e os filósofos pré-socráticos foram aqueles que antecederam sócrates porém como algum dos pré-socráticos viveram na mesma época que sócrates a principal definição para eles é a de que eles foram filósofos que possuem uma reflexão filosófica diferente idade sócrates isto é a investigação dos pré-socráticos era voltada para a natureza enquanto que a reflexão de sócrates era voltada ao ser humano os pré-socráticos desenvolveram suas teorias entre o século 7 e século 5 antes de cristo e os pré-socráticos foram os primeiros a romper com a explicação mitológica que consiste em histórias fantasiosas eles buscaram explicar a natureza de
forma racional e lógica ou seja utilizando a razão e os pré-socráticos através da razão que é o logos observavam a natureza a phisis e nela encontravam padrões ou leis que a região que é o cosmos dessa forma olhando racionalmente para a natureza e para as leis que regem o universo é que os pré-socráticos vão em busca da arkhé ar que é a substância primordial do universo é o que deu origem a tudo é o princípio de tudo em relação à quer muitos filósofos divergiram resumidamente os pré-socráticos foram em busca de uma explicação racional e sistemática
das características do universo que era a cosmologia a fim de substituir a antiga explicação sobre a origem do universo baseada nos mitos que era a cosmogonia e a um certo dificuldade entender o pensamento dos pré-socráticos porque muitos dos seus escritos foram perdidos ou alguns filósofos vem chegaram deixar nada escrito muito do que sabemos sobre os pré-socráticos vende fragmentos e citações feitas por outros filósofos posteriores os principais filósofos pré-socráticos o tales de mileto tales de mileto é considerado por aristóteles como sendo o primeiro filósofo pois foi ele quem deu origem a utilização da razão para explicar
o universo a sua origem e tudo que nele existe para thales ar que era água ou melhor a umidade thales não se referir apenas a substância a água mas a tudo aquilo que era úmido para thales a água é a substância primordial pois tudo que é vivo ou traz vida é um medo a inexistência de umidade a completa seca corresponderia não existem se a morte a água também pode ocupar qualquer forma e se apresentar em diversos estados nos quais todos os seres da natureza estão inseridos os quais são sólido líquido e gasoso outro ponto importante
é que tales possivelmente fez uma viagem ao egito onde lá observou que as cheias do rio nilo faziam com que a terra ficasse fértil e também observou que civilizações se desenvolveram nos deltas de rios o p os detalhes de origem ao termo monismo que a doutrina que considera o mundo como sendo regido por um princípio fundamental único de anaximandro anaximenes era discípulo de tales para ele ar que era algo que além dos limites observavam ou seja que não se situa em uma realidade ao alcance dos sentidos suar quer era o apeiron isto é o indeterminado
o ilimitado o infinito enquanto que a água era perceptível pelos sentidos arcade anaximandro o apeiron não era o apeiron não é material não é o elemento da natureza e não é uma qualidade é algo abstrato não podemos ser conhecido em termos de existência sensível é concebido somente pelo pensamento anaxímenes anaxímenes era discípulo de anaximandro ele tentou fazer uma síntese do pensamento de tales e de anaximandro isto é um meio termo da água e do ápeiron sua conclusão era de que o ar era ar quer o ar não era palpável como a água e nem era
abstrato ou indeterminado como apeiron o ar tão é ilimitado podendo estar em todos os vazios do universo para anaximenes o ar através da rarefação e da condensação formava todas as coisas existentes a pitágoras pitágoras dizia que ar que eram os números para ele a natureza é feita de um sistema de relações e proporções matemáticas tudo que existe pode ser quantificado contabilizado traduzir em números ou seja todas as coisas são números portanto os números isto é as proporções harmoniosas entre as coisas é que região universo e heráclito heráclito é o autor da famosa frase não nos
banhamos duas vezes no mesmo rio ele dizia que tudo flui a nada permaneceu mesmo universo muda e se transforma infinitamente a cada instante sem transformação a natureza a phisis não existiria essa constante transformação das coisas é chamada de de vir para ele o fluxo constante da vida seria impulsionado justamente pela luta de forças contrárias à ordem há desordem o bem eo mal o belo e o feio a construção ea destruição a justiça ea injustiça o racional eo irracional a alegria ea tristeza etc é pela luta das forças opostas e o mundo se modifica e evolui
para heráclito ar que era o fogo o qual governava o constante movimento dos seres um chamas vivas e eternas o fogo é ar quer porque ele tudo transforma por exemplo se a água o calor ela fica sólida se ganha calor fogo é levar a porta e o pensamento de heráclito de origem ao termo mobilismo que a doutrina segundo a qual a realidade está em contínua mudança em que nada é fixo nada é determinado o real é por natureza dinâmico isso é essencial movimento parmenides parmenides afirmava que os e é o não ser não é você
é ar que é de parmênides ser é tudo aquilo que existe é a essência da natureza tudo o que existe na natureza é um sei por ser é atemporal uniforme indestrutível e eu não sei não existe para parmênides aquilo que muda é o não-ser ou seja o que não existe pois mudar é justamente não ser mais aquilo que era e tornar-se aquilo que ainda não é não sendo portanto absolutamente nada parmênides se opunham mobilismo que era defendido por heráclito que dizia que tudo está em constante transformação para parmênides a mudança que observam nas coisas são
em aparências um erro de nossa percepção o que é real é imutável ou seja a essência das coisas é imutável e imóvel dessa forma tudo possui um essence que é imutável e uma aparência que é mutável a essência das coisas se conhece através da verdade a alêtheia ea aparência se conhece através da opinião a doxa resumidamente o ser das coisas é o princípio fundamental tudo o que existe possui o ser dentro desse o que existe ou seja que possui você pode ser falado e pensado o que não existe não pode ser pensado e nem falado
parmênides caracterizava o movimento apenas com aparente como aspecto superficial das coisas se no entanto vamos além de nossa experiência sensível de nossa visão imediata das coisas descobriremos que a verdadeira realidade é única e móvel eterna e imutável sem princípio nem fim continue o nível o empedocles empédocles considerável que todas as coisas eram resultantes da fusão dos quatro princípios eternos indestrutíveis que constituíam as raízes de todas as coisas sendo eles o fogo a terra a água eo ar esses princípios ou elementos eram unidos pela amizade o amor e separados em formas diversas e proporções diferentes pela
discórdia o ódio esses quatro elementos primordiais eram portanto ar que é para empédocles e e anaxágoras anaxágoras dizia que a realidade era composta por uma infinidade de elementos chamados de sementes ou homeomerias que se diferenciavam entre si qualitativamente e possuíam propriedades e irredutíveis de cuja combinação nascem todas as coisas dessa forma ar que é o princípio de todas as coisas são essas sementes e se misturam e se separam inicialmente estavam todas juntas com fundidas e sem ordem num caos primitivo mas foram ordenadas por uma inteligência isto é uma mente cósmica que ordem no mundo chamada
de nus e demócrito demócrito desenvolver a doutrina filosófica conhecida como atomismo a qual foi criada por leucipo ele dizia que todas as coisas que formam a realidade são constituídas por partículas indivisíveis e minúsculas ao ponto de não serem vistas a olho nu chamadas de átomos que significa não divisível os átomos são separados uns dos outros pelo brasil mantendo propriedades atrativas que os associavam dando origem a todas as coisas existentes no universo e propriedades repulsivas que os dez constituíam desagregando os assim como sua forma os átomos são eternos e possuem todos a mesma natureza embora tem
um formas diferentes os átomos eram portanto ar que é de demócrito principais escolas pré-socráticas isto é principais correntes de pensamento na qual os pré-socráticos se enquadravam a escola jônica a escola jônica é considerada como o início da filosofia na grécia antiga caracterizando-se por buscar nos elementos da natureza física o princípio e a causa de todos os seres do universo o princípio da phisis da natureza os principais representantes dessa escola são tales de mileto anaximenes anaximandro heráclito escola pitagórica o pensamento principal da escola pitagórica era de que a natureza era constituída pela própria matemática a base
de toda a realidade estava nas relações matemáticas as quais governavam um os principais representantes das escolas são pitágoras e filolau escola eleata a escola eleata formulou o princípio não com base em um elemento preciso mas né e mobilidade de todas as coisas que evidencia a essência de tudo os principais representantes dessa escola são xenófanes parmênides e zenão escola pluralista a cola pluralista pertence a segunda fase do pensamento pré-socrático cujo posicionamento baseia-se no fato de considerarem não havia apenas um ar quer para o universo os principais representantes das escolas são leucipo demócrito empédocles e anaxágoras