e o sol nasceu em 1712 e morreu em 1778 Ele nasceu na república de Genebra hoje Suíça e ele perdeu a sua mãe com 9 dias ele foi criado pelo seu pai que era um relojoeiro calvinista cujo avô era um guinote fugindo da França na sua adolescência ele foi amante de uma rica senhora e por meio dela ele desenvolveu o amor pela cioso cheio pela música Além de escritor e filósofo ele foi também compositor e ele chegou a compor 7 óperas Porém quando essa senhora começou a ter uma crise financeira ele se afasta dela e
ele adquire uma nova amante com a qual vai para França para Paris em Paris ele participa de um Concurso Literário com as obras discurso sobre a ciência EA arte e discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens então com essas duas obras ele O Concurso ele ganha e fica famoso e ele começa a ser convidado os jantares os grandes nobres da época ele tem cinco filhos com essa amante de Paris e coloca todos eles no orfanato apto da religião natural ele tem as suas obras censuradas e algumas queimadas neste momento então
ele foge de Paris ele vai para Inglaterra e lá ele chegar morar com David Hill me após isso ele volta para Paris e ele se casa novamente ex então alguns momentos conturbados na vida desse grande filósofo Russo abordarei agora alguns aspectos de sua filosofia começa o abordando a passagem da natureza para a cultura a partir da filosofia de arroz ou frango sou os homens distingue dos animais porque eles são seres de razão são seres de liberdade já Os animais são apenas seres de instinto ele mesmo na obra discurso sobre a desigualdade ele nos diz o
seguinte e em cada animal vejo somente uma máquina engenhosa aqui a natureza conferiu sentidos para recompor-se por si mesma e para defender-se até certo ponto de tudo quanto tende a destruí-la o estragava Percebi as mesmas coisas na máquina humana com a diferença de tudo fazer sozinha a natureza nas operações do animal enquanto o homem executa as suas como a gente livre um escolhe ou rejeita por instinto e o outro por Um Ato de Liberdade em razão Por que o animal não pode desviar-se da regra que ele é prescrita mesmo quando ele for a vantajoso fazê-lo
e o homem em seu prejuízo frequentemente se afasta dela assim um pombo morreria de fome perto de um prato cheio das melhores carnes e um gato sobre o monte de frutas ou de sementes embora tanto um quanto o outro pudesse alimentar se muito bem com o alimento que decidem se fosse a ti lado para tentar o assim o soluto se entregam a excessos que eles causam febre morte porque o espírito de brava os sentidos EA vantagem ainda fala quando a natureza se cala neste trecho então Russo nos diz que enquanto que os animais agem apenas
por instinto eles estão portanto no mundo da natureza os seres humanos agem pela razão Eles estão no mundo da Liberdade no mundo da cultura portanto para roçou o que nos torna seres humanos é a nossa faculdade que nos aperfeiçoar é a perfectibilidade é o amor assim e a perfectibilidade essa busca da perfeição essa plasticidade que está presente no ser humano juntamente com a propriedade privada são as duas origens da desigualdade entre os homens então o que gera a desigualdade entre as pessoas é primeiro a perfectibilidade que é a faculdade de se aperfeiçoar e a propriedade
privada abordarei agora os três grandes momentos a teoria contratualista de Rousseau a sua noção de estado de natureza a sua noção de contrato social e a sua noção por fim do estado civil político Lembrando que para os contratualistas o estado civil político o estado que nós fizemos hoje com todas as suas organizações ele surgiu por meio de um pacto social firmado entre os homens para saída de um estado de natureza o estado de natureza portanto é o estado pré-político e o contrato social é o que Funda é o que gera o estado civil político as
duas grandes características tanto do Estado de natureza quanto do estado civil político são as seguintes no estado de natureza o homem é bom no estado civil político a sociedade o corrompe no estado de natureza apenas vontades particulares no estado civil político a uma vontade geral então Aqui nós temos um aspecto positivo e negativo em cada um dos Estados o aspecto positivo do Estado de natureza é que o homem era bom qual é o negativo é que haviam apenas vontades particulares já no estado civil político o seu aspecto positivo é que nele há uma vontade de
geral porém o seu aspecto negativo é que nele o homem acaba se corrompendo pela propriedade privada portanto a vontade geral acaba legitimando o poder político Pois se não fosse por ela seria melhor voltar para o estado de natureza mas é somente no estado civil político que a vontade geral Portanto o sou destaca e Freeza que nós vivemos nesse estado civil político e ele é legítimo porque é nele que a vontade geral na sua obra do contrato social ao tratar do Estado de natureza ou só nos diz após muitos anos de convivência no estado de natureza
outros sentimentos começam a aparecer o desenvolvimento do amor disse faz com que o homem se aproxima há uns do quinto os outros o homem deseja que reparem nele procura a estima pública surge assim a vaidade o desprezo o orgulho a vergonha EA inveja já não há mais em um estado de natureza de felicidade natural vive se agora uma espécie de estado de natureza de Thomas Hobbes então com o tempo esse estado de natureza que é um estado onde o ser humano é bom naturalmente EA bondagem entre as pessoas ele acaba se deteriorando e se constituindo
como um estado de natureza que Hobbes pregou que era um estado de guerra Permanente em outro trecho ele diz o seguinte os seres humanos se deixam levar por uma espécie de ambição cega e por um desejo Universal e reputação comentando a inveja à concorrência e inimizades o hipotético Tempo de Inocência e da Igualdade não pode ser alcançado com uma volta ao estado de natureza mas com um a ação pessoal E aí nós temos a obra O Emílio e coletiva E aí nós temos a obra do contrato social que seria a vontade geral a segunda urso
três estágios no estado de natureza O primeiro é o estágio dos Homens A Morais o segundo o estágio do surgimento da moralidade Pois é o estágio da compaixão e da empatia e o terceiro estágio é o estágio da tese que Ele defende que o homem é bom no primeiro estágio dos Homens A Morais é um estágio do Homem Pré civilizado é um estágio onde o homem não pensa apenas com o corpo e ele não tem um pensamento crítico é o estágio em que o homem se compara aos próprios animais nesse momento os seres humanos não
são hostis à sociedade mas também não são inclinados a ela já no segundo estágio que é o de compaixão e de empatia é Quando surge a moralidade o só nos diz moralidade não é uma construção social mas natural portanto é e é uma consequência da aversão instintiva do homem em relação ao sofrimento a partir do qual surgem as emoções de compaixão ou empatia e isso é compartilhado com os animais eles também sentem isso e o terceiro estágio do homem bom é o estágio que os índios da América alcançaram aqui é importante frisar que Russo não
romantiza ele não defende essa tese como ele já existia na época do selvagem bom O Selvagem é selvagem e não um bom selvagem mas sim após sair do estágio da amoralidade e passar pelo estágio da moralidade que é da compaixão e da empatia ele atinge o seu terceiro estágio erros ou com para os índios da América falarei agora resumidamente sobre o contrato social em Rousseau o estado de natureza para ele foi abandonado por necessidade e pelos benefícios da cooperação que estão presentes então o estado civil político e com o desenvolvimento da sociedade a previsão do
trabalho e com a propriedade privada se faz necessário a criação de instituições legais só que no estado civil político surge competições entre os homens porque é natural é da natureza humana a competição mas surge também por outro lado um apego a essas instituições que lá existem que são as instituições jurídicas por exemplo então Quando surge nas competições entre os homens Isso significa que algo deu errado nesse estado civil político então nós podemos pensar nesses três momentos estado de natureza e contrato social estado civil político se no estado civil político a competição algo de errado então
isso não significa que devemos voltar para o estado de natureza mas devemos voltar para o contrato social reformular ele e assim dar o passo seguinte que é voltarmos ao estado civil político então quando algo dá errado no estado civil político não devemos passar por um momento um novamente que é o estado de natureza mas a formular o contrato social e seguir adiante e aí chegamos ao terceiro momento que é o estado civil político vimos até agora aqui no estado de natureza para vos ou a três estágios do ser humano que é o estágio a moral
após é o estágio moral e pushing o estágio muito próximo aos índios da América como segundo momento ouvimos que usou fala do contrato social que por meio dele nós construímos uma sociedade a partir da vontade geral e é dessa forma que o contrato se justifica segundo Russo porque é por meio do contrato que ao surgimento da vontade de Jeová e falaremos agora o que significa contrato social para Rousseau a partir de três pontos propriedade vontade de geral e soberania a propriedade para Russo é a origem da desigualdade e da desagregação social a propriedade segundo ele
é uma tomada de posse arbitrária e isso é diferente da visão de Loki que segundo ele a propriedade de cirurgia por meio do trabalho eu sou mesmo na obra discurso sobre a desigualdade nos diz o verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que tendo cercado um terreno lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo quantos crimes guerras assassínios misérias e horrores não pouparia o gênero humano aquele que arrancando as Estacas ou enchendo o fosso tivessem gritado a seus semelhantes defendemos de ouvir esse impostor estareis perdidos se esquecerdes que os
frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém e aos poucos a propriedade passa a se tornar um direito sendo a causa da grande desigualdade entre os homens a pessoas com muita propriedade e a pessoas basicamente sempre o pedágio passamos agora a vontade geral a vontade de geral Funda o pacto social o contrato social e ela é garantia da Liberdade entre os indivíduos o sol e três liberdade liberdade natural que se Embasa a partir das leis naturais do direito natural e verdade civil e sem base a partir das leis civis do direito
positivo e liberdade moral que é basicamente autonomia quando nós damos a nós mesmos as normas e a vontade geral fundo assim algo que se sobrepõe as vontades particulares ela Visa Portanto o bem comum e não apenas vontades particulares isoladas vontade geral não é o somatório das vontades particulares não é a vontade de Pedro mas mais à vontade geral não é simplesmente o somatório das particulares não é a soma da vontade de Pedro de Maria e João mas é visando o interesse coletivo visando a coletividade segundo Russo a vontade geral baseia-se no consenso da maioria não
dá unanimidade mas a maioria e o fim do pacto social do contrato social eu daria quando há Apenas vontades particulares Portanto o estado civil político continua existindo e portanto o contrato o pacto ainda está de pé quando a vontade geral quando não há mais vontade geral e apenas particulares o pacto ele acaba se destruindo a vontade geral para ele não erra o que erra é a vontade do povo vontade do povo é diferente de vontade de geral a vontade geral sempre acerta a vontade do povo por ser a vontade talvez duas particulares pode errar agora
a geral ela acaba sempre acertando já subiu com feito soberania o sol nos diz que as leis emanam da vontade Geral do Povo portanto é o povo que é soberano não um governante ou Rei Diz ele que a soberania é inalienável indivisível e infalível inalienável porque a vontade geral não pode ser transmitida indivisível porque ou é bom é ou não existe e É infalível porque a vontade geral sempre reflete o bem comum quando a erro porque a vontade do povo e pode haver vontades particulares a vontade do povo agora se for vontade geral ela sempre
acertar a finaliza o vídeo citando um resumo da obra história da filosofia de reale e antiseri quando eles abordam a filosofia de Russo dizem eles no estado de natureza em fui o mito quinhentista do bom selvagem o homem que é originariamente íntegro biologicamente sadio e moralmente Reto mal e injusto apenas depois por um desequilíbrio da Ordem Social é o estado aquém do bem e do mal a natureza humana deixada a ser o livre desenvolvimento leva ao Triunfo dos instintos dos sentimentos e da autoconservação e não da reflexão da razão e da Aniquilação vagando pela Floresta
Sem trabalho sem palavras sem domicílio sem guerra e sem laços O Selvagem é mais tinha Rio sentimentos e os conhecimentos próprios daquele estado só experimentava as necessidades verdadeiras se por acaso fazer alguma descoberta nem podia transmitir lá visto que você quer reconhecer seus filhos não havia educação em Progresso o contrato é um pacto alternativo que Diferentemente do acordo firmado para assegurar a propriedade terá por finalidade tomar os homens tais como eles são e as leis tais como podem ser o homem nasce livre e toda via em todo lugar encontra-se em cadeias o objetivo do novo
contrato social delineado por Russo é o de libertar os homens das cadeias e restituiu a liberdade em o princípio que legitima o poder e garante a transformação social é a vontade geral amante do bem comum que é fruto de um pacto de União que instituído entre iguais dá lugar a um corpo o coletivo a vontade geral não é portanto a soma das vantagens de todos os componentes mas uma realidade que Brota da renúncia de cada um aos seus próprios interesses em favor da coletividade em Essa é portanto uma socialização radical do homem de sua Total
coletivização voltada a impedir a emergência EA afirmação de interesses privados a vontade geral encarnada no e pelo Estado é tudo o vínculo social decorre daquele que há de comum nesses interesses diferentes se não houvesse algum ponto no qual concordam todos os interesses a sociedade não poderia existir hora é unicamente a base desse interesse comum que a sociedade deve ser governada Estamos diante de uma socialização Angical do homem de só Total coletivização ninguém deve obedecer a o outro e sim a lei sagrada para todos porque é fruto e expressão da vontade geral único caminho para remediar
a decadência humana a última Falta de Liberdade EA estipulação de um novo contrato social em vista de um renovado estado civil cada um de nós põe em comum só a pessoa e todo o seu poder sobre a direção Suprema da vontade geral trata-se de uma alienação total de cada associado com todos os seus direitos por meio do qual se produz imediatamente um corpo moral e coletivo unitário cujos Associados tomam coletivamente o nome de povo e singularmente se chama os cidadãos enquanto participantes da autoridade Soberana e sujeitos enquanto submissos às leis do Estado esse então alguns
aspectos da filosofia de um sou até mais