será que jesus cristo morreu com você a gente ouve por aí que jesus morreu por todo mundo mas será que isso é algo ensinado na escritura ou é algo que a gente aprende por aí na cultura nosso redor do vídeo de hoje a gente quer falar sobre a doutrina da inspiração a ficar expiação definida ou como historicamente conhecida expiação limitada a gente quer mostrar hoje que jesus não morreu por todo mundo jesus pode não ter morrido por você acaba explodindo então fica aí que o vídeo de hoje a calvinista e o vídeo de hoje chega
até você graças ao 4º fórum nordestino de cosmópolis visão cristã com o tema contra a idolatria do estado com frank ferreira glauco magalhães norma braga andré venâncio vinicius pimentel ea martin aqui em fora tá leza na igreja presbiteriana de fortaleza de 30 de maio a 2 de junho inscrições abertas no site neste que já se consagrou um dos principais eventos com uma visão do país se você quer saber sobre economia e política segundo a bíblia ouvindo pessoas têm falado sobre isso já há bastante tempo no brasil inscreve no fórum na china e com uma visão
e não perde começa na quarta à noite dia 30 de maio segue no dia 31 dia 1º dia 2 até sábado manhã tarde e noite e você pode escrever pra ver o evento completo você pode ver apenas as palestras a noite pagando um preço especial contra datena do estado 4º fórum nordeste que nós não cristã em fortaleza no ceará não deixe de escrever certo o que já é essencial essa doutrina da expiação limitada e que está falando como a gente está fazendo essa série sobre os cinco pontos do calvinismo a gente quer ler um trecho
dos cânones de dote que explicam bastante a respeito dessa doutrina falando sobre expansão limitada dos cânones de idosos diz o seguinte pois este foi o soberano conselho à vontade graciosa e o propósito de deus do pai que a eficácia vivificante e salvífica da preciosíssima morte de seu filho fosse estendida a todos os eleitos daria somente a eles a justificação pela fé e por conseguinte os traria infalivelmente a salvação isso quer dizer que foi a vontade de deus em cristo por meio do sangue na cruz pelo qual ele confirmou a nova aliança e jimmy se efetivamente
de todos os povos tribo línguas e nações todos aqueles e somente aqueles que foram escolhidos desde a eternidade para serem salvos ele foram dado pelo pai deus que se cristo lhes desse a fé ele mesmo diz conquistou com a sua morto junto com outros dons salvíficos do espírito santo no treino da inspeção eficaz da expressão limitada diz que jesus morreu na cruz unicamente por aqueles que seriam sal de que a obra na cruz não é visando o resgate genérico de toda a humanidade mas que a obra na cruz aconteceu para efetivamente salvar aqueles que seriam
sal isso significa que jesus não levou na cruz pecado de todo mundo mas de que ele levou na cruz os pecados de seu povo resumidamente essa doutrina da inspeção é eficaz ou inspiração limitar o que essa doutrina não significa então é bom e já evitar algumas más compreensões a respeito disso aqui primeiro não significa que deus faz acepção de pessoas geralmente isso que dizem pra gente quando a gente fala sobre eleição ou inspiração mas sempre que a escritora fala sobre acepção de pessoas a escritura está falando sobre escolher um povo em detrimento de outro no
sentido de escolher judeus em detrimento de 20 mil a seleção de pessoas que fica escolheu homens e não mulheres ricos não pobres que o deus e não 20 us acepção de pessoas fala sobre deus cresce tipo de padrão coisa que a gente não encontra na escritura a gente encontra na escritura deus escolhido gente e todo o povo tribo língua nação desde escolher só um povo deus não deus tribal e não foi a selecção de pessoas não deus que escolhe gente de toda a humanidade todas as tradições cristãs entendem que deus escolhe o seu povo e
rejeita o simpi e essas tradições cristãs não tão dizendo que deus faz acepção de pessoas necessariamente isso também não significa em segundo lugar que jesus não se importa com os perdidos ainda que na cruz não tenha sido recebido os pecados de todo mundo nós temos um cristo que oferece a sua salvação a todos os homens e que convida todas as pessoas a crer nos seus ordenados pelo próprio cristo a pregar o evangelho a todas as pessoas nós temos um cristo que se coloca à disposição a todo mundo está diretamente relacionado com o terceiro ponto é
a expressão limitada não significa que nós não devemos oferecer o evangelho todo mundo oferecer a obra da cruza todo mundo nós como cristãos não sabemos quem são os eleitos não sabemos quem são as pessoas por quem cristo morreu como cristãos temos que oferecer essa morte a todas as pessoas porque nós não sabemos a quem essa morte vai ser aplicado em quarto lugar também não significa que a obra na cruz não seria poderosa para salvar todo mundo a obra da cruz e o sangue fui são preciosos e valiosos e poderosos o bastante para salvar mil planetas
terra para salvar meu universo se ele existisse não é questão de lidar com o valor da cruz o que acham de lidar com aplicabilidade a extensão da obra da cruz a pergunta é por que jesus morreu de fato e quem ele está salvando de fato macro então pra gente poder responder publicamente porque em cristo morreu a gente tem que começar fazendo um breve teologia da inspiração que a inspiração e como é que isso afeta nossa compreensão das coisas é importante a gente sabe disso porque o novo testamento constantemente apresenta o antigo como sombra e como
tipo daquilo que a gente encontra no novo testamento e joão 15 39 jesus fala que a escritura justificavam a respeito dele e daquilo que viria no futuro e branco 10 jun diz que a lei é sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas o antigo testamento representava algo que viria em colossenses 2 a gente é a mesma coisa ele disse que ninguém deveria ser julgado pelos padrões do antigo testamento porque são sombras das coisas futuras é olhando para um tratamento que a gente vai ver a promessa de coisas que só vamos concretizar
de fato no novo testamento como por exemplo a inspiração no sangue de jesus nos tempos a lista total como é que os homens tinham seus pecados perdoados o livro de levítico principalmente do capítulo 11 a 6 é descrito o processo de inspiração resumidamente o homem que pecar seria chegado ao sacerdote e trazer uma oferta geralmente um cordeiro e entregar aquele cordeiro como sacrifício pelo seu pecado o sacerdote e orar por aquele que pecou e orar pelo cordeiro o pecado seria transferido daquele que pegou até o animal quando o animal fosse morto o pecado morreria junto
com o animal dessa forma o pecado foi espiado deus passou por cima desse pecado porque o pecado foi lançado no animal o animal foi morto levou o pecado consigo o homem então estaria limpo do pecado e cometeu tem inspiração vem do hebraico que porém que ele vá de capacho que significa cobrir não é que o sangue de animais ou sacrifício de animais perdoasse de fato até porque quando judeu fazia isso ele estava olhando para um sacrifício futuro pelos seus pecados que era justamente o sacrifício do messias assim como nós hoje somos salvos olhando para o
sacrifício que já aconteceu um judeu era salvar o ano com um sacrifício que aconteceria sacrifício dos animais era um jeito de olhar para o sacrifício futuro que viria em cristo jesus levitt 14 27 29 com descrição detalhada de como isso funciona ou seja na linguagem de maio filma espiar o pecado é ocultar o pecado da visita d de modo que o pecador perca seu poder de provocar a ira divina o próprio antigo testamento então estabelece que cristo jesus o messias que viria seria esse cordeiro imolado elevaria os nossos pecados gente leis principalmente em isaías 53
fala que ele levou os nossos pecados que ele foi ferido pelas nossas dores e levou as nossas transgressões foi através de suas pisaduras fomos sarados e que ele recebeu nosso castigo e diz que o senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos e como um cordeiro foi levado ao matadouro diverso 12 que ele levou sobre si os pecados de muito o novo testamento apresenta-se jesus como cordeiro que leva o nosso pecado assim como os cordeiros o sacrifício do antigo testamento joão batista quando encontra jesus declara isso eis o cordeiro de deus que tira
o pecado do mundo jesus é o cordeiro que era levado para ser imolado levava sobre si o pecado e quando morto pecado morria com ele e deu sete jesus já estabelecido também começo cordeiro à semelhança do antigo testamento santo inco pável sem mácula separado dos pecadores que não tem necessidade como os sumos sacerdotes de oferecer todos os dias sacrifícios primeiro por seus próprios pecados depois pelo do povo por que fez isso uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu aqui a gente tem um jesus que é o mesmo tempo o sacerdote ea oferta
ele é aquele que se sacrifica a oferta mas ele ao mesmo tempo a própria oferta que morre em nosso lugar sendo comparado aqui com aquilo que o sacerdote fazia sacrificando o poder ea oferta pelo pecado o povo de deus na primeira pedro isso é muito mais claro sabendo que não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro que fossem resgatados da nossa maneira de viver que por tradição recebestes de vossos pais mas com precioso sangue como de um cordeiro sem defeito e sem mancha o sangue de cristo cristo foi o nosso cordeiro imolado pelos nossos
pecados em referência aquilo que acontecia no antigo testamento e aqui jesus cumpriu aquilo que o cordeiro apontava o antigo testamento primeira pedro 2 24 descarregando ele mesmo em seu corpo sobre o madeiro os nossos pecados ou seja como explica o robert letra no livro a obra de cristo o caráter vicário do sistema sacrificial do antigo testamento era plenamente evidente uma pessoa pec é culpada o animal morre ea pessoa fica livre porque esse animal é morto em seu lugar mas também pecamos estamos meus deus cristo tomar o nosso lugar e morre em nosso favor vicariamente recebendo
o nosso pecado e suas consequências e assim somos libertados aquilo para o qual ocorrer apontava o antigo testamento aquilo que a gente encontra em cristo novo fechamento o cordeiro onde o fechamento recebeu o pecado era morto o pecado morrer com ele o homem era livre da ira de deus jesus no fechamento recebe o pecado jesus a morto o pecado morre com jesus e o homem é livre da ilha de deus muito legal muito bonito muito bacana mas aí fica uma pergunta complicada que a gente tem que responder por isto realmente limpa o pecado com o
derramamento do seu sangue se ele fez isso por todo o mundo então não existe mais condenação porque se o cordeiro levou sobre si o pecado de todo mundo e todo mundo foi limpo do seu pecado porque ele foi pago na cruz jesus então ninguém mais no planeta terra deveria ser culpabilizado pelo seu pecado se jesus morreu por todo mundo então não existe mais ninguém esteja no caminho da condenação e esse é o problema que a idéia de uma salvação por todo o mundo de inspiração ilimitada não consegue resolver se jesus morreu por todos todos devem
cessar a resposta que as pessoas geralmente dão é que jesus não veio para salvar na cruz mas que jesus veio para conceder uma possibilidade de salvação ele não veio para fornecer nada ele veio simplesmente para abrir a porta e cabe a você entrar ou não a gente viu no vídeo passado da série sobre esse encontro calvinismo sobre para a destinação e eleição incondicional é bom que você assista esse vídeo mas quando a gente lê na escritura aquilo que jesus veio fazer na cruz a gente percebe que ele não veio abriu a possibilidade de salvação ele
veio para efetivamente salvar temos um diz que ele salvará o seu povo dos seus pecados lucas 19 diz que ele veio buscar e salvar o perdido o meia tiote um diz que ele veio ao mundo para salvar pecadores o objetivo de jesus na cruz não é abrir uma possibilidade não é abrir uma porta não é nos tornar salvar weiss mas é efetivamente consumar a salvação obra jesus na cruz é indivisível é uma redenção consumada e aplicada ele não simplesmente consuma redenção espera que ela seja aplicada através da nossa boa escolha vontade ele mesmo consumo e
ele mesmo aplica redenção a aplicação da redenção faz parte da obra da cruz muito bonito o que é dito em quito 3 dos versos 47 diz que ele não salvou eu lavar regenerador renova do espírito santo que ele derramou sobre nós generosamente por meio de jesus cristo nosso salvador ele o fez a fim de que os ficado com sua graça nos tornemos herdeiros tendo a esperança da vida eterna porque é que jesus fez o que fez na cruz porque derramou sangue porque ele nos entregou seu espírito ele fez isso a fim de que nos tornemos
herdeiros e que tenhamos esperança de vida eterna a obra na cruz não tem sua função de abrir a possibilidade da obra da cruz também inclui a aplicação daquilo que jesus veio comprar pra mim então pergunta que fica realmente é porque em cristo morreu por quem foi a obra de cristo na cruz 3 para prestar atenção a gente tem pelo menos cinco respostas a isso não cinco respostas bíblicas mas cinco respostas dentro das possibilidades da realidade primeiro jesus morreu por ninguém segundo jesus morreu por todos os pecados de todos os homens terceiros morreu por todos os
pecados de alguns homens em quarto e jesus morreu por alguns pecados de todos os homens e quinto lugar jesus morreu por alguns pecados de alguns homens a primeira possibilidade a gente pode descartar logo porque isso é ateísmo estética é ignorar tudo aquilo que a escritora fala a respeito de jesus morreu pelos nossos pecados ele morreu para salvar as pessoas dizem que ele não morreu ninguém escreveu escrito as possibilidades 4 e 5 também podem ser descartados logo que jesus tinha morrido apenas por alguns pecados e dão ninguém está realmente salvar o salmo 143 diz mas não
leve isso observa julgamento hoje ninguém é justo diante de tipos álbuns e de 30 de insituto soberano senhor registrar seus pecados quem escaparia se nós chegássemos diante de deus com algum pecado ainda ser limpo nenhum de nós e contraria a salvação que o salário do pecado sempre será morto e qualquer falha moral diante de deus é digna de punição somos salvos porque temos resgate no nome de jesus e unicamente por isso com isso a gente volta pra questão central aqui jesus morreu por todos os pecados de todos os homens ou por todos os pecados de
alguns homem isso entra na questão que a gente tem tratado aqui se jesus morreu por todos os pecados de todos os homens porque eles não são salvos porque eles não encontram vida até a resposta que muitas vezes não é que a incredulidade impede isso que os homens não se apropriam daquilo que jesus fez na cruz porque se incrédulo o problema é que se jesus morreu por todos os pecados de todos os homens jesus também morreu pela incredulidade desses homens a incredulidade é um pecado e como pecado a incredulidade também teria sido espiã na cruz jesus
morreu por todo o mundo jesus morreu pra perdoar a incredulidade e todo mundo se jesus não morreu pela incredulidade então jesus morreu só por alguns pecados de todos os homens não por todos os pecados de todos os homens isso significaria que a incredulidade não é um pecado perdoado na cruz e que cada homem se auto espiar da equidade coisa completamente absurda de qualquer tecnologia da inspeção sem pergunta o senhor gilson kleina que até então não é de verdade o que o negócio não é máquina também achou legal e excelente no céu cristo veio buscá la
publicado pela editora fiel é um calhamaço de quase mil páginas são 800 páginas sobre a doutrina da inspeção não perspectiva histórica exegética teológica e pastoral o gamewise em um capítulo é excelente que diz o seguinte se deus pune todo o pecado então cristo teria morrido pelo pecado de incredulidade e se ele fez isso por todos sem exceção então todos sem exceção seriam salvos que mais à frente diz o universalismo ou inspiração definida nesse mesmo artigo guerrilhas lida com o problema da dupla punição se é inconsistente inspeção geral fosse verdadeira a ira de deus pelo pecado
de alguns homens teria sido derramado em cristo em vão além de que uma vez derramado sobre jesus ela não poderia ser chamado novamente sobre o pecador vez que cristo já bebeu de cicalise punição enquanto o cristo da inspiração definida da expansão limitada é o cristo que ver o fruto do seu penoso trabalho e fica satisfeito não é o cristo que sofre por pessoas que vão ser condenadas guerrilhas mais uma vez senhoras e senhores e dia seguinte quando deus deu a sua resposta um pecado então ela foi dada o pagamento a deus não pode ser exigido
duas vezes a punição de deus não pode ser infringida 2 ver o sangue de cristo já deu a resposta aos pecados do seu povo inclusive seus pecados e incredulidade nada mais resta a ser feito o sofrimento físico e espiritual de cristo não pode ser desfeito porque o sofrimento foi suportado e não pode ser substituído ele deve entrar em vigor o cristo já morreu adoro fazer isso mesmo ou seja o problema da dupla punição é uma questão teológica muito sério se alguém pagar a dívida sul e você tenta pagar essa dívida novamente aquele que recebe o
pagamento não seria uma pessoa justa se aceitam o pagamento por alguma coisa que o deus senhor sob céus e terra permite que um pecado seja pago em cristo jesus que depois seja pago pela pessoa que cometeu o pecado quer dizer que no inferno estão sofrendo pessoas que tiveram seu pecado pago por cristo jesus só acho que isso não é uma boa tecnologia da inspiração a questão de quando a gente vai lendo porque em cristo morreu a gente encontra a escritura dizendo várias vezes que cristo morreu pelo seu povo e que a igreja foi o alvo
da inspiração de jesus e por exemplo joão 6 onde jesus diz todo o que o pai me dava ir amim e o que vem à minha maneira nenhuma estar fora porque eu descia do céu não para fazer a minha vontade mas a vontade daquele que me viu é a vontade do pai que me enviou esta que nenhum de todos aqueles que me deu se perca mas que ressuscite o último dia por conta da vontade daquele que me enviou esta que todo aquele que vê o filho e crê nele tem a vida eterna e eu o
ressuscitarei no último dia você percebe a especificidade desta obra de jesus de que ele veio pra pegar aquele que foi dado pelo pai da criança daquele que foi dado pelo país se perca todo aquele que crê no filho encontre e seja salvo por ele encontra então a vida eterna jesus não veio para trazer uma obra geral sobre toda a humanidade mas ele veio pra de forma específica encontrar aqueles que foram dados por deus 20 contra a mesma coisa e joão 10 eu sou bom bastou o pastor da sua vida pelas ovelhas assim como o pai
me conhecem a mim também eu conheço o pai do minha vida pelas ovelhas mas vós não credes porque não sois as minhas ovelhas como já vão ter dito as minhas ovelhas ouvir a minha voz e eu conheço e elas me seguem eu dou lhes a vida eterna e nunca hão de aparecer e ninguém arrebatará da minha mão o pastor não morre pelos lobos o pastor morre unicamente pelas ovelhas são as ovelhas são encontradas pelo sacrifício do pastor e porque é que os lobos não acreditavam no pastor não acreditavam porque não é ovelha não é contrário
à idéia não é que eles não eram ovelhas porque não acreditava mais que eles não acreditavam porque não eram ovelhas é interessante observar e joão 17 a oração sacerdotal de jesus em que ora especificamente pelo seu povo ignora o mundo que o rejeita em floração manifestei o teu nome aos homens que do mundo me df era um deus e tubos 10 e guardaram a tua palavra agora já tem conhecido que tudo quanto me deixe pra frente porque lhes dei as palavras que tu me deixe eles receberam e tem verdadeiramente conhecer o que sair de ti
e creram que me enviaste o roubo eles não logo pelo mundo mas por aqueles que me deste porque são teus por eles me senti fica mesmo para que também eles sejam identificados na verdade e não roubar somente por estes mas também por aqueles que pela sua palavra onde crê em mim para que todos sejam um como tua payés em mim e eu em ti e também ele seja um em nós para que o mundo creia que tu me enviar a gente tem um jesus que ora pelo seu povo que ora por aqueles que cresceram e
tem os que crêem com aqueles que foram dados por deus ele disse olhe por eles e não olham pelo mundo mas por esses por aqueles que creram não rogo pelo mundo disse jesus a gente tem um jesus que não hora o todo mundo de forma genérica então jesus que intercede pela igreja e se importa de forma especial com a igreja porque veio em uma obra para a igreja a gente não vê isso no evangelho de joão e se há algo que a gente encontra um livro de atos por exemplo aos 28 desfolhar depois por voz
e por todo o rebanho sobre o que o espírito santo não substituiu bispos para paz em tardes a igreja de deus que ele resgatou com seu próprio sangue quem foi resgatado com o sangue de jesus resposta à igreja de deus não foi um resgate genérico por todo mundo mas o resgate é eficaz pela igreja paulo tem uma teologia da spea são extremamente restrita também humanos 3 ele diz ao qual deus propôs para apropriação pela fé no seu sangue para demonstrar sua justiça pela remissão dos pecados dante cometido sobre a paciência de deus para demonstração da
sua justiça neste tempo presente para que ele seja justificado daqueles que têm fé em jesus a obra na cruz também aconteceu para pagar os pecados aqueles do antigo testamento que pecaram mas ele não haviam sido espiados pela obra de cristo deus passou por cima dos pecados deles por causa daquilo que aconteceria mas a partir do momento que jesus vem para a terra e morre ele morre pelos pecados daqueles que são da nova aliança às vezes também morre pelos pecados aqueles que são da antiga aliança mas ele vem para propiciar os pecados dos alvos ele não
morreu por todo mundo no antigo testamento mas ele morreu por aqueles que foram perdoados antigo testamento ele vem pra ser justificador daquele que tem fé é a obra dele foi para os que crêem não pra todo mundo romano 5 paulo diz a mesma coisa porque é apenas alguém morrerá por um justo pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer mas eu provo seu amor para conosco em que cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores logo muito mais agora tendo sido justiça pelo seu sangue temos por ele salvo sair porque se nós e do
inimigo somos reconciliados com deus pela morte de seu filho muito mais tendo sido já reconciliados seremos salvos pela sua vida ele morreu por nós e contemplarão os pecadores e por que ele morreu por nós seremos salvos da ira mundo não será alvo da ira mas nós seremos porque sendo inimigos fomos reconciliados por deus através da morte e seu filho é a morte de cristo que nos reconcilia e por que ele morreu por nós nós somos reconciliados nós não participamos dessa conciliação também nosso próprio esforço de recebeu a morte genérica mas porque ele morreu ele mesmo
é conseguir aplicando essa redenção e nós em roma nos 8 esse aspecto específico da morte de cristo também se manifeste e aos que perdeste nou a estes também chamou eu acho que chamou a este também justificou eu acho que justificou a este também verificou que queremos pois a estas coisas se deus é por nós quem será contra nós aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou antes o entregou por todos nós como não nos dará também com ele todas as coisas em tentar a acusação contra o escolhido de deus é deus quem justifica em
é que condena pois é cristo que morreu antes que ressuscitou dentre os mortos o qual está à direita de deus e também intercede por nós existe uma unidade completa aquilo que jesus faz por nós na cruz ele pressionou ele chamou ele justificou ele ficou tudo é unido na única obra que provem dele tem um predestinado de agente chamado nenhum dos chamados deixam de ser crucificados nenhum desses ficados deixa de ser purificado ele pergunta se ele não poupou o próprio filho como é que ele não nos dará junto com o filho resto da salvação se ele
matou o próprio jesus por nós então como é que ele não nos daria a permanência na fé como é que ele não nos daria continuidade da vida e salvação isso significa que a salvação todo completos entregou o filho que é o maior o mais valioso como é que ele negaria a aplicação da obra do filho nós aquele que morreu é aquele que garante que receberemos a aplicação de sua morte porque foi uma morte feita especificamente por nós primeiro coríntios 15 triste morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras gálatas um graça e paz da parte de
deus pai do nosso senhor jesus cristo o qual se deu a si mesmo por nossos pecados para nos livrar para vencer o mal segundo a vontade de deus nosso pai ele se entregou e essa obra de entrega nos livros do século mal foi o objetivo da morte e pra isso que a morte aconteceu no capítulo 3 ainda de gálatas e inscrito nos resgatou da maldição da lei fazendo sinal estão por nós porque está escrito maldito daquele que foi pendurado no madeiro foi por nós que foi amaldiçoado não de forma genérica todo mundo efésios um disco
é bendito o deus de pai do nosso senhor jesus cristo para os abençoou com todas as bênçãos espirituais os lugares fechados em cristo jesus fez na cruz já nos abençoa com tudo aquilo que é possível sermos abençoados em deus ele nos abençoou essas bênçãos são disponíveis a nós e não há qualquer pessoa do mundo é disponível aqueles que receberam a obra de jesus um capítulo 5 desnoes maridos é mais voz às mulheres como também cristo amou a igreja ea si mesmo se entregou por ela olha que a aplicação interessante se a nossa obra em dedicação
às nossas esposas é baseada na obra de jesus dedicação e sacrifício a igreja eu com o marido é um excelente desculpa que jesus não sacrificou unicamente pela sua noiva mas ele se entregou com todo mundo eu como marido eu posso sacrificar não só pela minha mulher mas não sacrificar de forma igual o todas as mulheres do planeta a aplicação de paulo ao casamento faz sentido porque a gente tem um jesus que se entrega unicamente à sua noiva que morreu unicamente pela sua esposa que a igreja por isso o homem se dedica exclusivamente à sua própria
mulher e se entrega a ela de forma especial e 2 fala que ele é assim mesmo se entregou por nós para nos redimir de toda a iniqüidade purificar para si um povo especial e zeloso de boas obras primeiro joão 35 disse que ele se manifestou para tirar os nossos pecados pelas 14 10 que foi enviado para apreciação dos nossos pecados por calypso 15 disco em seu sangue ele nos salvou dos nossos pecados a um longo termo na escritura feliz que ele morreu por nós pela sua igreja pelo seu povo não foi uma morte genérica por
toda a humanidade mas foi uma morte específica pela sua igreja porque é que nós muitas vezes perdemos isso de vista quando lembro da escritura perdemos por causa que nós interpretamos errado o modo como novo testamento usa duas palavras que hoje no contexto brasileiro do século 21 o acidente a gente usa de forma diferente é a palavra mundo é palavra todos no grego a palavra como o nosso que é usado para fora do mundo a palavra planta ou passa aqui é usado para falar de todos no novo testamento o problema que a gente pede o contexto
intimamente judaico onde essas palavras aparecem no novo testamento elas oito judeus gente usa a bíblia é uma coisa muito séria que a gente muitas vezes não percebe a gente gosta de ver na bíblia aplicações pessoais o tempo todo mas deus está falando muito frequentemente sobre a relação entre povos pensa nas parábolas evangelho de mateus por exemplo a palavra sobre remendo velho em roupa velha ou eo vinho novo eo velho parábola dos trabalhadores na linha o filho pródigo dos maus lavradores do banquete no casamento todas essas paradas falou do relacionamento entre judeus e gentios são parados
nas pregações das vezes aplica na vida da pessoa como se a parábola for sobre isso essa parada é sobre povos se relacionando muitas vezes a gente vê a bíblia falando sobre o mundo ea gente interpreta que expressam mundo significa sempre todas as pessoas mas dentro de um contexto de relação entre judeus e gentios muitas vezes o uso da palavra mundo significa unicamente o contexto dos gentios' a bíblia fala de um mundo pra falar dos gentios' entrando na aliança em contraposição com a tribo povo de israel ora no novo testamento a palavra mundo é usada de
muitas formas diferentes sem falar do universo material habitável se está a falar de todas as pessoas sem exceção todas as pessoas sem diferença pra falar de muitos homens a maioria dos homens falar do império romano especificamente para falar exclusivamente homens bons ou exclusivamente de homens maus para falar sobre o mundo como um sistema corrupto para falar sobre a condição humana para falar sobre o reino de satanás a palavra povos possui um campo semântico muito vasto a palavra com muitos significados possíveis os versículos que falam sobre jesus ter morrido por todo o mundo geralmente estão se
referindo ao que você tem que olhar com cuidado para cada texto e sabe o que está dizendo é o uso semântica do mundo que nesse contexto o que me parece é que o campo semântico do mundo quando é usado no contexto do sacrifício da morte de jesus quase sempre está se referindo ao gentios' em contraposição ao povo judeu mesmo acontece no uso da palavra todos quando a gente lê todos na escritura a gente muitas vezes interpreta que ele está falando de todos sem exceção a cabeça por cabeça mas é muito comum na escritura que a
palavra todos seja usado para sempre a todos sem distinção não é todos sem exceção ou seja sem excluir ninguém mas todos sem distinção ou seja sem excluir nenhum tipo isso acontece muito frequentemente nave poucas 1142 por exemplo ou e mateus 23 23 reuters paralelo jesus diz que os fariseus davam o dízimo de todas as hortaliças original grego se tem isso todas as hortaliças nossas bíblias prado como todo tipo de hortaliça ou toda espécie de hortaliças não habilitados como os fariseus pegassem todas as mona lisas planeta terra sem exceção e descem o dízimo de todas as
hortaliças que existem sim é impossível agora o texto falando que ajudavam disso toda espécie de hortaliça ou seja não todas sem exceção mas todas sem distinção como é que a gente sabe disso porque no texto jesus está falando sobre espécies de hortaliças não dizem do enduro do cominho da hortelã e de toda hortaliça ele está escrevendo tipos e usa toda a gente tente não é toda a sessão mas todos sem distinção em atos 10 12 a mesma coisa acontece a visão de pedro daquele lençol que desce os animais impuros o texto diz nossas traduções em
português que havia todo tipo de animal impuro só que no grego não tem tipo em todos os animais impuros quer dizer que todos os animais impuros no mundo desceram sobre o pessoal não mas toda espécie e todo tipo de animal impuro de seu aliado os dois 17 é um texto perfeito para exemplificar isso o espírito santo desce as pessoas falam línguas pedro prega ele prega o judeu dizendo que aquilo era o cumprimento de joel 2 que a profecia de joel dois dizia que o espírito santo seria derramado sobre toda carne obra carne significa pessoa ser
humano carne e sangue usado na estrutura para fazer tudo aquilo que é humano tem o espírito santo seria sobre toda carne 6 sobre todos os seres humanos sobre todas as pessoas foi isso que aconteceu entre os dois não é tudo isso aconteceu foi que o espírito santo desceu sobre gentios' por pessoas que não eram judeus ou seja o espírito santo estava descendo sobre toda a carne não toda a carne sem exceção mas toda carne sem distinção não todas as pessoas do mundo receber o espírito santo as todas as pessoas indistintamente receber o espírito santo ou
seja o espírito santo estava descendo sobre gentios' não mais apenas sobre judeu é por causa da má compreensão dessas duas palavras que muitas vezes a gente leu errado sete veículos que parece indicar que jesus morreu por todo mundo olha gente pode até perguntar jesus morreu por todo o mundo por todos porque a escritora fala constantemente que ele morreu por muitos ele morreu por todos falar de muitos não faz sentido são todos de algum no mundo porque vou dizer que eu tenho muitos jogos no mundo e constantemente a bíblia fala sobre jesus morrer por muitos dizem
e 53 diz que justificará a muitos ateus 20 diz que ele veio em resgate de muito e mateus 26 seu sangue foi derramado por muito joão 11 é um texto maravilhoso pra falar sobre isso e essa relação em que jesus morreu especificamente o povo encontrará que todas as pessoas velhas 5052 assim não perceber isso que vos é melhor que morra um homem pelo povo e que não pereça toda nação ele caso que caifás não disse isso em si mesmo mas sendo um sacerdote naquele ano profetizou jesus morreria pela nação judaica e não somente por aquela
nação mas também pelos filhos de deus que estão espalhados para reuni-los um povo o que acontece aqui jesus veio para morrer pelo povo judeu mas não apenas para o povo judeu mas com todas as pessoas que todo mundo não mas por todos os filhos de deus que estão espalhados pelo mundo aqui é o momento perfeito para joão estender o que seria um sacrifício de cristo e não vou morrer só pelo povo judeu mas por todo o mundo mas ele não disse isso e não vou morrer só pelo povo judeu mas por todos os filhos dele
que estão espalhados pelo mundo o cálice cinco têm o mesmo sentimento e eles cantavam um cântico novo é digno de receber o livro e abriu seus selos pois fosse morto enquanto eu sonho comprar pra deus homens que todo mundo não de toda tribo língua povo nação tools constituinte reúne sacerdotes para o nosso deus e eles reinaram sobre a terra ele morreu para pessoas de todas as raças tribos classes sociais cores sexo a morte dele foi pelo mundo mas pelo mundo de forma indistinta por todos mas mesmo todos de forma indistinta não por cada cabeça mas
de todas as raças e todos os povos de todas as etnias início a gente encontra a grandeza do poder da cruz na ilustração do reino e butler a cruz de cristo uma ponte que atravessa o rio do pecado para o calvinista ponte estreita é a ponte que não passa todo mundo mas a ponte vai até o final do rio toda a salvação está concluída a obra de cristo tem que fazer mais nada para receber salvação já consumada aplicado na minha vida alarme ano então pra que que jesus morreu todo mundo essa ponte é larga passa
o planeta inteiro mas só vai até parte do rio atravessa todo o rio porque existe um momento em que você tem que dar um salto em nadar para vencer e encontrar a salvação em jesus com sua própria força o seu próprio sentimento de fé pela sua própria capacidade de tomar uma decisão olhando dessa forma quem é coloca mais limitações a inspiração de jesus os calvinistas crê em uma limitação da inspeção apenas na extensão mas não seu poder enquanto os americanos não crêem e limitação da extensão mas por isso precisam criar uma limitação de eficácia não
há limitação de poder da obra cruz para poder ser disponível a todos os homens o sacrifício tem que ser eficiente ninguém é porque nós queremos um sacrifício eficiente nós não queremos que ele foi com todos os homens a todos os que crêem em cristo disse michael houghton declaramos com as escrituras que já estão salvos na ilha de deus a morte do inferno sua salvação não é potencial mas real não são salvar vez mais salvos de fato spu juntos a mesma coisa famoso praiano batista amado por todo mundo afirmamos que cristo morreu para assegurar a salvação
do tão grande quantidade de pessoas que ninguém é capaz de enumerar pessoas que mediante amor de cristo não somente podem ser salvas mas são salvas tem de ser salvas e não existe a possibilidade de por meio de qualquer casualidade ela ser em outra coisa exceto pessoas salvas a doutrina da inspiração eficaz a doutrina da inspiração limitada é a doutrina do poder na cruz de cristo quando jesus morreu na cruz ele morreu pensando em você jesus morreu na cruz ele morreu olhando para cada um daqueles que são membros do seu povo e não fez uma abertura
geral para todo mundo mas ele efetivamente depois pra dentro essa doutrina que acima de tudo tem que nos dar força e esperança na nossa salvação o que você acha disso tudo faz sentido para você você também se alegra em deus comenta aqui embaixo você pensa disso tudo que escreve aqui no canal e as notificações torcedor perder nenhum vídeo entra no nosso site em artigos notícias podcast e também têm meios para você poder sustentar a boa obra de deus que na internet então muito obrigado por nos acompanhar até que a alegada tchau tchau