JOSÉ PAULO NETTO - A natureza do Ser social

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PALESTRA COMPLETA: https://youtu.be/2WndNoqRiq8
Video Transcript:
agora se eu soubesse as categorias que eu ia utilizar não precisava de fazer pesquisa porque categoria você não traz de fora eu vou extrair do meu objeto essas categorias que eu quero dizer é que quando te pedem Quais são as categorias que você vai utilizar se você sabe as categorias constitutivas do seu objeto Você já conhece o seu objeto você vai conhecer de fato ao fim da pesquisa você tem notem pressupostos teóricos metodológicos tá esses você precisa ter você não começa uma pesquisa do zero a gente pesquisa com determinado objetivo aqui ó Marx quer extrair
do objeto aquilo que lhe é próprio eu vou puxar muito pela cabeça de vocês vocês acham que um belo dia depois de 10 anos de pesquisa lá no BR no museu britânico lá na biblioteca Marx levantou-se e disse já sei como estudar o capitalismo eu vou criar a teoria de da Mais valia E aí ele inventou ver mas valia hoje querem Traduzir por mais valor sobrev valor não importa você acha que foi assim Marx Não era dekai nem Weber aqui ó Nessa reprodução o sujeito não põe nada no objeto nós estamos nas antípodas do pensamento
weberiano viu onde você vai fazendo Tribu até encontrar aquele que é mais abrangente aqui ó o sujeito tem que extrair do objeto as suas categorias constitutivas Marx não inventou aalia Marx não inventou exploração Marx não inventou acumulação Marx não inventou a valorizar nada disso está lá no objeto ISO significa atenção nessa Ótica nessa perspectiva Isso não vale para Weber não vale para adorime atenção significa que o sujeito recepciona o sujeito recebe as categorias as regularidades as leis nós vamos falar de lei agora mesmo do objeto mais expressamente do movimento do objeto o sujeito que pesquisa
reproduz cá na cabeça o movimento do objeto aí dirão vocês então o sujeito é um espelho diante do qual se movimento objeto Ah se fosse assim ia ser uma doçura não é a por trás de tudo isso duas concepções E aí vocês devem estar pensando mas é coisa demais é é coisa demais mesmo Marx não dá pra gente aprender lendo os livros da Marta harnecker hã materialismo histórico em 10 pílulas homeopáticas olhem cá por trás daquilo ali tão duas ideias básicas Primeira ideia ser é movimento tudo aquilo que parece que tá cristalizado está em movimento
ser é movimento essa ideia é uma ideia comum a todos os teóricos da modernidade todos tem diferença nenhum deles acha que o mundo ao contrário do que atribui a pobres dos positivistas que o mundo é um conjunto de coisas estáticas para todos ser é movimento o problema não está em discutir o movimento está em discutir a natureza do movimento e quanto a isso Marx tem um pai que é o Senor Hegel quem quer separar Marx de Hegel quer esterilizar o pensamento de Marx Hegel é aquele Pensador que foi capaz de perceber que ser é movimento
mais mais que é movimento autodinamico pelas contradições que contém é isso que caracteriza a concepção de dinâmica de Marx não é simplesmente que o mundo é dinâmico é que o mundo tem seu dinamismo autovidro porque ele é um campo de tensões é um campo de contradições é a existência dessas contradições que dinamiza o ser essa é a primeira ideia que tá por trás disso aí é o débito de Marx com Hegel Marx não é igual a Hegel viu Hegel pensava o movimento em termos de movimento do Espírito Marx pensa esse movimento como um movimento que
permeia toda a realidade Toda a realidade material e as suas expressões anímicas no cérebro dos homens se é a primeira ideia ser é movimento movimento contraditório com colisões com confrontos e que se resolvem por rupturas por rompimentos e a segunda ideia está aí é que esse movimento põe categorias que são específicas que são categorias que não valem para todos os tipos de ser para Marx tá por trás disso não é apenas que o ser é um ser em movimento Mas está a especificidade dessas categorias Vamos lá ver o ser que nós conhecemos tem níveis o
ser é unitário mas ele não é identitário atenção é preciso distinguir unidade de identidade o mundo tal como nós o conhecemos é uma unidade mas não é uma identidade o mundo é uma unidade de diversidades o ser que nós conhecemos se mostra em pelo menos três modalidades a primeira modalidade é o ser inorgânico característica desse ser ele não se reproduz peguem por exemplo o mundo mineral uma das características centrais do mundo mineral é que ele não se reproduz é aquele ser que lá no curso primário os professores diziam pra gente que era o ser inanimado
lembram-se is é um nível do ser mas isso não esgota o ser há um segundo nível do ser que é o ser orgânico que é aquele ser que se reproduz e que por isso muito maior complexidade que o ser inorgânico notem que eu não estou falando aqui que o ser inorgânico é um ser simples pensem na estrutura atômica da matéria que nós já conhecemos bastante mas ainda não esgotamos seu conhecimento o ser inorgânico é extremamente complexo mas o ser orgânico é ainda mesmo nas suas expressões mais elementares pensem numa ameba é muito mais complexo do
que o ser inorgânico ele tem a propriedade da vida e da reprodução Olha como o nível de complexidade cresce quando você passa da consideração do ser inorgânico ao ser orgânico e h um terceira uma terceira modalidade ou nível de ser que supõe as duas primeiras mas não se identifica com elas é o ser social esse ser que tá aqui ó que se expressa em cada um de nós que é atenção infinitamente mais complexo que o já extremamente complexo ser orgânico não há três seres há três modalidades de ser três níveis do ser que se diferenciam
pela sua complexidade a ciência até hoje não nos mostrou ou não nos demonstrou como é que se deu atenção o salto do ser inorgânico ao ser orgânico e nós ainda sab os com precisão como é que se dá o passo do ser orgânico ao ser social mas uma coisa a gente sabe primeiro o ser orgânico e o ser social dependem da existência do ser inorgânico dependem o pão que os senhores comeram hoje de manhã ao lado do Trigo tá claro essa vinculação do ser social da nossa reprodução como ser social e da reprodução do ser
orgânico não é o ser inorgânico independe da existência dos dois outros níveis mas a inversa não é verdadeira posso supor o ecatombe nuclear posso supor uma tragédia cósmica Ou posso supor qual vai ser o futuro desse planeta se deixarmos a coca-cola a IBM gerid do mundo não é vão destruir a sociedade e a natureza mas não toda a natureza inorgânica sobreviv o que eu tô dizendo aqui é que vossas excelências são seres orgânicos se vossas excelências não metabolizar nas próximas 120 Horas minerais vitaminas e proteínas o ser orgânico de vossas vai colapsar vocês vão morrer
mas o ser social de que vocês são portadores depende dessa permita expressão infraestrutura orgânica depende delas mas não se esgota nelas nós temos uma qualidade que não existe na natureza orgânica ou inorgânica a sociabilidade depende da estrutura orgânica Nossa que por sua vez depende da natureza estrutura orgânica que é parte da natureza mas que não se reduz à natureza então atenção esse que é o ponto importante leis e categorias teóricas sobre esse todos eles hein em movimento todos em movimento contraditório intimamente vinculados um exemplo é óbvio não é nós temos uma expressão do mundo mineral
o petróleo né Isso é mundo mineral é natureza inorgânica tudo que a gente sabe é que o petróleo é resultado da fossilização de matérias orgânicas Olha como um ser pode se transformar em outro mas notem cada um desses níveis tem uma dinâmica que ele é específica E se eu translado se eu transfiro a legalidade de um para outro esse é um procedimento epistemologicamente ilegítimo e que frequentemente tem implicações políticas muito Claras olha cá eu vou dar o exemplo dessas implicações políticas apelando para um lugar comum absolutamente falso imaginemos que Charles Darwin tenha dito que o
processo de seleção das espécies deu-se porque as mais ganharam a luta pela sobrevivência iso é uma mentira Charles Darwin não tem não põe na na guerra entre as espécies nenhuma ênfase o que dar escreveu é que aquelas formas vivas com maior capacidade de adaptação são as que sobrevivem vocês sabem que uma simplificação do pensamento de Darwin surge aquela ideia segundo a qual os mais fortes é que triunfam nós vamos admitir atenção até que isso fosse verdade não é hã pobre Charles daren Já foi suficientemente vilipendiado mas Vamos admitir que seja verdade eu não posso estender
isso pra vida social porque a legalidade da vida social legalidade não é no sentido jurídico leis que é diferente da da natureza mas quando eu faço essa extensão eu justifico claramente o colonialismo eurocêntrico sobre as suas periferias não é olha a implicação política pensem nas políticas de Eugenia agora vocês por favor não precis voltar ismo não no finalzinho dos anos 90 no princípio dos anos perdão finalzinho dos anos 80 e no na entrada dos anos 90 o pessoal da educação deve conhecer bem isso um pul de universidades Americanas patrocin uma pesquisa para atenção final dos
anos 80 início dos anos 90 para saber do rendimento dos Estudantes no ensino fundamental norte-americano e depois de pesquisas científicas hã com doutores pós-doutores só gente qualificada eles constataram que os filhos dos Emigrantes da América Central e os filhos de negros apresentavam um baixo rendimento escolar e publicaram essa pesquisa da k Bells a tradução é a a curva dos Sinos onde se provava cientificamente que filho de preto e filho de chicano era menos inteligente não é por acaso esse tipo de pesquisa não é como se elementos genéticos dessem fundamento a comportamentos sociais toda vez que
a gente desloca uma legalidade admitindo-se que ela seja comprovada de um plano do ser pro outro nós estamos cometendo graves equívocos a categorias e agora mesmo vou dizer que que é uma categoria para Marx há categorias que são específicas desses níveis de ser um último exemplo para qualificar isso os estudantes acham não é que a gente ensina eles né Posso garantir para vocês que os estudantes estão completamente equivocados o bom professor isso vale para bom professor não é para um professor qualquer o bom professor aprende com os estudantes tava dando uma aula tematizando isso ali
no Campus da praia vermelha no anexo quem andou pela UFRJ conhece o anexo um prédio fora que tem uma vista bonita eu tava no segundo andar depois de uma daquelas greves infindáveis nos nossas esta dando uma aula em fevereiro um calor de cão não é e o vestido assim e as meninas de shortinho e os rapazes de camisa sem manga aí eu tava estava falando sobre uma categoria A categoria de liberdade e aí caracterize o que que é liberdade né do ponto de vista de Marx por favor Isso não vale para jurc não vale não
vale paraa nossa conversa cotidiana em Marx o que que é liberdade é a possibilidade de escolher entre alternativas Concretas é isso que é liberdade por exemplo vem aí o feriado é depois da manhã não é todos nós aqui nessa sala Somos livres para escapar desse verão escaldante e passarmos esse fim de semana prolongado em Paris onde a primavera tá explodindo Todos nós somos livres para isso ao contrário por exemplo dos cubanos não é aquela ditadura horrorosa Infelizmente o Obama foi lá e e vai dar um jeito n é os cubanos não podem viajar nós não
nós somos livres Por que que nós não vamos nesse fim de semana para Paris vocês não vão porque não querem vocês são livres para isso não é bela Liberdade essa né 1444 e de volta pela Air France fora das emoções mais C dias em hotel em Paris vocês não vão porque não querem não vocês não vão é porque vocês não têm uma coisinha chamada grana portanto essa liberdade que vocês têm de ir para Paris tô olhando para certas pessoas ela só é real para certas pessoas fora disso Isso não é liberdade Vocês não tem opção
escolher entre duas alternativas concretas a alternativa concreta que vocês é ficar Ah no Gama eu dava essa aula escuta eu dava essa aula para uma turma de graduação e disse olha Liberdade Só existe para o ser social liberdade é a possibilidade de escolher entre alternativas factíveis não há liberdade na natureza é uma menina claro né Eu com a cabeça quente e a menina de shortinho toda gostosinha olha para mim e diz assim professor a minha ideia de liberdade é tão diferente da do Senhor eu disse então qual que é a sua ideia de liberdade estávamos
no verão ali o campus no anexo você vê bem aberto a menina olha e disz assim olha lá professor é aquela andorinha voando aquilo para mim é a imagem da Liberdade como é que você responde a isso um pássaro voando eu disse não você tá absolutamente enganada sandia não é nada livre Você já viu Andinha voando aqui ão belamente em Julho Agosto eu disse você é aqui do Rio ele disse sou você viu Andorinha aqui em Julho Agosto não eu disse Pois é a andorinha não escolheu vir aqui não ela é uma ave de arribação
ela é comandada por um DNA A migrar ela não tá aqui para fazer turismo não não tem liberdade na natureza mas a ausência de liberdade na natureza se justifica porque há uma outra categoria sem a qual a liberdade é impensável que é a categoria de teleologia de intencionalidade de finalidade eu posso perguntar notem por que uma Laranjeira dá laranjas Por que uma macieira dá maçãs mas eu não posso perguntar por que uma para que a macieira da maçã A não ser que eu acredito que tá ali não é para Adão e Eva num passeio idílico
passarem diante da da da macieira ah a cobra buzinar no ouvido da Eva e a Eva com a sua maldade induzi o pobre do Adão a morder não há não há finalidade não H intencionalidade na natureza só pode haver liberdade para aquele tipo de ser que pode desenvolver uma intencionalidade que pode antecipar aqui na sua cuca o que que ele quer neste sentido notem pensar uma teoria social é pensar a Constituição do ser social pensar notem que para além dos substratos naturais orgânicos e inorgânicos nós somos outra coisa nós som somos metabolismo circulação pulsões instinto
nós somos isso nós somos eu devo informar vocês algo que vocês se esquecem nós somos animais nosso ciclo de vida obedece a legalidade da vida animal mas nós não somos só animais todo mundo que tá aqui nessa sala todo mundo aqui é maior de sepho de 18 anos não é senão agora vem um pastor e bota um projeto que eu tô ensinando sexo à crianças todo mundo que tá aqui numa sala nesta sala é maior de 18 anos tem pulsões reprodutivas e sexuais nisso eu quero Garantir que vocês são igual meu cachorro mesma coisa não
tem diferença nenhuma a diferença está apenas em que no meu cachorro essa pulsão é reprodutiva então ele não escolhe entre uma cadelinha magra e uma cadelinha gorda entre uma cadelinha malhada e uma cadelinha de pelo liso tem uma cadela em cio ele vai lá e a cobre é assim que se passa entre nós não né felizmente os rapazes não estão pul em cima das moças não atenção entre nós essas pulsões se realizam através de mediações através da linguagem entre nós H sistemas de mediação que constituem a cultura certamente tem alguém aqui não é que diante
de da reação de uma pessoa de um amigo de um colega diz assim mas eu adoro Fulano ele é tão espontâneo eu detesto a espontaneidade espontaneidade é do meu cachorro tô andando em casa às vezes piso no rabo dele quando piso no rabo dele ele se volta para me morder isso é espontaneidade nós não nós operamos com um sistema de mediações tanto mais mediatizada é a nossa vida mais socializada ela é atenção mais socializada ela é num outro contexto eu diria mais humanizada ela é nós somos animais mas ao contrário do reino animal mesmo nas
suas formas mais avançadas cada vez mais na história a nossa naturalidade é direcionada é regulada por determinações que não são naturais não são como é que eu tô me comunicando com vocês através de algo chamado linguagem articulada pelo amor de Deus não é linguagem só não é linguagem articulada eu nasci num é comunidade como vocês onde sobre um número finito de fonemas creio que os da Língua Portuguesa São 29 ou 30 fonemas não é letra letra Fema é representação do fonema sobre um número finito de fonemas eu tenho a possibilidade de construir um universo de
significações que é infinita é isso que a linguagem articulada nenhum outro ser tem linguagem articulada só esse ser que tá aqui que é o ser social e isso não é natural isso é é aprendido se eu tivesse nascido numa comunidade do norte do Alasca a minha linguagem articulada seria outra e não vale o exemplo do papagaio que só reproduz é este ser que é o objeto da pesquisa de Marx o ser social com essas percepções e ainda temos tempo com essas percepções Marx vai mais adiante esse objeto aqui ó é inesgotável a sua riqueza e
porque ele está em mutação olha lá um dos pressupostos é movimento é transformação esse objeto está em transformação então meu conhecimento dele nunca é exaustivo só é exaustivo quando hisco determinado a forma peculiar desse ser se transforma tão substantivamente que ela deixa de existir como tal aí eu posso estudar esse ser porque ele se esgotou exemplo Claro o capitalismo o modo de produção capitalista mar começou a estudá no século X morreu em 1883 não esgotou o conhecimento do modo de produção capitalista e hoje esse modo de produção capitalista apresenta processos e fenômenos que Marx não
conheceu nós só vamos conhecer integralmente o modo de produção capitalista quando ele tiver aposentado eu espero a próxima reforma da Previdência não lhe dê vida muito longa hoje é possível conhecer exaustivamente o modo de produção feudal ou modo de produção escravista agora o capitalismo Esse é um objeto que tá aí ó anacron certos processos seus e fazendo emergir novos processos ISO significa o meus amigos que a riqueza desse objeto agora por favor atenção não pode ser tomada por um sujeito que é um mero espelho passivo eu comecei a dar essa volta toda nesse lugar aqui
eu disse olha o sujeito não é um mero receptor ele tem que extrair do objeto as suas características as suas características as suas leis
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