36. A confirmação do pecado de Sodoma (Gn 19.1-11)

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Augustus Nicodemus
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muito bem queridos nós vamos agora abrir a palavra de Deus no livro de Gênesis Capítulo 19 e faremos a leitura do verso primeiro até o verso 11 acompanha aí na sua casa Abra sua Bíblia o seu aplicativo nós iremos fazer a exposição verso avesso dessa passagem que faz parte da série que nós estamos fazendo sobre a vida de Abraão que vai de Gênesis Capítulo 12 até o Capítulo 25 Gênesis Capítulo 19 de 1 a 11 diz assim a palavra de Deus ao anoitecer os dois anjos chegaram a Sodoma loja estava sentado junto ao portão da
cidade quando vi os anjos levantou-se e indo ao encontro deles prostrou-se com o rosto em terra eles disse Por favor meu senhores venham para casa desse servo de vocês poderão passar a noite lavar os pés levantasse de madrugada e seguir o seu caminho mas Eles responderam não passaremos a noite na praça logo insistiu tanto que eles foram e Entraram na casa dele deu-lhes um banquete fez assar uns pães sem fermento e eles comeram mas antes que ele se deitassem os homens daquela cidade cercaram a casa eram os homens de Sodoma tanto os moços como os
velhos Sim todo o povo de todos os lados e chamaram ló e lhe disseram Onde estão os homens que a noite tinha Entraram na sua casa traga-os aqui fora para que absemos deles então O Ló foi até a porta fechou atrás de cílios disse meus irmãos peço-lhes que não cometam essa maldade olhem aqui Tenho duas filhas virgens e vou trazê-las para vocês façam com elas o que quiserem porém não façam nada a estes homens porque se acham sobre a proteção do meu teto eles podem disseram saia daí e acrescentaram ele é estrangeiro veio morar entre
nós e pretende ser juiz em tudo vamos fazer com você pior do que com eles e atiraram-se contra o homem contra ló e se aproximaram para arrombar a porta porém os homens estendendo a mão Puxaram ló para dentro e fecharam a porta e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora desde o menor até o maior de modo que se cansaram a procura da porta até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo que ele nos ajude a compreender a sua palavra e aplicar aos nossos corações estamos diante
Senhor do texto sagrado e sabemos da necessidade da iluminação do Espírito Santo para nós não somente compreendermos os seus sentido mas de que forma se aplica a nós hoje por isso Pedimos que o Senhor nos assista Oramos pelas pessoas que estão nos acompanhando e pedimos que o senhor conceda a cada uma de acordo com a necessidade que o Senhor conhece tão bem a pessoas abatidas a pessoas cansadas desanimadas também aquelas que precisam de correção precisam de instrução na tua palavra nós Oramos ó Deus que a todas todas essas pessoas o senhor conceda e conformidade com
sua graça tua graça que é maior que a vida melhor que a vida e abençoa-nos ó Deus na exposição e da clareza de pensamento vigor para poder trazer a tua palavra com autoridade e clareza diante dos meus irmãos e amigos é o que nós pedimos agora em nome de Jesus amém queridos conforme nós vimos Na mensagem anterior os clamores contra Sodoma e Gomorra haviam se tornado tantos que subiram até o Deus dos céus o Senhor Deus nas Alturas ouviu clamor as acusações que estavam sendo feitas aqui na terra contra os moradores de Sodoma e seus
líderes e essas acusações incluíam opressão dos Pobres a idolatria mas especialmente de Entre todos os pecados o que se destaca é a violência e perversão sexual que caracterizava os moradores da cidade de Sodoma de Gomorra e outras cidades daquela região e o pior de tudo é que tinham orgulho disso conforme o profeta Isaías escreveria anos depois Capítulo 3 verso 9 o aspecto do rosto testifica contra eles e como Sodoma exibem o seu pecado e não o encobrem os moradores de Sodoma eram adeptos das perversões sexuais como nós veremos e eles tinham orgulho disso eles não
escondiam esse fato como nós acabamos de ler no registro bíblico aqui a coisa era tão grave e a imoralidade era tal que o Senhor Deus havia descido juntamente com dois anjos para julgar e castigar Sodoma e as demais cidades no caminho ele para nos Carvalhos de mãe perto de Hebrom moradia de Abraão onde são por eles por ele hospedados e recebem alimentação banquete que Abraão prepara juntamente com Sara e de lá Deus e os dois anjos manifestam a sua intenção de descer até a cidade de Sodoma e executar juízo contra ela enquanto dois anjos se
dirigem para Sodoma um daqueles homens fica com Abraão e era o próprio Deus em figura humana conforme vimos Na mensagem anterior e Abraão intercede junto a ele pelos moradores da cidade particularmente por causa de ló seu sobrinho que morava ali e o coração de Abraão está pesado está preocupado com seu sobrinho ele sabe agora que Deus havia descido para julgar e destruir a cidade e ele pensa no seu sobrinho e intercede por ele conforme nós já vimos também e Deus prometeu que se tivesse pelo menos 10 justos na cidade ele não destruiria Gomorra só doma
e Gomorra porque é um Deus de misericórdia e é um Deus compassivo Deus então fica com Abraão enquanto aqueles dois homens os anjos descem para Sodoma e hoje nós veremos o relato que nós acabamos de de ler onde se confirma se confirma a gravidade do pecado de Sodoma talvez você tenha se perguntado Qual o papel dessa passagem dentro da história da Redenção dentro da história de Abraão e dentro daquilo que Deus está fazendo e a resposta fica Auto Evidente esse episódio mostra a justiça de Deus que Deus não foi Severo demais que os clamores contra
Sodoma de fato eram verdadeiros e que não havia nenhum Justo na cidade nenhum Justo na cidade e que portanto Quando Deus destrói a cidade que é o que veremos na próxima mensagem ele está sendo absolutamente injusto não está sendo Severo demais esse é o papel desse Episódio para confirmar a gravidade e a seriedade a impiedade daqueles do pecado daqueles homens moradores de Sodoma e das demais cidades Vamos então para o nosso texto como eu disse acompanhe verso avesso a exposição da palavra de Deus no verso nos versos de um a três nós temos o relato
de como os dois anjos chegam em Sodoma e são hospedados por ló diz aí o verso primeiro ao anoitecer os dois anjos chegaram a Sodoma é a primeira vez que a palavra anjos aparece na Bíblia e é significativo que é no contexto de destruição os anjos são Mensageiros de Deus para executar os seus propósitos e às vezes o propósito era destruir era castigar que os anjos existiam já estava implícito desde Gênesis 3 havia um anjo caído maligno por trás da serpente que tentou Adão e e também no final do capítulo 3 é dito que Deus
colocou querubins a entrada do Jardim para proteger o caminho da Árvore da Vida é somente aqui que Moisés revela a real identidade daqueles dois homens e a existência destes seres seres espirituais seres Morais poderosos que estão a serviço de Deus muito embora como eu disse a existência deles já estava pressuposta desde o capítulo 3 do livro de Gênesis muito embora nós não tenhamos um relato de quando Deus os criou e muito menos de quando um deles Satanás Lúcifer caiu e com ele arrastou outros na sua rebelião contra Deus o texto nos diz que eles chegaram
em Sodoma no final do dia ao anoitecer significa que eles foram andando de onde haviam ceiado com Abraão cerca do meio-dia até a cidade de Sodoma são mais ou menos 35 km cerca de 6 horas de caminhada 6 ou 7 horas de caminhada Então se eles saíram depois do almoço depois de terem tido aquela refeição com Abraão chegaram de fato ao anoitecer nas cidades de Sodoma Lembrando que eles estavam em forma humana e se comportaram como tal Fizeram essa caminhada chegando ao final do dia diz ainda o verso primeiro que Ló o sobrinho de Abraão
estava sentado junto ao portão da cidade Como já vimos lá havia escolhido ir morar nas cidades da Campina do Jordão isso quando ficou Claro que não dava para conviver com Abraão seu tio uma vez que as propriedades os rebanhos o gado de ambos era era muito numeroso e as pastagens Eram poucas então Eles resolveram se apartar Abraão deu a escolha de lugar para ló e losse encantou com as Campinas do Jordão com a beleza do Vale do Jordão e não levou em consideração que ali no Vale do Jordão estava a cidade de Sodoma que já
tinha a fama de ser habitada por pecadores e homens maus pecadores e homens maus ele não ligou para isso e se deixou levar pela o que parecia ser uma vida luxuosa e fácil nas campinas do Jordão e foi para ali juntamente com a sua família a última vez que nós vimos ele estava tentando entendas perto da cidade de Sodoma Mas agora ele já aparece aqui como um morador da cidade foi devagarzinho armou A Tenda finalmente ele estava dentro da cidade e era um dos moradores as suas filhas como nós veremos já estavam noivas de dois
moradores da cidade e a mulher de Ló já havia aprendido a gostar da vida de Sodoma e de Gomorra Sodoma era uma cidade murada como as demais cidades no antigo Oriente que faziam isso por proteção e a cidade era adentrada através de um portão que geralmente era uma boba uma construção muito bonita um arco e a sombra do qual se sentavam os líderes os juízes os anciãos da cidade para tratar de transações comerciais e resolver questões de Justiça também o texto aqui nos diz que Ló estava ali sentado junto ao portão que indica que ele
não somente havia se tornado um morador de Sodoma mas que ele já tinha uma certa posição de preeminência ou de proeminências de destaque talvez já era um dos juízes da cidade lembram que no texto nós vimos que mais adiante os homens ao invadir a casa dele debocham com ele dizendo você quer ser juiz em tudo talvez já uma referência de que já havia se tornado com dois juízes e da cidade embora com certeza não compartilhava da Teologia da ética e da moralidade dos sodomitas o apóstolo Pedro se referindo a Jó perdão Alô eu devo eu
devo fazer várias trocas aqui de LoL Tá certo então onde eu disser Jó você entenda logo Tá certo então o Pedro nos diz na sua segunda carta no capítulo 2 verso 8 esse homem justo se referindo a Ló esse homem justo pelo que via e ouvia ao morar entre os sodomitas atormentava a sua alma justa dia após dia por causa das obras em Nicolas que aqueles praticavam ló estava em Sodoma tinha ido para lá atraído pela possibilidade de uma vida fácil suntuosa ali em Sodoma mas não participava da Moral e da ética dos seus moradores
ele estava em Sodoma mas não era de Sodoma por assim dizer Pedro se refere a ele Como sendo justo e que eles atormentava a sua alma vendo as obras iníquoas que os moradores da cidade praticavam naquela época quando alguém queria hospedar um viajante ficava a porta da cidade aguardando que eles passassem porque era por ali que eles adentrariam a comunidade o fato de que Ló estava ali sentado junto ao portão no final do dia pode indicar que ele a semelhança do seu tio Abraão queria oferecer hospitalidade aos visitantes aqueles que porventura passassem por ali no
verso primeiro nós lemos ainda que ele viu então esses dois homens se aproximando quando viu os anjos diz aqui o texto levantou-se e indo ao encontro deles prostrou-se com o rosto em terra muito embora Moisés se refira a eles como anjos a essa altura logo não tinha a menor ideia de que eram anjos certamente não havia percebido o escritor da carta aos hebreus no capítulo 13 verso 2 diz se refere àqueles que sem saber hospedaram anjos uma referência a Abraão no capítulo anterior e também ao episódio que nós estamos vendo aqui logo então seguindo as
características da hospitalidade oriental ocorre ao encontro deles se refere a eles como senhores e a si mesmo como servo e eles oferece dormida para aquela noite oferece água para os seus pés Lembrando que os Viajantes usavam sandálias abertas os pés sempre estavam secos feridos e sujos e Ló diz que no dia seguinte bem cedo eles poderiam seguir a viagem com isso já estando Claro que ele não tinha a menor ideia da razão pela qual aqueles dois homens tinham chegado até a cidade de Sodoma ló pensava que eles eram apenas Viajantes estavam ali de passagem e
que no dia seguinte tendo ficado em Sodoma uma noite ele seguiria o seu destino a princípio os dois anjos recusam oferta de ló está indo verso 2 não nós passaremos a noite na praça eles queriam ficar na praça da cidade ao ar livre que era o que muitos Viajantes faziam quando não encontrava o hospitalidade dentro da cidade pelo menos ali dentro da cidade uma vez que as portas se fechavam ao anoite eles estariam Seguros dos animais de salteadores então muita gente dormia nas praças ao ar livre o clima favorecer esse tipo de coisa os anjos
dizem então de que eles não vão entrar na casa de Ló mas vão passar a noite na praça a gente não sabe a razão pela qual os homens esses dois anjos a princípio rejeitaram a oferta de ló talvez porque eles não queriam se associar com ninguém da cidade já que tinham vindo para destruir a cidade talvez eles quisessem se expor na praça para deixar claro a iniquidade daqueles homens ou talvez fosse uma um teste ou uma provação para ver se a hospitalidade de era realmente verdadeiro o fato é que segundo o verso 3 insistiu tanto
com eles para que eles entrassem na sua casa que eles acabam aceitando logo com certeza sabia o que é que acontecia com os Viajantes que passavam a noite na praça da cidade eles e temia pelo que aconteceria com aqueles dois homens os homens aceitam logo leva para casa prepara um banquete e diz que mandou assar pão sem fermento então era um pães fresco se fosse com fermento teria que esperar pelo menos uma noite até o dia seguinte para que pudesse ser fermentado mas era um pães asmos fresquinhos feitos na hora e o texto diz que
os homens comeram e ficaram ali na casa de Ló ficaram na casa de Ló E aí então o texto agora foca na crise no começo da crise que vai combinar com o juízo de Deus na cidade quando antes que os hóspedes se deitassem os homens de Sodoma cercam a casa de Ló aí do verso 4 até o verso 9 depois que os homens comeram e desfrutaram da hospitalidade de ló ele se prepararam para dormir para deitar quando então são surpreendidos com a chegada de todos os homens da cidade o texto não pode ser mais descritivo
verso 4 antes que ele se deitassem os homens daquelas cidades cercaram a casa eram os homens de Sodoma tantos moços como os velhos Sim todo o povo de todos os lados de todos os lados moços e velhos vieram de todos os lados quer dizer de todos os bairros da cidade e cercaram ficaram ali na entrada da casa de Ló É verdade então o que havia sido dito não havia um justo sequer na cidade de Sodoma todos os homens estavam ali nenhum justo a não ser o próprio Ló o objetivo deles ao cercar a casa de
Ló é declarado aí no verso chamaram lloy disseram Onde estão os homens que a noitinha Entraram na sua casa traga os aqui fora para que abusemos deles para que abusamos dele eles tinham visto o hospedar os dois homens a Flávio Josefo um judeu que viveu na época de Cristo escreveu um livro chamado antiguidades onde ele reconta a história dos judeus de acordo com suas interpretações e ele diz aqui que esses dois homens tinham um aspecto muito bonito era um homens atraentes e foi isso que despertou os homens de Sodoma é claro que isso é só
uma inferência é só uma inferência o que os homens de Sodoma queriam com os hóspedes de Ló era abusar dele e é vidente que o abuso era o abuso sexual literalmente no hebraico diz assim para que os conheçamos traze-os para fora para que os conheçamos e aqui o verbo conhecer no hebraico está sendo usado num dos seus sentidos mais comuns que é o intercurso sexual conhecer sexualmente tanto é que algumas das traduções modernas ela já traduzem em vez de dizer para que abusemos deles já traduz para que tenhamos relações sexuais com eles por exemplo a
NVI a nova tradução na linguagem de hoje e a nvt nova versão transformadora já traduzem dessa maneira porque esse era o sim e porque esse é o sentido correto aqueles homens de Sodoma queriam estuprar queriam praticar sexo grupal violentar aqueles homens que estavam debaixo do teto de ló relações sexuais desse tipo eram comuns nos povos cananeus que moravam ali naquela região mas aparentemente os homens de Sodoma tinham isso como prática de estuprar os homens que passavam pela cidade Essa é a razão pela qual lol não queria que os seus hosperes ficassem na praça e certamente
aquilo que eles estavam fazendo ali não era a primeira vez o pecado de Sodoma é presumivelmente a pior sorte de ofensa sexual que é ato homossexual de grupo violentando estuprando pessoas Esse era o pecado gravíssimo o clamor que havia subido até a presença de Deus e que fez com que ele descesse em forma humana com seus anjos para julgar e castigar aquela cidade Deus estava atendendo o clamor dos que haviam sido estuprados violentados oprimidos humilhados ali na praça de Sodoma de Gomorra e de outras cidades a palavra Sodoma acabou se tornando então símbolo dessa prática
a palavra sodomita indica até o dia de hoje uma pessoa que tem relação um homem que tem relação com outro homem e aqui eu quero trazer a citação de do livro de Judas no verso 7 igualmente Sodoma Gomorra e as cidades vizinhas que também se entregaram a imoralidade e adotaram práticas contrárias à natureza foram postas como exemplo do castigo de um fogo eterno eu estou enfatizando isso porque os Defensores da teologia inclusiva e da prática homossexual homoafetiva como sendo alguma coisa normal e que inclusive é apoiada pela bíblia diante desse relato que nós temos aqui
eles vão dizer que o pecado de Sodoma e Gomorra era violência contra os pobres opressão dos desvalidos a falta de caridade para com aqueles que estavam desprovidos idolatria eles vão tentar fazer isso citando passagens dos Profetas que se referem ao pecado de Sodoma mas em termos sociais muito embora os profetas não excluam a imoralidade Como eu vou mostrar daqui a pouco para vocês mas o texto é muito não não há como fugir disso aqui eu já tenho dito aqui que aqueles que querem defender as práticas homossexuais a partir da Bíblia só podem fazer isso negando
a realidade da Bíblia relativizando os seus textos e ignorando o significado Claro de passagens como essas aqui porque não tem como Ou você segue essa teologia inclusive como uma ideologia rejeitando a palavra de Deus ou você aceita o que a palavra de Deus está dizendo E toma postura crítica desse tipo de comportamento sexual que claramente foge do padrão natural e estabelecido pela palavra de Deus Lô diante da investida daqueles homens e do anúncio de que eles queriam abusar sexualmente nos seus hóspedes tenta protegê-los a partir do verso 6 nos diz aí ele saiu veja aí
o verso 6 ló saiu fechou a porta da casa atrás de si é um ato de coragem ele estava diante de uma turba de uma multidão ali diante dele ele fecha a porta atrás de si para impedir que os homens entrassem na sua casa Chama os homens de irmãos veja como ele diz aí no verso 7 meus irmãos meus irmãos Tentando ganhar simpatia deles e lembrando de que ele era um morador de Sodoma também e com isso talvez querendo ganhar algum respeito daqueles homens e em seguida diz não peço que não cometam essa maldade ao
se referir aquela intenção de abusar sexualmente dos homens como maldade logo demonstra que ele sabe que aquele tipo de coisa está errada que era um crime uma maldade uma perversidade veja como ló ainda ética dos cetitas dos descendentes de sete daquela linhagem Santa que Deus havia separado de entre todas as outras Nações do mundo ló ainda mantinha a ética ele tinha noção do certo e do errado o tempo dele com Abraão Com certeza foi um tempo de aprendizado de discipulado ele se refere aquilo ali dizendo não cometam essa maldade maldade não era uma coisa natural
seria uma maldade aquilo que eles queriam fazer Pedro na sua segunda carta no capítulo 2 verso 7 diz que ele ficava aflito com a conduta libertina daqueles insubordinados Ló não concordava com aquele tipo de prática que aqueles homens estavam acostumados a fazer ali na cidade e aí vem a parte mais complicada da reação de ló é quando ele oferece as suas duas filhas aqueles homens divulgar dos dois hóspedes que estão debaixo da sua proteção o que mostra que o abuso que eles queriam cometer era realmente de ordem sexual o texto nos diz aí no verso
12 perdão no verso 8 tenho aqui duas filhas virgens e vou trazê-las para vocês façam com elas o que quiserem porém não façam nada estes homens porque se acham sobre a proteção do meu teto essa atitude drástica de LOL é muito difícil de explicar e não é à toa que os estudiosos e os comentaristas estão bem divididos sobre como interpretar isso que aconteceu uma boa parte dos comentaristas tanto modernos quanto antigos dizem que aquela atitude de Jó perdão de ló de oferecer as suas duas filhas virgens era alguma coisa totalmente injustificável que Nada explica ou
justifica aquilo que ele fez que como pai ele deveria proteger a vida de suas filhas acima de qualquer outra coisa outra parte diz que foi uma decisão difícil mas compreensível pelas regras da hospitalidade oriental o anfitrião teria de defender o inclusive com a própria vida logo talvez estava confuso desorientado e alguns comentaristas Dizem que ele esperava que os sodomitas não se interessassem pelas suas filhas já que o interesse deles era homoafetivo então aquilo foi meio que um blefe de ló para tirar o foco dos seus hóspedes e no fundo ele tinha expectativa de que nada
iria acontecer com suas filhas é difícil chegar a uma conclusão sobre essa decisão de Ló se foi certa se foi errada se foi a menos ruim e eu pessoalmente não consigo chegar a nenhuma conclusão ainda continua estudando e aberto para entender mas uma coisa fica muito clara aqui se a gente não puder entender ou Julgar nem para um lado nem para o outro mas pelo menos nós podemos perceber que essa terrível decisão de escolher entre as e os hóspedes foi consequência das decisões anteriores de ló quando ele resolveu e morar numa cidade índia cuja fama
era conhecida cujos moradores tinham essas práticas pervertidas Ele Escolheu morar ali e agora ele está colhendo o fruto da sua decisão no verso 9 Lemos que os sodomitas partem para a violência ló tenta proteger os seus os seus hóspedes dizendo aí no final do verso 8 ele se acham sobre a proteção do meu teto tentando com isso levar aqueles homens a razão dizendo olha e vocês conhecem as regras ele é meu hóspede tá debaixo da proteção do meu teto vocês não podem fazer isso e os homens então partem para a violência eles gritam no verso
9 para que nós saísse do caminho saia daí eles dizem e fazem acusações debochadas a Ló dizendo Este é estrangeiro é no hebraico está assim né aqui traduzis como ele é estrangeiro mas no hebraico é este num tom de desprezo Este é estrangeiro veio morar aqui entre nós e já quer ser juiz em tudo já quer ser juiz em tudo dizendo assim quem é você para julgar os atos Morais os nossos atos Morais quem é você para dizer que o que nós estamos fazendo é certo ou errado e aí então eles partem para ameaçar logo
com coisas piores faremos contigo faremos com você pior do que com eles O que significa uma ameaça de espancamento morte e ainda abusar não somente dos homens mais de toda a sua família e parte então para arrombar a porta com violência Diz aí no final do verso 9 que ele se atiraram contra o homem contra ló e se aproximaram para arrombar a porta e aí do verso 10 a 11 nós temos a última parte da nossa perícope hoje quando Moisés relata que os anjos Então se manifestam até agora eles estão assistindo tudo aquilo ali mas
agora finalmente ele se manifestam revelam sua identidade e protegem ló e sua família Diz aí no verso 10 Porém Aqui indicando a intervenção de Deus numa situação de crise quando tudo parecia perdido porém os homens estendendo a mão Puxaram ló para dentro fecharam a porta feriram de cegueiros que estavam do lado de fora desde o menor até o maior de modo que se cansaram a procura da porta os dois homens intervém com grande poder Primeiro eles puxam logo para dentro da casa e fecham a porta atrás deles e os dois anjos ficam do lado de
fora para enfrentar a de sodomitas depois eles cegam todos os que estavam do lado de fora um ato Sobrenatural exercido pelos dois anjos talvez cegaram com uma luz extraordinariamente forte e ofuscante um brilho intenso que cegou aqueles homens a ponto de que eles não podiam enxergar mais coisa nenhuma como nós dissemos em várias ocasiões no relato bíblico Deus envia seus anjos para executar juízo e julgamento sobre os homens a relatos de anjos destruindo exércitos inteiros de soldados que se levantaram contra o povo de Deus esses seres sobre os quais nós não temos tantas informações claramente
são mais poderosos do que os homens e agem com grande poder concedido por Deus para realizar a vontade de Deus e o propósito de Deus ele saem protegem ló fecham a porta e cegam aqueles homens cegam aqueles homens como a luz extremamente forte e ofuscante como resultado texto nos diz Eles não conseguem mais achar a porta da casa de Ló o que sugere de que eles também feriram e sodomitas com confusão mental porque de outra forma Eles teriam achado a porta depois de algum tempo não é procuraram as palpa delas a noite toda até se
cansar e finalmente se retiraram demonstrando com isso que os anjos feriram não somente os olhos físicos mas também os olhos do coração e da mente os homens ficaram confusos e finalmente desistiram e saíram dali voltando para suas casas na próxima mensagem nós veremos como os anjos resgatam ló e sua família e como Deus destrói a cidade trazendo fogo e enxofre dos céus mas eu quero terminar com a nossa pergunta habitual o que que Moisés queria mostrar aos israelitas com esse relato lembremos mais uma vez o contexto essas histórias são histórias que Moisés escreveu durante os
40 anos no deserto e que serviam de preparação para entrada da Nação de Israel na Terra Prometida atravessando o rio Jordão e chegando em Canaã eles estavam ali nas campinas de Moabe em preparação para a invasão E essas histórias o registro desses fatos desses eventos Com certeza tinha um propósito de preparar Israel para entrar na Terra Prometida particularmente Em que sentido primeiro Moisés queria confirmar a gravidade do pecado de Sodoma Como eu disse havia outros pecados praticados pelos moradores de Sodoma que são citados em Ezequiel Capítulo 16 de 49 a 50 e outras passagens dos
Profetas mas o próprio Ezequiel ao citar os pecados de Sodoma nos diz assim eles Essa foi a iniquidade de sua irmã Sodoma foram orgulhosas tiveram Fartura de pão e Próspera tranquilidade mas nunca ampararam os pobres e os necessitados mas vejam dizer que eu diz em seguida foram arrogantes e fizeram abominações que são práticas detestáveis e repugnantes diante de Deus mesmo que os profetas digam que havia outros pecados na cidade mas ele sempre destacam o pecado da abominação da prática de sexo com a prática sexual com pessoas do mesmo do mesmo sexo e é isso que
é o pecado grave abominação dessa cidade Moisés queria confirmar que de fato Esse era o pecado da cidade considerado pecado gravíssimo e era esse tipo de prática que os israelitas iriam encontrar ali em Canaã do outro lado do rio Jordão segunda coisa que eu entendo que Moisés quer mostrar aqui é deixar mais uma vez claro que Deus não era injusto o episódio revela que não havia um único justo em Sodoma Abraão tinha intercedido pela cidade Senhor se tiver 50 justos perdoa e ele foi mudando o cenário diminuindo o número até 10 se tiver 10 justos
na cidade o senhor vai destruir a cidade Deus disse não se tiver 10 justos na cidade eu não vou destruir a cidade é verdade é que não tinha nenhum não tinha nenhum justo e esse texto tem como objetivo mostrar que Deus não foi injusto quando ele destruiu Sodoma e Gomorra porque não tinha um que temesse a Deus ali na cidade todos os homens eram pervertidos e imorais e o senhor não comenteria nenhuma injustiça se destruísse a cidade e era a mesma coisa que ia acontecer agora os israelitas seriam um instrumento de Deus cananeus os amorreus
fariseus Todas aquelas sete ou 10 Nações que moravam ali na terra de Canaã cuja iniquidade já havia chegado até o fim e que havia atraído A Ira de Deus Deus usaria os israelitas como instrumento da sua Ira e de castigo contra aqueles povos como ele tinha feito com Sodoma e Gomorra terceiro eu creio que Moisés também queria reforçar as ordens de Deus para que os israelitas destruíssem os moradores de Canaã uma das razões apresentadas no livro de Deuteronômio que a gente vai ver isso mas mas adiante é que se Israel deixasse os cananeus viver ele
se tornariam em tropeço ele se tornariam em tropeço foi o caso de ló morando entre os cananeus no final ló teve que fazer essa escolha terrível como consequência de estar cercado de um povo que não temia Deus que ficasse claro então para na de Israel o risco que eles correriam se chegassem na Terra Prometida e em vez de destruir em vez de destruir aquelas Nações começassem a conviver com elas e enfrentariam os mesmos dilemas Morais que Ló enfrentou aqui mas por outro lado quarto lugar e último Moisés Mostra assim a realidade da promessa de Deus
Abraão de que ele abençoaria os que abençoassem Abraão louvai ser salvo por causa da sua relação com Abraão ele não vai ser destruído juntamente com a cidade por amor ao Patriarca por amor ao Patriarca os israelitas a quem Moisés destina esse livro eram descendentes de Abraão e da mesma forma que Ló foi abençoado por causa de Abraão os israelitas também seriam abençoados por causa dele ali naquela terra portanto eles deveriam se encher de coragem atravessar o Jordão e tomar posse da promessa de Deus algumas aplicações para nós a primeira que eu tenho em mente aqui
é quanto a natureza quanto a depravação da nossa natureza desde que a gente começou a exposição do livro de Gênesis que a gente encontra passagens que falam com muita clareza o que que aconteceu com o homem depois da queda por exemplo em Gênesis Capítulo 6 verso 5 o senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo designo do coração delas era continuamente mal continuamente mal o Gênesis Capítulo 8 verso 21 é mal o desígnio íntimo do ser humano desde a sua mocidade esse episódio de Sodoma confirma isso que depois
da queda a natureza do homem é inclinada ao mal é perversa desde a sua mocidade sem exceção somos todos pecadores todos corrompidos em alguns casos corrupção alcança níveis maiores como no caso dos sodomitas como no caso de pessoas que moram ou vivem no mundo nosso contemporâneo com os iniquidade cuja perversidade cuja perversão é clama aos céus por assim dizer não há possibilidade de que pessoas nós que somos membros da raça humana sejamos salvos através das nossas obras nós somos corrompidos nós não somos melhores e que os sodomitas nós fazemos parte da mesma raça fazemos parte
da temos o mesmo tronco de origem que é Adão e a sua natureza corrompida essa passagem deixa isso muito claro ela também nos ensina e é uma palavra que eu quero trazer para aqueles que ficam que são tão bombardeados com ideologia de gênero com ativismo em prol da prática homoafetiva o ensino bíblico sobre relação entre pessoas do mesmo sexo é muito claro é muito claro você pode tomar decisão que você quiser mas não venha apelar para a Bíblia como apoio para um relacionamento homoafetivo para as práticas homossexuais porque você não vai encontrar você vai ter
que violentar a Bíblia você vai ter que estuprar a Bíblia para poder dizer que ela o que ela apoia ou que ela dá base para esse tipo de coisa uma terceira lição para nós e aqui uma lição dolorosa é que nossas escolhas trazem consequências o texto deixa isso claro aquele dilema terrível de ló para escolher entre suas filhas e os seus hóspedes foi causa de uma escolha anterior uma má escolha de morar lá em Sodoma de morar em Sodoma Cedo ou Tarde as consequências das nossas escolhas haverão de nos alcançar especialmente as escolhas Morais erradas
por isso você já sabe tema Deus pergunte sempre Qual é a vontade de Deus o que é o certo a fazer seguir pela escritura nas suas escolhas para que depois você não se veja lá no meio de Sodoma tendo que fazer esse tipo de decisão também eu pensei que uma das aplicações aqui é a importância e a eficácia das orações intercessórias os anjos salvaram ló e a sua família mas isso foi por causa da intercessão de Abraão Abraão intercedeu pela cidade intercedeu por aqueles que estavam ali e Deus atendeu por isso é importante que você
tenha amigos que Orem por você conforme eu disse Na mensagem anterior é bom que você esteja na companhia de pessoas que intercedam diante de Deus por sua vida e por último querido eu queria que meditassemos a respeito da Graça que Deus nos deu e nós termos um mediador que é Jesus Cristo nele Deus aceita nossas pessoas Deus atende a intercessão dele por nós o seu sacrifício na cruz é o pagamento completo pelos nossos pecados em Cristo nós somos libertos de Sodoma de suas consequências e da destruição que representa a destruição final do mundo dia do
juízo Quando Deus vier julgar a humanidade nós podemos olhar para aquele dia com segurança não porque somos justos porque não há um justo não há um sequer mas porque o Senhor Jesus o único que é de fato justo morreu por nós para nos libertar das consequências do nosso pecado amemos o senhor e vivamos para sua glória vamos orar o Deus que texto difícil e penoso que revela iniquidade do ser humano a realidade a respeito de nós somos confrontados nós nos vemos aqui e sabemos que fazemos parte dessa mesma raça e que não somos melhores nós
pedimos portanto misericórdia te damos graças pelo teu filho Jesus em quem nós temos o perdão a reconciliação a libertação do domínio do pecado tiramos Graças porque nele nós seremos livres do dia do juízo e da destruição não porque mereçamos mas porque ele intercede por nós porque ele é o nosso mediador abençoa teu povo Oramos pela tua igreja nesses momentos difíceis de provação que ela fique firme tomando as decisões corretas sem temer o homem Mas querendo acima de tudo te agradar e fazer a tua vontade em nome de Jesus amém amém
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