fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social o terror de 10 a cada 10 alunos de César no Brasil e assim na boa eu entendo E por que que eu entendo porque muitas vezes você não tem aquele hábito de leitura aí vai começa no serviço social e se mede de forma brusca em conteúdos extremamente técnicos extremamente densos pesados Então se esse é o seu caso se você tá com dificuldade na disciplina de fundamentos que inclusive é uma das mais importantes do curso não fique se achando inferior a ninguém por causa disso tá porque todos nós
temos dificuldade em alguma ou algumas coisas isso é muito normal Eu por exemplo tem dificuldades em matemática nunca me dei muito bem com ela e aí galera tudo bem com vocês eu sou o Adriano Felipe e se você tiver aqui pela primeira vez seja muito bem-vinda ou bem-vindo e você ó que já me acompanha É sempre um prazer te ter por aqui bom Como você já sabem o assunto aqui do canal é serviço social e hoje a gente vai abordar um tema que muitos sempre pedem que é a questão dos fundamentos históricos e teóricos metodológicos
do serviço social mas antes eu preciso agradecer aos membros aqui do canal e se você também quiser ser membro também quiser ajudar o trabalho 499 por mês vai ter selo nos comentários vídeos exclusivos participação num grupo com a gente seu nome também vai estar sempre aparecendo aqui então a Maria Carmelita e asbeck ela vai nos dar ali quatro pontos de partida principais para nossa compreensão dos fundamentos que são o serviço social se legitima e se institucionaliza como profissão no Brasil em meados da década de 1930 a profissão ela é visitada pela Tríade burguesia estado e
Igreja Católica como que uma forma de intervenção direta na classe trabalhadora tentando preservar o processo de desenvolvimento capitalista numa Ótica de regulação da pobreza o surgimento do serviço social como necessidade da existência de uma profissão interventiva nas expressões da questão social ou seja uma cegueira da ordem capitalista de produção e reprodução e a questão social como objeto próprio do trabalho bom a gente já sabe que o serviço social ele saiu de dentro da igreja católica aquela coisa toda que inclusive até hoje não conseguiu desvincular totalmente a sua imagem disso porque essa relação ela vai dar
profissão caráter de apostolado muito devido a abordagem da questão social como um problema moral e religioso e principalmente individual as intervenções do serviço social da época e lembrando tamo falando aqui de meados da década de 1930 eram intervenções que priorizavam questões como soluções de problemas familiares ligados à moralidade e a necessidades materiais Então os priorizavam a formação de famílias e do indivíduo para que eles conseguissem resolver seus próprios problemas e suprissem suas próprias necessidades materiais Morais e sociais ou seja o que quer dizer tudo isso Adriana quer dizer que o serviço social dessa época ele
trabalhava em cima de valores e comportamentos entendendo que esses eram os problemas que desajustavam as famílias e os indivíduos os impedindo de se integrarem a sociedade Vocês entenderam a lógica aqui gente como que o serviço social da época investia totalmente a dialética da coisa ou seja eles entendiam que as expressões da social que atingiam essas famílias e esses indivíduos eram um problema de comportamento e de moralidade deles quando Na verdade era e é o total oposto disso é um problema sistêmico essas expressões são criadas por um sistema um modo de produção econômica e de distribuição
de renda de Bens de serviços que é excludente na sua essência ou seja para o serviço social da época se você vivesse na miséria a culpa era totalmente sua porque você não tá se comportando porque você não tá se adequando e de onde essas ideias foram tiradas Adriana acho que alguém aí perguntou né Então elas foram tiradas do pensamento do serviço social Franco belga daquela coisa de ação social vem da lá de trás do pensamento de São Tomás de Aquino e que pensamentos são esses Tom mesmo lá do século 12 e o neotomismo que foi
uma tentativa ali de resgate do pensamento tomista já no final do século 19 pelo jacquesmaritano na França e pelo Cardeal mercie na Bélgica Então essa relação do serviço social com a Igreja Católica ela foi responsável pela elaboração dos primeiros objetivos políticos e sociais da profissão onde tomou por base posicionamentos conservadores e moralistas seguindo neotomismo da dignidade da pessoa humana sua perfectibilidade suas potencialidades sua sociabilidade então aqui a profissão entendia a sociedade como uma união de seres humanos pelo bem de todos e que essa sociedade precisava de uma autoridade para zelar pela justiça em geral ou
seja postulados da filosofia tomista e assim como chegamos a isso daqui é muito importante essa pergunta Como que o serviço social tomou esse rumo olha para a gente conseguir entender isso a gente vai ter que voltar um pouquinho no tempo estamos na década de 1930 e vamos voltar para o final do século 19 para 1891 para ser mais exato ano em que o Papa Leão 13 publica em cíclica heronovaram que vai dar início a um magistério social dentro da igreja católica onde a igreja busca restaurar seu papel na sociedade moderna e depois voltando para década
de 1930 já no século 20 e cíclica quadragésimo ano do Papa Pio XI 1931 comemorando os 40 anos da réram louvaram que vai olhar para a questão social uma perspectiva de Renovo moral da sociedade e Ação Social da igreja ou seja a solução para a questão social seria a sociedade se conectar se renovar moralmente e aderir Claro redes sociais da igreja foi aqui o ponto de partida para as ideias do serviço social nos seus primeiros anos do Brasil e para dizer a verdade em quase toda América Latina então conservadorismo católico foi regra ali nessa primeira
década da profissão Até que a partir de meados da década de 1940 quando começa a flertar com serviço social norte-americano e aí aquele trabalho que era um trabalho religioso moral confessional praticamente um braço da Igreja Católica esse trabalho começa a ficar digamos assim mais técnico ainda conservador mas com alto nível de tennicidade vinda da teoria social positivista do Augusto conte lembra então seguindo a teoria positivista do serviço social americano o sucesso brasileiro ele começa a se reorganizar a se adaptar as novas configurações do capitalismo o que exigia Claro uma qualificação uma sistema dos espaços sócio
ocupacionais para que eles pudessem ali atender as demandas de novas políticas sociais estatais da época Então a partir daí a profissão começa a ganhar corpo começa a se legitimar começa a ampliar seus referenciais técnicos o que a Yamamoto vai chamar de arranjo teórico doutrinário e o que seria isso Adriano é você juntar ali o discurso o Cristão humanista com suporte técnico científico do positivismo ou seja ciente a profissão era conservadora mas não conservadorismo ele pura e simplesmente religioso agora era também conservadora ainda religiosa porque muito Embora tenha se esforçado ali para desvincular sua imagem da
religião não conseguiu até hoje inclusive e também mediada por uma teoria social então agora o serviço social de fato começa a fazer parte das Ciências Sociais Mesmo que não seja uma a gente aqui também começou o período que a gente conhece que a gente ouve muito falar como tecnicismo Porque o método positivista Ele trabalha com aquilo que tá aparente na superfície no imediato nos dados nos fatos Mas aí você pode pensar é bom né Sim é muito bom mas se tratando ali de ciências humanas e sociais gente principalmente do serviço social o fato e o
dado por esse simplesmente não são suficientes para você conseguir entender determinados realidades Mas enfim Isso é para mais adiante não agora então o que parecia ser muito mas muito bom com tanto método com tanta técnica com tanta burocratização na verdade não era essa Brastemp toda porque porque era um conjunto de métodos e técnicas que não tinha a menor intenção de mudar absolutamente nada funcionalismo sendo incorporado e traz mais propostas de trabalho porém propostas continuam naquela perspectiva de ajustamento de manipulação tentando aperfeiçoar métodos e técnicas buscaram padrões de eficiência de sofisticação dos modelos de análise dos
diagnósticos dos planejamentos ou seja um técnico extremamente burocrático e esse foi o serviço social brasileiro da década de 1930 até a década de 1960 quando Aí Sim começaram a questionar eficiência desse serviço social tradicional a eficiência teórica a eficiência metodológica a eficiência Operativa política então começa um movimento no sentido de mudar o rumo mudaram o projeto mudar estrutura da profissão movimento que inclusive não ficou só aqui no Brasil mas foi por quase toda América Latina também E aí começa o rascunho o esboço do movimento de reconceituação E aí outra teoria social entra no páreo a
teoria marxista Então a partir da década de 1960 os próprios profissionais começaram a questionar os métodos as técnicas os reais objetivos do serviço social dito tradicional então a atuação dos profissionais que era uma atuação apática uma atuação neutra técnica de imagem que não tinha finalidade de mudar ou de questionar nada fazia com que a profissão andasse em círculos e nunca saía do lugar só que é sempre muito bom a gente lembrar que o movimento de reconceituação ele começou ali durante a ditadura militar Gente o que impedia questionamentos políticos então nos primeiros famosos seminários no de
Araxá e no de Teresópolis por exemplo eles tiveram que adotar ali um projeto mais democrático e modernizador e modernizador aqui gente é da vertente modernizadora uma das propostas de mudança de rumo da profissão que segundo o autor que vocês mais gostam e mais entendem que é o José Paulo Netto ela é caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas estruturalistas e sistêmicas lá da Matriz positivista E essas abordagens elas eram voltadas para uma modernização conservadora e por uma melhoria do sistema através da mediação do Desenvolvimento Social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de
integração da sociedade ou seja um projeto renovador mas que tem sua base na busca de eficiência e eficácia que dentro dele deve direcionar a produção de conhecimento e a intervenção profissional já na vertente que se inspira na fenomenologia que é dire aos sujeitos em suas vivências cabendo aos céus a missão de ajudar na abertura desse sujeito existente singular em relação aos outros conforme diz Almeida ela prioriza as concepções de pessoas diálogo e transformação social e analisada pelo José Paulo Neto ou ele aí de novo ó como uma forma de reatualização do conservadorismo uma volta lá
para o início da profissão ou seja um retrocesso e a vertente marxista que dá profissão uma consciência da sua própria inserção na sociedade de classe que naquele primeiro momento era uma aproximação da profissão com o Marxismo sem Marx Como assim Marxismo sem Marx Adriano agora ferrou ferrou não gente então pegaram muito dos pensamentos dos teóricos marxistas e quase nada do pensamento do próprio Max o que deu muita merda inclusive mas abordadas aqui porque não é essa a ideia da série mas só para vocês terem uma ideia eles pegaram o Marxismo principalmente do filósofo francês o
Luiz altucer que era considerado um Marxismo de manual que ficou Claro que não ia funcionar lá no método BH o Marxismo totalmente equivocado um Marxismo que recusa vias institucionais e também as determinações sociais históricas da profissão então mesmo que de uma forma precária do ponto de vista teórico mas ainda assim naquele primeiro momento a gente pode dizer que serviu para questionar o que a profissão vinha fazendo ou melhor não fazendo né aí vem a década de 1980 onde o Marxismo Karl Marx dessa vez vem com tudo e realmente se consolida como Matriz teórica metodológica da
profissão principalmente com a Iamamoto então diferente da época do tecnicismo onde Fatos e dados eram lei aqui eles não são apenas indicadores mas são sinais sim mas não a última análise porque se tem a consciência de que o movimento da realidade é contraditório aonde Adriano dentro do capitalismo e das suas relações sociais Então a partir da década de 1980 esse novo rumo que a profissão tomou um rumo mais consciente da realidade um rumo capaz mas capaz mas sensível e direcionado para a questão social como problema sistêmico muito importante anota isso aqui porque não é individual
nem moral como defendia o serviço social antigo sistêmico que ele é ele vai ser protagonista na formação de novos assistentes sociais esse olhar não só Marx mas grandes teóricos marxistas que nunca distorceram o racismo também foram adotados na década de 80 como grandes Thompson hobben depois da Constituição de 88 os assistentes sociais começaram aquele processo de mudança profissional passaram de executores de políticas públicas para planejadores e gestores só que aí vem outro baita desafio para o serviço social porque se por um lado agora o serviço social tem mais autonomia por outro precisava também entender as
novas lógicas do capitalismo Principalmente as mudanças que começaram ali no início da década de 90 onde começou um processo de desestruturação da proteção social e também das políticas sociais em geral né nosso glorioso neoliberalismo que ganhou força no Brasil e o serviço social teve que entender as novas expressões da questão social criadas por essa precarização do trabalho nessa nova Ótica né a neoliberal então aí o estado começa a passar sua responsabilidade em relação ali a questões como pobreza e exclusão social a um novo setor que surgimento tudo isso o terceiro setor constituições filantrópicas privadas sem
fins lucrativos sem uma definição muito clara muito objetiva mantidas ali com o apoio principalmente de voluntários e essas instituições Elas começam a desenvolver ações sociais e gente só para avisar vocês tá eu não vou citar nenhum dos códigos de ética nessa série mesmo eles sendo uma parte importante e por que porque eles terão vídeo só para eles então ao longo de toda a década de 90 a profissão consolidou o seu projeto Atlético político ela consolidou a sua metodologia a sua operatividade dentro do Marxismo mas também agregando valores de teóricos marxistas renomados já no início dos
anos 2000 o serviço social ele enfrenta novos desafios vindo ali da globalização dos anos 90 onde a valorização do Capital financeiro das grandes corporações das grandes estruturas de poder elas trouxeram graves problemas para o tecido social trazendo novas e mais graves expressões dessa questão social devido à precarização insegurança vulnerabilidade dos vínculos de trabalho e das condições de vida dos trabalhadores porque eles perdem as suas proteções e começam a enfrentar o desemprego o trabalho informal as formas degradantes de trabalho sem nenhuma garantia que é uma pena né gente porque logo depois de avanços recentes na proteção
social com a Constituição de 88 e logo depois com o ECA a LOAS o suas logo depois disso começam as políticas de desmonte desmontes que infelizmente só avançam até hoje e que mesmo com outros excelentes avanços tanto para nossa profissão quanto para a sociedade os desmontes continuam corroendo tudo aquilo que representa a proteção social mas o serviço social continua ali firme meia todo esse turbilhão de transformações societárias sempre se reorganizando e se readaptando as novas lógicas tentando entender elas para conseguir desempenhar bem o seu papel e vocês que estão estudando serviço social agora que serão
futuros assistentes sociais vocês também terão grandes desafios pela frente aliás vocês e eu né porque tem uma onda reacionária dentro da profissão e essa onda reacionária Sim ela é legítima pois toda a posição precisa de oposição então eu reconheço a legitimidade dos movimentos reacionários do serviço social muito embora não Concorde com eles mas caso eles consigam o que querem isso pode representar um retrocesso gigantesco no trabalho de serviço social porque o que eles querem não é nada de novo é voltar para um serviço social que a gente já tinha antes conservador estrutural funcionalista fatalista imediato
ou seja serviço social americano querem que o serviço social brasileiro se torna um serviço social americano só que a sociedade brasileira gente ela não é a mesma sociedade Americana os problemas do tecido social brasileiro não são do tecido social americano as peculiaridades também não Então essa coisa de pura e simplesmente imitar por imitar não funciona mas enfim isso é papo para um outro vídeo e olha a ideia desse vídeo aqui de fundamentos históricos não é a de fazer de você uma Expert no assunto porque para isso seria preciso mais vídeos e bem mais longos a
ideia foi só de te introduzir noção não te deixar boiando e Inclusive eu tenho aqui no canal uma playlist de fundamentos históricos onde eu abordo alguns desses assuntos de uma forma mais isolada ali então você dá uma conferida nela lá que inclusive eu vou deixar na tela final e quem sabe mais para frente eu não faço uma série mais aprofundada se você ainda não é inscrito ou inscrito se inscreve e Ative o sino de notificações para não perder nenhum vídeo novo deixe o seu like porque isso é muito importante também para ajudar o trabalho e
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