O SEGREDO da RECIPROCIDADE no CORTEJO: como ATRAIR sem parecer DESESPERADO(A)

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Lucas Scudeler
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Video Transcript:
o que eu estou ensinando aqui é um método racional para você encontrar verdadeiramente um marido uma esposa que tenam todos os requisitos para matrimônio funcionar inclusive uma forte atração física também esses Passos então quando a gente aplica com consideração com autenticidade a gente pode promover uma forte base de reciprocidade afetiva dentro do contexto do cortejo tá contribuindo fortemente para um relacionamento saudável e equilibrado [Música] a temática de hoje é a reciprocidade afetiva no cortejo vamos aprofundar nessa temática de hoje o que é que significa reciprocidade afetiva reciprocidade afetiva é um conceito fundamental na psicanálise e
também na psicologia principalmente na na específica da dos relacionamentos interpessoais que se refere a uma uma Cap idade uma disposição de duas ou mais pessoas de compartilharem sentimentos de compartilharem emoções de compartilharem apoio mutuamente de maneira equilibrada de maneira saudável reciprocidade afetiva então é essencial pro desenvolvimento das relações Profundas e significativas que nós desejamos nos relacionamentos nas nossas vidas que a gente chama de relacionamento satisfatório relacionamento saudável tá um relacionamento que nos faz evoluir que ela contribui para uma sensação de segurança mútua de confiança lealdade e de bem-estar Entre todos os envolvidos é importante a
gente é notar e pontuar que a reciprocidade afetiva não não pertence apenas ao reino do relacionamento conjugal reciprocidade afetiva é um princípio relacional e ele é muito importante em todos os relacionamentos interpessoais das nossas vidas Então cinco princípios estruturantes da reciprocidade afetiva é empatia e a capacidade de me colocar no no lugar do outro entender as emoções do outro outro a comunicação efetiva que é uma comunicação focada em resultado em resolução de problema de esclarecimento de solução de confusão o respeito mútuo onde eu respeito a individualidade minha respeito a individualidade do outro também a vulnerabilidade
consciente eu exponho uma vulnerabilidade para ver como a outra pessoa vai se portar e vai lidar com essa vulnerabilidade ela vai acolher ela vai rejeitar ou vai me atacar por achar que é uma fraqueza tá por isso vulnerabilidade consciente para eu conseguir medir a profundidade do nível de conexão afetiva que outro tá disposto a ter e quinto um senso de Equilíbrio e um senso de justiça ou bom senso para entender que cada pessoa retribui afeto de maneiras diferentes tem muita pessoa que sofre porque acha que ah mas eu fiz um carinho ele não me devolveu
ela não me devolveu tudo bem mas ela te deu atenção Ele te deu atenção né ah eu dei um presente ele não me deu um presente tudo bem mas ele é ele ele esteve ali com você Ele demonstrou através de um ato de serviço que ele fez para você ou ela fez para você que as pessoas demonstram afeto de maneira diferente então o bom senso é pra gente traduzir o Google Tradutor na nossa mente o nosso coração para conseguir interpretar da maneira correta a intenção Nobre de afeto que o outro tá projetando em nós eu
vou aprofundar mais aí agora na parte do cortejo na reciprocidade afetiva no cortejo a gente pode concluir que a reciprocidade afetiva ela não é apenas uma troca emocional ela é uma abordagem muito profunda e respeitosa Para uma construção e para uma manutenção dos relacionamentos entre pessoais saudáveis e que é extremamente enriquecedora paraas pessoas que pagam o preço do sacrifício para fazer a recipro afetiva acontecer vamos abordar um pouquinho sobre os fundamentos que estão por trás do princípio da reciprocidade afetiva a reciprocidade afetiva conjugal então a gente pode dizer que e nós temos três fundamentos principais
da reciprocidade afetiva conjugal a primeira delas é a comunicação aberta e honesta a segunda é o respeito e a consideração mútuo e a terceira é a empatia dentro do processo de conhecer o pretendente dentro do cortejo vamos falar da primeira comunicação aberta e honesta é você basicamente discutir como uma com uma comunicação eficaz focado em resultado por isso que eu falo que quando você vai conhecer um pretendente você tem que usar de racionalidade não é para usar de paixão não é para usar de instinto é para usar de um método estruturado que é o vestibular
dos Quatro Pilares mais ass Sutil arte de atrair para que você conheça verdadeiramente a outra pessoa de uma maneira racional tá e você vai ter uma clareza muito grande do nível de maturidade que essa pessoa possui eu vou usar uma comunicação eficaz tá e essencial para expressar interesse e expressar intenções expressar sentimentos Tá promovendo uma conexão autêntica e verdadeira isso a gente pode fazer um análogo com o princípio da Verdade que eu falo tanto e falo sempre no meu canal a verdade respeito diálogos os três princípios relacionais aqui a gente tá claramente vendo o princípio
da reciprocidade afetiva aplicado ao primeiro princípio relacional que é o princípio da Verdade o segundo fundamento da reciprocidade afetiva nós podemos dizer que é o respeito e a consideração mutuos tá que basicamente é você enfatizar a importância de você respeitar os limites doos desejos os ritmos individuais tá os gostos no processo do cortejo tanto do homem quanto da mulher ambos podem dizer não ambos podem dizer sim ambos podem tentar progredir o relacionamento no próximo nível ambos podem segurar o cortejo pro cortejo ir mais devagar tá E aí a gente faz com que com esse respeito
mútuo e consideração mútuo a gente evita pressões ou expectativas desproporcionais aqui a gente tem claramente uma uma manifestação do princípio do respeito tá do segundo princípio relacional verdade respeito a gente vai ter a respeito e consideração mutuos o terceiro fundamento do da ridade afetiva no cortejo a gente pode dizer que a empatia a empatia no cortejo ela é vai explorar a importância da empatia pra gente entender e responder adequadamente as emoções e as necessidades do outro durante todo o cortejo que é o processo de conhecer a outra pessoa Ah aqui a gente pode dizer claramente
que isso é o princípio do Diálogo do grego de logo sabe dois sabem e também tem uma um um processo interpretativo do grego onde ess di pode também significar através então dois eh sabem através tá então dois se atravessam ou dois que sabem Ah então isso é muito importante de nós compreendermos porque dentro do processo de reciprocidade afetiva esse processo de se atravessar mutuamente de compreender a verdade do outro mutuamente de troca de verdades a gente vai ter o princípio do Diálogo ativo e operante para que o relacionar possa acontecer isso é muito importante da
gente entender que o cortejo é uma ferramenta social para eu investigar a qualidade de maturidade do pretend gente o cortejo não é para virar um relacionamento romântico independente das condições o cortejo é para você conseguir analisar com clareza se essa pessoa tem maturidade e compatibilidade para ser um par com você no curto prazo no Médio prazo e no longo prazo o cortejo tem essa finalidade muito importante vocês são Minhas alunas ou meus alunos que vocês tenham na sua cabeça vocês estão entrando em um cortejo para encontrar um marido para encontrar uma esposa e senão vocês
estão estão desperdiçando tempo vocês estão entrando numa prática hedonista de festa celebração de carnaval que é a festa da Carne isso não é o que eu ensino o que eu estou ensinando aqui é um método racional para você encontrar verdadeiramente um marido uma esposa que tenham todos os requisitos para matrimônio funcionar inclusive uma forte atração física também com isso nós podemos aprofundar um pouco mais a nossa investigação na aula de hoje sobre três práticas ou três pilares que para que a gente aplique na prática a reciprocidade afetiva no cortejo tá e como é que a
gente pode traduzir todos esses conceitos para uma prática para um plano de ação o primeiro deles que eu vou passar para vocês como um aprendizado é sem dúvida alguma a identificação do sinais de reciprocidade Ah o que que significa isso significa que eu preciso ficar muito atento muito atenta a reconhecer sinais verbais a conhecer sinais não verbais de interesse tá de reciprocidade por parte da outra pessoa do pretendente ou da pretendente tá o que significa isso que eu tenho que ter uma uma leitura de uma linguagem verbal ou de uma linguagem não verbal Isso é
o que na psicologia a gente chama de estado de rapor presente rapor é um estado de conexão de alma você vai conseguir saber se teve rapor se teve distorção temporal tá se vocês tiveram um processo conexão de conversa onde vocês sentiram que o tempo voou é altamente provável que vocês tiveram um momento de rapor isso já é um forte indicativo de um sinal de reciprocidade porque a gente só entra em rapor comem quem a gente acha muito interessante a outra pessoa também nos acha muito interessante tá então o rapor é um forte indicativo de sinal
de reciprocidade no início do cortejo um segundo ponto prático para que nós identifiquemos a reciprocidade afetiva na prática do dia a dia é um equilíbrio entre dar e receber a a gente precisa discutir sobre a importância de um equilíbrio saudável entre você D você receber atenção e receber dar atenção e afeto e receber atenção e afeto do pretendente que é a pessoa que tá ali interagindo com você no momento tá então eu preciso de maneira com bom senso com senso de justiça um equilíbrio esses isso são princípios de virtudes tá isso significa que eu já
tenho que ter uma certa maturidade um processo de autoconhecimento em desenvolvimento Onde eu consigo identificar se eu estou dando e recebendo na mesma quantidade que a outra pessoa está dando e recebendo sendo que as trocas dinâmicas afetivas não acontecem na mesma linguagem com trocas de linguagens de amor um dá atenção o outro dá toque físico o outro dá presente e um outro vai fazer um ato de serviço então tem muitas linguagens de amor envolvidas aí e a gente precisa est vigilante para que esse dar e receber dinâmico da reciprocidade afetiva esteja acontecendo verdadeiramente dentro dessa
complexidade que é o relacionado humano e um terceiro ponto que a reciprocidade afetiva está sendo praticada no cortejo é obviamente uma capacidade de resolução de conflitos e de Mal entendidos quando nós conseguimos resolver conflitos que foram estabelecidos né e a gente consegue voltar para um Estado de bem-estar mútuo Isso é uma evidência de que a rosid afetiva está sendo respeitada e seguida dentro do cortejo tá então Independente de discordâncias ou de pontos de vistas adversariais o casal os pretendentes em questão eles conseguem encontrar um ponto de diálogo e de respeito muto onde ambos com empatia
conseguem Navegar essa discordância e achar um terreno em comum Onde existe uma uma conclusão uma uma dissolução desse conflito ou desse mal-estar tá e Eles encontram um novo estado de Convivência de bem-estar dentro do processo de Harmonia de cortejo não é porque existe uma uma discordância que o cortejo não deve prosseguir Na verdade o próprio processo de encontrar uma discordância que é natural acontecer isso no matrimônio no casamento e você conseguir lidar com essa discordância é um indicativo de que esse casal tem um alto potencial de dar certo com isso trouxe aqui cinco passos práticos
para que vocês possam implementar a reciprocidade afetiva na vida de vocês tá isso vocês podem fazer quem tá em relacionamento também bom mas se você tiver solteira ou solteiro e você tiver Iniciando um processo de corte Você tem uma um pretendente uma pretendente você pode usar esses cinco passos assim como se você tiver namorando assim como você tiver noiva se você tiver noivo se você tiver casado ou casada você também pode fazer isso para aumentar a rosid afetiva isso vai aumentar a qualidade do seu relacionar Sem dúvida alguma porque a rosid afetiva é um princípio
relacional quando você respeita Esse princípio a qualidade do relacionar sobe automaticamente o primeiro passo é você praticar a escuta ativa tá então como é que eu faço isso Lucas muito simples quando você tiver durante conversas com essa pessoa você tem que mostrar que você tá realmente ouvindo tá o que a outra pessoa tem a dizer não apenas esperando a sua vez de falar muitas pessoas que às vezes ficam quietas Mas elas ficam pensando no que elas já vão responder e o tempo todo Elas já estão matutando e você consegue ver pelo olho da pessoa que
ela não tá prestando atenção Apesar dela estar olhando para você e apesar dela Estar quieta tá então assim você precisa verdadeiramente se esvaziar quando você tá ouvindo o outro falar você precisa ouvir o conteúdo informacional que o outro tá passando para você você só vai formular uma resposta após a outra pessoa finalizar a linha de pensamento dela isso pode ser feito sim mantendo o contato visual você pode também o contato visual é muito poderoso tá se você tiver esvaziado e você tiver olhando verdadeiramente pra pessoa a pessoa tem um impacto muito grande de prestação de
atenção a outra pessoa sente que você tá ali 100% presente para ouvi-la Então isso é muito importante de entender também porque a escuta tia ela gera um sentimento de validação dos Sentimentos da outra pessoa e dos pensamento da outra pessoa também ela cria um ambiente de respeito mútuo e de Genuíno interesse um segundo passo para que nós eh pratiquemos na prática num plano de ação vivente eh a reciprocidade afetiva é eu compartilhar abertamente os meus sentimentos os meus pensamentos tá então o que que significa isso significa que eu vou me abrir sobre o meu sentimentos
sobre as minhas experiências sobre os meus pensamentos sobre os Meus interesses de maneira honesta de maneira transparente mas sem sobrecarregar o outro logo de início eu tenho que ir progredindo nesse processo de exposição na minha verdade vendo se a outra pessoa está suportando essa carga Eu Estou transferindo para ela não adianta eu sobrecarregar outra pessoa com uma carga infinita de informação sendo que ela não está disposta ou pronta para receber toda aquela quantidade de informação terceiro é a prática da demonstração de empatia um passo muito importante pra gente estabelecer a reciprocidade afetiva na nossa vida
é a prática da empatia Ah então o que que eu faço como que eu faço isso eu preciso aprender a me colocar no lugar da outra pessoa quando ela compartilha alguma coisa que é pessoal tá ou emocional recomendo fortemente que vocês vejam um vídeo que chama empatia versus simpatia [Música] das m
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