Rev. Augustus Nicodemus Romanos 12: 3-8 16092018

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Continuação dos sermões na carta de Paulo aos Romanos
Video Transcript:
queridos vamos abrir a palavra de deus em romanos capítulo 12 e vamos fazer a leitura do verso 3 até o verso 8 em continuação oculto que nós estamos prestando ao nosso deus romanos capítulo 12 do verso 3 ao verso oito palavras do apóstolo paulo porque pela graça que me foi dada digo a cada um de entre vós que não pensa de si mesmo além do que convém antes pense com moderação segundo a medida da fé que deus repartiu a cada um porque assim como num só corpo temos muitos membros mas nem todos os membros têm
a mesma função assim também nós conquanto muitos somos um só corpo em cristo e membros hoje os outros tendo porém diferentes dons segunda graça que nos foi dada se profecia seja segunda proporção da fé se o ministério de que - ao ministério ou que ensina e mary se não fazê lo ou kiss horta faça o com dedicação que contribui com liberalidade o que preside com diligência e quem exerce misericórdia com alegria até aqui a leitura da palavra de deus vamos orar mais uma vez iria na iluminação do espírito santo o deus envia ter o espírito
para que ilumine os nossos corações a nossa mente para que possamos ver as maravilhas da tua lei que tua palavra senhor não somente instruam o nosso entendimento mas também mova o nosso coração e nos disponha de obedecer e fazer o que a quito nos recomendadas conhece o coração de cada pessoa que está aqui nesta noite conhece os que precisam de encorajamento ajuda direção também aqueles que precisam de correção nós pedimos que ter o espírito administra a tua palavra cada um de acordo com a necessidade é o que nós pedimos em nome de jesus amém criados
na mensagem anterior romanos capítulo 12 de 1 a 2 nós e os três votações que o apóstolo paulo fez a igreja de roma com base nas misericórdias de deus que ele havia exposto nos capítulos de 1 a 11 nós lembramos aos irmãos que o livro de romanos tem duas grandes partes a primeira qual até o capítulo 11 onde paulo faz mais uma exposição doutrinária teológica de temas centrais do evangelho em seguida do capítulo 12 e 16 ele fala das aplicações ou das consequências práticas daquilo que eles pois nos capítulos de um onze que podem ser
resumidas que pode ser resumido naquilo que ele chama das misericórdias de deus então com base nas misericórdias de deus apresentadas nos capítulos de um onze paulo orienta a igreja primeira se oferecer a deus como sacrifício vivo que é o culto racional segundo pra igreja não se conformar com esse mundo e terceiro que ela se transforme pela renovação da sua mente e feito isso então ele diz no final do verso 2 os cristãos experimentariam uma boa perfeita e agradável a vontade de deus isso é o que nós vimos no domingo passado agora aqui no nessa passagem
que eu li no verso 3 até 108 paulo aplica o significado da vontade de deus para o cristão quanto ao papel dele no corpo de cristo ou podemos dizer o que eu vou fazer o qual a minha vocação o qual é a vontade de deus para mim não somente na igreja mas também na vida ou seja o que nós temos aqui do verso 3 em diante é a explicação do final do verso 12 quando ele fala da vontade de deus pergunta então é qual é a vontade de deus pra mim ou como é que essa
vontade se manifesta como é que eu entendo qual é o meu lugar aqui no mundo é o papel que deus tem para mim porque é a vontade de deus é aquele plano que ele tem pra nós é cada um de nós dentro daquele projeto maior da redenção de um o povo para se no meio da humanidade perdida e essa vontade de deus para nós e inclui inclusive inclui principalmente o papel que nós desempenhamos no corpo de cristo que é a nossa igreja igreja local e aqui nós vamos ver que paulo faz uma relação entre a
vontade de deus pra mim e os dons espirituais que deus nos deu ou seja através das habilidades através das capacidades através do das facilidades que eu tenho para fazer determinadas coisas mais do que outras que eu vou descobrir qual é a boa perfeita e agradável a vontade de deus para mim aqui nesse mundo e esses dons espirituais porque esse é o nome que paulo dá isso aí eles foram dados por deus de maneira soberana e graciosa conforme a sua vontade para que nós possamos servi lo aqui nesse mundo e portanto como consequência ao pensarmos de
nós ou tentarmos avaliar e entender o nosso papel nesse mundo a gente não deve pensar além daquilo que essas habilidades permitem o pensamento paulo aqui não é fácil de seguir não eu vou tentar simplificar aqui máximo porque o nosso teólogo pastor após o inspirado é uma mente brilhante que consegue compactar um versículo coisas que levam muito tempo para a gente se compactar não é vamos tentar ver o que ele nos diz aqui mas esse é o ponto central da passagem aqui é paulo quer que nós nos avaliemos e nós entendamos o nosso papel aqui nesse
mundo a partir das habilidades dons que deus nos deu e aqui ele desenvolve esse ponto em três tópicos que eu quero ver com vocês o primeiro deles ele no primeiro paulo orienta os cristãos de roma a pensar de si mesmos sobre a maneira como eles deveriam pensar em si mesmo e no verso 3 com eles eu digo pela graça que me foi dada que vocês não pensa de vocês mesmos além do que convém então primeira orientação de paulo é como é que eu devo me avaliar qual o critério que eu vou usar pra me ver
segundo ponto ele usa uma analogia com o corpo humano para que lembrar nos de que embora nós temos diferentes funções nós todos estamos unidos no mesmo corpo e por último ele encoraja a igreja exercer os diferentes dons que nós recebemos aqui nesse mundo para o benefício da igreja do reino de deus vamos tentar entender cada um desses pontos à medida que nós faremos a exposição do texto e vamos começar com a própria declaração dele aqui no verso 3 quando ele disse pela graça que me foi dada e eu digo a cada um de entre vós
paulo não era o pastor que fundou paulo não era pastor da igreja de roma e ele também não fundou aquele trabalho ali mas ele se sente com autoridade para ensinar a igreja que a igreja deveria fazer e a base dessa autoridade é isso que ele chama aqui da graça que lhe foi dada a graça aqui não é a graça salvadora mas é o chamado de deus para que ele fosse apóstolo de jesus cristo isso fica muito claro no início da carta capital num verso 5 quando ele diz que pela graça de deus ele foi constituído
apóstolo entre os gentios e com isso paulo já dá um bom exemplo do que ele vai dizer que o paulo sabe o lugar dele na vida ele é um apóstolo de jesus cristo ele sabe que foi pela graça de deus que ele é o que é por isso então que ele vai agora poder com autoridade dizer para os crentes ninguém pensa de si mesmo mais do que convém mas de acordo com a graça que deus ministrou a cada um de vocês não é com essa autoridade e apóstolo de jesus cristo função que ele recebeu pela
graça que então dirigia estas palavras aos crentes de roma e também tá toda a cristandade através dessa carta inspirada primeiro ponto então como os cristãos de roma deveriam pensar em si mesmos e por extensão como nós devemos pensar a respeito de si mesmos paulo se dirige de maneira para cada um pela graça que me foi dada verso 3 digo a cada um de entre vós ele particulares ele não quer que o que ele vai dizer seja tomado assim de maneira geral ele está falando a cada um ou seja ele quer que nós estejamos bem conscientes
de que isso vai ser dito aqui é pra mim né pra pessoa sentada ao lado não não é pra aquela pessoa que eu gostaria que tivesse aqui ouvindo é pra mim que isso aqui está escrito digo a cada um de vocês primeiro não pensa de si mesmo além do que convém sair no verso 3 não pensa de si mesmo além do que convém isso é não se ache melhor do que você realmente é não tem uma estimativa exagerada a seu respeito não fico pensando que você é uma coisa que na verdade você não é não
tem um conceito de si mesmo mais elevado do que aquele que você deveria ter ou seja paulo aqui está preocupado como ele sempre está nas suas cartas com uma avaliação errada que o crente faz de si mesmo que geralmente leva à soberba e levar o orgulho ele pensar que ele é mais do que ele geralmente é costumo brincar com os meus alunos e colegas de ministério que todo pastor cometer três erros fundamentais ele pensa que ele prega bem ele pensa que não vai ter problemas na igreja dele e o que aconteceu com o antecessor dele
não vai acontecer nunca com ele então uma avaliação errada a respeito de si mesmo paulo disse não pense de você mesmo além do que você deve pensar é uma preocupação constante de paulo que os crentes têm uma opinião certa uma visão correta deles mesmos porque o orgulho a soberba e arrogância são a raiz de todos os outros pecados que existe na vida de alguém e na vida da igreja tudo começa com estimativa errada de quem você é ou da posição em que você está e paulo então corrigir isso aqui ao contrário que o segundo o
ponto dele cada um deveria pensar esse mesmo com moderação não pensa de si mesmo além do que convém antes pense com moderação palavra moderação significa equilíbrio humildade bom senso a julgar as coisas com o entendimento é tudo isso que está compreendido aí nessa palavra moderação na verdade é um jogo de palavras aqui na língua grega que não têm como traduzir o português seria alguma coisa mais ou menos assim que paulo está dizendo não pense desse além do que convém pensar mas pense com o pensamento moderado pelo menos quatro vezes ele está usando essa palavra pensar
fazer um jogo que faz muito sentido no grego no português nem tanto mas o que quer dizer a isso você quando você pensa a respeito de você mesmo não percebi além do que você deveria pensar mas se você vai pensar sobre si mesmo pense de maneira moderada equilibrada e de bom senso e aí a gente pergunta mas qual critério pra isso é o que ele vai responder então em seguida ele diz pense com moderação segundo a medida da fé que deus repartiu a cada um tac o critério pelo qual eu posso me avaliar é a
medida da fé que deus me repartir então a partir dessa medida da fé eu me avalio e eu me compreendeu então tem uma estimativa moderada correta e equilibrada a respeito de mim é claro que a grande questão é o que essa medida da fé que ele está dizendo aqui não é o que essa medida da fé a medida da fé nós vamos começar e explicando da seguinte maneira a fé é a porta de entrada para o reino de deus pela fé que nós nos tornamos filhos de deus são justificados e perdoados e é pela fé
em nós somos agraciados com o espírito santo de deus que nos dá dons nos dá habilidades e capacidades para servirmos a deus aqui nesse mundo quando nós cremos em cristo deus nos repartido 11 espirituais toda pessoa que se converte em quando quando ela converte ela sair das trevas para a luz ela além de receber os benefícios da justificação adoção de filhos perdão de pecados ainda é agraciada por deus com dons espirituais para o serviço pacote completo de deus de fato é misericordioso na conversão você só não ganha não ganha somente perdão de pecados mas seria
muito mais você é feito membro do corpo de cristo e como membro de um corpo você tem uma função você tem habilidade você tem capacidades para poder servir a deus e expandir o reino dele aqui nesse mundo deus faz isso e medidas diferentes para cada um de nós então alguns recebem determinados dons outros recebem outros dons uns recebem habilidades num determinado grau outros recebe aquela mesma habilidade um grau superior mas todos recebem alguma capacidade para servir a deus aqui nesse mundo e essas capacidades são distintas tanto intensidade quanto em de gênero ou seja um tem
um dom um outro tem outro e os que têm o mesmo tom nem sempre têm na mesma proporção então a medida da fé aqui não é o tamanho da sua fé em jesus cristo mas é simplesmente um conjunto de dons espirituais que deus repartiu a cada um de nós de acordo com a medida que ele quis é isso que significa a essa expressão que ele usa que a medida da fé como nós já dissemos é um dom essa habilidade essa capacidade que deus concede para que nós possamos contribuir para o reino dele aqui nesse mundo
e deus dá a todos esses dons mais e medida diferente capacidade diferente intensidade diferente e há muitas variações nisso então agora vamos tentar fechar o que paulo está dizendo aqui quando ele diz que eu tenho que pensar de mim mesmo com moderação de acordo com a medida da fé que deus me repartiu significa que eu devo pensar de mim consciente da habilidades que deus me deu e das que ele não me deu acho que ele não me deu porque o ruim quando o cliente não tem essa avaliação do que aquele é do que ele é
capaz o que ele recebeu da parte de deus o ferramental que ele recebeu para servir a deus é que ele às vezes se aventura fazer coisas para a qual ele não tem habilidade ele não foi chamado pra que ele não tem condição de fazer aqui tem boa vontade por exemplo cantar no coral que maravilha tem um boa vontade maravilhosa que cantava mas é muito desafinado não tem condição de boa vontade de tudo mas ia ficar ofendido nem quando o rejeito olha o irmão não tem condição não ficou ofendido tal porque ele acha que ele tem
então ele está pensando disse além do que convém não está sendo realista ele não tá vendo a capacidade dele os limites dele então quando paulo dispensa com moderação de acordo com a medida da fé que deus repartiu o menino da fé sendo o conjunto de dons espirituais porque pela fé que nós recebemos então ele está dizendo faça uma avaliação pense desse realisticamente de acordo com a capacidade e habilidade que deus deu pra você servir isso significa também se eu disse que fazendo isso nós vamos evitar entrar em determinadas áreas para as quais nós não estamos
é capacitados me lembrei agora aqui sempre muito difícil por exemplo tem gente muito bem intencionada mas é crente e verdadeira mas não é realmente uma pessoa que tem habilidades para serão vamos pensar um professor de escola dominical que exige alguns dons espirituais então ela fica ofendida às vezes nem quando né a gente que está do lado de fora a gente consegue ver com mais clareza eles olham irmãos muito bom é crente ninguém tá duvidando disso mas essa habilidade aqui o irmão não tem então se ele não tiver isso aqui se ele não pensar com moderação
de acordo com a medida da fé que deus lhe deu e fica ofendido vai ficar chateado embora da igreja ninguém reconhece os dons ninguém reconhece a minha habilidade e tudo mais boa parte dos problemas de gente insatisfeita e chateada na igreja é exatamente a falta disso aqui pensar de si mesmo como convém de acordo com a medida da fé que deus repartiu a cada um que vai querer um lugar que não lhe pertence vai querer fazer uma coisa pra quando foi chamado e o pior quando oficial da igreja você põe o presbítero por um diácono
que não têm os dons e as habilidades necessárias para isso colocar é fácil agora tire tenta tirar aí é complicado né aí é muito complicado então a igreja precisa ter discernimento de que nós temos diferentes 2000 é que um é melhor do que outro nós temos diferentes dons diferentes chamadas que cada um deveria pensar desse mesmo de acordo com as habilidades e as capacidades do chamado que deus que deus fez ea consciência disso sim eu estava dizendo isso não significa agora o outro lado outro lado é o que chamo de orgulho invertido a pessoa pa
sendo usada por deus sendo abençoada por deus e alguém chega até para reconhecer da elogios o nãp é isso de jeito nenhum e não sou nada disso a pessoa fica né eu sei que isso pode parecer às vezes humildade mas às vezes você tá entristecendo espírito santo que lhe habilitou ele capacitou quando você deixa de receber com alegria e gratidão o reconhecimento da igreja a igreja chega em hora de fato deus lhe deu esse dom de deus me deu essa habilidade que bênção é uma bênção em dizer não de forma nenhuma nem nada disso assim
glória a deus e bênção estou muito feliz que deus está me usando amém então ver o erro é tanto para cima quanto para baixo você pensar desse mesmo corretamente não significa negar o que deus tem feito na sua vida e como espírito santo tem um lado você parabêns outras pessoas receba com gratidão isso e de toda a glória a deus porque é dele vem com o paulo diz aqui é a medida da fé que ele repartiu então toda a glória dele porque se alguma coisa vocês se sobressai se alguma coisa você faz bem então isso
é somente porque deus repartiu a você essa habilidade soberanamente não há motivo para orgulho há motivo para pensar desse mais do que convém porque esse é o tempo todo paulo está dizendo isso vem de deus isso vem de deus então a consciência disso a consciência da fé e da medida da fé que deus é repartiu faz com que o cliente não seja vaidoso amostrado arrogante que ele pensa que ele é mais do que realmente é e ele tem consciência de que ele não é o único que tem dons espirituais hoje pela manhã de uma experiência
que não tive há muitos anos conseguir sentar numa igreja para assistir a um culto sem está pregando não tava sentado com minha esposa e foi ministrado de manhã aqui depois fui para a classe d catecúmenos unb o professor e foi ministrado lá também como aquilo fez bem para o meu ego para botar no meu devido lugar não é chegar e dizer puxa eu posso ser ministrado por outras pessoas que fazia muito tempo que não tinha um domingo em que eu podia sentar pra participar do culto com minha mulher com outra pessoa pagando então foi muito
bom pra mim ele me veio na hora porque é exatamente o que esse texto dizendo augustus você não é o único que ensina senão o único que prega tem outros dons tem outras pessoas que deus usa e que deus quer usar para abençoar sua vida então quando a gente tem essa visão então isso ajuda a gente a ficar no nosso devido lugar é assim que a mente renovada pensa veja que no verso 2 paulo tinha dito não vos conformeis com este século mas transformai vos pela renovação da nossa mente não guarde a palavra mente ele
se transformem se pela renovação da mente e no verso 3 ele disse pence a primeira diz não pense depois ele disse pence então ele está isso aqui o verso 3 no verso 2 por essa questão da mente né novamente renovada é uma mente que pensa de si mesmo de acordo com a medida da fé que deus lhe deu ou seja ela tem essa visão correta daquilo que ela é do papel que ele exerce aqui nesse mundo para ilustrar isso aí vamos agora o segundo ponto paulo emprega uma das suas analogias prediletas ele usa em outras
cartas várias vezes que a analogia do corpo humano verso de 4 assim ele diz porque assim porque aqui mostra que ele ainda está explicando o versão anterior porque assim como num só corpo temos muitos membros mas nem todos os membros têm a mesma função assim também nós conquanto muitos somos um só corpo em cristo e membros uns dos outros aqui paulo embasa a sua orientação usando essa analogia essa comparação da igreja com o corpo humano e de nós crentes individualmente como membros daquele corpo ele usa aqui para demonstrar os seus leitores aquilo que ele via
que eles deveriam pensar em si mesmos como um dos muitos membros do corpo de cristo agora em que sentido os cristãos individualmente e como parte da igreja são semelhantes a um corpo humano e que pega analogia com o ponto da analogia primeiro que o corpo humano é um é uma unidade nós somos uma unidade contudo há muitos membros nessa unidade o paludismo verso 4 num só corpo temos muitos membros e de fato olho nariz e ouvido mão pernas sobrancelha pestana nem todos os membros têm a mesma função há uma variedade entre eles ainda verso 4
nem todos os menus em assunção tão repetido paulo os olhos mostram o mundo lá fora nariz nos comunicam os odores e o gosto os ouvidos nos transmitem os sonhos as mãos pegam toca nas coisas as pernas nos levam para os lugares são muitos membros do nosso corpo e nem todos têm a mesma função contudo eles formam um co o sol semelhantemente que veio por analogia nós cristãos somos muitos quando paulo escrever isso aqui o cristianismo já havia se espalhado bastante pelo império romano e chegaram na capital a igreja de roma uma igreja aparentemente numerosa hoje
nós somos cerca de 2 bilhões no mundo 2 mil anos passados da carta de romanos contudo somos um só corpo em cristo apesar de nós termos muitos nós estamos unidos como se fossemos um único corpo mesmo morando em diferentes locais estamos unidos a cristo pela fé e consequentemente somos membros uns dos outros como paludismo versus 5 também nós conquanto muitos somos um só corpo em cristo e membros uns dos outros e significa que nós estamos unidos uns aos outros não somente a cristo mais uns aos outros que nós precisamos uns dos outros e que nós
ministramos aos outros e somos ministrados por eles também e por fim né exercemos diferentes funções no verso 6 olha o que ele diz tendo porém de o porém é que contrasta com o fato de que ele diz no verso 5 que nós somos um corpo somos um corpo mas temos porém diferentes dons segundo a graça que nos foi dada se profecia seja segundo a proporção da fé se ministério dedicamo-nos ao ministério o que ensina emérito fazê lo o que j faça com dedicação que contribui com liberalidade que preside com diligência quisesse misericórdia com alegria aqui
então é essa vez e ver que essas funções aqui que paulo descreve elas estão ligadas aos dons espirituais e paulo fala que fala como se cada um de nós tivesse esses dons ou algum desses dois não é eles são diferentes e nos foram dados pela graça de deus a pergunta então é qual é o ponto de paulo com essa analogia a melhor maneira de evitarmos um conceito elevado de nós mesmos é lembrar que nós somos apenas de entre muitos unidos contudo variados que não são os melhores do que os outros apenas diferentes porque deus repartiu
de maneira diferente e cada um de nós essas habilidades como tal nós temos uma contribuição a dar junto com outros e podemos também receberá administração deles e assim que a mente renovada funciona o último ponto então o primeiro ponto foi paulo dias de que maneira a gente tem que pensar que foi o verso 3 segundo ponto foi uma analogia do corpo para que nós pudéssemos entender melhor visualizar melhor nós somos membros do mesmo corpo e temos diferentes funções e agora ele diz o verso 6 ao verso 8 que nós devemos exercer então esses dons espirituais
recebidos da maneira correta ele passa aqui a dar exemplos práticos não é do que ele tinha falado dessa variedade de dons ea que lhe traz uma lista com sete dons espirituais e como eles devem ser exercidos na igreja todos eles dados pela graça não são motivos para a arrogância no próximo domingo se deus quiser eu vou em detalhes examinar cada um desses dois particularmente porque o dom de profecia é complicado e é polêmico então não dá pra resolver hoje à noite mais próximo domingo se deus quiser nós vamos focar em cada um desses 72 72
mas de maneira geral o que eu quero dizer é isso ao enumerar a esses dons dando uma lista paulo estava querendo exemplificar o que ele disse ele tinha dito rehn novamente sejam transformados para experimentar boa vontade de deus em seguida ele diz que essa vontade de deus ela pode ser percebida por aquilo que deus nos deu a habilidade para fazer se eu tenho habilidade ser profetas e habilidade de ministérios e tem a habilidade de exortar de contribuir então eu já sei o que deus quer de mim então essa é a vontade de deus pra mim
eu vou medi lá e aí vou fazer uma avaliação de mim mesmo não é correta de acordo com essas habilidades que deus me deu e entre elas paulo menciona 7 aqui se a lista não exaustiva tem cinco listas de dom no novo testamento nenhuma igual à outra tem coisas aqui que só aparece aqui e tem coisas aqui que são citadas em outras listas não são exaustivos mas apenas uma amostragem das habilidades que deus dá às pessoas para que possam servir lo então ele disse primeiro se você o que se é profecia se a pessoa tem
um dom de profeta que faça isso segundo a proporção da fé segundo se o seu dom e ministério faça isso com dedicação se dedique a fazer isso terceiro se o seu dom é de ensinar faça isso com esmero se é exortar faça com dedicação exortaram é só repreender palavra exortar no grego significa também encorajá então se é exortar encorajar as pessoas repreender encorajando não encorajar repreendendo faça isso com dedicação se é contribuir faça isso com liberalidade abrir o bolso abra se falam de cheque a gente sabe que o bolso é o órgão mais sensível do
corpo humano não é uma vez que o bolso foi convertido tudo mais foi convertido também então se você contribuinte faça isso com liberalidade você preside passa isso com diligência 6 s misericórdia com alegria agora é claro que muita coisa do que paulo está dizendo aqui é é uma obrigação de todos por exemplo exercê misericórdia é para todos todos os cristãos têm que dizer sem misericórdia tem que ser misericordioso nos com os outros ou contribuir todos os crentes devem contribuir para o reino de deus ou o ministério significa servir todos os clientes têm que ter uma
atitude de serviço para ajudar os outros mas o dom espiritual é a habilidade que deus lhe dar de fazer isso que todo mundo faz melhor mais intensamente e com mais eficiência todo crente tem o papel de contribuir mas alguns deus deu a habilidade de contribuir muito e da maneira correta todos têm devem exercer misericórdia mas alguns deus deu essa capacidade de demonstrar compaixão e ajudar as pessoas necessitadas acima do nível dos outros é isso que é um dom espiritual são paulo está destacando aqui essas habilidades ao fazer isso ao exercer os dons espirituais cada um
o seu os seus da maneira correta os crentes experimentariam a boa perfeita e agradável a vontade de deus pra eles eles deveriam para servir os outros e não a si mesmos eles reconheceram que deus lhes deu um ministério e que deveria exercer da melhor maneira possível e aí diminui o risco de você ser arrogante e de você fazer comparações e pensar em você mais do que você convém é assim que pensa uma mente que foi renovada que nós podemos aprender aqui eu tirei cinco lições rapidamente a primeira delas fica claro então que deus tem uma
vontade para cada um dos seus filhos em particular então você faz bem buscar essa vontade de deus quanto à vontade pra mim aqui nesse mundo quer de mim o meu lugar no corpo de cristo como o lugar no mundo porque eu me chamou porque se ou me iluminou porque se eu me deu e me fez parte do corpo de cristo do corpo de cristo que membros ou eu sou um dedo à união à mão um olho que eu sou a minha parte que é a minha função porque tá claro aqui que é dessa maneira que
nós vamos experimentar no mundo a boa perfeita e agradável a vontade de deus a menina que nós descobrimos é essas habilidades e capacidades que deus nos deu e as fizéssemos aqui neste mundo para a sua glória segunda lição está claro que a vontade de deus pra mim está relacionada com os dons que ele na sua graça nos deu ou seja não não existe isso de que deus salvou você não tem o dom de secretismo sentado no banco da igreja ouvindo seu irmão todo domingo sol são cinco listas de novo testamento nenhuma das listas aparece o
dom de esquentar banco não conheço esse dona um está ausente do novo testamento as listas não são exaustivos mas eu duvido que exista esse dom diz quem tá bom não tem então a vontade de deus para sua vida passa pelo seu envolvimento com o reino dele ativamente aqui nesse mundo passa por isso pelo seu envolvimento você se comprometer com o reino de deus e de alguma forma você fazer parte do que deus está fazendo aqui nesse mundo sabe nós podemos tirar aqui é que esses dons que nós estamos falando e eles são muitos deles são
variados de maneira que não existe base para nós nos compararmos nos medirmos uns com os outros que é muito comum na igreja o pessoal fica se medindo ficar se comparando e aí se acham mais outros acham - não se sente amado os outros 60 glorificados ponto é que tá errado fazer isso porque o modelo o referencial para nós não é o outro mas a medida da fé que deus repartiu a cada um para a glória de cristo quarta lição aqui é que essa variedade de dons ela está enraizada em nossa união com cristo e como
conseqüência com os 9 e em nossa união com os demais irmãos que também estão ligados ao senhor jesus cristo tudo isso provém de link que na cruz e na ressurreição deu à sua igreja dom simplificação e por último é através desse ministério que a igreja cresce nesse mundo para a glória de deus e fazia algumas aplicações práticas eu sempre quando é fazer a aplicação eu sempre fico pensando assim augusto você tem que dizer alguma coisa que vai ajudar dona maria que está sentada ali no meio da igreja e que segunda feira vai estar vendendo pastel
na feira em que é que o seu sermão vai ajudar dona maria então a gente tem que ser prático não é senão não adianta discutir teologia se a gente não pode não puder ajudar a igreja e os membros da igreja naquilo que eles vão fazer então nós estaremos apenas fazendo o meninas o discursos teológicos povo vem para a igreja para saber o que é que deus quer que eles que lhes faço saber a vontade de deus não deixa de tentar aqui primeiro falando para aquelas pessoas têm que começar a construir alguma coisa primeiro aquelas pessoas
que acham que os dons espirituais cessaram com o período apostólico e depois que a bíblia foi completada em muitos de nós no campo reformado que se orgulha de ser sensacionalistas e às vezes termina bem explicado e aí dá impressão de que ele quer dizer que todos os dois cessaram não não é isso que quer dizer não é isso que quer dizer infelizmente em reação aos extremos pentecostais os reformados vão para o outro lado e negligenciam os dons espirituais isso é uma reação errada nossa caso dos abusos que são feitos com dons espirituais em determinados quartéis
do mundo evangélico os reformados vão por outro lado praticamente reduz os dons espirituais ao ofício de pastor é chamado de clericalismo pastor tem todos os dons ele prega batiza casa faz tudo não é e aí a função dos membros é simplesmente sentar e ouvir tem duas figuras que mostram bem o que estou dizendo essa visão que eu acabei de falar que é errada é da igreja como ônibus onde o pastor o motorista eo tesoureiro o cobrador então você paga entra fica sentado e o pastor está adiando ônibus a outra visão da igreja como um barco
a remo onde cada membro tem um remo na mão e o pastor simplesmente dizendo à esquerda agora país direito agora mais força mas todo mundo está com a mão no remo essa é a visão correta de igreja na bíblia às vezes o que acontece por conta dos três temos a igreja reformada vai concentrar tudo na mão de quem é oficial e os membros da igreja acho que a função dele sair pra igreja escutar seu irmão pagar o dízimo e pronto embora pra casa não essa não é a visão correta igreja só com a ajuda da
igreja aquela que aqui que você experimenta boa agradável a vontade de deus exercendo os dons que deus lhe deu não há nada na bíblia que diga que deus deixaria de conceder dons espirituais ao seu povo para a edificação da sua igreja depois do período apostólico o que cessou isso que tem que ficar claro que cessou foi o período revelar se o now não há novas revelações a relação está completa completa na bíblia então todos os dons que eram canais de revelação cessaram com o fechamento da bíblia mas nem todos os dons é um canal de
revelação desses que estão aqui por exemplo discutindo a parte da polêmica em torno do dom de profecia que não vê no próximo domingo todos os demais nenhum deles tem a ver com nova revelação tão deus né vamos deixar a profecia de lado mas em votar a liderar exercer misericórdia servir deus continua todo esses dons da sua igreja ea pergunta é um daqueles estou aqui na nossa igreja onde estão esses dons porque às vezes parece que a gente não vê esses dons que está acontecendo esse texto é um texto que nos desafia cada um de nós
individualmente para respondermos esse tipo de coisa então essa minha primeira palavra é para aqueles que têm com dificuldade com a questão do conceito de dom espiritual dentro da igreja reformada não devemos ter medo disso segundo eu quero agora falar aqueles que têm sido usados por deus e que tem recebido reconhecimento dos irmãos graças a deus por isso graças a deus pela sua vida pelo seu ministério pela coisa boa você faz quer seja qualquer que seja o dom mas lembra que isso sempre é pela graça de deus pela misericórdia de deus por isso não pensa de
si mesmo mas o que convém se deus usou a queixar de um jumento mas o jumento inteiro então não é o deus que usa deixaram de burro então não fico pensando que você alguma coisa porque deus tá usando você não pense que é tudo pela graça pela misericórdia de deus minha terceira palavra para aqueles que estão aqui acham que não têm do nenhum e ainda não descobriram o seu lugar no corpo de cristo bom eu queria dizer primeiro que essa lista que você tem aqui ela é conseqüência do verso 1º primeiro paulo está escrevendo né
em seqüência um lado desde o verso 1º ele já vinha dizendo ele disse uma série de coisas pra terminar com essa lista ele primeiro disse ofereça-se como sacrifício vivo em seguida ele disse não se amolde ao mundo depois ele se transforme pela renovação da medida e aí eles a assim você vai experimentar a vontade de deus e finalmente essa vontade se conhece pelos dons espirituais ou seja se você quer entender onde você se encaixa aqui nessa lista ou em outros dons que não estão nessa lista tem começar no verso 1º fazendo que paulo diz você
tem que não se conformar com esse mundo você tem que ser transformado pela renovação da nossa mente assim em sintonia com deus você ouvir a voz do espírito santo chamado de deus é a capacitação de deus para sua vida em quarto lugar aos que acham que eu já falei isso e vou repetir os que acham que seu dom é somente escutar seu irmão o domingo e às vezes pela internet que beleza a internet não é bênção da igreja do ama internet sem qualquer compromisso com a igreja corpo de cristo eu quero dizer que não existe
membros desconectados do corpo cristãos precisam viver em comunidade é na comunidade que nós ministramos aos outros são os ministrados também e onde nós crescemos junto como como um corpo então a minha palavra pra você é que você se torne parte comprometida e atuante na igreja de deus eu quero terminar com uma palavra que eu espero seja útil àqueles essa palavra para aqueles que pensam que esses dons eles são usados somente no culto o ambiente da igreja eu tenho impressão que a maioria dos cristãos quando ouve falar em do espiritual a visão que ele tem o
dom a ferramenta que vai ser usada ou no culto ou em alguma coisa relacionada com a igreja queria expandir os horizontes da sua mente nessa noite dizendo que o reino de deus ele é maior do que a igreja local que deus precisa de médicos deus precisa de advogados deus precisa de políticos deus precisa de enfermeiros deus precisa de motorista de uberaba deus precisa de assessoria esta de elevador que sejam comprometidos com ele e que sirvam a deus no mundo e não na igreja necessariamente igreja pensando só isso que nós estamos fazendo aqui aos domingos por
exemplo pega o dom de misericórdia uma pessoa que tem um dom de misericórdia ela vai dizer se esse dom a onde durante o culto acho que não né quando ela vai exercer o dom de misericórdia é no dia a dia na sua casa no seu trabalho com as pessoas ao seu redor mostrando a compaixão de deus através do socorro preocupar com essa geração que sofrida angustiada deprimida suicida uma pessoa com dom de misericórdia ela se compadece é sensível ela abraça ela beija ela carrega na ajuda onde é que ela vai fazer isso não é no
culto de domingo vai fazer no trabalho dela lá no no seu escritório lá na sua empresa no seu negócio onde for na escola então quem sabe por que as pessoas pensam que do espiritual é alguma coisa que só acontece no culto é que elas não estão abertas para perceber que do espiritual é usado para levar o reino de deus pra fora da igreja atingir as pessoas lá fora talvez você ainda não sabe qual o seu papel no corpo de cristo porque você pensou que sua única opção a se tornar pastor presbítero regente de coral quando
não há verdade deus quer usar você quando você está lá no seu condomínio na sua escola lá no seu trabalho esses dons eles são usados para avançar o reino de deus por exemplo dom de preside líderes prisão de líderes da igreja não tenha dúvida é um dom espiritual mas deus precisa também de pessoas que têm uma voz e tem uma liderança em outros contextos onde decisões são feitas que vão afetar a igreja diretamente sem dado na câmera presidência da república o vereador no condomínio do seu prédio na associação de moradores um cristão que tem liderança
tem sabedoria ele pode ajudar pessoas a tomar decisões ou levar aquele aquele ambiente a tomar decisões que vai abençoar outras pessoas e abre portas para o reino de deus então há lugar a gente fica pensando o que puxa não vou pregar chave passou esse pensamento lotes deu dessa perspectiva não dizer assim podiam pegar na igreja sobre dois espirituais e de repente vai ter uma fila de gente dizendo bastou então eu tenho um dom de ensinar 30 pessoas onde é que vão estar 30 professor na escola dominical mas necessariamente você não tem que ser professor na
igreja que talvez esse professor na escola pública pesado né prepara para tentar da pancada nesse processado e tudo mais mas deus será que não precisa de gente com todo ensinar na escola pública na universidade gente crente comprometida que ensina bem que é capaz de transmitir os valores do reino de deus lá no mundo às vezes a gente pensa muito fechado para dentro de nós quando deus de fato nos 6 o o os quer usar para expandir o seu o seu reino de deus nessa noite fala em seu coração você sai daqui com a decisão dizendo
deus eu quero experimentar a tua boa perfeita e agradável vontade eu sei que isso só é possível se eu pensar de mim convém de acordo com a medida da fé que o seu e repartiu de acordo com as habilidades e capacidades quer seja na igreja quer seja o deus aonde eu estou inserido eu quero ser um servo teu o embaixador do teu eu quero estar comprometido com o teu reino me mostra o caminho eu quero viver pra tua glória eu não quero ser um esquenta banco eu não quero ser uma pessoa sem compromisso um membro
do corpo que não têm utilidade não quero ser um apêndice dizem que um é uma pena que não tem finalidade descobriram é que que tenha então você não tem desculpa porque atendeu apenas parece que tem finalidade também não quero ser como o antigo a pele senhor mas eu quero funcionar eu quero ser útil de alguma forma no corpo de cristo amém oremos pai querido nós tivemos graças porque o senhor a cada um de nós repartiu dons espirituais conforme a proporção da fé e nós vencemos o teu nome porque nós podemos encontrar o nosso lugar nesse
mundo à medida que nós descobrimos o que o senhor nos repartiu de que maneira nós podemos de servir os pms que tu fala o coração se fala ao coração do povo aqui nessa noite e que nós saiamos dispostos a mudar o mundo a influenciar o mundo lembrar que a igreja é apenas um ponto de encontro para refazer as forças renovar a mente pra nós administraremos lá fora onde estão as pessoas que precisam de ajuda estão perdidas precisam de misericórdia e compaixão de entendimento levanta-nos o deus como farol no meio dessa geração perversa perdida é obscurecido
de entendimento é o que nós pedimos em nome de jesus amém ficamos em pé irmãos nós vamos encerrar o culto cantando o hino um vaso de bênção hino 221 e depois nós teremos a bênção apostólica [Música]
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