Crise multifacetada, com Luiz Gonzaga Belluzzo

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Instituto de Economia da Unicamp
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para começar a fazer a sua exposição depois se for possível a gente abre para fazer uma discussão debate aqui tá é uma é um pouco de ousadia do economista querer discutir o livro dois livros um de um filósofo requintado Como é o Berardi né e outro livro que fala da grande regressão no fundo ele tá falando das transformações que ocorreram na sociedade e na economia na economia na sociedade capitalistas a partir digamos dos anos 80 chama grande regressão porque nós estamos observando aí né um período digamos dos anos 80 para frente de sucessão de crises
estamos observando mais uma agora uma crise bancária e não é por acaso Na verdade é um é um processo que se repete né Porque as crises elas são diferentes mas ao mesmo tempo são iguais né Elas são iguais porém são diferentes na forma de aparecer mas os fundamentos delas são em geral os mesmos né isso a partir do dos anos 80 Quando se inicia essa caminhada em que você combina né uma abertura e liberalização financeira com Digamos um avanço tecnológico que afetos mercados de trabalho e a sociedade e a sociabilidade mais do que a sociedade
que afeta os indivíduos E é disso que o beirada cuida não é o grato vocês sabem que ele foi um filósofo que observou que Participou daquele operaísmo italiano dos anos 70 né E começo dos 80 né então ele tinha Aquela aquele apelo aquela concepção da da na verdade libertação dos trabalhadores do dos pesares do trabalho do trabalho assalariado né e ele mais tarde foi observando essas foi um dos poucos que conseguiu observar essas transformações que eu chamo não são transformações apenas econômicas elas são transformações de sociabilidade né ou seja sociabilidade atendida com uma relação entre
os indivíduos nessa sociabilidade essa forma eu tô tratando já foi observada pelo teu Adorador no por exemplo pelo mar por carne né quando eles tratam do das questões relativas ao capitalismo avançado né e as suas desdobramentos existem muito influência sobre o berard É que na verdade você conforma um outro tipo de individualidade que é considerado um exemplo de digamos de um narcisismo dos ressentidos né quer dizer você na no impulso de de empurrar o individualismo para frente você acaba destruindo o indivíduo que ele acaba se tornando ressentido revoltado contra suas condições de vida porque ele
ensinaram sobretudo que ele ia ser bem sucedido se ele seguisse esses valores né na verdade essa essa decepção com a realização daquilo que ele julgava ser o mais desejável né como eles não consegue realizar se torna ressentido nós estamos observando hoje a multiplicação desses egos né maltratados para usar uma expressão frediana desses ervas maltratados né que na verdade se reduzem esse refugiam Em certas crenças não é certas crenças que os que os conduz numa direção assim como por exemplo o motorista que eu encontrei outro dia conversando com ele e ele me dizia que o Lula
tinha morrido que ele tinha certeza que o Lula tinha morrido Lula morreu etc foi Você tem certeza falei tem eu tenho prova ele falou Falei não diga que você tem prova então isso é um exemplo terrível terrível de uma figura humana que tá totalmente destroçada pelos laços de sociabilidade que você tem hoje e nós observamos isso de uma maneira muito difundida né na sociedade por isso que eu tô falando numa crise que não pode ser reduzida apenas a sua dimensão Econômica é claro que essa dimensão Econômica conjugada com as dimensões de sociabilidade e psicológicas né
o psico como se diz por aí elas acabam criando o ambiente muito difícil de se administrar né porque digamos A Revolta que surge desse dessas situações de vida ela acaba transformando o indivíduo como diz o Adorno não é ela não é suscetível do da argumentação racional se você não há como argumentar você vai argumentar ela na verdade se refugia na sua na sua crença né vocês vejam eu não quero eu não gostaria de falar disso mas vou ter que falar né eu tava escrevendo hoje um artigo sobre o o Papa Francisco escrevi para Carta Capital
tive que escrever sobre o Papa Francisco e eu digo lá que nas suas transformações e evoluções o cristianismo sofreu vários traumas né E ao mesmo tempo apresentou assim recuperações interessantes né digamos da idade média para cá eu não quero quero simplificar mas depois de um período de digamos escurecimento de muito poder da Igreja Católica surge uma figura como João 23 por exemplo né quer dizer a Igreja Católica tem esse dom se a minha opinião né Vocês podem contestar esse dom de retomar a questão original do cristianismo que a Encarnação né a Encarnação tem um significado
humano muito especial você desculpa tá falando disso mas eu preciso falar porque isso tem a ver com a religiosidade que é uma coisa muito importante tão importante que o nosso habermas reescreveu uma história da filosofia falando da das formas como se relacionaram a filosofia e a religião ao longo do séculos né ele escreveu em dois volumes né e é muito interessante ler esse texto ainda que tem a gente que tem a restrições um pouco ao habermas né Tem gente que diz que ele escapou um pouco de olhar a estrutura da economia de uma maneira adequada
Mas enfim de qualquer maneira voltando a questão do da Igreja Católica o nosso Papa Francisco tá completando 10 anos de pontificado ele chegou em 14 de março de 2013 com a renúncia né do outro Papa que acabou de morrer mas eu tô dando esse exemplo porque as transformações da vida vão também afetando a religiosidade e eu que chama atenção porque uma das marcas né Eu li hoje uma matéria em um desses sites aí eu não me lembro qual foi em que os pentecostagens e os Evangelhos são acusados de totalitários de quererem na verdade impor certas
coisas aos seus fiéis né são Não é bem assim na verdade é que é uma uma concepção muito digamos defensiva da religião no sentido de que você não tem liberdade inclusive para interpretar os textos para olhar o significado do da trajetória por exemplo né de Cristo quem quem lê aquele a Sermão da Montanha certo você já leram O Sermão da Montanha que ele é o Sermão da Montanha sabe que aquilo é um salto é para sair fora das tragédias e imposições do mundo antigo do mundo greco-romano né em que as mulheres por exemplo massacradas maltratada
né em que na verdade a escravidão presidia a vida de inclusive dos indivíduos Livres né então o Sermão da Montanha é maravilhoso né uma coisa que a gente devia ler para todo mundo mas eu tô usando esse exemplo porque né Nós estamos observando essa divisão de Visões Se você pegar o Papa João 23 depois o Paulo Sexto e pegar agora o Francisco vocês vão ver que eles têm uma visão da do significado da Encarnação eu quero chamar atenção nisso né porque porque a Encarnação significa que Deus se dispôs a conviver com os humanos e a
sofrer com os humanos e a viver as vicissitudes da vida humana é um significado muito profundo que às vezes as pessoas passam batidas né Tem um teólogo Chamado rans Kung que tem um texto maravilhoso sobre de encanation of God quem tiver curiosidade pode procurar esse texto é muito bonito porque ele começa usando Hegel que escreveu uma vida de Jesus essas pessoas a gente sabe que rendeu começou escrevendo uma vida de Jesus quando ele era jovem né e depois ele avançou para apresentar a filosofia que eles chamam de Idealista que é mentira né filosofia do Universal
e do particular do abstrato do concreto né E o pessoal fica falando idealismo que é inadequado Mas voltando então a nossas questões atuais o fato é que essa crise que nós estamos assistindo é uma crise muito profunda porque as transformações do capitalismo foram dita ordem que elas produziram uma alteração um terremoto na vida das pessoas a começar pelo mercado de trabalho né quer dizer nós estamos acostumados a olhar o mercado de trabalho darei sabe disso a magra também mercado de trabalho como o mercado de trabalho em que as pessoas eram contratadas com uma formalmente uma
carteira assinada né hoje em dia eu tava lendo agora um artigo de um analista né eles estão dizendo que os empresários os patrões não querem nem mesmo fazer o contrato intermitente não é que ele nem mesmo fazer o contrato intermitente ou seja como diz o bicho be eles querem comprar pacotes de tempo não querem comprar o trabalhador quero encontrar pacotes de tempo olha só que essa afirmação tem uma profundidade enorme enorme por quê Porque ele está dizendo que você na verdade fez a abstração absoluta completa da pessoa humana que presta aquele serviço ela virou um
pacote de tempo virou um pacote de tempo então por que que eu tô mencionando essa palavra abstração porque é isso que as relações monetárias financeiras capitalistas fazem com as pessoas elas fazem abstração da sua condição de vida concreta você Bárbara você Marcelo né Vocês só existem como coágulos monetários viu Cristiane você faz isso Como o teatro monetário Viu André você também que tá aí e o Anjo então vocês não têm existência Como Bárbara Marcelo Cristiane vocês só existem socialmente se vocês tiverem alguma presença monetária vocês são com agros monetários Isso não é um problema individual
é um problema sistêmico não é que nós estamos eu fico impressionado muito impressionado com a tropelias digamos intelectuais da Visão econômica e social convencional porque eles tratam as pessoas como se elas fossem protagonistas das suas vidas e elas não são porque o sistema social é que é o chefe da banda ele aqui no seu movimento ele vai transformando as coisas e empurrando as pessoas para uma determinada situação de vida né então é muito importante nós observarmos por exemplo que acontece com as plataformas plataformas digitais eu tô me referindo não só a questão mais do que
mais do que Oi Marcelo boa noite tudo bem as plataformas eu estou falando por exemplo dos entregadores de comida e dos motoristas de Uber né sobretudo eu até recebi um pedido de uma das plataformas para fazer uma análise da situação dos trabalhadores deles situação de vida né proteção social etc caso de acidente que porque é o seguinte a dificuldade Aí como eu tenho conversado com outros sindicalistas também a dificuldade aí é que ele se entendem olha ele se entendem como empreendedores de si mesmos tô falando que é uma dificuldade porque eles consideram que isso é
uma forma de liberdade que eles têm e é parcialmente verdadeiro só que profundamente é mentiroso então eles na verdade estão totalmente controlados pelo pelas condições impostas pela plataforma mas como eles Na verdade são convocados de vez em quando pelos próprios clientes para prestar o serviço né só que Eles prestam serviço mas estão subordinados da plataforma então nós estamos assistindo uma outra forma de controle dominação que é muito mais Sutil que não é tão Clara porque o trabalhador assalariado ele ia na fábrica ia na empresa prestava lá o serviço recebi o salário né agora não ele
acha que ele mesmo cria sua própria renda pelo trabalho que ele faz então isso é típico de uma situação de empreendedorismo né então mas na verdade o sistema de dominação se aperfeiçoou porque conseguiu inclusive dominar ou a concepção a personalidade do Trabalhador conseguiu convencê-lo de que ele é livre quando na verdade ele é outra subordinado ao funcionamento da plataforma mas essa ilusão por acaso é uma coisa desprezível não é desprezível isso é a forma como ele se veem que eles precisam se ver a forma que eles precisam se ver tem a necessidade de se ver
assim porque aí ele justificam todo todas as licitudes que eles atravessam na vida né então eles têm que dizer não na verdade o meu eu tive um motorista durante um certo tempo depois que eu tive que fazer a minha cirurgia de coração aqui né seu Wagner que trabalhou comigo um tempão aí um dia ele quis fazer fazer Uber né Foi fazer Uber foi fazer Uber e acha que tá tudo ótimo e tal só que o rendimento dele é um rendimento precário né não é satisfatório mas ele tá lá teve até um percalço agora recentemente um
infarto né mas eu ajudei a encaminhar a questão mas ele se acha se insatisfeito apesar do esforço que ele trabalham na verdade um tempão durante o dia 12 15 horas por dia então quando a gente discute essas questões né Nós temos que ampliar o leque de observação não dá para você ficar apenas na dimensão digamos economicista puramente econômico e nessa dimensão puramente Econômica nós temos também que ampliar o leque e olhar o que tá acontecendo de uma perspectiva mais mais Ampla né que eu quero dizer com isso é que nós nos habituamos aí na UNICAMP
né a tratar esse sistema o capitalismo de uma maneira Global sempre Tratado de uma maneira Global né a respeito da gente ter escrito coisas a respeito do desenvolvimento brasileiro etc mas sempre de uma perspectiva da Integração da economia brasileira no âmbito Global né porque eu sempre brinco que o Brasil parece que não está no planeta netuno né O Brasil está no planeta Terra então nós temos que levar em consideração em que condições do Brasil está no planeta terra né então se você vai observar trajetória da economia brasileira digamos você pode pegar dos anos 30 para
frente dos anos 50 né Depois da colônia e mesmo do império né você vai olhando que é um momento de grande transformação e impressionante sobretudo no pós-guerra o Brasil o Brasil se transformou na economia industrializada entre as economias ditas hoje chamadas de emergente naquela época chamada em desenvolvimento Brasil teve um avanço da indústria no estado da arte não tô falando uma indústria qualquer um estado da arte Estavam todos os setores aqui isso no final do 70 né uma indústria articulada integrada etc que tinha uma participação no PIB de 34% ser considerado a indústria extrativa só
a indústria de transformação era 28% do PIB hoje nós temos 10 hoje nós temos 10 então todo mais industrialização brasileira etc foi mas essa desindustrialização ela ocorre no momento isso é muito importante a gente saber no momento em que a economia mundial estava encaminhando trajetórias de industrialização para outro continente na verdade um país chamado China sejam às vezes eu queria contar para vocês que os chineses de 1980 79 80 eles tiveram aqui para conversar com os brasileiros sobre a trajetória brasileira no período de industrialização Eles vieram conhecer vieram saber como é que o Brasil tinha
chegado aquele momento isso está escrito no livro de uma economista chamada Isabelle Weber que tem um livro sobre a transição chinesa fazendo a distinção da transição chinesa em relação a transição russa né que na verdade a transição russa foi um desastre desastre porque eles tentaram passar rapidamente numa economia de comando como economia de mercado e virou Na verdade uma economia dos ricaços russos que eram do Estado enfim do Partido Comunista lá que se de tudo enquanto os chineses fizeram uma coisa sistêmica inspirados é muito inspirados na experiência brasileira quando eu falo inspirados na esperança brasileira
eu falo na construção institucional que o Brasil da qual o Brasil se Valeu para industrializar e essa construção institucional fazia articulação entre desculpe entre estado e setor privado eu vou dar um exemplo no máximo disso foi o governo Juscelino Kubitschek Ele criou os grupos executivos os grupos executivos setoriais eles na verdade planejavam eram empresários juntamente com funcionário do estado sobretudo do BNDES que eu discutindo as formas que você tinha que mover que adquirir que promover para avançar no processo de industrialização tanto que o Brasil chegou a esse sucesso retumbante se comparado a Argentina ficou lá
para Desculpa falar isso Argentina ficou lá para trás né e o Brasil na verdade ficou com uma estrutura Industrial muito parecida digamos com a Francesa não era muito diferente né E nós temos portanto essa isso foi feito tudo com grau razoável de protecionismo por um lado e por outro lado de recepção do Capital estrangeiro então eles diziam a economia brasileira é fechada Como assim a economia brasileira tinha todas as indústrias de todas as origens aqui né não é só na automobilística né dos de bens de Capital etc tinha todo mundo aqui né então isso infelizmente
começa a sofrer um desgaste um ataque a partir da crise externa porque a gente precisa ter Claro o seguinte no mesmo movimento que você foi trazendo as indústrias para cá o depois do choque do petróleo como você abriu financeiramente os países o Brasil fez um financiamento externo assim parrudos quando eu falo o número hoje todo mundo rifa Mas é só isso aí mas naquele tempo valia muito era 69 Bilhões de Dólares era dívida externa brasileira né Toda para financiar aquele desenvolvimento do final dos anos 70 e começo dos 80 nesse mesmo momento eu tô dizendo
a China estava se movendo né quando ocorre a crise da vida externa a China já estava se movendo para receber um grosso do investimento estrangeiro que eu vou mencionar uma coisa aqui que parece que não tem importância mas tem porque ocorreu a crise da vida externa no Brasil ocorreu porque no período dos anos 73 para frente você teve a crise do primeiro choque do petróleo e o teve o segundo e 79 isso elevou a inflação muito parecido com o momento que nós estamos vivendo elevou a inflação em todos os países da Inglaterra teve 25 20%
ao ano de inflação a Itália teve quase 27 e os Estados Unidos teve 13 isso tudo é decorrente do choque do petróleo e dos movimentos internos de preços do sistema de preços que são movidos por isso né Muito bem no caso do Brasil né esse choque no caso dos Estados Unidos eles choque de preço produziu o quê produziu uma saída da empresa americana com dólar super valorizado dólar super valorizada saída da empresa americana para os receptores asiáticos sobretudo Platina que tinha aberto os seus as suas zonas de recepção de empresas estrangeiros eles criaram várias né
então esse movimento na verdade ocorre no momento que o Brasil estava sofrendo choque do petróleo isso durou quanto tempo quanto tempo durar os efeitos do choque do petróleo durar um pelo menos 14 anos quer dizer foi de 1979 80 até 1994 certo então foi um período longo nós tivemos hiper inflação tivemos na verdade perda de competitividade da indústria e aí que tivemos o 94 tivemos o plano real né tivemos o plano real e aí é muito difícil a gente explicar e as pessoas aceitarem que o plano real foi muito eficiente no combate à inflação porque
na verdade eles ancoraram que nem eles nem Às vezes o André era Resende aceita essa explicação Mas foi o que eles fizeram de ancorar nós temos 40 mil de reservas porque que nós acumulamos 40 vida de reserva porque você tem uma crise em 1990 encontrou-se comigo no aeroporto e me disse nessa época olha professor ele falou comigo essa crise dos anos 90 foi a maior crise depois de 29 não era verdade mas foi uma crise europeia e americana que fez com que Os Capitais se movesse em direção ao Brasil para aproveitar o que tudo que
tava barato tava tudo barato por causa da desvalorização continuada da do dólar da moeda brasileira do Cruzeiro etc então eles eram para cá para na verdade comprar as coisas baratas né quando foi feita a desvalorização a ancoragem em 1994 né O que aconteceu foi que para segurar A Âncora que é isso a gente precisa entender que economia é uma área de ciência Mara de conhecimento delicada porque se tem que saber que às vezes uma coisa é uma coisa e a mesma coisa é outra coisa então acontece que quando você subiu a taxa de juros e
valorizou o câmbio para manter a inflação baixa né Não sei se se lembram você alguns de vocês não se lembra acho que nasceram depois né mas se nasceram depois Mas vocês devem vocês devem se lembrar não eu posso lembrar que a taxa de câmbio chegou a 083 por 0,83 cruzeiros por dólar lembra disso 083 por dólar e a taxa média de juros entre 94 e 99 e 98 na verdade taxa média de juros foi 22% a taxa SELIC real real descontado da inflação aí o que que vocês querem que aconteça dando valorizardíssimo e taxa de
juros alta você começa a destruir a sua indústria porque ela perde competitividade que o câmbio valorizado e também pede capacidade de crescimento com a taxa de juros né quando a gente fala isso o pessoal fica nervoso mas não é que eu tô querendo ser aborrecido eu tô observando tal como uma coisa ocorreu E aí começa a desindustrialização brasileira no mesmo momento e aí a partir dos 90 então A Escalada chinesa é uma coisa impressionante Hoje eu tava vendo um gráfico que o Paulo gala me mandou você sabe que é para alugar né a economia ele
me mandou o gráfico eu já sabia a China ela começa com a participação da indústria no PIB muito pequena mas Sobretudo com uma participação da indústria na manufatura Global desprezível era inferior do Brasil isso tô falando no começo dos anos 80 Hoje em dia a participação da produção manufatureira chinesa na produção manufatureira global é da ordem de 34% ela é superior a participação da União Europeia como um todo e dos Estados Unidos né então isso foi uma transformação que na verdade nos afetou muito então quando o pessoal fala em industrialização nós vamos ter muito claro
que as dificuldades vão ser muito grandes muito grandes porque primeiro você não vai repetir a indústria tal como ela existia nos anos 50 e até mesmo até os anos 80 porque você teve duas duas revoluções tecnológicas importantes que robotização a transformação dos mercados de trabalho e todas essas mudanças que ocorreram de maneira acentuada né Então essa nova Revolução Industrial o Brasil vai ter que se valer de uma coisa da qual ele nunca se Valeu que foi a apropriação da das criações tecnológicas que ocorre tem que ter uma por exemplo muito importante na área de semicondutores
se você não fizer isso você não consegue a industrializar nada veja só que a briga hoje China Estados Unidos Estados Unidos China em torno sobretudo sendo condutores que que os americanos querem pedir querem impedir que os chineses avançam só que isso não vai dar certo na minha opinião né sinto muito porque se quem vai achar Zen por exemplo que é uma cidade que tinha 30 mil habitantes a 50 anos atrás e hoje tem 16 milhões você vai achar Zen você vai olhar que tá tudo articulado lá foi uma construção impressionante Então nós vamos ter que
entrar nesse inclusive né Nós vamos ter que fazer uma combinação uma cooperação com eles né para que a gente possa passar produzir internamente essas coisas aqui é uma negociação eu não sei se vocês viram que eles produziram uma uma aproximação entre a Arábia Saudita e o Irã vocês perceberam isso que eles fizeram Eles são muito assim não é que eles não cobrem nada que eles não são bonzinhos Mas ele tem interesse ampliar o espaço internacional deles Então esse é uma oportunidade que o Brasil tem mas isso sem desprezar a capacidade interna de mover essas coisas
que nós temos recursos e nesse caso quais são os recursos sobretudo os recursos na área de ciência e tecnologia que o Brasil tem o Brasil tem universidades de alta qualidade tem setores tecnológicos de pesquisa tecnológica que pode avançar muito bem mas é preciso ter uma política muito bem dirigida para isso muito bem dirigida é muito concatenada e vai ter que ter participação no investimento público agora o que que me falando na crise multifacetada que me preocupa que me preocupa é as resistência hoje não sei se vocês viram uma pesquisa da quest vocês viram a pesquisa
da quest que faz uma avaliação do mercado financeiro em relação ao governo Lula e ela tem uma percentual de 90% de rejeição certo 90% de rejeição do mercado financeiro por que que eles rejeitam Por que que eles rejeitam porque na verdade eles são Ultra conservadores eles não podem admitir que o Metalúrgico seja Presidente da República Apesar deles serem gente eu diria culturalmente desqualificada eu conheço muitos deles eles têm crenças também eles acreditam que os mercados são eficientes no sentido de Eugênio fama os mercados financeiros são eficientes você acha que alguém pode acreditar na ideia de
eficiência ou sempre que os mercados ao receber as informações Eles produzem os melhores resultados possíveis uma sucessão de crises financeiras como essa que tá nós estamos observando agora né isso passa na cara deles mas eles não querem aceitar porque a gente tem que se dar conta de que as concepções e as ideias são muito importantes na formação das realidades né Isso já explicou né que você o real não fala com você você fala com ele você pergunta faz perguntas ao seu ambiente de vida né e dependendo das perguntas que você faz você recebe certas respostas
você fizer as perguntas erradas a realidade te responde errado né Isso é uma das questões relativas ao empirismo eu tava vendo hoje um livro A um Redbook história economia histórica e esse handbook tirando um artigo muito interessante de um alemão chamado Richard Werner os outros todos tentam na verdade explicar momentos históricos através de regressões econométricas é uma tragédia porque não sai uma ideia que preste não é que você não devo usar a matemática ou a estatística tem que usar Porém tem que saber que você ela não vai te se você faz uma regressão assim simplórias
e simples você não vai entender nada o que aconteceu você vai na verdade sufocar que a história pode te ensinar né E esse autor esse inverno ele ele fala Exatamente isso eu tô participando desse livro mas eu não concordo com nada do que Caia do resto que tá aí né então o que tá acontecendo também no caso da economia agora com pouco menos de intensidade é o fato de que você tende a chamar de comprovação empírica aquilo que na verdade é uma simplificação teórica e conceitual e se você não tiver se você quiser adquirir certezas
é melhor você se dedicar outra coisa Vai ser Pentecostal vai né mas não se meta discutir economia porque você tem que ter dúvida você tem que questionar aquilo que você sabe né questionar aquilo que você pensava que sabe né se você não fizer isso não vai mas o que eu quero dizer é o seguinte que eu tô tentando mostrar a vocês que essa transformação do capitalismo dos anos 80 para cá ela foi muito Ampla né ela atingiu todos os níveis da vida humana todos os níveis da vida humana inclusive é subjetividade subjetividades que foram transformadas
né Eu recomendo que vocês se vocês tiverem tempo leem um livro da Elizabeth rudnesco que é uma psicanalista francesa de origem escreveu um livro chamado o eu absoluto né que vale a pena ler né porque ela faz uma análise Inclusive das das tendências das tendências digamos identificaristas hereditárias né que o mundo Está apresentando ela ela como mulher faz uma análise muito bem feita né de como certas vezes isso né acaba separando digamos a essa questão identitária das outras condições sociais que estão envolvidas na vida humana né você produz um absolutamente necessário né Essa questão da
da posição da mulher da desvantagem que a mulher tem no mundo corporativo e no mundo em geral quem conhece bem o Brasil sabe que isso aqui é terrível né assim como a questão sobre toda a questão racial Então não precisa nem dizer basta um exemplo repetido das ocorrências terríveis como por exemplo essa do Rio Grande do Sul né Essa lá de onde era mesmo de Bento Gonçalves Gonçalves e agora na fronteira também mas isso tá tá entranhada na visão dos brasileiros não é só no Rio Grande do Sul não se você conversar com um rico
semi rico Paulista ele vai revelar que ele tem também essa essa rejeição né como eu vivi isso de uma certa forma não numa tal intensidade mas como eu sou de 42 Então nesse momento até o começo dos 50 até depois você tinha uma grande rejeição para os italianinhos né que era um Imigrantes Meu pai fez três concursos para Juiz só no terceiro que houve uma intervenção da minha avó que era quatrocentona foi lá para o governador e obrigou o governador a nomear meu pai né você vê como ele se tratam né ele se tratam assim
são eles com eles né Então essa essa coisa tá muito entranhada na sociedade brasileira é muito entranhada na sociedade brasileira e isso na verdade tem que ser tratado na minha opinião do ponto de vista da autonomia do indivíduo seja ele qual for né autonomia do indivíduo Esse é o grande projeto da do Iluminismo né projeto do Iluminismo que nós não conseguimos realizar né eu tava outro dia relendo um livro de um dos pensadores racistas do século XIX né que ele fala sobre a diferença das raças eu tô até com o livro aqui é incrível que
a minha rejeição é tanta que eu esqueço o nome dele mas ele é um autor que a gente deveria ler para compreender da onde vem essa questão do racismo vem da escravidão extremamente ligada ao avanço da escravidão no século 19 porque você tinha escravidão nos Estados Unidos de escravidão no Brasil quase toda América Latina né e Os argentinos dizem que nunca tiveram mas é mentira tiveram assim né então eu vou ler para vocês aqui o nome dele Porque é importante eles não sei porque eu esqueço o nome mas ele na verdade faz uma análise da
eugênica das pessoas é o eugenismo e o eugenismo teve um papel muito importante na Inglaterra que pouca gente sabe né tô querendo sabe que teve um papel importantíssimo na Inglaterra porque se sabiam que John Locke que era um liberal ele tinha a participação numa empresa de navegação que transportava escravos para a América que que vocês acham legal né não Liberal escravocrata ele tinha participação nessa empresa que transportava escravo Então a gente tem que olhar isso do ponto de vista Com perdão da palavra sociológico e social porque se não é problema das pessoas esse Fulano Assista
esse não o racismo é como agora o pessoal diz é estrutural que quer dizer estrutural estrutural quer dizer na verdade que tá composto dentro das estruturas da sociedade eu queria lembrar que o nome do nosso amigo Deus do céu minutinho só vou ver se eu acho memória de eu tenho uma memória todo mundo diz muito boa mas tá ficando velho você vai esquecendo é um ensaio sobre a desigualdade das raças humanas certo se você ensaio sobre a desigualdade das raças humanas o autor é ar de gobinou Arthur de gobinou você já devem ter ouvido falar
do degominou não correram é imprescindível você ler isso que isso tá toda a essência do racismo europeu né ensaio sobre a desigualdade das raças humanas então ele disse que na verdade os negros são inferiores geneticamente inferiores é isso na verdade não sumiu das visões que nós temos hoje aí continua por aí certo Quer dizer a sociedade se transforma etc mas aqui no Brasil então uma coisa impressionante tem que voltar reler o degobinou para ver as origens dessa isso tem que mandar Magda mandou eu tenho em português meu marido eu tenho aqui em português acho que
é do é uma edição Portuguesa Portuguesa de Portugal bom meus amigos eu acho que eu já estamos nos estertores da partida para falar uma linguagem futebolística né E aí eu vou ficar as ordens de vocês para responder eventuais críticas e observações dúvidas críticas e observações obrigadíssimo Professor Veloso pela ótima disposição depois a gente agradece no final e a gente abre então para quem quiser fazer com pelos valor críticas observações questões né então questões isso é quem quiser quanto mais escreve o Rogério pediu eu vou só fazer uma questão daí o Marcelo também pediu né Queria
fazer uma questão de luz no livro do gás e a mulher a questão que se coloca nessa uma das manifestações dessa crise multipacetada é a questão das da emergência de uma nova direita populista no mundo que vai tomando certas formas o estado e vai eliminando a democracia inclusive na redução do papel do Judiciário Mas isso é uma Constância no livro principalmente como é que explica a eleição no Trap que era uma coisa não imaginava há 10 anos atrás né alguém fala tipo trump seria presidente dos Estados Unidos era uma coisa absolutamente fora da era considerado
fora de qualquer racionalidade mas aconteceu não falar que então aí tem vários autores que por buscam exatamente explicar isso é fenômeno também da Ascensão desses movimentos de direita populistas e de certa forma que não são mapando também a própria democracia Então queria lhe ouvir um pouquinho mais sobre essa dimensão dessa crise multifacetada esse campo um pouco da política aí né que é para nós também aqui no caso brasileiro tem a emergência do bolsonaro quando bolsonaro aparece a intenção de voto 2018 também ninguém acreditava que eu poderia ser presidente hoje mostrou uma eleição uma base social
muito considerado tem 58 milhões de voto né Eu queria que eu vi ele um pouquinho sobre isso Rogério depois mas passei [Música] eu acho que nós já tivemos na história recente episódios e fenômenos de processos semelhantes quando você tem uma volto a insistir na decepção narcísica que ocorre nas economias de mercado em que todos na verdade se acham merecedores etc mas na consecução da sua vida Eles não conseguem realizar isso você pode comparar com episódios como nazifascismo por exemplo a coisa do fascismo você teve a mesma o mesmo fenômeno de uma maneira muito mais intensa
do nazismo muito mais intensa mas como é que você vai admitir que um povo e quem é o nível cultural bastante elevado texto metido a um ditador a uma figura quase que grotesca como Hitler ou seja o desconforto era de tal ordem que você acaba se refugiando em alguma [Música] personagem que desempenha esse papel O problema não é o bolsonaro o problema é o bolsonarismo você tinha um bolsonarismo embutido aí e aí na verdade o bolsonarismo encontrou o seu representante encontrou o bolsonaro como seu eleito digamos assim e se você for observar bem as os
comportamentos as falas etc dos das pessoas que invadiram invadiram assim como o Hitler mandou incendiar o hashtag para poder na verdade se confirmar se confirmado como chanceler da Alemanha né vai observar esses invasores aqui assim como Os Invasores do Capitólio eles todos na verdade tem uma rejeição As instituições democráticas e republicana que que eles estavam propondo você fechar o STF fechar o congresso é isso que eles estão propondo eles têm desconforto com as instituições republicanas né então eles acham que tá atrapalhando e vejam mais o que aconteceu de muito grave que a gente não às
vezes não discute é o fato de que a família bolsonaro e os seus próximos eles trataram o estado como se fosse uma coisa privada como se fosse um feudo deles não tinha nenhum sentido de nenhum caráter público comportamento deles eles se comportaram como se fosse deles isso não tá Expresso apenas nessa questão da joias que isso é só culminância do que aconteceu mas eu não sei se você se lembra dali que ele numa não reunião do do ministério aquela famosa de abril de 2020 ele falou que ele precisava trazer a Polícia Federal para o lado
dele do lado dele para proteger ele falou claramente ele escondeu nada porque ele é família da família os amigos dele a família perseguidos etc etc então ele na verdade tem essa visão do Estado como se fosse uma propriedade dele aliás todos eles têm esse ponto de vista ao mesmo tempo que eles pedem e falam liberdade de expressão liberdade de opinião eles querem oprimir os outros essa que a regra é sempre a opressão dos outros Eu sempre me lembro e tento relembrar é o Thomas Hobbes né que ele viu a sociedade dos indivíduos na sua essência
que era a questão da do Grid and fear você ganância e medo é isso que relacionava os indivíduos ele tava olhando a guerra inglesa guerra civil inglesa e ele falou olha para conter Isso você precisa construir instituições é isso O Leviatã é isso estado na verdade é domesticando essas duas esses dois impulsos né e eu tenho uma impressão que eu preciso aprofundar que as redes sociais elas estabeleceram essa igreja pela sua forma de funcionamento o dele está balançando a cabeça positivamente eles restabeleceram esse essa forma de compressão do outro né você tá sempre agressivo você
tá sempre querendo impor a outros seu ponto de vista né você olha só o narcisismo de baixa octanagem você pega e filma a sua comida para mostrar para o outro que você tá comendo que o negócio que não tem pé nem cabeça e todas as relações ali são de agressividade etc de Visões curtas e curtas da das questões né você tá degradando a cultura ocidental de uma maneira assim impressionante é uma degradação porque o sujeito eu vejo mesmo na carta capital da qual eu sou sócio né eu vejo o seguinte assim você entra no site
e tem lá leitura 5 minutos outro tem leitura 6 minutos leitura 3 minutos meu velho isso aí não vai dar certo Desculpa mas isso sinto muito mas não vai dar certo você desenvolve assim uma ecolatria sem fundamento e as pessoas começam a ser apresentar eu vejo mesmo nos grupos ao qual pertence certo não vou dizer o nome dos grupos mas mostra o seguinte tem um coeficiente ali de egotismo né na manifestação das pessoas elas não trocam opiniões né Elas disputam opiniões né não troca não é uma troca de elas disputam a opinião Então não vamos
subestimar porque sempre a gente tende a concentrar no no indivíduo nas pessoas essas questões a gente esse a gente tem que olhar do ponto de vista sistêmico como é que isso está funcionando como um sistema de informações que degrada a vida individual a vida coletiva também é isso obrigado professor [Música]
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