[Música] [Aplausos] [Música] Salvador era a colônia capital do Brasil no ritmo do Berimbau na roda de capoeira uma revolta que virou Salvador de ponta cabeça e lembrada da conjuração baiana e tem seus Mártires evocados [Música] o Manuel Faustino para jogar [Música] [Aplausos] nossa história começa em 1798 naquela que era a maior cidade do Brasil Salvador tinha 40 mil habitantes destes 14 mil eram escravizados negros para os pobres maioria absoluta Salvador era uma sociedade que oferecia raríssimas possibilidades de ascensão social parei Elite a insatisfação crescia desde que a cidade perdeu para o Rio de Janeiro o
posto de capital da Colônia em 1763 na cabeça de quem se sentia injustiçado um episódio servia de modelo ele tinha acontecido 9 anos antes em 1789 a Revolução Francesa marcou para sempre o final do século XVIII [Música] liberdade igualdade e fraternidade conceitos que estavam na raiz de movimento que ganhou diferentes nomes ao longo do tempo conjuração baiana revolta dos alfaiates revolta dos Búzios e que trouxe uma marca nova na história da luta pela independência a Participação Popular é a primeira das nossas três conjurações é a única que começa de baixo para cima e que traz
e que radicaliza a ideia de democracia para que democracia significa inclusão de todos mais integrantes da Elite baiana também conspiravam contra os portugueses eles queriam principalmente poder negociar seus produtos com diferentes países estavam insatisfeitos com domínios de Portugal [Música] o divisor de água justamente quando se quando um grupo pega essa questão da Liberdade da igualdade e começa a trazer essas questões da liberdade para questão social para uma mudança social de liberdade que é justamente a ideia de liberdade Econômica proclamar uma república baiana Independente de Portugal e que seguisse os princípios da Revolução Francesa Este era
o objetivo da conjuração baiana a revolta estava nas ruas de Salvador nas conversas nos botequins nas oficinas dos alfaiates nos quartéis militares nos salões de poderosos integrantes da Elite no dia 12 de Agosto ela se tornou pública em diferentes pontos de Salvador foram afixados panfletos manuscritos com mensagens Claras animais os povo baiense que está por chegar o tempo feliz da Liberdade o tempo em que todos seremos irmãos o tempo em que todos seremos iguais eram panfletos com 11 textos diferentes assinados em nome de grupos como anônimos republicanos a conjuração baiana tinha uma bandeira que trazia
em latinha a frase apareça Não se esconda se o Alfaiate João de Deus vestia a roupa da mudança outro líder da Revolta soldado fazia da música uma ferramenta para espalhar a revolta o Lucas Santos ele transforma o argumento do sobre liberdade igualdade Justiça numa canção E aí um dos versos da canção diz igualdade liberdade no sacrário da Razão ao lado da San Justiça preenche em meu coração e aí ele canta isso na noite de Salvador [Música] vou embora para Bahia Praça da Piedade centro de Salvador Aqui foram executados Os Condenados pela conjuração baiana alguns foram
sentenciados ao degredo na África ou receberam chibatadas todos aqueles que eram escravizados a época também além da pena comum de prisão ou de degredo ou de cadeia que tiveram eles também tiveram adicionado adicionalmente 500 chibatadas 500 pela condição de seres escravizados então evidente que não houve tratamento igual na no julgamento O soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus Nascimento receberam a punição mais pesada foram condenados à forca e tiveram partes de seus corpos espalhados pelas ruas de Salvador os quatro
eram negros e pobres [Música] como acontecia dois séculos atrás nas mesmas ladeiras do Pelourinho Olodum faz hoje da música um instrumento para relembrar a conjuração baiana ele amplifica a sonoridade desse personagem todo mundo cantou isso e a pessoa internaliza nasce uma nova era novo poder de criar alfaiates argolas boas hoje não relembrar foi um ato marcante que aconteceu em Salvador [Música] fala do bairro Fala João de Deus e a revolta Então estou ficando Então já não é mais o assunto estranho como era quando nós chegamos acesso aos livros escolares relembrar cultura africanizada antigamente conhecida como
Inconfidência aonde chamada conjuração mineira foi a mais famosa das revoltas do Brasil Vitória tem muitos rios e das minas escavadas na encosta dos morros o brilho desse metal precioso trouxe gente de todos os cantos para as minas gerais e quando a corte portuguesa ficou sabendo dessa Fortuna em estado bruto arregalou ainda mais os olhos para essa região E aí por décadas toneladas de ouro saíram daqui atravessaram montanhas Rios oceano até chegar na Europa o ouro vinha direto aqui para Portugal porque os portugueses eram Donos das terras lá no Brasil e aí eles cobravam impostos pelo
uso dessas terras Ouro Preto [Música] São João del Rei vamos voltar no tempo quando o proprietários rurais intelectuais padres e militares se uniram porque queriam se livrar de Portugal queria uma nova nação esta revolta contra a corte portuguesa era chamada de Inconfidência Mineira só que Inconfidência significa crime grave contra o rei mas o que os mineiros fizeram mesmo foi conspirar contra Portugal eles queriam se libertar e criar uma república por isso que Muitos historiadores resolveram usar outro nome conjuração mineira eles estavam considerando então eles estavam se reunindo em determinados lugares secretamente o que ele está
eram Em menor número e iam enfrentar uma força muito mais poderosa que era coroa portuguesa com as suas tropas eu acho que chamar de conjurados é inclusive uma forma de homenagear aquilo que eles fizeram que não foi pouca coisa [Música] a maioria reclamava do imposto que a corte cobrava pelo ouro mas tinha um sonhadores defendiam o território independente tudo baseado no Iluminismo europeu e nem dependência americana era fim do século 17 quando o ciclo do açúcar deu lugar ao ouro logo as cidades aqui de Minas incharam novos vilarejos surgiram foi formada na região uma rede
de cidades que comprova a única experiência de colonização de base Urbana na América portuguesa em poucos anos a Vila Rica hoje Ouro Preto passou a ser uma das cidades mais povoadas da América Latina [Música] marceneiros carpinteiros garimpeiros mineradores todo tipo de gente ladrão bandido todo mundo queria enriquecer o mais rápido possível mas toda essa intensa corrida pelo metal precioso durou muito pouco em torno de 60 anos entre 1690 e 1750 Ninguém imaginava que um dia ele ia acabar e Mesmo ficando escasso a corte aumentava os impostos o endividamento foi um dos motivos que fizeram os
conspiradores a maioria da elite mineira marcaram o motim para se livrar de Portugal bem no dia em que o Visconde de Barbacena quero o administrador dessa região aurífera prometia cobrar a derrama quando o quinto do ouro não atingir a cota no áudio sem arrobas ou seja um imposto devido pelos mineradores não atingisse a sem arrobas o que que acontecia toda a população toda a população não só os mineradores então era obrigado a completar a senha arrobas anuais eles pagavam pelo que o minerador ganhava população pagava pelo que o minerador ganhava pelo que uma o minerador
sonegava pelo que o minerador de alguma maneira contrabandeava a maioria dos conspiradores era poeta advogado e minerador e todos muito estudiosos entre eles estavam Cláudio Manuel da Costa Tomás Antônio Gonzaga Inácio José de Alvarenga Peixoto e também os padres José da Silva Oliveira Rolim Manuel Rodrigues da Costa e outros dois importantes dessa história toda Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes e o português Joaquim Silvério dos Reis ele foi o dedo duro revelou o governo que os amigos estavam conspirando contra a Corte e tinham marcado um dia para ele se rebelar se o velho dos
Reis delatou em troca do Perdão de dívidas decorrentes de impostos a carta que entregava o passo a passo da Conjuração foi redigido aqui onde era o palácio dos governadores em Cachoeira do Campo distrito de Ouro Preto onde é que funciona uma escola foi lugar dos Reis sentou com Visconde de Barbacena escreveu sua carta denúncia Aí sim delatando com vários detalhes mesmo a Inconfidência Mineira como ia ser o que ia acontecer que era os responsáveis o palácio fica bem próximo do Colégio Dom Bosco o monumento do Acervo do patrimônio histórico de Minas Gerais em meados do
século 18 era que a sede do regimento da cavalaria de Minas onde serviu o Alferes Tiradentes a conjuração mineira foi a rebelião mais conhecida do Brasil mesmo sem ter acontecido o movimento criou a bandeira que diz Liberdade ainda que tardia no passado aquele triângulo era Verde os conspiradores da Linha de Frente foram condenados à morte mas depois a rainha Dona Maria primeira voltou atrás e eles foram expulsos do Brasil parte foi para África para nunca mais voltar a pena capital sobrou o mesmo para Alferes Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes foi enforcado decapitado e esquartejado
do Rio de Janeiro o Tiradentes não frequentou a universidade não frequentou uma faculdade né ele não tinha por superior né mas ele um homem inquieto do ponto de vista intelectual ele era capaz de dialogar com o escravo com um militar como ele com um grande proprietário de terras com um clérico com o governador de Minas Gerais isso tudo facilita quando você quer levar uma ideia de mudança para a população em geral mas foi somente em Pernambuco que pela primeira vez uma Conjuração saiu do campo das ideias para a ação no dia da vitória da Revolução
Pernambucana que durante 75 Dias criou uma república independente no nordeste brasileiro os batuques dos tambores percussores dos maracatus proibidos pelos portugueses romperam a censura para celebrar no Caldeirão do sincretismo religioso de Pernambuco do início do século 19 os tambores dos maracatus não eram o único som que simbolizava sucessos Rebeldes os hinos tocavam e de acordo com o ritmo do toque se sabia de que notícia se tratava um importante ingrediente da Revolta veio do seminário de Olinda de onde saíram líderes do movimento a Revolução Pernambucana também era chamada de Revolução dos Padres Os Religiosos tinham acesso
aos livros proibidos que vinham da Europa e dos Estados Unidos a primeira vez em que se manda executar padres é na Revolução 17 porque naquela época você não matava um padre o que o padre diz a você como se fosse Deus lhe dizendo a situação chegou ao limite quando Dom João resolveu iluminar as ruas do Rio de Janeiro e para isso criou uma taxa de iluminação paga por todas as províncias A grande maioria delas convivia com a crônica escuridão da cidades coloniais brasileiras nós pagamos a luz do Rio de Janeiro a polícia do Rio de
Janeiro Pernambuco era retirado dele impostos gravíssimos que agravavam a sua receita de saída uma adesão muito grande das camadas populares dentro do Recife a escassez de alimentos nesse momento Esse é um dos momentos em que há quebra de colheita por conta de secas então acaristia muito grande o sol dos eram baixos para os militares da terra e havia impostos também muito altos as ruas do Recife respiravam o ar revolucionário A Revolta que estava planejada para abril explodiu dia 6 de Março quando os Rebeldes foram delatados E aí no momento da zoada isso seria agora não
é isso Então observa que ninguém ficou calado né algumas pessoas têm medo ficaram recluso e outros não era tapa mesmo o governador mandou prender todos na cadeia pública os acontecimentos naquele dia intensos com esta espada José de Barros Lima um oficial militar Pernambucano conhecido como Leão Coroado mata o seu Comandante português ele tinha sido preso e acusado de alta traição a reação de leão Coroado dá início a revolta em Pernambuco [Música] os Rebeldes seguem para este prédio onde ficava a cadeia pública e depois de um intenso combate consegue libertar os líderes da revolução que tinham
sido presos no início do dia [Música] o governador português Caetano Pinto foge de barco os portugueses decidiram destruir a única ponte que ligava o bairro de Santo Antônio onde estavam os brasileiros ao Recife antigo onde estavam os portugueses uma grande batalha foi travada aqui com canhões dos dois lados da ponte e ela foi decisiva para a Revolução Pernambucana os pernambucanos conseguem atingir os portugueses e abrem caminho para as tropas Rebeldes [Música] a república de Pernambuco não abole a escravidão entre outras razões porque é uma parte importante dos apoios vem dos Senhores de Engenho que são
diretamente beneficiários da escravização [Música] sem condições de Resistir Pernambuco se rende no final de Maio os portugueses invadem Recife e tomam a cidade os líderes revolucionários são presos mortos e tratados com crueldade pelos comandantes tudo isso vai transformar Pernambuco na mais Rebelde das províncias mesmo após a derrota a Revolução Pernambucana prepara o terreno para Confederação do Equador 7 anos depois com a Vitória dos liberais em Portugal os revolucionários pernambucanos foram anunciados Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca foi um deles o padre Carmelita que defendia os ideais revolucionários no jornal que publicava o tiff Pernambucano
Frei Caneca havia lutado em 1817 e se torna a imagem de uma nova revolta ele era carismático e ele era ele era um frequentador assíduo de revoluções e em submisso atenção explodiu novamente em 1824 do ano anterior o Imperador fechou a assembleia constituinte e decidiu baixar sua própria constituição trazia uma novidade o poder moderador exercido por Dom Pedro e que se sobrepunha aos outros três poderes com ele o Imperador podia fechar o congresso e indicar os governadores das províncias os pernambucanos se negam a dar Posse São indicado de Dom Pedro e mantém no cargo um
revolucionário chiado em 1824 Frei Caneca defendeu em praça pública que os pernambucanos não deveriam jurar a constituição e que o poder moderador era uma invenção maquiavélica os Rebeldes decidem não se submeter a Dom Pedro I e proclamam a Confederação do Equador que além de Pernambuco seria formada por Paraíba Rio Grande do Norte Ceará uma república separada do Brasil esse território é mantido com uma novidade cada antiga província vai ter autonomia política suficiente para gerir os seus negócios e criar um laço em comum entre elas que esteja dentro da República a Confederação decreta o fim do
tráfico negreiro e desta vez não conta com apoio dos Senhores de Engenho rapidamente Dom Pedro I ordena ataques por terra e por mar bloqueia e bombardeia Recife para o Imperador o risco de divisão do Brasil é real Era um modelo liberal calcado numa sociedade que não poderia receber esse liberalismo não havia uma classe média que abraçasse este modelo liberal radical não é de república então era assim a ideia certa no lugar errado durante três meses Frei Caneca foge das forças imperiais até ser preso no Ceará e transportado para a capital Pernambucana neste Largo próximo ao
forte das cinco pontas ficava a forca da cidade do Recife foi para cá que Frei Caneca foi trazido para ser executado a ordem era enforcá-lo mas os carrascos não aceitaram eles tinham muito medo de enforcar um frade o impasse dura quatro horas com Frei Caneca na praça no final ele é morto por fuzilamento tem um livro muito bonito do João Cabral de Melo chamado Alto do Frade que ele fala esse percurso né que Frei Caneca percorreu da cadeia até a sua forca João Cabral Fala dessas pessoas assistindo aquela cena veio andando calmo e sem medo
aberto de amigo e Brando não veio desafiando a morte nem diferença ostentando veio como se num passeio Mas onde o Esperasse o estranho além da influência das ideias liberais vindas do Iluminismo as crises econômicas tiveram papel decisivo no processo de independência o Brasil nasceu de uma crise fiscal Seu pai foi o déficit e sua mãe foi inflação o peso do bolso no processo de independência sempre fez parte das análises de historiadores mas no livro a Deus senhor Portugal Rafael carielo e Thales amberlain Pereira mostram o números Como a crise afetava o cotidiano de brasileiros ricos
e pobres todo mundo tava pagando imposto muito imposto para receber pouca coisa de volta e ainda tem uma vida mais difícil que as coisas tá ficando mais cara para fazer do Rio de Janeiro a sede do império com uma corte de 15 mil pessoas que veio com a família real a ordem foi gastar mais do que se arrecadabra Além disso os gastos militares consumiam 78% das receitas gasto da coroa eles não cabem nas receitas no orçamento brasileiro e aí que começa a instabilidade econômica e que começa a crise econômica que vai gerar no resultado da
Independência os impostos cobrados para manter o luxo da corte do Rio de Janeiro impactavam as províncias que mais produziam cobrança de impostos retirava com uma mão com uma outra a inflação esvaziava o bolso dos brasileiros para cobrir o déficit o governo português recorreu ao mecanismo utilizado até hoje e fez empréstimos no Banco do Brasil além disso Aumentou a emissão de dinheiro o governo começou a emitir mais papel moeda e começou a Gerar inflação e insatisfação generalizada a combinação de inflação e déficit como eu salários e aumentou o preço dos alimentos de mandioca duplica durante esse
período e a carne seca que a outra outro produto importante ela chega a triplicar durante esse período que durante esse período que Dom João teve no Brasil o salários caíram mais do que em qualquer outro momento do século 19 [Música] desde Setembro do ano passado jornalismo da Band está mergulhado nessa história que é cheia de mistério de lutas e personagens intrigantes [Música] viajamos por todos os campos do Brasil e por três países foram mais de 70 episódios detalhando cada momento de todos os personagens mais de 50 especialistas pesquisadores e escritores já nos deram entrevista o
programa Canal Livre recebeu nove convidados em edições especiais dedicadas ao Bicentenário da nossa Independência [Música] a história do Brasil funciona nós como assunto e como assunto que interessa nós colocamos no horário nobre da televisão reportagem tiradas dos livros das Universidades dos museus e das pesquisas e a aceitação foi Espetacular quer dizer a história do Brasil interessa ao brasileiro e Aqui nós temos esse encontro maravilhoso com a juventude né isso empolga qualquer um né esse encontro especial aconteceu dentro de um projeto que leva a história do Brasil sobre rodas Minas Pernambuco Rio de Janeiro todos representados
aqui o caminhão da Independência foi desenvolvido pelo projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais integra as atividades da comissão especial curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no senado federal olhando aqui próximo não dá para entender nada mas se a gente se afastar um pouquinho Aí sim dá para conhecer as mulheres que fizeram parte da história da independência o diretor Nacional de jornalismo da Band Fernando Mitre falou para os jovens sobre o significado delas essas mulheres maravilhosas que poderão ver de novo ela sofreram espécie de conspiração do Silêncio elas ficaram soterradas na história agora
então histórias individuais ali nós temos por exemplo a primeira presa política do Brasil que é avó do escritor que é a Bárbara de Alencar que é uma figura extraordinária a Historiador Heloísa Stalin disse que não se sabe ao certo a quantidade de mulheres que participaram do processo de independência Nós não sabemos quantas mulheres participaram politicamente da nossa Independência Mas elas estavam lá e nós vamos encontrar mulheres que estrategistas políticas nós vamos encontrar mulheres que foram para a praça proclamar a república e nós vamos encontrar mulheres que foram estrategistas militares Qual é a história dessas mulheres
nós só sabemos o nome de cinco e é o nós só sabemos o primeiro nome é uma história que nós todos Precisamos descobrir um trabalho grandioso e que desde o início de setembro graças a uma parceria entre o grupo Bandeirantes O Senado Federal já está disponível para que a Secretaria de Educação de todo o país possam acessar e espalhar esse conteúdo em salas de aula [Música] é a importância de conhecer nosso passado para conseguir imaginar o futuro [Música] [Aplausos]