oi boa noite pessoas sejam bem-vindos a mais uma aula de filosofia dessa vez aula sobre um panorama da filosofia antiga hoje após faremos uma revisão porque nós vemos desde a aula número 1 até aula passada ou seja para socrático e filosofia helenista a filosofia helenista melhor dizendo e é uma surpresa eu anunciei essa surpresa lá no instagram eu revelei a surpresa por nosso grupo privado ali dos nossos apoiadores eu vou revelar agora a surpresa é que você vai descobrir hoje porque e você é grego é grega e é romano ea romana o que que em
você encontra pessoa que vive no ocidente se remonta ou pode ser remontado a grécia ea roma então cê tá curioso para saber é curioso para saber vamos nessa então já coloca aqui os comentários por favor em que tá aí hoje de onde você é qual que é o seu nome porque eu queria muito que ver essa lista de pessoas que tá porque sei que a natasha tá aí é que o hugo sousa tá aí você que o vini siena tá aí mas se você tá me vendo agora que se manifesta aí quero saber qual é
o seu nome e também de onde você veio eu falei para mim eu acabei de colocar no chat um link que dá acesso a todos os nossos meios todas as nossas mídias tá é o do link três e vou fazer remissão a eles daqui a pouco deixa eu te mostrar aqui agora o que é o nosso esquema de hoje o sistema de hoje a fazer o seguinte eu vou te mostrar aqui ó o nosso sumario sumário vai ser o seguinte hoje eu vou falar sobre a cronologia fazer uma revisão dos conceitos e e luz principais
filósofos e também no final vou te mostrar uma tabela e vai localizar no tempo os filósofos que nós temos no curso inteiro e depois a gente vai falar não sobre ceticismo eu devia ter colocado outra coisa aqui para dar deveria ter colocado ocidente aqui é que eu aproveitei os dias da semana passada e não mudei mas dentro desse segundo dessa segunda palavra que deveria ser ocidente a gente vai ver as contribuições da grécia e as contribuições de roma o que cada uma nos legou ou o que fez com que cada uma fosse considerada a dois
pilares do ocidente e a gente vai ver esse livrinho aqui ó um livrinho desse cara chamado felipe né amor é um especialista em filosofia antiga filosofia política história das ideias ele tem esse livro chamado o que é o ocidente se você quiser adquirir esse livro ele também tá aqui na descrição do vídeo com o link para o amazon se você comprar parecidinho que é cento ao o dinheiro do livro vem para gente então você escolhe agora você pode comprar sempre que você quiser em qualquer dia que você quiser mas aqui você ajuda a gente nesse
livro ele introduz o debate sobre o que é o ocidente e o fardo de modo bastante didático é um debate atualíssimo está inclusive nas redes sociais sobre qual a diferença se é que há entre ocidentais e orientais e a modo modo mais didático de apresentar eu penso que é o dele ele sempre fica bastante os conceitos aí você sai dos capítulos e o capítulo que os capítulos que ele trata de grécia e roma são os dois primeiros e modo bastante situado de modo bastante situado em relação à tá então são esses valores aqui e nós
compartilhamos hoje é uma grécia e é por isso que de certo modo eu sou grego é por isso que certo modo eu sou romano eu vou te transmitir o que o felipe rimou né mor melhor dizendo ensinou com esse livro aqui tá então o nosso nosso esquema vai ser esse vamos começar a fazer as nossas os nossos agradecimentos feitos gente de fato começa a aula o que claro né isso aqui não é gratuito é com amor mas não é por amor aprende essa distinção com a natasha a gente tem um custo de tempo tem um
custo de grana para fazer tudo isso aqui e se você enxerga valor no que a gente faz e claro tá dentro das suas possibilidades financeiras considere ser nosso apoiador no catarse a gente vem crescendo a cada semana com pessoas maravilhosas nos apoiando nos acompanhando o link é esse que eu acabei de colocar aqui no chat para vocês também tá no fixado no primeiro comentário do vídeo e a partir de cinco reais que você pode ser nosso apoiador nossa apoiadora mas assim se não for das suas possibilidades econômicas contribuir para tudo certo porque tem bastante conteúdo
para você também tem o nosso instagram e no nosso instagram a gente tá com uma nova proposta agora de atender a perguntas e respostas de modo mais direto ali nos stories e também tudo sábado eu e professora natasha reneman atira mais as suas dúvidas sobre a aula de sexta feira esta aula aqui então amanhã eu vou estar lá às 5:00 da tarde com a professora natasha reno tirando as dúvidas da aula de hoje então fique à vontade desde o início se você quiser ou se você tiver alguma dúvida para escrever aqui o chat ou nos
comentários aqui embaixo que a gente vai anotar para tirá-las amanhã eu te aconselho fortemente a nos seguir no instagram porque tem conteúdo diário e no instagram tem esse link que eu coloquei aqui no chat e dá acesso também ao nosso telegram aqui a gente tá com um projeto bem bacana de fazer narrativas míticas tão a narrativa passada que a terceira dessa série já sobre a io é esse aí eu li de alguns povos antigos foi perseguida por zeus a gente coloca algumas narrativas míticas lá para que o seu repertório cultural aumente e consequentemente você compreender
melhor as referências gregas e enfim humanas da literatura a gente de vez em quando responde a perguntas que não cabem no instagram aí no youtube também certo tem uma terceira coisa que você pode fazer caso você não quis nada além e ver essa aula e consumir mais conteúdo que é você pode nos ajudar contando um pouco sobre você tem um formulário a gente enfim pede o que vou e como nas respostas simples para que você nos diga o que que te agrada o inesc aqui não te agrada o que que você espero que você não
espera para que a gente cada vez mais melhor nosso conteúdo então se você sente à vontade te convido a a preencher esse questionário aqui para que a gente melhor cada vez mais então é isso é cada os dados vamos a cronologia do curso até agora vamos lá lembra que a gente começou com a passagem do mitos ao logos se lembra disso a gente viu e o grande diferencial da filosofia nascente é que ela deixava progressivamente não de uma hora para outra uma narrativa que fazia uso de deuses o sobrenatural e de uma linguagem metafórica ou
alegórica a cada vez mais uma linguagem que a gente chamou e a linguagem aqui em vez de fazer referência aos deuses fazer referência o mundo explicar o mundo a linguagem que em vez de fazer referência ao sobrenatural pois é referência ao natural e em vez de fazer o uso metafórico alegórico fazia uso cada vez mais de uma linguagem conceitual e argumentativa a filosofia nasce nessa passagem do micos significa narrativa bru logos que significa discurso conceitual nesse sentido que a gente viu que os principais conceitos da filosofia grega nascente era uma concepção de fiz e origem
a palavra física o que significa para os gregos totalidade de tudo que existe significa totalidade que origina a si mesma e se explica por si mesmo até que a fiz aqui é uma concepção de mundo possível de ser explicada porque ela tem uma organização interna e não preciso de outra coisa além dela mesma e isso é uma concepção que toda ciência pressupõe até hoje você não precisa de deus necessariamente para explicar como funciona a natureza porque a natureza funciona por ela mesma ah e hoje vai surgir no momento posterior a gente vai ver nessa revisão
daqui a pouco eu conceito fundamental da filosofia grega é um conceito de cosmos que é a ordem e harmonia que é o que a gente está dos hoje por universo mas é um universo ordenado harmônico e por isso mesmo belo eu te falei a primeira aula eu conceito de cosmos e origem palavra cosmético significa hoje aquele produto que nós passamos para harmonizar para ordenar o que está caótico para por isso mesmo tornando belo a concepção de físicos e de cosmos que são parecidas significa que a qualidade de tudo o que existe é harmônica é estruturada
pode ser compreendido e bela e é bela o conceito basilar é o conceito de ar quer e deu origem a palavra princípio e deu origem a palavra enfim causa em grego era ar que significa ao mesmo tempo origem e governo aquilo que origina no sentido cronológico que vem primeiro mas também aquilo que tem primeiro no sentido de liderança de governo ele que dá a tônica para tudo o resto então o que os gregos primeiros queriam era descobrir como é que o mundo funciona e ao descobrir o que todas as coisas tinham de comum tinha um
de princípio tinham de causa o que é a causa que caso eu descubra faz com que eu entendo toda adversidade que eu vejo essa seria a que houve uma divergência de alguns pensadores sobre qual seria essa causa primeira esse princípio que governaria tudo a gente viu e dois grandes desses filósofos fizeram primeiro o heráclito por exemplo aqui com o tudo flui que a interpretação principal é do platão e eu te falei isso lembra tudo flui e não se pode entrar duas vezes no mesmo rio pois eu coloquei a figura do platão aqui e não a
do heráclito é mas eu te falei também que o air aqui aí sim ele aqui naquela um destaque ali da escola de atenas e é sobretudo filósofo do tudo é um tudo é um do panda run em vez do panta rhei planta renan tudão tudo parece esse modificar mas só não enxerga que todas essas modificações são na verdade uma coisa só aqueles que estão dormindo essa é uma metáfora que utilizava se lembra disso ele utilizava algumas imagens alegóricas a designar qualquer ar que é hugo logos logos é um importante princípio para ele o unificador é
o mesmo tempo a ordem do universo mas eu também ordem do discurso lembra disso e seguir a gente viu o parmênides e tem uma pegada bastante distinta o que ele não vem com um discurso sobre a área sobre o princípio das coisas que a e ele vem com discurso sobre a totalidade das coisas que existem no sentido de nos guiar para aquilo que faz sentido ser falado pensado e portanto concebido como real essa frase aparentemente enigmática o ser é-o não-ser não é ou pelo menos aparentemente sim a outra lógica dizendo uma verdade trivial verdade é
uma frase sapiente cima porque ela diz aquilo que é possível de conhecer e aquilo que é possível de conceber faz com que a gente perceba por exemplo e o nada não existe e portanto a palavra que o designa é vazia de significado a verdade ela ela significa ausência e não presença de uma entidade tão insight fundamental o parmênides por exemplo e em seguida a gente viu essa passagem do mito ao logos tem uma distinção zinha porque o tem uma pequena modificação o que esse logos e dá origem a todos os discursos filosóficos científicos você se
lembra e filosofia e ciência antiguidade não tinham muita distinção na verdade não tinha nenhuma distinção a diferença entre filosofia e ciência é muito posterior século 15 mil quatrocentos e alguma coisa elas vão se dissociar completamente no século 19 1800 e alguma coisa mas aqui no início ela já na mesma coisa o esse logos eu tô chamando aqui de discurso conceitual e ele passou esse dividir assim de um lado havia aqueles que investigavam pelo logos a phisis cosmos esses eram os pré-socráticos essa é a divisão que se faz pede lembrar e consequentemente buscavam o ar que
é e de outro passou-se a designar aqueles que um logos com esse discurso conceitual buscavam em vez da phisis do cosmos da quer o ethos é aqui que ocorre a cisão entre pré-socráticos e socráticos se lembra disso você se recorda essa cisão o ethos é outro conceito basilar e ele quer dizer ao mesmo tempo caráter costume modo de ser o ethos designa aquilo que é propriamente humano aquele que é propriamente relativo a convivência entre seres humanos bom então o sócrates ir os seus contemporâneos estabelecem o marco que diz que não vale mais ou pelo menos
é o centro não é mais a investigação em relação ao kosmos e às vezes e passa a ser a investigação em relação aos homens em sociedade ou melhor dizendo hein polis ou napoli aqui também é uma cisão quando sócrates e seus contemporâneos chegam lembra dessa cisão e vocês vão aqui é a seguinte em ambos passam a estudar e a discursar sobre o ethos sobre o ethos mas enquanto uns vão dizer que não há como estabelecer critérios seguros para decidir o que que é o bom-caráter o que que é o bom costume o que que é
um bom modo de ser ou seja enquanto alguns que vão defender o relativismo moral é possível estabelecer um critério seguro objetivo para dizer o que é bem e mal são os sofistas sócrates vai defender o posto ele vai se contrapor diretamente as pessoas que diziam não ser possível chegar a objetividade dos critérios para julgar caráter costumes e modo de ser e essa briga e precede platão e aristóteles cidade lembrar dessa briga e aí os principais protagonistas dessa época são de um lado protágoras que é o atlético modelo dos sofistas é uma das frases mais citadas
do protagoniza esta em que ele dizia que uma vez que não há critério objetivo para que nós decidamos o certo e errado bom e nos resta é a linguagem nós já esta é a capacidade de persuadir as pessoas a fazer o que nós queremos que elas façam é possível fazer com que o argumento mais débil venceu mais forte ele é dito protágoras e tão relativista que ele é a conta de acreditar no poder da palavra apenas outra frase atribuída a ele é um homem é a medida de todas as coisas esse esse aqui é o
modelo mais antigo que a de relativismo o homem não sentido tanto de sociedade quanto de indivíduo é a medida no sentido de criar um critério é todas as coisas no sentido de os as questões políticas éticas cosmológicas inclusive ou seja o certo o errado é o famoso depende do ah depende do contexto é uma frase que um surfista diria mais de boca cheia o seu festa famoso é o górgias lembro dele ele tinha três teses principais que o levaram a ser considerado como sofista niilista o nada existe para o goiás e ainda que você nega
essa primeira pese ele continua se algo existe é impensável não dá para pensar ainda que você na igreja só os dois se você diz que existe e é pensável ainda assim não dá para comunicar a gente explicou o passo a passo argumentativo sobre o gorges e eu te remeto à ele é é bem interessante vou passar aumentativo que foi reconstruído para explicar o que rigor a gente fala mas é isso é uma espécie de ir mesmo porque é uma espécie de defesa de que não há grande valores não há grandes diferenças não há nada sólido
no sentido do real e porto o resto novamente poder da linguagem o poder da persuasão o poder do jogo de forças esses são os sofistas ou o que nós principalmente conservamos o que eles falaram por sua vez o sócrates é um cara e marca uma nova fase da filosofia e não escreve nada por opção e que é guiado por uma frase principal que não é dele lembra que a gente viu isso o conhece-te a ti mesmo é uma frase que o sócrates repete mas que está inscrita num templo religioso do deus apolo o oráculo de
delfos e bom e na verdade é o iniciador do processo de filosofar do sócrates quando diz que o show que tiver um homem mais sábio de atenas sócrates não acredita e passa a investigar os mais sábios em busca de saber é que o oráculo queria dizer é uma tradição do cuidado de si o sentido de cuidar da alma e não no sentido de autocentramento vocês lembram disso no sentido de meditar mas o sentido de investigar os limites do seu próprio conhecimento no confronto com as pessoas e é um exame público nápoles lembram que podes a
cidade grega é um conceito importantíssimo para entender onde começar as pessoas filosofavam uma ótima as pessoas davam ênfase ao processo argumentativo o processo de dar e receber ações acesso de contra-argumentar e se deixar aqui argumentar o sócrates está em dois outros conceitos um deles é o elencos que é o método da refutação é fazer com que o seu interlocutor caia em contradição para a partir daí perceber o seu discurso que era jogado tão sólido não era tão sólido assim e também tem a maiêutica esse é o mais famoso o platão e é o principal autor
dos diálogos em que o sócrates aparece um personagem coloca na boca dos órgãos que ele teria dito ele sócrates que ele assim como sua mãe era uma parceira também maria ideias para comer sentido metafórico para a mãe trazer à luz os filhos das mulheres graves sócrates daria luz às ideias que já estariam contidos na cabeça das pessoas apesar de extinção porque os historiadores mais recente é uma linha pelo menos defende que a maior dica tem muito mais a ver como platão e o elenco esteve muito mais a ver com o sócrates histórico essa diferença é
sempre muito difícil de se fazer e como eu já disse só que se não escreveu nada tudo que nós temos são diálogos principalmente do platão um análise fisiológica ou seja na origem das palavras escritas nos livros análise de estilo análise de hidratação essa esse conjunto de técnicas permite concluir uma cronologia das obras de platão ao passo que dá para gente saber quais eram as primeiras publicadas quaisquer umas últimos e dá para que a gente inspira algo do tipo as primeiras publicadas possivelmente porque se parece um estilo você parece na temática mais ou menos a mesma
estrutura pode ser referir a um só que eu tive mais próximo do que foi na realidade porque tá menos embuído da teoria que está mais presente nas e as velhas enfim uma discussão interessante mas que é mais profundo e precisaria de muitos artigos científicos e livros para que a gente fosse afunda o só que tiver esse cara eu quero que contesta o relativismo mas que nem sempre principalmente nesses diálogos ditos socráticos fornece uma resposta dos jogos terminem apuria quase sempre a por isso significa ausência de caminho não saber para onde ir ou seja os diálogos
socráticos terminavam sem resposta quase sempre o parque muitos interpretam platão como sendo aquele que tenta iniciar onde seu chefe para fornecendo as respostas quebrando o paradigma aqui principalmente de muitos de nós professor de filosofia vou dizer que filósofo só faz pergunta nana nina não batam da muitas respostas ele começa uma das principais é extra a doutrina da reminiscência a tese de que já nascemos como conhecimento serve de fundamento a todos saber futuro que desenvolvemos baixa que nós nos recordemos reminiscencia é recordação lembrança as ideias já nascem conosco porque nós estamos alma e corpo fomos matéria
e não matéria o mundo real aquele que nunca muda e que nunca perece é o mundo não material mas em algum momento da nossa existência participamos desse mundo os simbolismos da realidade como um todo mas no momento em que nós nos tornamos corpo também matéria nós nos esquecemos que viemos de onde viemos e portanto a metáfora para busca do conhecimento é uma metáfora intelectual de cada vez mais cuidar das questões da mente da alma para lembrar das ideias verdadeiras cada vez menos cuidar das coisas do corpo que nos impedem já sabe esse mundo completamente em
material em platão também tem a teoria das ideias eu ilustrei principalmente nessas duas alegorias aqui a galinha dividida ea da alegoria da caverna da caverna você já conhece certamente a linha dividida é aquela linha na horizontal que ele colocava dividir em dois metade metade da metade por sua vez ele também dividia em uma mensagem é de um lado estava o mundo sensível do gusttavo mundo inteligível e o papel nosso era sair de um pra outro as sombras das aparências da matemática tá chegando as ideias lembra disso que o verdadeiro mundo esse que permite com que
nós entendamos esse que nós vivemos é o mundo das formas das ideias ou dos idosos perto isso é o botão e o platonismo ficou sendo aquela ideia é teorias a respeito da possibilidade de alcançarmos o conhecimento epistemologia a vida boa a ética adequada condução do estado a política e sobre estrutura mais básica da realidade metafísica se divide em as duas 22 graus de realidade perene que nunca muda e um a mutável é corruptível é declinável que é um sensível batismo é a primeira grande tentativa de se estabelecer um sistema e cuida de todos os principais
aspectos da realidade extrema notícia ética política e metafísico mais cubatão não tenha dado exatamente esses nomes que só surgiram a partir do seu aluno o aristóteles e a weston atriz por sua vez tem uma teoria metafísica e permite que haja uma resposta ali ao parmênides é o plantão você lembra disso peguei esses dois conceitos para que a gente revisasse diz ele que o movimento não se configura por uma passagem do não ser para o ser lembra disso que o com a menos negavam o movimento porque ele negava a existência do não-ser e o movimento é
uma passagem do não ser para você e portanto movimento não existe o pai só tiver falar que o movimento acontece sim porque ele acontece no núcleo do próprio ser e movimento é a passagem do ser em potência para o serem ato e potência hiatus até potência são princípios que fazem parte da realidade como nós a conhecemos hoje ele também responde ao platão dizendo que matéria e forma né forma de um lado mundo inteligível e mundo sensível de outros serão mundos separados ou a gente vai ter que não na nina é por isso que ele tá
com a mão aqui assim na foto famosa o pênis bastão trocam para cima contando que o mundo inteligível e ficar com a mão assim ele não o que existe é isso aqui que a gente tá vendo transforma em matéria estão aqui estão juntas aqui olha lá fome matéria são só mas em diferentes aspectos a primeira é impotência a forma e a segunda em ato desculpa paterna impotência ea forma em ato esta atualiza aquela aquela realizado por esta manhã outro existem unitariamente e se complementam comendo a forma é vista através da matéria ea matéria só é
compreendida porque tem uma forma a rua aristóteles fala mas será que forma e matéria também estão presentes entre o que a gente vê mas será que existem só seres que são compostos de forma em matéria daqui a alguns ser que seja só forma como o platão diz que que haveria e o alisson atrás vai dizer que há há pelo menos um ser um ser e é forma pura e é forma pura ele vai investigar a possibilidade de existência de uma divindade de um deus juntos e fundamentar ia o de resistência material e nós vemos aqui
essência sensível melhor do centro não material oi e aí ele chama isso de primeiro motor vocês lembram disso o primeiro motor move como objeto de amor atrai o amante ele não se movimenta mas ele é a causa do movimento da natureza é a causa do tempo essa argumentação todo foi feita por nós e se você não se lembra eu sei que você é o vídeo do o aristóteles bom essa é a metafísica de aristóteles ele é uma pessoa que se contrapõe ao mestre você acha que o mundo que existe é esse principalmente esse as coisas
sensíveis e as formas estão juntos na maior parte das vezes com exceção de um primeiro princípio o primeiro motor que não é matéria é sua forma que dá causa esse movimento mas ele não é um deus voluntarioso e não é um deus sustente que ele tão algum livro sagrado ele apenas uma causa da existência tal qual nós é concebemos a concepção de deus bastante diferente da concepção cristã e ele também tem uma concepção ética cujo principal conceito é o de eudaimonia e é felicidade que é plenitude espiritual se lembra disso esse conceito tem como cerne
outro conceito ficou de virtude lembra do conceito de virtude em virtude é fazer o que a gente faz de melhor lembra disso lembra disso e falar assim sendo o bem próprio do homem é a atividade da alma em conformidade com a virtude se a virtude são muitas segundo a melhor e mais perfeita isso vale também uma vida completa se uma andurinha ou a um só dia não faz verão um pouco só dia um breve tempo proporcional beatitude o felicidade armação de que a felicidade alcançada quando a gente nós somos virtuosos mas como nós somos constantemente
virtual do já que a virtude é um hábito é um comportamento páginas também que a virtude tem como critério o meio termo e não é e na escassez mas isso quando a gente se refere as virtudes da parte da alma que a parte da uma sensível porque a parte da alma intelectiva em outro tipo de virtude a principal delas é a sabedoria ou seja é o intelecto voltando-se para as coisas intelectuais exclusivamente a sushi então seria a felicidade verdadeira é concepção de felicidade para aristóteles é uma concepção de plenitude pau que uma vez alcançada não
necessita de nada mais hora isso só seria possível segundo aristóteles nós nos dedicaremos exclusivamente as coisas do intelecto elas não requisitam nada mais elas são por assim dizer inúteis porque o que elas não objetivam a nenhum tem cílio nenhuma produtividade nenhum produto portanto se elas são inúteis elas valem nelas mesmas e aí está a felicidade a felicidade com plenitude um aquilo que não falta não sobra você se basta a si mesma a essa concepção de filosofia como a gente tem até hoje vez o outro filosofia inútil se basta a si mesmo devemos isso aristóteles a
vida feliz então seria aquela vida você chega no livre repouso viver em paz não contemplando coisas belas ou seja coisas do intelecto uma vida acessível a pouquíssimas pessoas principalmente ao cidadão que já estão a fim da vida e que fazem um balanço é descobrir se são ou não são felizes é uma mudança quando esse período clássico sócrates platão e aristóteles aí o império grego o melhor dentro da sociedade grega é conquistada por outro império de outra sociedade chamada macedônia hoje o rei felipe tem um filho alexandre que se torna o principal imperador daquela época e
conquista não só a grécia como boa parte do mundo conhecido até então inclusive oriente e corre uma modificação de mentalidade e o grego passa a não se identificar com a sua polly já que pode não há e passa a se identificar com o cosmos passa ser não um político um habitante da pólis assistir depois de correr faz um cosmopolita ou seja um habitante do cosmos habitantes do cosmos a felicidade passa a ser identificada muito mais como a carax ia seja como tranquilidade da alma como imperturbabilidade do espírito ou seja a felicidade possa ser muito mais
individual do que coletiva é que surgem dos fios como o dos históricos em que eles retomam o conceito de cosmos a tudo que acontece acontece justamente é o que descobri-las se observares as coisas com exatidão como se alguém vos conceder esse vossa parte segundo que merecer isso seja você nada mais é do que uma parte desse cosmo que é justo que é belo você tem como dever é para ser feliz enxergar a sua parte nesse tudo no qual você faz parte a ética passa a ser então manual de vida aqui é filosofia passa a ser
eminentemente prática para só vale na medida ela te fornece uma vida tranquila e persegue ataraxia tanto marco aurélio quanto o epíteto tem manuais muito diretos de como você deve se comportar como bastante lidos até hoje tem também o e cor e dá origem ao epicurismo e tem uma concepção de filosofia também como medicina da alma cura whatsapp lições espirituais e que dá origem ao hedonismo moderado nós conhecemos até hoje tem também o famoso de ordens que é o cínico que deu origem na verdade a todos esses outros porque veio o primeiro comportar para no limite
como um cachorro de rua daí a palavra cínico desprezando todas as convenções quem vive alexandre o grande na época é bem por último os céticos nós vemos aula passada para quem atrakce alcançado quando você suspende o juízo ou seja quando você a compreendendo o que afirmar que a realidade existe e que a realidade não existe é se comprometer com coisas com as quais você não tem a capacidade de lidar com você então entende que é preciso suspender o juízo ou seja nem se pronunciar pela afirmação nem pela negação nem por isso nem por isso você
deixará de agir porque aqui de você não ter acesso a realidade ou pelo menos não saber se tem ou não significa que você não possa se guiar pelos seus sentidos pelas aparências na medida que elas aparecem corretas não significa que você não come da ideia e aí nós fechamos o ciclo e todos os gregos jesus é é socráticos hauser o caramba quanto tempo deu só deu falando aqui falando falando falando falando e eu muito tempo de chover aqui e cadê o meia hora 36 anos só eu falando aqui vocês ainda tão aí eu ainda tô
me aguentando falando tanto assim ó um lugar foram oito aulas galera 8 aulas falando sobre isso nossa senhora e isso me acompanhado como é companheiro bom então assim essa em resumo é a filosofia grega e romana porque quando a gente fala aqui do marco aurélio do episódio do sexto empírico a gente já tá em roma ou pelo menos no período imperial a gente a gente quase não menciona roma mas a gente já tá em roma a gente fala de período helenista já tá em roma e muito louco receberia dos pré-socráticos até roma era são cerca
de mil anos filosofia mil anos o 1500 anos de filosofia mais ou menos isso é muito isso é muito ah eu diria a grandioso assim é muito grandioso foi um período da humanidade muito frutífero foi muito rico de pensamento e que tem consequências até hoje modo que pensar em você o que é indissociável de pensar nos gregos e nos romanos é por isso que eu não queria fazer da aula de hoje apenas uma cronologia eu queria localizar também nesses conceitos de um acidente tal qual o debate se apropria então você conhece já né essa pintura
do rafael que é um renascentista e todos os gregos que vem ele considerou relevantes aqui e também tem umas figuras o meu esporte faz nada sabemos ah mas eu queria te provocar a pesquisar sobre isso depois essas pintura e tentar descobrir quem é quem aqui e agora você já sabe você já tem uma noção bastante clara na cabeça da história da filosofia antiga você pode passar a identificar não só o sócrates o sócrates não o platão e aristóteles do centro mas o diógenes sócrates está aqui o parmênides tá aqui o heracles até aqui é o
anaxágoras aqui o pitágoras isso aqui é muita gente aqui tem muita gente aqui eu te desafio a pesquisar sobre isso me mostra depois o que que você descobriu que nos comentários tá desafio mesmo vai ser bem bacana essa viagem oi gata eu te falei que ia te mostrar uma tabela cronológica olha só o primeiro panorama aqui da filosofia grega pelo menos antes da gente ir para roma e o período pré-socrático começa de cerca de 600 antes de cristo os vales xenófanes que a gente não viu o max manda anaximenes pitágoras que nós não vimos também
o ar mendes zenon mas não vemos era acrílico império que não vemos mas que sagas não vemos até aqui a gente vem para o período clássico olha lá convivendo juntos protágoras górgias só grátis aristipo que é um discípulo de sócrates que nós não vemos também tem um hedonista é no sentido sensorial bem diferente do epicur o democrato é contemporâneo dos óxido platão e no entanto é considerado um pré-socrático para você ver que o conceito de pré-socrático não é só cronológico o antístenes que também foi discípulo do só que eu disse que foi mestre do diógenes
12 escola cínica está convivendo aqui e o plantão em seguida ali já vem o diógenes air até mais velho que o aristóteles e agora está atriz vem hotel frasco que é o discípulo de aristóteles que assumir o liceu a escola fundada pela história depois da morte dores fortes o pirru é dessa época também olha só o fundador da escola cética né o epicuro e zenão de cítio que ela furou da escola histórica aí depois venho crisipo e é o sucessor do zenon os históricos workmat que nós não vimos o arcesilau e o carnet que são
os céticos acadêmicos lembra aquelas pessoas que tentam levar adiante os estudos na academia do platão mas dessa vez de modo cético e aí a gente vem no período romano olha lá o antíloco cícero ali a pouco 100 anos anticristo depois a gente já entra na contagem tal como nós a conhecemos né século um ganho cênica depois vem o enesidemo lembra dos 10 tropos do enesidemo depois vem o epíteto marco aurélio vocês tem pico o último o plotino que é um neoplatônico que nós vamos ver e os agostinho ali em 350 já depois de cristo é
o que eu tô colocando agostinho aqui o que eu agostinho ele é um antigo ele não é um medieval por quê que eles a estudarem filosofia medieval o que ele é cristão simples assim porque ele é um dos iniciadores da tradição cristã então é sempre uma dúvida se a gente estudou agostinho no período antigo porque ele tá do pedido antigo dos pacientes por um período medieval a gente ó fita vou colocar quase sempre o agostinho no período medieval pelo cristianismo mas se fosse pela cronologia e até para convivência com os contemporâneos ali ele seria muito
mais um antigo do que um medieval o agostinho vai ser massa próxima aula você tá sabendo né e já vai inserir o período medieval com agostinho mas esse é o panorama eu panorama que a gente viu até agora lá de 600 antes de cristo até mais ou menos 150 depois de cristo tá a gente vai pegar tudo são quase mil anos faz mil anos e para 550 aqui quando acaba a o império romano inicia a idade média é isso esse esse é o mundo antigo para filosofia digamos assim é bem curioso né e sim o
que a gente aprendeu a gente a gente ir é deve as seis ideias essas duas grandes civilizações de um lado gregos e outro lado romano ea filosofia que vocês aprenderam até agora pode ajudar vocês a se identificar enquanto ocidentais ocidentais e é o acidente eu vou me concentrar principalmente nos dois primeiros capítulos desse livro que esse chamam primeiro o milagre grego entre aspas a cidade a ciência e o segundo capítulo se chama a contribuição romana o direito privado e o humanismo como tentar entender o que que são essas coisas é para você entender quais são
as suas raízes ocidentais segundo felipe né mor olha lá o que é ocidente eo silêncio bom que é o acidente o primeiro vi a herança da grécia aqui a grécia sim as seguintes características segundo o filemon o primeiro conceito de cidade nós tiramos nosso conceito de cidade os gregos dos gregos em que sentido olha lá e os gregos cidade apólice certo olhos é só que apólice não é só termo que se traduza em cidade olhos é sobretudo uma concepção que antes de tudo designa uma coletivização do poder como assim eu vou fazer algumas simplificações ou
que o nosso objetivo a introdutório e não aprofunda ativo a diferença no paró farol concentra o poder e ele próprio é uma divindade segundo as tradições egípcias antigas ali uma concentração do poder patente à civilização creto-micênica que são as são os gregos a antes da pólis eram muito parecidos com os egípcios nesse sentido mas os gregos clássicos que nós estudamos lá com sócrates platão fazendo inclusive tales anaximandro anaximenes já estão nas suas horas ausência de um monarca divino é a marca de uma pode é a marca de uma pode trabalho na pólis o que deliberam
os cidadãos e oi e esse conceito é é atualíssimo a gente tem hoje ainda é claro que muito diferente porque nós somos cidades é tão grandes quanto nenhum grego imaginou que seria possível a cidade deles era muito menor mas a ideia de liberação para decidir o que é certo errado é até hoje nossa a outra ideia é a de espaço público agora dos gregos o encontro dos cidadãos para deliberação a pólis é o contexto maior a água é aquele espaço geográfico e na chamada de vídeo praça pública de mercado onde os cidadãos se encontram para
deliberar esse é um conceito de cidade até hoje nós temos praças públicas para a ver encontros conceito é a arte do discurso olha se agora o poder é coletivo faz todo sentido que a arte do discurso seja enfim cultivada o que o poder agora não é mais necessariamente de quem ainda tem a o gladio espada mas é também é de que ainda tem a habilidade de tem falar e de portanto o persuadir a dialética a técnica de buscar a verdade a retórica a técnica de persuadir independente do conteúdo são artes que compõem o ideal de
um homem grego inclusive nosso ideal de homem no sentido de humanidade aqui o ideal é que nós saibamos tanto perseguir o que é verdadeiro quanto nos comunicar nos fazer entender os empurra de certo modo perante a coletividade não me sentido de coerção força as outras pessoas mas no sentido de imprimir a coisa pública na coletividade o que é propriamente nosso e fazer valer a nossa voz voz é um conceito que remonta a esse período que você tem voz e quando consegue a dominar não só a arte de reconhecer coisas verdadeiras e vesti-la com os verdadeiros
mas sobretudo quando você domina a arte de falar e ser entendido e ser entendida ter um valor grego outro valor grego é uma nova virtude urbana um novo uma nova qualidade e tudo nesse sentido de qualidade e passa a ser valorizada ou seja se você lê a elida do homero tem uma virtude lembra que visto diária tá e aí guerreira e é competitiva e é que se dá principalmente pela força ao passo que a virtude na o lixo passa a ser essa também que é uma herança é mais passa a ser muito mais a sofrosine
ver falar na sua frozen assistência atriz essa espécie de moderação esse é um valor hoje de qualquer pessoa olha só olha só olha só civilizada civilizada ser menos grosseira como seria um guerreiro américo ser cada vez mais moderada a moderação enquanto o valor é grega só faz sentido no contexto em que nós temos que conversar só faz sentido no contexto em que nós não temos que doer lá para decidir quem tá certo errado só faz sentido no contexto em que o espaço público assegurado o poder e coletivo nós somos bons em discurso portanto nós temos
que nos fazer valer pelos nossos aspectos civilizados a palavra tem origem é greco-romana não tem jeito não pelo nosso acho capacidade de nos impor pela força tem um valor até hoje é um valor que não tô dizendo que é uma realidade um valor outro falou a relação entre religião e política lembra que na no e planificado que eu te dei né muito simples do egito o monarca era o grande rei aqui a uma classe sacerdotal na grécia sem dúvidas mas ela tá subordinada à política ou seja os políticos o cidadão exemplar ele vira sacerdote e
é irá sacerdote não é algo apartado da do cidadão o da conduta de vida cidadã ela é o cume da da vida cidadã tu és sacerdote napoli quem já cumpriu tudo de deveres políticos antes uma outra concepção de religião não tem intocabilidade do sacerdote um a comando cristianismo romano judaísmo e outra relação com todos esses são valores são valores que nós julgamos a nossos até hoje assim hoje nós jogamos nossos até hoje uma mota sem isso aqui nós a concepção de cidade nós não temos a concepção de cidade a nossa cidade é necessariamente tudo isso
aqui isso remonta a grécia no oriente não tinha isso o a gente não tinha isso eu último conceito aqui é essa distinção entre fiz de um lado e nomos de outro ou seja entre aquilo que é da natureza e aquilo que é da deliberação coletiva o nome de origem palavra norma e é a lei ou seja a ideia de que a justiça é criada coletivamente seja a ideia de que o certo e o errado não são só em inscritos na natureza mas eles são sobretudo em escritos a partir da deliberação de pessoas em voz falam
bem e pensam bem e que podem importante decidir o que é melhor em deliberação é a ideia de que a criação da justiça é coletiva essa ideia uma das ideias mais revolucionárias ea não é revelação bota a justiça não é revelação divina a justiça não está escrito nas estrelas tô falando aqui da pólis clássica tá você já viu que você que mudou no helenismo mas na parte de clássica a justiça é decidida na deliberação a deliberação isso é então forte na nossa cultura é isso sobrevive até hoje assim a concepções que dizem que a justiça
deriva de deus e da natureza mas a concepções que dizem energisa é uma decisão coletiva dos homens é que no direito talvez as pessoas conhecem como o de um lado jus naturalismo justiça ou tá em deus ou tá na ordem da natureza e juspositivismo que deixar justiça é uma deliberação humana o debate existe até hoje em filosofia do direito por exemplo remonta aos gregos e essa é a nossa ideia de cidade essa é a nossa ideia de polícia nossa isso aqui é valor aqui não é realidade esses são os valores que nós herdamos eles são
realizados ou na outra coisa está falando aqui no plano conceitual apenas e esse plano é a origem ao conceito de cidadania e por isso o daniel o seguinte e os gregos falavam que o que tinha que governar em geral não eram as pessoas é o monarca divino escolhido por pela divindade seja ela qual for mas a lei hoje a gente conhece isso como estado de direito não é um conceito grego mas a ideia remonta grécia e outra conceito de igualdade jurídica ou seja que todo cidadão é igual perante a lei também grego aqui é a
garantia de que nós somos independentes do voluntarismo de um monarca ou seja nós podemos esperar muito bem o que vai acontecer conosco não depende da vontade de x y z só depende da vontade da lei ea lei e deliberada por nós na coletividade uma ideia de cidadania de um lado e eu encontro pertencente a uma cidade sou governado pela lei e não pelo presidente que foi eleito e de outro eu não sou nem maior nem menor que qualquer outro cidadão porque nós somos iguais e nós todos temos que nos submeter à lei é só uma
ideia de cidadão pega novo é um valor que é uma realidade nós sabemos que a coisa bem diferente e o as fotos falem isso textualmente lá na política e fala então a lei deve governar preferentemente a qualquer cidadão segundo o mesmo princípio mesmo sendo melhor que certos homens governem eles devem ser nomeados apenas guardiões das leis e subordinados a elas e quem recomenda o império da lei parece recomendar o império exclusivo da divindade e da razão olha só com a gente em alta conta a lei mas quem prefere que um homem governe de certo modo
também quer uma fera no governo pois as paixões são como férias e transtornam os governantes mesmo quando eles são os melhores homens portanto a lei é a inteligência sem paixões a lei é a inteligência sem paixões é uma revolução uma revolução é você talvez estou meio incomodado o que essa igreja é como uma isso é uma revolução para você deixar para os homens compreendem as leis acontece que aconteceu semana passada essa semana onde vocês devem ter acompanhado o caso do nosso desembargador e se nós deixamos para os homens fazer o certo errado aquilo acontece bem
aquilo acontece seja o voluntarismo o eu quero fazer assim eu vou fazer assim que eu tenho autoridade a ideia que os gregos inserem a ideia de que deve governar o princípio abstrato legal e foi deliberado em assembleia essa ideia é uma ideia muito abstrata eu acho que permite a convivência justa não há a justiça cósmica que nós vemos na natureza quando na justiça nenhuma né na natureza um artista mesma coisa acontece infelizmente é nesse sentido que justiça conceitorh humano humano a natureza não é justa nesse sentido aqui e é isso assim é isso é e
esse é o conceito de cidadão agora o conceito de ciência segundo o nemo de livro este conceito design esse aqui é o filho do meu irmão falei para você que ele estava vivo ainda né e é provável diz ele e os primeiros físicos gregos né lembra os filósofos da phisis a saber a escola de mileto tales anaximandro anaximenes tem um aplicado espontaneamente a natureza o esquema que os cidadãos gregos aplicavam a vida social ou seja o felipe mesmo tá fazendo uma estratégia aqui sócio-histórica de interpretar por quê que os primeiros filósofos tiveram a ideia que
eles tiveram aí ele pega um trecho muito muito específico de uns quilómetros mais difíceis de interpretar e eu nem tenho preto eles com vocês na aula esse trecho aqui ó e dá uma olhada a luana que se mando de mileto para quem ar que era o apeiron o ilimitado primeiro fragmentos nós estamos dele é o seguinte todas as coisas se dissipam onde tiveram sua génese e as coisas se dissipam se pão onde tiveram sua génese onde elas nasceram e conforme a necessidade pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça conforme a determinação do
tempo um mês ele se vai continuar assim que diabo é isso vitor que dia a gente fala nordeste que diabo é isso que diabo é isso todas as coisas disse para onde tiveram origem não tiveram gênesis e conforme a necessidade pois paga umas às outras castigo expiação pela injustiça conforme determinação do tempo em alguns conceitos jurídicos aqui pagar castigar espiar e injustiça ou seja o que o alex mandou tá fazendo é dizendo que a natureza se comporta exatamente como as pessoas a pony eis que o felipe não tá dizendo que para sim e o que
é organizado no início não é a natureza mas após os filósofos utilizam a organização que eles viviam na a partir dela enxergar enxergar organização na natureza e essa é uma hipótese bastante de aceita por alguns historiadores ou seja a própria concepção de cosmos de isis organizado estruturado é uma noção que deriva de um contexto sociocultural em que estava funcionando uma pode organizada triturada e justa então o que o anaximandro estaria falando aqui seria algo do tipo dela olha lá no lei de novo todas as coisas se dissipam é param onde tiveram génese conforme a necessidade
os pagam umas às outras castigo expiação pela injustiça conforme determinação do tempo em injustiça seria essa injustiça seria essa ver se separar de onde elas vieram e o fermento dois assim o ilimitado eterno presente três o ilimitado a imortal em soluto tão segundo o anaximandro a origem de tudo seria alguma coisa ilimitada e a partir desse ilimitado quando ele se fragmenta ele passa a ser limitado e dá origem às coisas pelas quais nós as conhecemos elas se separam o que elas estão pagando uma pena por uma injustiça que cometeram olha que olha que doido não
conceitos da polícia conceitos da polly e a ciência começa a pode a viagem sociais então é o seguinte o porquê que a ciência é grega e não de qualquer outro povo o nemo faz uma diferença assim ó e a produção de conhecimento técnico volta a produção podia até existir no egito mas a senhora muito diferente da produção de discurso teórico abstrato e com leite gerais que existia por exemplo na gramática na economia grega assim coisa você produzir conhecimento para produzir alguma coisa vocês estão aspecto eminentemente utilitário né técnico que já tinha na escrita na matemática
do egito agora outra coisa é você produzir um discurso teórico abstrato que não tem necessariamente alguma aplicação mas que tem um objetivo eminentemente só de compreender a realidade estabelecer leis que regem a realidade os historiadores dizem que não há esse tipo de discurso e tenta compreender a realidade os seus aspectos mais gerais e a mesopotâmia em todas as outras civilizações só a na grécia e portanto essa concepção de ciência nós temos hoje os teórico abstrato e que renuncia leis e gerais que funciona em toda e qualquer contexto ciência nesse sentido nasce na grécia é uma
concepção portanto ocidental o conceito de escola também nasce a partir desse conceito de ciência o quê e tem uma obra e essa obra aqui é monumental assim se você curte filosofia grega cultura grega e tem que ter esse livro aqui um livrão e braço armado paidéia a formação do homem grego do werner é um helenista a século 18 no século 19 e século 20 a escreveu essa obra monumental aqui sobre a formação do homem grego e assim o felipe naml certamente bebeu nessa fonte para falar o que ele fala que da escola a ideia de
paidéia grega o seguinte uni que se revela nas obras dos grandes gregos homem político da grécia clássica oi e a grécia por excelência né olha só a educação grega não é não é uma soma e técnicas e organizações privadas orientadas para a formação de uma individualidade perfeita independente ou seja e a isso aconteceu na época helenística é ruim devido só acontece naquele mística quando estado grego já havia desaparecido é pela qual deriva uma linha em linha reta pedagogia moderna a gente é muito mais parecido com os alienígenas porque eles são muito mais individualistas do que
com os gregos clássicos nesse sentido político aqui todo futuro humanismo ele vai dizer deve estar essencialmente oriental do que um fato fundamental de toda a educação grega a saber é humanidade o ser do homem se encontrava essencialmente vinculado as características do homem como ser político político e seres ele eu não sei que uma trindade na que ele chama o poeta homem de estado e sábio encarna a mais alta direção da nação então o ideal de homem que dá origem ao humanismo nasci nesse ideal de homem clássico grego anápolis parque sabiá literatura ou são tão poeta
o cara que sabe olha tória e dialética portanto é um homem de estado e o cara que contempla ou saber pelo saber portanto ele é um sábio esse ideal é o primeiro ideal de humanidade e nós temos um contexto de uma cidade e esse ideal que vai ser usado para dar origem ao humanismo primeiro em roma posteriormente um renascimento e que virgem até hoje bom então ai a palavra a ideia não tem tradução assim é acessível e os latinos o cícero e outro cara chamado varrão traduzir uma palavra grega para ideia para humanitas ou humanitas
eu li a palavra humanismo é mas ela pode ser traduzida por um conjunto de outras né pode ser civilização pode ser tradição pode ser literatura pode ser educação pode ser cultura a ideia de que a formação do homem tem que ser civilizatória tradicional esse literária tem que envolver cultura no sentido não antropológico da coisa não é meramente descritivo nesse sentido valorativo naquilo que é demais levado então uma ideia grega mas é grega é a gente deve isso ele deve suíte e e outra sim os filósofos tiveram escolas na sistema das escolas dos filósofos e é
por causa que estiveram ali por exemplo o chão aqui para vocês tiveram academia do tratam o rio liceu o aristóteles o jardim de epicuro do exército eram instituições voltadas e não para formação especializada como era o caso lá dos escribas do egito formação técnica mas eu não voltar a gente vai formação desobrigada da empresa interessada no sentido de saber pelo saber e sentido a escola a escola e aí vem dessa ideia ainda essa ideia de que o saber vale pelo saber eu sei que é muito diferente talvez da escola do da terceira revolução industrial né
a escola para linha de montagem com a qual a gente está bastante acostumado e mais a escola do saber pelo saber é por exemplo onde nasce a ideia de universidade a idade média e é por exemplo onde nasce a ideia do ócio como um valor o ócio o sentido da criatividade da produção intelectual e essa ideia não existia não existirem outras civilizações ela tem origem na grécia esse é o outro valor nós temos que agradecer aos nossos antepassados gregos eles tiraram que nós somos nesse sentido eu vou ter ideia aqui também é que os gregos
a formar um nosso ideal de homem primeiro beijo quando você lembrar da palavra pai ideia era que você lembra da palavra formação tradição da palavra cultura no sentido valorativo no sentido descritivo da antropologia e essa ideia de cultura no sentido valorativo e a ideia de grécia e o renascimento vai vai tentar resgatar e tudo mais mas são os gregos e daqui mas somos a cientistas à medida que nós temos escolas à medida que nós somos cidadãos na medida em que nós temos cidades essa a grécia para nós ir em roma por sua vez também em
duas coisas e o conceito de direito e dois conceito de dele derivado pessoa a pessoa como aqui a invenção do direito né e o corpus iuris civilis né o código civil romano código civil romano é o código que deu origem a toda uma tradição de direito do acidente aqui temos dois duas tradições no ocidente de direito a do silvio ó a da civil ó e da common law e civil law ea tradição romana humana e deu origem a principalmente o direito escrito em códigos versão francesa portuguesa e consequentemente nossa a tradição da como ló é
muito mais oral e baseada na tradição e no juízes e menos na lei apesar de ter leite é tradição inglesa anglo-saxônica é mais homem influenciou as duas tá ela só é predominante na civil lá e você sabe quem é na grécia não tinha lei escrita né você lembra da julgamento de sócrates e se você lembra do julgamento do sócrates você vai lembrar que ele não descumpriu um código penal é a lei oe a pena eram decididas na deliberação na deliberação não tinha na lei é uma lei escrita leis escritas é remontam a um período babilônico
mas ainda assim no período babilônico eu passava a valer muito mais a palavra do rei em última instância do que a palavra da lei do período romano isso se inverteu passou a valer muito mais a prova da lei escrita e não mais a lei de liberada como era na grécia antiga do que a palavra de qualquer outra pessoa e claro do juiz que dizia com aquela lei correta né mas sempre tem um intermediário a ideia de direito remonta portanto a ideia de um código civil organizado imagem macho a ideia de aqui esse código civil e
lá embasado numa ideia filosófica que é a seguinte se você se lembra de que o cícero é uma importante fonte sobre historicistas o que você não sabia é que o cícero eu não sabia tu claro tá aqui mais não tá sabe obviamente era uma importante jurista influenciou em muito a concepção de direito dos romanos a concepção de lei que o cícero legou o direito foi a seguinte estrutura ver com estoicismo você vai lembrar disso existe uma verdadeira lei e a razão em conformidade com a natureza disseminada em todos os seres sempre de acordo com sigo
mesma imperecível que nos leva de forma imperiosa a cumprir nossa função os proíbe de cometer fraudes e até mesmo nos afasta disso esta lei é idêntica em atenas e roma hoje e amanhã trata-se de uma só e mesma lei eterna e imutável e rege todas as nações em todos os tempos lembra dessa concepção a-histórica de que a natureza natureza é ordenada bela remontando os pré-socráticos obra disso os humanos adotam isso porque que eles adotam isso e aqui se os humanos não estão mais no contexto da poli se nota não tem mais portes desde o alexandre
que não tem mais pobres temas de liberação e outra uma palavra que a anna crônica sabe que anacronismo é fazer uso de uma palavra contemporânea ou melhor dizendo uma palavra que pertence a um a um contexto histórico tentar aplicar lá outro é mas eu vou fazer um anacronismo aqui natasha me perdoe historiador é uma envia num contexto multiétnico e multiétnico muito diferente da grécia e no contexto multiétnico parecido com contexto da filosofia helenista nada da sociedade alienista o império macedônico precisa g1 e se fazer entender é porque tem muitas etnias não dá para liberar os
valores são diferentes e aí hora se fazer entender é preciso de uma tecnologia essa tecnologia ela é inscrito hoje a gente não têm os mesmos valores então meu amigo nós temos que ter pelo menos a mesma lei é mas também existe outra coisa o link sempre a lei é válida sentido de ser é conhecida por todo mundo quando você tem um contexto multiétnico e é preciso que haja uma doutrina uma concepção de mundo cosmologia uma cosmovisão o oriente todo mundo para se sentir tudo bem não da mesma etnia e mais como pertencendo a mesma natureza
oi gente coloquei na de josé e se eu tenho uma concepção de mundo te entende e universo segue leis que valem igualmente para roma a grécia ou seja para onde for ainda que eu pertença a etnias diferentes do meu as pessoas um vivo é possível que eu conviva com elas é porque nós obedecermos a mesma lei não é é mandada pelo soberano e ela está escrita na natureza hora começa a teoria vem a calhar a teoria histórica de mundos né todo mundo faz parte de um macrocosmo que na verdade tu muda um microcosmo dentro desse
macrocosmo lembra disso lembra dessa concepção é uma decepção vem aqui macrocosmo e microcosmo que todos nós aqui no âmbito da ética da ação humana temos que nos virar nesse macrocosmos na física através do pensamento correto lembra disso o que é noção de deus até existe lei existe mas se trata de um deus' imanente você já um deus que se confunde com a natureza então a natureza divina atriz estruturada e organizada e mesmo que nós tenhamos nascido em contextos muito diferentes mas podemos até ter um destino diferente mas nós obedecermos a mesma lei obedecermos a mesma
lei porque nós todos fazemos parte da natureza essa ideia avassaladora no império romano depois que ela faz tanto sucesso espero aí gigante ele precisa dessa concepção de mundo para se fazer o ézio junto operativo e a tua cara faz tanto sucesso é com base nesse conceito a gente acaba é um conceito de pessoa que sabe que o código civil romano que é um hoje estrutura para até hoje para o nosso código civil isso é maluco de se pensar código civil a lei mais extensa que a gente tem na legislação já são 7 livros é muito
grande estudo direito cada semestre tem código civil o código civil do código civil três na faculdade né e até o 7 até o 7 último a direito de família se eu não me engano a gente começa lá direito as pessoas direito das coisas as obrigações e por aí vai um detalhe por detalhe o que você deve fazer para surgir uma querela jurídica de vizinho isso é uma herança romana de milênios milênios nosso modo de nos organizar juridicamente remonta e os nossos pais culturais que viveram a eleny milénios de tradição um banho nosso atual código civil
e se isso não escolhe a sua cabeça não sei mais o que a gente pode a gente é muito romano não sei se você tem essa ideia a gente é muito romana a gente não é pouco romano não a gente é muito romano sem falar da língua né é falada língua todas as nossas línguas escrever português espanhol italiano francês e outros derivados do romano do latim o leite todo nosso modo de pensar é é romano nesse sentido pode-se de nos expressar oi e o conceito de pessoa nasce a partir desse conceito de direito assim cara
porque você sabe que no direito pessoa conceito técnico de pessoa e deriva dos romanos e vale até hoje a pessoa é toda aquela entidade você pode a cortar direitos e deveres pessoa toda e qualquer entidade que pode comportar direito e dever ser uma pessoa por direito e pode ser uma pessoa física e você seres humanos mas também pode ser uma pessoa jurídica não seja uma ficção jurídica existe no papel apenas mas que pode ter direitos e deveres por exemplo se você é empregado é empregada tanto chefe e sua física a gente deve grana é a
pessoa jurídica que contratou quem é essa pessoa jurídica enfim ela não existe a uma infecção a pessoa portanto é uma entidade seja ela jurídica ou física já fica esse ou não e tem importa direitos e deveres e essa noção é uma das nações que vão dá origem ao que a gente hoje conhece como sujeito individual alguém tem uma identidade e não se confunde com a coletividade é eu sei que essa ideia para você é muito óbvia você olha para você e fala assim é óbvio que eu que sou alguém e não se confunde com a
coletividade se você não acredita piamente que você é o único você é a única e ninguém vive a experiência que você vive que sei lá hoje você completa na sua imaginação olá você sabia que essa ideia nem sempre existiu a idade que você é o único você é a única e você é insubstituível e essa ideia é cristã e na origem mas ela tem pressa dente é um desses precedentes qual é o conceito de pessoa o ou seja é o conceito de que e você tendo direitos e deveres você pode preservar a sua identidade e
no tempo porque a lei assegura que você a preserve o que significa preservar a identidade no templo romano romano preservar a identidade no templo significa preservar os seus bens e as suas posses no tempo e se você vive em uma sociedade que não era o caso a maior parte da humanidade em que a sua identidade pode se preservar no tempo sem que ela tem que mudar constantemente ser deixe possuída você começa a ter a concepção de que você é alguém e permanece no tempo idêntico a si mesmo e começa a ter noção de que você
é um indivíduo que você tem uma identidade e essa sensação de identidade você permanece no tempo sempre é mesmo a pessoa só é possível se tem alguma coisa que assegura a sua identidade do tempo que não faz você mudar o tempo inteiro e os romanos inserem o direito e faz com que o contexto institucional social faz com que os cidadãos permaneçam no tempo porque conseguem preservar os seus elementos identitários a saber as suas posses no tempo olá você que é muito abstrato isso é muito difícil você sair da sua concepção que já é é de
alguém que se entende como alguém que permanece no tempo como alguém que tem uma identidade que não muda é só que eu queria que você perceber se o seguinte e você só consegue se entender como alguém que permanece no tempo posso não ter uma identidade e portanto é uma pessoa que não se confunde todo mundo se o seu contexto ao redor não modifica toda hora não não não fica se modificando toda hora e se você não viveu num contexto que se modifica toda hora você já não tem mais onde onde reconhecer oi quem é você
de verdade se você pensar que eu tô falando há a percepção de que você é uma pessoa que tem uma identidade que permanece depende se você vive ou não num contexto em que as coisas não mudam porque se você viu no mundo este em que as coisas são muito instáveis a percepção que você tem de você é de que você não é estável e você não é um indivíduo e já passou por essa situação o dia passou por um contexto para efeitos didáticos as coisas mudavam drasticamente o tempo inteiro ponto de você não ter certeza
de quem era você naquela situação já passou por isso e se você já passou por isso que você entende que eu tô falando eu tô te dizendo é existem agrupamentos sociais existem agrupamentos sociais e são assim o tempo inteiro o ou seja eles não te dão segurança suficiente para vocês entender encontra indevido se você não consegue imaginar o que o seu contexto social estudar segurança talvez eu tô dizendo aqui é que a primeira sociedade a assegurar isso em forma de lei ou roma a assegurar e eu existo e olha só para você que sabe de
direito você já sabe disso mas para você que não sabe vai ser uma surpresa se você existe e tem direitos mesmo que você esteja morto fisicamente você sabia disso isso que insere é o direito romano assim victor sabia que você não pode você não pode caluniar difamar injuriar se alguém morto você sabia disso quê que é caluniar é imputar um crime alguém ladrão assassino corrupto e fumar é falar mal não necessariamente falar mal dizendo que cometeu um crime injuriar é você dirigir uma ofensa subjetiva alguém os mortos tem direito ao nome você não pode sujar
o nome de alguém que morreu porque o que é o nome continua tendo o estatuto de pessoa nesse sentido ele tem direito e isso é muito louco isso vai no direito atual tá no nosso brasileiro isso é uma herança romana se você xingar alguém que já morreu e o familiar dessa pessoa quiser te processar eu te processo e você perde e você perde saber disso olha o limite é que chegou essa concepção de pessoa como sendo mais instituição e permite que a identidade a permanência de nós enquanto indivíduos é se de no tempo inclusive depois
da morte física fazer uma transformação cultural sem precedentes sem precedente e o conceito de pessoa faz com que portanto a gente se entendem que nós nos entendemos enquanto indivíduo bom então assim é um direito privado essa ideia de regulamentação das pessoas das coisas das obrigações favorece o conceito de pessoa né a identidade que permanece em decorrência da preservação da posse e de valores comuns o hugo kit nemo fala assim segundo parece o cícero para sua origem curiosa incrível a ideia de aplicar ao ser humano em geral a palavra persona a persona e na origem como
se sabe designava personagens de teatro e ele utilizava essa metáfora ao empreenderem de eu fiz dos deveres a obra de cícero a discussão das ideias morais do histórico grego panécio todo homem possui a natureza humana que é comum a todos nem todo homem possui natureza humana quer como a todos mas além disso cada homem possui uma natureza que lhe é própria e em virtude da qual tem um papel singular a exercer a vida o que o cícero faz aqui é o seguinte ó e vai além da concepção histórica e diz que nós somos um microcosmo
do macrocosmo e nós temos uma natureza humana e fala o seguinte e além da natureza humana que cada um tem cartão também tem uma segunda natureza é um papel a desempenhar na coletividade e esse papel em geral qual o papel desempenhado pelas pessoas no teatro é um papel único um papel único na medida em que nós desempenhamos papéis únicos que são estáveis nos desempenhar papéis estáveis na sociedade e nós somos pessoas assim como os atores eram personas coração as pessoas tem como desatualizar um personas não porque nós estejamos fingindo não mas isso na idade a
hipocrisia que está em jogo aqui mas é isso aí né tem jogo aqui a seguinte nós e além da natureza humana e cósmica nós temos uma segunda natureza o que nos individualiza natureza humana não nos individualiza todo mundo tem é a segunda natureza nos individualiza que é o nosso hotel por analogia com o teatro social só que esse papel social não nos confunde com a sociedade ele nos individualiza a sociedade esse é um individually é um indivíduo diferente do nosso moderno né porque a gente se entende enquanto indivíduo mesmo que a sociedade se exploda isso
aqui não é um individualismo moderno mas é um passo além do passo antigo e só assim entender como alguém que faz parte da natureza humana entendi é um intermediário entre o indivíduo moderno e diz a sociedade e o mundo antigo e sonho sim entendia como parte da sociedade alguém que aceita que tem uma natureza humana mas que diz também que tem uma segunda natureza que o individualismo na sociedade em que habita essa ideia de pessoa a cabeça uma ideia que eu frutos até hoje oi gente então esse conceito de isla o felipe nemo fala assim
em nosso entender cícero só conseguiu acrescentar esse aspecto decisivo o personalismo a teoria grega sobre a universalidade da natureza humana o que o direito romano tinha criado previamente as condições para o reconhecimento social e institucional dos direitos a liberdade e da perenidade da pessoa o curiosis temos arco existem ou seja beijo e a pessoa ou seja a identidade que permanece no tempo só é possível porque a uma instituição a um conjunto de instituições e gás políticos sociais fazem com que haja permanência é preciso que a que você se enxergue como alguém que permanece haja um
contexto que permanece que permite que você permaneça enquanto alguém quer proprietário de bens e talvez essa seja uma das aulas mais teóricas que a né e nem é uma aula sobre filosofia propriamente mas você vai direito para você ver o quanto direito é difícil de entender quando você vai na profundidade do conceito né e se os estudantes de direito vem isso na faculdade outra coisa mas e os conceitos jurídicos pressupõe essas noções filosóficas pressupõe ações e para você queria fazer direito não sei se eu te assustei ou se eu te convidei ainda mais a fazer
é isso a gente se pergunta aqui quais são os gregos aqui tá a sumário né eu esqueci de trocar ceticismo de novo e aí a gente abastece a tecnologia que nos vimos até agora a gente pode entender agora que a gente é grego na medida em que a gente tem uma concepção de cidade e cidadania de ciência e de escola e a gente arrumando a medida que a gente se entende como alguém que só faz sentido no contexto em que a a palavra em chamada direito essa palavrinha não existiria se não fosse roma e não
do modo como a gente entende e a gente só se não tem na medida em que a pessoa o sujeito de direitos e deveres e esses somos nós os ocidentais pelo menos no que toca à grécia e roma o segundo o nemo isso não é via em sociedades outras que não fosse as gregas e romanas e isso é uma especificidade nossa segunda esse cara essa verdade ou não é debatível e um debate enorme mas hoje o que eu queria era apenas e colocar a parte desse debate certo espero mesmo que você tenha gostado de hoje
para mim foi bem bacana inserir esse livro aqui no curso veio de improviso ele não tava no cronograma mas eu achei que seria uma boa oportunidade a gente fechar esse primeiro ciclo de filosofia antiga quero que você se lembra que a próxima aula vai ser aula de santo agostinho era que você não perca essa aula porque ela vai ser interessante para caramba vamos começar o ciclo de idade média e eu tenho como objetivo de fazer um monte preconceito sobre a idade média de vocês muito preconceito espero que vocês saiam do curso de idade média sabendo
bem mais do que vocês sabem hoje sobre filosofia e religião sobre deus possível dois cristão ah tá eu queria convidar vocês por favor amanhã lá no instagram farei eu e professora natasha renner mãe tirando suas dúvidas as 5 horas da tarde o link está aqui no comentário mas também eu coloquei em algum novo carro o chat também aqui as perguntas que vocês colocaram vamos ser respondidas amanhã eu e a natasha estamos coletando as perguntas e a gente vai responder amanhã lá no certinho o white é muito legal para caramba hein muito legal eu adorei me
mandem dúvidas tá é se vocês não tiverem dúvidas agora se lembrarem de alguma dúvida coloquem nos comentários aqui embaixo a gente vai vai vai a coletar depois vamos obrigado agradecer por estarem nesta sexta-feira à noite aqui comigo e eu sempre você imprimir a um prazer enorme tá aqui tá bom vamos então sexta-feira que vem no youtube mas amanhã às 5:00 da tarde no instagram certo boa noite ótima sexta-feira olá e até amanhã