[SUB12] TESOURO EM VASO DE BARRO - Luciano Subirá

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Luciano Subirá
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o apóstolo paulo usa uma analogia interessante para falar da manifestação do poder de deus dentro da nossa limitação é a frase tesouro em vasos de barro a nossa conversa hoje é sobre esse assunto fica comigo é e aí o estojo em curitiba passando para trazer mais uma palavra ao seu coração e o assunto a nossa reflexão hoje está em segunda carta de paulo aos coríntios no capítulo 4 e eu quero ler dois versículo 7 até 11 que diz o seguinte temos porém este tesouro em vasos de barro para que se veja que a excelência do
poder provém de deus e não de nós em tudo somos atribulados porém não angustiados ficamos perplexos porém não desanimados somos perseguidos porém não abandonados somos derrubados porém não destruídos levamos sempre no corpo o morrer de jesus para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo o que nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de jesus para que também a vida de jesus se manifeste em nossa carne mortal aqui o apóstolo paulo apresenta uma clara ideia de contraste o contraste pode ser visto não apenas na ideia de tesouro de um lado
o barro do outro mas ele fala a respeito da excelência do poder como sendo de deus e não de nós portanto a ideia destacar aquilo que deus faz a ideia destacar aquilo que deus tem a despeito das nossas limitações a despeito das nossas fraquezas o apóstolo paulo também fala a respeito de carregar no corpo o morrer de jesus a fim de poder também experimentar a vida de jesus e aqui novamente nós temos um contraste portanto a ideia falar que deus tem algo excelente extraordinário que pode manifestar em minha vida na sua vida a despeito das
nossas limitações é muito importante que a gente consiga entender isso o apóstolo paulo gigante na fé dos maiores vultos do novo testamento ele começa a fazer a declarações de tribulações que ele enfrentava e passavam importante a ideia de um tesouro em vasos de barro não fala apenas das imperfeições que carregamos mas também das nossas limitações a ideia pó a cada tanto a imperfeições deus usa a gente imperfeita mas também precisa ser entendido no contexto de limitações esses limites não são apenas as fraquezas os erros mas a nossa incapacidade de fazer bem a própria obra de
deus que exigem de nós recursos sobrenaturais como a unção do espírito santo a manifestação da graça de deus mas vamos conversar primeiro a respeito dessa ideia que deus quer deixar claro para que a excelência do poder seja de deus e não nossa o primeiro aos coríntios no capítulo 1 a partir do verso 26 o apóstolo paulo diz assim irmãos considerem a vocação de vocês não foram chamados muitos sábios segundo a carne nem muitos os poderosos nem muitos de nobre nascimento pelo contrário deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as
coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes e deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas e aquelas que não são para reduzir a nada as que são é de que ninguém segure na presença de deus são paulo está dizendo que deus preferiu optou escolheu as coisas que não são justamente para confundir as que são porque no final das contas no fim do dia deus o que ninguém se glorie ano depois algum palhaço o apóstolo paulo diz em primeiro aos coríntios capítulo 11 verso 31 para que como está escrito aquele que se gloria
glorie-se no senhor aquele está citando provavelmente jeremias capítulo 9 verso 24 no final desse pontos eu e você não temos nada de que nos gloriar em nós mesmos a não ser no senhor isso fala tanto da salvação que não merecíamos que jamais teríamos alcançado pelo nosso próprio mérito ou por obras que realizamos mas é fruto do favor imerecido de deus como também fala a respeito de como deus de forma graciosa faz um bom depósito um depósito de vimos celestial dentro de nós o tesouro é o depósito deles o vaso de barro e essa nossa limitação
isso vai além da questão da salvação não merecia isso fala também da forma como deus usa gente limitada a gente imperfeita como ele você a palavra de deus diz que elias era homem semelhante a nós a tradução o a palavras de jb phillips disse que ele era tão humano quanto nós eu gosto de olhar para elias esse homem de deus um homem de avivamento dos maiores vultos do velho testamento como alguém que era tão humano quanto eu e você alguém que depois de uma cena de avivamento extraordinária onde vemos a nação de israel cair de
joelhos gritando só o senhor é deus daqui a pouco está fugindo vai para uma caverna mesmo antes disso no caminho no deserto ele pede para si a morte diz para deus melhor minha morrer do que viver nós conseguimos enxergar ali toda a humanidade de elias mas quando a bíblia destaca que ele era semelhante a nós sujeito aos meus sentimentos tão humano quanto a gente não é para dizer que por causa dessa limitação você pode usá-lo a bíblia diz era homem semelhante a nós de orou e durante três anos e meio não choveu depois orou novamente
e os céus deram as chuvas o que a bíblia está dizendo é que apesar da sua limitação ele pode ser um instrumento de deus e eu e você precisamos nos deixar ser inspirados pelo fato de que mesmo sendo vasos de barco nós podemos experimentar este tesouro a excelência da manifestação do poder de deus na minha e na sua vida e não falo apenas daquilo que é fruto da nossa experiência do nosso relacionamento pessoal com deus mas a maneira como deus deseja nos usar para tocar e abençoar a vida de outros o apóstolo paulo primeiro aos
coríntios no capítulo 15 nos versículos 9 10 dias assim o que eu sou o menor dos apóstolos e nem meu sou digno de ser chamado apóstolo pois perseguir a igreja de deus paulo nesse momento tá destacando o tesouro de bar mas logo depois do versículo seguinte o 10 ele diz mas pela graça de deus sou o que sou a graça que me foi concedida não se tornou van pelo contrário trabalhei muito mais do que todos eles aqui ele tá falando dos outros apóstolos ele disse todavia não eu mas a graça de deus comigo essa é
a cena e exprime exatamente o que nós estamos falando ele diz eu não era digno de ser chamado apóstolo no entanto produzir mais do que todos os outros apóstolos ele diz não eu mas a graça de deus comigo paulo diz pela graça de deus sou o que sou o que você precisamos entender que a graça de deus é que definir a nossa identidade não é a nossa história não é nossa inabilidade não só as nossas imperfeições ou limitações aliás o conceito de graça na bíblia muito forte com a ideia de capacitação seja capacitar para salvação
homem que jamais poderia salvar seja capacitá-lo para vencer o pecado daquele do qual ele foi resgatado como também para todo o tipo de trabalho os dons ministeriais ea fé dos quartos são chamados de os dons da graça nós percebemos se tornando que as suas realizações estavam relacionadas com a graça de deus a graça é uma força capacitadora seja para encontrarmos o próprio deus vivemos intensamente o evangelho e uma vida de santidade ou para realizar a obra de deus e pela graça eu e você podemos ir além da nossa limitação podemos ser reconhecidos não apenas como
vasos de barro mas como vasos que carregavam dentro desse o tesouro depois de paulo destacar que a excelência do poder deve ser de deus que o que deve ser visto é justamente o tesouro e não salvar de barro nós também não podemos negar que deus apesar de manifestar a excelência do seu poder não vaso de barro ele quer que o vaso de barro apareça nessa combinação na verdade é a combinação dos dois elementos a soma da nossa limitação com socorro de deus que talvez seja aquilo que deus mais quer que seja visto e percebido pelas
pessoas e eu acho interessante que nos versículos 8 e 9 um dos coríntios 4 texto que estamos refletindo aqui tanto enfatiza o aspecto do vaso de barro como o do tesouro então apóstolo paulo diz atribulados isso fala do vaso de barco enfrenta limitações e diz mais não angustiados a capacidade de não se angustiar nas tribulações ela não vem do vaso de barro ela vem do depósito de deus do tesouro que está em nós aí ele diz depois ficamos perplexos porém não desanimados a ideia do perplexo é o vaso de barro mas a capacidade de não
desanimar é o tesouro depois ele diz somos perseguidos porém não abandonados a perseguição ea trata justamente o vaso de barro e os seus sentimentos mas essa ideia de que nós não estamos abandonados por deus a despeito uma situação difícil manifesta por lado de vindo do tesouro e por fim ele diz assim derrubados porém não destruídos e significa que no meio do caminho podem vir dificuldade pode vim em tombos mas isso não é o fim da linha quando nós entendemos essas verdades precisamos chegar a uma única conclusão e aqui que eu termino o apóstolo paulo diz
nós carregamos no corpo o morrer de jesus para que a sua vida se manifeste o que deus quer que eu e você sejamos conscientes do vaso de barro porque se e você nos achamos em vez de reconhecer que não somos nós jamais terminaremos o caminho do quebrantamento o caminho da morte para si mesmo e apenas morrendo para nós mesmos que a vida do senhor vai se manifestar em nós ao princípio bíblico da vida que nasce da morte jesus disse o grão de trigo caindo não morrer tá lá em joão 12:24 ele ficar só mas se
morrer da fruta quando a semente morre que o potencial de vida que está dentro dela vem à tona e quando a gente fala sobre morrer para manifestar o que deus tem e sobre esses vasos eu me recordo um exemplo bíblico quando gideão leva aqueles 300 valentes manda aqueles colar o dentro dos cântaros o que ele está fazendo escondendo aquelas tochas até hora certa ele diz no momento certo o meu comando todo mundo vai quebrar o cântaro porque tinha que quebrar o vaso de barro porque era a única forma de manifestar aquela tocha que estava escondida
dentro de forma semelhante quando eu e você nos quebranta vamos reconhecendo a nossa limitação e vamos aos pés do senhor diariamente nós conseguimos ao quebrar esse vaso manifestar e revelará outro o tesouro que está dentro de nós viva e função não do vaso de barro mas do tesouro que deus colocou dentro de você e o senhor te abençoe e te fortaleça que essa graça maravilhosa te capacite em cada aspecto da jornada e do seu serviço para glória de deus
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