de umbanda e a espiritualidade não diminui ninguém nem em detrimento nem em favor da sua etnia da sua cor de pele né ótimo esclarecido Isso é muito bom é as pessoas ah uma vez Perguntaram para pô como é que você fala tudo isso você decora tudo isso é porque eu dediquei a minha vida não decora não você aprendeu né estudei né você estudou é eu sou autor do livro História da Umbanda né sou autor de um livro da história não trouxe nenhum livro hoje
aqui né eu também o seu livro Exu não é diabo faz sucesso aqui no estúdio a gente deixa el ali na mesa trazer vou trazer uns e deixar para você dar de presente PR seus convidados viu Muita gente vem aqui no estúdio tanto clientes quanto convidados e e falam olha e pegam ali perguntam é é muito complexa a história da umbanda né Por quê Porque eu posso dizer que o espiritismo de umbanda vem do Zélio eu posso dizer isso mas eu não posso dizer que toda a umbanda vem do Zélio porque a Umbanda de raiz
africana não veio dele mas a história dele é legítima e é legítimo essas pessoas que vieram do Espiritismo para praticar um espiritismo de umbanda né não é legítimo negar a origem africana dos orixás não é legítimo dizer que a umbanda africana é menor o que tá errada assim e vice Vera né então Eh o que a gente aprende mesmo com as entidades é a amorosidade né exato perfeito então se eu aprendo essa amorosidade como é que eu vou usar do meu aprendizado para atacar o outro então é um pouquinho sobre isso né desde o exu
até o caboclo ia falar falando de falando de Exu o eu tenho também da mesma maneira como você no outro programa me explicou sobre a questão da de como e por incorpora-se determinado e o que que aquela mensagem vem né como que ela aquela mensagem que aliá quem não assistiu o primeiro episódio com a Lê assista Realmente é muito legal e ele ele me explica Entre várias outras coisas eh a importância de quando Por que que o preto velho quando ele incorpora ele vem para te acessar em determinada coisa o Erê para te acessar em
outra coisa e assim por diante é eh eu queria saber sobre os o Exu Caveira aham tem um monte né tem é tem a Rosa caveira tem Exu Caveira tem tat Caveira João Caveira Qual é a história dos dos exus são exus é isso que fala S são é qual qual é a como é que você pode me explicar contar e eu quero dizer que eu dou um curso para ensinar isso né se chama teologia você vai falar agora aa você tá dando curso aqui grátis é eu eu com com muito amor assim com muito
orgulho né porque essa é a minha missão assim na minha vida é ensinar né Mas pra pessoa se aprofundar ela tem que fazer o curso tem 1 ano e meio de duração né eu posso falar muito aqui eu posso falar com você 10 20 programas a gente não não consegue se aprofundar nem em um terço do curso de teologia de umbanda que é um curso livre né então quem tiver interesse pela teologia de umbanda e se aprofundar realmente nesses assuntos procura o meu Instagram né @ Alexandre comino geralmente no meu Instagram tem o caminho paraa
pessoa estudar Teologia de umbanda comigo Inclusive a gente vai ter a a black friday aí na black friday vai ter uma promoção aí da teologia de umbanda para quem quiser estudar comigo numa condição que dá para todo mundo estudar Ah que bom todo mundo uma especialista completamente online dá para estudar de qualquer lugar do mundo e você tem e os alunos TM um encontro por mês ao vivo comigo teve um ontem então tem uma vez por mês um meeting do Google comigo ao vivo durante 18 meses e o o valor do curso e a promoção
e os descontos que vai acontecer na Black Week aí é para que todo mundo possa estudar é uma condição muito especial todo mundo vai conseguir estudar é legal porque é um conhecimento adquirir que independe se você especificamente vai se aprofundar na né na religião Mas é uma coa não é necessário ser médio não precisa ser um Band basta a pessoa querer conhecer mais esse universo o curso correto é a teologia de umbanda um curso que eu Ministro desde 1999 Quem criou esse curso foi meu mestre então eu participei da criação e da idealização desse curso
que foi o primeiro curso livre aberto sobre a umbanda Antes desse curso não existia nenhum curso para na umbanda também não tinha uma larga literatura de umbanda antes da década de 90 quando rubben saraceni começa a publicar dezenas e dezenas de livros Ele publicou mais de 50 títulos de umbanda o Ruby saraceni né meu mestre é porque você contando sobre a história desde 1908 é e a cronologia lindo isso né 1908 1924 33 os pontos específicos que se marcam as uniões é extremamente didático isso aqui parece Jabá é porque eu dou aula né mas é
[ __ ] não mas é incrível como dá para entender é você tá sem água aí tô eu aceito Eu também tô cara você consegue descolar mais água pra gente favor e aí você e aí você veja só eh você veja só então a macumba rezava para os inquices que são os deuses da cultura banto né e o macumbeiro eu tô falando de uma forma geral porque as macumbas são diferentes umas das outras né Uhum Então o macubeiro começou a receber o caboclo que é o dono dessa terra e aí ele recebia também osus Bacos
os seus ancestrais que ég como preto velho mas na macumba também se incorporava um feiticeiro um homem muito poderos chamado de inanga um ingang um Feiticeira a incorporar eles incorporam na macumba também e esses Feiticeiros e a macumba não seguia uma regra moral eh europeia né porque vem de uma cultura africana Então são outras regras Morais por exemplo com relação à sexualidade não é pecado na África sexualidade do jeito que a igreja fez com a gente né Então graças a Exu né não é pecado a sua sexualidade Não Existe Pecado não existe demônio então é
um outro olhar moral que não é então a macumba que vira Umbanda ela começa a negociar com esses valores morais da sociedade a macumba que não virou Umbanda ela ela tá vivendo valores morais de uma raiz africana que ela vai ficar Quimbanda né então nessa Quimbanda tem uns feiticeiros poderosos e umas mulher feiticeira que incorporam quando tem a Revolta dos Malês e lá na Bahia é que os yorubás que cultuam orixá vão pro Rio de Janeiro e aí a macumba começa a rezar também para os orixás E aí chega no Rio de Janeiro o culto
de Exu o orixá Exu o o orixá Exu é reverenciado numa encruzilhada não é sim só que esses feiticeiros que são entidades não são orixá também eram reverenciados na encruzilhada por isso eles começaram a ser chamado de entidade Exu entendeu ah Da onde vem a entidade Exu porque você começou a rezar pro orixá Exu na encruzilhada e naquela Encruzilhada também tava esses feiticeiros então enades que era que são entidades que é o seu trancar Rua que é o seu tat caveira que é o seu capa preta que é o seu Marabu que é o Seu
Tiriri que é o seu Exu das Sete Encruzilhadas o exu da meia-noite eles eram antes eram chamado tudo de tata era o Tata meia-noite era o Tata tranca-rua era o Tata Caveira todos eram chamados de tatas quer dizer um grande Tata um feiticeiro então todos eram tatas da daí Tata Caveira entendeu todos eram tatas Eles não eram chamados de Exu todos eram chamados de tatas e as mulher também a Tata Mulambo A Tata se saia era tudo Tata mas pelo fato de que eles iam paraa Encruzilhada e a Encruzilhada é do Orixá Exu por isso
eles começaram a ser chamad de Exu Exu ustata o exu entidade então daí surgiu o exu trancar Rua que já fazia parte da Macumba como um Tata lá na Cabula quando você pega o ritual da Cabula na Cabula já dizia lá em 1900 lá na onde Don ner dá o o o ele descreve uma cabula e diz que as entidades da Cabula é o Tata rompe matato é o Tata rompe Serra é o Tata entendeu então esses nomes simbólicos tranca rua rompe matato marabô capa preta isso é faz parte da cultura banto usar nome simbólico
então todo mundo era Tata e aí começaram a ser chamado de entidade exu e tem um inquice que é igual o orixá Exu mas é o inquice da cultura banto esse inquice também é da encruzilhada se chama pambo Nila então na encruzilhada tinha um orixá exu e um inqui pambo Nila e na macumba tinha um Tata Feiticeiro que era o seu trancar o seu marabô Seu Tiriri e as mulher a dona se sai a dona Mulambo E aí logo os Tata homem começaram a ser chamado de Exu e as Tata mulher começaram a ser chamada
de pambo Gila que virou pomba gira ah daí veio Pomba Gira eles são Mestres da espitualidade Mas eles representam tudo aquilo que a cultura o moralismo católico Cristão considerava pecado vergonhoso né porque aquela sexualidade né da mulher a mulher ser livre era um pecado a mulher andar de cabeça erguida eraa um pecado a mulher falar alto não podia a mulher não podia rir não podia gargalhar não é é e menos ainda dançar e quantas e a gente tá falando da Macum então a gente tá falando né das pessoas que moravam na periferia que moravam na
que moram né na periferia na favela no morro no mas depois da depois do depois da do regime escravagista né então todo mundo foi pra favela né não é todo mundo era escravizado numa fazenda liberou e fal liberou e expulsou se vira não deu terra né E aí todo mundo foi todo mundo não e aí e aí aí você e aí você você não não deu quando você prejudica alguém que você tem que ir lá ressarcir né você não ressarciu o dano dano você fez não teve ressarcimento do crime do dano então Eh daí surgiu
a favela porque as pessoas que eram escravizadas foram morar no mato foram morar no morro criaram as favelas agora a maioria das mulheres eram mulheres solteiras meu irmão com filhos como até hoje na maioria do Morro da Favela você ver muita mulher solteira agora me diga eh como é que vivia uma mulher negra solteira com filhos Qual é a profissão Sim qual é a profissão não é então ou ela ia ser dona ia trabalhar na casa de alguém ou ela ia ter que servir algum homem do que ele quisesse né mas ainda assim ainda assim
isso era a liberdade dela sim de ser uma mulher livre de ninguém ningém ninguém era dono dessa mulher ninguém éa dono dessa mulher só uma mulher forte Então essa é a pomba gira é uma mulher que ninguém manda nela é uma mulher forte para o moralismo da época uma mulher que ninguém manda nela uma mulher forte uma mulher que tem autoridade que fala alto que ri alto Essa é a mulher do capeta Então ela então essa mulher não era aceita naquela umbana mais branca e esse exu também não era aceito naquela umbana mais Branca então
eles ficam ficavam ali na Quimbanda Mas eles são mestres de você viver a sua verdade aham eles são mestres de você encontrar a sua verdade então o exu e a pombagira foram muito demonizados mas eles levantam a cabeça e assumem de ser quem é eles falam a verdade deles eles são quem são então o exu e a pombagira ensina você a viver a sua verdade né o preto velho te ensina sabedoria o cabuco te ensina você é adulto a criança te ensina a curar sua criança o exu e a pomba gira ensina você a acolher
a tua sombra ajuda você a viver a tua verdade quando você conhece Um exu e uma pombagira você se apaixona você se apaixona por aquela verdade tão grande rasgada na carne aquela verdade tão viceral que sai da alma e quando você tá incorporado de jeu e pombagira você tá incorporado de alguém que fala o que quiser e não tá nem aí porque os outros vão pensar isso é apaixonante porque é apaixonante conhecer alguém que consegue ser o que é Sem Máscara sem medo do julgamento alheio nem nada isso é o exu a pomba gira quando
você se apaixona pelo exu e pela Pomba Gira pela beleza de ser o que é e de não ter medo do julgamento alheio você aprende a abraçar a tua sombra você aprende a viver a tua verdade por isso pombagira é tão fascinante porque eles ensinam a gente a não ter vergonha de quem a gente é mesmo que todo mundo diga que você tá errado mesmo que todo mundo te aponte o dedo mesmo que todo mundo te julgue você tem que saber o que eu estou fazendo é bom para mim é só isso que você tem
que se perguntar como acessa Qual é a minha verdade como acessa o exu eh deixa eu entender a sua pergunta por exemplo eu você falou quando a gente sente a pomba gira e a gente sente o exu e a gente a gente consegue entender essa então como é que eu sinto na carne Quando eu incorporo né inora é quando incorpora se eu incorporo ele eu sinto na minha carne né então inus que a incorporação é um aprendizado tremer a carne tremer Porque quem sou eu quem sou eu depois que Um exu tá incorporado em mim
falando pela minha boca olhando pelos meus olhos ele tá ouvindo pelo meu ouvido e eu tô vendo tudo isso porque eu estou semiconsciente eu não tô inconsciente estou aprendendo por isso que a incorporação é aprendizado eu estou aprendendo a partir do que ele é quando eu tô incorporado de um preto velho estou me Preto velando porque eu estou aprendendo a partir do que o preto velho é incorporado na minha carne Quando eu incorporo uma criança eu estou aprendendo né a curar minhas dores de criança ser pura outra vez né e o Preto Velho me ensina
a o ancião que eu serei o preto velho Me ensina não apenas em envelhecer ele me ensina a amadurecer o preto velho Me ensina a arte da sabedoria na vida ele me ensina a ser paciente e tranquilo e o Caboco me ensina seja adulto né ser uma pessoa adulta responsável assumir assumir quem eu sou então o exu me ensina a abraçar minha sombra as minhas dores os meus traumas a pomba gira me ajuda a lidar com os meus desejos e as minhas frustrações que são os desejos que eu não consegui né realizar então tem uma
sa Saed Oria muito grande nesses arquétipos e nessas linhas de umbanda que nem milhares e milhares de livros escritos não dariam conta de explicar como como eu sei qual é o exu que eu incorporei então quando a gente incorpora né olha só incorporar é quando ele fala pela minha boca né então se eu incorporei e ele está falando pela minha boca ele tem a liberdade de dizer qual é o nome dele é ele que deve dizer eu não devo adivinhar eu não devo adivinhar quem é o seu entendeu porque ele pode dar o nome que
ele quiser inclusive Ah isso que eu queria saber pode na hora po é ele pode dar o nome que ele quiser mas geralmente ele dá um nome que tem a ver com uma energia e uma vibração então eixo tranca a rua tem energia de Ogum Exu Caveira tat caveira tem energia de Omulu Exu Porteira tem energia de obaluae Exu sete corrente tem energia da Oxum e xu Ventania tem energia da ançã Mas pode desculpa te cortar só para eu tentar conseguir mas ele pode eh quando incorpora pode vir um nome que nunca existiu pode ah
isso que eu queria entender Pode sim a minha pombagira tem um nome que eu nunca tinha ouvido antes né que é Maria Preta e o Sultão não é o nome de falange tem o Cabou com Sultão das Matas né mas o Sultão não é um nome de falange o nome que ele deu aí Sultão não é nome de falange e ele já trabalhou numa Falange com outro nome e hoje ele responde por esse nome então não é obrigatório que o exu tenha o nome entendi o e pode ter um nome desconhecido específicos né não ele
pode ter um nome desconhecido mas é comum usar um nome conhecido que tenha a ver com a força que ele trabalha Entendi então trancar Rua traz a força de Ogum né um Tiriri traz força de Ogum meia-noite traz força de Omulu um sete cruzilhada traz uma força de Ogum também um veludo Exu Veludo traz a força da Oxum Exu sete corrente traz a força da cachoeira e assim cada Exu traz um uma energia diferente e eles são são Mestres Mestres da espiritualidade né mestre ora quando uma entidade tá incorporada fazendo uma coisa que não é
digno de um mestre é um engano não é um Exu é e isso era também outra coisa que eu ia querer entender essa a pergunta que sempre vem mas Exu faz o mal ele pode fazer o mal se ele é o mestre ele não pode fazer o mal então se ele tiver fazendo uma coisa que não é digno de mestre ele não é de fato um Exu a pessoa tá enganada é não diria necessariamente fazer o mal mas eu diria não tem uma sabedoria quando a gente quando dá como é que a gente sabe até
que é delicado falar isso porque eu nunca incorporei então eu não entendo essa irmão entidade boa tem energia boa entidade ruim tem energia ruim me refiro a pessoa não necessariamente estar incorporada entende o que eu quero dizer isso se chama mistificação ela tá enganando é isso por exemplo como é uma mistificação ou animismo e isso é muito arriscado também né Olha tudo é arriscado Quando a pessoa não tá na verdade dela pra outra para quem tá em volta e para quem tá para quem tá em volta para quem tá em volta se a pessoa não
tá incorporada de alguma maneira falta uma verdade ali mas só a pessoa pode saber mas se a pessoa não tá incorporada Então por que ela tá fazendo isso Qual é o interesse só ela pode saber então mas se ela temum Inter de receber alguma coisa de enganar alguém de pegar o dinheiro de estorquir de se sentir poderosa né então de consegir de conseguir passar uma mensagem que de repente vindo dela não seria não não seria aceita né É É quando não é é quando é tendencioso quando já conhece Raul aul é assim ó quem é
de verdade sabe quem é de verdade né mas às vezes a gente tá perdido e a gente não encontrou a nossa verdade é verdade então se você se você caiu num lugar com alguém que não é de verdade aquele era o seu aprendizado naquele momento Então até isso é importante né Então as pessoas se atraem por afinidade e por necessidade de aprendizado Então se alguém que tá nos vendo nos ouvindo agora se esse alguém tá indo num lugar tá sendo enganado está sendo estorquindo num lugar que a pessoa tá mistificando que a pessoa não é
de verdade eh ninguém engana todo mundo o tempo inteiro o tempo inteiro exatamente Então as pessoas Enganam algumas pessoas por algum tempo mas não engana todo mundo o tempo inteiro não é agora se você em algum momento se sentiu enganado é porque aquilo é o seu aprendizado aquilo a vida trouxe para você conhecer a sua verdade né então quando a gente não sabe ainda qual é a nossa verdade quando a gente tá perdido da nossa verdade a gente acaba encontrando pessoas que também não estão na verdade mas quando você encontra a sua verdade né então
você encontra isso de saber que quem quem encontrou a sua verdade sabe quem é de verdade né não é materializar coisas fazer mágica cuspir fogo andar em Caco de vida que diz que a pessoa é de de verdade de verdade é a palavra que sai da alma do coração meu irmão né então eu não ajudo você eu não ajudo você fazendo mágica eu ajudo você quando a minha palavra sai do meu coração e chega no seu coração e isso e que chega de Fato né tem isso també Isso é ser de verdade né Isso é
ser de verdade eu não preciso fazer mágica eu não preciso adivinhar aquilo que você diz aquilo que a pessoa diz se de fato toca é onde eu entendo que é é esse meu ponto isso também pode ser isso vale isso vale em todo lugar eu tava assistindo T assisti um seriado lá no Netflix pode pode falar né assistiu um um seriado no Netflix você assistiu um contra todos Putz não maravilhoso maravilhoso maravilhoso e aí tem uma cena lá que ele não era bandido né ele era um advogado e ele acaba sendo colocado na cadeia como
se fosse bandido e todo mundo e e todo mundo acaba achando que ele é um chefe fão da bandidagem e um homem que não era bandido começa a ser tratado dentro da cadeia como se ele fosse Chefão todo mundo respeitando ele mas tinha um bandido mais velho lá que uma hora chega pertinho para dele e fala assim e fala e fala e fala para ele quem quem é de verdade sabe quem é então eu acho que isso vale pra espiritualidade também sabe né a profundidade que eu ganho na minha espiritualidade me permite né mas essa
essa profundidade eu não tive ela sempre né Eu tive que aprender né é e a gente tem que eh como é que eu vou dizer aceitar a nossa intuição o nosso coração eu vejo que muitas vezes eh a gente é que é uma de novo dificuldades que eu enxergo e acredito que muita gente também a famosa história coração ou razão até que ponto porque sem é coração segue teu coração né e é o que a gente tenta por outro lado arrisco em dizer que muitas vezes se só seguirmos nosso coração a gente pode cair em
uma impulsividade que às vezes segui não pensei segui e aquilo a impulsividade não é do coração não pensei é automatismo Entendi então não é na verdade você pensou e pensou pensei o não pensei é automatismo é uma cabeça que se empolgou o coração sabe o que é bom o que não é né e tem um instituto norte-americano chamado hert MEF e esse Instituto faz estudos né sobre a mente a conexão da mente do coração e aí o hert MEF conectou a mente de uma pessoa e o coração da pessoa com os eletrodos né para saber
como reage a mente o coração e tudo né E aí tinha um computador na frente da pessoa com imagens e randômicas né boa e ruim boa e ruim boa e ruim ninguém sabia nem ninguém sabia nem o computador Sabia quando ia aparecer uma boa ou uma ruim certo [Aplausos] [Música] eh o coração sabia antes da imagem aparecer antes antes o coração reagia como receptivo a algo bom Antes do bom aparecer a cabeça depois e a gente não sabe disso mas o coração o coração manda pra cabeça muito mais informação que a cabeça pro coração então
o nosso coração tem uma sabedoria que a gente desconhece ainda né quando você você você você pensa uma coisa boa o seu coração abre quando você pensa uma coisa que não é boa o seu coração fecha ele encrua então se você tiver o cuidado de em cada Encruzilhada da vida parar ali naquela Encruzilhada e ouvir e o seu coração ele vai dizer para qual caminho você deve seguir porque quando você olhar pro caminho que é o seu caminho o seu coração vai abrir e o seu caminho é aquele caminho que é você que representa o
que você é né e a teimosia vem da onde é da cabeça sempre a teimosia sempre vem da cabeça né a teimosia Raul ela vem das nossas dores viu a teimosia vem das nossas dores a teimosia vem dos nossos traumas a teimosia vem do nosso pai né do comportamento do meu pai né meu pai é teimos não meu pai é teimos issso meu pai ele tem um negócio assim meu pai tem um eu vho por parte de pai né eu vendo uma família bem machista italiana por parte de pai dura e por parte da minha
mãe eu veio de uma veio de uma família negra ameríndia né que o meu avô era negro e dizia que ele er que ele vinha de uma linhagem de negros e Caiçaras né e o Caiçara era o ameríndio assim mas por parte de pai essa família italiana duro e eu encontrei meu pai encontrei meu pai ontem e às vezes me incomodava um pouco esse jeito do meu pai sabe E aí Me incomodava você sabia que alguns estudos assim sobre nossa mente né dizem que na nossa mente a gente tem muitas horas horas e horas e
horas e horas como se fosse uma fita gravada um DVD gravado muitas horas com a fala dos nossos pais dentro da nossa cabeça no nosso inconsciente né Essa Fala Não não faça isso que que é isso Não mexa aí olha não que que é como é que você vai fazer isso e a briga e aquilo tudo e o meu pai quando ele tá presente né a fala dele às vezes mexe comigo o jeito dele falar e aí ontem ontem eh o meu pai falou de um jeito assim né mexeu comigo assim e aí na hora
eu eu consegui acolher eu consegui acolher assim ele ele não vai mudar então ele tem um um jeitão que vem da família dele né eu eu consegui mudar isso em mim porque eu era assim na minha adolescência eu consegui mudar isso em mim né E quem quem me curou mesmo foi a Pomba Gira Maria Preta né Se quiser eu conto isso já já então eu consegui E aí quando eu consegui acolher eu senti uma paz porque eu senti a minha mente acolhendo a voz dele lá dentro da minha mente assim sabe então eu senti uma
paz então a nossa teimosia ela vem muito assim dos nossos pais né vem muito dos nossos avós da nossa educação né das nossas dores dos nossos traumas então pra gente pra gente voar mais alto a gente precisa curar curar essa teimosia aí né curar tudo isso a gente viver mais leve assim né é viver mais leve minha cura via nenhuma viver mais leve é fundamental minha cura maior foi a Maria Preta né Essa Pomba Gira né ela chegou na minha vida em 2019 quando ela chegou ela falou que tava vindo para matar o macho como
essa Pomba Gira ela chegou na minha vida em 2019 para matar o qu falou o macho ela diz que viio para matar o macho que existia em mim hum Hum e aí ela falou vamos ver se sobra um homem Olha então ela vinha para matar o macho de machismo entendi entendi ela veio e eu fiquei com muito medo quando ela chegou porque ela ela chegou ela era tinha uma ironia tinha um negócio e ela chegou rasgando assim falando e trazendo muita coisa E aí eu acabei me encantando por essa entidade e ela se tornou uma
mestra para me curar né Desse machismo e só agora recentemente alguns dias ela falou que tava muito orgulhosa ela falou que ela começou ela começou essa arte né de matar o macho e ela falou que a minha esposa a minha mulher a Nair terminou e que finalmente finalmente temos um homem aqui então é feliz né Muito é o eu queria muito ter a experiência de de incorporar para acho que i esclarecer muita coisa para mim para pelo menos vivenciar Mas é uma coisa que é tão difícil para eu para eu consegir por exemplo regressão quando
você falou de regressão isso quando eu tava falando para você antes da gente começar que eu citei sobre o programa eh de como mexeu comigo naquele nosso Episódio e e que quando eu me emociono no na minha vida não só aqui as pessoas de repente acham que eu choro desse jeito mas eu me emociono com coisa mas quando quando eu lembro da situação que eu tô contando eu me coloco parece que eu me teletransporto pro lugar agora quando eu tava falando com você Eu me coloquei num lugar e não é porque eu falo vou me
colocar no lugar eu vou para lá de um jeito que não controlo é e E então a regressão para mim me parece e eu já já vivenciei me parece mais acessível a incorporação me eu reluto acho muito quase Como assim não nem impossível alguém incorporar e falar por mim no meu na minha razão por isso sabe é é enquanto eu falo é impossível não porque eu ache eu duvide sei mas eu eu ainda não consigo ter essa por isso eu queria ter essa experiência para poder de fato parar de de que questionar parar de falar
e aprender é porque a regressão é da mente a incorporação não é a regressão é algo que acontece na sua mente e você eu tomo a liberdade de dizer eu acredito que eu posso Está certo que você é uma pessoa muito mental muito racional né e a incorporação ela não é racional a incorporação não é da mente Ela não é uma coisa da razão então a incorporação é uma coisa do corpo né é um entregar o corpo então para a incorporação pra incorporação acontecer a mente tem que ficar quieta ela tem que parar de perguntar
ela tem que parar de questionar e você não par ex como minha mente queria eu queria que minha mente ficasse quieta meu Deus do céu é meditar né técnicas de meditação para calmar a mente né É então tem várias técnicas aí ótimas para você eu ensino que várias né do do vir uma consulta Se deixar aqui é do do hert MEF tem uma meditação que você põe as duas mãos assim no coração sente o seu coração e você puxa o ar contando até cinco e solta o ar contando até cin por 12 vezes é 2
minutos só e já é é já é uma meditação né tem o mindfulness que foi o a meditação da técnica do mindfulness que chama atenção plena foi validada e cientificamente na década de 70 por John caba no MIT como uma técnica que oficialmente diminui os níveis de stress ansiedade e depressão ela é utilizada em em várias instituições então é maravilhoso A meditação é um caminho maravilhoso você sabe que coisas que eh a meditação pelo eh de fato eu precisava acessar de aliás praticar E aí o asca né também num ambiente muito amoroso assim com gente
que te ama que te acolhe e que vai chegar num lugar assim de cura né todo mundo tem dor todo mundo tem dor é pr mim o que o que assim eu tenhoo todo mundo tem dor e e não se compara problema né muita gente às vezes t f Ah mas você não não se problema não se compara que cada um tem uma impressão digital a partir desse Princípio não não tem como comparar e mas eu eu sinto muito para mim determinadas coisas que envolvem a injustiça que envolvem não não é o que você quer
ou o que você não quer é o que não é e é colocado como sendo isso na menor esfera como eu disse eu disse para você alguma coisa desse celular e você falou não e você eu falei não per você pode não concordar mas não pode dizer que eu fiz determinada coisa que não foi feito certo isso para mim cara me tira completamente do prumo isso me devasta e é onde eu falo quando você quando você faz isso você tá dando poder pra outra pessoa Exatamente exatamente né então e ex porque eu me importo Então
você tá dando poder pra outra pessoa fazer isso com você né sabe hum é a justiça não pertence a nós quando eu julgo Xangô não está uhum quando eu não julgo xango está né então eu confio nele na justiça de Xangô agora se é um E isso não quer dizer de aceitar o agressor eu confio em Xangô e se é uma questão de Justiça Vamos à justiça com advogado mas sem is me afetar sem isso me perturbar né porque se isso me tira do plumo isso vai me tirar do plumo no trânsito se alguém me
xingar é da minha do dia dia exato exatamente né porque se eu tô no trânsito e alguém me xinga é porque aquela pessoa tem um problema né aquela pessoa tá me xingando porque ela tem problema eu não sim então eu não tomo para mim então a gente precisa Às vezes a gente é pego de calça curta né Tem uma reação mas geralmente o caminho é de não tomar para si e tem um livro chamado os quatro compromissos do Dom Juan te mostrei esse livro chama-se Os quatro compromissos de Dom Juan que é uma filosofia tolteca
ele diz que esse mundo é o mundo da ilusão esse mundo da mentira esse mundo de Maia que o hinduísmo fala e pros toltecas se chama mitote os tocas Dizem que quando a gente dorme a gente sonha mas quando a gente acorda a gente continua sonhando Essa ilusão coletiva é um grande sonho né e ele diz que você se você assumir quatro compromissos você rompe a ilusão o primeiro compromisso é você ser reto com a sua palavra com a sua verdade esse é o primeiro compromisso o segundo compromisso é não tomar para si o que
é do outro se alguém te xinga se alguém te agride não tomar como algo pessoal mesmo que a pessoa me agride eu não tomo como algo pessoal aquilo chegou em mim por causa da vida a vida criou a situação mas isso não me impede de processar alguém que me agrida mas eu não tomo como pessoal de virar inimigo né e eu não tomo como pessoal de querer revidar então não tomo como pessoal então é não tomar para si o terceiro é não tirar conclusões por que que aquela pessoa faz isso uhum não cabe a nós
para ficar entrando nessa e e o quarto compromisso é Deus seu melhor então ele diz reto com a palavra você já é então aprender a não tomar para si não tirar conclusão dá o seu melhor você já dá só falta dois compromissos só dois compromissos Raul é não tomar para si e não tirar conclusão com isso você rompe o vé da ilusão no mundo romper o vé da ilusão romper o véu da ilusão é no mínimo encontrar a sua verdade e caminhar com ela sabe muito bom te amo gratidão pelo seu carinho é muito bom
estar com você sempre muito e eu ainda quero falar sobre algumas outras coisas fica à vontade eu tô aqui tranquilo aqui super tranquilo a gente vai jantar vamos jantar é vamos agora só para finalizar Nossa agora que eu vi que já são 9 já faz Du horas tô em casa com você caramba eu tô super em casa com você Car sou muito rápido eu achei que era ainda sei lá 8 horas pouco escuta o rapé que Aliás a gente terminar num tom num tom de sorrisa é melhor né do que a gente terminar chorando O
rapé é muito louco né medicina também né você inala ou você você ou ou sopra e simplesmente não faz nada é você Sopra o rapé né O rapé é soprado então não tem que fungar não não você só sopra e deixa entrar é e ele é diferente daquele rapé que os antigos colocava no nariz a gente tá falando do Rapé do Acre Então não é o rapé que vinha numa latinha e a pessoa punha no nariz para ficar cuspindo e tussindo é diferente é um rapé indígena que vem da Amazônia e do áre é da
mesma origem da iasca né então esse rapé ele é o ele é o pó de um Da Cinza de um tabaco com o pó da casca de Uma Árvore Sagrada Hum isso é preparado éfeito um pó esse pó é soprado no seu nariz para criar um estado alterado de consciência nesse estado de alterado de consciência você tem alguns insights e primeiro que quando sopra causa um estranhamento quando esse estranhamento passa vem uma calmaria Uma tranquilidade uma paz assim então o rapel traz um momento de Lucidez e ele traz um um estado atrás de consciência que
ajuda você também a ter algumas percepções sobre a vida assim maravilhoso é então é de uma tradição indígena né hoje muitas pessoas eh consagram O rapé aqui em São Paulo e eu consagro assim honrando muito essa essa raiz né dos povos indígenas e quem Me fornece rapé são indígenas também né Geralmente eu recebo Rapé do caá ou do nibu e ISO que ia perguntar sobre como consagrar o rapz se é algo que você você usa em determinados momentos não tem restrição com tanto que você sai o que está fazendo não tem restrição nenhuma mas é
tabaco né então se você começar a fazer rapé Toda hora toda hora toda hora isso também pode pode viciar também porque é po de tabaco Ah ele ele acaba entendi ele é um po de tabaco então ele não é feito para para usar igual filar cigarro né ah agora ele não vai pro pulmão né o rapaz inala ele ele vai pra mente né pro cérebro entendi e aí Traz essa altera esse o estado mas não tem efeitos colat nocivos Ele simplesmente te coloca num estado não que é natural né É vou precisar ir num banheiro
não vamos vamos encerrar que a gente vai vamos tomando água para água demais aí rapaz vou PR Você sabe que eu fiquei assim na no programa com o Lobão não foi você então eu Lobão e r Tadeu aqui a gente matou três garrafas de vinho eu fiquei muito louco mas não posso mais beber fazer um banheiro aqui perto pro convidado levantar ir no banheiro e voltar na pia n ali gratidão Muito obrigado mes do fundo do meu coração é só chamar que eu venho a gente vai fazer mais dess carinho por você tá bom muito
obrigado obrigado mesmo gratidão e tô com você o que você precisar viu antes de encerrar olhando para aquela câmera essa daqui da esquerda deixa o seu recado a espiritualidade nos ama nos aceita e nos acolhe do jeitinho que a gente é sem tirar nem P E como diria o oxo eu vou repetir as palavras dele Os outros já existem torne-se quem tu és gratidão Aché arroz saravá Namastê muito bom muito obrigado Mais uma vez foi realmente muito bom cara gratidão muito bom e obrigado a você que acompanhou o programa Espero que tenha assistido inteiro caso
você tenha pego aqui na em algum momento não desde o começo convido a assistir inteiro o episódio o Alec mino tá aqui e um cara que se tornou meu amigo um carinho imenso que temos um com o outro e em momentos tão tão bons e ao mesmo tempo outros momentos não tanto que a gente sabe quant tem pessoas iluminadas ao nosso lado isso é um grandíssimo presente então eu agradeço de coração peço a você que essa entrevista foi de muito conhecimento aliás muita muito ensinamento teórico aqui foi falamos de bastante história eu achei bem legal
Aliás a maneira como como você conta é realmente é muito bom dá para aprender direitinho obrigado é isso obrigado a porcelan Thiago e Rebeca um grande beijo a vocês acessem @ porcelan no Instagram para pedir as suas canecas personalizadas a caneca com a frase dos convidados estará lá dispon nível para você caso queira a caneca do Alexandre cino a incorporação é um aprendizado com a frase dele acesse @ porcelan e peça a sua falo aqui do estúdio rfn audiovisual na Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo acesse o nosso Instagram rfn under audiovisual mais uma
vez Muitíssimo obrigado Muitíssimo obrigado ao Anthony meu queridíssimo amigo irmão cunhado que tá aqui e é um cara que tá comigo em toda essa luta e sem palavras também para te agradecer um grande beijo AB Bye Bye Brasil
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