[MÚSICA] [MÚSICA] >> [CLAUDETE] OI PESSOAL, TUDO BEM? VAMOS COMEÇAR O TEMA DOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E AS CULTURAS ESCOLARES. NÓS VIMOS NA AULA ANTERIOR UM HISTÓRICO DE COMO É QUE O ENSINO DE HISTÓRIA.
. . QUAL A CARACTERÍSTICA E AS CONCEPÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX.
E NÓS VIMOS QUE NA DÉCADA DE TRINTA, QUARENTA, ATÉ A DÉCADA DE SESSENTA, NÓS TIVEMOS A SUBSTITUIÇÃO DAS DISCIPLINAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA PELOS ESTUDOS SOCIAIS, AQUELES ESTUDOS MAIS FOCADOS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO DA PÁTRIA, DA IDEIA DE PÁTRIA, DA IDEIA DE NAÇÃO QUE TINHA OS INTERESSES DENTRO DE UM PROCESSO DA DITADURA MILITAR. É IMPORTANTE A GENTE ENTENDER COMO É QUE ESSES DOCUMENTOS INTERFEREM NESSE PROCESSO DO ENSINO DA HISTÓRIA. ENTÃO RETOMANDO A QUESTÃO SE TUDO É HISTÓRIA, SE TODOS OS ACONTECIMENTOS VIVIDOS PASSAM A SER HISTÓRIA, É A HISTÓRIA DE UM GRUPO SOCIAL QUE É IMPORTANTE.
COMO A GENTE SELECIONA AQUILO QUE É IMPORTANTE OU NÃO? O QUE SE TORNA A HISTÓRIA OFICIAL? ENTÃO NÓS PODEMOS TAMBÉM FAZER UMA DISCUSSÃO DE QUE AO APRENDERMOS OU AO OLHARMOS PARA OS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS AUTOMATICAMENTE NÓS JÁ FAZEMOS UMA SELEÇÃO, QUANDO NÓS PENSAMOS NOS ACONTECIMENTOS TANTO INDIVIDUAIS QUANTO COLETIVOS.
PARA A ESCOLA OU PARA O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR ISSO TAMBÉM É FEITO. ENTÃO O PROCESSO. .
. QUE TEMAS QUE O PROFESSOR PODE TRABALHAR? COMO QUE A GENTE ESCOLHE AQUILO QUE É IMPORTANTE OU AQUILO QUE NÃO É IMPORTANTE PARA O ALUNO APRENDER?
PARA A CRIANÇA APRENDER, PARA O ADOLESCENTE APRENDER. GENTE TEM AÍ VÁRIAS PROPOSTAS DE TEMAS A SEREM TRABALHADOS. E É IMPORTANTE A GENTE ENTENDER ENTÃO O PAPEL DO CURRÍCULO.
O CURRÍCULO DE HISTÓRIA É SEMPRE FRUTO DE CONCEPÇÕES. ENTÃO AQUELAS CONCEPÇÕES, TENDÊNCIAS, DO QUE É IMPORTANTE DE QUE GRUPO CONSTRUIU A HISTÓRIA. QUAL O PAPEL DO SUJEITO NA HISTÓRIA.
ELA SEMPRE ESTEVE PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA, MAS É SEMPRE UM PRODUTO, UM PROCESSO DE CONFLITOS QUE ENVOLVEM CONCEPÇÕES, VISÕES DE MUNDO E INTERPRETAÇÕES, ESCOLHA DE ALGUÉM, ESCOLHA DE UM GRUPO, EM DETERMINADOS LUGARES, TEMPOS E CIRCUNSTÂNCIAS. ENTÃO VIMOS QUE NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL. NÓS TIVEMOS VÁRIAS MUDANÇAS, EM UM MOMENTO ESTÁ A HISTÓRIA DO BRASIL.
VAMOS ESTUDAR OS ACONTECIMENTOS LIGADOS A POLÍTICA. EM OUTROS MOMENTOS VAMOS ESTUDAR OS ACONTECIMENTOS LIGADOS A ECONOMIA. ENTÃO QUAL O PAPEL DO CURRÍCULO, COMO DEFINIR OU QUEM DEFINE AQUILO QUE É IMPORTANTE OU QUE DEVE SER ENSINADO.
ENTÃO OS CONTEÚDOS, OS TEMAS, OS PROBLEMAS DO ENSINO DE HISTÓRIA SEJAM SELECIONADOS POR FORMULADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. SEJAM SELECIONADOS PELOS PESQUISADORES, AUTORES DE LIVROS - PORQUE OS LIVROS DIDÁTICOS TAMBÉM TÊM UM PAPEL NESSE PROCESSO DE ENSINO DE HISTÓRIA E É O AUTOR DO LIVRO DIDÁTICO OU A EDITORA QUE VAI DEFINIR "O QUE O PRIMEIRO ANO VAI APRENDER", POR EXEMPLO, "O QUE O SEGUNDO ANO VAI APRENDER" - A INDÚSTRIA EDITORIAL, OU SEJAM CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA DA SALA DE AULA, EXPRESSAM OPÇÕES, REVELAM TENSÕES, CONFLITOS, ACORDOS, CONSENSOS, APROXIMAÇÕES, DISTANCIAMENTOS; ENFIM, RELAÇÕES DE PODER. UM EXEMPLO QUE É MUITO INTERESSANTE TAMBÉM VOCÊS PERCEBEREM E UMA DISCUSSÃO PRESENTE É A APROVAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
'ABNCC' E QUE FOI AGORA APROVADA EM 2017 E QUE DENTRO DA PROPOSTA DO ENSINO DE HISTÓRIA HOUVE TAMBÉM UMA DISCUSSÃO, CONFLITOS. E AÍ O QUE É IMPORTANTE ENSINAR HISTÓRIA AGORA? COMO ENSINAR HISTÓRIA AGORA?
ENTÃO ESSA DISCUSSÃO QUE A GENTE VAI FAZER DO PAPEL DO CURRÍCULO NO ENSINO DE HISTÓRIA. [SILÊNCIO] >> [CLAUDETE] ENTÃO UM PONTO QUE É COMUM E PERPASSA PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATUAL É A FORMAÇÃO. .
. O ENSINO DE HISTÓRIA FOCADO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, QUER DIZER, NÓS JÁ VIMOS A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. ENTÃO QUAL O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA?
>> [CLAUDETE] ENTÃO A GENTE TEM COMO PONTO DE REFERÊNCIA AQUELA LUTA LÁ NO FINAL DA DÉCADA DE OITENTA, DURANTE O PROCESSO DO REGIME MILITAR PELA REDEMOCRATIZAÇÃO AS CONCEPÇÕES POLÍTICAS QUE SE TINHA NESSA ÉPOCA. A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E QUE FOCA NAS LUTAS SOCIAIS, NA CONQUISTA, DOS DIREITOS SOCIAIS E A APROVAÇÃO DA LDB E DA DÉCADA DE 90. ENTÃO NÓS VAMOS TER AÍ A PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA QUE TEMOS NA ATUALIDADE E NA DÉCADA DE NOVENTA A GENTE TEM UM DOCUMENTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS QUE É IMPLANTADO NA DÉCADA DE NOVENTA E QUE VAI IMPLANTAR OU APONTAR UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR EIXOS TEMÁTICOS, DESDOBRADOS EM SUBTEMAS.
ENTÃO TEMOS AÍ DURANTE O PERÍODO DE CRÍTICAS A HISTÓRIA POSITIVISTA, A HISTÓRIA FACTUAL, A HISTÓRIA DOS GRANDES ACONTECIMENTOS, DOS GRANDES HERÓIS TAMBÉM UMA CRÍTICA HISTÓRICA CRONOLÓGICA. QUER DIZER SE NÓS COMEÇARMOS A PENSAR NO ANO UM NÉ? NO CONSIDERADO LÁ PELA HISTÓRIA TRADICIONAL COMO ANO QUE COMEÇA A HISTÓRIA E FOMOS SEGUINDO ATÉ HOJE, NÓS VAMOS TER UMA HISTÓRIA CRONOLÓGICA, MAS QUE NÃO VAI ABRANGER OS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DE TODOS OS POVOS.
ENTÃO NÓS CAÍMOS NA ARMADILHA DO EURO CENTRISMO TEMOS UMA REFERÊNCIA DE POVO, UMA REFERÊNCIA DE HISTÓRIA. ENTÃO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES QUE SE FAZEM ATÉ A DÉCADA DE 90 TEMOS COMO PROPOSTA NO ENSINO DE HISTÓRIA TRABALHAR COM TEMAS E POR ISSO OS EIXOS TEMÁTICOS E NÃO A CRONOLOGIA. O QUE CONDUZ O ENSINO DE HISTÓRIA, OS ACONTECIMENTOS, SERIAM TEMAS E NÃO UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA.
ENTÃO, FOI PROPOSTO PARA OS QUATRO PRIMEIROS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DA DÉCADA DE 90 TRABALHAR COM DUAS TEMÁTICAS CENTRAIS QUE É A 'HISTÓRIA DO LOCAL E DO COTIDIANO' QUE É SUBDIVIDIDA EM DOIS SUBITENS: 'LOCALIDADE' E AS 'COMUNIDADES INDÍGENAS' E A 'HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS', TAMBÉM SUBDIVIDIDA EM: 'DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS' E 'ORGANIZAÇÕES E LUTAS DE GRUPOS SOCIAIS E ÉTNICOS' E 'ORGANIZAÇÃO HISTÓRICA E TEMPORAL'. ENTÃO, NOTEM A DIFERENÇA QUE SE TINHA DA PROPOSTA INICIAL LÁ DA DÉCADA DE 30, 40, 70 AO SE TRABALHAR COM O MARCO MAIS POLÍTICO DA HISTÓRIA E QUE HAVIA AÍ UMA OMISSÃO DA HISTÓRIA DOS GRUPOS, DOS GRUPOS LOCAIS, POR EXEMPLO. ENTÃO É IMPORTANTE ESSA DISCUSSÃO, A HISTÓRIA LOCAL, A HISTÓRIA DO COTIDIANO COMO ELA ENTRA NA HISTÓRIA?
SERÁ QUE A HISTÓRIA DO NOSSO DIA A DIA É IMPORTANTE. COMO ENSINAR A HISTÓRIA DO NOSSO DIA A DIA OU ESSA HISTÓRIA LOCAL? E OS DESLOCAMENTOS DAS POPULAÇÕES É IMPORTANTE ESTUDAR?
ENTÃO ELA PASSA A SER DEFINIDA COMO UM EIXO TEMÁTICO. NÓS TEMOS TAMBÉM COMO PROPOSTA DOS 'PCNS' DE 97 A TRABALHAR A HISTÓRIA DAS AÇÕES SOCIAIS. A HISTÓRIA DA CULTURA E DO TRABALHO QUE É SUBDIVIDIDA EM 'RELAÇÕES SOCIAIS, NATUREZA, TERRA' E 'RELAÇÕES DE TRABALHO'.
TAMBÉM A 'HISTÓRIA DAS REPRESENTAÇÕES E DAS RELAÇÕES DE PODER'. ENTÃO NOTEM LÁ A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA CULTURAL, POR EXEMPLO, DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES. ENTÃO PASSA A SER IMPORTANTE PENSAR COMO AS PESSOAS CONSTROEM A SUAS REPRESENTAÇÕES DE MUNDO.
O QUE AS PESSOAS PENSAM DOS ACONTECIMENTOS, SUBJETIVOS E OBJETIVOS QUE É TAMBÉM DESDOBRADA EM DOIS SUBITENS: 'NAÇÕES, POVOS, LUTAS, GUERRAS E REVOLUÇÕES'; 'CIDADANIA E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO'. ALÉM DISSO, NÓS TIVEMOS A PARTIR DOS 'PCNS' O QUE NÓS VAMOS CHAMAR DE TEMAS TRANSVERSAIS QUE SÃO TRATADOS DO ENSINO DE HISTÓRIA. TEMAS TRANSVERSAIS TAMBÉM SÃO TEMAS CONFLITUOSOS QUE PASSAM POR VÁRIAS CONCEPÇÕES DAQUILO QUE É IMPORTANTE OU NÃO.
ENTÃO, OS TEMAS TRANSVERSAIS SERIAM A ÉTICA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE, ORIENTAÇÃO SEXUAL, PLURALIDADE CULTURAL, TRABALHO E CONSUMO, DEMANDA SOCIAIS EMERGENTES. ENTÃO SE TUDO É HISTÓRIA O MEIO AMBIENTE FAZ PARTE DA HISTÓRIA, A ÉTICA, A SAÚDE, A FORMA QUE AS PESSOAS SE ORIENTAM SEXUALMENTE QUE É UMA DISCUSSÃO BASTANTE PRESENTE HOJE NAS ESCOLAS. ENTÃO FAZ PARTE DAQUILO QUE NÓS CHAMAMOS DE TEMAS TRANSVERSAIS, AO ESTUDARMOS A HISTÓRIA, OS ACONTECIMENTOS DAS SOCIEDADES NÓS TRAZEMOS ESSES TEMAS TAMBÉM PARA ESSA DISCUSSÃO.
E A PARTIR TAMBÉM DA DÉCADA DE 70 NÓS TEMOS O QUE CHAMAMOS DA LUTA PELOS GRUPOS OU PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS REIVINDICANDO O SEU PAPEL NA HISTÓRIA. ENTÃO A GENTE TEM DURANTE MUITO TEMPO UMA HISTÓRIA DE HOMENS, DE ADULTOS, DOS GRUPOS BRANCOS. .
. QUER DIZER? AONDE ESTAVAM AS MULHERES, ONDE ESTAVAM OS POVOS INDÍGENAS, ONDE ESTAVAM OS POVOS NEGROS.
ENTÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 70 NO BRASIL. E A GENTE TEM INFLUÊNCIA DOS MOVIMENTOS QUE SE TEM NO MUNDO, OS GRUPOS ÉTNICOS E GRUPOS SOCIAIS PASSAM A INSERIR O SEU OU REIVINDICAR A INSERÇÃO DO SEU PAPEL NA HISTÓRIA. ENTÃO INTENSIFICAM A MOBILIZAÇÃO DE MULHERES, NEGROS E INDÍGENAS CONTRA O RACISMO, PRECONCEITO, A MARGINALIZAÇÃO E DIVERSAS PRÁTICAS E FORMAS DE DOMINAÇÃO E EXCLUSÃO.
ESSES MOVIMENTOS ENTÃO, VÃO BUSCANDO ESPAÇOS NO CAMPO DA CULTURA, NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E NO CAMPO DA CIDADANIA. ENTÃO A GENTE TEM AÍ UMA MUDANÇA NO ENSINO DA HISTÓRIA. "QUAL O TEMA QUE EU VOU ESTUDAR?
O QUE É IMPORTANTE PARA ESTUDAR NO TEMA HISTÓRIA? " ENTÃO ESSES GRUPOS AOS POUCOS VÃO CONSEGUINDO SEU LUGAR NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. ENTÃO, ALCANÇARAM VITÓRIAS EXPRESSIVAS NO PROCESSO CONSTITUINTE NA DÉCADA DE 1980 E, EM DECORRÊNCIA DA NOVA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E VÁRIOS PROJETOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS FORAM DISSEMINADOS, ALGUNS ESPECÍFICOS NA ÁREA DA CULTURA E DA EDUCAÇÃO DE AFRODESCENDENTES E INDÍGENAS.
ENTÃO A GENTE TEM O MOVIMENTO NEGRO, MOVIMENTO INDÍGENA, DE MULHERES, REIVINDICANDO O PAPEL NA INSERÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR. A GENTE TEM SÓ EM 2003 E É UM EXEMPLO DAS MUDANÇAS QUE A GENTE TEM NO CURRÍCULO A APROVAÇÃO DA LEI 10. 639 QUE VAI TORNAR OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA "HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA" NOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE ARTES, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO BÁSICO.
ENTÃO NOTEM QUE É UM IMPORTANTE CAMPO A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DESSES GRUPOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ESCOLAR, DO CONHECIMENTO DE HISTÓRIA ESCOLAR. EM 2004 FORAM APROVADOS PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AS "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA". ATÉ ENTÃO A GENTE NÃO TINHA OS MATERIAIS DIDÁTICOS NA PROPOSTA CURRICULAR AS HISTÓRIAS DESSES GRUPOS.
ENTÃO, VOLTANDO E RELACIONANDO AÍ COM AS DISCUSSÕES QUE NÓS FIZEMOS NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA AULA. QUAL É A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA, COMO É ESSA CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA MODIFICA OS MATERIAIS, MODIFICA A FORMA DOS PROFESSORES ENSINAREM E OS TEMAS A SEREM ABORDADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. ENTÃO A LEI 10.
639 É UM EXEMPLO DISSO. A GENTE PASSA A TER AÍ A HISTÓRIA CONTADA DESSES GRUPOS NOS MATERIAIS E NAS AULAS. E A LEI FAZ PARTE DO ARTIGO, ESTÁ INSERIDA NO ARTIGO 26 QUE TRATA DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA, E DEFINE "O QUE ENSINAR".
"O QUE NÓS VAMOS ENSINAR SOBRE A ÁFRICA? " "O QUE VAMOS ENSINAR SOBRE OS POVOS AFRO-BRASILEIROS NO BRASIL? ".
"O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO", "RESGATANDO" A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LUTA DOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS, DA HISTÓRIA E DA CULTURA DESTES POVOS. E O PARÁGRAFO 2º ESTABELECE QUE OS CONTEÚDOS DEVEM SER OBJETO DE TODAS AS DISCIPLINAS, MAS ESPECIALMENTE, DAS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, LITERATURA BRASILEIRA E HISTÓRIA BRASILEIRA. E O ARTIGO 79-B TAMBÉM INCLUI NO CALENDÁRIO DIA 20 DE NOVEMBRO COMO SENDO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
E A GENTE TEM EM 2008 UMA COMPLEMENTAÇÃO DESSA LEI ONDE VAI SER INCLUÍDO A HISTÓRIA E CULTURA DA POPULAÇÃO INDÍGENA TAMBÉM. ENTÃO, FORAM FEITAS ALTERAÇÕES E MODIFICAÇÕES NO ARTIGO 26 E INCLUÍRAM A OBRIGATORIEDADE NOS ESTUDOS REFERENTES A QUESTÕES INDÍGENAS. ENTÃO É IMPORTANTE TAMBÉM QUE VOCÊS LEIAM O MATERIAL, TAMBÉM VEJAM O VÍDEO E TENHAM UMA PROPOSTA BASTANTE INTERESSANTE DE VOCÊS VEREM.
. . SE INSERIREM TANTO NAS DISCUSSÕES DOS GRUPOS INDÍGENAS QUANTO NOS GRUPOS NEGROS SOBRE QUAL O PAPEL QUE ESSES GRUPOS TIVERAM NA MUDANÇA DO CURRÍCULO E COMO É QUE ESSA MUDANÇA ESTÁ PRESENTE ATÉ HOJE NESSA DISCUSSÃO SOB A 'ABNCC'.
COMO ELA VAI SER HOJE TRATADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. QUAIS TEMÁTICAS? QUE MATERIAIS QUE SÃO PROPOSTOS?
E COMO ESSES GRUPOS CONSEGUEM. . .
CONSEGUIRAM INFLUENCIAR NESSAS MUDANÇAS. ENTÃO, É INTERESSANTE QUE VOCÊS ANALISEM ESSE MATERIAL E ATÉ A PRÓXIMA AULA.