Perseverar em Cristo -02/04- Augustus Nicodemus

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Escola Charles Spurgeon
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Video Transcript:
vamos orar pra começar nossa segunda sessão na carta aos hebreus seguindo nosso sistema de perseverando permanecendo na fé em cristo jesus nosso deus te damos graças pelo privilégio de termos um tempo para refletir sobre a tua palavra obrigado pela tua obra em nosso meio obrigado pela singularidade do senhor jesus a suficiência da sua obra e da sua revelação obrigado porque nele nós temos pleno acesso à tua presença nele nós nos alegramos regozijamos temos a vida eterna o perdão de pecados o deus faz nos conhecer aquela alegria com a qual o senhor fugiu pra que nós
cheios de contentamento de gozo do conhecimento de jesus possamos de servir aqui nesse mundo nos ajudar agora na compreensão da tua palavra em nome de jesus amém queridos hebreus capítulo 3 de 11 a 19 todo o capítulo duas partes a primeira o nosso autor continua a tratar do seu ponto que é dar argumentos pelos quais aqueles judeus cristãos não deveriam voltar atrás e ele continua usaram a mesma estratégia ele já tinha mostrado a revelação ele já tinha mostrado a superioridade da revelação de deus em cristo com relação aos profetas depois falou da superioridade da revelação
de cristo com relação a moisés desculpa com relação aos anjos depois ele ele continua a ele continua a falar da superioridade de cristo sobre os anjos aí no capítulo 2 de 5 até o verso 18 e aí no capítulo 3 ele agora faz um contraste entre cristo e moisés figura central no antigo testamento ele faz esse contraste nos primeiros 6 versículos e na segunda parte do capítulo de 7 a 14 tem uma exortação contra incredulidade e dureza de coração que é o que nós queremos focar nessa noite mas vamos começar então com a superioridade de
cristo com relação a moisés vamos ver versos de um a seis por isso santos irmãos que participasse da vocação celestial considerar atentamente o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão jesus o qual é fiel àquele que constituiu como também era moisés em toda a casa de deus jesus todavia tem sido considerado digno de tanto maior glória do que moisés quanto maior honra do que a casa tem aquele que estabeleceu gostou da casa estabelecida por alguém mas aquele que estabeleceu todas as coisas é deus e moisés era fiel em toda a casa de deus como servo
para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas cristo porém como filho em sua casa à qual casa somos nós se guardarmos firme até o fim a ousadia ea exaltação da esperança até aqui temos aqui a primeira parte em que o nosso autor faz um contraste entre moisés e cristo exaltando a superioridade de cristo ele começa exortando os irmãos para que focassem cristo 2011 por isso santos irmãos que participar mais da vocação celestial considerar atentamente o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão jesus notem que ele se refere aos seus leitores como santos irmãos que
participam da vocação celeste essa expressão vocação celeste quer dizer que deus nos chama dos céus ou para os céus talvez lá do céu seja melhor a vocação celestial é aquela vocação aquele chamado que vem das alturas e pelo qual nós nos tornamos cristão se os crentes são chamados no novo testamento como freqüentemente de chamados ou vocacionados porque quem toma a iniciativa da salvação é deus é deus que invocasse onu é deus que chama a deus que atrai e ele faz isso do céu por isso nós somos participantes da vocação celestial nós ouvimos um chamado dos
céus e por isso nós somos santos irmãos fazemos parte da igreja essa comunidade daqueles que ouviram e atenderão a vocação celestial o nosso autor dará a essa ordem pra eles no verso 11 considerar atentamente a jesus considerar atentamente a palavra grega que significa fixar os olhos mirar ea ideia é meditar focar nele fazer dele o alvo que inclui refletir e pensar na sua pessoa na sua obra nas suas palavras considera atentamente a jesus cristo que ele seja objecto dos seus pensamentos da sua meditação da sua devoção das suas orações esse é o caminho pelo qual
nós vamos permanecer firmes considerando a ele atentamente olhando pra ele como se você pudesse ver olhando com os olhos da fé vendo a sentado à direita do pai como mediador entre deus e os homens intercedendo por nós e ele dá várias razões para isso primeiro porque ele é o apóstolo da nossa confissão ele foi como apóstolo ele foi enviado por deus para cumprir uma missão que foi nos revelar a vontade de deus e morrer pelos nossos pecados nesse sentido ele apóstolo e é nesse sentido que ele constituiu apóstolos também ele aposta porque ele representa deus
diante de nós é isso que o apóstolo faz ele é representante daquele que o envio segunda razão pela qual nós temos que focar em cristo considerá lo atentamente é porque ele é um sumo sacerdote da nossa confissão somos sacerdócio está relacionado com a mediação é isso que o sacerdote fazia ele era mediador entre deus e os homens e entre os homens de deus apresenta orações apresentando os sacrifícios interseções pelo povo jesus fez isso uma única vez se oferecendo como sacrifício pelos nossos pecados e agora à direita de deus como o sumo sacerdote ele intercede por
nós ele é chamado de sumo sacerdote da nossa confissão porque ele é o centro dessa confissão a nossa confissão é jesus é o filho de deus o único e suficiente salvador isso é o que a gente confessa e ele está no centro dessa confissão como apóstolo e sacerdote então essa é a primeira razão e se é essa a razão que lhe dá pra que nós focamos em em cristo a segunda razão é porque ele foi fiel à missão que foi dada pelo pai ele é fiel àquele que o constituiu ele cumpriu essa missão como apóstolos
como sacerdote com fidelidade aqui nós poderíamos falar da obediência ativa de cristo é um ponto na teologia na área das autênticas só tecnologia que disse que cristo encarnado ele obedeceu ativamente o pai cumprindo os mandamentos e fazendo toda a vontade do pai sem nunca ter pecado o falhado uma única vez e falando da sua obediência passiva em que ele se deixou levar a cruz como sacrifício ponto é que ele cumpriu a missão que o pai deu um prof aumente obedecendo ativamente a vontade do pai cumprindo toda a lei e passivamente se deixando levar a cruz
onde ele foi imolado pelos nossos pecados mas tem também uma outra pessoa que foi fiel na missão que foi dada a ele e que era uma pessoa muito importante para os leitores da carta que foi moisés no verso 2 ele disse que jesus é fiel àquele que o constituiu como também o era moisés em toda a casa de deus o nosso autor reconhece um paralelo entre moisés e jesus ambos foram constituídos por deus para uma tarefa para uma missão e ambos foram fiéis moisés é a pessoa mais importante do antigo testamento para o judaísmo juntamente
com abraão foi aquele que libertou israel do egito ele foi o legislador que trouxe a lei para israel ele organizou a nação ele era profeta ele era líder ele escreveu a torá o pentateuco todavia o nosso autor só vai até o verso dois falando dessa forma porque a partir do verso 3 ele começa a dizer da superioridade de jesus ele disse que jesus todavia merece glória maior do que moisés embora ambos tenham sido fiéis na sua dispensação na missão que receberam todavia jesus merece maior glória do que moisés isso aqui é uma coisa difícil de
cedido para os judeus que jesus de nazaré merecia maior glória do que moisés porque a figura de moisés é central imponente do judaísmo segundo tempo na época de jesus e que sentindo jesus é mareci maior glória do que moisés moisés é glorificado no judaísmo mas nós modificamos a jesus por quê primeiro porque jesus é o construtor da casa que a igreja versus 3 e 4 jesus todavia tem sido considerado digno de tanto maior glória do que moisés quanto maior honra do que a casa tem aquele que estabeleceu moisés fazia parte da casa que era a
igreja jesus instituiu estabeleceu a casa então quem é que tem maior glória quem faz e constrói a casa ou aquele que depois é membro dela naturalmente a resposta é óbvia jesus merece maior glória porque se moisés foi fiel à casa de deus quem instituiu a casa de deus o povo de deus foi o próprio uns por isso ele é digno de glória maior nos versos 5 e 6 o contraste é esse moisés foi apenas um servo para servir na casa e jesus é o filho do construtor 5 e 6 moisés era fiel em toda a
casa de deus como servo para testemunho das coisas que haviam de ser anunciados aqui você tem a visão que o autor de hebreus tem de moisés apesar de toda a glória de moisés na verdade ele era apenas um servo que deus mandou pra dar testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas daquelas coisas que haveriam de ser que haveria de acontecer ainda nesse sentido moisés profetizou a respeito de cristo mas versus 6 cristo porém como filho em sua casa ele era servo mas cristo era o filho que está na sua própria casa que o pai
lhe deu é o dono da casa o pai construiu ele deu e moisés era quem servia casa como jardineiro como pedreiro como desculpa qualquer outra atividade que um cervo faz uma casa mas cristo é o dono da casa ele é o filho do dono da casa por isso ele tem maior glória moisés falou de coisas futuras jesus é consumação e o cumprimento destas coisas futuras e aqui ele termina no verso 6 dizendo assim final do verso ses essa casa somos nós a casa que ele se refere à igreja lembra que a essa altura os cristão
se reuniam em casas hoje deus a quem essa carta dirigida talvez tivessem suas sinagogas não é impossível que judeus cristão se organizassem sinagogas que era uma forma de ajustamento que eles conheciam o templo ainda estava em pé mas já estava claro que a partir do novo testamento a casa de deus não era mais o templo e nem a sinagoga mas nós nós somos o povo de deus a igreja habitação de deus é a casa de deus é onde ele habita pelo seu espírito santo a igreja viveu assim até o século terceiro quarto quando aos poucos
foi se tornando institucionalizada e aí então houve abertura em sendo a religião oficial do império romano pelo menos uma religião permitida no império romano os cristãos começaram a construir locais de culto que viraram depois com a influência do cristianismo as catedrais as grandes igrejas as grandes construções até o dia de hoje mas esse é um desenvolvimento posterior os cristãos não precisam de tempo usou de edifícios elaborados às vezes a gente corre até o risco de confundir a igreja de deus com esses edifícios com essas essas grandes construções mas na verdade a casa somos nós deus
habita não habita em tempos feitos por mãos humanas mais habita em nós nós é que somos a casa sobre a qual cristo é senhor da qual moisés e servo ele diz ainda o verso 6 nós a qual casa somos nós e aí coloco c se guardarmos firme até o fim a ousadia ea exultação da esperança nós somos parte da casa se a gente ficar firme até o fim na nossa fé em cristo jesus lembro que eu disse no início e nós vamos encontrar muito disso na carta aos hebreus vocês vão ser salvos se vocês ficarem
até o fim se vocês perceberam vocês voltarem atrás e estão perdidos aqui é mais um exemplo de outros que nós vamos mencionar na frente se vocês guardarem firmes até o fim a ousadia ea exultação da esperança guarda firme a ousadia é continuar sendo ousados em meio à perseguição de proclamar a confissão de que jesus é o filho de deus que ele é o messias esperado de israel ele é deus feito gente feito homem ele é o nosso salvador sumo sacerdote eles precisavam de ousadia para dizer isso no meio da perseguição e ao mesmo tempo guarda
firme a exultação alegria da esperança de deus quanto a vida eterna porque essa confissão ela vinha atrelada a promessas de que deus haveria de dar a vida eterna a quem permanecesse firme e então eles tinham essa esperança essa alegria quando pensavam no reino eterno que deus lhes havia prometido se eles mantivessem firmes a ousadia ea esperança então eles de fato seriam parte da casa que deus está construindo aqui nesse mundo e aí o verso 7 19 vem uma advertência contra a dureza de coração é a primeira de uma série de advertências que nós encontramos na
carta aqueles perseverem e e e advertência feita de maneira muito direta e muito claro antes de entrar nela nós eu quero dizer aqui algumas coisas aliás é melhor que uma coisa levamos o primeiro set em diante assim aí o as introduzidas à conclusão assim pois como diz o espírito santo e aqui ele está lendo os já citados a 1 95 hoje se ouvir a sua voz não endureça o vosso coração como foi na provocação no dia da tentação no deserto onde os nossos pais me tentaram pondo minha prova e viram as minhas obras por 40
anos por isso me indignei contra essa geração e disse este sempre erram no coração eles também não conheceram os meus caminhos assim jurei na minha ira não entraram no meu descanso tem de cuidar dos irmãos jamais aconteça ver em qualquer de voz perverso coração de incredulidade que vos afasta do deus vivo pelo contrário sorteios mutuamente cada dia durante o tempo que se chama hoje a fim de que nenhum seja em dur e sido pelo engano do pecado porque nós temos tornado participantes de cristo ser de fato guardarmos firme até o fim a confiança que desde
o princípio devemos enquanto se diz hoje se ouvir a sua voz não endereçadas o vosso coração como foi na provocação hora quais os que tendo ouvido se rebelaram não foram de fato todos os que saíram do egito por intermédio de moisés e contra quem se indignou por 40 anos não foi contra aos que pecaram cujos cadáveres cair no deserto e contra quem jurou que não entraria no seu descanso senão contra os que foram obedientes vemos pois que não puderam entrar por causa da incredulidade uma das histórias mais conhecidas da bíblia é a da peregrinação de
israel no deserto durante 40 anos debaixo da liderança de moisés que está lá na rádio dinheiro doado eu ter o nome geralmente a história de israel no deserto ela é usada no novo testamento vide primeiro corinthians 10 para mostrar dureza de coração ea incredulidade do povo de israel deus havia libertado povo graciosamente do egito no meio de sinais e prodígios como por exemplo a abertura do mar vermelho conduzir o povo até o monte sinai deu a lei entrou em comunhão com eles e aliança com eles com grande demonstração de poder fogo provocou em sono de
trombeta depois os introduziu na terra prometida levou até a terra até até a terra prometida no início mas o povo não acreditou aquele episódio dos espíritas e se revoltou com o relato de josué e caleb deus então nos leva de volta ao deserto durante 40 anos até que aquela geração morresse eles ficaram peregrina no deserto e durante aqueles 40 anos deus ainda continuou a mostrar sinais e prodígios maná do céu água da rocha cura das serpentes o chão que se abriu para engolir da tam abriram codornizes que vieram do céu mesmo diante de tudo isso
o povo morou contra deus reclamou do maná provocou a deus com ídolos desobedeceu a deus com a prostituição não creio nas promessas de deus e como castigo de deus deixou aquela geração toda morreram dizer sem estar na terra prometida no descanso essa história é usado na bíblia várias vezes é contada no sábado 95 é contado em primeiro coríntios 10 é contado aqui em outras partes do nosso autor causando a história de israel no deserto como advertência aos seus leitores contra a tentação da apostasia ele usa essa história como base dessa advertência então nós vamos dá
uma olhadinha essa advertência contra a dureza de coração em que consiste em dor e seu coração ele diz no verso 7 assim pois como diz o espírito santo hoje se ouvir a sua voz não endureça o vosso coração como foi lá na provocação do dia a tentação lá no deserto o que é endurecer o coração endurecer o coração é você ver as obras de deus os sinais de deus a sua graça a sua misericórdia a sua providência os seus cuidados participar do seu culto das promessas do pacto e você se recusar a crer nele e
obedecê-lo provocá-lo adorando outros deuses ou levantando ídolos tentando deus colocando à prova será que ele é deus mesmo é isso que é endurecer o coração é você ter recebido luz de deus tem experimentado as coisas de deus ter tido contato com as realidades espirituais ter se envolvido no culto a deus ter recebido a aliança de deus através do batismo participar da ceia do senhor que é o sacramento da fé ordenança relacionada com a fé e você se recusar a crer nele e viver para a glória dele é isso que endureceu coração é rebelião contra deus
apesar de todas as evidências que deus lhe deu hoje que aquele povo fez lá no zero o resultado disso versus 10 e 11 deu se indignou contra essa geração lá e disse este sempre erram no coração por isso o verso 11 eles não entraram no descanso e eles não entraram lá no descanso de canaã e o que ele está dizendo aqui é que se nós formos na mesma linha está dizendo seus leitores se vocês forem no mesmo caminho vocês também porque ainda restam descanso por povo de deus josé não deu descanso da restam descanso se
vocês seguirem um caminho daquele povo vocês não entraram no descanso espiritual que está prometido não entraram deus vai fazer a mesma coisa os judeus tinham provado as obras de deus criado em jesus provados poderes vindouros participaram da votação celestial experimentar a graça de deus se eles voltassem atrás eles estariam provocando a deus e deus haveria de rejeitá los da mesma forma que nós também uma vez que nós conhecemos uma vez que nós participamos e fomos batizados em nome de jesus participamos da ceia experimentamos os poderes do mundo vindouro se nós voltarmos atrás nós estamos rejeitando
a deus endurecendo o coração do verso 12 a 13 o nosso autor dá algumas orientações sobre como eles deveriam cuidar para evitar o a dureza de coração os 12 3 primeiro tem que ter cuidado com a incredulidade teve cuidado irmãos jamais aconteça ver em qualquer de voz um perverso coração de incredulidade que vos avast do deus vivo cuidado com incredulidade meus irmãos todos nós somos tentados a unidade não tem nenhum crente que não seja tentado a incredulidade em que ele duvide de deus nas promessas de deus não existe nenhum crente verdadeiro que nunca duvidou se
deus existe se a bíblia é verdade se as promessas de deus são verdadeiras se deus mesmo existindo se importa de fato com seres humanos se existe mesmo céu em fé nós todos estamos sujeitos aos ataques de dúvida que provém do nosso coração incrédulo o nosso coração a icrete ele sempre ele vai para dois extremos que no fim da mesma coisa ou é credo demais crêem do edificado em papai noel ou ele vai pro outro lado não acredita em nada que ele não veja ou se toque no fim essas duas linhas acabam negando a deus porque
se você acredita em tudo no final você não acredita em nada o fim da mesma coisa então todos nós estamos sujeitos eu diria que essa tentação a incredulidade é a tentação que mais nos a sede e ela está mais próxima do que você imagina por exemplo você é casado de repente você se sente atraído por uma mulher que não é a sua esposa imediatamente na sua cabeça ganha assim não adulterarás deus julgará os adúlteros que olhar para a mulher com intenção impura no coração já operou com ela e deus é vingador contra essas coisas e
no seu coração você diz essa ameaça é falsa eu vou e vou correr o risco eu vou arriscar a si mesmo e sua incredulidade que a raiz de todos os outros pecados porque você não crê no que a bíblia está dizendo que o adultério errado é ruim que vai trazer frutos você então é que vai cometer lo mas antes de adulterar você descrevo como eva no dia que você comer você vai morrer eva primeiro diz crer em deus para poder tomar do fruto a incredulidade é a mãe de todos os pecados estou citando agostinho é
é a mãe de todos os pecados a incredulidade ea falta da recusa de acreditar nas promessas de deus e na palavra de deus tende cuidado irmãos tende cuidado que não agem voz verso 1211 perverso coração de incredulidade é chamado de perverso porque a incredulidade não é uma reação neutra ingênua mas ela é fruto da perversidade da corrupção do nosso coração nosso coração é perverso é mal inclinado a tudo que é contra deus e é dele que vem incredulidade o resultado da incredulidade nosso autor design inverso 12 ela nos afasta do deus vivo ele enfatiza que
o deus vivo pra dizer que a palavra dele é verdadeira que ele está vendo o que está acontecendo e que ele é senhor e domínios sobretudo ele não é um deus morto que não pode cumprir sua palavra como os ídolos mas é o deus que vive e que ele está vendo tudo e que zela pela sua palavra que no tempo certo vai executá-la é contra esse deus que nós pecamos cuidado em mãos para que não haja no que para que o coração de vocês perversamente não se torne incrédulo e como resultado você se afasta do
deus vivo então como fazer para evitar o endurecimento do coração primeiro cuidado com a incredulidade vigia o seu coração dirigia sua mente cuidado com o que você ouve o quem você conversa segundo a orientação temos que cuidar uns dos outros verso 13 pelo contrário seja em vez de ter um coração de incredulidade exortava os mutuamente cada dia durante o tempo que se chama hoje a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado pecado enganoso ele vai endurecer o nosso coração pela incredulidade como é que eu faço nós nos desorientamos mutuamente por
isso é muito difícil é crente sozinho o credit igreja' da exor taiwan us 1 saux outros eu preciso estar na comunhão dos crentes eu preciso estar no ambiente em que eu seja exortado igreja não é só para nós estarmos juntos para nos alegrarmos juntos e fazer programação mas é uma comunidade de pessoas que cuidam umas das outras que se ezzor tão que adverte fulano cuidado com o que você está lendo esse caminho você está entrando é um caminho vai afastar de deus é esse namoro que você arrumou aí ele vai levar você a se afastar
de deus se nós nos risota semus haveria menos apostasia na igreja seria menos gente saindo da igreja e pede muita gente exatamente porque faltou alguém para chegar e confrontar em amor e advertir que as pessoas vão embora quando nós deveríamos nos exortar porque a incredulidade ronda o meego arraial dos cristãos e ela vem através do nosso coração e verso através do engano estas duas orientações isso tem que ser feito e veja a urgência dele hoje a cada dia e aí depois de dizer a dar essas duas orientações como evitar dureza de coração vigiando o seu
coração para não deixar incredulidade entrar e segundo exortando os aos outros aí ele agora passa a dizer por que isso é tão gente queria disse hoje hoje tem que fazer a necessidade de fazer isso verso 14 a 15 primeiro isso é necessário porque nós só seremos salvos se nós perseverarmos até o fim cresce 14 nos temos tornado participantes de cristo se de fato quardar nos firme até o fim a confiança que desde o princípio tivemos enquanto se disse ele cita o sal 95 hoje se ouvir a sua voz não endureça o vosso coração como foi
na provocação que ele está dizendo primeiro qual é a razão pela qual a gente tem que se exortar a exortar todo dia cuidar pra quem credulidade entre é porque se você não fizer isso ea credulidade incredulidade entrar no seu coração você vai se afastar de deus e você não se tornará participante de cristo se tornar participante de cristo a referência se torna participante da obra completa dele da ressurreição dos mortos que é o que falta ainda cristo fazer por nós ou trazer a existência e enfim não vai participar de nada de crise você não é
dele se você não perceberá até o fim você não vai se tornar você você não vai usufruir de toda obra completa dele desde as o ju a justificação até à sua eleição ea glória pra isso você tem que manter firme até o fim a confiança que desde o princípio você teve a confiança nas promessas de deus a conquista daquela revelação de deus em cristo jesus essa é a razão a segunda razão pela qual ele traz essa advertência é interessante eles assim atenção quem é que se perdeu que foram aqueles que não entraram na terra prometida
não foram os egípcios não foram os pagãos e se já estava perdido a quem deus fez promessas de entrar na terra prometida e quem ouve essas promessas e se recusou e acabou não entrando resposta ele vai dizer versos 16 ora quem foram os que tendo ouvido se rebelaram no fórum os egípcios os cananeus os filisteus enfim jebuseus não fui foram aqui que saíram do egito por intermédio de moisés o próprio povo de deus contra quem deu se indignou 40 anos oeste 17 não foi contra os amalequitas mas foi contra quem e deus jurou outra que
ele jurou verso 18 que não entraria no descanso senão contra aqueles que foram obedientes foi o próprio povo de deus é por isso que essa exortação é feita a igreja não é feita ao mundo o mundo não apostar que é postada é quem é da igreja aposta azia é é o pecado de quem um dia a professora cristo por isso que ele e lhe pergunta será que vocês acham que eu todos eles com tanta urgência é porque esse perigo do endurecimento de coração e se afastar do deus vivo esse perigo é um perigo que é
próprio do povo de deus como foi lá no antigo testamento também agora por isso é urgente gente as estatísticas estão aí os pastores sabem da quantidade de gente que acaba entrando na igreja e saindo gente pára e sei que é tão bem de repente larga larga mulher lagos filhos em larga escala larga tudo gente que larga às convicções cristãs e se tornar nós típico pragmático então não acredita mais em nada gente que fica decepcionado com a igreja a estrutura da igreja as falhas da igreja que a igreja tem usar isso como desculpa e vai embora
às vezes a porta de saída da igreja tão larga quanto à porta de entrada e têm casos sérios de apostasia que são conhecidos de gente que um dia já exerceu liderança influenciou gerações inteiras que depois simplesmente após tattoo adulterou a mulher foi pego roubando dinheiro da igreja revelou no fim que era não cria imaginado e abandonou ministérios há casos e casos e casos as estatísticas também para mostrar por isso que esta advertência é tão grave não pense você que você está isento não pense assim isso aqui nunca vai acontecer comigo porque o primeiro passo para
acontecer com você é você pensar que nunca vai acontecer com você porque se você ouvir o que estou dizendo temer e tremer diante de deus você vai fazer o que o autor está dizendo aqui se apegue a palavra revelação considera jesus atentamente o autor e consumador da fé apóstolo da nossa confissão por isso que essas advertências estão aqui elas representam um povo real causa básica seria a incredulidade e essa também é a causa básica hoje eu termino meus irmãos com algumas orientações práticas como é que a gente combate a incredulidade eu acho que a primeira
coisa é reconhecendo que é um processo sutil que às vezes leva anos não acredito que uma pessoa pára de crescer de vez ao todo um processo que vai minando a confiança que ela tem deus e aquela fé que um dia ela teve começa a esfriar devagarzinho devagarzinho ela começa a deixar de acreditar em alguma coisa é que ela nega filosoficamente a teologicamente mas existem ateus práticos são aqueles que professam que deus existe mas negam na prática a existência de deus porque não procura deus não pergunta a deus não dão conta de deus não se importa
com o que deus pensa se é certo ou errado esse é o tipo do ateísmo cristão ateísmo prático gente que professa cristão mais nega a deus com as suas obras paulo fala disso em primeiro terremoto então reconheça que esse é um processo sutil às vezes causados pelo silêncio de deus e às vezes deus passa um monte de tempo muito tempo sem dizer nada e você viver com deus calado você ora não tem resposta você lê a bíblia não senti nada você vem à igreja parece que o céu está fechado e aí as pessoas vão desanimando
esquecendo que estes processos esses tempos deus usa para testar exatamente a fé para amadurecer e lá para nos ensinar que nós vivemos pela fé e não o vista e não por emoções acontece pela negligência dos meios de graça isso é uma coisa que eu aprendi muito cedo na minha vida cristã se eu parar de ler a bíblia todo dia e de orar tem um tempo com deus aos poucos o meu coração vai endurecendo eu começo a perder a perspectiva espiritual das coisas e de repente a minha sabedoria humana começa a se instalar e quando menos
espero eu estou dirigindo a minha vida muito ocupado muito trabalho muita coisa pra fazer demandas e nós relegamos a comunhão com deus a um plano secundário e no fim nós passamos a semana inteira sem tirar tempo de qualidade com deus através da sua palavra para orar confessar suplicar abriu o coração adorar louvar a deus e quando nós não mantemos comunhão com deus através do tempo o coração vai endurecendo o endurecendo imperceptivelmente a mente vai cada vez mais se tornando voltando ao seu estado de canale dade nós perdemos aquela disposição mental espiritual que é tão maravilhosa
ver as coisas com a mente de deus com a mente de cristo vai se perdendo quase imperceptivelmente por isso que deus nos deu a bíblia para que nós tivéssemos comunhão com ele constantemente outra coisa prática para nós fazermos a não deixar incredulidade entrar no seu coração gente confessem seu pecado logo que você cometa porque se você é crente a luz vermelha vai acender ela vai dizer que você vai saber poucas vezes você vai pecar sem que você tenha consciência eu sei que david se me livra dos pecados ocultos mas eles geralmente não são muitos porque
se você crê onde você sabe que você pecou então o que nós fazemos é é que nós ficamos procrastinando o momento de resolver aquele pecado chegar pra deus e de perdão a deus com sinceridade e às vezes fazer o que tem que fazer e se vai ter que pedir perdão alguma pessoa você vai ter que restituir alguma coisa você vai ter que consertar um ato seu e nós ficamos adiando aquilo a que o pecado como paulo diz é como fermento e um pouco levado a massa toda se você não tira logo ele vai ler e
dando pecado vai influênciando outras áreas da vida vai contaminando é como um câncer se você não trata logo ele vai se espalhando em metástase em metástase é coisa vai acontecendo então pecado tem que ser confessado logo tem que ser resolvido logo ter trazido diante de deus logo em arrependimento quebrantamento não demore buscar o perdão de deus em outras palavras mantenha sempre sua consciência tranquila com a consciência limpa diante de deus não tem nada melhor do que isso você andar com a consciência limpa diante de deus a terceira orientação aqui olha você que vai precisar de
coragem corrigir a não estar exortar os irmãos que estiverem em risco de se tornarem incrédulos e se a parte difícil brasileiro gosta de fazer isso no brasileiro gosta de confronto não ser músicos são mais esquentados né mas diego brasileiro nele ele não gosta do olho no olho no dia do confronto em amor mas é necessário isso a gente criar uma cultura de que nós vamos nos ajudar senão a incredulidade entra no coração se a gente não tiver ajuda então procurar socorro às vezes quando chega pra nós nem pastor o caso de gente já parou de
crescer o que está com problema já passou muito tempo quase não tem mais o que você fazer o processo já a gente só pega o doente terminal nem todo mundo está disposto a procurar ajuda quando os problemas e as crises começam mas nós precisamos nos ajudar e exortar mutuamente como é que tá você hoje seu coração a pergunta que eu quero fazer é você essas duas observações que o nosso autor coloca aqui como prática primeiro cuidado para que não a incredulidade não endureceu seu coração ea faixa e você pela perversidade do coração do deus vivo
você cuida disso você é uma pessoa que preocupa se em cultivar a fé para que ela permaneça firme às vezes eu tenho a impressão porque nós somos calvinistas e cremos no último ponto na perseverança dos santos que deus a verdade nos guardar às vezes eu tenho a impressão de que inconscientemente de maneira sutil nós calvinistas somos tentados a negligenciar a preservação da fé a preservação do caminhar com deus porque nós acreditamos que deus vai nos guardar contudo nós sabemos que a mesma bíblia que diz que deus guarde os que são seus e que deus os
preserva e a mesma me utiliza que se você se desviar você vai pro inferno se você não perceberá você não será salvo na mesma bíblia está dizendo isso não podemos em nome de uma doutrina negligência ea outra de operar a nossa salvação paulo disse isso com temor e tremor desenvolver a nossa salvação com o temor e tremor diante de deus que deus nos guarde irmãos que ele nos preserve puros e firmes na fé em cristo jesus que nós mantenhamos a ousadia da confissão ea esperança nas promessas de deus a alegria da esperança para que nós
possamos fazer a diferença nesse mundo tão marcado pelo pecado pelo desânimo pela incredulidade e pelo sofrimento nosso deus livre nos de um perverso coração de incredulidade que nos afasta de ti oh deus tu és o deus vivo do conhece cada pessoa que está aqui nessa noite eu peço que se aplica essa palavra cada coração e que nenhum senhor dos teus saia daqui nessa noite sem ter sido convencido por ti senhor se alguém aqui nessa noite caminhando em caminhos perigosos andando por cento às tortuosas nós pedimos que seja divertido nessa noite pelo teu espírito santo anos
também a coragem de nos ajudar uns aos outros só deus para que nós não caiamos no engano do pecado livrai nos do mal em nome de jesus amém
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