O QUE É QUEER? - AULA COM REFERENCIAL TEÓRICO

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Diversidade Nerd | Chris Gonzatti
Queer, o quê? O que é queer? Queer é uma identidade? Queer não serve para se referenciar a LGBTs? Qu...
Video Transcript:
a rir o que o que é criar uma identidade com ele não serve para se referenciar lgbts que irão ter um colonizado e aplico excluir sim toda vez que eu uso a expressão que ir em alguma publicação surgem esses comentários e perguntas por isso o vídeo de hoje é um aulão sobre o que é afinal de contas que ir lá [Música] a obra cá bonita Olá nerds lado colorido da força esse é mais um vídeo da diversidade nerd antes de começar para lembrar vocês de assinar o canal ativar o Sininho deixar o like e um
comentário aqui contando que você achou do conteúdo se tu tem dúvidas e eu também quero te convidar para seguir a diversidade nerd lá no Instagram em arroba diversidade de nerd underline tudo isso é muito importante para visibilizar o trabalho que vem sendo feito aqui e ajudar lado colorido da força para quem não me conhece meu nome é Cristian gonzatti eu sou mestre e doutorando em ciências da comunicação E eu criei a diversidade nerd para ser uma plataforma de popularização de discussões sobre gênero sexualidade e cultura pop e para dar mais visibilidade à conteúdos científicos e
esse tema foi nessa trajetória como pesquisador que eu me deparei com os estudos que ir a minha dissertação de Mestrado tem o seguinte título A senhora foi informática mesmo sentidos curtos nas redes digitais do jornalismo pop e agora distribuidora mesmo josiah nela eu tava preocupado entender como os comentários importar jornalisticos de Cultura pop se relacionavam com questões de gênero e sexualidade Foi aí que entraram os estudos que ir como uma porte teórico para me ajudar nesse processo e muito do que eu vou compartilhar aqui vem desse percurso de estudo durante o mestrado seja piranha mas
não esqueça dos estudos seja uma piranha formada existem três uso de Kefir mais frequentes na sociedade O primeiro é que ir como uma identidade o segundo é kwid como guarda-chuva para identidades não heterossexuais e ou não se gêneros e o terceiro é que ir como movimento ativista e teórico eu vou passar pelos três nesse vídeo mas com maior enfoque na terceira que é onde eu tenho o maior propriedade para falar isso é que eu estudei esse tempo e vem estudando até hoje todas as referências utilizadas desse vídeo vão tá na descrição prontinhas para vocês usarem
um TCC e não tese matéria jornalística onde for e esse é o diferencial desse vídeo porque tem muito vídeo falando sobre concluir mas pouco vídeo com conteúdo científico aqui no YouTube cuido não acontece estadunidense era e ainda é usado em alguns contextos como mal pensam uma injusta a gente pode traduzir para o português Seria algo como chamar além de acorda na década de 1980 nos Estados Unidos surgiram grupos militantes que se auto intitulavam que ir ressignificando as ofensas esses grupos eles tinham como objetivo combater as políticas heteronormativos que colocavam modelo heterossexual como único modelo de
vida adequado EA heterossexualidade a si genialidade compulsória que a ideia de que todas as pessoas são naturalmente e natural ter muito problematizado né pelos estudos que ir e também para os estudos de gênero e sexualidade que as pessoas são naturalmente são heterossexuais esse gêneros esse combate é feito no contexto da epidemia do HIV Aids que não ganhava atenção do governo de direita do presidente Ronald Reagan lá nos Estados Unidos é um pouco diferente do que aconteceu aqui no contexto brasileiro que teve até uma certa aproximação entre o estado e os militantes Nesse contexto do HIV
era o caso do crime acham que estavam sendo denominar como que ir em vez de LGBT gay homossexual que significa Então esse termo que em Júlia e marcando uma posição existencial de não aderir às normas não quer dizer no entanto que uma política cuida ela não fosse presente na sociedade muito antes disso estou no ao por exemplo em um contexto de contra-cultura dos anos 1960 já existiam muitas práticas ativistas que se aproximavam de políticas cuia Inclusive era o pessoas lidas como objetos que o cuida não é mais sobre abjeção do que sobre aceitação e pensar
a homossexualidade numa perspectiva de quem não sabe homossexualidade mas todos os lgbts a Então a nossa pessoas unidas como objetos e colocadas extremamente à margem da sociedade que foram importantes para esta anual e para os ativismos que sucederam né do que em relação aos gays com postura e posição mais heteronormativo de forma didática teoria cuidado a data do final dos anos 1980 e início dos anos 1990 quando uma série de conferências acadêmicas aconteceram pelo principalmente nas obras do Michel Foucault e do Jacques derrida as primeiras reflexões põe então em uma conferência na Califórnia que o
período de 1990 que a Teresa de lauretis Empregada nomes são quick Fire para contratar um empreendimento que ir com os estudos gays e lésbicos pela primeira vez assim os estudos que eles foram muito importantes para tensionar e fazer avançar os estudos feministas e gays e lésbicos em relação ao feminismo eles ajudaram em interrogar né as categorias homem e mulher O que é uma prioridade gigantesca de forma de habitar o mundo a partir de um gênero produto dos gays lésbicos ver a contribuição de olhar para a forma como LGBT quis na ele já deve ter que
ia mais são tornadas objetos a partir da criação de binarismos como a homossexualidade a heterosexualidade a linguagem a desconstrução a performatividade da língua mais algo muito importante né da linguagem dos Coelhos então através de um encontro entre estudos culturais e o Pósitron ruralismo francês a primeira vertente teórica fluir em como as principais referências a existir wikimix Warner Teresa de lauretis Rich buckler e Paul Beatriz preciado praticamente os Power Rangers dos estudos cue e e mas a gente tem uma série de outras autoras e autores que foram também pensando o que iria inclusive os textos né
não tão ao norte Mas eu sou eu vou falar um pouquinho disso mas na frente se não sei de mandar o que ele seria o estudo de conhecimentos e práticas sociais que organizam a sociedade sexualizando heterossexualismo andando ou Homossexualismo ando corpos desejos atos identidades e relações sociais conhecimentos cultura e todas as instituições e todas as instituições e todas as instituições uma realidade que politicamente ela continua a negar Eponina é o feminino constituído e excluído historicamente uma posição que pesa ainda mais pra códigos que estão em desacordo com as normas regulatórias do gênero Então se tu
tem um e deve ser homem e atender uma performance exclusivamente masculina e heterossexual por exemplo se tu pode isso em algum nível e já vai enfrentando precariedades é importante citar também a importância da obra problemas de gênero feminismo e subversão da identidade dela mesma a maravilhosa Judith butler chamada pela extrema-direita que nunca leu a obra dela diga-se de passagem né de bruxa da ideologia de gênero nesse importante livro abandonou ela vai demonstrar como sexo Ele sempre foi gênero através de diálogos com teoria dos atos de fala de John Austin e da desconstrução do Jacques derrida
em resumo o que ela quer demonstrar como discurso age sobre os corpos através de uma força performativa fazendo com que a materialidade do sexo ela também seja né construída Ou seja é uma construção da sociedade da cultura entender que um é um sexo masculino são entidades naturais não funciona nessa perspectiva isso também abre precedentes para que esse ideal regulatório ele seja reescrito e que um sexo possa não corresponder a essa materialidade normativa ou seja uma mulher pode ter aquilo que a história as relações de poder tentar um definir compulsoriamente como sexo masculino É bem difícil
também isso eu sei até hoje eu tô tentando entender mas só o lançamento da banda ele rende um curso inteiro Então a gente vai ficar por aqui nele na van outras obras vão ser muito importante para construir a base dos clubes o livro do teórico francês Guy Who canga nunca sei se eu se eu falei certo ou não mas enfim do início dos anos 70 o desejo homossexual no qual ele aborda o medo social da homossexualidade foi muito importante assim como os artigos de antropología feminista gay ou Bi como pensan o sexo de 1984 encontra
esse texto na obra dela que reúne dois artigos nesta eu aqui no Brasil políticas do sexo vai estar aqui na tela também a obra do pesquisador argentino néstor perlongher como o negócio do Michel de 1987 foi outro marco muito importante para um pensamento oco ir e a importante cima a história da sexualidade de uma vontade de saber de Michael Kors quer saber mais sobre o surgimento dos primeiros é um indica o livro A Teoria fluir um aprendizado pelas diferenças de 2015 e de autoria do Richard miskolci Dom que ir né nas palavras de sambu ser
é a teoria dos veados a teoria do Coco ou seja naquilo que é visto e qualificado como um objeto pela sociedade que pode ressignificar as linguagens a partir da citação realidade que é pensada pelo Dr dar a bater vai entender esse processo como potente né para subverter as normas e criar uma perturbação Que que foi e tem tomar o vocabulário médico que se apropria de valores que perturbam né as normativas de gênero tem uma citação da Berenice Bento que dá conta de demonstrar o que seria isso ao explicar o que os estudos que ir ajudam
lá a fazer então Eles olham para o senhor e esse senhor né ele seria a representação do poder e falam né Essa situação é linda demais é o tá toalha no meu corpo Eu não desejo mais o teu desejo o que você me oferece Apple isso mesmo eu sou eu sou sapatão eu sou e o que você falar comigo eu estou aqui e não vou mais viver uma vida miserável e precária Eu quero uma vida onde eu possa dar pinta transar com quem eu tenho vontade ser dona dona do meu corpo escarrar no casamento como
instituição apropriada e única para viver o amor eo afeto vomitar todo lixo que você me fez engolir calada calado até bom então é bem importante deixar marcado que a gente vai ter algumas diferenças de pensamento entre os estudos gays lésbicas bissexuais transexuais e os estudos que ir enquanto nos primeiros as identidades sexuais E de gênero elas vão ser mais estáveis estáticas e importantes para olhar e compreender a sociedade nos estudos cuida elas são menos importantes na dá para dizer assim e o que importa entender mais como elas são formadas gerando categorizações sexuais e como isso
gera precariedades de ar a corpos que importam não importam mas não quer dizer que não existam perspectivas que ir né até porque nós falamos em estudos no plural em teoria as também no plural que possam se valendo as duas concepções uma referência muito boa para entender as diferenças entre o movimento LGBT e o ativismo cuir é o livro que os outros sejam normal tensões entre movimento LGBT e ativismo Clear oi Sandro Korn outro problema bem atual sobre os dos clientes é como eles devem ser no contexto Brasileiro né sinalizando a problemas de linguagem inclusive nessa
tradução de cuia na a gente deve usar arco iro traduzir o termo William pede a carga de estranheza de incômodo no contexto latino-americano a Berenice Bento é uma autora que também faz esse questionamento e ela inclusive faz o seguinte provocação né se tu perguntar para qualquer pessoa no Brasil você é query provavelmente vai ouvir o que é puro Fala para ela que só tem sentido se assumido como aquele lugar no mundo em que serviria não é para me excluir portanto se a gente discutir no contexto norte-americano é inteligível tanto como ferramenta de ativismo político como
agressão na enfrentamento simbólico e verbal ela sinaliza que alguns trabalhos têm usado a expressão estudos transviados Isso já faz um bom tempo né Em substituição aos estudos que ir porque sem um transviado no Brasil né pode ser uma louca um uma travesti uma sapatão no entanto ela acrescenta que se a gente não tá assim com seus acadêmico e ativista sobrenome é a né os estudos e ativismo cuir de estudos e ativismo transviados a gente poderia se esbarrar novamente numa concepção mais essencialista das identidades na obra Manifesto contra-sexual parênteses a versão que saiu em português é
maravilhosa e ela tem um cu sem impuna é diferenciado faz a seguinte provocação pelluco o sistema sexo gênero Vai à merda Para para pensar nisso essa indiferença lá é sem defeito zero defeitos e é com esse argumento e as a linha de raciocínio a Larissa Pelúcio ela vai ser outra forma que pensa né como traduzir o que ir ela aponta que ela não defende a elaboração de um exercício de tradução do coco e para o nosso contexto né mas o sal termos teoria do cu seu cu ele traz toda essa carga de estranheza de incômodo
E aí não desenvolvendo é uma apropriação dos estudos query aplicar ela está lá eu contexto latino-americano brasileiro mas se alimentar das contribuições dos pensadores do Norte e ao mesmo tempo localizar o nosso lugar nessa corrente epistemológica produzindo uma teoria do cuna no nosso contexto nesse mesmo percurso atualmente tem sido muito apontado como os estudos queer principalmente no contexto latino-americano não abordaram com a devida necessidade as questões raciais que perpassam as objeções e Jota Mombaça né que é uma ativista e artista e bora pro pô inclusive uso de cooler cooler cooler na nosso contexto e elabora
importante crítica sobre como os estudos que ir ou corroer né foram muito em branco e Cia dos passados numa lógica de branquitude inclusive nas perspectivas que ganharam visibilidade aqui no Brasil na o primeiro seminário crítica aconteceu em 2015 no Sesc em São Paulo e teve acajutibas foi criticado por exemplo pelo predomínio de pessoas brancas esse gêneros como palestrantes bom E aí para além de tudo isso né da sua dimensão teórica conceitual ativista a gente também pode observar um uso de cuir como uma identidade não binária e não-conformista que vem sendo utilizada desde o final dos
anos 1980 EA também que se identifique como que ir para finalizar uma postura ativista filosófica e política de mundo fazem como se eu tenho uma lente ativista política na televisão maneira que as pessoas jelson senti tua feministas sentido não Concluir algumas e também quem usa as crianças a se referir a pessoas que não são heterossexuais e ou se gêneros e que perturbam né as lógicas dessas normativas da sociedade quase como um guarda-chuva de identidade esse uso ele acaba sendo palco de muitas disputas e de muitas críticas pelo apagamento de identidades históricas que ele pode promover
bom tem muito mais para falar sobre os dos políticos e como eles podem contribuir para a sociedade para as teorias de gênero e sexualidade eu tentei trazer aqui um Panorama mais geral nesse vídeo deixa suas perguntas dúvidas sugestões nos comentários que com certeza eu vou elas pensarem mais conteúdos aqui na diversidade de nerd é esse foi o vídeo de hoje não esquece de deixar o like nele assinar o canal e ativar o Sininho para ajudar o canal continuar crescendo e trazendo muito conteúdo a cidade cultura pop pesquisa científica é isso um beijão e que o
lado colorido da força esteja sempre com você
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