Luciano Subirá - A CRIAÇÃO | FD#10

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Luciano Subirá
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Temos enfatizado a pessoa de Deus. Temos destacado aqui seus atributos e, o tempo todo, algo que aparece e não pode simplesmente ser ignorado é a ênfase de Deus como Criador. Em Romanos, no capítulo 1, no verso 20, lemos: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim como o seu eterno poder e a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.
" Se há uma doutrina bíblica que precisamos sustentar, não importa o quanto ela seja atacada nas escolas e nas universidades, é a criação divina. O apóstolo Paulo, pregando no palco da filosofia do mundo em seus dias, começa já de cara sustentando, em Atos, capítulo 17, verso 24: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. " O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe: essa era a ênfase da pregação dos apóstolos.
Deus é, de fato, o Criador. Ele é aquele que tem feito todas as coisas. Podemos destacar aqui ainda Isaías 42:5: "Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu; formou a terra e tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela.
" Deus se identifica e se revela como Criador. Se a criação for relativizada, toda a revelação do Criador também será. Então, quando falamos de fundamentação bíblica, isso não pode ser negado.
Agora, a pergunta de alguns é: por que devemos crer na Bíblia? Nós sustentamos que as verdades das escrituras não podem ser fruto da imaginação humana por diversas razões. Temos dezenas de pessoas que viveram em períodos distintos de mais de 10.
000 anos, com culturas, línguas e posições sociais diferentes, sem contato, e que produziram um conteúdo profundamente harmônico. Como isso seria estatisticamente possível? Mas, quando olhamos, por exemplo, os detalhes da formação da Terra, eu quero apresentar verdades que os cientistas comprovam hoje, com toda a tecnologia, capacidade de análise e de conhecimento.
Mas, na época em que foram escritos, não se sabia a respeito disso. Por exemplo, nós sabemos que, até a época de Colombo, ainda não se ensinava a respeito de uma terra redonda; não era o que se criam. Mas em Jó, no capítulo 1, versículo 7, aliás, deixa eu dizer que Jó é conhecido como o livro mais antigo da Bíblia.
Em Jó 1:7, nós lemos: "Então perguntou o Senhor a Satanás: De onde vens? " Satanás respondeu ao Senhor e disse: "De rodear a Terra e passear por ela. " Essa palavra "rodear" significa andar em volta, correr de um lado para o outro.
Mas nós temos um outro texto que comunica isso ainda com mais clareza. Isaías, no capítulo 40, no verso 22, diz: "Ele é o que está sentado sobre a redondeza da Terra, cujos moradores são como gafanhotos. " Essa expressão traduzida como "redondeza" significa círculo; ela significa abóbada.
Nós temos essa visão do Deus que está sentado sobre o ciclo da Terra. Em Provérbios 8:27, na tradução brasileira, nós lemos: "Quando ele preparava os céus, lá estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo. " Nós temos aqui a menção, obviamente, dessa redondeza da Terra claramente comunicada.
Olhamos também para as escrituras e vemos predições feitas com muito tempo antes que se cumpriram de forma acurada. Por exemplo, durante o reinado dos babilônios, a palavra de Deus já apontava na direção de várias mudanças de reino, de que depois do reino babilônico viria um segundo, que está revelado em Daniel, capítulo 2, numa visão da estátua. Depois desse segundo reino, nós sabemos pelas escrituras que era os Medos.
Nós temos ainda a menção de um terceiro reino que seria o Império da Grécia e a menção bíblica de um quarto império. Esse não se fala com clareza de quem seria, mas nós vemos esse império aparecendo, surgindo depois do império grego, que era o Império Romano. A Bíblia nos mostra que seriam os quatro impérios mundiais.
Tudo isso foi anunciado durante os dias do primeiro império, que era o império babilônico. Aliás, o mesmo profeta Daniel, no capítulo 8, nos versos 20 e 21, faz a seguinte declaração. Ele tem uma visão e recebe a explicação da parte de um anjo de Deus que diz o seguinte: "Aquele carneiro com dois chifres que viste são os reis da Média e da Pérsia; mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei.
O tecido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha. " Acabei lendo junto aqui o verso 22. Primeiro, a Bíblia mostra que, depois dos babilônios, haveria uma sucessão dos Medos e dos Persas, e a Bíblia fala de um carneiro com dois chifres.
Chifres falam de poder. Ele está falando da união de dois reinos: a Média e a Pérsia, como de fato aconteceu. O anjo antecipa e diz: "O bode peludo da visão é o rei da Grécia.
" E diz: "O chifre grande entre os olhos é o primeiro rei. " Mas a Bíblia diz que, depois que ele foi quebrado, se levantaram quatro chifres pequenos. Depois da morte de Alexandre, o Grande, nós temos quatro generais que literalmente dividem o império grego em quatro partes.
Nunca tiveram a força do primeiro e é por isso que Roma depois entra como o quarto império. A escritura tem predições que foram feitas antecipadamente e que se cumpriram de forma acurada. Por exemplo, Isaías, no capítulo 45, versículo 1, nós temos uma profecia impressionante.
A Bíblia diz: "Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita para submeter nações ante a sua. . .
" Face para descer os lombos dos réus e para abrir diante deles as portas que não se fecharão, eu irei adiante de ti, 200 anos antes, né, de Ciro, né, antes da Média e da Pérsia assumir o controle. Deus estava dizendo como iria usar esse homem para, de alguma forma, abençoar o seu povo, sem contar as inúmeras, literalmente inúmeras profecias que foram cumpridas em Cristo. Então, quando as pessoas começam o questionamento: "Não, a Bíblia não é a fonte segura como a ciência", eu costumo responder que Gênesis não foi escrito como uma obra científica e sim como um testemunho do fato de que Deus nos criou, criou todas as demais coisas e, por O fez.
É interessante a gente observar que a ciência, né, muitas vezes sem evidências, tenta descrever o processo natural. As Escrituras se voltam apenas ao autor da criação e ao seu propósito, né? Agora, não é porque a Bíblia não descreva o processo que necessariamente a contradiga.
Então, em primeiro lugar, estou aqui apresentando a importância de crer na Bíblia. Por que cremos na Bíblia? Em segundo lugar, nós precisamos entender que esse debate que muitas vezes apresentam de Bíblia ou ciência não ganha a proporção com que muitos, na verdade, o apresentam.
E eu quero, à medida que vou falando a respeito do assunto, provar esse ponto. Antes, né, de seguir nessa questão sobre Bíblia e ciência, como as coisas aconteceram, eu preciso destacar um outro tópico, né, que é o que muitos chamam da teoria do intervalo ou recriação. O que isso significa?
Quando nós vamos lá para Gênesis, capítulo 1, porque a Bíblia começa com o relato da criação, quando a gente lê Gênesis, capítulo 1, verso 1, nós lemos assim: "No princípio, criou Deus os céus e a terra. " Ponto. Aqui nós temos a menção “Deus criou”.
A partir do verso 2, vem uma descrição: a Terra, porém, a Terra que Deus criou estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas, né? Essa expressão “a terra estava”, né, essa palavra significa tanto ser como tornar-se; ela significa ser no sentido de já estar ou de vir a ser, né? Ou seja, muitos acreditam que a tradução seria “a terra, porém, tornou-se”, “veio a estar sem forma e vazia”.
Então, as pessoas normalmente dizem: "Bom, a partir do versículo 2 nós não temos só criação, nós temos também uma organização de algo que já está criado e a criação de novos elementos que não foram criados. " Outros dizem: "Não, o verso 1 descreve, Deus criou; a partir do 2, começa a descrever a maneira como fez. " Mas fato é que, a partir do 2, nós vemos que a terra já existe, portanto ela precisa ter sido criada, mas está sem forma e vazia.
Ou seja, a obra não está completa. Então, há duas discussões, dois grupos, duas teorias. Uma defende um intervalo, dizendo que entre Gênesis 1, "No princípio criou Deus", e Gênesis 2, "a terra veio a estar sem forma e vazia", nós temos o intervalo e a possibilidade de algo ter acontecido.
Alguns sugerem, né, um cataclismo, que na geologia significa uma convulsão ou transformação de grandes proporções da costa terrestre, catástrofe etc. e tal. Essa teoria é apoiada por um texto bíblico muito específico que está lá em Isaías, no capítulo 45, no verso 18, que diz assim: "Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e estabeleceu.
" Aqui Deus está reivindicando o fato de ser o criador, mas diz assim que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada, né? Então, olhamos e claramente Deus está dizendo que não criou a terra para ser um caos. Essa palavra traduzida como "um caos" significa sem forma; ela significa informe.
Ou seja, Deus não criou a terra para ficar sem forma, mas a Bíblia diz que a terra estava sem forma. Então, esse não era o propósito de Deus. Ou nós temos algum acidente, ou nós temos um processo de criação que não teve conclusão imediata.
Essa é uma teoria, né? A outra teoria, alguns falam de recriação. Não aquilo que foi criado e talvez destruído, viria a ser recriado, ou seja, criado novamente.
Eu, particularmente, não consigo ver nenhuma sustentação bíblica para essa segunda teoria, porque Apocalipse, no capítulo 21, no verso 1, a Bíblia diz: "De novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram. " Quando a Bíblia fala de uma recriação, se refere ao anterior como "o primeiro", não como "segundo", não como algo que já foi recriado antes dessa intervenção de Deus. Então, não podemos explicar todos os detalhes do intervalo: se houve cataclismo, se é uma etapa da criação.
Mas, de fato, "No princípio criou Deus a terra. " Né? O segundo, a terra veio a ficar sem forma e vazia.
Como Deus não a criou para ser assim? Sim, ou algo aconteceu no intervalo, ou Ele de fato não a tinha terminado. A partir desse reconhecimento, né, eu quero retomar um pouco a questão da fé e ciência.
Se excluem, né, quanto ao conhecimento? Ciência, reconhecemos que Deus o deu ao homem. E Daniel, capítulo 12, verso 4, diz que no tempo do fim a ciência se multiplicaria, a capacidade de conhecimento, né?
O que podemos hoje entender sobre todas as áreas da ciência é algo impressionante. Mas eu não quero necessariamente dizer que a ciência determina a nossa fé, mas que a nossa fé não necessariamente contradiz tudo o que a ciência afirma, né? Até hoje, por exemplo, o evolucionismo de Darwin continua no patamar de uma teoria, né, porque nunca pode ser provada e não há sinais de mais nada evoluindo desde que isso tem sido apresentado.
Mas o ponto é. . .
Discutido aqui não é o que a Bíblia está dizendo versus o que Daren está dizendo, é o quanto cremos e a sustentabilidade de fé que a Escritura tem, enquanto o que de Davem não necessariamente. No entanto, há elementos dessa especulação que podem até caber dentro do processo de criação. Aqui quero, né, me manifestar como um cientista que não sou, né, e nem tentar dizer que conhecemos todos os profundos detalhes da teologia a ponto de justificar que seja exatamente dessa forma.
Mas eu gostaria de ventilar algumas coisas só para que a gente pense. Por exemplo, enquanto a ciência defende, né, que a Terra tem uma formação de longo tempo, muitas vezes eu vejo cristãos dizendo: "não foram 7 dias de 24 horas. " A minha pergunta é: será que foram 7 dias de 24 horas mesmo?
Ah, mas a Bíblia diz "foi tarde e manhã do primeiro dia". OK, essas palavras, traduzidas do hebraico, dizem "lusco fusco" e "alvorada". A pergunta é: são literais?
Porque a Bíblia está cheia de linguagem poética, de linguagem simbólica, e ela pode simplesmente estar usando o dia como um período de tempo, e ela pode estar falando de um ciclo que tem começo e fim. Qual a razão para imaginar que isso não seja literal? Bom, em primeiro lugar, nos primeiros três dias dos sete da criação, nós não temos Sol e Lua.
Eles só vão aparecer no quarto dia da criação. Então, se o ciclo de Sol e Lua, que vai determinar manhã e tarde, né, ou manhã e noite, só vão aparecer no quarto dia, como é que nós estamos dizendo que no primeiro, segundo e terceiro dia eles são literais? Outra coisa a ser considerada, né, é a definição de dia.
A palavra hebraica "Y" significa dia, significa tempo, ano, uma divisão de tempo, dias, período de vida. Ela não é precisa, né? E nós olhamos para a Escritura e vemos períodos de tempo onde o dia não é preciso.
Por exemplo, no Salmo 90, no verso 4, nós temos uma declaração de algo que não é muito preciso, pelo menos na perspectiva da nossa contagem. O Salmo 90 diz assim: "Porque 1. 000 anos aos teus olhos são como o dia de ontem, que se foi, e como a vigília da noite.
" Por outro lado, em 2 Pedro 3:8, nós vemos a citação: "Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer" — outra versão diz ignorar — "que para o Senhor um dia é como 1. 000 anos e 1. 000 anos como um dia.
" Né, como detalhar que o dia da criação é exatamente o dia de 24 horas quando a própria Bíblia mostra períodos de tempo onde o dia não é específico? Uma outra questão que precisamos levar em conta não é só que nos primeiros três dias não tem como ser dias de 24 horas, mas também o sétimo, o último dos sete dias, também não. Porque a Bíblia diz que Deus descansou no sétimo dia e, quando a Bíblia diz que Deus descansou, nós precisamos pegar informações que a palavra de Deus apresenta sobre o descanso de Deus.
Por exemplo, em Hebreus capítulo 4, verso 3, a Bíblia diz: "Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: assim jurei na minha ira, não entrarão no meu descanso. " O que significa esse descanso? Deus dizendo que o meu descanso, ele continua.
E diz: "Embora certamente as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo", ele relaciona agora com as obras de Deus e ele diz: "Porque em certo lugar assim disse no tocante ao sétimo dia: ‘E descansou Deus no sétimo dia de todas as obras que fizeram’. " E, novamente, no mesmo lugar, "não entrarão no meu descanso". A Bíblia diz que no sétimo dia Deus para de trabalhar, entra no descanso e, posteriormente, muito tempo depois, ele continua falando do descanso como um dia e um ciclo que não terminou, né?
Então olhamos para as Escrituras e vemos a declaração de que resta, né, verso 9: "Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. " Essa palavra aqui, traduzida a repouso, é "sabatismo", está falando da observação do sábado, daquele descanso inicial de Deus e diz que esse descanso está nos aguardando e que nós vamos entrar no descanso porque os que creem entram no descanso. Então, se os primeiros três dias não são dias de 24 horas, se o sétimo dia não é um dia de 24 horas por causa da possibilidade de três entre os sete serem, nós vamos tentar simplesmente determinar com toda a clareza que são dias de 24 horas?
Simplesmente eu, particularmente, não consigo determinar isso. Então, quando a gente mexe nesse tipo de questionamento, aí vem um outro e o próximo tópico que eu quero abordar é uma pergunta: a evolução, em algum aspecto, alguma das suas teorias, alguma coisa disso pode estar presente na criação? Vamos começar pelo que não pode: a Bíblia diz que o homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança, ponto final.
Né, não existe a ideia e o conceito nas Escrituras de que o ser humano pode ter evoluído de animais, ponto final. Ele é criação de Deus, criado à imagem e semelhança de Deus, distinto de todos os animais sobre quem Deus lhe deu autoridade para governar. Mas a pergunta é: se os dias da criação não foram dias de 24 horas, o que isso deixa então de sugerir uma criação instantânea?
A pergunta a ser feita é: pode ter havido um processo na criação, embora a Bíblia afirme uma criação direta do homem, né, sem marchar para o evolucionismo, como mencionei, do ser humano? É possível que, no resto da criação, haja, né, alguma coisa que se encaixe nessas tentativas de explicação da ciência? Então eu gostaria que nós levássemos algumas questões em conta, né, quando voltamos lá em Gênesis.
Capítulo 1 O que é a primeira coisa que nós vemos aparecer na criação em Gênesis 1? Nós lemos: "No princípio criou Deus os céus e a terra. " A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo.
O Espírito de Deus pairava sobre as águas. Trevas, disse Deus, haja luz. Tudo começa com luz.
A pergunta é: que luz é essa? Outro dia, alguém me disse: "A luz do sol. " Falei: "Bom, até o terceiro dia não tem sol; o sol vai ser criado no quarto dia.
" Que luz é essa? Alguns, com um pouco de conhecimento científico, dizem: "Luz cósmica. " Eu digo: "Ok, o que pode ter gerado isso?
" E aí, de repente, eu vejo os cientistas tentando, de alguma forma, dizer que tudo começou com uma grande explosão, com o Big Bang. E a minha pergunta a essas pessoas é: mesmo se vocês estiverem certos, quem acendeu a faísca? Quem explodiu isso tudo?
Não há hipótese nenhuma, né? A ideia de imaginar um começo quando nada existe, onde tudo aconteça espontaneamente e gere ordem, né? Não há espaço na fé cristã para deixarmos de reconhecer o Deus Criador, ainda que ele possa ter usado processos de administração divina.
Sobretudo, é algo extraordinário. Eu me lembro de um exemplo que li em um determinado livro. A pessoa dizia: "Olha, se eu pegar aqui um monte de cadeiras e começar a jogá-las para trás, sem olhar, é impossível que elas caiam todas de pé; elas vão cair de qualquer forma.
" E mesmo se fosse possível caírem de pé, seria impossível que elas caíssem arrumadas no formato de um auditório, pronto para receber as pessoas para qualquer tipo de evento. Então, quando você olha para aquele auditório pronto, você diz: "É impossível que isso seja casualidade. " Né?
Precisa haver organização por trás disso e nós não podemos olhar para o mundo tão perfeitamente organizado e excluir quem o organizou. Então, ainda não estou dizendo que foi isso, ainda que haja uma hipótese levantada pela ciência de um Big Bang, de que tudo começou com uma explosão de luz. A pergunta é: a Bíblia está necessariamente contradizendo isso?
Não. O ponto a ser discutido não é o processo, o ponto a ser entendido é: quem é o Criador? Então, a pergunta a ser feita é: quem acendeu a faísca?
Quem que explodiu e quem que coordenou os resultados da explosão? De qualquer forma, nós temos um alicerce bíblico inquestionável: Deus é o Criador e nós vemos Deus trabalhando tudo aquilo que existia. É interessante que, no terceiro dia, a Bíblia não está afirmando, né, que Deus criou a terra seca; ela já existia.
"Criou Deus os céus e a terra, mas a Bíblia mostra que o Senhor acomodou aquela Terra já existente. " Nós olhamos a declaração e vemos o seguinte: "Disse Deus: haja um filamento no meio das águas, separação entre águas e águas. " Isso acontece no segundo dia.
Então, nós chegamos no verso 10: "Disse também Deus: ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar e apareça a porção seca. " A terra já estava criada, mas de alguma forma coberta sobre as águas, porque o verso 2 fala de águas sobre a terra e o Espírito pairando sobre as águas. Mas ele diz: "As águas vão para um lugar só e a porção da terra vai aparecer.
" Como é possível essa organização? Nós temos uma informação em Provérbios, no capítulo 8, que também não pode ser ignorada. A sabedoria está falando de forma personificada e ela diz assim: "O Senhor me possuía no início de sua obra.
" Provérbios 8, vou ler a partir do verso 22 e eu vou ler, na verdade, até o verso 30: "O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui estabelecida; desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci; e antes de haver fontes carregadas de águas.
Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. " Montes firmados antes de ter outeiros, ou seja, as elevações aparecem posteriormente. O verso 26 diz: "Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo.
" Muitos estão dizendo que lá atrás tudo começa com poeira cósmica. A Bíblia não está necessariamente contradizendo isso. Aliás, ela tem uma possibilidade: antes do princípio do pó do mundo.
O verso 27: "Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não transponham os seus limites; quando compondo os fundamentos da terra. " Eu olho para isso, fico imaginando essas camadas geológicas sendo formadas. O verso 30 diz: "Então, estava com ele, era seu arquiteto; dia após dia, eu era suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo.
" Quando Deus assentava os fundamentos, quando ele criava os outeiros, o solo foi trabalhado. Nós temos o entendimento de que as lavas, né, a movimentação dos vulcões do solo, gera uma organização que faz com que a água seja acomodada, montes se levantem. A pergunta é: a Bíblia está falando contra essas descobertas?
Não necessariamente, né? A vegetação não foi criada pronta. É um processo.
Em Gênesis, no capítulo 2, por exemplo, nós vemos dos versículos 4 a 6 uma declaração que não pode ser também ignorada no contexto da criação. A Bíblia diz: "Essa é a gênese dos céus e da terra quando foram criados. Quando o Senhor Deus os criou, não havia ainda nenhuma planta do campo na terra; pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado.
" Já tem terra, mas ainda não tem planta, né? E nós imaginamos que tudo apareceu pronto. A Bíblia diz: "Porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra e também não havia homem para lavrar o solo, mas uma neblina subia da terra.
" E regava toda a superfície do solo. Quando nós voltamos para aquelas declarações da escritura de como tudo foi feito, é interessante ver o princípio ativo da criação. Por exemplo, em Gênesis 1:20, nós vemos Deus dizendo: "Assim disse também Deus: povoas as águas de enxames de seres viventes, e voem as aves sobre a terra, sobre o firmamento dos céus.
" Quando eu olho para essa declaração, só povo, né? Nós precisamos reconhecer que a maioria das reações, aliás, a tradução brasileira, né? Elas dizem o seguinte: "Produzam as águas enxames de seres viventes.
" Há uma diferença entre você simplesmente, né, dizer "apareça na água" e Deus dizer "Produza a água, né, multiplique a água, os seres viventes. " Uma coisa é você dizer: "A água é o berço, é o lugar de reprodução. " A outra é você dizer: "É o princípio ativo da criação.
" E a ciência hoje diz que a vida se originou na água. Quando eu olho, por exemplo, para a declaração de Gênesis, capítulo 1, verso 24, o texto diz: "E disse também Deus: Produza a terra seres viventes conforme a sua espécie. " É interessante que aqui Deus não está dizendo "Produza na", Ele diz "Produza a terra.
" A terra é o princípio ativo da criação. Então, nós temos a possibilidade de que muitas declarações são feitas e não estou aqui a divulgá-las, né, que tudo se deu exatamente da forma como a Teoria da Evolução diz, a exceção do homem. Não, isso que eu estou dizendo; eu só estou dizendo que nós temos brigado por algumas coisas que talvez não tenhamos autoridade, base bíblica, para brigar contra a ciência.
A nossa tentativa, né, em nome da fé, não é explicar os processos e eu não estou preocupado em tentar explicar o processo que a Bíblia não decidiu explicar. Mas eu não preciso gastar tempo e energia brigando com quem quer falar de um processo quando, justamente, não só a Bíblia não detalha como foi o processo, mas deixa espaços e aberturas para que a gente entenda que Deus pode, sim, ter criado a terra não em sete dias de 24 horas. Outro dia, alguém falou para mim: "Você acha que Deus não podia?
" Eu falei: "Não, eu acho que se Ele não fez em 24 horas é porque Ele não queria. " São coisas completamente distintas. Nós precisamos entender que Deus não estava com pressa nenhuma, né?
Nós estamos falando de um Deus que não tem começo, que não tem fim. Porque simplesmente olharmos para algo e não conseguimos admitir algo que a Bíblia não fala com clareza. O fato é que, se a palavra de Deus garantisse foram dias de 24 horas, eu sustentaria isso com toda a convicção, porque Deus podia ter criado em 7.
000 segundos, né? O poder d’Ele é incomparável; Ele podia ter criado tudo instantaneamente num estalar de dedos. Não estamos falando sobre o poder de Deus, estamos falando sobre Deus querer e gerenciar, né?
Agora, a ênfase bíblica exalta Deus como Criador e põe o homem como coroa da criação, criado à semelhança de Deus. Deus o formou com as suas mãos; Deus soprou nele. Portanto, não há a menor hipótese de tentar relacionar o homem a um processo evolutivo.
Mas pode ser que durante algum tempo Deus tenha permitido que a formação da Terra tenha acontecido em longos processos e que talvez até a dos animais, né? Embora não possamos garantir que foi assim, também não podemos garantir que não foi. O que temos certeza é que Deus é o Criador.
Se veio, começou tudo com a faísca, Ele acendeu, Ele gerenciou, deu ordem a todas as coisas, Ele atribui toda a criação a Si. E isso, para quem crê nas escrituras, não pode ser discutido. O homem é parte de um processo de criação direta de Deus.
Se houver possibilidade de que haja um processo nas outras coisas, isso não contradiz a nossa fé, não deixa de ter Deus como Criador, não deixa de tê-lo no controle. Esse tipo de entendimento eu espero que nos ajude a pensar na forma como lemos a Bíblia. Não deixamos de crer nas declarações absolutas: Deus é o Criador e ponto final.
O homem não está envolvido em processo evolutivo, mas pode nos deixar abertos a, talvez, por meio da ciência, descobrir aos poucos processos que nunca haviam sido revelados antes. Então, eu espero, com isso, te ajudar a pensar muito mais do que só determinar detalhes, mas nos parâmetros básicos da nossa fé. Deus é o Criador, o ser humano é produto da criação e não evolução.
E, nesse nível, não se admite nada diferente disso. A maneira como Deus criou, gerenciou e organizou tudo, não temos detalhes, mas damos a Ele o reconhecimento de ser o Criador. E não só o Criador, mas o sustentador de todas as coisas, que não permite que a criação se torne um caos.
A Ele, o Deus Criador, toda a glória.
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