E aí e fala pessoal boa noite tô gravando esse vídeo a noite aqui porque eu não tenho não terei condições de estar com vocês na aula e hoje eu venho falar para vocês um pouquinho sobre o a obra na gêneros orais e escritos na escola Mais especificamente no no estudo dos professores Bernardes no ali Michele novo e raízes e Joaquim da luz e a obra o estudo intitula-se sequências didáticas para o oral EA escrita apresentação de um procedimento o texto que eu vou falar para vocês agora que vocês posteriormente juntos que ele está associado a
uma coleção de livros denominada exprime-se camspace é sequências didáticas para o oral e para a escrita e tem então esses três autores como os principais expoentes do estilo é aquilo na introdução do texto eles começam a obra é eles começam o estudo fazendo o seguinte questionamento como ensinar melhor expressão oral EA escrita pastores vamos começar narrando aqui é a várias pistas para o ensino da oralidade para o ensino da escrita Mas eles question não é se de fato é possível responder essa essa pergunta né porque porque é nenhuma das respostas que se dá satisfazem as
exigências para esse ensino a todos eles vão apontar aí Alguns pressupostos alguns elementos que são necessários para se ensinar a oralidade Ea escrita primeiro né As duas precisam estar em equilíbrio né então ela elas precisam partir de um encaminhamento ou seja de uma sequência de atividades que sejam ao mesmo tempo né diferenciada e que diferenciadas e a borda em perspectiva e semelhantes propor então uma concepção de ensino que possa é a juntar fazer o ajuntamento das habilidades básicas para escolaridade obrigatória e também é concentrar-se nas dimensões necessárias para a aprendizagem da expressão oral e claro
para o imprimir se é claramente na E além disso é necessário que haja o oferecimento de um material rico em referência na tanto escrita como moral para que os alunos possam inspirar se e suas Produções cabe aqui destacar os estudos que a gente já vem debatendo nas aulas anteriores acerca da necessidade de um gêneros produzidos na na escola serem uma simulação dos gêneros que já existem cotidianamente é aprendizagem da oralidade e da escrita uma precisa ser modular por quê Porque isso possibilitará a diferenciação do ensino e também vai permitir o favorecimento da elaboração de alguns
projetos de aprendizagem para classe de estudante logo na sequência os e a página 82 apresentam o procedimento da sequência didática e todos vão dizer que na escola durante o ensino e aprendizagem de um gênero a melhor forma de se conceber o ensino da oralidade e escrita por meio da sequência didática o que seria isso então né na concepção deles seria um conjunto de atividades organizadas na escola é sistematicamente Essas atividades elas ocorreriam em torno de um gênero textual esse gênero textual pode ser tanto oral como inscrito é cabe aqui ainda pegar né esse tá para
vocês uma concepção bem simples o gênero textual qual seria e o gênero textual então ele é um dispositivo que nós utilizamos em nossa comunicação no dia-a-dia vai desde um simples bilhete uma mensagem no WhatsApp vai aí a uma carta que a gente escreve para reclamar na Prefeitura vai arrumar a gente pode inserir uma receita culinária uma receita prescritiva que nós sabemos no médico os manuais de montagem é nós temos aí os podcast a gente tem uns tutoriais em vídeo temos uma sequência uma série de atividades de linguagem no nosso cotidiano que e se organizam em
torno desse gênero e aí para ensinar em sala de aula é preciso partir então de uma sequência didática por quê Porque ela terá a finalidade de ajudar o aluno a dominar o gênero que ele não conhece o que ele não tem domínio bom então aí é o uso da sequência didática se aplicada corretamente é a parte de seus módulos vai aí permitir ao aluno escrever de maneira adequada dominar habilidades de fala dominar situações de interação comunicativa próprias daquela esfera escolar E aí o trabalho dá trabalho na escola né na perspectiva das sequências ele precisa é
mostrar essa essa essa desenvoltura Interativa de forma que aquilo que o aluno domina o SUS e potencializar possa potencializado pelas capacidades latentes que eles têm é acerca dos gêneros que são de circulação pública Oi e aí logo lá na página 83 o os autores vão falar então e os textos escritos tá ou os textos orais ele se diferenciam Por que são produzidos em situações diferentes a regularidade que há entre eles embora sejam diversificados possibilita e eles sejam chamados de gêneros textuais ou sejam eles são dispositivos estáveis tá E eles dependem então de algumas regularidades para
que eles possam ser chamadas de gênero e aí eles serão né apresentados a partir de uma sequência E aí o os autores o dou existe nele e a nova erras eles vão apresentar então aqui a sequência de algo o braços e o professor precisa seguir na hora de produzir esse gênero o primeiro deles é uma produção inicial a é aliás apresentação da situação de produção onde o professor vai fazer a a contextualização ele vai criar uma situação onde os alunos se sintam envolvidos em uma tarefa e eles vão precisar realizar então professor vai criar condições
para que o aluno desenvolva é os seus conhecimentos ou ele cria ali um Brainstorm ou seja uma uma tempestade de ideias onde ele comece a se sentir envolvido em uma dimensão onde ele será o agente de produção de linguagem depois que ele apresenta essa situação Inicial ele passou por segundo passo né é a o som e ele coloca o aluno para produzir um texto Inicial aquele já conhece ele já domina o que que vai ser feito ele já vai ou que ele sabe o que ele pensa sobre o assunto e aí ele vai nessa nessa
nessa produção é colocar o que ele já sabe sobre aquele gênero Oi e aí o professor vai pegar esses Produções vai avaliá-los vai observar o que que o aluno já sabe o que é que ele não domina e a partida da das habilidades que o aluno não domina o professor vai desenvolver módulos a ele vai desenvolver módulo ou seja blocos de atividades onde o o aluno poderá desenvolver as suas capacidades de ação capacidade linguística capacidade linguística discursiva para que ele possa então empregar uma produção final e depois que o professor cria as atividades que ele
planeja sistemática metodicamente cada um dos módulos de ação do aluno onde ele vai poder então direcionar as dificuldades do aluno para uma uma uma nova produção e aí o aluno de posse jogos novos conhecimentos ele vai produzir um novo texto a baseado na temática do texto anterior ou uma nova temática e aí o que que o aluno vai fazer ele vai comparar a produção Inicial EA produção final do aluno né ele vai ele vai comparar a produção de trabalho no final é a Cindy e e esse possa perceber a diferença os crescimentos é as capacidades
que foram desenvolvidos medianamente e aquelas capacidades que não foram desenvolvidas e poderão ser feitas posteriormente em uma nova sequência caso seja necessário logo na sequência a gente tem a abordagem que os os autores trazem para gente das diferenças do trabalho com a oralidade e as diferenças do trabalho com a escrita é o que a gente precisa compreender nesse processo é que o professor é ele precisa ter aí algumas habilidades né algumas escolhas na hora de desenvolver essa sequência primeiro ele vai verificar as escolhas pedagógicas as escolhas psicológicas as escolhas linguísticas e as finalidades Gerais para
o procedimento em ensino depois ele vai trabalhar na abordagem da modularidade da diferenciação né O que que ele vai fazer então ele vai numa perspectiva construtivista-interacionista isso social você vê isso lá na página 93 é a observar que na sequência precisam ser realizadas atividades intencionais Essas atividades precisam ser estruturadas a sessão ser intensivos e elas devem adaptar à necessidade dos diferentes grupos de alunos que existem dentro daquela sala de aula tá E aí a gente vai ver que essa modularidade ela vai seguir alguns percursos no professor precisa analisar com calma com carinho as Produções dos
alunos as opções iniciais é objetivando então né é desenvolver as perspectivas da sequência didática ele precisa apresentar as possibilidades de revisão é observar aí né a capacidade que o que o aluno deve aprender ele deve aí observar né as capacidades que o aluno precisa de escrever para quê eu gosto dele não tem um caráter final ou seja ele precisa compreender que o texto ele pode o tempo inteiro passar por um processo de revisão ou seja por um processo de reescrita tá é um texto para que ele seja bem escrito ele precisa estar submetido a esse
processo de revisão e aí a produção do texto oral claro né é diferente do texto escrito é uma vez que a palavra é dita segundo os autores ela é dita de uma vez só e aí uma vez que já foi dito ela não tem como é ser reformulada já escrita não é inscrito Ela traz a possibilidade da revisão a possibilidade do alinhamento do dele delineamento é como um diamante ela pode ser lapidada aos poucos enquanto fala ela é corrigida numa atividade de preparação é a escrita né ela passa ela perpassa instrumentos que o aluno já
precisa dominar depois ele fala sobre a perspectiva do da observação do próprio comportamento o aluno ele deve ser levado a refletir o texto dele é ele parte né de comportamentos exteriores Agos Ah tá que que significa dizer isso né que o objeto oral desaparece mas na medida em que ele registra esse esse objeto é é possível fazer dele análises posteriores é possível observar como esse objeto escrito no caso texto como dispositivo de comunicação é ele pode ser observado eu então a partir do momento em que o sujeito ele grava a a fala dele ele transforma
essa fala um objeto que ele mesmo pode ouvir ou que o ouvinte dele pode ouvir novamente é o caso do que eu estou fazendo agora eu estou produzindo que algumas sequências de situações ou de mensagens orais e vocês em um outro momento poderão estar é assistindo E além disso né o gênero ele precisa partir da observação de textos de referência Como assim Francisco não é preciso que e esses textos né eles seja é levado a uma análise profunda a uma comparação e seja colocado a crítica tá ele parte então de um objeto estável e que
tenha então uma sequência de irregularidades lá na oralidade existem três meses para que o aluno possa fazer essa análise primeiro a gravação as possibilidades de escuta retidas e também a verificação de hipóteses levantadas na sequência ele pode fazer então a escuta Dirigindo né que ela é pode aí e os elementos que podem ser analisados e discutidos e depois a gente tem o processo de transcrição que é a transposição da linguagem oral para a objetificação escrita ou seja o aluno vai transformar a fala em texto e depois eles desenvolvem um tópico denominado trabalho começa com esses
didáticas e atividades de estruturação da língua é aqui eles vão dizer que as sequências elas vão visar o aperfeiçoamento das práticas de linguagem tá elas estavam centradas em procedimentos e constituíram um lugar de interação ou seja um lugar de troca onde é a verão atividade de expressão perdão atividades de estruturação e Essas atividades elas vão se apoiar em conhecimentos que já foram construídos em outros momentos e ainda possibilitaram a construir abordagens complementares Me leve para dividir essa top com em alguns outros em outras subsecções primeiro ele vai dizer que as sequências didáticas procurem então é
uma perspectiva textual porque o que é a partir delas o professor pode observar pode levar o aluno a manipular textos ele pode levar o aluno a desenvolver na análise de unidades linguísticas e dessa forma o professor vai concentrar o trabalho nas marcas de organização do gênero o que eu quero dizer com isso é a partir daí que o professor vai trazer ao aluno atividades que vão fazê-lo perceber a realidade algum de um texto Então ele vai mostrar para o aluno os elementos que conferem e nunciação modalização emprego de tempos verbais ele vai orientar os alunos
a Como inserir os discursos dentro do texto e uma série de outras informações os autores também questão né eles refletem sobre a possibilidade né é de os textos das sequências didáticas favorecerem a a articulação do que que é nessessario o aluno ainda aprender no âmbito gramatical e o que implica dizer isso que a gramática que ela não vai estar em não vai ser trabalhado ela não vai ser desenvolvida em favor de si mesmo e a gramática será explorada em favor da construção dos elementos que possibilitam a aquisição a construção do sentido dentro de um gênero
textual E para isso O professor precisa desenvolver os níveis estruturais da língua para que o aluno possa dominar a as relações e poder aplicar esses elementos gramaticais a fim de estabelecer efeitos de sentidos por exemplo aqui na página 97 eles vão dizer que as formas verbais ligadas a um gênero elas podem por exemplo é possibilitar a transmissão de saberes tá que é o caso do presente ou ainda retomar algumas outras formas a partir de um ponto de vista morfológico Ou seja é o alguma partir de um ponto de vista estrutural da língua e etimológica originário
da língua ele vai desenvolver então uma um trabalho voltado para as suas habilidades de linguagem o Sérgio em prol Praça habilidades linguísticas que ele não domina só que isso não vai ser feito dentro da sequência didática o professor tem autonomia para fazer esse trabalho fora dela é E aí Oi e aí os textos podem ser produzidos ainda dentro de um de dentro de um Gilma abordagem diferenciada porque porque a partir daí que o as sequências vão poder mostrar né Professor os pontos problemáticos da escrita do aluno e vai levá-lo a construir então um conjunto de
dados que levaram E aí ele a refletir sobre o que precisa ser melhorado na hora da reescrita do texto e aí o professor coloca essas observações interativos e são de forma com pontuais né assim de refazer com colo reflita sobre o seu próprio processo de construção da escrita e aí temos que lembrar que as atividades não precisam ser corridos só vai vai levar né vai dedicar dentro do processo da sequência um tempo específico para ensinar a saber os resultados para as características da escrita gramatical é sobre a ortografia né os autores vão dizer que um
fato é evidente quanto mais o aluno escreve mais ele corre o risco de cometer erros ortográficos Todos nós somos assim eu pelo amor de Deus aí eu vou ali entra o fluxo de consciência e eu não paro aí eu vou ali colocando as coisas depois aqui é preciso voltar para fazer aquela aquela aquele apanhado né de elementos que estão ali hora é o empregado de maneira inadequadas né e hora é precisando aí de uma de uma intervenção mais pontual e aí eles vão dizer para gente que as Pesquisas mostram que darão os alunos ocasiões para
escrever é uma condição indispensável para favorecer o desenvolvimento das capacidades do domínio ortográfico isso tá lá na página 98 e que lugar a gente pode dar para revisão da fotografia dentro de uma sequência didática então a questão ortográfica segundo os autores não deve obscurecer as outras dimensões que entram em jogo na produção textual ou seja é preciso que o professor é de ênfase sempre nas características do peixe não deixando é e na hora da da sua revisão é de dar né uma observação bastante minuciosa no aspecto ortográfico mas essa revisão ela só precisa ser feita
mesmo minuciosamente na revisão final do texto tá é é necessário né que viaje sim isso para que o os alunos possam também aprender a polir a sua linguagem tanto para os textos são produzidos dentro da sala de aula como para aqueles peixes que serão produzidos fora Dell e é depois lá na página 100 101 os autores um falar sobre o agrupamento de gêneros então ele disse que num primeiro momento é necessário que o professor Dotti né é uma diversidade de critérios que delimitem os gêneros suscetíveis a ser trabalhados a fim de atingir finalidades Gerais ou
seja em uma sequência didática comida que o que eu entendo né ele pode possibilitar vou usar que o o artigo de opinião é ele pode possibilitar o aluno na leitura de reportagen de notícias de artigos de opinião ele pode fazer o uso de cartoons de charges aplicação de caractere catura a fingir que na hora da produção o aluno possa atingir algumas finalidades específicas o ou seja o aluno precisa adiquirir conhecimentos repertórios culturais para que ele possa dominar a produção de um texto oral ou escrito tá E aí a cultura segundo os autores não vai se
limitar apenas aquilo que é utilizável mas sim aquilo que está além do conhecimento imediato que o aluno tem depois é necessário que o professor ele possibilite a construção de outros agrupamentos ou seja é de acordo com a necessidade que o da aprendizagem né O que o aluno vai aprendendo ele terminadas em determinados ciclos da aprendizagem ele pode retomar de maneira mais aprofundada e outras séries ou simplesmente é ele não precisa retomar o caso por exemplo das receitas culinárias e o aluno aprende a ler rapidamente aparece uma vez ali entre o os Apps Oi e o
8º ano e depois ele não aparece mais quando muito aparece fazendo uma revisão bem rápida na no ensino médio né e na 1ª série do Ensino Médio então eles vão dizer para gente que o gêneros podem ser agrupados a partir de um determinado número de irregularidades linguísticas é eles respondem a critérios e estão alicerçados né na construção de algumas progressões e eles constituem instrumentos indispensáveis para que o ensino seja feito de seja de batizado na escola e aí é esse gêneros esses agrupamentos precisam corresponder a finalidades sociais tá é aos domínios da comunicação principalmente voltando-se
para a escrita e qualidade na sociedade esse gêneros precisam retomar né algumas distinções teológicas pode perceber isso não é por meio das sequências essie de dentro dos currículos e também eles precisam ser homogêneos por quê Porque eles precisam atender às capacidades de linguagem necessárias ao gêneros que são agrupados fala página cento e 23 eles vão dizer que os agrupamentos de gêneros não são estanques tá eles eles estão sempre ali em constante adaptação segundo os autores não é possível classificar um gênero de maneira absoluta num dos agrupamentos propostos para eles o agrupamento Tem em vista o
desenvolvimento sempre prioritariamente da expressão oral e da escrita ele fala que eles falam que dentro de uma sequência didática O professor precisa prever tá é as atividades que serão mais difíceis de conduzir e aquelas que serão mais fácil para isso é preciso considerar sempre né a nível de atenção que os alunos da dão praticidade ou cansaço que eles vão ter e até também a disposição do próprio professor no desenvolvimento dessas atividades tá E ainda logo na sequência né alguns gêneros que são privilegiados dentro do ambiente escolar entre eles o debate regrado né que aquele gênero
um de hoje a verão ali o lado onde a ser ao lado pro lado contra EA será um mês de um mediador que vai vai fazer com que esse esse debate né ele tem um certo equilíbrio entre as partes estarão debatendo o tema temos a entrevista naquela pode se dar de maneira é virtual ela pode se dar o meio do áudio no rádio ela pode se dar de maneira escrita ela pode se dar de maneira televisiva nós temos o seminário a narrativa de uma viagem né Então dependendo da finalidade né esse gênero serão privilegiados os
longos ao longo dos ciclo do Ensino Fundamental logo na sequência não ele vai falar que a a aprendizagem gêneros Ela precisa é se dá ao longo dos ciclos ou seja das séries que o aluno vai estudar tá E aí ele ele vai dizer que o foco central vai ser na aprendizagem e situação escolar evidenciando sempre as capacidades iniciais dos alunos né que o seu negócio que vai chamar de a zona de desenvolvimento proximal gente vai pegar o colo já sabe e potencializar essa capacidade inicial para ter atinja o os objetivos né da aprendizagem adquirindo novas
habilidades novas capacidades de linguagem novas habilidades lindo discursivos e aí a gente vai ter então aí eu volução do aluno a partir do vencimento dos obstáculos e dos conflitos que são apresentados para ele na situação de aprendizagem E aí o senhor pode fazer o uso também de dispositivos de apoio né é hoje é elementos que favoreçam o trabalho na aula né mostrando o vencendo então né os desafios que podem aparecer os obstáculos que podem aparecer durante a aprendizagem E aí acima de tudo para o professor precisa focar né no desenvolvimento da autonomia do aluno E
aí Oi e aí é e ele diz né eles dizem que na página 64 que o professor precisa Então seguir alguns princípios de progressão no que tange a aprendizagem de um gênero eles dizem que dentro do mesmo agrupamento há uma alternância de gêneros orais na e também é o gêneros escritos eles falam que é preciso que haja então uma progressão organizada em torno desses agrupamentos e uma dá uns princípios que eles colocam né é a Progressão de gênero em espiral onde a ver aí o melhor domingo gênero de um gênero em diferentes níveis de aprendizagem
aí o gênero são tratados na escola de acordo com círculos e séries a aprendizagem precoce né é poderá então a segurar o domínio do gênero ao longo do tempo como ele vê ele vê o uma ele tem uma visão inicial do gênero a todos aqui no sexto ano quando ele chegar lá no no ano ele reproduz novamente esse gênero e aí ele vai ter novas características novos elementos linguísticos ele vai estar numa numa idade mental mais avançada e consequentemente ele também terá habilidades maiores né para desenvolver esse gênero e aí é de acordo com o
nível de complexidade do gênero é necessário que o professor também adote aí né Há a possibilidade de evitar algumas repetições para que o aluno possa aprender né é de maneira de maneira bastante complexa ou nas complexidades do gênero melhor Salon aí aqui na página 106 ele traz né algumas algumas sequências didáticas né do da expressão oral da escrita e depois uma página 107 ele apresenta para a gente algumas orientações metodológicas né eles vão dizer é uma proposta na forma de material didático né é correr o risco de tornar ela estática e ver essa essa proposta
sendo desviada dos seus princípios é importante né é escolher as sequências né a partir de escolhas e de níveis distintos tá E aí eles falam né que é preciso que o professor possibilite o desenvolvimento de uma diversidade de capacidades de linguagem é ele tem que levar em conta né A Escolha dos agrupamentos de gêneros que sejam gêneros distintos ele precisa né fazer a escolha desses agrupamentos em função da dos objetivos da aprendizagem no programa e é preciso ainda né é saber quando o Em que momento escolher os módulos para a produção de atividade da atividade
de linguagem e aí ele precisa né determinar a dificuldade de cada um desses modos para que o aluno possa ter condições de desenvolver a tarefa proposta e ainda evoluir no processo é aí ele fala né que o professor ele precisa né mostrar os textos de referência e ele pode ainda modificar esses textos Na tentativa de criar novas atividades e aí ele vai dizer né que o objetivo ou intenção deste estudo não seria então é pedir que os professores desenvolvam sequências na sua integralidade mas sim no tear né o e como deve funcionar o ensino na
sala de aula e deixaram aí algumas dicas né para possibilitar o trabalho deles na sala de aula porque porque o princípio fundamental de uma proposta é não é partir daquilo que o aluno já sabe visando novas capacidades reais toma uma sequência ela não deve né ser humano ao ela precisa ser então é o norte para que o aluno desenvolvam os alunos desenvolvam as suas capacidades de maneira geral é meus queridos colegas e caro Professor essa folha porque apresentação da do entendimento que tive da desta deste texto e aí eu não é posteriormente ele é gostaria
de receber aí a devolutiva de vocês agradecido som e até a próxima tô sozinho