nessa região fazia parte dos rituais que no dia que começava a v Dima o rei fazia um banquete e oferecia ao povo ou ao seu povo o pão e o vinho e é isso que Jesus faz quer dizer isso que aparece como uma coisa espantosa miraculosa porque será que ele fez não ele se comportou como o rei no momento da vindima A novidade é que diz que ele é o pão e que o sangue dEle é o vinho essa essa é a novidade mas nós não sabemos se de verdade ele falou isso consta que ele
falou isso e é um problema A Conservação da carne do sangue deixados em estado natural por 12 séculos expostos à ação de Agentes atmosféricos e biológicos permanecem um fenômeno extraordinário e antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado da pqu realizadas em arezo os doutores linoli e Bertelli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos e o verbo se fez carne é assim que o milagre de lanciano desafiando a ação do tempo e toda a lógica da ciência humana se apresenta aos nossos olhos como a prova mais viva e palpável das palavras de Nosso
Senhor Jesus Cristo comei e bebei todos vós Isto é o meu corpo que é dado por vós [Música] [Música] [Música] Caros Amigos do centro Dom Bosco sejam bem-vindos mais uma vez ao chave católica sou Luciano Pires e hoje os convido a tratarmos do tema a que se destina a vida intelectual católica nos últimos dias 16 e 17 de novembro tivemos aqui no Rio de Janeiro a sétima Edição do fórum Nacional da liga Cristo Rei o maior evento de leigos católicos do Brasil organizado pelo Centro Dom Bosco trata--se de um grande encontro no qual todos os
anos reúnem-se fiéis leigos famílias sacerdotes religiosos e palestrantes do Brasil e do mundo para rezar estudar e defender a fé com a finalidade de ajudar a santa igreja a restabelecer o reinado social de Cristo por meio do resgate da tradição católica como não poderia deixar de ser mesmo em meio a um feriadão na cidade o evento foi um sucesso Absoluto ambientado em um local de beleza exuberante e com todo o conforto inclusive para as crianças que contaram com monitores e atividades nos espaço especialmente dedicado a elas enquanto as palestras aconteciam no salão principal livros e
artigos religiosos podiam ser adquiridos na parte externa numerosos padres atendiam confissões e três missas tradicionais eram celebradas simultaneamente várias vezes ao longo dos dois dias de evento como era comum acontecer nos Altares laterais de nossas igrejas antes das reformas conciliares se nada pode ser mais agradável a Deus que o santo sacrifício da missa instituído pelo próprio Cristo como a atualização Mística e incruenta do sacrifício definitivo do Calvário tanto mais graças receberemos quanto mais missas forem celebradas A esse respeito vejamos o que nos ensina o Papa São Pio X em seu catecismo maior de 1905 que
é então a Santa Missa a Santa Missa é o sacrifício do corpo e do sangue de Jesus Cristo oferecido sobre os nossos Altares debaixo das espécies de pão e de vinho em memória do sacrifício da cruz é o sacrifício da missa o mesmo que o da Cruz o sacrifício da missa é substancialmente o mesmo que o da Cruz porque o mesmo Jesus Cristo que se ofereceu sobre a cruz é que se oferece pelas mãos dos sacerdotes e seus ministros sobre os nossos Altares mas quanto ao modo porque é oferecido o sacrifício da missa di Fé
do sacrifício da Cruz conservando todavia a relação mais íntima e essencial com ele não é porventura o sacrifício da Cruz o único sacrifício da nova lei sacrifício da cruz é o único sacrifício da nova lei porquanto por ele nosso senhor aplacou a justiça divina adquiriu todos os merecimentos necessários para nos salvar e assim consumou da sua parte a nossa redenção são estes merecimentos que ele nos aplica pelos meios que instituiu na sua igreja entre os quais está o santo sacrifício da missa por conta da seriedade de Tais ensinamentos é que nosso evento teve como temática
especial o resgate da missa Latina de sempre tridentina tradicional ou de São Pio V como costuma ser denominado conforme foi dito reiterado às vezes por alguns de nossos palestrantes ela foi o alicerce da cristandade logo é só por sua reabilitação em todo orb católico que a cristandade poderá restabelecida se assim for da vontade de Deus nessa busca pela tradição nessa busca pela restauração da civilização verdadeiramente Cristã frequentemente se fala se aponta os sacramentos tradicionais a missa o rito os o rito tradicional e a missa tridentina como um elemento importante e até fundante dessas dessa dessa
restauração enquanto outros até dizem bom não é importante porque é uma coisa tradicional é uma coisa eh é bela esteticamente mais bem com construía tal mas não é tão importante assim o importante é restaurar a cultura restaurar isso restaurar aquilo e a mista de é uma coisa bonita que faz parte da da da da tradição e que é necessário eh preservar mas como se a restauração da missa tridentina e dos e da liturgia de sempre da igreja do ocidente fosse uma fosse algo dissociável ou acidental na tradição católica ocidental se nós falamos em restauração de
Ocidente católico ocidente católico nós não estamos falando de rito tradicional estamos falando da liturgia Romana tradicional tudo posto para estaque um evento deste tipo tem caráter sobretudo pedagógico e assenta-se fortemente na instrução dos católicos e dado o volume de obras que temos publicado que já somam mais de 200 livros e centenas de vídeos cabe perguntar qual é a finalidade da vida intelectual como se devem ordenar a razão e a fé dos católicos na aquisição de conhecimento especialmente em tempos de crise refere a história que Santo Tomás de Aquino no século XII de volta à universidade
de Paris para lecionar pela segunda vez pregou aos estudantes o que ficou conhecido como o Sermão da velinha no qual afirmava que uma velinha Cristã conhecendo Cat sabia mais Acerca das questões essenciais da filosofia do que todos os filósofos da antiguidade isso aconteceu por conta de uma controvérsia com os averías latinos entusiastas da interpretação dada a obra de Aristóteles por averrois filósofo islâmico do século anterior entre os quais a empolgação com a redescoberta do pensamento aristotélico ensinava certo racionalismo uma supervalorização da filosofia e da Razão Humana em Face da teologia Sagrada e da Revelação potencialmente
prejudicial fé oito séculos antes Santo Agostinho descrevia em sua célebre obra confissões a experiência intelectual que teve com os livros de autores neoplatônicos provavelmente potino e Porfírio no livro Sete de sua obra Santo Agostinho refere ter encontrado naqueles livros e naqueles autores vários dos atributos do verbo divino relatados nas sagradas escrituras menos a sua Encarnação dizia ele do mesmo modo li naquelas obras que o verbo de Deus não nasceu da Carne nem do sangue nem da vontade do homem mas de Deus porém que o verbo se fez homem e habitou entre nós isso não li
descobri naqueles escritos Expresso de muitos e variados modos que o filho existindo com a forma do pai não considerou Como usurpação ser igual a Deus porque o é por natureza porém aqueles livros não trazem que o filho se aniquilou a si mesmo tomando a forma de escravo feito à imagem dos homens e sendo julgado como um homem e mais adiante como que dando o arremate Cristão às intuições de Sócrates transmitidas por Platão em Sua obra Santo Agostinho destaca o caráter propedêutico e basilar da virtude da humildade para a apreensão da Verdade à luz da Encarnação
do verbo referindo-se à sagrada escritura escondeste pois estas coisas aos sábios e as revelastes aos humildes para que viessem a ele os atribulados e os sobrecarregados e ele os aliviasse porque é manso e humilde de coração dirige os benignos noos na justiça e ensina aos mansos os seus caminhos vê a nossa humildade e o nosso trabalho e perdoa-nos todos os pecados aqui percebemos de Santo Agostinho a Santo Tomás de Aquino A Clara continuidade da doutrina e da postura cristãs diante do mundo e das Tentações de emancipação do homem em relação a Deus as tentações de
autonomia do pensamento em relação à palavra divina e a tradição pela qual a mesma palavra é conservada e transmitida mas podemos ainda citar outro exemplo dessa mesma continuidade da mesma Santa energia na defesa da autoridade da fé que da igreja contra os arroubos filosóficos que ameaçavam não só a integridade do depósito daquela mesma fé como também ameaçam a integridade moral e espiritual do próprio homem que arruína a si mesmo ao perder-se na ideia de que é preciso antes compreender o Dogma para só então crer nele trata--se do caso de São Bernardo de Claraval a quem
um século antes de Santo Tomás de Aquino coube a tarefa de enfrentar publicamente o prestigiado professor filósofo e teólogo Pedro Abelardo exímio na arte Da Lógica mas cujo Fascínio com a capacidade humana de raciocinar o levar a incorrer em heresias e a enfraquecer se nas virtudes como bem o ilustre o escândalo público de sua relação amorosa com Eloísa de argil excelente aluna sua e religiosa como ele dialético de capacidade excepcional Abelardo contribuiu para aperfeiçoar os métodos da Escolástica ao introduzir nela a disputo ou crítica dos textos e sua teoria do con certamente esteve na origem
de um esforço em direção do concreto e do real que seria desenvolvido por seus sucessores porém como diz o historiador francês Daniel hops no Volume 3 de sua história da igreja há espíritos que só se satisfazem quando roçam o abismo no fundo o problema estava ligado à sua concepção das relações entre a razão e a fé não se pode crer no que não se compreende dizia ele e isso era o contrário das teses de Santo Anselmo levada ao extremo a sua doutrina teria esvaziado o Dogma da sua substância e reduzido a fé a nada o
seu esforço teria sido benéfico se se tivesse mantido no âmbito dos dogmas submetido ao reconhecimento dos mistérios mas para conseguir esse equilíbrio seria preciso um homem infinitamente menos orgulhoso Infinitamente Mais impregnado de Deus e submetido à graça esse homem será Santo Tomás de aquid por outro lado São Bernardo de Claraval Provavelmente o homem mais impressionante do século XII denominado pelo pelo Papa Inocêncio i como Muralha inexpugnável que sustenta a igreja longe de desprezar a inteligência e suas atividades dizia com humor que não convém que a esposa do verbo à igreja seja estúpida mas para o
santo e Doutor da igreja as atividades da Inteligência ocupam um segundo plano pois não é pela dialética nem pela ciência que se pode atingir o único objeto do conhecimento que merece ser atingido antecipando o que Dirá Santo Tomás Um século depois no Sermão da velinha São Bernardo pensava que o amor humil de um coração puro vale mais do que a razão e as suas pesquisas sutis pois antes de explicar o Dogma é preciso vivê-lo de fato no século X São Pedro Damião dizia categoricamente Deus não tem necessidade de retórica para atrair as almas a si
não foram filósofos os que ele enviou para evangelizar os homens foi com essa disposição que são Bernardo de Claraval compareceu no ano de 1140 ao Concílio exigido por Pedro Abelardo para defender suas teses numa disputa com o abá terens reagindo à interpelação de São Bernardo após este perceber a influência nefasta de Abelardo em seus alunos os dois adversários viriam a tomar atitudes bem diferentes Abelardo era intelectual seguro de si de seu pensamento e de seus métodos dialéticos pelos quais contava pulverizar rapidamente seu adversário já São Bernardo era um espiritual uma alma repleta de Deus que
não procurava a glória pessoal e só queria dar testemunho da palavra Abelardo via no Concílio uma espécie de academia de diante da qual poderia entregar-se a Batalha das ideias São Bernardo considerava um tribunal que devia julgar um suspeito por isso o abades sciense não permitiu que seu adversário escolhesse o terreno e atacou impetuosamente Desde o Primeiro Momento afirmou que os assuntos que Abelardo pretendia discutir não eram assuntos passíveis de discussão A Fé ou se aceita ou se recusa Dogma é um bloco e não pode ser desmanchado ao gosto de cada um surpreendido por esse ataque
desconcertado esmagado logo de ada por uma saraivada de citações extraídas da escritura comparado sucessivamente aos herges ário nestório e Pelágio Abelardo sentiu que o terreno lhe fugia debaixo dos pés e se desestabilizou assim nos conta o mesmo Historiador Daniel RP sobre o fim daquele eletrizante confronto vencido Abelardo tentou apelar do Concílio para o Papa mas não teve tempo de chegar a Roma adoeceu em cuni e a condenação Romana acabou de abatê-lo avisado do que se passava São Bernardo correu imediatamente para junto do adversário a fim de que não levasse para o túmulo a dor acerba
dos golpes que recebera por intervenção de Pedro venerável os dois homens Trocaram o ósculo da Paz contemplemos caríssimos a grandeza de São Bernardo de Claraval capaz de citar em si uma santa e justa violência em defesa da fé sem no entanto perder a caridade preocupado com as turbações do espírito que poderiam interferir na salvação eterna de seu oponente derrotado e Este é o nosso ponto aqui caríssimos a caridade a virtude teologal infusa pela qual amamos a Deus a nós mesmos e ao próximo com o amor de Cristo a virtude pela qual nos unimos a Cristo
quando estamos em estado de graça e a qual perdemos quando desgraçadamente caímos em Pecado Mortal se os filósofos da antiguidade empenharam seus humanos esforços para subir até o Logos Divino até a razão fundante de todas as coisas esse mesmo Logos desceu noos misericordiosamente da eternidade ao tempo assumiu Nossa humanidade padeceu e morreu na cruz em Justiça de nossos pecados venceu a morte ressuscitando e subindo aos céus para nos reabrir o paraíso e como se não bastasse tamanha a prova de amor deixou-nos aqui não apenas sua igreja e os sacramentos que já seria muito mas a
si mesmo presente em corpo sangue alma e divindade no Santíssimo Sacramento como tanto ensinara Santo Afonso de ligório ocultando O esplendor de Sua Majestade sobre as aparências do pão e do vinho Para que não nos intimidemos de nos achegar a ele de adorarmos já neste mundo e recebê-lo como alimento espiritual que nos fortalece contra as forças da carne do mundo e do demônio que diuturnamente conspiram para que o expulsem de nós portanto e retomando a pergunta com que abrimos este vídeo Os muitos livros que publicamos os filmes e vídeos que produzimos e os eventos que
promovemos não tem outra finalidade senão esta servir a inteligência dos fiéis católicos não para que desenvolvam a vaidade do conhecimento em si mesmo como certo intelectualismo espiritualmente e apologetic estéril que por vezes se cristaliza mesmo entre católicos mas para que nosso intelecto se purifique dos vícios de pensamento e dos erros de informação com que a Revolução nos quer impregnar todos os dias para bloquear a ação da Graça em nossa natureza e privar nosso coração do abrasamento naquela mesma caridade em outras palavras o que buscamos com o nosso apostolado é unir-nos a Santo Anselmo São Bernardo
de Claraval Santo Alberto Santo Tomás deino São Boaventura Santo Inácio de Loiola Santa Teresa Dávila Santo Afonso de ligório São João busco e a todos os santos que De algum modo dedicaram-se ao Nobre Ofício de ensinar o que nos quer instruir a santa igreja para que ainda que modestos de formação como a velinha do sermão de Santo Tomás tornemos sábios e puros de coração como eles combatamos O Bom Combate em defesa da fé e para que com eles e todos os anjos e demais Santos no céu um dia nos encontremos em coros de louvor pelos
séculos dos séculos que Nossa Senhora Auxiliadora nos interceda a todos essas graças gostou deste vídeo então curta comente E compartilhe Peço também que Reze por nós e se deseja contribuir para mais iniciativas como esta acesse membros pcod dombosco.org e torne-se você também um membro patrocinador que Deus recompense imensamente a sua generosidade viva Cristo Rei [Música] [Música]