hoje na classe dos adultos estudaremos a lição de número dois que tem como título somos cristãos somos cristãos porque cremos em Jesus e o aceitamos como nosso único e suficiente Salvador acrescento Somos evangélicos porque nos identificamos com os princípios do Evangelho somos Pentecostais porque mantemos a doutrina dos Apóstolos e da Igreja Primitiva nesta ção veremos o processo de transição entre as ideias e práticas judaicas para a doutrina do Evangelho da Graça por isso o título somos cristãos os primeiros cristãos precisaram de sabedoria divina para lidar com essa mudança de perspectiva introduzida pelos ensinamentos de Cristo
e preste atenção eles não deveriam confundir a lei de Moisés com a graça com a finalidade de atingir este propósito temos como objetivos específicos em primeiro lugar apontar a tendência judaizante predominante ali entre os primeiros cristãos em segundo lugar ela encara as pressões sofridas pelos Apóstolos Por parte dos judais Anes que se opunham ao evangelho da Graça então uma das primeiras dificuldades que a Igreja Primitiva teve foi justamente Este grupo denominado judais Anes que tentavam desviar os irmãos do Evangelho da graça para que retornassem à escravidão como diz o apóstolo Paulo aos Gálatas para que
eles voltassem aos primeiros rudimentos à prática da Lei como condição paraa salvação terceiro e último objetivo mostrar De que forma a doutrina judaizante se faz presente entre os cristãos atualmente Então esse problema enfrentado pelos nossos irmãos lá no início da igreja também é um problema atual Afinal o nosso subtema geral diz combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência as heresias estão ativas e os judais Anes têm as suas ramificações ainda nos dias de hoje vamos direto ao assunto o nosso texto Áureo nos diz o seguinte pelo que Julgo que não se deve
perturbar aqueles que dentre os gentios se convertem a Deus Atos Capítulo 15 versículo de número 19 na paráfrase ntlh Lemos e Tiago continuou ou seja quem proferiu essas palavras que Lemos aqui na versão corrigida foi tiago meio irmão de Nosso Senhor Apóstolo ele diz o seguinte pastor presidente em Jerusalém a minha opinião é esta eu acho que não devemos atrapalhar os não judeus que estão se convertendo a Deus então os judais Anes faziam um desserviço eles atrapalhavam os novos convertidos e esse texto está no contexto de um Concílio que aconteceu em Jerusalém porém antes de
olharmos para o texto de Atos Capítulo 15 é bom que a gente considere algo que Paulo escreveu aos irmãos da galácia no livro ou melhor na carta aos Gálatas Paulo dedicou basicamente a carta inteira de Gálatas a questão que estava sendo discutida no Concílio de Jerusalém ou seja o problema dos judais Anes e ele mostra que os judais Anes eram uma ameaça vamos olhar o que Paulo escreveu rapidamente Gálatas Capítulo de número 1 Versículo 6 ao 10 admiro-me que admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo para
seguirem outro evangelho que na realidade não é o evangelho então aquilo que os judais Anes ensinavam e pregavam não é o Evangelho é outro a palavra que aparece aqui para outro é héteros é um evangelho diferente é um evangelho falso o que ocorre é que algumas pessoas os judais Anes né os estão perturbando querendo perverter o evangelho de Cristo mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos que seja amaldiçoado Como já dissemos agora repito se alguém lhes anunciar um evangelho diferente daquele que já receberam que seja
amaldiçoado acaso busco eu a aprovação dos homens ou de Deus ou estou tentando a agradar a homens se eu ainda estivesse procurando agradar a homens não seria servo de Cristo em seguida temos Gálatas Capítulo 3 Versículo do 1 ao 3 que diz ó Gálatas insensatos quem os enfeitiçou os falsos Mestres têm esse poder de enfeitiçar e as suas doutrinas heréticas tem o poder de encantar Paulo prossegue não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado gostaria de saber apenas uma coisa foi pela prática da lei que vocês receberam o espírito ou
pela fé naquilo que ouviram ou seja uma referência a exposição do Cristo crucificado Será que vocês são tão insensatos que tendo começado pelo Espírito querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio cerne da mensagem do dos judais Anes era alcançar a salvação por meio do esforço próprio e é por isso que aquilo que estes falsos Mestres ensinavam precisava ser combatido e é uma heresia terrível agora voltando para o texto de Atos Capítulo 15 preste atenção a heresia que precisava ser combatida Eu dividi todo o capítulo em uma duas três quatro partes a atos 15 a heresia
que precisava ser combatida 15 um diz o seguinte de Atos alguns homens desceram da Judeia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos Olha o conteúdo do ensino dos judais Anes Se vocês não forem circuncidados conforme os costumes ensinados por Moisés não poderão ser salvos é por isso que o conteúdo da pregação dos judais Anes é outro evangelho porque para alcançar a salvação se precisa de Cristo E algo mais Cristo não é suficiente a marca das falsas religiões é negar a suficiência da obra de Cristo para a nossa salvação é por isso que muitas seitas
t a Bíblia e outro livro muitas seitas se apoiam na salvação pela prática de boas obras e isso não é bíblico a salvação é pela graça por meio da Fé aí veja os combatentes dessa falsa doutrina desta heresia pregada por estes falsos irmãos os combatentes Atos Capítulo 15 Versículo 2 isso levou Paulo e Barnabé a uma grande Contenda e discussão com eles assim Paulo e Barnabé foram designados junto com outros para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros eles precisaram descer à igreja mãe para que lá fosse decidido O
que fazer quanto aquilo que esses falsos Mestres estavam fazendo aí nós temos o Concílio o estabelecimento do Concílio Atos Capítulo 15 versículo 12 Resumindo o Concílio diz toda a assembleia ou seja foi foi gerada uma reunião ali com a liderança um Concílio toda a assembleia ficou em silêncio enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que por meio deles Deus fizera entre os gentios e depois de se ouvirem ali que o evangelho estava sendo anunciado aos gentios que os gentios os não judeus estavam recebendo dom do Espírito estavam participando das promessas
de Deus se chegou a uma conclusão e a conclusão foi essa Atos Capítulo 15 Versículo 28 e 29 pareceu bem ao Espírito Santo eles se reuniram havia uma assembleia estavam ali os apóstolos estavam ali os presbíteros estava ali Tiago pastor em Jerusalém né Tiago meio irmão de Jesus o líder da igreja em Jerusalém estava eles lá e e aquilo que foi decidido ali primeiro pareceu bem a quem ao Espírito aquilo que os homens decidem aqui na terra deve ser aprovado pelo céu e eles tiveram a aprovação do Espírito Santo o texto diz pareceu bem ao
Espírito Santo e a nós não impor a vocês ou seja aos gentios nada além das seguintes exigências necessárias que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos do sangue da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual vocês farão bem em evitar essas coisas que tudo lhes Vá bem escreveram uma carta e enviaram esta carta por meio de Paulo e Barnabé e de mais alguns irmãos para tentar cessar a perturbação dos judaizantes eu penso que essa exposição introdutória demorada vai lhe dar um contexto amplo daquilo que a gente vai falar nos pontos e sub pontos então
não se preocupe o irmão Gastou muito tempo aqui no texto Áureo é de propósito para que você tenha o seu pensamento eh esclarecido quando começarmos aqui em tocar a tocar em determinados pontos a verdade prática diz o cristianismo é uma uma religião de relacionamento pessoal com com Cristo ressuscitado e não conjunto de regras e ritos implicitamente o comentarista e o seu setor de educação da CPAD estão nos advertindo a respeito do do do do legalismo do problema do legalismo cristianismo é relacionamento pessoal com Cristo Cristo ressuscitado não pode ser resumido a um conjunto de regras
e de ritos e nós devemos entender o que significa o termo legalismo legalismo é a ideia de que para alcançar a salvação ou a aprovação de Deus é necessário seguir um conjunto rígido de regras e regulamentos o Novo Testamento particularmente nas cartas de Paulo nos ensina a salvação que vem através da Graça e não pelas obras em outras palavras embora a vida cristã envolva mudança mudança de verdade mudança moral transformação ela o cristianismo ou a salvação não está fundamentada em um sistema de rituais ou ou obrigações externas mas na obra que Cristo realizou na cruz
e na nossa fé nele então a mensagem Central aqui deste texto que está na verdade prática é a seguinte somos chamados a considerar se estamos praticando um cristianismo de maneira genuína e focada em Cristo ou se estamos mais preocupados com regras externas e rituais existe o risco de cairmos em um cristianismo superficial que se limita apenas a cumprir regras enquanto negligenciamos a verdadeira transformação espiritual que vem da vivência de Cristo em nós a todo momento durante a exposição desta lição que não é uma lição fácil tratar sobre esse tema é um pouco complicado mas a
todo momento aqui a gente vai estar sendo chamado a viver de fato o evangelho a ser de fato Cristão a ter um relacionamento pessoal com Cristo vamos à exposição dos pontos e sub pontos Quero me dirigir aos irmãos do YouTube curtam comentem e compartilhem vou deixar aqui na descrição do vídeo o link para você fazer o download do subsídio que eu estou utilizando Mas peço de todo meu coração a ajuda de vocês essa ação fará com que o YouTube indique esse vídeo a mais pessoas E nós queremos chegar aqui a 2.000 likes e a 20.000
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irmãos ponto um prevenindo-se contra a tendência judaizante o sub ponto um diz subindo outra vez a Jerusalém nós vamos falar sobre esse problema que a igreja itiva enfrentou que foram justamente os judais Anes Mas vamos falar de uma forma contextualizada nós vamos nos deter em textos bíblicos e a partir destes textos bíblicos mostrar o problema do outro evangelho pregado pelos judais Anes então a gente não vai eh tratar de forma desconexa com a Bíblia a gente vai falar do assunto a partir de textos bíblicos então é por isso que o sub título Aliás o sub
ponto já começa dizendo assim subindo outra vez a Jerusalém por quê Porque o comentarista ele vai tratar dessa desse tema a partir do livro de Gálatas a partir do livro de Atos Então temos um texto referência aí para o subp que é Gálatas Capítulo 2 Versículo do 1 ao 2 a lição diz 14 anos depois da sua conversão a Cristo Paulo sobe pela segunda vez a Jerusalém aqui o autor já já tá dando dando aqui a sua a sua visão a sua posição quanto ao texto de Gálatas ele diz o seguinte essa segunda visita foi
por revelação não sendo uma convocação pelos Apóstolos Para prestação de contas não podemos confundir essa visita de Paulo com a sua ida ao Concílio de Jerusalém novamente aqui é a opinião do Pastor Ezequias do comentarista da lição registrado em Atos Capítulo 15 infere-se que a epístola aos Gálatas foi escrita antes do referido Concílio pois não há menção dele na carta visto que o Concílio tratou do mesmo assunto somando os anos mencionados em galatas podemos afirmar que essa visita aconteceu antes da sua primeira viagem missionária ele está dando a sua posição quanto à interpretação de Gálatas
1 e 2 que divide opiniões e ele também aqui está e emitindo um parecer de que essa visita essa visita mencionada em Gálatas 2 aconteceu antes da primeira viagem missionária Ah o texto bíblico diz o seguinte Vamos ler o texto bíblico não é diz-nos Gálatas 2 1 e do 14 anos depois subi novamente a Jerusalém dessa vez com Barnabé levando também Tito comigo as pessoas que acompanharam Paulo Barnabé e Tito fui para lá por causa de uma revelação é o motivo de Paulo ter ido a Jerusalém e expus diante deles o evangelho que prego entre
os gentios fazendo porém em particular aos que pareciam mais influente para não correr ou ter corrido inutilmente preste atenção vamos entender aqui Paulo ele fez cinco viagens a Jerusalém depois de sua conversão a primeira delas ocorreu 3 anos após a sua conversão nós temos aí Gálatas Capítulo 1 Versículo 17 e 18 e Atos Capítulo 9 Versículo 26 quando passou 15 dias com o apóstolo Pedro e com Tiago a segunda visita está relacionada ao Socorro financeiro que Barnabé e ele levaram aos pobres da Judeia conforme Atos Capítulo 11 Versículo 29 30 12:25 a terceira visita tem
a ver com o Concílio de Jerusalém para resolver a questão do judais An conforme Atos Capítulo 15 a quarta visita foi uma passagem muito rápida ao final da segunda viagem missionária e antes da terceira viagem Atos Capítulo 18 Versículo 22 a quinta e última visita de de Paulo a Jerusalém aconteceu quando ele foi levar uma oferta das igrejas da Macedônia e acaia aos pobres da Judeia ocasião em que o apóstolo terminou preso conforme Atos Capítulo 21 Versículo 17 então nós estamos diante de um texto Interessante não é Como já disse esse essa passagem ela divide
opiniões por quê uma grande parcela de estudiosos entende que essa viagem de Paulo a Jerusalém é é é a segunda viagem a segunda visita que ele faz à cidade santa e Calvino FF Bruce Ducan Elis emet eh vários escritores aqui o knx o John stot são da opinião que aqui é a visita a segunda visita de Paulo a Jerusalém mas aí outros eruditos de mesmo calibre como berkoff erdman eh O Grenal o e o hendal o Robson ar isber e o Simon que Mark também eles defendem a tese de que se trata da terceira viagem
das duas posições tem pontos fortes e pontos fracos aqui não é o o o ponto principal da lição não é o x da questão mas é só para os irmãos entenderem que o comentarista se inclina a crer ou ele crê que essa viagem de Paulo a Jerusalém é uma referência à sua segunda visita e não a terceira como ele deixa Claro no sub ponto Aí temos aí o objetivo da reunião é bom lembrar diz a lição que essa reunião não foi Concílio nemum sínodo Então o que está acontecendo ali né quando ele prega as pessoas
mais influentes e tal não é atos 15 não é o Concílio é o que o comentarista o Pastor Ezequias está dizendo aqui é possível Diz ele que essa segunda visita por meio de Revelação que diz o Versículo 2 lá de Gálatas tenha ligação com ágabo pois a missão de Paulo pelo que parece foi levado a nativos para os irmãos pobres da Judeia conforme Atos Capítulo 11 Versículo 27 ao 30 provavelmente ele desce lá por uma orientação Profética ágabo provavelmente foi foi usado por Deus para direcionar Paulo a Jerusalém e a tese de Paulo quando ele
desce a Jerusalém é o seguinte Olha eu tô descendo para cá não para buscar apoio não para buscar uma confirmação daquilo que prego com os apóstolos a e b não o que eu prego é o evangelho o que eu prego é a verdade eu vim aqui mas vim por revelação divina e a tese de Paulo é que não havia conflito entre o evangelho da circuncisão e o evangelho da incircuncisão entre o evangelho pregado aos judeus e o evangelho pregado entre os gentios entre o evangelho pregado pelos apóstolos de Jerusalém e o evangelho pregado por ele
por a mensagem que Paulo pregou aos crentes da galácia foi foi preste atenção veja o que é que Paulo pregava lá na galácia lá em Atos Capítulo 13 Versículo 38 e 39 diz portanto meus irmãos quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado perdão de Pecados ou seja mediante Jesus a mensagem de Paulo o conteúdo da pregação de Paulo aí ele prossegue dizendo por meio dele todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés então ele pregava a justificação pela fé isso gerou isso
gerou uma insatisfação no judais Anes como é como é justificação pela fé sem as obras da Lei não vamos desfazer o que este homem está pregando e não é assim irmãos nos dias de hoje os falsos Mestres não fazem isso Onde onde o verdadeiro evangelho é pregado os falsos Mestres ficam ah mas eles ficam aborrecidos eles ficam inquietos eles tentam desfazer aquilo que é verdadeiro Isso é um problema as igrejas precisam ter cuidado com os seus púlpitos igrejas sérias igrejas que TM compromisso com a palavra não podem ceder O púlpito a pregação a o horário
da doutrina do ensino para qualquer pessoa é por isso que Muitas igrejas estão indo de Água Abaixo estão fechando as portas estão se desviando do caminho estreito porque nos púlpitos estão subindo falsos Mestres e alguém até disse eu eu acho verdade a igreja merece o pregador que convida Então tome cuidado muito cuidado aí o sub ponto TR diz o seguinte Tito e a circuncisão a lição nos fala Barnabé era judeu e seu nome aparece três vezes nesse capítulo sua presença na reunião em Jerusalém não seria um problema Tito no entanto sendo grego foi um risco
que Paulo correu mas não foi uma provocação introduzir um circunciso no seio dos judeus os judais Anes queriam que Tito fosse circuncidado encontramos no Novo Testamento a compreensão e a tolerância de Paulo com os fracos na fé a ponto de circuncidar Timóteo mas ele era judeu pois sua mãe era judia no entanto nessa reunião em Jerusalém ondees pois o evangelho que pregava aos gentios ele não cedeu nem um pouco nem por uma hora isso por duas razões Tito era grego e porque estava em jogo a verdade do evangelho e o futuro do próprio cristianismo quer
veja irmãos são duas circunstâncias diferentes não é Ah mas deixa-me dizer isso aqui primeiro Tito ele foi levado por Paulo como um exemplo de que é um Gentil ser salvo sem ser circuncidado tá aqui ó Tito é o exemplo este homem aqui é um santo homem de Deus ele foi salvo pela graça e não pela circuncisão não pela observância dos ritos da Lei está aqui ele é o exemplo Claro para os judais Anes a presença de um Gentil incircunciso na igreja era uma afronta enquanto para Paulo era uma evidência da eficácia da Graça e da
verdade do Evangelho ele não podia ceder a pressão vamos circuncidar Tito Isso tá errado vamos circuncidar Tito Paulo disse não não vou ceder porque se eu ceder aqui a vocês a liberdade a pureza do evangelho que eu prego vai ser maculada mas Murilo Por que é que Paulo circuncidou Timóteo a lição explica Timóteo era judeu e ele exerceu seu ministério entre os judeus e a fim de que seu ministério não sua salvação né a fim que seu ministério não fosse prejudicado e ele fosse recebido pelos judeus Paulo foi e o circuncidou problema nenhum a circuncisão
de Timóteo não foi para sua salvação mas foi para fins de eficácia ministerial agora Tito ele não cedeu não porque ele entendia que se isso acontecesse ele seria um hipócrita ele estaria se distanciando do Evangelho verdadeiro vamos para seguir tem muito texto aqui no subsídio não é ponto de número dois a tendência judaizante no início da igreja a lição diz não é o sub ponto um o espanto dos Apóstolos ou do apóstolo perdão espanto do apóstolo vamos voltar a o texto de Gálatas ão logo Paulo retornou de sua viagem ficou sabendo que os irmãos da
galácia estavam vivendo outro evangelho e isso deixou o apóstolo estarrecido e atônito pela rapidez do desvio deles Vamos ler o texto novamente de Gálatas 1 Versículo 6 e 7 que diz admiro-me essa expressão admiro-me expressa horror Paulo está aqui sem acreditar esse esse termo admiro-me ele era utilizado para as multidões quando vi um milagre realizado por Jesus mas aqui Paulo está está usando esse termo sentido negativo para transmitir seu choque de ao ouvir sobre o abandono dos Gálatas da verdadeira fé eles admiro-me que vocês estejam abandonando tão rapidamente ou seja Vocês acabaram de se converter
Vocês acabaram de nascer de novo e tão rapidamente vocês estão eh eh eh abandonando aquele que os chamou pela graça para seguirem outro evangelho que na realidade não é o evangelho então o problema aqui era o seguinte o outro evangelho estava afastando afastando os irmãos da galácia daquele que os chamou a Graça de Cristo uma coisa é se afastar de Paulo outra coisa é se afastar de Deus e os falsos Mestres estavam fazendo justamente isso estavam eh eh desviando os novos convertidos para outro evangelho e este out outro evangelho não conduzia os novos convertidos a
deus oh irmãos os falsos Mestres fazem isso ouv Fulano pregar ali pregará pregador internacional pregador veja se é o evangelho porque se for outro evangelho não vá por esse caminho não é o caminho que vai lhe levar para distante de Deus esse outro evangelho que Paulo se refere ao evangelho das obras anunciado pelo judais antes a mensagem deles está sintetizada em Atos 15:01 como Lemos se não vos circuncidar segundo o costume de Moisés não podeis ser salvos eles não pregavam o Cristo crucificado eles negavam a necessidade aliás eles acrescentavam a fé as obras da Lei
Ou seja a obra de Cristo não era suficiente a obra de Cristo não foi concluída a obra de Cristo estava inacabada eles precisavam completar isso com a observância dos ritos das práticas da Lei Paulo chama isso de outro evangelho tem muito outro evangelho hoje na igreja viu muito outro evangelho mas isso a gente vai falar no decorrer do trimestre vamos progredir Quem eram o jud jis Anes a lição nos diz o seguinte aqui neste sub ponto dois o termo judais Anes vem do verbo grego Y adaiso que significa viver como judeu adotar costumes e ritos
judaicos e aparece uma única vez no Novo Testamento em Gálatas 2:14 eles eram opositores de Paulo identificado também como falsos irmãos são conhecidos no capítulo anterior como os que se apresentavam como enviados por Jerusalém a igreja Mãe na verdade esses homens saíram de Jerusalém por sua conta própria Tiago negou formalmente as declarações deles dizendo que não os havia enviado complementando aquilo que está na lição o termo descritivo judais Anes é usado para tratar de um grupo de cristãos judeus que queriam tornar todos os cristãos praticantes do Judaísmo rejeitando a conclusão do Concílio de além em
Atos 15 eles continuaram a acreditar que os gentios convertidos ao cristianismo tinham que se tornar judeus antes que pudessem se tornar cristãos para eles escutem ser circuncidado e seguir todos os regulamentos e ordenanças da Torá a lei mosaica era necessário para que se alcançasse a salvação na verdade eles estavam substituindo a cruz pela lei então isso aqui eh é é um problema não é que se enfrentou ali naquele tempo judais Anes está aqui a descrição sub ponto TRS diz o clima de tensão isso aqui é forte o clima de tensão a lição diz os judais
Anes chamados de falsos irmãos conseguiram furar o bloqueio e entraram sem serem convidados à reunião eram Inimigos da Liberdade cristã do Evangelho de Paulo e do próprio cristianismo pior de tudo é que essas pessoas estavam infiltradas na igreja e conseguiam até entrar em reuniões apostólicas Qual é aqui o motivo da tensão havia essa tensão Mas por que havia tensão porque os judais Anes faziam duas coisas eles lançavam confusão no meio da igreja conforme diz Paulo em Gálatas e tentavam perverter o evangelho de Cristo O que é que os falsos Mestres fazem eles tentam dividir a
igreja por meio de confusão Paulo crê nesse homem não esse homem esse homem tá desviado esse homem prega mentira aí tenta confundir o povo confundir o povo porque depois que eles confundirem eles trazem o outro evangelho Então tome muito cuidado com esse pessoal que divide igreja com esse pesso que sa de nada denominação e continua dizendo somos todos irmãos ã tome cuidado tome cuidado com esse pessoal que gera confusão na internet que em seus canais na internet só vivem falando mal de a de b escandalizando a igreja dizendo a gente é Profeta a gente tá
só denunciando erro a gente Tome muito cuidado com esse tipo de coisa muito cuidado com isso porque geram-se uma confusão no povo de Deus o Evangelho é escandalizado por meio desses homens não só por meio de quem pratica o erro mas por meio de quem tá aí na internet a todo momento fazendo o papel de satanás falando mal da igreja porque falam mal da igreja expondo a igreja ao vitupério ao escarneciam uma confusão deixa não só os entes fracos na fé mas também os ímpios com aversão à igreja aí eles vêm com outro evangelho Vocês
estão entendendo Tome muito cuidado porque os falsos Mestres porque os falsos profetas os falsos irmãos eles têm esse propósito confundir o povo de Deus e perverter o evangelho de Cristo tomemos cuidado meus irmãos a gente vive em um tempo muito difícil o amor de muitos está esfriando e a internet deu voz a muita coisa ruim tomem muito cuidado muito cuidado com os falsos Irmãos vamos progredir temos aí o sub ponto ou melhor o ponto de número três já ó a tendência judaizante hoje tô empolgado aqui parece que o tempo tá passando devagar né a tendência
judaizante hoje vê só o mesmo Evangelho não existe dois Evangelhos não existe o evangelho para fulano evangelho de cicrano evangelho do jovem não é um evangelho só a lição diz o seguinte o Evangelho é um só não é dois o evangelho de Pedro e o de Paulo também chamado respectivamente de Evangelho da circuncisão e da incircuncisão são meras formas de apresentação pois o conteúdo é o mesmo o conteúdo do Evangelho é o mesmo não há diferença entre o que Pedro pregava e o que Paulo pregava a diferença entre o evangelho da circuncisão e o evangelho
da incircuncisão refere-se apenas às audiências específicas para as quais Deus direcionou Pedro e Paulo Pedro foi enviado primeiro aos judeus enquanto Paulo foi chamado como Apóstolo e Mestre dos gentios contudo a essência da mensagem o chamado ao arrependimento a fé em Cristo e a Graça Salvadora de Deus permanecem a mesma olha só a centralidade de Cristo Pedro e Paulo tinham contextos diferentes mas ambos apontavam para o mesmo Salvador Cristo é o centro de nossa vida e de nosso testemunho independente do ambiente em que Deus nos colocar Deus pode chamar para uma tribo afastada lá no
meio dos pilinhas ou nas tribos indías mas o Evangelho é o mesmo é outro evangelho para eles lá não o senhor pode lhe enviar pra Itália pra Alemanha pra África o Evangelho é o mesmo o Evangelho é o mesmo contextos diferentes centralidade em Cristo ambos foram chamados por Deus e aquilo que eles pregavam encorajava a igreja a A seguirem a Jesus havia métodos e abordagens diferentes mas um evangelho só isso aqui fica claro segundo sub ponto perigo da doutrina judaizante os apóstolos viam em tudo isso dois problemas sérios a ameaça à liberdade Cristã e o
perigo de o cristianismo se tornar uma mera seita Judaica o que é que eu posso dizer aqui aos irmãos não é eh primeiro eu eu quero dizer aos irmãos aqui aqui que Deus nos chamou para a liberdade a liberdade Cristã não é uma licença para o pecado não é uma porta para a licenciosidade liberdade não é isso Paulo diz o seguinte lá em Gálatas 5:1 foi para a liberdade que Cristo nos libertou para sermos Livres justamente dos rudimentos da das práticas externas da escravidão como ele vai pontuar aqui ele diz portanto permaneçam firmes e não
deixem submeter novamente é um julgo de escravidão a liberdade Cristã nãoé é uma libertação da escravidão do legalismo é uma libertação somos somos chamados para viver uma liberdade em Cristo Jesus e outro risco também era de de das doutrinas judaizantes transformar o cristianismo em uma extensão ou uma seita do Judaísmo isso aqui também era outro problema igual o que eu vou lhe dizer aqui porque isso é muito importante guarda o que eu vou lhe dizer aqui agora o Evangelho é universal ele não pertence a uma etnia uma cultura ou uma tradição específica como pensavam judais
antes o evangelho vou repetir é universal ele não pertence a uma etnia a uma cultura ou uma tradição em específico Então meus irmãos em nosso dia nós precisamos nossos precisamos ter cuidado com os que tentam acrescentar ao evangelho práticas culturais rituais ou tradições que obscurecem a simplicidade e a suficiência da fé em Cristo muito cuidado aí vamos finalizar aqui com o sub ponto três que diz as práticas judaizantes atuais as práticas judaizantes atuais representam um desvio que fique bem claro da simplicidade e suficiência do Evangelho embora seja legítimo estudar e valorizar as raízes judaicas do
cristianismo isso não deve levar à adoção de práticas que obscurecem a Graça de Cristo vamos lá primeiro ponto que eu coloquei aqui redescoberta das festas judaicas no cristianismo evangélico Tem muita gente aí fora adotando dentro de seu calendário litúrgico as festas judaicas e com isso as igrejas começam a comemorar o Pentecoste começam a comemorar a festa dos tabernáculos começam a comemorar a festa do Dia da espiação isso é trazer elementos judaicos para o cristianismo chamar o púpito de Altar A influência do do do do são elementos judaicos o púpito não é o altar isso não
é interessante não é como a influência é forte a gente precisa tomar cuidado ó uso de elementos judaicos no nos cultos cristãos uso do kipá muito pastor Que nem judeu é nem judeu é o que é que tem de errado O Judeu usar kipá o judeu usar eles estão preservando uma cultura Mas isso não me cabe usar um kipá o talit o chofa tocar trombeta né pegar a trombeta e tocar dentro da igreja sai tocando trombeta na rua isso não faz sentido para o Cristão uso de menoras tem gente que ora em hebraico né Eu
já vi um pastor celebrando um casamento uma vez e na hora lá de orar pelos noivos ele emendou lá um hebraico Zão Adonai helim botou a roupa de um sacerdote judeu e orou lá em hebraico eu não não não uma das coisas mais graves a imposição do sábado como dia de adoração exclusiva olha irmãos eu vou dizer algo aqui que vai gerar polêmica vai gerar polêmica isso aqui é claro a gente não tem o sábado como um um uma imposição a gente não guarda o sábado como os judeus guardam Não de jeito nenhum muitos grupos
judais Anes enfatizam a guarda do sábado como obrigatória para os cristãos o que Aliás o sábado que era Sombra dos bens futuros em Cristo foi abolido com a chegada do novo testamento nós não guardamos o sábado como uma condição paraa salvação como os Adventistas do Sétimo Dia e aqui eu cpro uma briga grande com eles mas Assembleia de Deus não e deixe-me dizer aqui a vocês Isso aqui vai gerar polêmica nós também não guardamos o domingo nós separamos o domingo como um dia para adoração é um é um dia que geralmente as pessoas não trabalham
é um dia de folga então nesse dia a gente tira para participar da escola dominical geralmente participar do culto à noite mas a gente não guarda o domingo a Igreja Primitiva celebrou Os cultos no domingo porque foi no domingo que Jesus ressuscitou mas nós não guardamos o domingo como um dia que deve ser guardado para que a gente seja salvo que isso também fique bem claro terminologias judaicas e rejeição dos termos cristãos né o pessoal começa a trazer né nos cultos não é mais Jesus é Yeshua Adonai irmã também não é a prática do cristianismo
ortodoxo ao longo do séculos e deixe-me aqui concluir com chave de ouro para você entender tudo o que eu disse aqui agora escute a a leitura desse texto O cristianismo vou concluir teve origem no contexto judaico E deste recebeu uma rica herança teológica e ética haja Vista O próprio Cristo nascido Conforme a lei cresceu e viveu dentro da cultura Judaica durante o seu ministério reconheceu as escrituras hebraicas e a autoridade de Moisés todavia não pregou o costumes judaicos seus Apóstolos não judaizar o mundo seus Apóstolos não judaizar o mundo o apóstolo Paulo discursando areópago não
deu uma aula sobre as quatro letras hebraicas que no antigo testamento formam o nome de Jeová sua preocupação era pregar a principal mensagem do cristianismo a ressurreição de Jesus Cristo ressurreto então a mensagem do cristianismo embora a gente considere embora a gente estude embora seja muito bom conhecer costume cultura olhar para o antigo testamento não é e Verê que tudo no antigo testamento não se resume ali a a guarda de ritos a lei de Moisés mas aponta para Cristo aponta para aquele que é perfeito Então é bom estudar é bom é muito bom mas a
gente não pode esquecer que a mensagem do cristianismo é Jesus Cristo crucificado é o arrependimento é a salvação digo por meio da Graça através da fé então escute escute muito cuidado com doutrinas que você ouve por aí que se precisa do Evangelho de algo mais para ser salvo não a graça em cristo jesus é suficiente eu espero em Deus que você tenha me ouvido aí por esses mais ou menos 40 minutos e meus irmãos eu espero que vocês tenham entendido um pouquinho aqui do que eu quis passar não é uma aula fácil mas eu espero
que os irmãos tenham absolvido pelo menos alguma coisa se alguém chegou aqui até o final eu peço é só pra gente saber quem fori os guerreiros né aqui nos comentários Amém eu cheguei até o final para mim saber que você ouviu a aula toda e se ficou alguma dúvida na plataforma da ferramenta os irmãos podem estar mandando sua mensagem e aqui no YouTube também à medida do possível a gente vai responder os irmãos Deus abençoe uma ótima aula de escola bíblica dominical um ótimo final de semana não se esqueça a Abra a jaula