O que é ESG? Entenda a tendência do século e como ela muda a sua vida!

31.45k views2514 WordsCopy TextShare
Know Stuff
💬 Deixe seu comentário com dúvidas e o que achou! Conteúdo incríveis sobre inovação: https://knows...
Video Transcript:
Quem não entrar no mundo ESG está fadado ao fracasso no futuro. Isso mesmo, ao fracasso. ESG não é aquela simples sigla que ativistas usam para causar maior impacto ou uma modinha do mercado passageiro.
ESG é o futuro, uma tendência que já movimenta Bilhões de Dólares e que segundo estimativas pode atrair investimentos de até 20 Trilhões de dólares, o que é quase 20 vezes o PIB do Brasil. Fala pessoal, tudo bem? Meu nome é Felipe Santos e sejam muito bem vindos à Know Stuff.
Para quem não conhece o canal, aqui a gente fala bastante sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade e temas que são relevantes para o progresso da humanidade. Hoje eu vou te explicar exatamente o que significa ESG, trazendo exemplos práticos de empresas que estão atuando nessa área, práticas ESG mais famosas, como essa tendência impacta sua vida, e claro, como você pode investir em ESG. Então vamos lá que esse vídeo é muito importante e e ficou super legal, você precisa conhecer um pouco mais sobre essa tendência.
Environmental, Social e Governance. Ou em português, Ambiental, Social e Governança. Esse é o significado da sigla ESG, geralmente ela é utilizada no mundo de investimentos como critérios e considerações que investidores fazem ao comprar e investir em uma empresa.
Assim como como índices de lucratividade e rentabilidade, geração de caixa, o investidor está cada vez mais preocupado com a análise da empresa no que diz respeito aos fatores ESG. E o que esses fatores indicam resumidamente é o quão sustentável é o crescimento do negócio da empresa, ou seja, não só se ela é rentável e ganha muita grana, mas se ela faz isso de forma honesta valorizando todas as pessoas com que ela tem contato e favorecendo o meio ambiente com as suas atividades ao invés de prejudicá-lo. Eu imagino que ficou um pouco abstrato até agora mas já vou trazer alguns exemplos mais práticos.
Fato é que esses indicadores influenciam significativamente a economia mundial e são um marco divisor de águas entre a velha economia e a nova economia. Para ficar mais claro, vamos destrinchar aqui entre as três letras. A primeira delas o "E", de Environmental ou Ambiental, como o próprio nome indica, ela se refere às práticas que a empresa tem frente a questões ambientais, todas as ações dentro do "E" são voltadas para preservar e reduzir ou eliminar os danos que são causados ao meio ambiente.
Esses danos envolvem poluição da água, o lixo resultante das operações da empresa, uso de energia de fontes não renováveis e maltrato de animais por exemplo, e fontes emissoras de carbono no geral, por exemplo, porque tem várias outras ações. No "S" de Social, nós estamos nos referindo aos relacionamentos da empresa. Relacionamentos no geral, com funcionários, clientes, fornecedores e os stakeholders do negócio, ou seja, todas as pessoas que têm algum contato e que são impactadas pelas atividades da empresa.
Aqui temos que fazer algumas perguntas como se os fornecedores estão alinhados com os valores da empresa, se ela oferece benefícios aos seus funcionários e valoriza a sua saúde mental e física no ambiente de trabalho, se ela valoriza o seu cliente, busca proporcionar a melhor experiência para ele sem exploração, enfim, todas as relações humanas da empresa podem ser avaliadas nesse critério. Depois nós temos o "G" de Governança. Para quem não sabe, governança de forma bem resumida se refere à administração da empresa, aqui entram todas as práticas relacionadas à gestão contábil, transparência nas decisões estratégicas da empresa, escolha justa de membros do conselho administrativo, análises que ajudam a entender se a empresa tem práticas ilegais, se ela tem políticas anticorrupção ou se existe por exemplo, um favorecimento financeiro por causa de política.
Os critérios de governança giram em torno geralmente do quão honesta, transparente e justa é uma empresa. Beleza então agora você sabe o que é ESG? Não Ainda não.
Então segura ai até o final do vídeo porque eu ainda vou trazer algumas práticas da ESG que você precisa conhecer, iniciativas nesse sentido e o grande motivo pelo qual ela é tão importante, você precisa entender isso, para entender o ESG. E é claro, no final como você pode investir na tendência ESG. Eu vou separar as principais práticas entre cada letra de novo para você entender um pouco mais exemplos práticos.
Então dentro de ambiental, entram ações como controle de poluentes e de químicos danosos, uso de embalagens recicláveis, a redução do uso de plástico, a gestão eficiente do lixo e resíduos, destinando o lugar certo para que eles possam ir e também reciclando eles para reutilizar no negócio, o consumo de energia de fontes limpas, o armazenamento e geração de energia limpa, redução das emissões de carbono com o uso de energia de fontes mais limpas e a aplicação de diferentes métodos de produção que sejam menos poluentes. Em social, nós temos o incientivo ao debate e diálogo entre os diferentes colaboradores do negócio, incientivando a participação de cada um deles, benefícios que vão além do salário, como benefícios voltados para a realização de atividades físicas e também para a saúde mental dos colaboradores, aqui as empresas também devem prezar pela inclusão e diversidade dos tomadores de decisão e funcionários da empresa, ela deve ter políticas também para endereçar crimes como assédio, racismo e qualquer tipo de discriminação, a inclusão de mulheres em papéis mais estratégicos, investimentos em projetos sociais, foco na satisfação do cliente e relacionamento mais saudável com os fornecedores e outras organizações no geral. Em governança nós temos algumas ações como a empresa ter um conselho administrativo que foi formado de forma justa com pessoas que chegaram ali por meritocracia e não simplesmente por favorecimento porque é um familiar ou um amigo do outro executivo, uma empresa que tem fornecedores também que prezam pelos critérios ESG, que tem também completa transparência nas suas decisões estratégicas, da divulgação de seus números, a empresa também conta com diversidade no seu conselho administrativo, que é essencial, eu já vou falar sobre isso, responsabilidade fiscal, práticas anticorrupção e um dos mais importantes que é prezar pela privacidade e segurança dos dados.
Se alguma empresa na qual você quer investir não atende algum desses critérios que eu falei acima, é recomendável que você pense duas vezes. Ah mas Felipe, eu não ligo para essas coisas de ambiente, de social, para mim tanto faz, eu só quero ganhar dinheiro. Mesmo nesse caso, primeiro que são questões éticas muito importantes e segundo que repense duas vezes também e eu vou explicar o porquê agora.
95% dos investidores millenials tem interesse em investimentos sustentáveis, 88% das empresas brasileiras prezam por fazer negócios com empresas que tem uma diversidade como pilar essencial, 54% dos clientes consideram a transparência como uma das três qualidades que mais valorizam o comerciante, empresas com mais de 30% de mulheres no seu conselho administrativo tem maiores chances de ter uma performance melhor do que as que não têm, empresas com diversidade cultural e étnica tem até 25% mais chances de ter uma lucratividade acima da média do mercado, e por melhorar a gestão de seus resíduos, algumas empresas conseguiram resultados financeiros 22% melhores. Tá bom, chega de dados. Acho que já deu para entender né?
Além de práticas ESG contribuírem para um desenvolvimento sustentável, valorização de pessoas, integridade e para literalmente salvar o mundo, esses critérios também podem ajudar a empresa a ter mais lucratividade. A diversidade em cargos executivos por exemplo, é essencial para que a empresa tenha a nova soluções e inove no seu negócio, eu até falei no meu vídeo sobre o que é inovação, vou deixar o card aqui em cima, que a experiência é um dos pilares mais importantes para você inovar, e com um conselho administrativo diversificado, é possível com que as pessoas consigam trazer diferentes perspectivas dos seus contextos de vida para que a empresa possa inovar e conseguir trazer novas soluções para o mercado e ter uma performance melhor. Além disso, muitas práticas que fazem bem ao meio ambiente também fazem bem para os resultados financeiros da empresa, a gestão de resíduos por exemplo que eu falei, pode ajudar a empresa reutilizar vários de seus materiais na produção novamente,m o que contribui para que ela reduza os custos e tenha uma economia mais circular.
E é claro que além disso nós temos os investimentos, o dinheiro investido em fundos ESG duplicou em 2020 segundo a CNBC, chegando a mais de 50 Bilhões de Dólares. Com investidores cada vez mais atentos a esses critérios, as empresas dependem cada vez mais de atender eles para que elas recebam novos investimentos e possam rodar o seu negócio. Gigantes como Google, Nike, Microsoft, Apple já tem diversos compromissos com a ESG e como são grandes empresas que influenciam o mercado como um todo, a tendência é que outras empresas sigam o caminho até que uma a uma, todas já estejam inseridas nesse meio.
E como se não bastasse, nós temos os incientivos de governos, os governos já estão fazendo vários investimentos em empresas ESG e fundos nesse sentido, para conseguir também atingir as suas metas de redução de emissões de carbono por exemplo. O governo Biden nos Estados Unidos, pode investir até dois trilhões de Dólares somente em sustentabilidade, existem outros incentivos como os créditos de carbono que ajudam as empresas que contribuem para reduzir as emissões de carbono para que elas possam ter um incentivo e negociar esses créditos no mercado, se quiser um vídeo sobre o que são créditos de carbono e como funciona esse mercado, deixa aí nos comentários que eu posso fazer. Como nem tudo são flores, existem alguns problemas que o ESG pode causar também, eu gostaria de falar rapidinho sobre eles.
O primeiro problema é o marketing ESG. Como assim? As empresas podem por exemplo falar que estão fazendo várias iniciativas e se comprometer com diversas metas de desenvolvimento sustentável, mas na prática não fazer muita coisa para alcançar essas metas simplesmente por fachada para que os investidores e os consumidores vejam ela com bons olhos.
Um exemplo disso foi o escândalo da Volkswagen, que falsificou os dados das suas emissões de carbono e depois revelado e foi um escândalo no mercado. Por que ela fez isso? Provavelmente para melhorar sua imagem para os consumidores e investidores no mercado atendendo entre aspas aos critérios ESG.
Outro exemplo são empresas que investem em projetos sociais e iniciativas para preservar a natureza ou créditos de carbono por exemplo, para neutralizar a suas emissões, mas na prática, na sua estrutura elas não investem nada em relação à ESG. É claro que essas iniciativas em que elas investem são importantíssimas, mas se elas não transformam a sua própria estrutura a gente não ataca o coração do problema, e então onde ela poderia causar maior transformação ela não causa e da impressão de que ela é uma empresa ESG mas na verdade ela apenas investe nisso e não muda nada dentro dela. Por isso é preciso de muito cuidado e investigação quando a gente fala que uma empresa é ESG.
Falando um pouquinho em relação às empresas aqui no Brasil que atuam com isso. Os investimentos em startups cresceram significativamente em 2021, chegando a 532. 4 milhões somente em startups segundo a Distrito, e a tendência é que a maturidade desse ecossistema aumente cada vez mais.
Vale o destaque para cinco empresas aqui que têm propostas bem interessantes. A primeira delas é a Plataforma Verde, que faz a gestão de resíduos de empresas na blockchain, depois nós temos a Moss Earth, que vende créditos de carbono como tolkens na blockchain para que eles sejam acessíveis para o investidor comum. Nós temos a Luming também, com seus sistemas para gerar energia limpa a partir de desperdícios.
A Ambipar, uma gigante empresa de atuação internacional aqui no Brasil voltada para soluções completas de gestão ambiental. A ZenKlub que tem soluções digitais para saúde emocional, com psicólogos online por exemplo, voltada principalmente para empresas então tem várias empresas gigantes que fazem parceria com ela para que seus funcionários tenham acesso aos profissionais de saúde emocional que estão disponíveis na plataforma. Nós temos também a Egalité, que atua com oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência e a Natura uma gigante de cosméticos que investe significativamente em inclusão social e também conta com a sua plataforma virtual de testes e não faz testes em animais.
Inclusive, eu fiz um vídeo explicando mais sobre o case dela, eu vou deixar o card aqui em cima. Enfim, tem várias outras, eu vou fazer uns vídeos no canal só sobre elas depois, então já fica de olho aí porque com certeza vai sair alguma coisa ou outra. Finalmente chegamos pra pergunta que não quer calar, afinal, como investir em ESG?
Existem várias opções, talvez as mais seguras hoje em dia sejam os fundos de investimento em ESG. Tem diversas instituições como o BTG Pactual, Itaú e XP, que oferecem essas opções para você, eu tô deixando essas cinco opções aí de fundos que eu encontrei na tela, mas tem várias outras e é óbvio que essa não é uma recomendação de investimentos, eu só peguei uma lista de artigos e só escolhi os que tinham um nome mais interessante, mas eu não cheguei analisar a fundo os fundos de investimentos. Então esse é só para você entender que tem vários desses fundos em que você pode investir aqui no Brasil.
Outra forma é negociando créditos de carbono em em corretoras com a Mercado Bitcoin, aquela empresa brasileira que eu falei aqui, a Moss Earth, ela foi pioneira em tokenizar os créditos de carbono para que eles fiquem acessíveis para as pessoas e esses créditos podem ir ganhando valor com o tempo, na medida em que outras pessoas e empresas vêem a necessidade e importância deles. A empresa já tem parceria com várias outras companhias como a Hering, C6 Bank e Avenue. Obrigado mesmo pra quem chegou até aqui, você pode ver os links na descrição, de fundos de investimento que eu falei, outras referencias e projetos bem interessantes.
Lembrando que eu vou fazer mais vídeos sobre isso, então fica de olho no canal, e é claro que deu um trabalho coletar esses dados, organizar eles para que eles fiquem da forma mais didática possível para vocês. Então já deixe seu like é rapidinho de fazer, dois segundinhos, se inscreve no canal também e comenta aí o que você acha, eu adoraria ouvir a sua opinião sobre esse investimentos ESG, se você tem algum exemplo de projeto que você conhece, que você está atuando, eu adoro ouvir esse tipo de coisa e bater um papo com vocês. E é claro que a sua contribuição para as tendências é essencial para o progresso da sociedade e desenvolvimento sustentável, por isso eu conto com você para divulgar essas idéias e atuar, investir ou contribuir de alguma forma para as iniciativas ESG que contribuem para um mundo melhor.
Se estamos aqui, porque não ajudar? Meu nome é Felipe, essa é a Know Stuff e não esqueçam de inovar. Fui!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com